Finalizando essa série de textos sobre o disco Help! vamos tecer alguns comentários sobre a versão norte-americana do álbum. Antes de mais nada meu veredito é definitivo: o disco americano da Capitol é muito ruim e sem noção! Eles ignoraram a ótima seleção de faixas do original inglês e fizeram uma mistureba indigesta com músicas instrumentais (inclusive de outros filmes) e as músicas dos Beatles. Coitados dos fãs que moravam nos Estados Unidos e tiveram que comprar essa porcaria para levar para casa.
Os erros começam logo na primeira faixa do disco. Acredite, eles abriram o álbum com o tema de James Bond! Eu sei que o filme era uma espécie de paródia engraçadinha dos filmes do agente secreto, mas não era preciso esse tipo de escolha infeliz. O que não faltavam era músicas novas dos Beatles, então escolher o tema de Bond era uma verdadeira palhaçada por parte dos executivos da Capitol.
As músicas instrumentais são todas sem graça. A Capitol queria lançar uma trilha sonora mesmo do filme, por isso enfiaram músicas instrumentais incidentais que foram usadas ao longo das cenas. Os fãs americanos dos Beatles não queriam ouvir isso. Queriam ouvir os Beatles! Não houve como reclamar, tiveram mesmo que engolir temas como "In the Tyrol", "The Bitter End / You Can't Do That", "The Chase", entre outras, todas arranjadas pelo maestro Ken Thorne.
E afinal o que entrou dos Beatles no disco? Acredite, poucas músicas mesmo! Inclusive cortaram "Yesterday" do disco! Eu nunca vi tamanho absurdo na minha vida. Simplesmente um dos maiores clássicos da discografia dos Beatles! Não dá para acreditar! Da seleção do disco original só entraram mesmo as seguintes músicas: "The Night Before", "You've Got to Hide Your Love Away", "I Need You", "Another Girl", "Ticket to Ride", "You're Gonna Lose That Girl" e obviamente a música título do filme, "Help!". O resto das faixas foi cortada, sem dó e nem piedade. Os fãs americanos ficaram a ver navios! Enfim, a versão Made in USA do disco "Help!" era mesmo uma imensa porcaria!
Pablo Aluísio.
The Beatles
ResponderExcluirHelp! - Parte 5
Pablo Aluísio.
"o disco americano da Capitol é muito ruim e sem noção! Eles ignoraram a ótima seleção de faixas do original inglês e fizeram uma mistureba indigesta com músicas instrumentais (inclusive de outros filmes) e as músicas dos Beatles."
ResponderExcluirEu nao sei como o país que gerou o genio que criou a bagaca toda chamada cultura do rock, o Elvis Presley, engoliu esses inglêses que na epoca eram quatro jovens Elvis invadindo a América e abocanhando justamente o mercado do antigo rei do rock que perdia tempo fazendo filmes mongoloides. Será que nao se deve a isso esse certo relaxo com a discografiandos dos usurpadores? Kkkkk Ou estou louco?
Até mais ou menos Revolver a Capitol iria fazer uma tremenda bagunça na discografia dos Beatles, tanto que incomodaram muito eles. Então nos contratos a partir de 1967 os Beatles retomaram o controle de seus discos nos Estados Unidos.
ResponderExcluir