quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Volta Meu Amor

Nenhum casal fez tanto sucesso nos cinemas durante a década de 1960 do que Rock Hudson e Doris Day. Juntos, eles fizeram três comédias românticas que tiveram excelentes bilheterias para a época. A fórmula era infalível. Com o sucesso de "Confidências à Meia Noite" a volta do casal era algo considerado certo pelos produtores. A própria Doris Day tinha adorado ter trabalhado ao lado de Rock e ao final das filmagens havia lhe dito que eles deveriam fazer outros filmes juntos. Afinal se o público havia gostado tanto por que não retornar para um novo filme? "Volta Meu Amor" foi o segundo filme de Rock Hudson e Doris Day. O roteiro seguia basicamente a mesma estrutura do primeiro filme. Um playboy chamado Jerry Webster (Rock Hudson) se fazia passar por outro homem para conquistar o coração da bela Carol Templeton (Doris Day). A ideia seguia as linhas básicas do primeiro filme, mostrando um jogo de sedução que acabava virando contra o sedutor mal intencionado. O roteiro era muito parecido também, a mesma ideia central que havia sido utilizada em "Confidências à Meia Noite". Nem por isso o filme deixou de ser um bom passatempo, dos mais agradáveis, até mesmo nos dias de hoje.

Apesar dos diálogos "ousados" para os anos 60 a produção era divertida, leve e recomendada para todos os públicos, mas principalmente casais. A sociedade americana passava por profundas mudanças sociais e de costumes na época em que esses filmes eram lançados nos cinemas. As mulheres finalmente tinham conquistado seu espaço no mercado de trabalho. Eram agora independentes, profissionais e não usavam mais o casamento como único meio de vida. Ter ou não um companheiro tinha se tornado apenas uma opção e não uma obrigação. O roteiro, com todo o seu bom humor, mostrava esses aspectos, principalmente em relação à personagem de Doris Day.

Rock Hudson geralmente interpretava homens incorrigíveis, playboys e conquistadores inveterados. Já Doris Day trazia para as telas a nova mulher, dona de seu destino, com pleno controle de sua própria vida. O choque entre esses dois estilos de vida é que criava o fino humor para esse tipo de produção. Quando foi lançado "Volta Meu Amor" se tornou um sucesso de bilheteria ainda maior do que "Confidências à Meia Noite", o que deixou todos surpresos. Ninguém esperava que o filme original fosse superado. Por causa do sucesso a dupla voltaria ainda a atuar junto pela terceira e última vez em "Não Me Mandem Flores". De qualquer forma fica a dica para os fãs de Rock Hudson e Doris Day. "Volta Meu Amor" é uma delícia de filme. Não envelheceu e mesmo revisto nos dias de hoje, ainda é uma ótima diversão.

Volta Meu Amor (Lover Come Back, Estados Unidos, 1961) Direção: Delbert Mann / Roteiro: Stanley Shapiro, Paul Henning / Elenco: Rock Hudson, Doris Day, Tony Randall / Sinopse: Jerry Webster (Rock Hudson) é um publicitário que tem que promover um produto novo chamado VIP que se tornará um grande sucesso de vendas para e empresa em que trabalha. O problema é o tal produto simplesmente não existe! Para completar suas dores de cabeça ele ainda tem que lidar com uma outra publicitária rival, Carol Templeton (Doris Day), que luta para que sua licença de publicitário seja cassada. Para vencer Carol, Jerry acaba fazendo se passar por outra pessoa, pelo suposto inventor de VIP. E os dois acabam se apaixonando nessa confusão toda! Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original (Stanley Shapiro e Paul Henning). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Tony Randall).

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Vera Cruz

O filme já começa à toda mostrando o encontro da dupla central, Cooper e Lancaster, numa cena com diálogos totalmente cínicos e dúbios. De certa forma isso se repetirá em todo o restante da fita. Curioso porque até mesmo o personagem de Gary Cooper parece não ter muitos escrúpulos. Coronel do exército confederado ele agora vaga pelo deserto mexicano para vender sua mão de obra ao grupo que lhe pagar melhor, ou seja, é um mercenário. Já o personagem de Burt Lancaster é bem pior, ladrão de cavalos, mentiroso e trapaceiro, desde o começo do filme já sabemos que não há nada o que esperar dele em termos éticos. Algo que se confirma no final quando teremos o tradicional duelo no meio das ruínas de uma cidade mexicana! "Vera Cruz" foi um dos primeiros filmes de western em que a ação foi colocada em primeiro plano, superando até mesmo os cânones dos faroestes mais tradicionais. Muitos especialistas inclusive qualificam "Vera Cruz" como uma espécie de predecessor do que seria feito no chamado Western Spaguetti. Não chegaria a tanto mas não há como negar que os faroestes italianos iriam utilizar de vários elementos que estão presentes aqui.

Um dos elementos é justamente a simplificação dos roteiros em detrimento da ação incessante. A trama da produção na realidade se desenvolve praticamente toda em torno de uma diligência com carregamento de ouro que tenta chegar até o porto de Vera Cruz. No meio do caminho Cooper e Lancaster, que estão protegendo o carregamento ao lado de um pelotão do exército mexicano, vão enfrentando todo tipo de desafios, conflitos e traições (sim, todos querem no final ficar com a fortuna e para isso não medem esforços em trair qualquer um). A produção é muito boa - bem acima da média dos faroestes da época. O figurino dos mexicanos na fita pode até ser considerada exagerado, mas é fiel no final das contas uma vez que eles realmente se vestiam daquela maneira. Em conclusão Vera Cruz é um bom western, talvez um pouco prejudicado pelo excesso de personagens e pirotecnia. Vale pelo carisma de Lancaster e pela presença sempre muito digna do grande mito Gary Cooper.

Vera Cruz (Vera Cruz, EUA, 1954) Direção: Robert Aldrich / Roteiro: Roland Kibbee, James R. Webb / Elenco: Gary Cooper, Burt Lancaster, Denise Darcel / Sinopse: Durante a revolução mexicana de 1866 um grupo de pistoleiros e aventureiros americanos são contratados pelo Imperador Maximiliano para escoltar uma condessa mexicana até o porto de Vera Cruz.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

It: Capítulo Dois

O primeiro filme foi um grande sucesso de bilheteria. Custou apenas 35 milhões de dólares e faturou nas bilheterias mais de 75o milhões. Um lucro fantástico. Por isso era esperado que uma continuação fosse realizada. E assim chegamos nesse segundo capítulo. Essa sequência foi criticada por dois aspectos básicos. O filme seria muito longo e cansativo e seu roteiro seria repetitivo. Eu tenho uma visão diferente. Sim, o filme é longo. Quase três horas de duração. Porém não me soou cansativo. As pessoas esquecem que o livro original de Stephen King tem mais de mil páginas! Adaptar um livro desse tamanho para o cinema só poderia resultar mesmo em um filme longo. Cansativo porém não achei. Os roteiristas trouxeram o que era essencial para o filme. Como há vários personagens seria mesmo necessário ter espaço para cada um deles demonstrar sua personalidade no filme. Foi isso o que aconteceu. O palhaço Pennywise aparece a cada um deles em cenas individuais onde ele trabalha o lado psicológico dos garotos, seus traumas, seus complexos. Isso está no livro e era necessário trazer também para o filme. Não havia como retirar do roteiro. 

Com isso o segundo filme ficou mesmo longo, não tinha outra saída. Porem cada um desses momentos não é gratuito. O uso de vários flashbacks também foi criticado de forma indevida. Essa é a estrutura do livro, com passagens do passado e presente se intercalando. É uma ferramenta narrativa do próprio Stephen King que os roteiristas utilizaram também aqui. Ficou adequado. A edição é inteligente, mesclando em uma só sequência com passado e presente, tudo feito de forma bem eficaz. O resultado final me agradou bastante. O roteiro brinca até com o fato de que muitos criticam os finais dos livros de Stephen King. Ele inclusive está no filme, numa ponta, como um vendedor de coisas velhas. Pois bem, há que tenha odiado o final, achando simplista demais como os personagens deram fim ao Pennywise. Na minha opinião tudo foi válido e tem seu lugar no filme. A luta entre o palhaço e os protagonistas é no fundo psicológica e uma solução dessa natureza seria o mais adequado para o desfecho do enredo. Do jeito que ficou me agradou bastante. E se você gosta mesmo de Stephen King, então o filme se torna essencial.

It: Capítulo Dois (It Chapter Two, Estados Unidos, 2019) Direção: Andy Muschietti / Roteiro: Gary Dauberman / Elenco: Jessica Chastain, James McAvoy, Bill Hader, Bill Skarsgård / Sinopse: Vinte e sete anos após os acontecimentos do primeiro filme o palhaço Pennywise está de volta. Crianças começam a desaparecer novamente. Com isso os garotos do primeiro filme (agora todos adultos) resolvem se unir mais uma vez para acabar com as monstruosidades do palhaço.

Pablo Aluísio. 

domingo, 6 de outubro de 2019

Robin Hood, o Herói dos Ladrões

Título no Brasil: Robin Hood, o Herói dos Ladrões
Título Original: Robin Hood
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: John Irvin
Roteiro: Sam Resnick
Elenco: Patrick Bergin, Uma Thurman, Jürgen Prochnow, Edward Fox, Jeroen Krabbé, Danny Webb

Sinopse:
Durante o reinado de Ricardo Coração de Leão, um usurpador tenta colocar as mãos na coroa já que o rei se encontra longe, participando de uma cruzada. Sir Robert Hode tenta impedir, mas acaba caindo em desgraça, se tornando assim um bandoleiro nas florestas de Sherwood.

Comentários:
Dois filmes sobre Robin Hood foram lançados quase simultaneamente. O primeiro foi "Robin Hood" com Kevin Costner no papel principal. O segundo foi esse "Robin Hood, o Herói dos Ladrões" que trazia o menos conhecido Patrick Bergin interpretando o famoso personagem que roubava dos ricos para dar aos pobres. O filme de Kevin Costner, como era de se esperar, fez muito mais sucesso. Esse aqui chegou a ser lançado em VHS no Brasil, mas sem muita badalação. O curioso é que a Fox para promovê-lo fez uma campanha de marketing afirmando que esse seu filme de Robin Hood era bem mais realista, mais de acordo com o que os historiadores levantaram sobre o Robin Hood da história. Será mesmo? Penso que não. O filme só pode ser considerado mais realista se for comparado com o de Costner, esse sim com mais elementos de fantasia. Mesmo assim ainda há muita lenda nessa roteiro. Patrick Bergin que havia se destacado ao lado de Julia Roberts em "Dormindo com o Inimigo" não decepciona no papel. Tampouco empolga. Quem no final acaba roubando as atenções é a bela e exótica Uma Thurman. Na época original do lançamento do filme poucos sabiam quem ela era. Enfim deixo a dica, principalmente se você gosta do Robin Hood. Esse aqui é um de seus filmes menos conhecidos.

Pablo Aluísio.

Dormindo com o Inimigo

Título no Brasil: Dormindo com o Inimigo
Título Original: Sleeping with the Enemy
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Joseph Ruben
Roteiro: Ronald Bass
Elenco: Julia Roberts, Patrick Bergin, Kevin Anderson, Elizabeth Lawrence, Kyle Secor, Claudette Nevins

Sinopse:
Para Laura Burney (Roberts) a vida se torna um inferno após ela se relacionar com o homem errado. Seu casamento é completamente abusivo, seu marido tem traços de psicopatia. Para escapar dessa realidade ela então busca uma saída definitiva dessa situação aflitiva e perigosa.

Comentários:
Esse thriller de suspense foi lançado em um dos melhores momentos da carreira da atriz Julia Roberts. Ela ainda colhia o sucesso de "Uma Linda Mulher" e todo filme que participava chamava logo a atenção do público. O tema aqui é o relacionamento abusivo que pode nascer dentro de um casamento completamente fracassado. A mulher quer ir embora, mas o marido não admite o fim, fazendo todo tipo de jogo sujo para ainda manter a dominação sobre a esposa. Julia Roberts foi bem elogiada pela crítica da época, mas o filme de certo modo tem um roteiro que não saía da média do que era feito nos anos 90 nesse tipo de thriller. As situações começam bem, o suspense é bem tecido, mas logo começam os exageros. Claro, em termos de abuso de relacionamentos muitos excessos são cometidos, mas o roteiro desse filme inegavelmente exagera um pouco nas tintas. De qualquer forma temos que reconhecer que apesar de alguns erros pontuais esse é um bom filme dos anos 90. De bônus ainda traz uma jovem Julia Roberts, com longos cabelos encaracolados, na época se tornando uma das grandes estrelas de Hollywood.

Pablo Aluísio.

sábado, 5 de outubro de 2019

Noiva em Fuga

Título no Brasil: Noiva em Fuga
Título Original: Runaway Bride
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures, Touchstone Pictures
Direção: Garry Marshall
Roteiro: Josann McGibbon, Sara Parriott
Elenco: Julia Roberts, Richard Gere, Joan Cusack, Rita Wilson, Hector Elizondo, Christopher Meloni
  
Sinopse:
Não importa o quanto tente, Maggie Carpenter (Julia Roberts) simplesmente não consegue se casar. Nas três vezes que tentou, ela sempre decide ir embora, deixando seu noivo no altar. A história tão fora do comum chama a atenção do jornalista Ike Graham (Richard Gere) que vai para a cidade de Maggie para confirmar toda a história. O que ele não esperava era se sentir atraído pela "noiva em fuga"!.

Comentários:
Tentativa muito mal sucedida de repetir o sucesso de "Uma Linda Mulher". A intenção do estúdio foi óbvia, reunir novamente Julia Roberts e Richard Gere em uma nova comédia romântica. O problema é que o filme é muito fraco, pífio mesmo. Gere nunca pareceu tão sem interesse em cena. Na verdade ele próprio reconheceria depois que só fez o filme por causa do cachê indecente oferecido pela Paramount para que ele voltasse a atuar ao lado de Julia Roberts. Por quase dez anos ele foi recusando um roteiro atrás do outro para atuar ao lado de Roberts, até que em 1999 aceitou o convite. Deveria ter recusado. Há filmes que são tão sem sal, tão "Family-friendly" que se tornam ao final simplesmente insuportáveis. Esse é uma daquelas fitas descartáveis que são logo esquecidas, aqui merecidamente, já que o resultado é abaixo da crítica. Péssimo, perda de tempo e dinheiro. Melhor esquecer. Filme vencedor do Blockbuster Entertainment Awards na categoria Melhor Atriz (Joan Cusack).

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Bater ou Correr

Título no Brasil: Bater ou Correr
Título Original: Shanghai Noon
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos, Hong Kong
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Tom Dey
Roteiro: Miles Millar, Alfred Gough
Elenco: Jackie Chan, Owen Wilson, Lucy Liu, Brandon Merrill, Roger Yuan, Xander Berkeley

Sinopse:
O cowboy americano Roy O'Bannon (Owen Wilson) se une ao chinês Chon Wang (Jackie Chan) para lutar contra um grupo de vilões malvados durante o velho oeste americano. Filme premiado pelo Blockbuster Entertainment Awards.

Comentários:
O título (tanto nacional como o original) faz um trocadilho com o clássico do western "Matar ou Morrer". Não que isso vá fazer alguma diferença. O Owen Wilson virou mesmo o "Rei da Sessão da Tarde". Hoje inclusive a Rede Globo vai exibir esse filme. É a tal coisa, eu gosto do Owen, penso que é um sujeito naturalmente engraçado e tudo mais. Porém esse filme aqui é bem fraco na minha opinião. Não que seja mal feito ou nada do tipo. Acontece que não tenho simpatia pessoal pelo cinema feito pelo Jackie Chan. Para você gostar desse acrobata de circo que se traveste de astro do cinema, você precisa antes curtir os filmes de artes marciais de Hong Kong. É um gosto bem peculiar, específico. Não é o meu caso. Eu nunca gostei de filmes desse tipo. Para ficar um pouco diferente e conquistar o público americano os produtores ambientaram tudo no velho oeste. Na minha opinião isso não fez diferença nenhuma. O humor mais físico, as cenas exageradas de acrobacias de Chan e tudo aquilo que já conhecemos bem não fazem mesmo o meu estilo. Nesse caso nem o Owen Wilson conseguiu salvar o filme.

Pablo Aluísio.

Rosas da Sedução

Título no Brasil: Rosas da Sedução
Título Original: Bed of Roses
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Michael Goldenberg
Roteiro: Michael Goldenberg
Elenco: Christian Slater, Mary Stuart Masterson, Josh Brolin, Pamela Adlon, Brian Tarantina, Debra Monk

Sinopse:
Para Lisa Walker (Mary Stuart Masterson) o importante é o trabalho. Há alguns anos ela decidiu se isolar emocionalmente para não ter mais decepções amorosas. Tudo muda porém quando ela conhece o sensível Lewis Farrell (Christian Slater). Pode ser uma nova chance para o amor.

Comentários:
Christian Slater pode até não ser a escolha mais adequada para um filme romântico como esse. Com seu sorriso e olhar de "jovem Jack Nicholson" fica até um pouco complicado crer que ele poderia ser o príncipe encantado de alguém. Porém se a New Line Cinema, companhia cinematográfica especializada em filmes de terror, decidiu investir em romances no cinema... bom, então tudo começa a se tornar possível. E o filme é até bem interessante. Nada excepcional, nada memorável, mas até que tem seus bons momentos. Um aspecto a se considerar é que o carisma da atriz Mary Stuart Masterson segura as pontas de uma produção que investe no sentimental das pessoas. O filme é uma nova versão para uma antiga produção com Joel McCrea, porém com muitas mudanças em seu roteiro. Eu poderia dizer que apenas a ideia central foi reaproveitada. Pode ter envelhecido precocemente um pouco, mas ainda mantém o charme. Assim se você aprecia esse tipo de filme romântica não tenha receios de arriscar.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Knightfall

Knightfall 1.01 - You'd Know What To Do
Essa série se passa durante os tempos dos cavaleiros templários. Os personagens principais aliás são todos membros dessa ordem que marcou bastante a história da Europa e do Oriente Médio durante as cruzadas. Esse primeiro episódio, como sempre acontece com novas séries, vai apresentando os principais personagens. Na primeira cena vemos a fortaleza cristã de Acre caindo nas mãos dos islâmicos. Os cavaleiros tentam salvar o santo graal, mas tudo em vão. O navio que leva a relíquia acaba sendo atingido pelos inimigos. O episódio então dá um pulo temporal e quinze anos depois encontramos os mesmos cavaleiros templários tentando organizar uma nova cruzada, só que seu líder acaba sendo morto por bandidos no meio da floresta. De maneira em geral gostei em termos dessa nova série. O enredo mistura história real com mera ficção. A dramaturgia ainda é fraca e pode vir a melhorar nos episódios seguintes. É esperar para conferir o que virá daqui em diante. / Knightfall 1.01 - You'd Know What To Do (Estados Unidos, 2017) Direção: Douglas Mackinnon / Roteiro: Don Handfield, Richard Rayner / Elenco: Tom Cullen, Jim Carter, Pádraic Delaney, Julian Ovenden, Sabrina Bartlett, Bobby Schofield.

Knightfall 1.02 - Find Us the Grail
O primeiro episódio dessa série me soou bem mais ou menos. Nada maravilhoso ou que me fizesse ter vontade de continuar assistindo. Porém esse segundo é bem melhor, onde os personagens já estão apresentados e a trama flui melhor. No enredo os cavaleiros templários vão tentar localizar o Santo Graal, o cálice usado por Jesus Cristo na última ceia. O grande atrativo desse episódio não vem, ao meu ver, tanto do enredo, com a localização do corpo do templário desaparecido, a vingança contra os salteadores, etc. O grande atrativo vem mesmo da atuação do ator Jim Carter como o Papa Bonifácio VIII. Ele vai até a França para ajudar na localização do Graal, mas ao mesmo tempo acaba se envolvendo no casamento da filha do rei, que deseja se casar com um príncipe da Catalunha, mas que é pretendida também pelo filho do rei da Inglaterra. No final caberá ao Papa decidir com quem ela vai se casar. Muito boa a participação de Carter nesse episódio. / Knightfall 1.02 - Find Us the Grail  (Estados Unidos, 2017) Direção: Douglas Mackinnon / Roteiro: Don Handfield, Richard Rayner / Elenco: Jim Carter, Tom Cullen, Pádraic Delaney, Julian Ovenden, Sabrina Bartlett, Bobby Schofield.

Knightfall 1.04 - He Who Discovers His Own Self, Discovers God
E os Templários seguem em busca do Santo Graal. Claro que essa ordem de monges guerreiros não se resumiram em sua história a isso. Porém no mundo das artes sempre se criou esse tipo de lenda. A série explora bem isso. O mestre dos templários morreu. O novo grão mestre, Landry (Tom Cullen), não se sente à altura do cargo. Ele também não consegue superar seu romance adúltero com ninguém menos do que a Rainha da França! Pior do que isso, o Rei quer que ele, vejam só que ironia, dê conselhos para sua esposa, pois o casamento está em crise! Enfim, o marido traído pedindo para o traidor aconselhar sobre o seu casamento em frangalhos! No mais vão surgindo novas pistas sobre o paradeiro do lendário cálice que supostamente teria sido usado por Jesus na última ceia. Um sarraceno capturado e quase morto avisa aos templários: caso eles descubram e coloquem as mãos na peça será simplesmente o fim de todos! O mundo vai arder em chamas! / Knightfall 1.04 - He Who Discovers His Own Self, Discovers God (Estados Unidos, 2017) Estúdio: History Channel / Direção: Douglas Mackinnon / Roteiro: Don Handfield (created by), Richard Rayner / Elenco: Jim Carter, Tom Cullen, Pádraic Delaney, Julian Ovenden, Sabrina Bartlett, Bobby Schofield.

Pablo Aluísio.

A Senha: Swordfish

A partir dos anos 90 o mundo virtual foi ocupando cada vez mais espaço, até chegar no cinema com força total. Os roteiros procuravam explorar histórias que aconteciam dentro desse universo. Um dos primeiros filmes a explorar esse, digamos, novo nicho cinematográfico, foi esse "A Senha: Swordfish". No enredo um criminoso internacional contratava um hacker para entrar em um sistema super protegido. O objetivo? Roubar alguns bilhões (sim, bilhões) de dólares do sistema financeiro mundial. Claro que ao lado da linguagem própria para a geração nerd havia ainda bastante cenas de ação no mundo real para um público mais comum, que não estivesse tão ligado naquela linguagem de informática e programação.

O filme no geral é apenas OK. Tem certamente um bom elenco, mas o roteiro e seu desenvolvimento não é lá grande coisa. Fitas como essa, que aproveitam o calor de um momento acabam ficando tremendamente datadas em pouco tempo. Como o mundo da informática voa a cada ano imagine o choque de um jovem espectador ao ver esse filme hoje em dia, produzido já há tanto tempo, explorando justamente esse meio. Os computadores, programas, etc, se mostram completamente ultrapassados. Como não se sustenta apenas como filme, "A Senha: Swordfish" acabou virando uma velharia, mais cedo do que se poderia imaginar.

A Senha: Swordfish (Swordfish, Estados Unidos, 2001) Direção: Dominic Sena / Roteiro: Skip Woods / Elenco: John Travolta, Hugh Jackman, Halle Berry, Don Cheadle, Sam Shepard / Sinopse: Criminoso internacional contrata hacker para invadir sistema, onde espera-se possam roubar bilhões de dólares do sistema financeiro. Filme indicado ao BET Awards na categoria de Melhor Atriz (Halle Berry).

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Chernobyl

Chernobyl 1.01 - 1:23:45
Quando uma série é boa, geralmente você percebe isso desde o primeiro episódio. É justamente o que verifiquei nesse piloto. Na realidade "Chernobyl" é uma minissérie, ou seja, já com o número de episódios determinados pelos produtores. Como se trata da reconstituição de um dos maiores desastres nucleares da história esse arco já está previamente definido desde esse primeiro episódio. Aqui temos o ponto inicial de todo o desastre. Durante um procedimento de rotina a usina sofre uma forte explosão. No começo os técnicos da propria usina se recusam a acreditar que algo mais sério aconteceu. A hipótese de que o núcleo da usina explodiu é levantada, mas como isso jamais havia acontecido antes eles se recusam a levar essa teoria à sério. Só que foi justamente isso que ocorreu. Com a força da explosão a radiação se espalhou rapidamente. Os bombeiros, os primeiros a chegarem no local, mal sabiam no que estavam se metendo. Um deles chega a pegar uma pedra de grafite do reator nas mãos. Ora, isso era morte certa dentro daquele cenário. As autoridades do partido comunista (ainda estava de pé a União Soviética) tentam acobertar tudo, como era de praxe naquele regime. Enquanto isso milhares de pessoas inocentes ficavam à mercê de toda aquela radiação sendo espalhada por Chernobyl.  / Chernobyl 1.01 - 1:23:45 (Estados Unidos, 2019) Direção: Johan Renck / Roteiro:  Craig Mazin, Craig Mazin / Elenco:  Jared Harris, Michael Shaeffer, Jessie Buckley.

Chernobyl 1.02 - Please Remain Calm
O personagem central dessa série é o físico nuclear Valery Legasov(Jared Harris). Ao contrário dos membros da burocracia do partido comunista ele sabe que um desastre de grandes proporções aconteceu em Chernobyl. Os políticos querem todos abafar o caso, como era comum em regimes comunistas como aquele. Só que  Legasov sabe que medidas drásticas são necessárias como, por exemplo, evacuar todas as populações locais. Jogar toneladas de areia e produtos químicos dentro do núcleo explodido e começar um plano enorme de evacuação e tratamento das pessoas contaminadas pela radiação. Só que ele também descobre, ao lado de outra física nuclear, que os compartimentos de água da usina estão todos cheios. Isso poderia causar uma nova explosão que iria jogar radiação em todo o continente, matando milhões de pessoas. Seria necessário que voluntários se apresentassem para abrir esses compartimentos manualmente, o que significaria em último caso a morte desses mergulhadores. É uma situação limite. As cenas em que grandes helicópteros tentam apagar o incêndio na usina é bem significativa, pois demonstra que os militares colocaram em risco suas próprias vidas em prol de algo maior, da salvação de milhares de pessoas das regiões próximas. / Chernobyl 1.02 - Please Remain Calm (Estados Unidos, 2019) Direção: Johan Renck / Roteiro:  Craig Mazin, Craig Mazin / Elenco: Jarred Harris, Emily Watson, Matthew Needham, Nadia Clifford.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Cova Rasa

Título no Brasil: Cova Rasa
Título Original: Shallow Grave
Ano de Produção: 1994
País: Reino Unido
Estúdio: Channel Four Films
Direção: Danny Boyle
Roteiro: John Hodge
Elenco: Ewan McGregor, Kerry Fox, Christopher Eccleston, Ken Stott, Keith Allen, Colin McCredie

Sinopse:
Três amigos, um corpo e muito dinheiro. Quando essa combinação acontece o que vai sobrar de integridade e honestidade? No enredo um homem morre e três amigos descobrem que ele tinha uma mala cheia de dinheiro e drogas. Para ficar com suas coisas eles decidem dar um fim no corpo do tal sujeito, criando uma série de problemas com isso.

Comentários:
Costumo dizer que esse filme é do tempo em que o diretor Danny Boyle tinha talento para fazer cinema de verdade. Depois de alguns anos ele foi perdendo a mão, se transformando em um chato petulante e apelativo. Aqui porém não há o que reclamar. Assisti nos tempos do VHS e me recordo bem que a crítica brasileira teceu muitos elogios ao filme. Todos merecidos, é claro. Vejo aqui inclusive referências bem óbvias a Alfred Hitchcock (com destaque para seu clássico "Festim Diabólico"), tudo misturado com o famoso humor negro britânico. Os personagens principais, os três amigos, pensam ser boas pessoas, mas quando colocados à prova mesmo, sucumbem miseravelmente à ganância e a falta de princípios ou pudores. O roteiro é bem claro nesse sentido, mostrando que debaixo da fachada de pessoas comuns quase sempre se esconde as piores canalhices. Curiosamente do trio central apenas Ewan McGregor conseguiu se tornar um astro. Ele está muito diferente, pois ainda era bem jovem e usava um cabelo no estilo dos anos 70. Ficou bem adequado ao seu personagem. Então é isso, deixo a dica se você nunca viu esse filme. Ele é certamente um dos melhores exemplares do que de melhor o cinema inglês produziu nos anos 90.

Pablo Aluísio.

Zoe

A referência mais óbvia desse filme é mesmo "Blade Runner". Basta ler a sinopse. Em um futuro próximo uma companhia de alta tecnologia comercializada seres sintéticos - máquinas, na verdade - que se comportam como seres humanos. O objetivo é vender homens e mulheres lindas e perfeitas, ideais para um relacionamento pleno. Os clientes dizem o que esperam de uma companheira e a companhia as programa para atender suas necessidades. Dentro dessa empresa um dos principais mentores é o projetista Cole (Ewan McGregor). Ele cria um novo modelo, um protótipo chamado Zoe (Léa Seydoux). É um passo a mais na inteligência artificial. Zoe consegue ter emoções humanas... e até chorar lágrimas verdadeiras. Um avanço assombroso dentro da companhia.

Só que as coisas saem do controle e Cole acaba se apaixonando de verdade por Zoe. Pior do que isso. Ela não sabe que é um ser sintético, uma replicante (usando aqui o termo que foi usado em Blade Runner). O curioso é que o filme não adota uma linguagem típica de filmes de ficção. Ao contrário disso o mundo em que os personagens vivem é absurdamente parecido com o mundo real. Não há naves voadoras e nem o clima noir de Blade Runner. Outro aspecto interessante do roteiro é a pílula do primeiro amor. Uma droga que se torna muito popular e que faz o usuário sentir as mesmas emoções da primeira paixão da adolescência. Nem precisa dizer que a nova droga se torna uma febre, inclusive para o personagem de Ewan McGregor.

Outra ideia interessante dentro desse roteiro é o surgimento de bordéis apenas com modelos sintéticos. Já que esses novos robôs são feitos para o prazer do ser humano nada mais natural que o surgimento de lugares onde o sexo com eles é pago. As possibilidades de explorar um mundo assim seriam enormes, mas devo dizer que o roteiro não vai atrás delas. Ao invés disso se concentra mesmo no romance de Zoe com seu criador. Há uma trilha sonora melosa que permeia todo o filme, dando toda a pinta que o diretor quis mesmo fazer um daqueles filmes românticos. Em certo momento cansa essa escolha. Em minha opinião o filme seria muito melhor se fosse mais "Blade Runner" e menos "Love Story".

Zoe (Zoe, Estados Unidos, 2018) Direção: Drake Doremus / Roteiro: Richard Greenberg / Elenco: Ewan McGregor, Léa Seydoux, Theo James  / Sinopse: Projetista de modelos sintéticos, replicantes criados e programados para se relacionarem com seres humanos, acaba se apaixonando perdidamente por uma de suas criações. Uma garota chamada Zoe, que nem sabe que na verdade é um protótipo e não um ser humano normal.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

Título no Brasil: O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
Título Original: The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Warner Bros
Direção: Andrew Dominik
Roteiro: Andrew Dominik, Ron Hansen
Elenco: Brad Pitt, Casey Affleck, Sam Shepard, Mary-Louise Parker, Sam Rockwell, Jeremy Renner

Sinopse:
Após uma vida dedicada ao crime, roubando bancos e ferrovias, o pistoleiro Jesse James (Brad Pitt) procura por algum tipo de redenção, mesmo sabendo que poderá ser morto a qualquer momento, uma vez que sua cabeça se encontra à prêmio por todo o Oeste. O que ele nem desconfia é que seu assassino pode estar mais próximo do que ele poderia imaginar. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Casey Affleck) e Melhor Fotografia (Roger Deakins).

Comentários:
Essa produção parte de uma nova safra de filmes de western que procuram pela objetividade da verdade histórica. Os roteiros são de certa maneira despidos do romantismo que imperou no gênero durante os anos 50 e 60 e parte para uma abordagem mais fiel aos fatos históricos. É aquele tipo de filme que conta inclusive com uma equipe de historiadores e especialistas para que nada do que se vê na tela esteja em desacordo com o que de fato aconteceu no passado. Por isso nem sempre será uma unanimidade entre os fãs de faroeste, principalmente os que preferem os filmes mais antigos que abraçavam a mitologia do velho oeste de uma forma mais romanceada. De minha parte gostei muito dessa nova visão. O Jesse James já foi tema de dezenas e dezenas de filmes antes, porém nunca havia se debruçado sobre sua história com tanta fidelidade. Há um clima de melancolia e falta de esperança no ar, porém tudo resultando em um belo espetáculo cinematográfico. Gosto muito do produto final. É bem realizado e muito honesto em suas propostas. Tem uma excelente reconstituição de época e um roteiro que investe bastante nas nuances psicológicas entre Jesse James e Robert Ford, o homem que iria passar para a história como o assassino de James. Curiosamente ele foi saudado como um valente, um herói, mas depois com o passar dos anos ficou evidenciado que ele agiu mesmo como um covarde. Assista ao filme e entenda os motivos.

Pablo Aluísio.

domingo, 29 de setembro de 2019

Paraíso

Título no Brasil: Paraíso
Título Original: Heaven
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália
Estúdio: Miramax
Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Cate Blanchett, Giovanni Ribisi, Remo Girone, Alessandro Sperduti, Alberto Di Stasio, Mauro Marino

Sinopse:
Após a morte do marido, Philippa (Cate Blanchett) decide fazer justiça pelas próprias mãos. Ela coloca um artefato explosivo no escritório do acusado do crime. Isso acaba desencadeando uma série de eventos de proporções inimagináveis para todos os envolvidos.

Comentários:
Quando a justiça falha, as pessoas procuram por vingança travestida de justiça. É esse o tema desse thriller de tribunal praticamente todo filmado na Europa, com locações em cidades italianas e alemãs. O curioso é que por anos a Miramax foi acusada de tentar imitar as nuances do cinema europeu. Então nada mais natural do que se associar a produtores do velho continente para a produção desse filme. O resultado porém fica abaixo do esperado. O roteiro tinha tudo para ser interessante, se concentrando nos aspectos jurídicos do caso principal, mas perde tempo e paciência do espectador ao se render aos mais fajutos clichês do cinema americano. E é um erro grasso porque o elenco é bom e traz uma elegante e sofisticada Cate Blanchett em um bom momento de sua carreira. Só que decidiram dar um tom mais comercial ao filme - com direito a perseguições pelas ruas, etc - que acaba estragando o espetáculo. Mais uma vez subestimaram a inteligência do público.

Pablo Aluísio.

Garfield: O Filme

Título no Brasil: Garfield - O Filme
Título Original: Garfield
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Peter Hewitt
Roteiro: Joel Cohen
Elenco: Bill Murray, Breckin Meyer, Jennifer Love Hewitt, Stephen Tobolowsky, Mark Christopher Lawrence, Vanessa Campbell

Sinopse:
Adaptação para o cinema dos personagens criados pelo desenhista e cartunista Jim Davis. Garfiled é um gato bonachão e preguiçoso que precisa lidar com a insegurança e timidez de seu dono, enquanto ele tenta conquistar a mulher de seus sonhos.

Comentários:
Acredite, eu vi esse filme no cinema. Uma típica situação de você ir ao cinema sem olhar a programação e uma vez lá sentir que não tem nada de muito interessante para ver. Acaba comprando o ingresso na vibe do tipo "Pode ser interessante, não custa nada arriscar!". E de fato não é um filme ruim. Claro, é indicado para a garotada, mas os mais velhos, principalmente os que gostam do personagem, podem até achar bacaninha. No que diz respeito a Garfield uma coisa é importante. Ele funciona maravilhosamente bem nas tirinhas de jornais. Três a quatro quadros e Jim Davis fazia maravilhas com o humor sarcástico e irônico do gato. Já em um longa-metragem a coisa não é tão simples. Manter o interesse é um desafio. Aqui vale a pena por causa dos efeitos digitais (bem realizados) e o trabalho de dublagem de Bill Murray que fez a voz de Garfield. Sua própria personalidade caiu bem de acordo com o jeito de ser do gato mais famoso do mundo. O filme poderia também ser mais enxuto, mais curto, rápido e indo direto no ponto. Crianças em geral não tem muita paciência para filmes mais longos. No mais é desligar o cérebro e curtir o filme. Continuações foram feitas, mas nem merecem a citação. Eram ruins de doer. Fique com esse primeiro que já está de bom tamanho.

Pablo Aluísio.

sábado, 28 de setembro de 2019

Olhos Famintos 2

Título no Brasil: Olhos Famintos 2
Título Original: Jeepers Creepers 2
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio:  United Artists
Direção: Victor Salva
Roteiro: Victor Salva
Elenco: Jonathan Breck, Ray Wise, Nicki Aycos, Patricia Belcher, Brandon Smith, Eileen Brennan

Sinopse:
Um time de jovens atletas fica encurralado dentro do próprio ônibus em que viajam. Tudo acontece de repente, no meio da noite, quando eles são atacados por um estranho ser com asas. Um monstro que parece ter vindo das fossas infernais. Filme indicado no Fangoria Chainsaw Awards.

Comentários:
Segundo filme da franquia. Eu me recordo que assisti a esse filme numa sessão de madrugada, ainda na TV aberta. É o tipo de situação ideal para assistir a um filme de terror como esse. Não que seja assustador demais ou nada parecido. Para quem é veterano nesse tipo de produção nada será tão aterrorizante. Eu costumo dizer que "Olhos Famintos" é um filme de monstro bem realizado. Nos anos 50 chamavam esse tipo de terror de "Monstro da semana". É mais ou menos isso. Temos uma criatura com design bem feito, um bando de adolescentes anônimos para morrer em suas mãos e um roteiro que saiba criar situações de bons sustos. Não precisa de mais nada além disso. Nesse aspecto esse segundo filme não decepciona. O monstro está lá, os jovens estão encurralados e vão morrendo uma após o outro. E o interessante é que além de dirigir um velho carro enferrujado, o tal monstro ainda é alado e sai voando por aí! O roteiro por sua vez nunca explica exatamente o que seria esse ser. Um demônio? Um alien? Um exemplar de uma explosão atômica? Sem explicações. Nada. Sinceramente, não tem como não gostar desse tipo de filme. Eu gosto bastante, mesmo sabendo do seu teor de filme trash.

Pablo Aluísio.

Eternamente Lulu

Título no Brasil: Eternamente Lulu
Título Original: Forever Lulu  
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Millennium Films
Direção: John Kaye
Roteiro: John Kaye
Elenco: Melanie Griffith, Patrick Swayze, Penelope Ann Miller, Richard Schiff, Annie Corley, Annie Corley

Sinopse:
Lulu McAfee (Melanie Griffith), que ficou anos internada por causa de problemas mentais, decide ir atrás de uma antiga paixão do passado, Ben Clifton (Patrick Swayze), para lhe dizer que dezenove anos antes teve um filho dele! A notícia vira a vida de Ben de cabeça para baixo! Agora juntos vão tentar localizar o paradeiro de seu filho.

Comentários:
Pobre Patrick Swayze. Ele foi um dos atores mais populares dos anos 80 e 90. Colecionou grandes sucessos de bilheteria como "Ghost" e "Dirty Dancing", mas depois de algum tempo sua estrela deixou de brilhar. Ele tinha sérios problemas com alcoolismo e sua carreira foi entrando em um espiral de fracassos comerciais. Esse aqui foi um de seus filmes que não deram certo. O fato é que Swayze (falecido há dez anos) nunca mais reencontrou o caminho do sucesso no cinema. Curiosamente o filme não é ruim. Não chega a ser excelente ou ótimo, nada disso, mas ao menos diverte. Eu o assisti ainda nos tempos das fitas VHS, das locadoras, etc. Parecia ser ao menos interessante justamente por trazer Melanie Griffith e Patrick Swayze juntos no mesmo filme. Foi a única vez que fizeram algo assim. Eu me recordo que o filme não foi lançado nos cinemas brasileiros, justamente por não ter feito sucesso nos EUA. Pelo menos ganhou um espaço no mercado de vídeo, mas sem realmente chamar a atenção de ninguém. Hoje em dia é uma raridade pois sumiu até mesmo da programação dos canais de TV a cabo. De qualquer forma fica como recomendação para as fãs de Patrick Swayze que queiram conhecer um de seus filmes menos conhecidos.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Stanley & Iris

Título no Brasil: Stanley & Iris
Título Original: Stanley & Iris
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Martin Ritt
Roteiro: Harriet Frank Jr, baseado no romance de Pat Barker
Elenco: Jane Fonda, Robert De Niro, Swoosie Kurtz, Martha Plimpton, Harley Cross, Jamey Sheridan

Sinopse:
Iris King (Jane Fonda) é uma víúva que após a morte do marido decide levar a vida em frente, o que não é fácil pois ela tem muitos problemas financeiros. Stanley Cox (Robert De Niro) é o cozinheiro iletrado que se aproxima dela nesse momento complicado de sua vida, nascendo daí um relacionamento muito especial.

Comentários:
Antes de trabalhar em um dos maiores filmes de sua carreira (Os Bons Companheiros), o ator Robert De Niro aceitou o convite para atuar nesse filme bem mais leve e romântico chamado "Stanley & Iris". O roteiro não era grande coisa, mas De Niro não resistiu à possibilidade de atuar ao lado de Jane Fonda, uma atriz que ele sempre admirou, além de ter ideias políticas bem próximas das dele. Isso em uma época em que De Niro procurava ser bem discreto em termos de política (algo que hoje em dia ele passa longe de ser). O filme tem uma fotografia meio opaca, típica de filmes românticos da época em que foi lançado. Ao meu ver esse visual ficou absurdamente datado com o passar dos anos. Dizem que foi uma exigência da própria Jane Fonda para esconder as marcas do tempo em seu rosto. Ela certamente não queria parecer velha em uma tela de cinema. Em termos comerciais o filme teve uma bilheteria bem modesta. Chegou a ser lançado no mercado brasileiro, a ser exibido em nossos cinemas, mas em poucas salas pelo país. A crítica recebeu o filme friamente, embora tenha mantido o respeito por causa do elenco. Provavelmente se fossem outros atores as críticas teriam sido mais duras. De qualquer forma considero o filme bem convencional. Vale por ver Fonda e De Niro atuando juntos e nada muito além disso.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

A Liga Extraordinária

Título no Brasil: A Liga Extraordinária
Título Original: The League of Extraordinary Gentlemen
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Stephen Norrington
Roteiro: James Robinson, baseado na obra de Alan Moore
Elenco: Sean Connery, Stuart Townsend, Peta Wilson, Tony Curran, Shane West, Tom Goodman-Hill

Sinopse:
Um grupo de personalidades marcantes do mundo da literatura resolve se unir para enfrentar uma grande ameaça contra a humanidade. O aventureiro Allan Quatermain (Sean Connery), o lendário Capitão Nemo (Naseeruddin Shah), a sedutora Mina (Peta Wilson) do romance "Drácula", Dr. Henry Jekyll e Edward Hyde (Jason Flemyng) de "O Médico e o Monstro" e até mesmo Dorian Gray (Stuart Townsend) estão nesse aventura.

Comentários:
"The League of Extraordinary Gentlemen" por ser uma adaptação da Graphic Novel de Alan Moore causou grande expectativa nos fãs de HQs. Infelizmente Hollywood ainda não conseguiu captar todas as nuances dos quadrinhos para as telas de cinema. Mudanças são realizadas em nome de um maior potencial comercial e partes do enredo são alterados em prol do ego dos atores. Isso acaba de uma maneira ou outra desfigurando a essência da obra original. Foi justamente isso que aconteceu mais uma vez aqui. Inicialmente o próprio Alan Moore rejeitou o filme. Tentou até mesmo tirar seus nomes dos créditos. Depois, para piorar ainda mais, o ator Sean Connery entrou em atritos com o diretor e o estúdio. Connery queria ainda mais espaço para seu personagem Allan Quatermain, mas o roteiro tentava em vão trazer o aspecto mais coletivo da Graphic Novel original. No meio de tantos problemas de produção o filme acabou saindo truncado, mal dividido, o que acabou desagradando tanto o público como a crítica. Em termos de produção, direção de arte, efeitos especiais e figurino, não há o que reclamar. Tudo é muito bem realizado, de acordo com uma película que custou mais de oitenta milhões de dólares. O problema realmente é de roteiro, esse se mostra muitas vezes sem salvação. Como fracassou comercialmente o filme hoje em dia serve apenas como curiosidade, uma amostra que a fusão entre quadrinhos e cinema nem sempre dá muito certo. E talvez por todas essas razões o ator Sean Connery tenha se retirado do cinema para sempre. Esse foi o último filme feito pelo ator e ao que tudo indica será mesmo sua despedida do cinema, uma vez que problemas de saúde e desinteresse por novos projetos levaram Connery para uma aposentadoria definitiva.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Rambo: Até o Fim

Título no Brasil: Rambo - Até o Fim
Título Original: Rambo - Last Blood
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Balboa Productions
Direção: Adrian Grunberg
Roteiro: Sylvester Stallone, Matthew Cirulnick
Elenco: Sylvester Stallone, Paz Vega, Yvette Monreal, Óscar Jaenada, Sergio Peris-Mencheta, Adriana Barraza

Sinopse:
Após anos de lutas e batalhas, John Rambo (Stallone) parece ter encontrado finalmente a paz. Ele agora vive em um rancho do Arizona ao lado de seus poucos parentes vivos. Sua vida porém muda novamente quando sua sobrinha cai nas garras de uma perigosa quadrilha de criminosos mexicanos. Assim Rambo precisa cruzar a fronteira para salvá-la desse trágico destino.

Comentários:
Pode chamar de Rambo V, sem problemas. O filme tem sido criticado por causa da violência. Bem, Rambo é um personagem violento. Atribuo esse tipo de crítica ao fato de que agora as mortes são mais explícitas. Numa cena Rambo joga fora da janela de seu carro a cabeça de seu inimigo. Na outra arranca o coração dele, ainda vivo, após uma série de flechadas certeiras. Isso sem contar as inúmeras cabeças que ele arranca com um facão. Hoje em dia esse grau de violência só é esperado em filmes de terror, do estilo gore. Mesmo assim não vejo problemas. Aliás é bom salientar que o filme, que é curto, rápido e eficaz, não se apoia apenas em cenas de extrema violência. Pelo contrário, o roteiro procura desenvolver o lado mais humano do personagem. Em sua curta duração se gasta um bom tempo mostrando o relacionamento de Rambo com seus poucos familiares ainda vivos, em especial sua sobrinha. Para falar a verdade a parte mais violenta do filme ocupa mesmo apenas os 12 minutos finais do filme. Todo o resto é um grande preparo para a vingança que virá. Outro aspecto positivo desse novo filme é que Stallone não levou seu velho soldado para a selva. Seria uma repetição desnecessária. Ele agora está no meio urbano, vivendo uma vida relativamente comum, em um rancho. Aspectos de sua personalidade são demonstrados, como o fato dele ter que tomar remédios para controlar seus impulsos e traumas. No quadro geral gostei bastante do filme. O John Rambo que surge nele é mais parecido com o velho Logan do que qualquer outra coisa. Alguém que procura a paz e o equilíbrio, mas que sempre precisa ter que lidar com a guerra e a violência. Se for o último filme da franquia será certamente uma boa despedida desse personagem.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

O Paciente Inglês

Título no Brasil: O Paciente Inglês
Título Original: The English Patient
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Miramax
Direção: Anthony Minghella
Roteiro: Anthony Minghella
Elenco: Ralph Fiennes, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Colin Firth, Kristin Scott Thomas, Jürgen Prochnow

Sinopse:
Baseado no romance escrito por Michael Ondaatje, o filme narra a história de um militar inglês ferido durante a II Guerra Mundial. Sem conseguir lembrar do passado ele aos poucos vão se recordando de eventos que viveu. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor atriz coadjuvante (Juliette Binoche), mehor fotografia, figurino, música original, direção de arte e edição.

Comentários:
A crítica sempre adorou esse filme. Particularmente nunca consegui gostar. Assim vou contra a corrente. Sempre considerei um filme frio, desprovido de alma e coração. Bem de acordo com o jeito de ser do ator Ralph Fiennes. Ele é excelente para interpretar psicopatas como o oficial nazista Amon Goeth de "A Lista de Schindler", mas não personagens que exigem mais emoção. Ele parece ser feito de gelo, desprovido de calor humano. E aqui nessa produção isso ficou mais evidente. O diretor Anthony Minghella sempre preferiu um tipo de cinema mais elitista e intelectualizado. Nada de errado nisso. O problema mesmo é ser chato e aborrecido. Assim de todos os filmes que se tornaram grandes vencedores do Oscar esse sempre foi um dos que menos apreciei. É um daqueles filmes que faz o espectador travar uma ferrenha luta contra o tédio e o sono, nem sempre se saindo vencedor no final. Esse é o maior problema. Em suma, não gostei da primeira vez que assisti e nessa nova revisão o filme não me pareceu nada melhor. Não melhorou em nada com o passar dos anos. Continuo não gostando.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Uma Razão Para Viver

Título no Brasil: Uma Razão Para Viver
Título Original: Breathe
Ano de Produção: 2017
País: Inglaterra
Estúdio: Imaginarium Productions
Direção: Andy Serkis
Roteiro: William Nicholson
Elenco: Andrew Garfield, Claire Foy, Hugh Bonneville, Tom Hollander, Ben Lloyd-Hughes, Camilla Rutherford

Sinopse:
Na Inglaterra da década de 1950, o jovem Robin Cavendish (Garfield) se apaixona pela bela Diana (Foy). Eles então namoram e se casam. Depois vão para o Quênia, na África. A vida transcorre bem até que Robin começa a apresentar sinais de uma estranha doença. O diagnóstico muda sua vida para sempre.

Comentários:
O filme começa com um tom bem romântico, mostrando um jovem casal desde os momentos em que se conheceu até o casamento. Ele parte para o Quênia e se torna importador de chás especiais. Ela o acompanha, o que rende ótimas cenas na região africana, me fazendo lembrar até mesmo de filmes como "Entre Dois Amores". Isso torna o filme ainda mais romântico, com todas aquelas belas cenas de Pôr do sol. Como se passa nos anos 1950 a situação fica ainda mais romantizada. Só que aí o protagonista começa a passar mal e o filme vira um drama, mostrando uma vítima da terrível poliomielite. Ele fica preso a uma cama, sem movimento das mãos e das pernas. O produtor desse filme está na verdade contando a história de seu próprio pai. Por isso em determinado momento para não deixar o filme pesado demais um certo tom mais leve é imposto. O personagem principal aos poucos vai ganhando pequenas vitórias, como a construção de uma cadeira de rodas que o possibilite sair para fora do hospital. E ele então vai para casa, mesmo com todos os riscos envolvidos. Na parte final há uma breve discussão sobre eutanásia, mas de forma superficial. O próprio roteiro deixa claro que foi isso mesmo que aconteceu, mas a questão legal e ética nunca é tratada com o devido espaço. Mesmo assim é um bom filme. O elenco conta com a atriz Claire Foy, mais conhecida por interpretar uma jovem rainha Elizabeth II na série "The Crown". Ela é a esposa. Já o marido, que sofre a doença, vem em boa atuação de Andrew Garfield, o próprio "Homem-Aranha". Poderia o roteiro ser mais detalhado e entrar em questões mais delicadas, porém do jeito que está não ficou mal. Antes relembrar essa história do que deixá-la no esquecimento. O cinema aqui funcionando como resgate de algo importante do passado.

Pablo Aluísio.

Crime e Paixão

Título no Brasil: Crime e Paixão
Título Original: Hustle
Ano de Produção: 1975
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Steve Shagan
Elenco: Burt Reynolds, Catherine Deneuve, Ernest Borgnine, Ben Johnson, Paul Winfield, Eileen Brennan

Sinopse:
Após a morte suspeita de uma bela e jovem garota de Los Angeles, o departamento de polícia da cidade escala um detetive para investigar o caso. Oficialmente o caso aponta para um suposto suídidio, mas será que isso realmente aconteceu? O que ele descobre acaba deixando todos surpresos.

Comentários:
Durante os anos 70 a carreira do ator Burt Reynolds no cinema foi uma sucessão de filmes de sucesso. Ele parecia se tornar o "astro da década" com seu estilo mais machão, com bigode e camisa aberta. Hoje em dia esse tipo de imagem soa até bem brega, mas naquela década do disco fazia muito sucesso, principalmente entre as mulheres. No fim da vida (ele faleceu em 2018) sua história se tornou um pouco trágica. Ele fez plásticas mal sucedidas, que deformaram seu rosto e o antigo astro entrou numa maré baixa, fazendo filmes bem ruins. Esqueça esse final melancólico de trajetória pessoal e procure curtir esse "Crime e Paixão". Certo, ficou um pouco datado pelo tempo, mas o curioso é que até funciona bem hoje em dia como diversão nostálgica. Burt Reynolds estava tão em alta que até o estúdio Paramount decidiu importar uma estrela da Europa para contracenar com ele. Usando vestidos generosos em decotes, a linda Catherine Deneuve é sem dúvida uma das boas razões para rever essa produção.

Pablo Aluísio.

Crocodilo Dundee

Título no Brasil: Crocodilo Dundee
Título Original: Crocodilo Dundee
Ano de Produção: 1986
País: Austrália
Estúdio: Rimfire Films
Direção: Peter Faiman
Roteiro: Ken Shadie, John Cornell
Elenco: Paul Hogan, Linda Kozlowski, John Meillon, David Gulpilil, Ritchie Singer, Maggie Blinco

Sinopse:
Michael J. 'Crocodile' Dundee (Paul Hogan) vira alvo da atenção de uma jornalista americana que decide levá-lo para conhecer a cidade grande, no caso New York City, com todos os exageros da grande metropóle. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro original.

Comentários:
Acredite, eu assisti esse filme no cinema nos anos 80. A crítica brasileira foi muito simpática a esse primeiro filme do Crocodilo Dundee, o que acabou me animando a ver em tela grande. A verdade por trás de toda essa simpatia porém é que o filme era mesmo apenas mediano. Uma Sessão da Tarde sem maiores pretensões. O roteiro girava sempre em torno do mesmo tema, ou seja, o choque cultural entre um australiano do interior e a opulência e o caos urbano da cidade grande, no caso Nova Iorque. Esse primeiro (de três filmes) foi absurdamente lucrativo. A produção custou meros 8 milhões de dólares e nas bilheterias o filme rendeu mais de 170 milhões no mercado americano e 320 milhões no mercado internacional. Trocando em miúdos, o ator Paul Hogan ficou multimilionário apenas com essa produção. De quebra levou a atriz Linda Kozlowski para casa, se casando com ela. Nada mal para um australiano turrão, vindo das regiões mais isoladas do continente. A fórmula iria se repetir nos dois filmes seguintes, mas passado o momento inicial de conhecer o personagem tudo iria ficar mais sem graça. O curioso é que esse filme também recebeu a indicação ao Oscar numa categoria importante, a de melhor roteiro. O que será que se passava com a cabeça dos membros da academia? A indicação foi totalmente equivocada, impulsionada talvez apenas pelo sucesso do filme e nada mais.

Pablo Aluísio.

domingo, 22 de setembro de 2019

Mente Criminosa

É um bom filme, embora a trama em si exija uma certa cumplicidade do espectador. É a tal situação, quando forçam demais a barra, o público tem que criar uma certa boa vontade para o filme funcionar. Aqui temos Kevin Costner (que nos anos 80 era dito como o "novo Gary Cooper") interpretando um criminoso, um assassino que acaba tendo a mente alterada dentro da prisão, tudo fruto de um experimento do governo americano. Vejam só: transportam a mente de um agente da CIA chamado Bill Pope (Ryan Reynolds) para o assassino condenado Jericho Stewart (Costner).

Bom, não precisa pensar muito para saber que misturar habilidades de um agente do serviço de inteligência dos Estados Unidos com uma mente psicopata é certamente uma péssima (e perigosa) ideia. O filme se desenvolve bem, tem excelentes cenas, algumas de ação muito bem orquestradas, em produção realmente boa. Alguns atores são desperdiçados, entre eles o próprio  Ryan Reynolds. Até Tommy Lee Jones não ganha o espaço necessário. Mesmo assim isso no final das contas não chega a prejudicar o filme como um todo. É apenas um detalhe. Por fim fica a dica de transformarem o filme numa série de sucesso. Enredo para isso certamente existe. Só falta a iniciativa para levar tudo do cinema para a telinha. Vamos ver se isso vai acontecer um dia.

Mente Criminosa (Criminal, Estados Unidos, 2016) Direção: Ariel Vromen / Roteiro: Douglas Cook, David Weisberg / Elenco: Kevin Costner, Tommy Lee Jones, Gary Oldman, Ryan Reynolds, Gal Gadot / Sinopse: Assassino condenado (Costner) tem a mente de um agente da CIA (Reynolds) transplantado para seu subconsciente. Com as habilidades do agente morto, o criminoso logo foge da prisão, indo parar nas ruas, com a CIA tentando de todas as formas recapturá-lo.

Pablo Aluísio.

Invasão a Londres

Todos os principais líderes do mundo livre se reúnem em Londres para o funeral do primeiro-ministro britânico. Obviamente isso seria um prato cheio para terroristas, o momento ideal para matar vários deles em um só lugar, ao mesmo tempo. O filme assim se desenvolve nessa linha. Terroristas por todos os lados, dominando Londres, enquanto apenas um agente, Mike Banning (Gerard Butler), tenta manter o presidente dos Estados Unidos vivo. Esse é interpretado pelo ator Aaron Eckhart. O filme é bem produzido (a produção inclusive ficou a cargo do próprio Gerard Butler) e tem realmente cenas de ação muito bem feitas.

O problema é que o roteiro é vazio demais. Não que um filme como esse, de pura ação, precisasse ter um roteiro complexo demais, nada disso, porém criar uma estória minimamente bem bolada seria o mínimo a se esperar. Assim sobram bombas e tiros e falta lógica em tudo o que acontece. O grande ator do elenco é Morgan Freeman, mas ele tem pouco a fazer em cena. Ele interpreta o vice-presidente dos Estados Unidos, que fica na torcida para que tudo dê certo. Seu papel consegue ser mais raso do que o próprio filme em si e isso é definitivamente uma péssima notícia. Enfim, "Invasão a Londres" seria muito melhor nas mãos de roteiristas mais talentosos. Do jeito que ficou faltou suspense, veracidade e um enredo melhor.

Invasão a Londres (London Has Fallen, Estados Unidos, 2016) Estúdio: Millennium Films / Direção: Babak Najafi / Roteiro: Creighton Rothenberger, Katrin BenediktElenco: Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Michael Wildman, Alon Aboutboul, Waleed Zuaiter / Sinopse: Durante o funeral do primeiro-ministro da Inglaterra uma série de atentados terroristas começam a acontecer em Londres, colocando em risco a segurança dos principais líderes mundiais.

Pablo Aluísio.

sábado, 21 de setembro de 2019

Troca de Rainhas

Título no Brasil: Troca de Rainhas
Título Original: L'échange des Princesses
Ano de Produção: 2017
País: França, Inglaterra
Estúdio: High Sea Production
Direção: Marc Dugain
Roteiro: Chantal Thomas
Elenco: Igor van Dessel, Juliane Lepoureau, Anamaria Vartolomei, Lambert Wilson, Olivier Gourmet, Catherine Mouchet

Sinopse:
No ano de 1721, França e Espanha decidem assinar um pacto de paz após longos anos de guerra. Dentro desse pacto os reis decidem promover um casamento entre as famílias reais dos dois países. Assim a filha do Rei da Espanha Felipe V é envada para a França para se casar com o jovem Luís XV. A França por sua vez envia uma nobre para se casar com o futuro Rei espanhol, só que as coisas acabam não saindo como planejado pelas monarquias europeias. 

Comentários:
Excelente filme. A história de fato aconteceu envolvendo as casas reais da França e Espanha. Era comum na época a promoção de casamentos arranjados para selar a paz entre as nações. Eram os tempos das monarquias absolutas da Europa. Aqui houve um arranjo matrimonial duplo que acabou dando muito errado. O Rei da Espanha enviu sua filha Marie Victoire para se casar com Luís XV, mas havia um sério problema. A menina tinha apenas sete anos de idade, uma criança ainda brincando com bonecas. Não que Luís XV fosse um homem formado. Tinhas apenas 12 anos na época. Um casamento impossível de se consumar. O curioso é que essa mesma menina Marie Victoire iria se casar décadas depois com o Rei de Portugal, se tornando a avó de Dom João VI e bisavó de Dom Pedro I. Em suma, é algo bem próximo da nossa própria história. Já o presente da casa de França para a Espanha foi bem mais complicado. Era a jovem nobre Louise Elisabeth, uma princesa insuportável, mimada e arrogante. Acabou arruinando a vida do futuro Rei da Espanha Luís I, que teve vida curta e trágica, morrendo ainda muito jovem, vítima de varíola. Enfim, excelente filme francês, especialmente indicado para quem adora história, como esse que aqui escreve. Não deixe passar em branco. É uma aula de história que não se aprende na escola.

Pablo Aluísio.

Efeito Zero

Os brasileiros gostam de chamar esse tipo de produção de "filmes de detetives". Nem precisa dizer que o auge desse tipo de filme aconteceu lá por volta dos anos 40, 50, com o surgimento do film noir. De lá para cá tudo o mais parece uma pálida cópia, plágio plastificado. Esse filme aqui tenta ser um "noir moderno", algo que sempre me pareceu ser sem sentido e sem noção. Na trama (ou diria traminha) um detetive é chamado para resolver um caso misterioso envolvendo chantagens, roubo e assassinato.

Como sempre acontece com esses herdeiros tardios do noir tudo que parecesse mais enrolado e sombrio, melhor. O problema é que sem o charme dos anos 40 tudo fica pelo meio do caminho. No elenco dois destaques. Bill Pullman sempre foi um ator bacana. Aqui está meio perdido.  Ryan O'Neal funciona como coadjuvante de luxo. Nada demais, apenas uma lembrança pálida dos ótimos filmes que fez nos anos 70. Já Ben Stiller é sem salvação. Sujeitinho mais chato não existe no cinema americano. Então é isso. Fica o resgate desse filme que pouca gente lembra hoje em dia.

Efeito Zero (Zero Effect, Estados Unidos, 1998) Direção: Jake Kasdan / Roteiro: Jake Kasdan / Elenco: Bill Pullman, Ben Stiller, Ryan O'Neal / Sinopse: Detetive particular é contratado para resolver um caso misterioso envolvendo chantagens, roubos e assassinato. Filme dos anos 90 que tenta ressuscitar a estética do cinema noir.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Crocodilo Dundee em Hollywood

Que fim levou Paul Hogan?! O sujeito me surge em meados dos anos 80 com um filme chamado "Crocodilo Dundee" que inclusive deu origem a uma sequência, depois rodou esse terceiro filme e... desapareceu completamente depois disso! Nunca mais ouvi falar desse simpático australiano que fez uma (breve) carreira em Hollywood interpretando o mesmo personagem (que no fundo era ele mesmo!). Como era de se esperar esse terceiro filme em nada muda o roteiro que já havia sido utilizado nos filmes anteriores. É basicamente o mesmo enredo, mostrando um caipirão australiano às voltas com a cidade grande, com os desafios de uma grande metrópole americana.

A única diferença é que agora tudo se passa em Los Angeles. Nada muito diferente do que já havia sido visto antes. Esse terceiro filme é bem fraquinho, com orçamento precário e situações saturadas que já não divertem mais como antes. Além disso Los Angeles há muito deixou para trás o glamour de seu passado, quando Hollywood esbanjava elegância e luxo das estrelas de cinema. Hoje em dia a cidade é cheia de ruas feias, lotadas de sem-tetos, traficantes, viciados e garotas de programa. O filme ainda tenta fazer algum humor em cima dessa fauna urbana, mas o baixo astral é tão grande que nem o Crocodilo Dundee conseguiu tirar risos disso. Melhor esquecer esse filme bem descartável e ruim.

Crocodilo Dundee em Hollywood (Crocodile Dundee in Los Angeles, Estados Unidos, 2001) Direção: Simon Wincer / Roteiro: Paul Hogan, Matt Berry / Elenco: Paul Hogan, Linda Kozlowski, Jere Burns / Sinopse: Crocodilo Dundee (Paul Hogan) deixa os pântanos da Austrália para trás para encarar uma outra selva, essa de pedra, no caos urbano da grande Los Angeles. Filme "premiado" no Framboesa de Ouro na categoria de Pior sequência, continuação ou remake.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O Príncipe Feliz

Título no Brasil: O Príncipe Feliz
Título Original: The Happy Prince
Ano de Produção: 2018
País: Inglaterra, Alemanha, Bélgica
Estúdio: Maze Pictures
Direção: Rupert Everett
Roteiro: Rupert Everett
Elenco: Rupert Everett, Colin Firth, Emily Watson, Colin Morgan, Tom Wilkinson, Tom Colley

Sinopse:
Após cumprir sua pena de trabalhos forçados numa prisão inglesa, o escritor Oscar Wilde finalmente ganha a sua liberdade. Sem pensar duas vezes ele vai embora para Paris onde pretende recomeçar sua vida, só que velhos fantasmas do passado teimam em persegui-lo. Filme indicado no Berlin International Film Festival, British Independent Film Awards e European Film Awards.

Comentários:
Geralmente quando lemos alguma biografia do escritor Oscar Wilde descobrimos que ele foi preso acusado de ser homossexual (era um crime na era vitoriana) e depois de cumprir sua pena (de 2 anos) teria ido para Paris, onde morreu. Mas o que aconteceu nesse período final de sua vida? Esse filme traz todos os detalhes de seus últimos meses de vida. É curioso perceber que a prisão, com trabalhos forçados, destruiu não apenas a reputação de Wilde, mas também o arruinou financeiramente e artisticamente. Psicologicamente ele igualmente ficou muito mal. Quando o encontramos no filme ele está praticamente falido, sem dinheiro nem para pagar uma conta de bar. Frequentando pequenas tavernas de Paris ele tenta viver um dia de cada vez. A decadência absoluta de Wilde desfila pela tela, sem amenizar sua ruína pessoal. Eu tinha poucas informações sobre esse período de sua vida e fiquei bem surpreso em saber que mesmo após passar por tudo ele ainda foi atrás de "Bosie", o filho de um rico nobre inglês, o mesmo que fez de tudo para que Wilde fosse para a prisão. E nesse reencontro ele finalmente percebeu que seu jovem amante era no fundo um sujeito mesquinho, frívolo e decepcionante. Deve ter sido terrível para Wilde saber disso depois de tudo o que passou. Enfim, excelente filme, muito bem feito, com ótima direção e roteiro. Se você gosta de Oscar Wilde e sua obra então é uma peça cinematográfica simplesmente indispensável.

Pablo Aluísio.

Efeito Colateral

Título no Brasil: Efeito Colateral
Título Original: Collateral Damage
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Andrew Davis
Roteiro: Ronald Roose, David Griffiths
Elenco: Arnold Schwarzenegger, John Leguizamo, Francesca Neri, John Turturro, Michael Milhoan, Rick Worthy

Sinopse:
Gordy Brewer (Arnold Schwarzenegger) é um bombeiro. Homem honsto, comum. Ele nunca pensou em ser um cara violento, até o dia em que sua família é assassinada. A partir daí ele resolve procurar justiça por si mesmo, usando para isso a força de seus punhos e o poder de fogo de armas pesadas.

Comentários:
Eu sempre gostei, de maneira em geral, dos filmes de ação do  Arnold Schwarzenegger. Esse aqui porém não me agradou em nada. A fórmula já estava mais do que saturada, sem ter para onde ir. O roteiro era o básico do básico, aquela velha coisa de vingança que todos já estamos fartos de ver no cinema americano. Para piorar não havia uma boa produção para manter pelo menos o mínimo interesse no que estava passando na tela. Acontece que o  Arnold Schwarzenegger estava mais interessado em política. Ele tinha planos na época de largar o cinema para se tornar governador da Califórnia (algo que iria conseguir). O problema é que o filme foi feito nessa situação de ressaca. Outro dia inclusive lendo a biografia do ator vi que ele escreveu que já não aguentava mais o set de cinema, ficar pendurado em cordas, etc. Ele queria mesmo era ser um figurão em um escritório, em um gabinete. E afinal do que se trata o filme? O Schwarzenegger é um bombeiro, um cara comum. Tudo vai bem, às mil maravilhas, até que sua família é assassinada por um grupo terrorista. Vendo que o crime ficará impune então ele resolve fazer justiça pelas próprias mãos. Como se pode perceber não há nada de novo no front. O roteiro é outro derivativo de "Desejo de Matar", sem tirar, nem colocar muita coisa. É um filme fraco, bastante esquecível, sem rumo próprio. Hoje em dia poucos lembram. Esquecimento merecido.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Memória de um Crime

Título no Brasil: Memória de um Crime
Título Original: Backtrace
Ano de Produção: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate
Direção: Brian A. Miller
Roteiro: Mike Maples
Elenco: Sylvester Stallone, Matthew Modine, Christopher McDonald, Colin Egglesfield, Ryan Guzman, Meadow Williams

Sinopse:
Sete anos após um assalto a banco um dos antigos membros da quadrilha, que estava com amnésia, tenta recordar onde foi escondido uma parte do dinheiro roubado. Para isso ele toma uma droga experimental que mexe com sua mente de forma destrutiva.

Comentários:
Antes de rodar "Rambo V", Sylvester Stallone arranjou um tempinho para filmar esse filme policial classe B. Ele interpreta um detetive da polícia estadual que tenta resolver um caso em aberto, envolvendo o roubo de um banco na sua cidade. Durante sete anos as investigações não dão em nada, até que um dos suspeitos entra em campo para tentar encontrar parte do dinheiro que havia sido roubado e escondido numa fábrica. Ok, o roteiro até tenta ser um pouco diferenciado, mas a pura verdade é que o filme não agrada e está lotado de clichês por todos os lados. O próprio Stallone é praticamente um coadjuvante de luxo. Com figurino preto, poucos diálogos, ele poderia ser substituído que o público nem notaria. Quem ganha mais espaço no filme é Matthew Modine. Irreconhecível, com cabelos brancos, ele é um dos comparsas da quadrilha que após muitos anos toma uma dose experimental de uma droga para se lembrar onde o dinheiro foi colocado. Nada de muito especial. Suas dores de cabeça, com a câmera tremendo, quase cria um humor involuntário. Ficou forçado demais. Então é isso. Esse "Backtrace" não passa de um policial B, bem descartável e esquecível. Para os fãs de Stallone só resta mesmo esperar pelo novo filme do John Rambo.

Pablo Aluísio.

D-Tox

Título no Brasil: D-Tox
Título Original: D-Tox
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jim Gillespie
Roteiro: Howard Swindle, Ron L. Brinkerhoff
Elenco: Sylvester Stallone, Charles S. Dutton, Kris Kristofferson, Stephen Lang, Polly Walker, Robert Patrick

Sinopse
Após uma série de assassinatos sem solução, envolvendo até mesmo a morte de um policial,  um detetive do departamento de polícia, Jake Malloy (Stallone), se infiltra em um grupo para seguir os passos de um potencial suspeito.

Comentários:
Filme pouco lembrado hoje em dia dentro da filmografia do ator Sylvester Stallone. O interessante é que o filme até tem seus bons momentos. O enredo criminal se passa todo em uma cidade fria, escura e gelada do Canadá (onde as filmagens foram realizadas). O clima certo para um filme de caça a um serial killer. Além disso o diretor vinha do sucesso do suspense "Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado". Parecia o nome certo para esse filme policial mais dark. Só que o público não comprou a ideia da produção e esse thriller fracassou nas bilheterias. Para Stallone foi uma péssima notícia pois ele vinha numa fase de maré baixa, de poucos sucessos comerciais. Logo ele que foi um dos campeões absolutos de bilheteria dos anos 80. Mesmo sem ter feito sucesso volto a escrever que o filme em si não é ruim, muito pelo contrário, só não teve êxito de público. A crítica por outro lado até pegou leve em se tratando de um filme com Stallone. Por fim uma curiosidade: "D-Tox" tem coadjuvantes muito bons, como o cantor e compositor country Kris Kristofferson e Robert Patrick, o inimigo cibernético de Arnold Schwarzenegger em "O Exterminador do Futuro 2".

Pablo Aluísio.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Um Tira da Pesada III

Título no Brasil: Um Tira da Pesada III
Título Original: Beverly Hills Cop III
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: John Landis
Roteiro: Danilo Bach, Daniel Petrie Jr
Elenco: Eddie Murphy, Jon Tenney, Joey Travolta, Eugene Collier, Jimmy Ortega, Ousaun Elam

Sinopse:
Enquanto investiga um caso envolvendo roubos de carros, o detetive Axel Foley (Murphy) descobre outro crime sendo cometido por uma quadrilha de criminosos. E tudo envolvendo um parque temático em Los Angeles. 

Comentários:
Os dois primeiros filmes foram grandes sucessos de bilheteria. Os maiores até então dentro da carreira de Eddie Murphy nos anos 80. Só que o tempo passou, ele nunca aceitava os cachês oferecidos para voltar a interpretar o tira Axel Foley e o projeito de um terceiro filme parecia nunca sair do papel. Até que em 1994 finalmente o ator e a Paramount acertaram as arestas e Murphy retornou para um de seus personagens mais populares. O problema é que o filme não foi o sucesso esperado. Na realidade até hoje me surpreendo pelo fato desse filme não ter agradado. Muitos reclamaram do roteiro, da falta de cenas divertidas e engraçadas, etc. E perceba que o filme foi dirigido por John Landis, um baita de um diretor talentoso. O que deu errado? Complicado saber, mesmo após tantos anos. Talvez tenha sido a época errada para se produzir o filme. Se fosse nos anos 80 a onda em torno dessa franquia ainda estava em alta. Depois com o tempo o hype vai passando, as pessoas vão esquecendo... e se perde o tempo certo para lançar um filme como esse. Muito provavelmente foi isso que de fato aconteceu.

Pablo Aluísio.