quarta-feira, 16 de abril de 2014

Para Sempre Cinderela

Título no Brasil: Para Sempre Cinderela
Título Original: Ever After
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Andy Tennant
Roteiro: Susannah Grant, Andy Tennant, Rick Parks
Elenco: Drew Barrymore, Anjelica Huston, Dougray Scott

Sinopse:
Releitura moderna do  famoso conto infanto-juvenil de Cinderela, camponesa simples que se apaixona por um príncipe encantado, que não desistirá de procurar seu verdadeiro amor até finalmente encontrá-la novamente.

Comentários:
Cinderela já virou animação clássica, comédia com Jerry Lewis e mais uma infinidade de produtos dirigidos ao mercado do público infanto-juvenil. Essa é mais uma versão do famoso conto. Em um mundo cheio de plumas e paetês acompanhamos a estória de Danielle de Barbarac (Drew Barrymore). Ela cresce como empregada doméstica da madrasta após o falecimento precoce de seu pai. Para piorar o que já era ruim ainda sofre uma série de humilhações de sua meia-irmã mais velha, a nada simpática Marguerite (Megan Dodds). Sofrendo os mais diversos maus tratos era de se esperar que ela criasse uma personalidade depressiva e melancólica mas não é o que acontece. Esbanjando esperança e otimismo em um futuro melhor ela acaba conhecendo seu príncipe encantado, Harry, durante um baile para as moças nobres da corte. A festa é elaborada justamente para que o príncipe exerça seu direito de escolher sua futura noiva. E ele se encanta justamente com a bela e doce  Danielle. O problema é que ele não sabe que ela na verdade é uma simples camponesa.

Curiosa releitura da famosa estória de conto de fadas Cinderela. Esse é um projeto bem pessoal da atriz Drew Barrymore que na década de 1990 resolveu investir no milionário gênero das comédias românticas. Investindo em um tom mais moderno a produção funciona em certos aspectos para em outros cair de forma desastrosa na pura e simples pieguice. De certa forma esse tipo de personagem exige uma intérprete que tenha uma certa áurea pessoal de romantismo e inocência, duas características que definitivamente não fazem parte da história de vida de Drew Barrymore, uma das mais famosas baladeiras e beberronas de Hollywood, isso sem falar nas drogas pesadas. Esse é o grande problema de “Para Sempre Cinderela” pois acreditar que a porra louca da Drew é uma inocente e meiga camponesa romântica não é nada fácil. Por essa razão o encantamento certamente se desfaz muito rapidamente, principalmente para quem é mais informado sobre os bastidores de Hollywood, seus escândalos e fofocas. A produção, por outro lado, é de bom gosto, temos que reconhecer e por isso o filme não se torna intragável. De qualquer modo para quem gosta do mito de Cinderela, o filme pode soar pelo menos como uma curiosidade interessante.

Pablo Aluísio.

Um comentário: