No último dia 29 de março morreu o ator Richard Chamberlain. Ele teve uma longa carreira no cinema e na TV americana. Eu me recordo muito do ator fazendo muito sucesso com a série "Shogun" que foi exibida na Rede Globo nos anos 80, alcançando grande sucesso de audiência. Outra série que também fez bastante sucesso, inclusive no Brasil, foi "Pássaros Feridos", sendo que essa, se me recordo bem, foi exibida pela Bandeirantes.
Em termos de cinema minha primeira lembrança de Richard Chamberlain vem dos filmes que ele rodou na Cannon. O primeiro foi "As Minas do Rei Salomão" e sua continuação "Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido". Não eram grandes filmes, mas aventuras que tentavam copiar o estilo dos filmes de Indiana Jones.
De qualquer forma tiveram lá seu sucesso. E de quebra traziam uma linda Sharon Stone, bem jovem, no auge de sua beleza! Tive a oportunidade de assistir a ambos os filmes no cinema, nos anos 80, em seu lançamento original.
Na vida pessoal era muito discreto e por uma razão fácil de entender. Richard era gay e procurava esconder sua opção sexual, com medo de ver sua carreira de galã ir por água abaixo. Por isso viveu anos, décadas, no armário, sem jamais revelar esse seu segredo. Chegou inclusive a escalar seu namorado na época nos filmes de aventuras da Cannon, mesmo que o roteiro original não tivesse espaço para ele na produção.
Pablo Aluísio.