sábado, 8 de novembro de 2014

November Man - Um Espião Nunca Morre

Título no Brasil: November Man - Um Espião Nunca Morre
Título Original: The November Man
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Relativity Media
Direção: Roger Donaldson
Roteiro: Michael Finch, Karl Gajdusek
Elenco: Pierce Brosnan, Luke Bracey, Olga Kurylenko, Bill Smitrovich

Sinopse:
Peter Devereaux (Brosnan) é um ex-agente da CIA que se envolve em um jogo de espionagem perigoso, envolvendo informações vitais do passado de um influente político russo apontado para ser o novo presidente daquele país. Ao tomar posse de provas vitais ele tenta levar o material de volta ao ocidente ao mesmo tempo em que tenta juntar e decifrar todo o mosaico de peças soltas do mistério que ronda o passado desse homem.

Comentários:
Isso já havia acontecido antes com Roger Moore. O fato é que depois que se interpreta um personagem tão marcante como James Bond o ator fica marcado para sempre. Assim não é de se estranhar que Pierce Brosnan venha a protagonizar um filme como esse. Na realidade o que temos aqui é quase um genérico de Bond (bem reforçado no Brasil por causa do título nacional oportunista). Brosnan dá vida a um ex-agente da CIA chamado Devereaux, tão semelhante ao famoso espião inglês de Ian Fleming que fiquei até esperando ele se apresentar em alguma cena como "Bond, James Bond". A trama até que não é tão ruim, explorando o passado negro de um bem sucedido político russo que provavelmente será o próximo presidente (semelhanças com Putin, atual líder russo, não são meras coincidências). Após a assistente dele ser morta, surgem provas colhidas em um celular comum que Devereaux tentará levar em segurança para o ocidente. O problema é que ele terá que enfrentar não apenas os agentes russos como também a própria CIA que deseja colocar as mãos no "pacote". Ora, nem preciso dizer que algo assim só seria possível se o famoso 007 estivesse em campo. De qualquer forma o filme não é de todo mal, serve bem para matar as saudades de Pierce Brosnan que vinha numa linha em sua carreira que não era bem a sua praia, uma série de comédias de humor negro que não lhe caíam muito bem. Agora, com esse filme temos um paliativo de um dos melhores atores que já passaram pela franquia Bond. Não é nenhuma maravilha, mas quebra o galho.

Pablo Aluísio.

Anna Nicole

Título no Brasil: Anna Nicole
Título Original: Anna Nicole
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Mary Harron
Roteiro: Joe Batteer, John Rice
Elenco: Agnes Bruckner, Martin Landau, Adam Goldberg

Sinopse:
O filme se propõe a contar a história real da atriz e modelo Anna Nicole Smith. Ela nasce em uma cidadezinha do Texas e depois quando atinge a adolescência fica grávida do cozinheiro do restaurante onde trabalha como garçonete. Expulsa de casa pela própria mãe ela decide rumar em direção a Houston e na grande cidade, como mãe solteira e desempregada, acaba virando dançarina de boates de strip tease. Filme vencedor do Prism Awards na categoria de melhor Atriz em telefilme ou minissérie (Agnes Bruckner).

Comentários:
Anna Nicole Smith foi uma das mais famosas playmates da revista Playboy na década de 1990. Uma loira deslumbrante ao estilo Bombshell que ficou muito conhecida não apenas por seus ensaios na popular publicação masculina, mas também por causa dos problemas que causou em sua vida pessoal. Uma típica garota bonita desmiolada, ela logo caiu na armadilha da gravidez na adolescência (que já destruiu a vida de muitas mulheres jovens por aí). Depois, desesperada para criar o próprio filho como mãe solteira, teve que se virar como podia para sustentar sua família. E em função disso valia qualquer coisa, até mesmo se envolver com um bilionário octogenário que se engraçou por ela. Claro que um romance assim tão explosivo lhe traria muitos problemas, inclusive legais e judiciais após a morte do velhote apaixonado. Ela também desfrutou de uma passageira fama ao estrelar um reality show no canal E! (programa esse que a mostrava como uma caricatura, uma mulher bonita, mas completamente destrambelhada, que passava o dia todo chapada). O grande atrativo para os cinéfilos em geral vem da presença do ótimo veterano Martin Landau que interpreta o ricaço J. Howard Marshall. Um ator muito digno que mesmo com a idade bem avançada ainda realiza um trabalho primoroso. A atriz Agnes Bruckner interpreta Anna Nicole Smith. mas não consegue captar muito bem sua personalidade vulgar e mal educada. A Agnes na verdade está muito mais estilosa e elegante, duas coisas que definitivamente nunca combinaram com a Anna do mundo real. Meio burocrático, esse telefilme não é de todo descartável, vale principalmente como curiosidade para tentar entender esse tipo de celebridade, tão vazia e falsa quanto seus próprios seios de silicone.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O Homem Mais Procurado

Título no Brasil: O Homem Mais Procurado
Título Original: A Most Wanted Man
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha
Estúdio: Ink Factory, Potboiler Productions
Direção: Anton Corbijn
Roteiro: Andrew Bovell, baseado na obra de John le Carré
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Willem Dafoe, Robin Wright, Daniel Brühl, Grigoriy Dobrygin 

Sinopse:
Günther Bachmann (Philip Seymour Hoffman) é um agente da inteligência alemã especializado em rastrear potenciais terroristas em seu país. Quando um checheno com ligações a grupos terroristas chega em Hamburgo ele começa a seguir todos os seus passos. Günther, ao contrário de seus superiores, deseja descobrir todas as células envolvidas com o sujeito antes de o prender e para isso arma toda uma armadilha para descobrir todos os elos que ligam esse grupo internacional islâmico.

Comentários:
Mais um brilhante trabalho de composição e interpretação do ator Philip Seymour Hoffman. Esse aliás foi seu penúltimo filme. Seu personagem é um agente que promove ações anti-terroristas em solo alemão. Ao contrário de um sofisticado e elegante James Bond, ele é praticamente um burocrata da espionagem, um sujeito estressado, acima do peso, que acende um cigarro atrás do outro, sempre nervoso e tenso. Em compensação é inteligente e muito eficaz. Nada imediatista, ele procura descobrir todas as ligações terroristas antes de promover prisões, isso o leva a estar sempre em constante tensão e atrito com seus superiores e com a CIA americana. Já Rachel McAdams interpreta uma advogada liberal que trabalha para um grupo de apoio a refugiados. Não tarda e ela acaba se envolvendo na situação, prestando assistência a Issa Karpov (Grigoriy Dobrygin), justamente o checheno que Günther Bachmann quer colocar as suas mãos. Um filme muito bom, que tem pedigree em termos de conteúdo pois a trama foi toda baseada em um livro escrito pelo genial John le Carré. Como sempre acontece nos textos desse autor o espectador já pode esperar de antemão ligações sombrias, reviravoltas e traições no submundo da espionagem, algo mais do que comum em seus famosos livros. O único porém a se relatar talvez seja a duração que ficou um pouquinha excessiva. Um corte mais enxuto cairia muito bem. Mesmo assim não se engane, pois esse é de fato um filme muito bom, bem acima de média.

Pablo Aluísio.

2001 - Uma Odisséia no Espaço

Título no Brasil: 2001 - Uma Odisséia no Espaço
Título Original: 2001: A Space Odyssey
Ano de Produção: 1968
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, baseado na obra de Arthur C. Clarke
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter

Sinopse:
Durante uma missão espacial rumo ao planeta Júpiter, dois astronautas entram em confronto com o computador HAL 9000 que controla todo o sistema operacional da espaçonave, colocando em lados opostos o pensamento humano contra a lógica e racionalidade da máquina. Filme indicado aos Oscars de Melhor Direção (Stanley Kubrick), Roteiro e Direção de Arte. Vencedor do Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Vencedor do BAFTA Awards nas categorias de Melhor Fotografia e Direção de Arte. Indicado ainda nas categorias de Melhor Filme e Direção. 

Comentários:
Para muitos esse seria o maior clássico da ficção científica de todos os tempos. Esse título por si só já daria ao filme o status de obra imortal, porém como se trata do gênio Stanley Kubrick temos que elevar ainda mais sua importância. Na verdade além de ser uma ficção clássica, o filme "2001: A Space Odyssey" também pode ser encarado como um drama sobre a fragilidade do sentimento humano e sua luta para superar a racionalidade técnica e científica (aqui incorporada pelo personagem HAL 9000, que com argumentação impecável, mostra como o ser humano é uma entidade frágil, incoerente e primitiva, isso analisando-se tudo sob uma ótica puramente lógica e racional). Além do duelo homem versus máquina o roteiro primoroso de Kubrick também abre margem para um intenso debate de fundo filosófico e metafísico sobre as barreiras dimensionais que existem dentro do universo. O final, que segue incompreendido por muitos até hoje, é um reflexo dessa pretensão de Kubrick em ir muito além do simples convencional. Não existiram barreiras para o que ele desejava transmitir com sua mensagem. O diretor não aceitou abrir concessões ao seu projeto original e indo contra as próprias orientações da MGM resolveu levar até as últimas consequências sua visão muito particular sobre esse tema. Por essa razão não é uma obra fácil e acessível a todos os públicos. Kubrick exige do espectador um certo background cultural e científico para conseguir entender todas as nuances que expõe e desfila na tela. O resultado de tanto empenho é de fato uma produção que segue sendo discutida até os dias atuais. Uma prova cabal da importância da sétima arte dentro do pensamento humano. É a obra prima definitiva do mestre Kubrick.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Elevador Assassino

Título no Brasil: O Elevador Assassino
Título Original: De lift
Ano de Produção: 1983
País: Holanda
Estúdio: First Floor Features, Sigma Film Productions
Direção: Dick Maas
Roteiro: Dick Maas
Elenco: Huub Stapel, Willeke van Ammelrooy, Josine van Dalsum

Sinopse:
Um elevador supostamente com defeito apresenta problemas técnicos e quatro pessoas quase acabam sendo mortas, asfixiadas, por causa da falha do sistema de ar condicionado do aparelho. Ao verificar o elevador o técnico Felix (Huub Stapel) acaba descobrindo, perplexo, que não existem problemas nele. As mortes porém continuam e o mecânico resolve se unir a uma jornalista para descobrir a verdade sobre todas as mortes que estão acontecendo. Filme premiado no Avoriaz Fantastic Film Festival.

Comentários:
Muitas vezes uma ideia original acaba dando certo. É o que acontece nesse filme cult holandês que chegou inclusive a ser lançado em VHS no Brasil pelo prestigiado selo Warner Home Video. Na época de seu lançamento ganhou elogios da imprensa especializada. A revista Variety, por exemplo, qualificou a fita como "um suspense refinado, repleto de risos e emoções". Já a Screen International foi além qualificando o terror como "uma ideia incomodante, plausível e brilhantemente realizada". Com isso já podemos perceber bem que o filme ganhou mesmo um prestígio incomum para esse tipo de lançamento. No geral é realmente um suspense acima da média, principalmente na década de 80 quando os diretores começaram a deixar a criatividade um pouco de lado. Curiosamente o diretor voltaria ao tema em "O Elevador da Morte" de  2001, mas dessa vez sem o mesmo charme de antes.

Pablo Aluísio.

Pollock

Título no Brasil: Pollock
Título Original: Pollock
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Ed Harris
Roteiro: Steven Naifeh, Gregory White Smith
Elenco: Ed Harris, Marcia Gay Harden, Tom Bower

Sinopse:
Baseado no livro escrito por Steven Naifeh, o filme refaz a trajetória artística e de vida do pintor americano Jackson Pollock (1912 - 1956), um dos artistas mais importantes da arte moderna dos Estados Unidos. Dono de um estilo único, onde a intensidade física fazia parte essencial do processo de criação de suas obras de arte, Pollock teve que lidar com complicadas questões pessoais e familiares enquanto dava vazão ao seu talento com as telas. Filme vencedor do Oscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Marcia Gay Harden).

Comentários:
Nem sempre a Academia consegue fazer justiça com os grandes atores do cinema americano. Que o diga o excelente Ed Harris. Ele jamais conseguiu vencer o Oscar de melhor ator, isso apesar de ter sido indicado quatro vezes ao longo de sua maravilhosa carreira. Sua primeira indicação veio com Apollo 13 (1995), seguidas de mais outras três, por The Truman Show (1998), Pollock (2000) e As Horas (2002). De todas as chances que teve a que seguramente mais chegou perto de levantar a estatueta foi justamente aqui em Pollock. Na época ele era considerado um dos favoritos ao prêmio, mas infelizmente não conseguiu se sagrar vencedor. Lamentavelmente não apenas o talento conta nesses momentos, mas também um intrigado jogo de bastidores envolvendo marketing milionário e política. De qualquer maneira não há como negar o fantástico trabalho desenvolvido pelo ator nesse filme. Foi uma produção praticamente independente da grande indústria, bancada muitas vezes com o dinheiro do próprio bolso de Harris (que também assinou a direção), tudo com o objetivo de levar para as telas a vida do famoso pintor Jackson Pollock. O artista falecido precocemente em 1956 foi um dos mais inovadores artistas da arte moderna americana, se consagrando completamente no estilo do expressionismo abstrato. Seus quadros atualmente valem verdadeiras fortunas. Por trás do grande criador havia também um homem com problemas pessoais e de relacionamento. Ed Harris, em grande atuação, conseguiu trazer parte dessa rica biografia de volta, nesse excelente drama que tenta desvendar os grandes mistérios que rondam a criação artística. Para amantes das artes plásticas é de fato uma película simplesmente obrigatória.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Os Mercenários 3

Título no Brasil: Os Mercenários 3
Título Original: The Expendables 3
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate, Millennium Films, Nu Image Films
Direção: Patrick Hughes
Roteiro: Sylvester Stallone, Creighton Rothenberger
Elenco: Sylvester Stallone, Mel Gibson, Arnold Schwarzenegger, Harrison Ford, Jason Statham, Antonio Banderas, Dolph Lundgren, Wesley Snipes, Jet Li

Sinopse:
Depois de uma mal sucedida operação, o líder dos mercenários Barney Ross (Sylvester Stallone) decide que talvez tenha chegado o momento de dispensar sua velha equipe de veteranos. Para isso ele então planeja formar um novo time de soldados e combatentes, formado por uma turma bem mais jovem, na flor da idade. Então começa a atravessar os Estados Unidos de ponta a ponta atrás de novos membros para os mercenários. Será que seu plano realmente dará certo? Terceira aventura da série de sucesso "The Expendables".

Comentários:
Muita gente boa reclamou desse terceiro filme da franquia "Os Mercenários". Entre as críticas mais comuns estavam a falta de novidades em seu roteiro e a tentativa de lançar um novo grupo de soldados formados basicamente por atores bem mais jovens - alguns inclusive sem expressividade nenhuma, para dizer a verdade. No geral realmente não há maiores surpresas. Sylvester Stallone, que não é bobo nem nada, resolveu apenas requentar a mesma fórmula que foi utilizada nos dois filmes anteriores. A única ousadia maior foi mesmo apostar na nova geração, mas isso em si não chega a estragar o filme completamente. Já na ala dos veteranos temos as presenças de Harrison Ford, Wesley Snipes e Mel Gibson. Ford não acrescenta em nada, seu personagem não tem qualquer importância e suas cenas não fariam diferença se fossem apagadas na edição final. Snipes já traz um carisma maior e tal como na vida real também interpreta um sujeito recém saído da prisão (o ator foi preso por sonegação de impostos). Dos novatos na franquia a melhor participação vem mesmo de Mel Gibson como o vilão Stonebanks! Claro que no meio de tantos atores e personagens fica mesmo complicado se destacar, mas o velho e bom Gibson consegue marcar presença, justificando sua presença em cena. Em termos de pura ação o roteiro procura se concentrar o máximo possível numa longa e destrutiva batalha envolvendo grupos rivais fortemente armados em um antigo prédio abandonado (típico da era do socialismo no leste europeu). Ali são realizadas as melhores sequências do filme, que se comparado com os anteriores realmente se revela o mais fraco, justificando o velho mito de que filmes de número 3 nunca são muito bons.

Pablo Aluísio.

A Possessão de Piper Rose

Título no Brasil: A Possessão de Piper Rose
Título Original: Possessing Piper Rose
Ano de Produção: 2011
País: Estados Unidos, Canadá
Estúdio: Bauman Entertainment, Lifetime Network
Direção: Kevin Fair
Roteiro: Scott Nimerfro
Elenco: Rebecca Romijn, David Cubitt, Isabella Cramp

Sinopse:
Um jovem casal está desesperado em adotar uma criança. Diante dos problemas burocráticos envolvidos na adoção uma assistente social mexe seus pauzinhos para que eles adotem rapidamente a menina Piper Rose! O que os novos pais nem desconfiam é que a garotinha tem sinistras ligações com o sobrenatural.

Comentários:
Telefilme de terror muito inofensivo que não fará maior diferença caso você o ignore. Curtinho (pouco mais de setenta minutos de duração), é aquele tipo de produção meio descuidada, com clichês pipocando por todos os lados. Se serve para alguma coisa poderíamos dizer que é pela beleza da atriz Rebecca Romijn, sim ela mesma, a Raven Darkholme / Mystique da franquia X-Men. Um pouco acima do peso (penso que muito provavelmente estaria grávida nas filmagens), ela se torna com sua beleza estética uma das poucas recompensas ao se assistir esse terrorzinho até o final. Com ecos de inúmeros filmes do passado, principalmente àqueles que envolveram crianças e possessões, o roteiro não consegue dar um passo sequer rumo à originalidade. Assim, diante de tanta previsibilidade o melhor mesmo é ignorar completamente. Há coisas bem melhores no gênero por aí.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Os Eleitos

Título no Brasil: Os Eleitos - Onde o Futuro Começa
Título Original: The Right Stuff
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Philip Kaufman 
Roteiro: Philip Kaufman
Elenco: Sam Shepard, Scott Glenn, Ed Harris, Dennis Quaid, Fred Ward, Lance Henriksen

Sinopse:
Baseado em fatos reais, o filme mostra a história de um grupo de cientistas, astronautas e políticos empenhados em superar a rival União Soviética na conquista do espaço. Dando prosseguimento ao projeto Mercury esses pioneiros tentaram levar a corrida espacial até os seus limites. Filme indicado a oito Oscars, inclusive Melhor Filme, Fotografia, Direção de Arte e Ator (Sam Shepard). Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Som, Edição, Efeitos Especiais e Música. Também indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme - Drama.

Comentários:
Certamente um dos mais completos filmes sobre a corrida espacial. Aqui o foco é centrado no chamado projeto Mercury, que nada mais era do que uma resposta americana aos incríveis avanços tecnológicos e espaciais da União Soviética (o bloco comunista liderado pela Rússia e países satélites que deixaram de ser independentes). Para não ficar atrás o governo americano se empenhou ao máximo para conquistar os primeiros êxitos da agência espacial do país. Com isso o Mercury conseguiu finalmente recuperar o ego ferido do povo dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que abria novos horizontes para a conquista da assim conhecida última fronteira. O roteiro escrito pelo cineasta Philip Kaufman foi elaborado com base no famoso livro de Tom Wolfe. Minucioso nos menores detalhes, a obra acabou se tornando robusta, com 193 minutos de duração. O tom é quase documental, com pouca margem para liberdades históricas e dramáticas. Kaufman optou realmente por mostrar todos aqueles astronautas como homens de carne e osso e não apenas como heróis idealizados da ficção. Assim o espectador passa a acompanhar não apenas os problemas surgidos dentro da missão, mas também os desafios pessoais, familiares e de relacionamento que esses militares enfrentaram naquela época pioneira. A escolha por um filme mais áspero e seco poderá afastar alguns, mas quem realmente se interessar por história será plenamente presenteado com um grande filme, uma produção essencial para entender aqueles anos em que o homem tencionou vencer seus próprios limites ao se lançar rumo ao espaço em busca do desconhecido.

Pablo Aluísio.

Uma Nova Chance Para Amar

Título no Brasil: Uma Nova Chance Para Amar
Título Original: The Face of Love
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Mockingbird Pictures, IFC Films
Direção: Arie Posin
Roteiro: Matthew McDuffie, Arie Posin
Elenco: Annette Bening, Ed Harris, Robin Williams, Jess Weixler

Sinopse:
Nikki Lostrom (Annette Bening) e Garret Mathis (Ed Harris) estão casados há muitos anos, mas ainda continuam tão apaixonados como no dia em que se conheceram. Sua única filha Summer (Jess Weixler) já deixou o ninho e agora eles pretendem viajar e curtir a velhice juntos até que uma tragédia ocorre e Garret morre em um trágico incidente. Sozinha, deprimida, Nikki tentará recuperar sua alegria de viver. Cinco anos após a morte do marido ela finalmente parece reencontrar uma nova chance para amar.

Comentários:
Pequeno filme independente com ótimo elenco que tenta mostrar uma viúva tentando reencontrar o caminho da felicidade. Annette Bening dá um colorido todo especial com sua interpretação. Sua personagem é o pilar de todo o enredo. Tentando buscar alguma motivaçâo ela acaba voltando aos velhos hábitos, como visitar museus e galerias de arte. E é justamente numa dessas visitas que ela acaba encontrando casualmente Tom Young (também interpretado por Ed Harris), um professor de arte que tem uma incrível semelhança com seu marido falecido. A partir daí ela tentará se apaixonar novamente para viver um amor outonal ao lado do novo namorado. Um dos pontos positivos desse filme é explorar um relacionamento adulto entre duas pessoas que estão vivendo momentos semelhantes em sua vida. Nikki, tentando superar a morte do marido de longos anos e Tom, saindo de um casamento complicado. Tudo é realizado com muita elegância e bom gosto, onde os personagens principais desfilam na tela aspectos e detalhes de sua vida pessoal. Annette Bening e Ed Harris estão excelentes. Harris inclusive adota características de um personagem anterior que lhe trouxe muito reconhecimento em "Pollock", a do artista que deseja viver de sua arte. E como brinde ainda temos um dos últimos trabalhos da carreira de Robin Williams, aqui interpretando um vizinho tímido que nutre sentimentos pela personagem de Annette Bening. Em suma, uma produção requintada para todos os que não desistem de amar, independentemente da idade ou situação social.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Maravilhoso Agora

Título no Brasil: O Maravilhoso Agora
Título Original: The Spectacular Now
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate Pictures
Direção: James Ponsoldt
Roteiro: Scott Neustadter, Michael H. Weber
Elenco: Miles Teller, Shailene Woodley, Kyle Chandler, Jennifer Jason Leigh

Sinopse:
Aimee (Shailene Woodley) está no último ano do ensino médio. Nessa fase de sua vida escolar ela acaba se aproximando de Sutter (Miles Teller), um adolescente como ela, mas que tem vários problemas pessoais. Além de beber além da conta, ele se sente inseguro sobre seu futuro, já que sua mãe não abre o jogo sobre a verdade envolvendo seu pai, há muito desaparecido. Para piorar Sutter não parece se importar muito em entrar numa faculdade, uma decisão que poderá custar caro a ele nos anos que virão. Mesmo com tantas questões em aberto os dois acabam se apaixonando. Filme premiado no Sundance Film Festival.

Comentários:
Olha que boa surpresa! Fazia bastante tempo que não via um bom filme adolescente. Na verdade o gênero que teve seu auge nos anos 80 está em franca decadência, mas eis que finalmente temos uma produção que vale a pena assistir e sair plenamente satisfeito do cinema. Estrelado pela estrelinha Shailene Woodley de "A Culpa é das Estrelas" esse surpreendente "The Spectacular Now" tem um roteiro muito bem escrito, um elenco cativante e uma estória que prende a atenção do começo ao fim, não ofendendo a inteligência dos espectadores em nenhum momento. O foco se concentra na vida de um jovem americano comum, naquele momento decisivo de sua vida em que o ensino médio chega ao fim e é hora de escolher qual rumo se tomará na vida. A antiga namorada se foi, seu novo relacionamento é muito bom e terno, mas ele não o leva muito à sério. Além disso surge pela primeira vez em sua vida a possibilidade de conhecer finalmente seu pai ausente, que ele mal conhece. Tudo vai se misturando e a vida do garoto começa a mostrar que é chegada a hora de se decidir, de escolher um caminho para seguir em frente. Em tempos de tantos filmes para jovens que são completamente idiotas, esse aqui se mostra acima da média, arrisco até mesmo a dizer que ele é no final das contas bem mais interessante do que o sucesso "A Culpa é das Estrelas", simplesmente porque procura andar pelas próprias pernas, sem apelar para clichês do gênero. E não podemos esquecer o mais importante de tudo: o romance entre dois jovens naquela altura de suas vidas onde tudo parece promissor e desafiador, com toda a vida pela frente. Uma pequena obra prima que aquece o coração, principalmente se você também for um jovem vivendo esse mesmo momento em sua vida.

Pablo Aluísio.

Mulheres - O Sexo Forte

Título no Brasil: Mulheres - O Sexo Forte
Título Original: The Women
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Diane English
Roteiro: Diane English, Clare Boothe Luce
Elenco: Meg Ryan, Eva Mendes, Annette Bening, Jada Pinkett Smith, Bette Midler, Candice Bergen, Carrie Fisher, Debra Messing 

Sinopse:
A vida parece sorrir para Mary Haines (Meg Ryan). Ela é uma estilista bem sucedida, tem um marido encantador, um filho adorável de 11 anos e uma vida estável e feliz. Pelo menos isso é o que ela pensa ser. Da noite para o dia porém tudo parece desmoronar quando ela descobre que o marido tem um caso escondido com a bela e jovem Crystal Allen (Eva Mendes)! E agora, como lidar com essa situação extremamente delicada? Filme indicado ao prêmio ALMA Awards na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Eva Mendes).

Comentários:
Uma comédia romântica feita especialmente para o público feminino. Uma produção realizada por elas e para elas. Todos os principais personagens são mulheres que discutem o tempo todo sobre relacionamentos amorosos e os problemas cotidianos que surgem em seus casamentos. Outro dia mesmo escrevi sobre a Margaret Mary Emily Anne Hyra (nossa conhecida Meg Ryan) em um texto e lá falei que ela realmente não tinha conseguido envelhecer com elegância. Uma das provas está aqui. Não que Meg tenha se tornado uma má atriz, longe disso, o problema é que ela fez tantas plásticas em seu rosto que acabou transformando o que era belo e meigo em bizarro e grotesco. Não há como prestar muita atenção em seus diálogos quando se vê algo assim em close na grande tela. Cinema também é imagem e ela perdeu completamente a sua. Para piorar contracena com Annette Bening, uma mulher elegantemente natural e Eva Mendes, na flor de sua beleza jovial. Diante disso os diálogos se tornam secundários, cansativos e as situações repetitivas. A roteirista Diane English tenta aqui pela segunda vez na carreira dirigir um filme, mas no final das contas apenas mostra que falta mais experiência em levar algo assim em frente. Há problemas de ritmo e timing para o enredo. No saldo final só vale mesmo pelo bom elenco feminino reunido e é só.

Pablo Aluísio.

domingo, 2 de novembro de 2014

Trágica Emboscada

Charlton Heston em foto de divulgação do filme "Trágica Emboscada" (The Savage, EUA, 1952). No filme ele interpreta um branco que foi criado entre os nativos guerreiros Sioux. Seus pais foram mortos por nativos da tribo Crow, quando atravessavam longas planícies desertas do velho oeste. Encurralados, foram mortos de forma cruel e sanguinária.  Com seu novo povo ele adota o nome de "War Bonet" e começa a defender os interesses de seus irmãos pele vermelha. A situação porém se complica quando o tratado entre nativos e brancos parece ter sido quebrado. Em caso de guerra aberta em que lado ele lutará? Pelos brancos ou índios?

Seu pai sioux resolve então enviar o personagem de Heston para um contato com o homem branco. Quem sabe assim se evite um derramamento de sangue inútil. Uma vez de volta ao mundo civilizado ele sente o choque cultural. O simples ato de se sentar numa cadeira de madeira lhe soa estranho e desconfortável. O comandante do forte da cavalaria lhe acalma, mas os ânimos já estão por demais acirrados. Um ala de guerreiros não aceita mais a paz, não desejam mais ceder aos interesses do homem branco. Para Bonet porém há um claro mal entendido envolvendo todos, mas tudo cai por terra quando sua irmã que havia sido sequestrada pelos Crows morre ao ser confundida com nativos inimigos do exército.

Tomado por ódio Bonet cede ao acontecimento e se oferece novamente para ir até o homem branco. Uma vez lá tentará levar os soldados americanos até uma emboscada, um lugar fechado e sem saída onde todos possam ser mortos pelos guerreiros Sioux. Inicialmente parece ser uma boa ideia, de vingança de sangue, mas aos poucos ele vai entendendo que é uma cilada, uma vez que os guerreiros nativos mais exaltados querem matar a todos, inclusive mulheres e crianças que moram no forte americano. Isso finalmente traz luz para os pensamentos de Bonet, que acaba descobrindo que o ódio mortal certamente cega até os mais valorosos irmãos de sangue.

Pablo Aluísio.

Apagar Histórico

Título no Brasil: Apagar Histórico
Título Original: Clear History
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: HBO Pictures
Direção: Greg Mottola
Roteiro: Larry David, Alec Berg
Elenco: Larry David, Jon Hamm, Kate Hudson, Michael Keaton, Eva Mendes

Sinopse:
Nathan (Larry David) mais parece um hippie velho, com longa barba e cabelos rebeldes, mas no fundo é um executivo de marketing de uma montadora de carros elétricos. Na véspera de lançamento do veículo chamado Harold, ele resolve sair, levando suas ações. Desnecessário dizer que fica arruinado financeiramente já que o carro se revela um enorme sucesso de vendas. Com o fracasso de sua carreira profissional e pessoal, ele resolve ir morar numa cidadezinha costeira, onde acaba mudando de nome, sendo agora conhecido como Rolly, afinal o que ele quer mesmo é esquecer o seu passado a todo custo. Sua vida pacata porém logo vira ao avesso quando ele descobre que seu antigo sócio Will Haney (Jon Hamm) acaba de comprar uma mansão nas vizinhanças.

Comentários:
Quem já conhece o humor do ator, roteirista e diretor Larry David já saberá de antemão o que encontrará pela frente. Ele não é muito conhecido no Brasil, a não ser por ter sido um dos criadores da série "Seinfeld". Depois do sucesso espetacular desse programa ele resolveu arriscar com uma nova comédia, dessa vez produzida pela HBO chamada "Curb Your Enthusiasm" que também se tornou bem popular nos Estados Unidos. Agora ele está de volta para essa simpática fita de humor que novamente procura fazer graça com o seu tipo fora do comum. Larry David sempre fez um tipo de humor mais intelectual, usando bastante do timing judeu, onde ele parece estar sempre deslocado onde vive. De certa forma lembra até mesmo Woody Allen em sua essência. Diálogos bem escritos, situações constrangedoras e muito mal estar fazem parte de seu cardápio. Além disso seus personagens parecem sempre apresentar algum tipo de transtorno obsessivo, o que torna tudo ainda mais divertido, pelo menos sob uma viés de humor negro. Outro destaque vem do elenco coadjuvante, atores e atrizes famosos que aceitaram participar do filme apenas pelo prazer de contracenar com David. Entre eles temos o astro de "Mad Men" Jon Hamm e a eterna namoradinha da América, Kate Hudson. Uma comédia inofensiva que no final das contas cumpre seu objetivo de lhe proporcionar algumas boas risadas no fim de noite.

Pablo Aluísio.

sábado, 1 de novembro de 2014

Rush - Uma Viagem ao Inferno

Título no Brasil: Rush - Uma Viagem ao Inferno
Título Original: Rush
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Lili Fini Zanuck
Roteiro: Kim Wozencraft, Peter Dexter
Elenco: Jason Patric, Jennifer Jason Leigh, Sam Elliott

Sinopse:
Dois policiais da Divisão de Narcóticos de polícia acabam caindo numa armadilha mortal. Ao mesmo tempo em que investigam poderosos grupos criminosos de narcotraficantes se viciam nas drogas colocadas no mercado. Nisso acabam vivendo numa dualidade insuportável para pessoas que deveriam cumprir e fazer cumprir as leis. Afundando cada vez mais em seu vício, o detetive Jim Raynor (Jason Patric) começa a perder o senso de realidade de tudo o que acontece ao seu redor. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Canção Original ("Tears in Heaven" de Eric Clapton). Vencedor do Grammy Awards na categoria Melhor Canção do Ano (também com "Tears in Heaven" de Eric Clapton).

Comentários:
Um interessante drama com toques policiais que trata de um tema que infelizmente também acontece na vida real. Aqui não temos a questão da corrupção policial em seu sentido mais comum, a dos subornos e propinas envolvendo homens da lei com o poder financeiro dos traficantes, mas sim uma situação ainda mais grave, a de tiras viciados em drogas. Sempre considerei "Rush" muito subestimado, pois além de apresentar um roteiro original muito bem escrito e trabalhado, temos ainda ótimas atuações, em especial a do ex-galã Jason Patric que se despe de sua imagem para interpretar um policial em frangalhos, caindo no abismo sem fundo da dependência química pesada. Sua parceira Jennifer Jason Leigh também brilha dando vida e voz para a sua personagem Kristen Cates. Sempre considerei Jason Leigh uma das melhores atrizes jovens do cinema americano, mas infelizmente anda bem sumida ultimamente. O roteiro não abre concessões e procura mostrar sem receios a barra pesada de quem não consegue mais sair das armadilhas das drogas. E para completar a produção fecha todo o conjunto com chave de ouro, pois temos aqui uma das melhores trilhas sonoras da década de 1990 para ouvir, contando não apenas com a imortal canção "Tears in Heaven" de Eric Clapton (que se tornou um hit tremendo depois da morte de seu filho, a quem ele dedicou a música), mas também com os mitos Jimi Hendrix e Bob Dylan. Precisa dizer algo a mais? Bastante recomendado, "Rush" é uma daquelas fitas que merecem ser redescobertas.

Pablo Aluísio

Arremesso de Ouro

O agente esportivo J. B. Bernstein (Jon Hamm) está enfrentando uma onda de azar. Sua agência fundada há três anos praticamente não tem mais clientes. O mundo dos esportes exige um investimento absurdo, cada vez mais alto a cada dia, que ele simplesmente não consegue mais bancar. Com isso ele e seu sócio se preparam para enfrentar uma falência iminente. No auge do desespero Bernstein vê uma oportunidade única. Ao assistir a um jogo de Cricket na TV ele tem uma ideia no mínimo incomum. Por que não "importar" um jogador daquele esporte para se tornar um bem sucedido atleta de beisebol nos Estados Unidos? Afinal ambos os esportes possuem semelhanças e um jogador indiano poderia se tornar um astro e trazer muito dinheiro para sua agência. Seria uma bela jogada de marketing, principalmente ao lidar com um estrangeiro vindo de um país distante, exótico e com problemas sociais. Após conseguir o patrocínio de um milionário dono de equipe, ele vai até a Índia em busca de seu vencedor. Para isso organiza um concurso para caçar novos talentos para o esporte. O jovem que conseguir vencer ganhará uma bolsa para ir até a América, fazer um teste para a liga profissional de beisebol. Após escolher dois jovens ele volta para os Estados Unidos, pronto para que sejam testados por um grande time da liga nacional. Mas será que os jovens indianos conseguirão mesmo o feito de se tornarem os primeiros atletas da distante Índia a jogarem profissionalmente um torneio tão importante como o nacional de Beisebol?

Esse provavelmente será mais um daqueles filmes americanos sobre beisebol que será ignorado completamente no Brasil. Não tem jeito, tirando os americanos, cubanos e japoneses, ninguém dá muita bola para esse esporte que inclusive está em decadência dentro do próprio EUA, por já não ter tantos admiradores como nos bons e velhos tempos. De fato os mais jovens andam preferindo basquetebol e futebol americano, deixando o beisebol com cara de "esporte para velhos". Se os gringos não andam dando muita bola o que dirá dos brasileiros... Mesmo assim vale a pena conhecer por causa não do esporte em si - que é realmente meio chato - mas pela estória que conta. Como se trata de um produto Disney não vá esperando nada de muito ousado ou revolucionário, pelo contrário, é um filme esteticamente muito convencional que se contenta apenas em contar uma boa estória que foi baseada em fatos reais e nada mais. Para os que adoram séries de TV o interesse certamente virá da presença do ator Jon Hamm, o publicitário Don Draper de "Mad Men". Ele é quem acaba trazendo algum interesse ao enredo, pois sua presença já vale a curiosidade. Pena que a Disney deixou a sutileza e a leveza de lado e resolveu realizar um filme que, na minha forma de ver, tem uma duração excessiva. Mais de duas horas contando a história de dois indianos tentando aprender a jogar beisebol de fato soa como algo cansativo. De qualquer forma faça um esforço e tente assistir, será pelo menos curioso acompanhar a viagem desses dois rapazes da miserável Índia para o país do beisebol.

Arremesso de Ouro / Um Braço de Um Milhão de Dólares (Million Dollar Arm, Estados Unidos, 2014) Direção: Craig Gillespie / Roteiro: Thomas McCarthy / Elenco: Jon Hamm, Aasif Mandvi, Alan Arkin / Sinopse: Agente esportivo à beira da falência resolve promover um último e desesperado golpe de marketing em sua carreira: trazer dois jovens indianos para se tornarem astros na liga de beisebol americana. Filme baseado em fatos reais.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Annabelle

Título no Brasil: Annabelle
Título Original: Annabelle
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: John R. Leonetti
Roteiro: Gary Dauberman
Elenco: Ward Horton, Annabelle Wallis, Alfre Woodard

Sinopse:
Um jovem casal americano é surpreendido por gritos na casa vizinha. Após o marido sair para averiguar acaba descobrindo que há uma chacina se desenrolando na casa ao lado. Para piorar os insanos moradores invadem sua própria casa, causando quase uma tragédia completa. Em seus últimos momentos, uma mulher, completamente insana e envolvida com rituais satânicos, se agarra na boneca que a esposa acabara de receber de presente do marido. A partir daí o estranho objeto parece ganhar vida, desencadeando eventos sobrenaturais inexplicáveis. Confuso e com medo o casal resolve então partir em busca de ajuda com o padre da paróquia católica local.

Comentários:
Na verdade "Annabelle" nada mais é do que o Prequel do filme "Invocação do Mal". A boneca inclusive já havia aparecido naquela produção de forma mais discreta. Assim o que temos aqui são os acontecimentos anteriores ao filme original. Dito isso, outra explicação é necessária. Ao invés do que anda se escrevendo bastante por aí, os eventos mostrados nesse filme não foram inteiramente baseados em fatos reais. Certamente a boneca amaldiçoada existe e está inclusive em exposição no porão do casal Warren nos Estados Unidos, mas sua história verdadeira nada tem a ver com o filme. Na verdade a boneca de pano Annabelle (que diga-se de passagem é bem diferente da que vemos nas cenas do filme) foi envolvida em eventos sobrenaturais bem diferentes, com outros jovens, durante os anos 1970. Não havia o casal que vemos nesse roteiro, nem nada parecido, sendo tudo mesmo mera ficção. Aliás nem todas es escolhas do roteiro me soaram satisfatórias. 

A coisa toda de envolver Annabelle com uma seita satânica que acaba de uma forma ou outra se vinculando com a boneca me pareceu incomodamente semelhante aos filmes do Chucky (mas claro, sem a galhorfa do boneco assassino). Depois disso o roteiro consegue superar de certa forma sua falha inicial apostando em bem sucedidas sequências de suspense e terror. E é justamente aí que resulta seu grande mérito. Em termos de história em si "Invocação do Mal" é de fato um filme mais completo, mais esclarecedor, com mais informações, mas em questão de índice de medo "Annabelle" o supera. Há de fato ótimos momentos, alguns bem assustadores. A dupla de atores que interpreta o casal funciona apenas como background e escada para os sustos, pois de fato a boneca (na verdade várias delas que foram usadas ao longo do filme) é a grande estrela desse horror. O clímax, por outro lado, me pareceu muito bem bolado, com os personagens em um momento crucial de redenção e sacrifício. Um bom desfecho para um terror que realmente se revela bem acima da média do que vem sido produzido ultimamente.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Kingdom Come

Título no Brasil: Ainda não Definido
Título Original: Kingdom Come
Ano de Produção: 2014
País: Canadá
Estúdio: Matchbox Pictures Inc
Direção: Greg A. Sager
Roteiro: Geoff Hart, Greg A. Sager
Elenco: Ry Barrett, Camille Hollett-French, Jason Martorino

Sinopse:
Um grupo acorda subitamente em um lugar escuro e em ruínas que mais parece um hospital abandonado. Aos poucos todos vão procurando saber o que de fato estaria acontecendo. O surgimento de estranhas criaturas e aparições sobrenaturais nas trevas torna tudo ainda mais assustador. Afinal de contas o que todas aquelas pessoas teriam em comum e o que de fato estaria acontecendo? A verdade é bem mais aterradora do que todos podem imaginar.

Comentários:
Filme alternativo de terror canadense com pequeno orçamento que acaba agradando caso você consiga comprar a ideia central do roteiro. Na verdade o argumento é bem mais interessante do que inicialmente se supõe. No começo do filme você pensa que vai assistir mais uma daquelas fitas sangrentas sem nada muito original por trás - uma série de mortes sem fim e sem criatividade. Isso porém é uma visão superficial sobre o texto que sim, por mais incrível que isso possa parecer, acaba surpreendendo por causa da algumas boas sacadas. O hospital parcialmente destruído funciona praticamente como uma antessala do inferno ou até mesmo um retrato mais metafórico do que seria o purgatório católico. Todos que estão ali precisam acertar contas com algo errado que fez no passado. Assim o que inicialmente parece ser um grupo de pessoas inocentes em uma situação limite se revela mais como um conjunto de sujeitos que cometeram alguns crimes horrendos. Há o pedófilo contumaz, o assassino da própria filha e um estuprador serial. Agora eles parecem encurralados, prontos para pagarem por suas iniquidades em vida. Para quem gosta de teologia o texto ainda se utiliza do anjo negro, que está ali para revelar as fraquezas humanas e a falibilidade da alma humana. Pois é, analisando-se bem e de perto é de se ficar mesmo surpreso que tanta coisa interessante se possa ser extraído de um filme com uma estória aparentemente tão simples. Muitas vezes é necessário saber interpretar as entrelinhas para entender completamente as nuances que certas estórias possuem para contar.

Pablo Aluísio.

Em Terreno Selvagem

Título no Brasil: Em Terreno Selvagem
Título Original: On Deadly Ground
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Steven Seagal
Roteiro: Ed Horowitz, Robin U. Russin
Elenco: Steven Seagal, Michael Caine, Joan Chen

Sinopse:
Forrest Taft (Steven Seagal) é um agente ambiental que trabalha para a Companhia de Petróleo Aegis no Alasca. O executivo e CEO da companhia porém não está muito preocupado com questões ambientais, só com lucros, cada vez mais potencializados. Hipócrita, lança comerciais onde vende a imagem de um executivo industrial ambientalista. Agora seu principal objetivo é a construção de uma grande plataforma que irá destruir não apenas o maio ambiente, mas também a tradicional cultura dos esquimós que vivem na região.

Comentários:
Steven Seagal surge aqui dirigindo um filme de ação com um roteiro ambientalista. Nos anos 1990 a onda verde estava em seu auge (basta lembrar da Eco 92) e o ator assim tentou capitalizar em cima disso. Obviamente que apesar das boas intenções o filme acabou virando alvo de chacotas por parte da crítica, afinal de contas não deixava de ser irônica a situação onde um brutamontes de repente parava a pancadaria para declamar discursos de preservação. Steven Seagal acabou pagando um preço alto, pois o filme virou um dos campeões de indicações ao Framboesa de Ouro, inclusive nas categorias de pior filme, direção, ator, atriz e roteiro. Apesar de não ser nenhum primor sempre achei essa enxurrada de carga negativa bastante exagerada. É uma diversão escapista, onde Seagel quis criar algum conteúdo, mesmo não se saindo muito bem. Além disso tem o valente Michael Caine defendendo seu cachê! Só isso já basta para conferir a produção.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Nikita - Criada Para Matar

Título no Brasil: Nikita - Criada Para Matar
Título Original: La Femme Nikita
Ano de Produção: 1990
País: França, Itália
Estúdio: Gaumont, Les Films du Loup
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson
Elenco: Anne Parillaud, Marc Duret, Patrick Fontana

Sinopse:
Nikita (Anne Parillaud) é uma jovem garota que acaba trilhando o caminho da criminalidade. Ela tem talento para o uso de armas e fugas, mas acaba sendo presa após um assalto mal sucedido. Sua perícia porém não passa despercebido pelo serviço secreto, sempre em busca de pessoas como ela. Assim uma alternativa é oferecida: Nikita aceita se tornar uma agente, pronto para realizar qualquer missão, e em troca ela tem sua pena de prisão revogada. Será que sua personalidade rebelde e impulsiva será a adequada para se tornar uma verdadeira assassina profissional de Estado?

Comentários:
Já que estamos falando da filmografia do cineasta Luc Besson, vale a lembrança desse "Nikita - Criada Para Matar". No Brasil quando se fala no filme Nikita todos se lembram do remake americano "A Assassina" que tinha a atriz Bridget Fonda liderando o elenco. Aquela era uma produção tipicamente Made in USA, dirigida pelo talentoso John Badham. Não é obviamente desse filme que estamos a tratar aqui. A versão original francesa é muito mais sofisticada e bem realizada, contando com a talentosa Anne Parillaud no papel título. Em produções como essa, Luc Besson procurou claramente pelo sucesso comercial. Ele deixou parte de suas pretensões artísticas de lado para emplacar uma robusta bilheteria. Mesmo assim suas inovações não podem ser descartadas. O filme tem uma iluminação em tons azuis escuros que dá um visual próprio ao resultado final. Por pequenos detalhes como esse passa longe de ser um filme de ação de rotina como aconteceu com sua versão americana. Besson tenta entender a mente de Nikita, sua obsessão e opressão ao realizar as missões para as quais é designada. Anne Parillaud não é tão bonita como Bridget Fonda, mas com certeza é mais sensual e talentosa. Para quem admira a obra de Besson é uma excelente oportunidade para entender essa fase de transição pela qual passou em sua carreira.

Pablo Aluísio.

Um Sonho Possível

Título no Brasil: Um Sonho Possível
Título Original: The Blind Side
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros.
Direção: John Lee Hancock
Roteiro: John Lee Hancock, baseado no livro de Michael Lewis
Elenco: Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw

Sinopse:
Michael Oher (Quinton Aaron) é um jovem negro americano cujo lar é desfeito. Praticamente abandonado pelos pais, deixado ao relento, ele acaba encontrando apoio e segurança com uma família branca de sua cidade. Leigh Anne (Sandra Bullock) é uma dondoca sulista que acredita em seu potencial como jogador de futebol americano. Dando todo o apoio possível, com a ajuda do treinador de sua escola, Michael Oher começa finalmente a subir na vida, com a ajuda do esporte e de sua nova família. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Atriz (Sandra Bullock). Filme vencedor do Globo de Ouro também na mesma categoria.

Comentários:
Sandra Bullock já fez muita abobrinha na carreira, mas pelo menos essa fita tem uma certa relevância. Seguindo uma política de ações afirmativas também dentro do cinema americano, temos aqui mais uma daquelas produções que valorizam histórias reais de negros que superaram as muitas adversidades para se tornarem pessoas bem sucedidas e realizadas em suas vidas. O enfoque gira em torno de Michael Oher (Quinton Aaron), um americano negro, que acaba sendo acolhido por uma família branca do sul dos Estados Unidos. Como se sabe o sul sempre foi tradicionalmente uma região de muito preconceito racial e social. Assim o roteiro procura mostrar a bem sucedida interação entre esses dois lados, que para muitos sulistas jamais deveriam ser misturados. A personagem de Sandra Bullock é uma típica dondoca sulista, mas com um diferencial importante, já que ela tem um grande coração. Seu trabalho é bom, ela consegue equilibrar o lado humano com uma certa comicidade, mas daí a ser premiada com o Oscar vai uma certa dose de exagero. E como se isso não bastasse o filme ainda arrancou uma improvável indicação ao Oscar de Melhor Filme, algo sem muito propósito e que talvez só se justifique pelo fato da academia tentar ser o mais politicamente correta possível. Mesmo assim, reconhecendo que o filme foi muito superestimado, indico. Vale pelas boas intenções, por alguns momentos realmente inspirados de Bullock e principalmente pela história, edificante e acolhedora.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Batman & Robin

Título no Brasil: Batman & Robin
Título Original: Batman & Robin
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Joel Schumacher
Roteiro: Akiva Goldsman, baseado na obra de Bob Kane
Elenco: Arnold Schwarzenegger, George Clooney, Chris O'Donnell, Uma Thurman, Alicia Silverstone

Sinopse:
Batman (George Clooney) se une ao seu pupilo e parceiro no combate ao crime, Robin (Chris O'Donnell), e à Batgirl (Alicia Silverstone) para enfrentar os terríveis vilões Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger) e Poison Ivy (Uma Thurman). Filme indicado a três prêmios da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Maquiagem, Figurino e Melhor Filme de Fantasia. "Vencedor" do Framboesa de Ouro na categoria Pior Atriz Coadjuvante (Alicia Silverstone).

Comentários:
Nem só de obras primas viveu o personagem Batman nos cinemas. Para quem é jovem e só conheceu mesmo os filmes dirigidos por Christopher Nolan é bom saber que houve uma primeira franquia que surgiu com Tim Burton e morreu com Joel Schumacher. E foi justamente esse filme aqui que enterrou a primeira quadrilogia do homem morcego nos cinemas. O interessante é que as filmagens foram muito badaladas pois todos queriam conferir o personagem com o novo queridinho de Hollywood, George Clooney. De fato ele estava no pique do sucesso, após provar que tinha conseguido fazer a complicada transição da TV para o cinema. Assim a Warner desembolsou uma fortuna para tê-lo na pele de Batman. O estúdio inclusive queria realizar o melhor filme de todos os tempos sobre o herói, com orçamento milionário e caprichos impensáveis naquela época, como por exemplo, contratar o astro Arnold Schwarzenegger para interpretar o vilão Mr. Freeze! Tudo parecia caminhar para a consagração de mais um grande blockbuster, desses que realmente arrasam quarteirões mas... tudo resultou em um grande desapontamento! Joel Schumacher, provavelmente inspirado na série televisiva dos anos 1960, optou erroneamente por dar ao filme um tom exageradamente cartunesco, beirando a paródia completa. O público não aceitou e a crítica detestou. Depois que Tim Burton tinha renovado o personagem com tintas sombrias era de fato uma surpresa e tanto uma abordagem tão pop e camp como essa. Desnecessário dizer que o filme naufragou completamente, se tornando um vexame para todos os envolvidos. George Clooney ainda tentou amenizar soltando algumas piadinhas sobre o uniforme ridículo que estava usando (com direito a mamilos salientes), mas nada disso salvou "Batman & Robin" de se tornar um dos maiores desastres da história da Warner Bros. Uma mancha negra complicada de apagar na história de um dos mais populares heróis de quadrinhos de todos os tempos.

Pablo Aluísio.

Linha Mortal

Título no Brasil: Linha Mortal
Título Original: Flatliners
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Joel Schumacher
Roteiro: Peter Filardi
Elenco: Kiefer Sutherland, Kevin Bacon, Julia Roberts, William Baldwin

Sinopse:
Um grupo de arrogantes estudantes de medicina decide desvendar um dos últimos grandes mistérios da ciência moderna: a morte! Eles não desejam vencer ela, mas apenas a sondar de dentro. Assim decidem realizar uma rede de experiências levando o corpo a um estado de quase-morte. A intenção é sondar essa fronteira, para tentar descobrir o que realmente de fato existe no outro lado da vida. O que eles não sabiam é que com isso acabam abrindo portas que jamais deveriam ter sido abertas. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Filme indicado ao prêmio Saturn da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias de Melhor Filme de Ficção e Melhor Atriz Coadjuvante (Julia Roberts). 

Comentários:
Alguns filmes melhoram bastante com o passar do tempo. Isso se deve principalmente aos roteiros, que sendo de boa qualidade, não envelhecem jamais. Um caso que se encaixa perfeitamente no exemplo acima é essa fita de suspense que fez bastante sucesso na época de seu lançamento, tanto nos cinemas como no mercado de vídeo VHS. Os personagens são extremamente interessantes, jovens estudantes de medicina, egocêntricos, arrogantes, cheios de si, afinal de contas eles estão no topo da cadeia alimentar no ultra concorrido universo dos cursos de ponta da carreira acadêmica americana. Para jovens assim não existem barreiras que os impeçam de irem até o limite. E o que seria mais tentador e ousado do que tentar explicar os mecanismos que rondam a própria morte? Assim no auge de sua petulância eles ousam tentar atravessar essa barreira, verificar o que existe no outro lado e voltar para contar o que viram. Não é uma das tarefas mais simples de realizar. O elenco de "Flatliners" conseguiu reunir um grupo de jovens atores - ainda desconhecidos do grande público na época - que nos anos que viriam iriam se tornar astros e estrelas do cinema americano. Dentre eles se destaca Julia Roberts, ainda colhendo os frutos do recente sucesso de "Uma Linda Mulher". A direção é do irregular Joel Schumacher, um cineasta conhecido por intercalar bons filmes com bombas atômicas. Aqui, para alívio geral, ele comparece com uma obra não apenas interessante, mas também bem desafiadora. Prova que, quando acerta a mão, ele consegue mesmo realizar bons filmes.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Loucademia de Polícia

Título no Brasil: Loucademia de Polícia
Título Original: Police Academy
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Hugh Wilson
Roteiro: Neal Israel, Pat Proft
Elenco: Steve Guttenberg, G.W. Bailey, Kim Cattrall

Sinopse:
O jovem Carey Mahoney (Steve Guttenberg) decide entrar na Academia de Polícia. Lá encontra o mais estranho grupo de pessoas que jamais imaginaria. Todos os tipos mais exóticos e estranhos da cidade também estão tentando virar policiais.

Comentários:
Está sendo lançado nos Estados Unidos todos filmes dessa franquia que fez muito sucesso nos anos 80. Eu fico aqui pensando se ainda existe espaço para esse tipo de humor nos dias de hoje. Dificilmente esse tipo de filme encontrará algum novo fã, sendo que apenas os nostálgicos comprarão esse tipo de box. Particularmente nunca fui grande fã, mesmo na época considerava os filmes da "Police Academy" muito pastelões, quase como se fossem um renascimento do estilo de comédia do tipo "Os Três Patetas". Mesmo assim, bem bobos, os filmes certamente fizeram muito sucesso ao ponto de todo ano sair um novo, inclusive no Brasil, onde as fitas eram muito bem recebidas pelo público brasileiro - o que se formos pensar bem, até faz muito sentido, pois o tipo de comédia mostrada aqui, mais popular e escrachada, também faz parte do humor tipicamente nacional. Em suma, uma diversão que vai soar bem datada para os mais novos, embora algumas boas risadas também estejam garantidas.

Pablo Aluísio.

Dizem Por Aí...

Título no Brasil: Dizem Por Aí...
Título Original: Rumor Has It...
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Rob Reiner
Roteiro: Ted Griffin
Elenco: Jennifer Aniston, Mark Ruffalo, Shirley MacLaine, Kevin Costner

Sinopse:
Sarah Huttinger (Jennifer Aniston) é uma garota que descobre por acaso que sua própria família foi a principal fonte de inspiração para o livro e o filme "The Graduate" (A Primeira Noite de um Homem), um clássico do cinema americano dos anos 60. Depois do choque inicial ela decide ir até o fim para descobrir e conhecer todos os envolvidos nessa história.

Comentários:
Pois é, como diz o ditado a vida não está fácil para ninguém... nem para os astros e estrelas do passado. Basta dar uma rápida olhada no elenco dessa comédia romântica para bem entender isso. Shirley MacLaine foi uma das atrizes mais populares dos anos 60. Colecionou prêmios, sucessos e amores. Kevin Costner foi um campeão absoluto de bilheterias no auge de sua carreira. Chegou ao ponto de ganhar os principais prêmios da Academia em obras como "Dança com Lobos". O problema é que Hollywood é uma indústria e como toda atividade comercial o seu passado vale menos do que sua capacidade de gerar lucro. Assim esses dois ícones de ontem viraram coadjuvantes de luxo para estrelinhas de hoje. Quem, em sã consciência, iria dizer que Costner um dia seria uma escada para uma estrelinha de sitcom da TV? Pois é, o mundo dá voltas e esse dia chegou. E o filme em si? Bom, é mais uma comédia romântica que fará a alegria das fãs de Jennifer Aniston! Em poucas palavras: bobinho, inofensivo e despretensioso, tal como o nível cultural de quem adora essa atriz.

Pablo Aluísio.

domingo, 26 de outubro de 2014

Licença para Casar

Título no Brasil: Licença para Casar
Título Original: License to Wed
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Ken Kwapis
Roteiro: Kim Barker, Tim Rasmussen
Elenco: Mandy Moore, John Krasinski, Robin Williams

Sinopse:
Sadie Jones (Mandy Moore) e John Krasinski (Ben Murphy) formam o casal que pretende se casar em breve numa bela cerimônia católica tradicional pois ela professa essa fé. Para isso eles precisam antes passar por um curso de formação de noivos onde serão colocados à prova pelo padre Frank (Robin Williams), um religioso fora dos padrões, o que definitivamente não vai ser nada fácil para eles!

Comentários:
Pois é, o tempo passa e as carreiras dos atores vão mudando gradativamente, algumas para melhor e outras para pior. No caso do comediante Robin Williams infelizmente as coisas estão piorando com o tempo. Ele já não consegue mais estrelar filmes tão bons como no passado. Com a perda de material melhor, seus personagens também vão ficando cada vez mais sem graça, o que não me deixa surpreso quando o vejo em papéis mais sérios em filmes comuns. Esse aqui até tenta ter alguma graça, mas o roteiro é muito fraquinho. Sempre querendo fazer piada em cima das excentricidades do padre Frank (Williams) a coisa não funciona. Algumas tentativas de humor inclusive ficam constrangedoras como o uso de dois bebês mecânicos que mais parecem bonecos assustadores de filmes de terror B. Acrescente a isso um casal de atores que não empolga e não são carismáticos e você tem em mãos mais um abacaxi. Poderia ser muito divertido ver Robin Williams interpretando um reverendo cheio de esquisitices, mas esse potencial aqui simplesmente não foi aproveitado e nem virou uma realidade.

Pablo Aluísio.

Clube da Luta

Título no Brasil: Clube da Luta
Título Original: Fight Club
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: David Fincher
Roteiro: Jim Uhls, baseado na obra de Chuck Palahniuk 
Elenco: Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter, Meat Loaf

Sinopse:
Tyler Durden (Brad Pitt) se junta a outros homens como ele, para violentos combates pelos subterrâneos das grandes cidades com o desesperado objetivo de escapar de alguma forma do marasmo e do tédio da vida moderna. Nesse mundo de extremos, um narrador (Edward Norton) conta suas experiências nesse submundo que muitos ignoram existir. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhores efeitos sonoros, melhores efeitos especiais e melhor edição. Indicado ainda a 19 outros prêmios, entre eles Brit Awards, MTV Movie Awards e Las Vegas Film Critics Society.

Comentários:
"Fight Club" foi muito badalado em seu lançamento. Não era para menos, pois de fato o filme unia uma proposta nova e inteligente com um roteiro cheio de boas sacadas. Os personagens retratam de certa maneira o vazio existencial que impera entre os mais jovens ou entre adultos que descobrem que o jogo finalmente acabou, que não há mais nenhuma esperança no fim do túnel. Para escapar do sufocante tédio do dia a dia e preencher esse vácuo em suas almas, eles partem em busca de emoções mais viscerais, animais mesmo, trazendo-os de volta a um estado mais natural e selvagem. A briga assim funciona não apenas como uma brilhante válvula de escape do massacrante cotidiano, mas também como um retorno às origens animalescas dos seres humanos. Para muitos especialistas estamos assim diante da maior obra prima assinada pelo criativo cineasta David Fincher. Não há como negar que Fincher é seguramente um dos cinco diretores mais brilhantes que surgiram em meados dos anos 1990. Seus filmes nunca se rendem ao lugar comum cinematográfico, especialmente aqueles que tinham tudo para se tornarem fitas descartáveis como "Seven" ou "O Curioso Caso de Benjamin Button", mas que numa verdadeira tacada de mestre se tornaram pequenos clássicos contemporâneos. O elenco também está em momento particularmente inspirado. Edward Norton, o narrador e também protagonista de tudo o que acontece, transparece em sua voz toda a melancolia e falta de ânimo de seguir em frente com sua vida enfadonha. Brad Pitt dá vida a um personagem completamente amoral, que não liga mais para qualquer tipo de valor humano que um dia tenha sido importante para a vida civilizada em sociedade. Infelizmente no Brasil o filme ficou também tristemente marcado por uma tragédia ocorrida em um cinema, quando um jovem estudante de medicina com problemas mentais abriu fogo contra o público em um cinema de São Paulo. Melhor esquecer esse tipo de coisa e louvar sempre o excelente nível desse "Clube da Luta", um dos melhores filmes do cinema americano surgidos dos últimos anos. 

Pablo Aluísio.

sábado, 25 de outubro de 2014

Onde o Diabo se Esconde

Título no Brasil: Onde o Diabo se Esconde
Título Original: Where the Devil Hides
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: LD Entertainment
Direção: Christian E. Christiansen
Roteiro: Karl Mueller
Elenco: Alycia Debnam Carey, Colm Meaney, Adelaide Kane, Jennifer Carpenter 

Sinopse:
Numa fechada e isolada comunidade religiosa nascem seis garotas no sexto dia do sexto mês. Para o líder e pastor Elder Beacon (Colm Meaney) isso é um claro sinal da presença do diabo pois o 666 está presente bem no meio daqueles acontecimentos. Após uma tragédia, os anos passam e as meninas se tornam finalmente mulheres. Prestes a celebrarem seus aniversários de 18 anos, uma série de mortes começam a acontecer dentro da comunidade. Estaria Beacon realmente com a razão ou tudo seria fruto apenas de uma visão fanática e fatalista de sua seita?

Comentários:
"Where the Devil Hides" começa muito bem. Somos apresentados àquela comunidade fechada em si mesmo, onde tudo gira em torno de uma visão religiosa fundamentalista da vida. As garotas são impedidas de conhecer rapazes fora da fazenda onde vivem, festas e bebidas também não são tolerados. Todos se vestem de forma igual, com vestimentas sóbrias e soturnas. As meninas vão tentando viver suas vidas da melhor forma possível naquele clima opressor, embora seja complicado para adolescentes viverem naquele ambiente de repressão e culpa. Para Mary (Alycia Debnam Carey) a situação é ainda mais delicada, já que ela tem constantes ataques de epilepsia que são interpretadas como manifestações diábolicas. Após sofrer quase um abuso sexual por parte do pastor, ela resolve ir embora, algo que não será muito fácil, pois fora criada longe do mundo moderno. Conseguirá se livrar da suposta maldição ao qual está supostamente condenada? O primeiro conselho que daria a quem for assistir a esse filme é não confiar inteiramente nas armadilhas do roteiro. Falar muito seria de certa forma estragar as surpresas, mas de antemão é válido informar que o espectador é levado a crer e acreditar em uma certa situação que parece ser a mais racional possível. De repente o roteiro dá uma reviravolta e tanto e o tom geral muda radicalmente (em minha opinião, não para melhor). Mesmo assim, com esse tipo de concessão não há como negar que é um horror curioso, diria até bem instigante, apesar do deslize final que comete. Só pecou mesmo por tentar ser pop e juvenil demais.

Pablo Aluísio

Jogos Mortais 2

Título no Brasil: Jogos Mortais 2
Título Original: Saw II
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Lions Gate Films
Direção: Darren Lynn Bousman
Roteiro: Leigh Whannell, Darren Lynn Bousman
Elenco: Donnie Wahlberg, Beverley Mitchell, Franky G

Sinopse:
O Detetive Eric Matthews (Donnie Wahlberg) investiga um assassinato quando acaba descobrindo o envolvimento do psicopata Jigsaw (Tobin Bell) no crime mas não isso não é tudo: ele também mantém sete pessoas presas, envolvidas em um novo jogo mortal onde precisam localizar um antídoto contra um gás mortal que será lançado neles, caso não consigam vencer o desafio. Filme indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films na categoria Melhor Filme de Terror.

Comentários:
Segundo filme da franquia "Saw". Até hoje fico surpreso com a enorme quantidade de filmes que foram lançados em cima do personagem Jigsaw em tão pouco tempo. Esse aqui ainda mantém a qualidade que fez a fama da série. As armações de Jigsaw são bem armadas, verdadeiras armadilhas assassinas. O filme tem um bom roteiro e na direção o toque do jovem e talentoso cineasta Darren Lynn Bousman que acabou agradando tanto ao estúdio que voltaria à franquia com "Jogos Mortais 3" em 2006 e "Jogos Mortais 4" em 2007. No geral é mais um gore violento e sanguinário, o que convenhamos é justamente o que espera o público alvo desse tipo de fita. No final das contas a criatividade na idealização das mortes e o jogo sádico de Jigsaw são os principais fatores que conseguem manter o interesse do espectador do começo ao fim.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Projeto Secreto - Macacos

Título no Brasil: Projeto Secreto - Macacos
Título Original: Project X
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Jonathan Kaplan
Roteiro: Lawrence Lasker, Stanley Weiser
Elenco: Matthew Broderick, Helen Hunt, William Sadler

Sinopse:
Jimmy Garrett (Matthew Broderick) é um jovem designado para cuidar de um grupo de chimpanzés que são utilizados em um programa militar secreto denominado "Project X". Sua convivência com os animais acaba criando um vínculo emocional com eles. Não demora muito e Garrett começa a pensar em uma maneira de os tirar de lá.

Comentários:
Recentemente no Brasil um grupo de ativistas pela causa dos direitos dos animais invadiu um laboratório de testes e salvou vários filhotes da raça Beagle. Esse fato, amplamente noticiado na imprensa, me lembrou imediatamente desse filme, "Projeto Secreto - Macacos". O enredo tem o mesmo objetivo, denunciar os abusos que são cometidos contra animais que são expostos a experimentos científicos. O personagem de Broderick é um sujeito que acaba se envolvendo justamente nesse tipo de situação, só que no seu caso a coisa é ainda mais barra pesada pois se trata de animais usados em testes de armas militares. Além do sempre carisma presente em Matthew Broderick, o filme ainda se destaca pela bela presença da atriz Helen Hunt e da direção segura de Jonathan Kaplan. Os animais do filme também são extremamente bem treinados, tornando a situação explorada pelo roteiro ainda mais comovente. Enfim deixo a dica caso você seja um ecologista ou não! Em ambos os casos a película certamente valerá a pena!

Pablo Aluísio.

Meus Vizinhos São um Terror

Título no Brasil: Meus Vizinhos São um Terror
Título Original: The 'Burbs
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Joe Dante
Roteiro: Dana Olsen
Elenco: Tom Hanks, Bruce Dern, Carrie Fisher, Corey Feldman

Sinopse:
Ray Peterson (Tom Hanks) é um típico paí de família americano que vê algo de estranho em seus novos vizinhos. Acostumado com uma amizade mais próxima de quem mora ao lado ele logo percebe que os novos moradores de sua rua não querem muita conversa com os seus vizinhos. Ray assim começa a colocar na cabeça que há algo de errado com aquela gente. Estaria certo ou tudo seria fruto apenas da falta do que fazer com sua vida?

Comentários:
Simpático e bem humorado filme estrelado por Tom Hanks, ainda em sua fase como comediante. Produzido por Steven Spielberg esse era o tipo de produção que não fazia muito alarde nas bilheterias de cinema, mas que depois encontrava seu lugar ideal no mercado de vídeo (em pleno auge do VHS), se tornando campeão de locações. O roteiro brinca com o chamado americano suburbano típico. É aquele cara que mora em uma boa casa nos subúrbios das grandes cidades e que leva uma vida levemente entediante. Para passar o tempo começa a xeretar a vida dos vizinhos. É curioso ver que em praticamente todos os filmes e séries que enfocam esse tipo de americano médio ele sempre é retratado como um idiota, completamente controlado pela esposa e filhos. Deve ser algum tipo de tradição na terra do Tio Sam, quem sabe. Deixando essas curiosidades sociológicas de lado o fato é que o filme é boa diversão, muito embora vá se perdendo aos poucos durante o desenrolar da trama. Os problemas do roteiro foram causados por uma grande greve de roteiristas em Hollywood na época, por isso o espectador vai claramente notar que embora comece muito bem o enredo vai perdendo qualidade até o seu final, que também não é grande coisa. Mesmo assim, com todos esses pequenos defeitos, o filme ainda diverte e funciona, principalmente se for encarado como um pipocão no fim de noite.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ligações Perigosas

Título no Brasil: Ligações Perigosas
Título Original: Dangerous Liaisons
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stephen Frears
Roteiro: Christopher Hampton
Elenco: Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer, Keanu Reeves, Uma Thurman

Sinopse:
Baseado no famoso romance "Les Liaisons Dangereuses" do autor Choderlos de Laclos (1741 - 1803), o filme "Ligações Perigosas" narra as intrigas, fofocas e ciladas sociais que se desenvolvem na corte francesa do século XVIII. De um lado o fútil e perigoso Visconde Sébastien de Valmont (John Malkovich), do outro a maquiávelica Marquesa Isabelle de Merteuil (Glenn Close) e no meio de todas as armações sociais a bela e jovem Madame de Tourvel (Michelle Pfeiffer). Um jogo mortal de sedução e poder dentro das relações entre nobres da monarquia francesa da época. Filme vencedor dos Oscars de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

Comentários:
Choderlos de Laclos foi um dos principais generais de Napoleão Bonaparte. Quando não estava nos campos de batalha lutando por seu imperador, escrevia romances. O livro que deu origem a esse filme logo se tornou um dos mais populares de sua carreira como escritor. Ele desvenda o jogo de poder e cobiça que existia dentro da corte francesa. O curioso é que o próprio Napoleão era fruto da revolução francesa, que procurava colocar abaixo a ordem social da monarquia daquela nação, mas tão logo assumiu o poder absoluto deu origem a também uma corte suntuosa e luxuosa, provando que nem sempre as boas intenções resultam em algo positivo. Deixando um pouco de lado esse contexto histórico o fato é que "Ligações Perigosas" tem uma das tramas mais saborosamente perversas da história do cinema americano. Stephen Frears, em grande momento, soube como poucos explorar as vilanices de seus personagens. Aqui, como obviamente podemos notar, o que importa é realmente passear pelas artimanhas e manipulações dos dois personagens centrais, ambos sem quaisquer escrúpulos pessoais ou valores morais, mas mestres na arte da manipulação social. Claro que apenas dois grandes atores poderiam tirar todo o potencial do texto literário para as telas de cinema. Nesse ponto John Malkovich e Glenn Close estão soberbos. Glenn Close em especial tem uma das melhores atuações de sua vida e quem a conhece sabe que isso definitivamente não é pouca coisa. O contraste da podridão de seus interesses e almas com a delicada inocência, juventude e beleza de Michelle Pfeiffer (linda no filme) garantem o alto nível do filme no quesito atuação. Em termos de produção o filme também apresenta um requinte único, com belíssima reconstituição de época, extremamente luxuosa nos mínimos detalhes. Um filme para se ter na coleção, com a finalidade de se rever sempre que possível. Cinema do mais puro e fino bom gosto.

Pablo Aluísio.

A História de Buddy Holly

Título no Brasil: A História de Buddy Holly
Título Original: The Buddy Holly Story
Ano de Produção: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: ECA, Innovisions
Direção: Steve Rash
Roteiro: Alan Swyer, John Goldrosen
Elenco: Gary Busey, Don Stroud, Charles Martin Smith

Sinopse:
Cinebiografia do roqueiro Charles Hardin Holley, mais conhecido como Buddy Holly. Na segunda metade dos anos 1950 ele conseguiu atingir o estrelato ao participar da explosão do nascente rock n roll nas rádios americanas. Talentoso cantor, compositor e guitarrista teve sua promissora carreira interrompida precocemente por causa de uma tragédia que abalou o país. Filme vencedor do Oscar na categoria Melhor Canção. Indicado ainda nas categorias de Melhor Ator (Gary Busey) e Melhor Som.

Comentários:
Esse filme foi realizado para celebrar os vinte anos da morte do jovem cantor e compositor Buddy Holly que morreu tragicamente de um acidente de avião enquanto fazia uma excursão pelo interior dos Estados Unidos. No mesmo acidente morreram também Ritchie Valens, que vinha fazendo sucesso com "La Bamba", "Donna" e outra canções e Big Bopper que estava se destacando nas paradas com sua "Chantilly Lace". Apesar de não ter uma grande produção é um filme honesto, com bom roteiro, que explora de forma extremamente bem feita aspectos da vida precoce de Holly. Na época muito se reclamou do ator Gary Busey que de fato não era muito parecido com o Buddy Holly da vida real, mas isso no fundo é uma bobagem já que ele conseguiu captar bastante bem - beirando a perfeição - os maneirismos e o jeito de ser do cantor. É aquele tipo de filme que todos sabem o final, que não é feliz, mas que vale a pena por resgatar a memória de todos aqueles talentosos artistas que perderam suas vidas naquela madrugada gelada de 1958.

Pablo Aluísio.