domingo, 2 de novembro de 2014

Trágica Emboscada

Charlton Heston em foto de divulgação do filme "Trágica Emboscada" (The Savage, EUA, 1952). No filme ele interpreta um branco que foi criado entre os nativos guerreiros Sioux. Seus pais foram mortos por nativos da tribo Crow, quando atravessavam longas planícies desertas do velho oeste. Encurralados, foram mortos de forma cruel e sanguinária.  Com seu novo povo ele adota o nome de "War Bonet" e começa a defender os interesses de seus irmãos pele vermelha. A situação porém se complica quando o tratado entre nativos e brancos parece ter sido quebrado. Em caso de guerra aberta em que lado ele lutará? Pelos brancos ou índios?

Seu pai sioux resolve então enviar o personagem de Heston para um contato com o homem branco. Quem sabe assim se evite um derramamento de sangue inútil. Uma vez de volta ao mundo civilizado ele sente o choque cultural. O simples ato de se sentar numa cadeira de madeira lhe soa estranho e desconfortável. O comandante do forte da cavalaria lhe acalma, mas os ânimos já estão por demais acirrados. Um ala de guerreiros não aceita mais a paz, não desejam mais ceder aos interesses do homem branco. Para Bonet porém há um claro mal entendido envolvendo todos, mas tudo cai por terra quando sua irmã que havia sido sequestrada pelos Crows morre ao ser confundida com nativos inimigos do exército.

Tomado por ódio Bonet cede ao acontecimento e se oferece novamente para ir até o homem branco. Uma vez lá tentará levar os soldados americanos até uma emboscada, um lugar fechado e sem saída onde todos possam ser mortos pelos guerreiros Sioux. Inicialmente parece ser uma boa ideia, de vingança de sangue, mas aos poucos ele vai entendendo que é uma cilada, uma vez que os guerreiros nativos mais exaltados querem matar a todos, inclusive mulheres e crianças que moram no forte americano. Isso finalmente traz luz para os pensamentos de Bonet, que acaba descobrindo que o ódio mortal certamente cega até os mais valorosos irmãos de sangue.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    Trágica Emboscada
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Publicado originalmente no blog Cinema Clássico
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir