quarta-feira, 16 de abril de 2014

Zumbilândia

Título no Brasil: Zumbilândia
Título Original: Zombieland
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures, Relativity Media
Direção: Ruben Fleischer
Roteiro: Rhett Reese, Paul Wernick
Elenco: Jesse Eisenberg, Emma Stone, Woody Harrelson

Sinopse:
Um estudante tímido tenta atravessar o país, para chegar em Ohio, onde pretende reencontrar sua família. Seus planos vão por água abaixo quando ele descobre uma nação inteiramente dominada por zumbis. Para conseguir sobreviver - e chegar em seu destino - ele resolve se unir a um sujeito casca grossa, armado até os dentes e a uma garota. Juntos tentarão sobreviver a praga de mortos-vivos que se alastra pela América. 

Comentários:
Definitivamente não é algo para ser levado à sério. Na verdade é praticamente uma sátira aos filmes de zumbis, que temos que reconhecer, estão completamente esgotados e saturados. Assim o filme brinca o tempo todo com todos aqueles clichês que conhecemos tão bem de filmes sobre mortos-vivos. Nem mesmo o gênio George Romero escapa da gozação completa. Agora, tirando um pouco o humor de lado também sobram algumas cenas bem divertidas (e sangrentas, obviamente). O trio central (formado pelos atores Jesse Eisenberg, Emma Stone e Woody Harrelson) está particularmente inspirado em cena e não esconde que na verdade estão se divertindo demais com o filme, que não deixa de ser uma grande brincadeira e curtição com o gênero terror. Assim "Zumbilândia" nem é tão inovador como parece mas pelo menos diverte horrores quem o assiste. É aquele tipo de produção feita especialmente para rir com muita pipoca e refrigerante ao lado dos amigos, principalmente se você for fã de fitas de terror. 

Pablo Aluísio.

A Força em Alerta

Título no Brasil: A Força em Alerta
Título Original: Under Siege
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Andrew Davis
Roteiro: J.F. Lawton
Elenco: Steven Seagal, Gary Busey, Tommy Lee Jones

Sinopse:
Casey Ryback (Steven Seagal) é um veterano, ex-membro da força de elite SEAL da marinha, que agora se torna cozinheiro de um navio de combate americano. Quando a embarcação é invadida por terroristas ele acaba se tornando a única esperança da armada para retomar o controle do navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos que está nas mãos dos criminosos internacionais.

Comentários:
Foi a primeira produção realmente cara da carreira de Steven Seagal. A Warner queria saber se o astro de filmes de pancadaria tinha realmente força para bancar um retorno sólido de bilheteria em uma produção de 40 milhões de dólares. Para não mexer em time que está ganhando do ponto de vista comercial o estúdio escalou o diretor Andrew Davis, o mesmo que tinha feito outros filmes ao lado de Seagal como "Nico - Acima da Lei". E para coroar a boa fase do brutamontes escalou um ator de peso como Tommy Lee Jones para ser seu coadjuvante. O filme não chegou a ser um estrondoso sucesso de bilheteria nos cinemas mas quando chegou finalmente no mercado de vídeo VHS estourou em vendas. Isso confirmava uma característica que sempre norteou a carreira de Seagal, pois ele sempre conseguiu se tornar lucrativo com suas fitas que eram sucesso de locações por longos meses. No geral é uma produção que certamente não decepciona os fãs do estilo de filmes de ação do ator. Há boas lutas, cenas bem realizadas e muita pancadaria, ou seja, um action movie típico de Steven Seagal.

Pablo Aluísio.

17 Outra Vez

Título no Brasil: 17 Outra Vez
Título Original: 17 Again
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Burr Steers
Roteiro: Jason Filardi
Elenco: Zac Efron, Matthew Perry, Leslie Mann

Sinopse:
Mike O'Donnell (Matthew Perry) é um homem desiludido com os rumos que sua vida tomou, Seu casamento é um desastre, seu sonho de virar um grande jogador de basquete não se realizou e ele se sente completamente frustrado com o emprego medíocre que tem. Porém, como um passe de mágica, ele consegue uma segunda chance de recomeçar sua vida. Voltando aos 17 anos ele agora tentará tomar outras decisões, mudando os rumos de sua vida e seu futuro e o melhor, com a jovialidade e a beleza de Zac Efron!

Comentários:
Essa é mais uma daquelas comédias românticas tipicamente americanas sem maiores surpresas. Aqui no Brasil esse tipo de produção é chamada de filme da “Sessão da Tarde”, ou seja, tudo muito leve, soft, sem maiores ambições ou pretensões. O argumento brinca com os arrependimentos na vida de Mike (Matthew Perry), um homem que chega na maturidade bem desiludido. Ele está divorciado de sua esposa (Leslie Mann) e sua vida afetiva é um fracasso completo. Para piorar sente aquela sensação de que em algum lugar de sua vida tomou a decisão errada e isso acabou comprometendo completamente seu futuro. Vivendo ao lado do melhor amigo Ned Freedman (Thomas Lennon), em um emprego medíocre, ele tenta encontrar algo em seu presente que valha a pena. Seu desejo de voltar ao passado para consertar certos aspectos de sua existência acaba se tornando realidade e de repente ele se vê novamente com 17 anos, colegial e com o futuro pela frente. Será que conseguirá agora tomar as decisões corretas?

 O roteiro brinca com a possibilidade – que muitos gostariam de ter – de reescrever sua própria história pessoal. Voltar ao passado para mudar certas coisas. A mudança de destino baseada em decisões diferentes mantém o interesse em “Outra Vez 17”, muito embora em nenhum momento o roteiro seja inovador ou surpreendente. Pelo contrário temos aqui um filme tipicamente familiar, sem sustos e que segue a cartilha de Hollywood ao pé da letra para esse tipo de filme. O elenco é liderado pelo eterno “Friend” Matthew Perry. Após o sucesso espetacular da série de TV tudo o que restou a Perry no cinema foi uma carreira medíocre. Aqui e acolá ele surge em pequenos filmes mas nunca consegue emplacar. Seu melhor momento certamente já passou, lá na década de 90. Os jovens de hoje mal o conhecem e por isso o grande atrativo em termos de popularidade fica com o ídolo teen Zac Efron, aquele mesmo de “High School Musical”. É aquele tipo de garoto com cara de menina que faz sucesso entre as garotas de hoje em dia. Enfim, se você gosta desse tipo de estilo, com muita água com açúcar, em um roteiro leve que tente passar alguma lição de vida, arrisque! Possa ser que você venha a gostar do resultado. Já para os cinéfilos em geral não há muitos atrativos em cena.

Pablo Aluísio.

Para Sempre Cinderela

Título no Brasil: Para Sempre Cinderela
Título Original: Ever After
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Andy Tennant
Roteiro: Susannah Grant, Andy Tennant, Rick Parks
Elenco: Drew Barrymore, Anjelica Huston, Dougray Scott

Sinopse:
Releitura moderna do  famoso conto infanto-juvenil de Cinderela, camponesa simples que se apaixona por um príncipe encantado, que não desistirá de procurar seu verdadeiro amor até finalmente encontrá-la novamente.

Comentários:
Cinderela já virou animação clássica, comédia com Jerry Lewis e mais uma infinidade de produtos dirigidos ao mercado do público infanto-juvenil. Essa é mais uma versão do famoso conto. Em um mundo cheio de plumas e paetês acompanhamos a estória de Danielle de Barbarac (Drew Barrymore). Ela cresce como empregada doméstica da madrasta após o falecimento precoce de seu pai. Para piorar o que já era ruim ainda sofre uma série de humilhações de sua meia-irmã mais velha, a nada simpática Marguerite (Megan Dodds). Sofrendo os mais diversos maus tratos era de se esperar que ela criasse uma personalidade depressiva e melancólica mas não é o que acontece. Esbanjando esperança e otimismo em um futuro melhor ela acaba conhecendo seu príncipe encantado, Harry, durante um baile para as moças nobres da corte. A festa é elaborada justamente para que o príncipe exerça seu direito de escolher sua futura noiva. E ele se encanta justamente com a bela e doce  Danielle. O problema é que ele não sabe que ela na verdade é uma simples camponesa.

Curiosa releitura da famosa estória de conto de fadas Cinderela. Esse é um projeto bem pessoal da atriz Drew Barrymore que na década de 1990 resolveu investir no milionário gênero das comédias românticas. Investindo em um tom mais moderno a produção funciona em certos aspectos para em outros cair de forma desastrosa na pura e simples pieguice. De certa forma esse tipo de personagem exige uma intérprete que tenha uma certa áurea pessoal de romantismo e inocência, duas características que definitivamente não fazem parte da história de vida de Drew Barrymore, uma das mais famosas baladeiras e beberronas de Hollywood, isso sem falar nas drogas pesadas. Esse é o grande problema de “Para Sempre Cinderela” pois acreditar que a porra louca da Drew é uma inocente e meiga camponesa romântica não é nada fácil. Por essa razão o encantamento certamente se desfaz muito rapidamente, principalmente para quem é mais informado sobre os bastidores de Hollywood, seus escândalos e fofocas. A produção, por outro lado, é de bom gosto, temos que reconhecer e por isso o filme não se torna intragável. De qualquer modo para quem gosta do mito de Cinderela, o filme pode soar pelo menos como uma curiosidade interessante.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Querida América - Cartas do Vietnã

Título no Brasil: Querida América - Cartas do Vietnã
Título Original: Dear America - Letters Home from Vietnam
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: HBO
Direção: Bill Couturié
Roteiro: Bill Couturié
Elenco: Tom Berenger, Willem Dafoe, Robert De Niro, Brian Dennehy, Matt Dillon, Robert Downey Jr, Michael J. Fox, Ellen Burstyn, Mark Harmon

Sinopse:
Documentário sobre a Guerra do Vietnã, com imagens reais do conflito, narrado por grandes astros de Hollywood que dão voz às inúmeras cartas enviadas pelos soldados e oficiais diretamente do front de guerra. Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Sundance Film Festival, International Documentary Association, Emmy Awards e Television Critics Association Awards.

Comentários:
É em minha opinião o melhor documentário já realizado sobre a Guerra do Vietnã e esse mérito não se explica pelo simples fato de mostrar em detalhes todos os eventos desse sangrento conflito mas sim por dar destaque ao lado mais humano da guerra. Através de imagens reais e narrações em off, que nos trazem o que os americanos escreveram em suas cartas para suas famílias, vamos nos sentindo literalmente também dentro do calor do combate. Através das cartas descobrimos como se sentiram esses combatentes, inclusive de soldados que não sobreviveram ao conflito. Medo, angústia e um certo sentimento de resignação passeiam pelos registros que chegaram até nós. Há depoimentos comoventes como a de um soldado que narra o momento em que teve que reconhecer seu amigo após ele ter sido atingido por um morteiro ou de uma mãe que narra o sentimento de ter perdido seu jovem filho na guerra. A intervenção americana no Vietnã realmente mudou os padrões que existiam dentro das forças armadas daquele país. A média de idade dos que morreram era extremamente baixa, na faixa de 19 anos, e mais de 40 mil americanos foram mortos em combate, com mais de 500 mil feridos e lesionados para o resto da vida. Imagine ter que voltar aos Estados Unidos sem saber que nunca mais vai andar novamente ou ter uma vida normal. No total os americanos enviaram mais de 3 milhões de militares para aquele distante e pobre país asiático com resultados desastrosos, tanto em termos humanos como políticos.

A única coisa boa surgida de algo assim tão irracional foi de fato os efeitos que a guerra causou dentro da própria sociedade americana. A guerra do Vietnã acabou com o alistamento militar obrigatório e tornou o exército mais profissional, pois ninguém mais poderia alegar que estaria indo para uma guerra contra sua própria vontade. Outro ponto forte desse documentário é sua maravilhosa trilha sonora que conta com os grandes artistas daquela época como The Doors, Bob Dylan e Elvis Presley. No final das contas o que vemos é a tragédia do Vietnã revelada de uma forma simples e direta, a mesma que levou milhares de jovens a uma morte precoce e completamente sem sentido. Uma bela aula de história e uma bonita homenagem a todos que participaram daquela guerra desnecessária e irracional.

Pablo Aluísio.

Sexta-feira 13 - Parte 3

Título no Brasil: Sexta-feira 13 - Parte 3
Título Original: Friday the 13th Part III
Ano de Produção: 1982
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Steve Miner
Roteiro: Martin Kitrosser, Carol Watson
Elenco: Dana Kimmell, Tracie Savage, Richard Brooker

Sinopse:
Os jovens não aprendem. Após uma série de mortes causadas por Jason Voorhees (Richard Brooker) eles retornam para o isolado ex-campo de férias de Crystal Lake. No meio dos namoricos e brincadeiras começam a desconfiar que alguém está andando pela mata fechada do local. Um sinistro sujeito usando uma máscara de hockey com um facão. Sim, garotos, Jason está de volta para degolar suas cabeças!

Comentários:
Se deu certo uma, duas vezes, por que não levar em frente as matanças do psicopata Jason? Pois bem, é justamente isso que temos nessa terceira aventura. Na verdade o roteiro segue sendo mais uma vez uma mera derivação dos filmes anteriores com pequenas novidades - geralmente na forma como Jason mata suas vítimas. Por essa época o público já começava a se perguntar porque os jovens continuavam a ir para Crystal Lake, mesmo após tantas mortes sangrentas! Seriam desavisados ou simplesmente estúpidos? Na dúvida Jason não pensava duas vezes e passava o facão na galera que se atrevia a voltar por lá. A fórmula novamente se mostrou certeira e a Paramount voltou a lucrar com a franquia. Para os produtores não havia nada melhor, orçamento modesto, elenco praticamente desconhecido (que só estava lá para morrer mesmo) e roteiro básico. Obviamente nada disso importou para os fãs que se deliciaram com uma nova rodada de matança com Jason, o psicopata mais produtivo da história do cinema.

Pablo Aluísio.

A Lagoa Azul

Título no Brasil: A Lagoa Azul
Título Original: The Blue Lagoon
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Randal Kleiser
Roteiro: Douglas Day Stewart baseado no livro de Henry De Vere Stacpoole
Elenco: Brooke Shields, Christopher Atkins, Leo McKern

Sinopse:
Casal de náufragos vive em ilha perdida no pacífico sul. Juntos vão crescendo e vivendo as primeiras experiências amorosas e sentimentais. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Fotografia (Néstor Almendros). Indicado ao Globo de Ouro na categoria de revelação masculina (Christopher Atkins). "Vencedor" do Framboesa de Ouro na categoria Pior Atriz (Brooke Shields).

Comentários:
Se você perguntasse a um jovem do começo da década de 80 quem ele levaria para uma ilha deserta era quase certo que ele responderia: Brooke Shields. O filme "A Lagoa Azul" estaria em cartaz e a bela adolescente fazia parte do imaginário romântico e sexual de todo garoto daqueles anos. De certa forma "A Lagoa Azul" era o sonho de todo rapaz apaixonado. Ficar sozinho com uma linda jovem em uma ilha paradisíaca no meio do Oceano. O roteiro foi escrito a partir do famoso livro do romancista inglês Henry De Vere Stacpoole. A estória em si já é uma miscelânea dos ideais românticos que se espalharam pela literatura no começo do século XX. Lá está a jovem donzela, o garoto, quase homem, que a venera e o cenário extremamente bucólico ao redor. Além do romantismo, "A Lagoa Azul" ainda pincela momentos que de uma forma ou outra revisitam o livro do gênesis da Bíblia. Pois ambos são puros de coração mas vão aos poucos se descobrindo, perdendo a inocência original.

O filme foi realizado nas lindas locações das ilhas Fiji. Houve um certo desconforto com as muitas cenas sensuais e de nudez pois a atriz Brooke Shileds era menor de idade. Com extrema sensibilidade o diretor  Randal Kleiser resolveu então com habilidade na edição suavizar esses momentos, deixando tudo com um olhar de muito bom gosto, conseguindo ser sensual sem se tornar vulgar ou apelativo. Com isso a produção conseguiu uma classificação etária que não prejudicasse sua bilheteria. E por falar em bilheterias "A Lagoa Azul" se tornou um filme extremamente lucrativo para o estúdio. Com custo reduzido de meros quatro milhões de dólares conseguiu render quase 80 milhões ao redor do mundo, um resultado realmente excepcional para a Columbia que dessa forma encheu seus cofres, superando uma velha crise financeira que teimava em persistir por anos. O sucesso transformou  Brooke Shields em estrela, conseguindo um bom espaço que só não foi maior por causa de erros na administração de sua carreira. Pior aconteceu com seu parceiro de cena, Christopher Atkins, que não conseguiu alcançar maiores vôos. De qualquer modo mesmo tendo consciência que o filme envelheceu e que de certa forma saturou por ter sido muito satirizado ao longo dos anos, não há como negar que ainda continua charmoso e muito romântico, quase atemporal. Se você é uma pessoa que ainda acredita no amor não deixe de assistir "A Lagoa Azul".

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Em Algum Lugar do Passado

Título no Brasil: Em Algum Lugar do Passado
Título Original: Somewhere in Time
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jeannot Szwarc
Roteiro: Richard Matheson
Elenco: Christopher Reeve, Jane Seymour, Christopher Plummer, Teresa Wright

Sinopse:
"Em Algum Lugar do Passado" narra a estória de Richard Collier (Christopher Reeve), um escritor que volta ao passado para encontrar o amor de sua vida. Indicado ao Oscar de Melhor Figurino. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original para John Barry.

Comentários:
O maior medo de um ator é ficar marcado para sempre por  um único papel. Christopher Reeve tinha receios de nunca mais conseguir se desvincilhar de Superman. Para quem não sabe ele não era apenas um intérprete com ótimo visual. Era um profissional de nível, tendo se formado numa das mais prestigiosas escolas de arte dramática dos EUA, a Juilliard, que possui um dos mais rigorosos exames de admissão de todo o país. Para um ator tão talentoso era natural que ele procurasse desenvolver cada vez mais seu potencial. Desse modo quando surgiu a oportunidade de fazer "Em Algum Lugar do Passado" ele não deixou passar a oportunidade. O roteiro era baseado no romance de Richard Matheson, um autor muito eclético que conseguia produzir bem em vários gêneros diferentes. Matheson, por exemplo, escreveu também "A Casa da Noite Eterna", um clássico do terror e "O Incrível Homem Que Encolheu", outra obra prima da fantasia e Sci-Fi. Na trama, muito romântica e lírica, acompanhamos a estória de Richard Collier (Christopher Reeve). um escritor que volta ao passado para encontrar o amor de sua vida. Lida assim a sinopse parece bem surreal e sem muito sentido mas no filme funciona maravilhosamente bem. Afinal quem não gostaria de voltar no tempo para reencontrar a mulher que ama?

O elenco de "Em Algum Lugar do Passado" é maravilhoso. Além de Reeve, ótimo em cena por sinal, ainda tínhamos a bela Jane Seymour e o excelente e talentoso Christopher Plummer em uma de suas atuações mais sensíveis. Como se não bastasse tantas qualidades a trilha sonora marcou época, fazendo com que muitos casais apaixonados saíssem de mãos dadas do cinema com o lindo tema de Rachamaninoff ainda ecoando em seus ouvidos. Até hoje a obra é a preferida de seu diretor, o argentino Jeannot Szwarc que nunca mais dirigiu nada parecido com o filme, tendo se dedicado depois a outros gêneros, em especial à ficção e adaptações de quadrinhos para o cinema e a TV (dirigiu por exemplo Supergirl e anos depois Smallville, a bem sucedida série sobre Superman em seus primeiros anos). Em suma, se é uma linda estória romântica que você procura então pode assistir "Em Algum Lugar do Passado" sem receios. É um dos filmes mais românticos e ternos da história do cinema americano.

Pablo Aluísio.

A Casa do Fim dos Tempos

Título no Brasil: A Casa do Fim dos Tempos
Título Original: La Casa del Fin de Los Tiempos
Ano de Produção: 2013
País: Espanha, Venezuela
Estúdio: CNAC, Fundación Villa del Cine
Direção: Alejandro Hidalgo
Roteiro: Alejandro Hidalgo
Elenco: Ruddy Rodríguez, Rosmel Bustamante, Adriana Calzadilla, Gonzalo Cubero

Sinopse:
Uma família decide viver numa casa financiada pelo governo. Há muito tempo abandonada, quase em ruínas, o local é sombrio, escuro e ao que consta tem uma terrível história. Construída por um maçom envolvido com parapsicologia o local é assolado de trinta em trinta anos por sinistros acontecimentos. Agora a família de Dulce (Ruddy Rodríguez) passará por uma terrível provação onde apenas os mais fortes sobreviverão.

Comentários:
Uma bela surpresa esse terror espanhol. Na realidade o que sobressai muito é seu bem estruturado roteiro. Infelizmente temos aqui mais um filme daqueles que quanto menos revelarmos seus mistérios melhor será a experiência do espectador em assistir. Realizar um filme sobre casas mal assombradas que ainda consiga surpreender um cinéfilo como esse que vos escreve é um feito e tanto mas posso dizer que fui surpreendido com o desfecho dessa trama. Claro que há pequenos problemas e alguns deslizes, entre eles um núcleo com atores mirins muito chato que nada acrescenta ao suspense, mas no geral é um filme de terror que realmente traz novidades. A própria casa é um achado, um lugar muito escuro, mal tratado, com paredes em péssimo estado de conservação e muito mofo pela frente. O elenco é todo muito interessante embora praticamente desconhecido em nosso país. Enfim, recomendo esse pequeno mas muito interessante filme de terror. Se encontrar pela frente por aí procure conhecer, pois vai ser sim uma grata surpresa.

Pablo Aluísio.

Conexão Perigosa

Título no Brasil: Conexão Perigosa
Título Original: Paranoia
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Reliance Entertainment
Direção: Robert Luketic
Roteiro: Jason Dean Hall, Barry L. Levy
Elenco: Liam Hemsworth, Gary Oldman, Harrison Ford, Richard Dreyfuss, Amber Heard

Sinopse:
Adam Cassidy (Liam Hemsworth) é um jovem pobre e ambicioso do Brooklyn em Nova Iorque que sonha em crescer dentro do ramo de empresas de alta tecnologia. Após várias tentativas em se destacar ele acaba caindo dentro de um perigoso jogo envolvendo dois magnatas do setor, Nicolas Wyatt (Gary Oldman) e Jock Goddard (Harrison Ford), velhos parceiros que se tornaram rivais mortais. Não demora muito para Adam descobrir todo o jogo sujo do mundo corporativo americano.

Comentários:
Uma tentativa de atrair o público mais jovem, mostrando o lado mais sombrio das grandes corporações de tecnologia da economia americana. Todos pretendem vencer a acirrada disputa pelo mercado e para isso não medem esforços, apelando para espionagem industrial, chantagens, roubos e até mesmo mortes. Curiosamente temos aqui um elenco estelar rodeando um ator bem medíocre, o tal de Liam Hemsworth. Muito fraco e sem expressão ele acaba estragando grande parte do potencial do filme. Esse seria um papel ideal para Tom Cruise caso ele fosse uns vinte anos mais jovem. Harrison Ford, que foi um dos maiores campeões de bilheteria das últimas décadas, se recolhe a um papel coadjuvante, quem diria. Ele surge em cena careca, com um visual estranho, e tenta incorporar para seu papel maneirismos à la Steve Jobs. Gary Oldman, também em papel secundário, se sai bem melhor, principalmente porque ele pode nunca ter sido um astro como Ford mas certamente sempre foi melhor ator do que ele. O roteiro não tem grandes surpresas mas ao menos consegue manter a atenção do espectador em sua trama enxuta. E como convém em thrillers atuais como esse há uma reviravolta nos últimos minutos mas nada que venha a comprometer o resultado final.

Pablo Aluísio.

Star Trek - Nêmesis

Título no Brasil: Star Trek - Nêmesis
Título Original: Star Trek - Nemesis
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Stuart Baird
Roteiro: John Logan, baseado na obra de Gene Roddenberry
Elenco: Patrick Stewart, Jonathan Frakes, Brent Spiner, LeVar Burton, Michael Dorn, Tom Hardy

Sinopse:
Após um tempo necessário para reparos técnicos a nave Enterprise é novamente enviada para uma importante missão nos confins do universo. O capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) e os membros de sua tripulação precisam ir até o distante planeta Romulus para costurar um tratado de paz entre os romulanos e a Federação. O problema é que há uma rebelião em larga escala naquele mundo liderado pelo rebelde Shinzou (Tom Hardy) que não medirá esforços para destruir todos os planos de paz.

Comentários:
Esse filme marcou a despedida da tripulação da "Nova Geração" dos cinemas. Após quatro filmes a Paramount estava planejando um novo rumo para a franquia e o elenco da nova série não fazia mais parte dos planos do estúdio. Também pudera, havia vários problemas rondando a produção. O envelhecimento do ator Brent Spiner era um deles. Não havia mais como esconder que Data, apesar de ser um androide, estava ficando cada dia mais envelhecido. Patrick Stewart também estava pulando fora do barco. Ele era muito agradecido à Paramount pelo ótimo papel de Jean-Luc Picard mas também estava cansado e queria partir para outros desafios, como na série de filmes dos X-Men. Muito provavelmente o clima de despedida tenha atrapalhado o resultado final. É um bom filme certamente mas se tornou também um constrangedor fracasso de bilheteria. Nesse caso a culpa realmente foi do estúdio que resolveu lançar "Star Trek - Nemesis" no mesmo fim de semana em que chegava nas telas o tão esperado "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres". O resultado foi desastroso. Com essa bilheteria decepcionante (meros 40 milhões de dólares) a Paramount então resolveu encerrar de vez a saga da Nova Geração. De uma forma ou outra, mesmo com o mal resultado comercial, não se pode ignorar as qualidades desse "Star Trek" que surge bem mais corrosivo e ousado do que o habitual. Em termos de valor artístico não há como negar que a despedida do capitão Jean-Luc Picard e sua tripulação foi mais do que digna, foi marcante de fato.

Pablo Aluísio.

domingo, 13 de abril de 2014

A Força do Destino

Título no Brasil: A Força do Destino
Título Original: An Officer and a Gentleman
Ano de Produção: 1982
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Taylor Hackford
Roteiro: Douglas Day Stewart
Elenco: Richard Gere, Debra Winger, David Keith, Robert Loggia, Louis Gossett Jr

Sinopse:
Zack Mayo (Richard Gere) é um jovem problemático que decide entrar nas forças armadas dos Estados Unidos. Enquanto leva um conturbado romance com sua namorada, Paula (Debra Winger) vai crescendo como homem e soldado, sob o comando do sargento linha dura Emil Foley (Louis Gossett Jr).

Comentários:
Um dos maiores sucessos da carreira de Richard Gere. Na época o filme surpreendeu se tornando um dos mais lucrativos da história (custou meros 3 milhões de dólares e rendeu mais de 130 milhões só no primeiro ano de exibição). A estória envolvendo o romance de um militar e uma garota de muita personalidade caiu nas graças do público que lotou os cinemas. Gere, jovem e bonitão, encarna sem culpa a figura do rapaz rebelde que se alista nas forças armadas americanas e sofre com a dura disciplina da rotina militar. O grande destaque do elenco, premiado inclusive com o Oscar de melhor ator coadjuvante, é o ator Louis Gossett Jr. Ele interpreta o Sargento Emil Foley, um tipo que se tornaria recorrente nos anos seguintes, um sujeito linha dura mas de bom coração que no fundo só deseja que seus subordinados se endireitem na vida.

Além do Oscar de Gossett o filme ainda levou o Oscar de Canção ("Up Where We Belong", um hit em seu lançamento, grande sucesso que sempre tocava na FM embalando os namoros dos jovens apaixonados da época). Visto hoje em dia "A Força do Destino" ainda se mantém interessante. O filme foi acusado por alguns críticos de ser uma mera propaganda de recrutamento do complexo militar americano, mostrando com sua mensagem que apenas as forças armadas conseguem colocar certas pessoas de volta no caminho certo da vida. Acho essa visão injusta. O foco do filme é em cima do romance de Zack Mayo (Richard Gere) e Paula (Debra Winger) e não apenas na mudança de vida do protagonista após entrar na vida militar. Tanto isso é verdade que o filme até hoje é lembrado por seu romantismo e não pelas cenas dentro do quartel. E é justamente por esse lado romântico que resolvi resgatar esse que é certamente um dos mais belos contos de amor que o cinema da década de 80 produziu. Indicado para quem ainda acredita na força do amor, apesar de tudo.

Pablo Aluísio.

The Blacklist

Título no Brasil: The Blacklist
Título Original: The Blacklist
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: NBC
Direção: Vários
Roteiro: Jon Bokenkamp (criador da série)
Elenco: James Spader, Megan Boone, Ryan Eggold

Sinopse:
Após longos anos desaparecido o ex-agente da inteligência americana Raymond 'Red' Reddington (Spader) ressurge na sede da CIA em Washington. Ele agora é um criminoso procurado mas decide se entregar para trair seus antigos companheiros de crime, terroristas e gente da pesada, que interessa ao governo americano. Sua única condição para ajudar a prender os membros do crime organizado é tratar tudo com exclusividade com a inexperiente agente Elizabeth Keen (Megan Boone). Que ligação misteriosa liga essas duas pessoas tão diferentes entre si?

Comentários:
Nova série que está sendo lançada no Brasil (nos Estados Unidos teve sua estréia no ano passado). Bom, o que podemos dizer? Logo de cara ficamos com um certo receio pois essa coisa de criminoso veterano e inteligente trocando figurinhas com agente do FBI inexperiente lembra demais o duelo de "O Silêncio dos Inocentes". Tudo bem, em termos de entretenimento nada se perde, tudo se recicla, mas o ponto inicial, o pontapé que dá começo ao jogo de fato é bem parecido com o famoso filme de Jonathan Demme. Infelizmente Anthony Hopkins não pode ser comparado com James Spader! Por falar nele o espectador que não teve muito contato com sua carreira nesses últimos anos certamente levará um choque ao encontrar o ator muito envelhecido, careca e um pouco acima da peso, em nada lembrando o jovem arrogante dos filmes de John Hughes dos anos 80. Mesmo assim devo dar o braço a torcer pois ele visivelmente está empenhado em fazer seu personagem dar certo o que era previsível pois não existe nada melhor para um veterano hoje em dia do que emplacar uma série de sucesso na TV americana. Dará certo? Continuará e se tornará um programa com muitas temporadas? Não sabemos ao certo, isso será determinado pelos índices de audiência que a série alcançar no concorrido mercado televisivo dos ianques. No saldo geral é uma série por enquanto apenas mediana mas que tem potencial de se tornar algo realmente muito bom. Só nos resta esperar pelo melhor.

Pablo Aluísio.

sábado, 12 de abril de 2014

Gigolô Americano

Título no Brasil: Gigolô Americano
Título Original: American Gigolo
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Paul Schrader
Roteiro: Paul Schrader
Elenco: Richard Gere, Lauren Hutton, Hector Elizondo

Sinopse:
Julian (Richard Gere) é um homem sofisticado, fino e educado, que ganha a vida realizando programas sexuais com mulheres mais maduras e solitárias. Em um desses atendimentos algo saiu errado e ele acaba sendo acusado de assassinato. Sem álibi ou meios de refutar as acusações acaba entrando em uma teia de conspirações da qual não consegue mais sair.

Comentários:
Lançado no começo da década de 80 "Gigolô Americano" foi uma das produções mais conhecidas da carreira de Richard Gere. O filme ainda continua interessante e não envelheceu tanto assim. Na realidade o tema é até curioso e por isso pode ainda nos dias atuais chamar a atenção. Richard Gere, cheio de maneirismos e bastante jovem, está bem adequado ao papel muito embora a qualidade de sua interpretação seja oscilante, onde ele se sai melhor nas cenas de sedução. Já nos momentos mais dramáticos falta realmente maior domínio de cena. O roteiro tem uma contradição absurda. Em determinado momento do filme um marido traído lhe oferece dinheiro para que ele deixe de ter um caso com sua esposa. Cheio de escrúpulos o personagem de Gere recusa a proposta! Como engolir algo assim de uma pessoa que vive de comercializar justamente os envolvimentos com suas clientes, que faz programas em troca de dinheiro? Será que teria mesmo tantos valores morais de uma hora para outra? Realmente incoerente e inverossímil...

Outra questão não condizente com a realidade dos fatos surge quando Gere se recusa a fazer programas com homens, não aceitando ser "michê". Ora a prostituição masculina é quase que inteiramente vinculada a homossexuais, pois o serviço prestado a mulheres é infinitamente menor em termos de número de clientes e dinheiro. Se o gigolô feito por Gere se limitasse a só sair com mulheres ele certamente não conseguiria manter o alto padrão de vida que ostenta no filme (carro de luxo, apartamento chic e roupas de grife). Visualmente o filme tem uma estética que foi muito utilizada nos anos 80, com farto jogo de luz e sombra (como nos momentos em que a luz refletida nas persianas incide sobre os personagens). Esse mesmo artifício seria muito usado ainda em filmes como “Nove Semanas e Meia de Amor” (curiosamente com temática semelhante, erótica sensual). De qualquer forma, tirando esses problemas de lógica, "Gigolô Americano" é um bom filme, tem bom ritmo, tema chamativo e uma subtrama envolvendo assassinato. Vale a pena conferir (ou rever).

Pablo Aluísio.

Munique

Título no Brasil: Munique
Titulo Original: Munich
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks SKG
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tony Kushner e Eric Roth, baseado na obra de George Jonas
Elenco: Eric Bana, Daniel Craig, Ciarán Hinds, Mathieu Kassovitz

Sinopse:
Durante as Olimpíadas de Munique em 1972 um grupo de terroristas palestinos fazem de reféns e depois matam onze atletas israelenses. Depois da tragédia o serviço secreto de Israel começa a procurar os responsáveis pelo bárbaro crime cometido contra os esportistas. O próprio Estado de Israel então começa uma verdadeira caçada em busca dos assassinos.

Comentários:
Achei um filme muito frio para um tema tão quente! Spielberg obviamente só mostra um lado da história. Ele tem raízes judaicas, o que talvez explique sua postura em relação ao material. O problema político que deu origem a tudo continua em aberto, sem sinal de solução. É uma questão complexa. Infelizmente não vejo solução a curto prazo. Enquanto existirem duas nações em um só território os conflitos não cessarão. De qualquer maneira o diretor tenta lidar com esse tema, o que não é nada comum em sua filmografia. Como bem se sabe Spielberg construiu sua brilhante carreira em cima de filmes fantasiosos que mexiam com a imaginação de seu público acima de tudo. Filmes com conteúdo político são bem raros em sua carreira e do estilo de "Munique" não encontraremos nada parecido. Certa vez li uma entrevista em que Spielberg fazia uma mea culpa sobre si mesmo. Ele afirmou que durante décadas negligenciou suas origens e isso mais cedo ou mais tarde começou a ser cobrado dentro de sua comunidade. Muito provavelmente isso explique a produção desse "Munique". Foi a forma encontrada por Spielberg de pedir desculpas aos seus compatriotas. Infelizmente isso não redime o filme de ser fraco e muitas vezes enfadonho. Melhor mesmo é voltar ao seu velho estilo onde sempre reinou absoluto.

Pablo Aluísio.

Os Gritos do Silêncio

Título no Brasil: Os Gritos do Silêncio
Titulo Original: The Killing Fields
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Rolland Joffé
Roteiro: Bruce Robinson
Elenco: Sam Waterston, John Malkovich, Julian Sands, Craig T. Nelson

Sinopse:
Jornalista americano e fotografo cambojano testemunham os horrores das revoluções comunista do Khmer Vermelho no Camboja. Vencedor do Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Haing S. Ngor), melhor fotografia e melhor edição. Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Sam Waterston) e melhor roteiro adaptado.

Comentários:
Esse tipo de filme não é recomendado para todos. É um filme com grande teor politico (o que já afasta grande parte do público, principalmente o atual bem mais interessado em cinema chiclete). Pois bem, para quem quiser conhecer um pouco de história, principalmente das atrocidades do Khmer Vermelho, o filme é obrigatório. Também recomendo para "esquerdistas de butique" que acham que o socialismo é tudo de bom. Na realidade o fato é que ditaduras de esquerda costumam ser bem piores que ditaduras de direita. Isso porque as pessoas são mortas em nome de um ideal que na realidade é pura loucura ideológica. Vide as ditaduras de Stalin, Mao Tsé Tung e outros genocidas da história. O filme porém procura mostrar tudo de uma forma mais isenta, sem se tornar panfletário. Na verdade o que vem em primeiro plano é a questão humana, as mortes e assassinatos sem controle. A fachada ideológica certamente é explorada mas sem tanto alarde. Uma produção que nos faz refletir sobre o perigoso mundo em que vivemos. Indicado principalmente para quem deseja conhecer os becos mais obscuros da história.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Meninos Não Choram

Título no Brasil: Meninos Não Choram 
Título Original: Boys Don't Cry
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Fox Searchlight Pictures
Direção: Kimberly Peirce
Roteiro: Kimberly Peirce, Andy Bienen
Elenco: Hilary Swank, Chloë Sevigny, Peter Sarsgaard

Sinopse:
Brandon Teena (Hilary Swank) é uma garota que decide assumir uma identidade masculina numa cidadezinha do Nebraska, um dos estados mais atrasados do interior dos Estados Unidos. Se fazendo passar por menino ela acaba ganhando a confiança dos moradores da região, inclusive iniciando um caso amoroso com uma linda jovem de sua idade. As coisas porém logo complicam pois sua identidade é desmascarada, dando origem a muita violência e intolerância por parte daquela sociedade.

Comentários:
O roteiro de "Boys Don't Cry" foi baseado numa história real e talvez por isso tenha mexido tanto com o público em seu lançamento. O interessante é que não se trata de uma fita que levante a bandeira do movimento gay ou algo do tipo mas sim apenas um retrato de uma jovem garota que não consegue lidar com sua identidade feminina. Essa mudança de papel acaba despertando e trazendo à tona o pior lado das pessoas, inclusive de gente próxima a ela, pelo qual tinha verdadeira confiança e amizade. Mesmo após todos esses anos não há como negar que esse foi o melhor trabalho da carreira da atriz Hilary Swank, que inclusive foi merecidamente premiada com o Oscar da Academia. Ela incorpora sem medo o personagem Brandon Teena e dá show de atuação para os espectadores. Um momento brilhante de sua vida como atriz. Assim podemos dizer que "Meninos Não Choram" é um filme que conscientiza e impressiona nas mesmas proporções sem se tornar em nenhum momento panfletário ou vulgar. Não deixe de assistir.

Pablo Aluísio.

Adaptação

Título no Brasil: Adaptação
Título Original: Adaptation
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Charlie Kaufman, Donald Kaufman, Susan Orlean
Elenco: Nicolas Cage, Tilda Swinton, Meryl Streep, Chris Cooper, Jay Tavare, Brian Cox, Maggie Gyllenhaal

Sinopse:
Um roteirista recebe uma tarefa praticamente impossível: adaptar para o cinema um livro técnico sobre orquídeas! Como transformar algo assim em um filme? Desesperado, em crise, resolve inovar escrevendo um outro texto, esse sobre a adaptação de um livro simplesmente impossível de adaptar. Filme que usa brilhantemente a chamada metalinguagem cinematográfica.

Comentários:
Para alguns é um filme chato, pretensioso em demasia e sem sentido. Para outros é uma pequena obra prima que usa a metalinguagem cinematográfica de forma brilhante. Afinal quem tem razão? Na verdade toda obra artística desperta sentimentos e reações contraditórias, dependendo do espectador. "Adaptação" não é diferente. O estilo vem bem ao encontro do cinema pouco convencional de Spike Jonze, um cineasta que passa longe de realizar filmes banais. Na verdade ele utilizou de sua própria experiência profissional e pessoal para criar um enredo muito inteligente e sui generis. Por essa razão não espere nada muito quadradinho e nem dentro dos padrões. No elenco cabe destacar também o trabalho do Nicolas Cage. Hoje em dia infelizmente ele está em uma maré baixa que não parece ter fim mas há mais de dez anos tinha um status de ótimo ator, sempre se envolvendo em projetos ousados e fora do comum. A construção de seu personagem aqui é realmente perfeita e mexe bastante com o espectador que está em busca de algo novo, que fuja do lugar comum. Experimente, conheça, não podemos dizer com certeza que você vai gostar mas certamente será uma experiência cinematográfica diferente.

Pablo Aluísio.

O Corte da Navalha

Título no Brasil: O Corte da Navalha
Título Original: Razorback
Ano de Produção: 1984
País: Austrália
Estúdio: UAA Films, Western Film Productions
Direção: Russell Mulcahy
Roteiro: Everett De Roche, baseado no livro de Peter Brennan
Elenco: Gregory Harrison, Arkie Whiteley, Bill Kerr e Chris Haywood

Sinopse:
Mortes recorrentes começam a acontecer em um vilarejo nos rincões australianos. A razão dos ataques é desconhecida mas a população local atribui as mortes a um javali de tamanho descomunal que ronda a região. Para investigar o que está acontecendo uma repórter dos Estados Unidos, que está na Austrália escrevendo sobre a morte de cangurus, resolve se unir a um homem em busca de sua esposa desaparecida e a um caçador para descobrir o que de fato está causando as mortes.

Comentários:
Nos tempos das fitas VHS esse filme era bem fácil de encontrar nas locadoras pois foi lançado bem no comecinho da febre do vídeo cassete. Eu me recordo que sempre esbarrava com "Razorback" todo fim de semana que ia atrás de filmes para locar. Como nem sempre se encontrava os últimos lançamentos comecei a levar para casa filmes mais antigos que não tinha visto ainda. Esse foi um deles. No começo fiquei meio desconfiado, até porque uma sinopse sobre um filme sobre javali assassino não era muito promissor. Para tornar a situação ainda mais complicada o filme era australiano, então era de fato um risco alugar algo assim. Mesmo com reservas resolvi arriscar e aluguei. Não é um filme arrebatador, nem nenhuma obra prima, mas diverte e até surpreende pelas ousadias narrativas do diretor Russel Mulcahy. Valeu bastante a pena assistir. Hoje em dia o ciclo dos filmes VHS já está encerrado e "Razorback" é bem mais complicado de se achar. Mesmo assim se por um desses acasos da vida de cinéfilo encontrar essa fita por aí não deixe de assistir, no mínimo será uma experiência nova ver algo assim tão singular

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Garota, Interrompida

Título no Brasil: Garota, Interrompida
Título Original: Girl, Interrupted
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: James Mangold
Roteiro: Susanna Kaysen, James Mangold
Elenco: Winona Ryder, Angelina Jolie, Brittany Murphy, Jared Leto, Vanessa Redgrave, Whoopi Goldberg, Clea DuVall

Sinopse:
Baseado em fatos reais. O enredo se passa em 1967. A jovem Susanna Kaysen (Winona Ryder) é submetida a uma sessão de psicanálise e em pouco tempo diagnosticada como portadora de uma estranha síndrome chamada de "Ordem Incerta de Personalidade". Na verdade o fato é que ela é apenas uma garota adolescente como outra qualquer, com todos os conflitos típicos dessa idade. Isso porém não é levado em conta e ela é internada em uma instituição psiquiátrica onde por dois longos anos terá contato com o lado mais triste e sombrio do ser humano.

Comentários:
Um retrato cruel do mundo atrás dos muros de hospitais psiquiátricos. A personagem de Winona Ryder (em seu último grande filme) é vítima de muitas coisas (preconceitos, prepotências, etc) mas não de uma verdadeira doença mental. Esse é um filme que se destaca pelo excelente elenco feminino onde as atrizes dão verdadeiro show de talento. Entre as melhores interpretações não poderia deixar de citar Angelina Jolie (quem diria...) e a precocemente falecida Brittany Murphy. Bem acima da média, Além disso não deixa de ser um filme curioso, uma espécie de versão feminina e radical de "Um Estranho no Ninho", mas claro sem o bom humor. A verdade pura e simples é que Hollywood tem tradição de fazer filmes sobre doenças mentais, sejam elas reais ou imaginárias. Aqui o tema é tratado de forma sutilmente mais leve mas não menos perturbadora. Jolie, antes de virar estrela e fazer bobagens blockbusters como Salt, atua bem e praticamente rouba o filme. Bons tempos em que ela não era uma chata da auto promoção desenfreada. Em suma, "Girl, Interrupted" é um primoroso estudo da alma feminina e seus fantasmas psicológicos.

Pablo Aluísio.

Marte Ataca!

Título no Brasil: Marte Ataca!
Título Original: Mars Attacks!
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Tim Burton
Roteiro: Len Brown, Woody Gelman
Elenco: Jack Nicholson, Pierce Brosnan, Sarah Jessica Parker, Glenn Close, Annette Bening, Danny DeVito, Martin Short, Michael J. Fox, Rod Steiger, Natalie Portman

Sinopse:
É um dia normal para todos, até que o presidente dos Estados Unidos anuncia que marcianos foram vistos circulando a Terra. O país se prepara então para receber os marcianos da melhor forma possível e um encontro é organizado, mas nem tudo sai como planejado, pois os visitantes parecem ter outros planos para a Terra. Eles são apenas seres mal interpretados em suas intenções ou será que eles realmente querem destruir toda a humanidade?

Comentários:
Outra bizarrice assinada por Tim Burton. Curiosamente nunca consegui gostar desse filme. Também pudera, é um produto muito específico, baseado em uma série de figurinhas dos anos 50 que contava a história da invasão da Terra por marcianos (velho conceito que apesar dos anos continua tão presente em nossa cultura pop). Bom, costumam dizer que um dos problemas de filmes baseados em histórias em quadrinhos é a dificuldade dos roteiristas em criar bons roteiros, até porque o material original provém de outro tipo de linguagem, bem mais simples do que o cinema. Agora imagine construir todo um filme em cima de meras figurinhas de álbum! Coisa de louco não é mesmo? Tim Burton tinha uma ligação sentimental com essas figurinhas pois as colecionou quando era um garoto. Ok, tudo bem você ter uma nostalgia dessas, algo até poético, mas adaptar todo um filme em cima disso?! Me soa meio exagerado e fora de propósito. O mais curioso é ver quanta gente de alto nível resolveu aderir ao projeto. Atores conceituados como Jack Nicholson entraram na brincadeira, só para mostrar a força do cacife que Burton tinha na época - fruto, é claro, do enorme sucesso comercial de "Batman". O resultado é bem irregular. Tecnicamente é um show, com efeitos de encher os olhos mas como cinema em si o que se vê é algo bem decepcionante. Nem as piadas funcionam e nem o clima de trash forçado dá certo. Uma bobagem sem tamanho criada para satisfazer única e exclusivamente o ego de Burton, que pelo visto não tem limites.

Pablo Aluísio.

Os Fantasmas se Divertem

Título no Brasil: Os Fantasmas se Divertem
Título Original: Beetle Juice
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Tim Burton
Roteiro: Michael McDowell, Larry Wilson
Elenco: Alec Baldwin, Geena Davis, Michael Keaton

Sinopse:
Adam e Barbara formam um casal normal... que por acaso estão mortos! Eles amam sua casa mas infelizmente uma nova família (de pessoas vivas) resolve se mudar para o imóvel. Adam e Barbara odeiam a ideia de ter que compartilhar seu querido lar com outras pessoas e por isso começam a  assustá-los mas nada parece dar certo, então eles decidem invocar o insano Betelgeuse (Keaton) para colocar aquele povo para correr de lá! Isso porém logo se revelará uma má ideia para todos...

Comentários:
Essa conhecida comédia de humor negro está para ganhar um remake em breve. Durante algum tempo fiquei em dúvida se tinha assistido pela primeira vez no cinema ou em VHS mas depois de pensar um pouco tenho (quase) certeza que vi mesmo em vídeo. Na época não conhecíamos ainda o estilo do diretor Tim Burton (esse foi seu primeiro filme de repercussão). Ao primeiro olhar realmente tudo parecia bem inovador. A direção de arte saltava aos olhos com figurinos e maquiagens fora do comum. O enredo também era bem fora do convencional com esse estranho personagem interpretado pelo ator Michael Keaton (que ora vejam só iria virar o próprio Batman na primeira versão para o cinema, com o mesmo Burton na direção pouco tempo depois). Embora tivesse um tema, digamos, mórbido, "Os Fantasmas se Divertem" ainda surpreendia por trazer números musicais (entre eles um que ficou bem famoso ao redor da mesa). Confesso que na época estranhei um pouco aquela mistura de gêneros - terror, comédia e musical tudo num só caldeirão! Rever esse filme hoje em dia acaba virando um exercício de nostalgia, não apenas dos anos 1980 mas também da estética cinematográfica da época. Eram outros tempos onde a ousadia ainda era muito bem-vinda e os estúdios não tinham receios de arriscar - afinal de contas se o filme não fosse bem sucedido no cinema ainda existia a possibilidade de faturar com a fita nas locadoras depois. Certamente ficou um pouco datado mas pensando bem isso acaba contribuindo ainda mais para seu charme. Aproveite enquanto o remake não vem para estragar tudo.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Por Amor

Título no Brasil: Por Amor
Título Original: For Love of the Game
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Sam Raimi
Roteiro: Michael Shaara, Dana Stevens
Elenco: Kevin Costner, Kelly Preston, John C. Reilly

Sinopse:
Billy Chapel (Kevin Costner) foi uma lenda do beisebol americano. Com um passado cheio de glórias ele agora enfrenta a dura realidade da idade chegando. Com mais de 40 anos não consegue mais ser páreo para os novos valores do esporte. Agora ele terá sua última chance de provar seu valor dentro da liga ao mesmo tempo em que tentará conquistar o coração da mulher que sempre amou.

Comentários:
Mais uma incursão de Kevin Costner no gênero filmes de esporte. Muitas pessoas que leram a sinopse acima vão notar uma incrível semelhança de enredo com outro filme de Costner que comentei há pouco tempo aqui no blog, o filme "O Jogo da Paixão". De fato são roteiros bem semelhantes, onde a grande diferença vem porém do esporte que é pano de fundo da trama, se lá tínhamos o golf, aqui temos o esporte nacional dos Estados Unidos, o beisebol. Esse filme tem um clima vintage que aprecio bastante. Aliás o próprio beisebol anda em crise nos EUA porque é considerado um esporte ultrapassado, adorado apenas pelos mais velhos. Os jovens andam preferindo mesmo o futebol americano, o basquete e em menor grau o soccer (o nosso futebol, que é apreciado especialmente pelas jovens em idade escolar, a ponto inclusive da seleção americana de futebol ser a melhor do mundo atualmente). Com a concorrência de tantos esportes mais vibrantes o beisebol vai ganhando esse status de esporte decadente, curtido apenas pelos veteranos. De uma forma ou outra não há como negar que ele também é um símbolo cultural dentro da nação ianque e é justamente em cima disso que Costner aposta para atrair boas bilheterias aqui. O elenco coadjuvante também é interessante com destaque para a bonita Kelly Preston (esposa de John Travolta na vida real) e John C. Reilly (um bom ator que quase sempre é subestimado). O filme tem clichês e de certo modo é previsível mas no final das contas vale a sessão, seja você um fã de beisebol ou não.

Pablo Aluísio.

Anna Karenina

Título no Brasil: Anna Karenina
Título Original: Anna Karenina
Ano de Produção: 1948
País: Inglaterra
Estúdio: London Film Productions
Direção: Julien Duvivier
Roteiro: Jean Anouilh, Guy Morgan, baseados na obra de Leo Tolstoy 
Elenco: Vivien Leigh, Ralph Richardson, Kieron Moore

Sinopse:
Stefan e Dolly Oblonsky aparentemente formam um casal feliz mas por baixo dessa fachada as brigas são constantes. Para contornar a situação conjugal complicada Stefan entra em contato com Anna Karenina (Leigh), sua irmã, para ir até Moscou. Na viagem entre São Petersburgo e Moscou, Karenina acaba conhecendo outro casal, a condessa e o conde Vronsky. O que começa como uma simples amizade no trem em que viajam acaba virando algo mais entre Karenina e o coronel e conde russo.

Comentários:
Mais um filme baseado no livro imortal de Leo Tolstoy. É uma produção inglesa que teve grande repercussão em seu lançamento por causa da bela presença da atriz Vivien Leigh, na época ainda colhendo os frutos de seu grande filme, "E o Vento Levou". A atriz surge em cena com os cabelos levemente cacheados, bem escurecidos, em figurino e joias de luxo, além de seu habitual carisma e talento. A direção parece perdidamente apaixonada por ela pois o filme tem longos planos focando apenas seu rosto em close, usando belamente a fotografia em preto e branco para contrastar seu belo rosto iluminado com um fundo escuro e misterioso. O único brilho que surge no meio da escuridão é a de seu colar de diamantes e pedras preciosas. Um belo efeito que dá um toque muito sensual e glamoroso ao filme em si. O enredo é clássico mas há uma tentativa de transformar o perigoso caso de amor em uma ode ao sentimento proibido, seja pelas convenções sociais, seja pelos valores morais e religiosos. No final as mais românticas vão ficar devidamente satisfeitas pois o filme tem drama, romance e também cenas de bailes, com roupas da época e muito luxo. Tudo embalado em muito romantismo à moda antiga. Para o público masculino a sessão também valerá a pena, pois chegará à conclusão de que a Vivien Leigh era realmente uma graça, como atriz e como personalidade.

Pablo Aluísio.


terça-feira, 8 de abril de 2014

Gravidade

Título no Brasil: Gravidade
Título Original: Gravity
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón
Elenco: Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris

Sinopse:
Durante uma missão espacial de conserto do telescópio Hubble, uma tripulação americana passa por uma terrível situação ao ter que enfrentar os efeitos da destruição de um satélite espião russo no espaço. Seus detritos e destroços se tornam verdadeiras ameaças para a sobrevivência de todos. Filme vencedor dos Oscars de Melhor Direção (Alfonso Cuarón), Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som, Fotografia, Edição e Trilha Sonora Original.

Comentários:
Nunca se viu na história do cinema uma missão espacial tão desastrosa como essa. Absolutamente tudo que poderia dar errado acaba acontecendo. É a lei de Murphy elevada à nona potência. Nem em "Apolo 13" vimos nada parecido. A diferença é que enquanto no filme estrelado por Tom Hanks víamos a reconstituição de uma missão espacial real, aqui em "Gravidade" tudo é ficção e onde há mera ficção a imaginação literalmente ganha asas. De fato o enredo é dos mais imaginativos que já vi e tudo aparece potencializado por uma qualidade técnica simplesmente perfeita, mostrando o nível técnico que o cinema americano alcançou! Claro que muita gente saiu do cinema reclamando pela falta de veracidade de tudo o que acontece mas pensem bem, a vocação de "Gravidade" é realmente de aventura. Estamos na presença de uma aventura espacial que se fosse realizada no passado distante poderia até mesmo ser estrelado por um Errol Flynn da vida.

Não é aquele tipo de filme de ficção que você deva levar muito à sério, pelo contrário, aqui o importante é curtir o show de efeitos digitais e o clima de aventura que atravessa o filme de ponta a ponta. Penso inclusive que "Gravidade" é o mais pipoca de todos os filmes indicados ao Oscar esse ano. Há um clima acentuamente fantasioso que deseja acima de tudo divertir sua platéia. Assim não adiante procurar por algo ao estilo "2001 - Uma Odisséia no Espaço", afinal "Gravidade" não tem essa pretensão. É, como eu disse, uma aventura espacial extremamente bem realizada e nada mais. E por fim o que dizer da Sandra Bullock? Bem, ela tem experiência em desastres, haja visto sua carreira. Bullock é totalmente irregular, concorre ao Oscar em um ano, ao Framboesa de Ouro no outro e segue em frente. Vai do céu ao inferno em questão de meses. Aqui ela praticamente segura o filme inteiro, pois os demais personagens são meramente secundários. Em vista disso merece elogios. Em conclusão temos aqui de fato uma produção extremamente bem realizada, com direção segura e que mantém o ritmo, certamente merecedora de todos os Oscars técnicos que venceu mas que tem em sua essência o puro entretenimento, sem maiores pretensões em se tornar um cult movie no futuro.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Reféns

Título no Brasil: Reféns
Título Original: Trespass
Ano de Produção: 2011
País: Estados Unidos
Estúdio: Millennium Films, Nu Image Films
Direção: Joel Schumacher
Roteiro: Karl Gajdusek
Elenco: Nicolas Cage, Nicole Kidman, Cam Gigandet

Sinopse:
Kyle Miller (Nicolas Cage) é um comerciante de diamantes que tem uma bela casa e uma família formada por sua linda esposa Sarah (Nicole Kidman) e sua filha Avery (Liana Liberato). Sua rotina feliz porém é brutalmente interrompida quando um grupo de criminosos invade sua casa para roubar as pedras preciosas. A partir daí se instala um jogo mortal de ameaças e violência. 

Comentários:
Sinceramente estava esperando um abacaxi daqueles! O filme foi tão criticado em seu lançamento que pensei tratar-se de outro filmeco da carreira de Nicolas Cage. Bobagem, "Reféns" passa longe de ser tão ruim como disseram. Na verdade posso dizer que como thriller e dentro de sua proposta ele cumpre muito bem seus objetivos. O roteiro vai explorando essa situação de desespero, jogando com várias reviravoltas ao longo da projeção. Algumas delas soam forçadas mas outras me agradaram. Kidman está lindissima no começo do enredo, mostrando que idade nem sempre rima com perda da beleza e charme, basta apenas saber envelhecer com elegância. Cage está até bem interessante em seu personagem. Ao invés de ser o herói cool de ação de seus últimos filmes (ruins) ele interpreta um típico pai de família americano que negocia no mercado de diamantes e se vê envolvido numa situação limite. O cineasta Joel Schumacher dirige o filme. Como eu já tive oportunidade de escrever aqui antes ele é um profissional irregular, com altos e baixos na carreira. Esse filme aqui eu colocaria entre seus trabalhos medianos, nem se enfileira com seus melhores momentos e nem tampouco pode ser considerado uma de suas porcarias infames (como aquele Batman que todos odeiam). Um filme com pouco mais de 90 minutos (duração ideal) que certamente se transforma em um bom passatempo para um domingo à tarde preguiçoso.

Pablo Aluísio.

Domínio - Prequel do Exorcista

Título no Brasil: Domínio - Prequel do Exorcista
Título Original: Dominion - Prequel to the Exorcist
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Morgan Creek Productions
Direção: Paul Schrader
Roteiro: William Wisher Jr., Caleb Carr
Elenco: Stellan Skarsgård, Gabriel Mann, Clara Bellar

Sinopse:
Dois padres católicos, entre eles Lankester Merrin (Stellan Skarsgård), são enviados para a África para monitorarem a descoberta de uma antiga e desconhecida igreja soterrada pelas areias do deserto. Assim que entram no local descobrem que aquela igreja foge dos padrões convencionais. Dedicada ao anjo Gabriel, que na tradição teria vencido Lúcifer e seus demônios, ela esconde sob seu altar um terrível segredo envolvendo um mal milenar. Ao abrir aquelas portas os padres também abrem, sem saber, os próprios portões do inferno.

Comentários:
Esse filme mostra como foi confusa a volta da franquia "O Exorcista" para os cinemas. Essa produção foi dirigida pelo cineasta Paul Schrader. A produtora Morgan Creek não gostou do resultado. O projeto foi arquivado, embora quase concluído. O cineasta Renny Harlin finalizou assim a versão de "O Exorcista: O Início" e foi mal recebido por público e crítica. A Morgan Creek então voltou atrás e contratou novamente Schrader para terminar seu filme original. E é justamente isso que conferimos aqui em "Dominion: Prequel to the Exorcist". Embora não seja um grande filme consegue ser melhor do que a versão de Harlin, que ficou muito obcecado com efeitos digitais e esqueceu de desenvolver o lado de suspense e terror de sua obra cinematográfica. "Dominion" se mostra mais sofisticado sob esse ponto de vista. O enredo é melhor trabalhado e não abraça tantas soluções apelativas como o filme anterior. Também mostra problemas de produção pois como foi um projeto arquivado, desarquivado e montado meio que às pressas (para ser lançada pela Warner em 2005) mostra uma certa vacilação em torno do desenvolvimento dos acontecimentos e uma pobreza maior em termos de efeitos especiais. Mesmo assim é bem interessante, um projeto que espera-se não seja o último envolvendo a marca "O Exorcista".

Pablo Aluísio.

Missão Babilônia

Título no Brasil: Missão Babilônia
Título Original: Babylon A.D
Ano de Produção: 2008
País: Inglaterra, França
Estúdio: StudioCanal
Direção: Mathieu Kassovitz
Roteiro: Mathieu Kassovitz
Elenco: Vin Diesel, Michelle Yeoh, Mélanie Thierry, Charlotte Rampling, Gérard Depardieu

Sinopse:
Baseado na obra de Maurice G. Dantec, "Babylon A.D" mostra os eventos que ocorrem quando o veterano e mercenário Toorop (Vin Diesel) é contratado para levar uma jovem até os Estados Unidos em segurança. O mundo ao redor está desmoronando em violência extrema e caos social, por isso a viagem não será das mais tranquilas. Além disso a jovem guarda um enorme segredo que mudará inclusive a ciência e a religião tal como conhecemos.

Comentários:
"Missão Babilônia" surpreende. No começo você pensa que vai assistir mais um filme estrelado pelo brucutu Vin Diesel mas assim que o filme começa você vai percebendo que tem algo interessante no ar. A estrutura do roteiro é na média - a velha coisa de cara durão tendo que levar duas mulheres sãs e salvas para os Estados Unidos. Até aí tudo bem. O que há de diferente nessa produção é seu sub texto que consegue se conectar com ícones religiosos tradicionais (como a virgem Maria) sem com isso se tornar nem ofensivo e nem desrespeitoso. A garota que fica sob a proteção do personagem de Vin Diesel não é uma jovem comum. Ela guarda um segredo que se revelará a grande sacada do filme (e que obviamente por respeito a você leitor não vou entregar aqui nessa resenha). Quando tudo é finalmente revelado você pensa consigo mesmo: "Olha, isso foi intrigante e interessante!". A produção também me chamou bastante a atenção pois a trama é passada em um futuro não muito distante e o planeta, superpovoado, não se transformou em um lugar bacana para se viver, muito pelo contrário, o clima é sufocante, as cidades opressivas e o ambiente como um todo bem hostil contra todo mundo. O filme também apresenta um elenco de apoio com atores de classe como Charlotte Rampling (sempre com muita elegância em cena) e Gérard Depardieu (usando uma maquiagem sutil mas bem chamativa). Olhando sob esse ponto de vista "Babylon A.D" é de fato uma caixinha de surpresas.

Pablo Aluísio.

sábado, 5 de abril de 2014

Cruzada

Título no Brasil: Cruzada
Título Original: Kingdom of Heaven
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Ridley Scott
Roteiro: William Monahan
Elenco: Orlando Bloom, Eva Green, Liam Neeson, Jeremy Irons, Liam Neeson, Alexander Siddig

Sinopse:
Produção de 130 milhões de dólares que recria o contexto histórico das grandes cruzadas quando a Igreja, unida aos nobres europeus da idade média, resolveram libertar Jerusalém e a Terra Santa das mãos dos muçulmanos infiéis. Para isso foi formado um exército que rumou em direção à cidade onde travou-se uma verdadeira batalha pela posse da região.

Comentários:
Muita gente não gostou desse "Cruzada". Eu até entendo a razão. Afinal de contas o filme era dirigido por Ridley Scott e só esse fato já levava muitos a pensarem que teríamos pela frente algo parecido com "Gladiador" ou até mesmo "Falcão Negro em Perigo". Trocando em miúdos, muitos pensaram que iriam assistir a um filme com muita adrenalina, só que passada na Idade Média. Quando chegaram ao cinema se depararam com um roteiro cheio de detalhes, mostrando intrigas políticas envolvendo os cruzados. Certamente não é aquele tipo de produção que você vai ver os cavaleiros templários em batalhas sem fim contra os muçulmanos. Há uma preocupação legítima do roteiro em explicar o contexto histórico onde tudo se desenvolveu. Talvez por essa razão muita gente achou o filme simplesmente chato. Não foi o meu caso. Gosto bastante de história e ver um texto assim tão caprichoso em mostrar aqueles eventos me deixou muito satisfeito - e até surpreendido! O filme só não é uma obra prima por causa do elenco que tem suas falhas. Tentaram alçar o inexpressivo Orlando Bloom ao estrelato mas aqui ele prova porque nunca virou um astro. Ainda bem que temos atores do porte de um Jeremy Irons para salvar tudo do mero ordinário. É um filme diferente de Ridley Scott mas muito bom no saldo final, apesar de certos tropeços. Vale a pena conferir.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Billy Bathgate - O Mundo a Seus Pés

Título no Brasil: Billy Bathgate - O Mundo a Seus Pés
Título Original: Billy Bathgate
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Robert Benton
Roteiro: Tom Stoppard, baseado no livro de E.L. Doctorow
Elenco: Dustin Hoffman, Nicole Kidman, Loren Dean, Bruce Willis, Steve Buscemi, Stanley Tucci

Sinopse:
Billy Bathgate (Loren Dean) é um jovem aspirante à gangster que se torna o braço direito do chefão Dutch Schultz (Dustin Hoffman) durante o auge dos sindicatos do crime nos anos 1920 e 1930. Schultz acaba vendo no jovem ambicioso um reflexo dele próprio quando era apenas um iniciante no mundo da máfia americana. Vendo potencial em Billy ele o inicia em um jogo perigoso onde riqueza e fortuna convivem lado a lado com perigo e morte.

Comentários:
Algumas vezes o cinema parece com o mundo do futebol. No papel você tem uma grande equipe, cheia de craques, mas na prática a coisa não funciona. Essa produção tem ótimo elenco, coadjuvantes realmente de luxo, do primeiro time, mas o resultado é muito fraco, nada marcante, tanto que pouca gente lembra desse filme hoje em dia, uma lástima. "Billy Bathgate" foi um fracasso comercial, a maioria ignorou, inclusive a crítica que nem se importou em malhar o filme (dando razão ao velho ditado que "Não se deve chutar cachorro morto"). Uma pena. Eu até mesmo simpatizo com o filme, até porque gosto desse tipo de película, gangsters e tudo mais. Aliás é muito fácil culpar um tipo de gênero por causa de um fracasso de bilheteria. Quando um faroeste não faz sucesso todos se apressam em dizer frases como "filmes de western não fazem mais sucesso". A mesma coisa disseram aqui. Quando a produção naufragou todos se apressaram em afirmar que "filmes de gangster não fazem mais sucesso". Que bobagem! O filme não fez sucesso porque é realmente fraco. Não adianta culpar todo um estilo. Mesmo assim acho que a produção merece uma segunda chance.

Pablo Aluísio.

12 Anos de Escravidão

Título no Brasil: 12 Anos de Escravidão
Título Original: 12 Years a Slave
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Regency Enterprises, River Road Entertainment
Direção: Steve McQueen
Roteiro: John Ridley, baseado na obra "Twelve Years a Slave" de Solomon Northup
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Michael K. Williams, Michael Fassbender, Lupita Nyong'o, Brad Pitt

Sinopse:
Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um homem livre, pai da família, que mora em Nova Iorque. Educado e culto ele ganha a vida em empregos dignos. Também é um músico talentoso o que lhe rende um convite para se juntar a um grupo de artistas de uma empresa de entretenimento. O que ele nem desconfia é que está entrando em uma cilada. Tudo não passa de mera fachada. Assim que aceita o convite para tocar ele cai nas mãos de sequestradores que o vendem como mão de obra escrava para as fazendas de algodão do sul americano. Lá acaba vivenciando os horrores da escravidão racial. História baseada em fatos reais vencedor de três Oscars: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong'o) e Melhor Roteiro Adaptado (John Ridley).

Comentários:
Apesar de ter vencido o Oscar de Melhor Filme desse ano a produção não conseguiu ainda se tornar um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos. O público americano não parece mais disposto a pagar uma entrada de cinema para assistir um filme com uma história tão triste como essa. É uma pena já que embora seja um drama pesado - daqueles que não dão trégua ao público - "12 Anos de Escravidão" é de fato um filme muito bem realizado, socialmente consciente e que toca na velha ferida da escravidão racial que assolou o sul latifundiário, monocultor e racista daquela nação. Para quem não sabe ainda é interessante esclarecer que o negro escravo era considerado uma mera propriedade de seu senhor, não uma pessoa do ponto de vista jurídico. Assim, se era um bem, uma coisa, e não um sujeito de direitos, ele sofria todo e qualquer abuso de seu amo sem que isso acarretasse qualquer problema legal para o ofensor. Era comum no sul o enforcamento de escravos raciais nas grandes plantações. O filme inclusive explora esse aspecto ao mostrar duas cenas de enforcamento. Numa delas temos um interessante plano que dura vários minutos com o personagem principal da história se equilibrando com as pontas dos pés para não morrer enforcado. Enquanto isso em segundo plano as pessoas da fazenda vão levando suas vidas normalmente, não dando a menor importância para Solomon, que quase morre enforcado. Isso demonstra bem o sentimento de desdém para com o escravo cativo.

O filme foi produzido por Brat Pitt que também tem um papel crucial no desenrolar dos fatos - uma pequena participação, é verdade, mas que conta bastante pois seu personagem se torna vital para o clímax do enredo. No geral o elenco está todo muito bem mas como sempre acontece nesse tipo de produção quem acaba se destacando mesmo são os vilões, que no caso são os donos das grandes fazendas de plantação de algodão. Michael Fassbender está excepcionalmente bem, muito intenso em cena. Também merecem elogios a jovem atriz Lupita Nyong'o, que interpreta uma escrava vítima de abuso sexual de seu senhor. Seu Oscar foi certamente merecido. Ao longo de sua trajetória de sofrimento o personagem de Solomon acaba indo de fazenda em fazenda, ora tendo de lidar com senhores mais amenos, ora com verdadeiros psicopatas. Curiosamente todos eles justificando seus atos com a bíblia na mão, citando trechos das escrituras onde escravos eram açoitados caso não obedecessem seus mestres. O roteiro sob esse aspecto se torna muito interessante pois mostra a ligação entre o fanatismo protestante e a escravidão que foi intensamente forte e disseminada justamente nos estados americanos que formam o que até hoje é conhecido como "cinturão bíblico" do sul dos Estados Unidos. Por fim, o mais importante de tudo é mostrar os dois lados daquela nação. O norte rico e próspero, onde não existia a escravidão e o sul, atrasado, agrário, parado no tempo e afundado na mão de obra escrava. Um excelente retrato de uma realidade histórica muito triste que não deve ser esquecida jamais.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Encantador de Cavalos

Título no Brasil: O Encantador de Cavalos
Título Original: The Horse Whisperer
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Robert Redford
Roteiro: Robert Redford, Eric Roth, baseados na obra de Nick Evans
Elenco: Robert Redford, Kristin Scott Thomas, Sam Neill

Sinopse:
Duas adolescentes sofrem um sério acidente. Uma delas morre e a outra perde sua perna. Traumatizada a garota não consegue mais retomar sua vida. O pai dela deseja que o cavalo que ela estava durante o acidente seja sacrificado mas sua mãe resiste. Em desespero ela resolve seguir com a filha rumo a Montana onde pretende encontrar com Tom Booker (Robert Redford), um especialista em cavalos que irá mudar a vida das duas.

Comentários:
Um filme esteticamente muito belo, com linda fotografia. O roteiro também é especial, um excelente drama que lida com os traumas físicos e psicológicos de quem sofreu uma grande tragédia em sua vida. O personagem de Robert Redford é um achado. Um cowboy de Montana que não entende apenas do trabalho no campo e cavalos mas também sobre a vida em geral. Dono de uma filosofia do homem comum, do trabalhador americano do interior, ele acaba trazendo de volta a jovem traumatizada (interpretada por uma ainda jovem Scarlett Johansson) do estado depressivo onde se encontrava. Aliás elogiar o elenco seria desnecessário. Além de Redford encarnando o verdadeiro "homem de Marlboro" ainda encontramos em cena o ótimo Sam Neill (adoro seu trabalho) e Dianne Wiest (sempre charmosa e elegante). Além de demonstrar raro talento e sensibilidade como ator o filme também prova que o cineasta Robert Redford é tão sensível e profundo quanto seu próprio personagem em cena. A produção tem lindas tomadas do horizonte, onde Redford parece querer homenagear Montana e toda a beleza de sua natureza indomável. O que se sobressai nesse filme é o engradecimento dos bons valores, do homem honesto, do campo, que conhecendo a natureza a fundo acaba descobrindo também todos os segredos da alma humana. Um belo filme, sem dúvida.

Pablo Aluísio.