Título Original: Wyatt Earp and the Cowboy War
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Patrick Reams
Roteiro: Stephen David, Henry Fitzherbert
Elenco: Ed Harris, Tim Fellingham, Edward Franklin
Sinopse:
Esse documentário histórico conta a verdadeira história dos irmãos Earp e sua rivalidade com a quadrilha dos cowboys na cidade de Tombstone no século XIX. Os criminosos liderados por Ike Clanton promoviam uma série de assaltos a diligências e outros crimes, muitas vezes acobertados pelas autoridades daquela região.
Comentários:
Muito bom! Só que vale a explicação inicial de que você deve assistir por aquilo que essa minissérie é, e não por aquilo que muitos esperavam encontrar. O que temos aqui é um documentário histórico, com a voz dos especialistas nessa história, tudo intercalado por cenas com atores. Não é um filme de faroeste do tipo convencional como muitos estavam esperando. E o curioso de tudo é que esse documentário serve para explicar, baseado nos fatos históricos, como tudo realmente aconteceu. E ele parte do momento em que a grande maioria dos filmes clássicos terminavam, ou seja, no duelo no OK Curral em Tombstone. Nos filmes esse era o final, o clímax definitivo. Mal sabem que de forma em geral aquilo foi apenas o estopim de mais uma série de crimes e acertos de contas com todos os envolvidos. Muito sangue ainda correu pela história real. De qualquer maneira, mesmo deixando meus elogios, faço uma ressalva final. A história de Doc Holiday não foi devidamente mostrada e explorada. Nada é falado, por exemplo, de sua rivalidade com Johnny Ringo! Ringo inclusive fazia parte da quadrilha dos cowboys! Enfim, um documentário muito bom, embora tenha lá duas lacunas.
Pablo Aluísio.
Cine Western
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Assisti e achei excelente. O engraçado é confessarem que nem eles mesmos entendem como esse tiroteio ficou tao famoso uma vez que mal durou 30 segundos.
ResponderExcluirE assim se fazem as lendas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse tiroteio ficou muito famoso por causa dos jornais da época. Como foi um fato criminal que deu origem a muitos outros crimes estava sempre na pauta dos jornais da época. Depois com os anos também foi muito explorado pela literatura de bolso. Por fim o cinema no século XX tornou essa história realmente lendária.
ResponderExcluir