quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O Príncipe Feliz

Título no Brasil: O Príncipe Feliz
Título Original: The Happy Prince
Ano de Produção: 2018
País: Inglaterra, Alemanha, Bélgica
Estúdio: Maze Pictures
Direção: Rupert Everett
Roteiro: Rupert Everett
Elenco: Rupert Everett, Colin Firth, Emily Watson, Colin Morgan, Tom Wilkinson, Tom Colley

Sinopse:
Após cumprir sua pena de trabalhos forçados numa prisão inglesa, o escritor Oscar Wilde finalmente ganha a sua liberdade. Sem pensar duas vezes ele vai embora para Paris onde pretende recomeçar sua vida, só que velhos fantasmas do passado teimam em persegui-lo. Filme indicado no Berlin International Film Festival, British Independent Film Awards e European Film Awards.

Comentários:
Geralmente quando lemos alguma biografia do escritor Oscar Wilde descobrimos que ele foi preso acusado de ser homossexual (era um crime na era vitoriana) e depois de cumprir sua pena (de 2 anos) teria ido para Paris, onde morreu. Mas o que aconteceu nesse período final de sua vida? Esse filme traz todos os detalhes de seus últimos meses de vida. É curioso perceber que a prisão, com trabalhos forçados, destruiu não apenas a reputação de Wilde, mas também o arruinou financeiramente e artisticamente. Psicologicamente ele igualmente ficou muito mal. Quando o encontramos no filme ele está praticamente falido, sem dinheiro nem para pagar uma conta de bar. Frequentando pequenas tavernas de Paris ele tenta viver um dia de cada vez. A decadência absoluta de Wilde desfila pela tela, sem amenizar sua ruína pessoal. Eu tinha poucas informações sobre esse período de sua vida e fiquei bem surpreso em saber que mesmo após passar por tudo ele ainda foi atrás de "Bosie", o filho de um rico nobre inglês, o mesmo que fez de tudo para que Wilde fosse para a prisão. E nesse reencontro ele finalmente percebeu que seu jovem amante era no fundo um sujeito mesquinho, frívolo e decepcionante. Deve ter sido terrível para Wilde saber disso depois de tudo o que passou. Enfim, excelente filme, muito bem feito, com ótima direção e roteiro. Se você gosta de Oscar Wilde e sua obra então é uma peça cinematográfica simplesmente indispensável.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Príncipe Feliz
    Nota: 8.8
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Você me fez lembrar que uma das coisas que mais gosto é de ler os aforismos do Oscar Wilde. Segue, abaixo, um link que contem 99 deles. Caso já não os conheça, de uma olhada, acho que vai gostar.

    https://www.revistabula.com/3841-99-aforismos-classicos-de-oscar-wilde/

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito das frases do Oscar Wilde. Já tive vários livros sobre sua obra. Em especial gosto muito de frases espirituosas como essa: " Todos estamos deitados na sarjeta, só que alguns estão olhando para as estrelas."

    ResponderExcluir
  4. Sim, exatamente. Nesse filme aqui ele ainda solta algumas pequenas joias, algumas frases excelentes, que eu inclusive não conhecia.

    ResponderExcluir