terça-feira, 15 de abril de 2014

Querida América - Cartas do Vietnã

Título no Brasil: Querida América - Cartas do Vietnã
Título Original: Dear America - Letters Home from Vietnam
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: HBO
Direção: Bill Couturié
Roteiro: Bill Couturié
Elenco: Tom Berenger, Willem Dafoe, Robert De Niro, Brian Dennehy, Matt Dillon, Robert Downey Jr, Michael J. Fox, Ellen Burstyn, Mark Harmon

Sinopse:
Documentário sobre a Guerra do Vietnã, com imagens reais do conflito, narrado por grandes astros de Hollywood que dão voz às inúmeras cartas enviadas pelos soldados e oficiais diretamente do front de guerra. Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário no Sundance Film Festival, International Documentary Association, Emmy Awards e Television Critics Association Awards.

Comentários:
É em minha opinião o melhor documentário já realizado sobre a Guerra do Vietnã e esse mérito não se explica pelo simples fato de mostrar em detalhes todos os eventos desse sangrento conflito mas sim por dar destaque ao lado mais humano da guerra. Através de imagens reais e narrações em off, que nos trazem o que os americanos escreveram em suas cartas para suas famílias, vamos nos sentindo literalmente também dentro do calor do combate. Através das cartas descobrimos como se sentiram esses combatentes, inclusive de soldados que não sobreviveram ao conflito. Medo, angústia e um certo sentimento de resignação passeiam pelos registros que chegaram até nós. Há depoimentos comoventes como a de um soldado que narra o momento em que teve que reconhecer seu amigo após ele ter sido atingido por um morteiro ou de uma mãe que narra o sentimento de ter perdido seu jovem filho na guerra. A intervenção americana no Vietnã realmente mudou os padrões que existiam dentro das forças armadas daquele país. A média de idade dos que morreram era extremamente baixa, na faixa de 19 anos, e mais de 40 mil americanos foram mortos em combate, com mais de 500 mil feridos e lesionados para o resto da vida. Imagine ter que voltar aos Estados Unidos sem saber que nunca mais vai andar novamente ou ter uma vida normal. No total os americanos enviaram mais de 3 milhões de militares para aquele distante e pobre país asiático com resultados desastrosos, tanto em termos humanos como políticos.

A única coisa boa surgida de algo assim tão irracional foi de fato os efeitos que a guerra causou dentro da própria sociedade americana. A guerra do Vietnã acabou com o alistamento militar obrigatório e tornou o exército mais profissional, pois ninguém mais poderia alegar que estaria indo para uma guerra contra sua própria vontade. Outro ponto forte desse documentário é sua maravilhosa trilha sonora que conta com os grandes artistas daquela época como The Doors, Bob Dylan e Elvis Presley. No final das contas o que vemos é a tragédia do Vietnã revelada de uma forma simples e direta, a mesma que levou milhares de jovens a uma morte precoce e completamente sem sentido. Uma bela aula de história e uma bonita homenagem a todos que participaram daquela guerra desnecessária e irracional.

Pablo Aluísio.

Um comentário: