terça-feira, 8 de abril de 2014

Gravidade

Título no Brasil: Gravidade
Título Original: Gravity
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón
Elenco: Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris

Sinopse:
Durante uma missão espacial de conserto do telescópio Hubble, uma tripulação americana passa por uma terrível situação ao ter que enfrentar os efeitos da destruição de um satélite espião russo no espaço. Seus detritos e destroços se tornam verdadeiras ameaças para a sobrevivência de todos. Filme vencedor dos Oscars de Melhor Direção (Alfonso Cuarón), Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som, Fotografia, Edição e Trilha Sonora Original.

Comentários:
Nunca se viu na história do cinema uma missão espacial tão desastrosa como essa. Absolutamente tudo que poderia dar errado acaba acontecendo. É a lei de Murphy elevada à nona potência. Nem em "Apolo 13" vimos nada parecido. A diferença é que enquanto no filme estrelado por Tom Hanks víamos a reconstituição de uma missão espacial real, aqui em "Gravidade" tudo é ficção e onde há mera ficção a imaginação literalmente ganha asas. De fato o enredo é dos mais imaginativos que já vi e tudo aparece potencializado por uma qualidade técnica simplesmente perfeita, mostrando o nível técnico que o cinema americano alcançou! Claro que muita gente saiu do cinema reclamando pela falta de veracidade de tudo o que acontece mas pensem bem, a vocação de "Gravidade" é realmente de aventura. Estamos na presença de uma aventura espacial que se fosse realizada no passado distante poderia até mesmo ser estrelado por um Errol Flynn da vida.

Não é aquele tipo de filme de ficção que você deva levar muito à sério, pelo contrário, aqui o importante é curtir o show de efeitos digitais e o clima de aventura que atravessa o filme de ponta a ponta. Penso inclusive que "Gravidade" é o mais pipoca de todos os filmes indicados ao Oscar esse ano. Há um clima acentuamente fantasioso que deseja acima de tudo divertir sua platéia. Assim não adiante procurar por algo ao estilo "2001 - Uma Odisséia no Espaço", afinal "Gravidade" não tem essa pretensão. É, como eu disse, uma aventura espacial extremamente bem realizada e nada mais. E por fim o que dizer da Sandra Bullock? Bem, ela tem experiência em desastres, haja visto sua carreira. Bullock é totalmente irregular, concorre ao Oscar em um ano, ao Framboesa de Ouro no outro e segue em frente. Vai do céu ao inferno em questão de meses. Aqui ela praticamente segura o filme inteiro, pois os demais personagens são meramente secundários. Em vista disso merece elogios. Em conclusão temos aqui de fato uma produção extremamente bem realizada, com direção segura e que mantém o ritmo, certamente merecedora de todos os Oscars técnicos que venceu mas que tem em sua essência o puro entretenimento, sem maiores pretensões em se tornar um cult movie no futuro.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Eu vi que você não quis falar da morte mais inútil do cinema, que foi a do George Clooney,, que não podia ficar na mesma corda com o Sandra no espaço sem gravidade uma vez que bastava ela dar uma puxadinha que ele se deslocaria e direção a nave. As mulheres que apresentaram entrega de um premio disseram que ele na verdade quis morrer por não suportar ficar mais que quinze minutos junto com uma mulher da mesma idade dele, mesmo a Sandra estando batendo um bolão de shortinho.

    ResponderExcluir
  2. Não comentei porque seria spoiler... rsrsrsrs...

    Realmente não há como procurar veracidade do ponto de vista da ciência aqui. Esse é apenas um dos inúmeros furos que acontecem mas "Gravidade" é realmente vocacionado para a pura diversão, por isso os descalabros no espaço. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. A Sandra está em forma de calcinhas mas um poquinho de carne não iria cair mal também hihihihi

    Júlio Abreu.

    ResponderExcluir
  4. E verdade Júlio, mas em A Proposta ele aprece completamente pelada e maravilhosa, com tudo no lugar e muitas gostosuras.

    ResponderExcluir
  5. Já que enveredou para a Sandra Bullock como mulher devo dizer que a acho até charmosa e sensual mas não é o meu tipo de mulher.

    ResponderExcluir