segunda-feira, 14 de abril de 2014

Em Algum Lugar do Passado

Título no Brasil: Em Algum Lugar do Passado
Título Original: Somewhere in Time
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jeannot Szwarc
Roteiro: Richard Matheson
Elenco: Christopher Reeve, Jane Seymour, Christopher Plummer, Teresa Wright

Sinopse:
"Em Algum Lugar do Passado" narra a estória de Richard Collier (Christopher Reeve), um escritor que volta ao passado para encontrar o amor de sua vida. Indicado ao Oscar de Melhor Figurino. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original para John Barry.

Comentários:
O maior medo de um ator é ficar marcado para sempre por  um único papel. Christopher Reeve tinha receios de nunca mais conseguir se desvincilhar de Superman. Para quem não sabe ele não era apenas um intérprete com ótimo visual. Era um profissional de nível, tendo se formado numa das mais prestigiosas escolas de arte dramática dos EUA, a Juilliard, que possui um dos mais rigorosos exames de admissão de todo o país. Para um ator tão talentoso era natural que ele procurasse desenvolver cada vez mais seu potencial. Desse modo quando surgiu a oportunidade de fazer "Em Algum Lugar do Passado" ele não deixou passar a oportunidade. O roteiro era baseado no romance de Richard Matheson, um autor muito eclético que conseguia produzir bem em vários gêneros diferentes. Matheson, por exemplo, escreveu também "A Casa da Noite Eterna", um clássico do terror e "O Incrível Homem Que Encolheu", outra obra prima da fantasia e Sci-Fi. Na trama, muito romântica e lírica, acompanhamos a estória de Richard Collier (Christopher Reeve). um escritor que volta ao passado para encontrar o amor de sua vida. Lida assim a sinopse parece bem surreal e sem muito sentido mas no filme funciona maravilhosamente bem. Afinal quem não gostaria de voltar no tempo para reencontrar a mulher que ama?

O elenco de "Em Algum Lugar do Passado" é maravilhoso. Além de Reeve, ótimo em cena por sinal, ainda tínhamos a bela Jane Seymour e o excelente e talentoso Christopher Plummer em uma de suas atuações mais sensíveis. Como se não bastasse tantas qualidades a trilha sonora marcou época, fazendo com que muitos casais apaixonados saíssem de mãos dadas do cinema com o lindo tema de Rachamaninoff ainda ecoando em seus ouvidos. Até hoje a obra é a preferida de seu diretor, o argentino Jeannot Szwarc que nunca mais dirigiu nada parecido com o filme, tendo se dedicado depois a outros gêneros, em especial à ficção e adaptações de quadrinhos para o cinema e a TV (dirigiu por exemplo Supergirl e anos depois Smallville, a bem sucedida série sobre Superman em seus primeiros anos). Em suma, se é uma linda estória romântica que você procura então pode assistir "Em Algum Lugar do Passado" sem receios. É um dos filmes mais românticos e ternos da história do cinema americano.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. EU ADORO ESTE FILME, QDO ASSISTI A PRIMEIRA VEZ VI 3 VEZES SEGUIDAS...
    MUITO INTERESSANTE.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, um filme muito querido. Aliás merecidamente. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir