quinta-feira, 8 de maio de 2014

007 - Nunca Mais Outra Vez

Título no Brasil: 007 - Nunca Mais Outra Vez
Título Original: Never Say Never Again
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Irvin Kershner
Roteiro: Kevin McClory, Jack Whittingham
Elenco: Sean Connery, Kim Basinger, Klaus Maria Brandauer, Max von Sydow

Sinopse:
James Bond (Sean Connery) decide se aposentar do serviço secreto de sua majestade mas na última hora é surpreendido por uma chantagem internacional envolvendo a SPECTRE. Dois de seus membros, Largo (Klaus Maria Brandauer) e Blofeld (Max von Sydow) roubam ogivas nucleares e ameaçam explodir as bombas em algumas das maiores cidades da Inglaterra e Estados Unidos. O resgate? Cem milhões de dólares.

Comentários:
Um filme não oficial de James Bond que não faz parte da franquia original e que foi muito mal recebido pela crítica na época. Também pudera, Sean Connery havia dito e prometido que jamais voltaria ao personagem, isso porque queria alcançar outros voos em sua carreira. Só que em 1983 todo mundo ficou surpreendido quando o próprio Connery voltou atrás e resolver encarnar novamente (e pela última vez) o tão famoso agente 007. Só que o tempo havia passado, Sean estava ficando careca (usou uma peruca nada convincente em cena) e com vários quilinhos a mais. A trama também não é muito boa e nem inteligente transformando todo o filme em um grande desapontamento. Um prato requentado com praticamente a mesma estória de "007 Contra a Chantagem Atômica" de 1965. Curiosamente o elenco é acima da média (pelo menos no papel), inclusive com a presença do talentoso Max von Sydow e com Kim Basinger como uma das mais bonitas Bond Girls que se tem notícia. Infelizmente mesmo com tudo isso a favor nada funciona mesmo. Ruim, arrastado e sem charme "Never Say Never Again" é de fato decepcionante. Sean Connery deveria ter deixado Bond mesmo em 1971 com "007 - Os Diamantes São Eternos", afinal seu retorno só serviu mesmo para demonstrar que ele não tinha mais nada a ver com o famoso agente secreto.

Pablo Aluísio.

Fuga de Nova York

Título no Brasil: Fuga de Nova York
Título Original: Escape from New York
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia TriStar
Direção: John Carpenter
Roteiro: John Carpenter, Nick Castle
Elenco: Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Borgnine

Sinopse:
No futuro, o crime está fora de controle e Nova York é uma prisão de segurança máxima. Não há mais lei e nem ordem. E é justamente nesse local sem limites onde apenas o forte sobrevive que cai o avião do presidente dos Estados Unidos. Para resgatar o líder máximo da nação é enviado o condenado e veterano de guerra Snake Plissken (Kurt Russell). Indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Filme de Ficção, Melhor Diretor, Figurino e Maquiagem.

Comentários:
Esse é um pequeno clássico de ação e ficção muitas vezes reprisado na televisão aberta brasileira. Também é considerado um dos mais representativos filmes da carreira do diretor John Carpenter. Sempre considerei esse cineasta muito subestimado em todos os sentidos. Carpenter conseguia realizar bons filmes com praticamente nada. Os orçamentos eram restritos e os estúdios nem sempre acreditavam em suas ideias pouco convencionais. Aqui ele escreveu um roteiro sem limites à imaginação. O mundo é no futuro um lugar sujo e sem regras e até os supostos heróis de suas tramas são sujeitos casca grossa e no limite entre o certo e o errado. Que o diga o personagem Snake Plissken (Kurt Russell) ou, como ficou conhecido no Brasil, Cobra Plissken! Assim o que temos aqui é uma fita muito bem realizada, com muita adrenalina e ideias criativas e bem originais. Russell com tapa olho entrou definitivamente na cultura pop e até hoje é lembrado. O elenco de apoio também é dos melhores, com vários veteranos das telas. Alguns anos depois teve uma continuação chamada "Fuga de Los Angeles" que apesar dos bons efeitos digitais era muito inferior a esse. Em suma, pancadaria com estilo e sabor de nostalgia. Vale a pena rever.

Pablo Aluísio.

New Worlds

Título no Brasil: New Worlds
Título Original: New Worlds
Ano de Produção: 2014
País: Inglaterra
Estúdio: Channel 4, Company Pictures
Direção: Charles Martin
Roteiro: Martine Brant, Peter Flannery 
Elenco: Pip Carter, Phil Cheadle, Holli Dempsey

Sinopse:
Durante o reinado de Charles II, a Inglaterra passa por momentos turbulentos. O Parlamento está fechado e uma rebelião no reino se aproxima. Para piorar há um conflito não resolvido entre protestantes e católicos que pode resvalar para um verdadeiro banho de sangue religioso. Enquanto isso na colônia americana da Nova Inglaterra os colonos tentam sobreviver aos ataques de nativos selvagens.

Comentários:
A TV inglesa é um primor de qualidade e excelência técnica. Ultimamente várias séries tem focado nos reinados de reis ora tiranos, ora amados pelo povo. Aqui a atenção se volta para um período particularmente complicado da história britânica onde conflitos religiosos e políticos traziam enorme instabilidade ao Reino Unido. "New Worlds" tem uma produção muito caprichada - principalmente nas cenas rodadas na colônia do novo mundo que foi batizada de "Nova Inglaterra" - e um argumento bem escrito, bem roteirizado, que mostra os aspectos da sociedade da época, entre eles o grande desnível existente entre a classe rica e dona de extensas propriedades rurais e a classe trabalhadora, explorada e submetida a jornadas de trabalho desumanas, inclusive com farta exploração de mão de obra infantil. Outro ponto interessante é a tensão que nasce entre dois herdeiros ao trono inglês, um católico e outro protestante, que levou a nação a um insustentável período histórico de conflitos e rebeliões por todos os rincões daquele país (algo que se faz sentir até os dias de hoje haja visto as constantes desavenças envolvendo irlandeses católicos e ingleses protestantes). Em suma, bela minissérie em quatro capítulos que vale a pena acompanhar, principalmente se você gosta de história de uma maneira em geral.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 6 de maio de 2014

A Última Profecia

Título no Brasil: A Última Profecia
Título Original: The Mothman Prophecies
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Lakeshore Entertainment
Direção: Mark Pellington
Roteiro: Richard Hatem, baseado no livro de John A. Keel
Elenco: Richard Gere, Laura Linney, David Eigenberg

Sinopse:
Estranhos acontecimentos começam a surgir numa cidadezinha da Virginia. Ninguém sabe ao certo o que realmente se passa. Para uns seriam discos voadores vindos de outros planetas, já para outros seria a manifestação de criaturas do além, entre elas a de um ser alado denominado Mothman. Intrigado com tudo o jornalista John Klein (Richard Gere) resolve ir a fundo no mistério ao lado da policial Connie Mills (Laura Linney). Mas afinal qual é a verdade dos fatos?

Comentários:
Anda meio esquecido esse bom filme de suspense e realismo fantástico estrelado por Richard Gere. O livro que deu origem a essa produção foi baseado numa série de acontecimentos paranormais ou ufológicos ocorridos na cidade de Point Pleasant, West Virginia. Na época a coisa toda chamou muito a atenção da imprensa americana pois vários moradores alegaram ter vistos OVNIs e seres mágicos na região. Também houve um surto de "profecias" entre pessoas comuns. Algumas dessas "revelações" realmente aconteceram anos depois e outras não. É complicado entender o que se passou por lá - teria sido um raro evento de delírio coletivo? "A Última Profecia" procura responder a esse tipo de questão. O filme pretende ser um thriller sobrenatural, um estudo de suspense, mas sofreu severas críticas por mudar aspectos essenciais da suposta história real, como a questão de ser ambientado nos dias atuais, sendo que tudo aconteceu em 1967 (provavelmente os produtores não quiseram investir em um filme de época por causa dos custos elevados que envolvem esse tipo de produção). Essas são questões menores porém. Certamente "The Mothman Prophecies" vale a pena ser revisto ou conhecido por quem ainda não viu já que apresenta no mínimo um enredo interessante. 

Pablo Aluísio.

Mandando Bala

Título no Brasil: Mandando Bala
Título Original: Shoot 'Em Up
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Michael Davis
Roteiro: Michael Davis
Elenco: Clive Owen, Monica Bellucci, Paul Giamatti

Sinopse:
Em meio a ação desenfreada uma mulher grávida entra em trabalho em parto e só conta com o auxílio de Smith (Clive Owen). Ele tem a missão de proteger a criança de um grupo de criminosos liderados por Hertz (Paul Giamatti). Para isso tentará manter a salvo o recém-nascido ao mesmo tempo em que tenta também sobreviver à caçada feroz que é iniciada.

Comentários:
Um filme que me chamou a atenção logo na primeira vez que assisti. Isso porque não é definitivamente um filme de ação convencional, longe disso, na realidade é uma espécie de paródia que nunca se assume como tal e que se vale de uma sucessão de cenas pra lá de absurdas para causar impacto ou risos nervosos nos espectadores. Alguns não compram a ideia e deixam o filme pela metade, outros resistem mas não gostam da proposta do filme e por fim há aqueles que acham tudo o máximo. De nossa parte podemos até achar algum mérito cinematográfico aqui, por causa da estética exagerada e sem noção. Talvez seja uma forma do cinema de ação sobreviver aos novos tempos em relação a uma geração criada em frente aos videogames. De qualquer maneira há defensores desse tipo de estética fora dos padrões. Prova disso é que a produção concorreu a dois prêmios no Satellite Awards nas categorias Melhor Filme e Melhor ator (Clive Owen). Arrisque para conhecer.

Pablo Aluísio.

Crimes Cruzados

Título no Brasil: Crimes Cruzados
Título Original: Pawn
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Imprint Entertainment, Most Films
Direção: David A. Armstrong
Roteiro: Jay Anthony White
Elenco: Forest Whitaker, Ray Liotta, Michael Chiklis, Common, Jessica Szohr, Sean Faris

Sinopse:
O policial Will (Forest Whitaker) resolve fazer uma pequena pausa em sua ronda noturna para fumar um cigarro e depois ir em sua lanchonete 24 horas preferida para tomar um gole de café. Ao entrar no local e sentar para ser servido ele começa a perceber que há algo errado no modo de agir daquelas pessoas, todas parecem tensas e aparentam estar nervosas. Logo Will descobre que há um bando de criminosos no local mas entre aqueles clientes quem seriam os assaltantes?

Comentários:
Se você estiver em busca de um policial dos bons eu recomendo esse pouco falado mas muito bom "Pawn". A situação básica é passada toda em uma lanchonete onde um grupo de bandidos mantém todos os clientes e funcionários como reféns. Os criminosos estão interessados em um cofre no fundo do estabelecimento que contém dinheiro e um HD muito importante para o grupo, mas o cofre é daqueles que só abrem em determinado horário, assim os assaltantes precisam esperar pelo horário certo. Tudo corre relativamente bem até um policial entrar lá para tomar um cafezinho, a partir daí tudo se transforma em um verdadeiro inferno. O curioso desse roteiro (muito bem escrito e estruturado) é que nada, mas nada mesmo, é o que aparenta ser. Os clientes não são tão indefesos assim, os policiais não são tão íntegros como se pode pensar e para completar os criminosos definitivamente não estão lá para apenas para um assalto comum. Eficiente, com uso inteligente de flashbacks (estilo mosaico) e muito bem interpretado esse é um daqueles filmes que não são muito comentados e nem badalados mas valem muito a pena pela tensão e inteligência dentro de sua trama. Ótimo entretenimento.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Guilhotina

Título no Brasil: Guilhotina
Título Original: Xue di zi
Ano de Produção: 2012
País: China, Hong Kong
Estúdio: Media Asia Films, Polyface Entertainment
Direção: Wai-keung Lau
Roteiro: Oi Wah Lam, Joyce Chan
Elenco: Xiaoming Huang, Ethan Juan, Purba Rgyal

Sinopse:
Na China imperial o povo vive completamente oprimido. Assim surge um líder rebelde chamado "O Lobo". Misto de comandante bélico e profeta, ele começa a espalhar um clima de rebelião e revolta entre os mais pobres. Para combater essa nova ameaça o imperador envia um grupo de assassinos profissionais provenientes da Manchúria. Usando uma arma letal - uma guilhotina voadora - eles saem à caça do Lobo para destruir todos os seus inimigos. A chegada das armas de fogo porém podem deixar todos esses lendários guerreiros completamente obsoletos dentro da nova  arte da guerra.

Comentários:
Excelente produção chinesa que surpreende por seu tema ousado. Imagine realizar um filme sobre uma ditadura brutal e opressora em um país onde está no poder... uma ditadura brutal e opressora! Pois é, nem sei como algo assim foi realizado na China comunista de hoje mas enfim... De qualquer maneira se trata de uma película muito interessante e bem feita. Destaco aspectos do roteiro que, muito bem escrito, mostra flashbacks bem situados para contar o passado dos principais personagens. Esses aliás são devidamente apresentados ao público assim que surgem em cena, com legendas em Mandarin especificando seus nomes e suas funções dentro da trama. Uma ferramenta de narrativa pouco usada e comum em produções ocidentais. As lutas são bem coreografadas e contam com o uso de guilhotinas mortais, engenhocas voadoras que literalmente arrancam as cabeças dos inimigos. Os efeitos digitais são bem feitos, embora não possam em nenhum momento ser objeto de comparação com a superioridade técnica do cinema americano. A trama também é muito relevante do ponto de vista político ao explorar com raro talento o dilema dos antigos imperadores chineses que não mais atendiam os anseios do povo. Assim fica a recomendação dessa fita, principalmente se você é fã desse tipo de filme de artes marciais. Os que gostam de história oriental também vão apreciar.

Pablo Aluísio.

domingo, 4 de maio de 2014

Caçadores de Obras-Primas

Título no Brasil: Caçadores de Obras-Primas
Título Original: The Monuments Men
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures, Fox 2000 Pictures
Direção: George Clooney
Roteiro: George Clooney, Grant Heslov
Elenco: George Clooney, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett, John Goodman 

Sinopse:
Frank Stokes (George Clooney) é um militar americano encarregado de formar uma equipe de especialistas em arte para achar e recuperar as obras valiosas (pinturas, esculturas e monumentos, etc) roubadas pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Para isso esperam contar com a ajuda de Claire Simone (Cate Blanchett), curadora de artes francesas que trabalhou ao lado dos alemães durante a ocupação de Paris. Em posse de suas informações o grupo começa a rastrear o caminho para onde as obras foram enviadas. O objetivo é recuperar todas elas antes que se cumpra a ordem de Hitler de destruir tudo caso a Alemanha perca a guerra.  

Comentários:
Valeu muito a pena assistir a esse "Caçadores de Obras-Primas", isso porque ele resgata um estilo de fazer cinema que anda meio esquecido. É uma produção "Old School" que nos remete principalmente para os filmes de guerra feitos nas décadas de 1950 e 1960. Houve quem reclamasse na crítica brasileira dizendo que o filme não tinha ritmo ou pique. Ora, não é a proposta dessa película ser um filme de ação ou algo que o valha, mas sim retratar um aspecto por demais interessante ocorrido na segunda guerra quando um pequeno grupo de especialistas americanos foram atrás das obras de artes roubadas pelos nazistas. Sob esse ponto de vista o filme é realmente muito bom. Essa operação certamente não foi tão simples como é mostrada em cena - onde por questões de pura dramaturgia, os americanos foram reduzidos a apenas seis homens - mas no geral cumpre muito bem seu objetivo de mostrar o quão foram importantes na recuperação de obras de artes que pertencem à humanidade em geral e não apenas a franceses, italianos ou belgas e que naquele momento estavam sendo literalmente roubadas pelos alemães.

Basta ver o filme para se entender como a Alemanha de Hitler (que era, diga-se de passagem, um pintor frustrado) realizou a maior operação de saque e roubo de obras de arte da história. Quadros famosos de artistas consagrados foram encaixotados e levados para a Alemanha em caminhões militares. Esculturas históricas como a mostrada no filme, de Madona por Michelangelo, acabaram sendo recuperadas em velhas minas abandonadas e outros esconderijos. A intenção de Hitler era levar todas elas para um museu que seria construído em honra dele mesmo! Fez muito bem George Clooney em focar seu interesse nessa história que afinal de contas é a história de todos nós, pois aqueles objetos de artes, muitos deles saqueados de igrejas católicas milenares, representam a evolução e história da própria humanidade como um todo. No final quando a música tema surge e sobem os letreiros ficamos com aquela sensação boa de que o cinema americano ainda consegue entreter mostrando aspectos importantes da história. Não é apenas aquele tipo de cinema chiclete com heróis de quadrinhos que já estamos cansados de ver. Que venham mais filmes como esse - afinal de contas o público adulto também precisa de algo para ver nos cinemas nos fins de semana.

Pablo Aluísio.

O Caminho do Mal

Título no Brasil: O Caminho do Mal
Título Original: La Senda 
Ano de Produção: 2012
País: Espanha
Estúdio: Castafiore Films, Era Visual
Direção: Miguel Ángel Toledo
Roteiro: Juan Carlos Fresnadillo, Miguel Ángel Toledo
Elenco:  Gustavo Salmerón, Ariel Castro, Raquel Escribano, Javier Montó

Sinopse:
Um casal em crise resolve reconstruir seu casamento. Raul (Gustavo Salmerón) resolve então levar sua esposa e seu filho para uma casa isolada nas montanhas. A intenção é reaproximar o casal, curtir a presença do pequeno filho e recuperar a afeição entre todos. O que começa com um bucólico fim de semana logo se torna um pesadelo após Raul começar a ter algumas estranhas visões no local.

Comentários:
Mais uma oportunidade de sair um pouco do circuito do cinema americano para conhecer outras filmografias mundo afora. Esse filme foi lançado no Brasil classificado no gênero terror mas não concordo completamente com essa denominação. Na verdade "La Senda" tem muito mais de drama psicológico do que terror propriamente em si. Certamente o desfecho é forte, violento mas na verdade o que se sobressai dentro do roteiro é o complicado relacionamento dessa família isolada de tudo. O marido não consegue recuperar completamente o amor de sua esposa, tenta reconquistá-la mas as coisas não saem como esperado. Para piorar ela começa a se interessar pelo caseiro da casa, um sujeito jovem e bonitão, metido a conquistador. Isso desperta toda a ira da personalidade paranóica do marido que definitivamente não quer ser traído pela esposa naquele lugar. Não apostaria minhas fichas de que todos vão gostar da proposta do filme, até porque ele foge e muito do estilo americano de fazer filmes de terror que conhecemos, mas mesmo assim vale a curiosidade de assistir. Sempre é bom conhecer outros pontos de vista cinematográficos, principalmente de outras nacionalidades. 

Pablo Aluísio.

sábado, 3 de maio de 2014

Aurora Boreal

Título no Brasil: Aurora Boreal
Título Original: Aurora Borealis
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos, Canadá
Estúdio: Entitled entertainment, Rick Bieber Productions
Direção: James C.E. Burke
Roteiro: Brent Boyd
Elenco: Joshua Jackson, Donald Sutherland, Juliette Lewis

Sinopse:
Duncan Shorter (Joshua Jackson) é um jovem com muitos problemas. Ele não consegue arranjar um bom emprego com a crise que assola a economia americana. Para piorar também não consegue levar adiante um relacionamento sério. Seus familiares estão passando por sérios problemas de saúde e a convivência com o pai é complicada. Quando ele finalmente morre, Duncan entra em profunda crise existencial.

Comentários:
Um bom filme que se propõe a mostrar as dificuldades pelas quais passam os jovens americanos hoje em dia. Se para um rapaz formado, com nível superior, já é uma dificuldade arranjar um bom emprego naquele país, imagine para uma pessoa como Duncan Shorter (Joshua Jackson) que só tem a formação do ensino médio. Para um cara como ele só sobram os empregos que ninguém mais quer, com péssimos salários. E para complicar ainda mais sua vida ele mora na fria e pouco desenvolvida Minneapolis, no Minnesota. Como se sabe regiões de clima muito frio tendem a piorar a depressão de seus habitantes. Aqui não é diferente, com tantos problemas a enfrentar em sua vida amorosa e profissional o personagem de Joshua Jackson luta para não sucumbir a cada dia. O filme em si é um bom drama, com pinceladas de romance. O ator Joshua Jackson que foi revelado na popular "Dawson's Creek" segura bem as pontas mas quem rouba o show mesmo é o veterano Donald Sutherland. A atriz Juliette Lewis, que acabou se especializando em interpretar garotas louquinhas, está também muito bem e mais contida do que o habitual. É uma produção mais modesta, temos que admitir, mas que no geral vale a pena ser conhecida para quem gosta de dramas e romances.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A Creche do Papai

Título no Brasil: A Creche do Papai
Título Original: Daddy Day Care
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Revolution Studios
Direção: Steve Carr
Roteiro: Geoff Rodkey
Elenco: Eddie Murphy, Steve Zahn, Anjelica Houston

Sinopse:
Dois amigos desempregados que não podem mais pagar pelas creches de seus filhos resolvem unir o útil ao agradável ao abrir eles próprios uma creche em suas próprias casas. Como marinheiros de primeira viagem no trato com crianças eles logo perceberão que não terão a vida mansa que tanto pensavam mas sim um trabalhão dos diabos!

Comentários:
Diz uma máxima em Hollywood que quando um ator está decadente ele precisa urgentemente fazer algum filme ou com crianças ou com cachorros. Como o público sempre é muito suscetível a esse tipo de companhia certamente o pobre astro em queda pelo menos terá um filme simpático para atrair o público que o abandonou. Pois bem, esse pensamento foi dito por Groucho Marx há muitas décadas mas sua ironia, mesclada com fino humor negro, continua mais atual do que nunca! Que o diga Eddie Murphy que de uns tempos pra cá tem se especializado em colecionar bombas em sua carreira. Esse "Daddy Day Care", como não poderia deixar de ser, se salva por causa da gurizada que está sempre lá ao lado do titio Murphy para salvar seu filme. O roteiro tem algumas piadinhas que até funcionam mas nada demais. Sinceramente só recomendo mesmo para mulheres (afinal elas são maternais por natureza) e fãs talibãs do Eddie Murphy (pois só eles vão aguentar ver algo assim). 

Pablo Aluísio

Click

Título no Brasil: Click
Título Original: Click
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Frank Coraci
Roteiro: Steve Koren, Mark O'Keefe
Elenco: Adam Sandler, Kate Beckinsale, Christopher Walken, Henry Winkler, David Hasselhoff

Sinopse:
Michael Newman (Adam Sandler) é um arquiteto viciado em trabalho que em determinado momento de sua vida não consegue mais conciliar seus interesses de trabalho com sua família que passa a ser negligenciada. Certo dia se irrita completamente com o controle remoto de sua TV e deseja ter um controle remoto universal que controlasse inclusive o ritmo de sua vida, indo e voltando do passado e futuro de acordo com sua vontade.

Comentários:
Quem acompanha o blog sabe que nunca morri de amores pelo trabalho do comediante Adam Sandler. Agora tenho que admitir que se tivesse que escolher um de seus filmes que fossem minimamente assistíveis acho que escolheria esse Click. Não que seja um filme bom, pelo contrário, mas é um daqueles em que você pelo menos fica interessado em querer saber como tudo vai terminar. Além disso o roteiro dá uma guinada melancólica no final do enredo que nos deixa até mesmo admirados que algo assim esteja em uma fita com Adam Sandler. Outro ponto de interesse vem na presença de Christopher Walken que aqui vira uma caricatura de si mesmo, o que convenhamos não deixa de ser muito divertido. Enfim, arrisque, quem sabe você não tire algo de bom dessa pequena fábula sobre o tempo que nunca pára em nossas vidas.

Pablo Aluísio.

Rock'n'Rolla - A Grande Roubada

Título no Brasil: Rock'n'Rolla - A Grande Roubada
Título Original: RocknRolla
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros., Dark Castle Entertainment
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Guy Ritchie
Elenco: Gerard Butler, Tom Wilkinson, Idris Elba

Sinopse:
Uma enorme transação de dinheiro de um famoso mafioso russo acaba dando errado, fazendo com que toda aquela fortuna circule pelo submundo de Londres. Agora todos os criminosos do Reino Unido pensam em uma forma de colocar as mãos naquela grana preta. Disputando a posse dele surgem todos os tipos de foras-da-lei, desde um chefe criminoso londrino até uma contadora sexy e desonesta. Quem irá conseguir enriquecer da noite para o dia?

Comentários:
Considero um filme menor da carreira de Guy Ritchie. O ex-marido de Madonna parece copiar a si mesmo, só que sem a mesma imaginação e talento. O filme segue o estilo de algumas produções de ação mais recentes, como "Adrenalina" com Jason Statham onde tudo é lançado para o espectador em ritmo alucinante, quase insano. Guy Ritchie, apesar de se repetir em excesso e seguir por essa linha, ainda é um cineasta talentoso e por isso imprime seu próprio modo de ser ao filme em si, o que o salva de ser uma mera banalidade. Mesmo assim não consegue convencer no final das contas, tanto que a produção se torna logo facilmente esquecível, se misturando na memória a outras centenas de filmes de ação ao estilo alucinado. Assim Gerard Butler segue sua sina em busca de se tornar um novo herói dos filmes de ação, muito embora esse dia pareça a cada dia mais distante. Em suma, "Rock'n'Rolla - A Grande Roubada" até pode servir como diversão ligeira mas passa muito longe do passado mais interessante do diretor. Assista, coma pipoca e depois jogue fora!

Pablo Aluísio.

Wolf Creek 2

Título no Brasil: Wolf Creek 2
Título Original: Wolf Creek 2
Ano de Produção: 2013
País: Austrália
Estúdio: Duo Art Productions, Emu Creek Pictures
Direção: Greg Mclean
Roteiro: Greg Mclean, Aaron Sterns
Elenco: John Jarratt, Ryan Corr, Shannon Ashlyn

Sinopse:
Dois mochileiros alemães resolvem conhecer o interior da distante e desertica Austrália tomando carona de um ou outro motorista boa praça. Para azar deles acabam cruzando com um caipirão casca grossa que irá transformar sua viagem de turismo em um terrível pesadelo. Filme baseado em fatos reais.

Comentários:
Eis aqui uma boa oportunidade para se inteirar sobre o cinema de terror australiano. Como se sabe a Austrália nada mais é do que uma enorme ilha na Oceania cuja civilização se concentra em seu litoral. O interior do país é um imprestável deserto inabitado. Bom, o lugar ideal para rodar um filme de terror daqueles bem sangrentos. Claro que olhando bem o roteiro não traz nada de muito inovador pois o estilo segue aquela velha situação de jovens que estão no lugar errado, na hora errada, mas toda essa previsibilidade é compensada pela fotografia mais do que interessante. Assim que o filme começou, mostrando aquelas estradas no meio do nada, me lembrei imediatamente do grande clássico Sci-Fi "Mad Max". Agora visualize aquele cenário onde ao invés de termos guerreiros do pós apocalipse temos um caipirão casca grossa em um velho caminhão caindo aos pedaços, com porcos desmembrados na carroceria. E imagine esse mesmo redneck encontrando dois jovens alemães desavisados pegando carona no meio do deserto australiano. Bom, já deu para ter uma ideia do que você vai encontrar pela frente não é mesmo? Terror sanguinário, hardcore e muito sangrento, recheado de excelente maquiagem que torna tudo ainda mais aterrorizador. Além disso de brinde ótimas tomadas da impressionante cratera de Wolf Creek! Enfim, terrorzão radical para fãs do gênero. Assista e se divirta o máximo que puder.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

The Spirit - O Filme

Título no Brasil: The Spirit - O Filme
Título Original: The Spirit
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate
Direção: Frank Miller
Roteiro: Frank Miller, baseado na obra de Will Eisner
Elenco: Gabriel Macht, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Eva Mendes 

Sinopse:
Denny Colt (Gabriel Macht) é um policial novato que ainda não aprendeu a manha que impera nas ruas violentas de Central City. Após uma operação completamente mal sucedida ele decide forjar sua própria morte. Assim assume uma nova identidade secreta, e com uma máscara começa a se auto denominar de Spirit. Seu objetivo agora é colocar as mãos no assassino e criminoso Octopus (Samuel L. Jackson), que comanda uma ampla rede de corrupção.

Comentários:
Nem sempre os nerds tem razão. Veja o caso dessa produção "The Spirit". A ideia era ótima, fazer uma adaptação do famoso personagem de quadrinhos Spirit. Para isso nada melhor do que chamar um mago do universo comics, o cultuado Frank Miller. Some-se a isso um elenco bacana com nomes como Samuel L. Jackson e Scarlett Johansson e pronto, você tem a fórmula do sucesso! Todos os ingredientes parecem estar devidamente encaixados. Só que... não deu certo! Para surpresa de muita gente "The Spirit" foi um fracasso monumental. A crítica destruiu o filme e os fãs dos quadrinhos ficaram decepcionados com o resultado final. O filme é em última análise uma quase cópia de "Sin City", só que sem o mesmo talento. Por um desses grandes absurdos do mundo sci-fi nem mesmo a trama aqui consegue decolar. O personagem principal surge sem carisma algum e o roteiro é péssimo. Assim a grande lição que todos aprenderam é que para um filme realmente funcionar tem que haver antes de tudo um grande cineasta por trás das câmeras. Não adianta pincelar um artista de outra área (por mais talentoso que ele seja) como Frank Miller e pensar que algo sairá de bom nisso no mundo do cinema. Frank Miller deve ficar inserido dentro de seu próprio nicho - a das revistas em quadrinhos - porque cinema é outra coisa completamente diferente, outra linguagem, que exige outros talentos, entre eles o domínio da técnica cinematográfica. Miller nunca atendeu a esses requisitos. Esse personagem, Spirit, certamente merecia coisa bem melhor.

Pablo Aluísio.

Elas Querem é Casar

Título no Brasil: Elas Querem é Casar
Título Original: Ask Any Girl
Ano de Produção: 1959
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Charles Walters
Roteiro: Winifred Wolfe, George Wells
Elenco: David Niven, Shirley MacLaine, Gig Young

Sinopse:
Meg Wheeler (MacLaine), uma jovem ingênua, vai para a cidade grande em busca de um marido, pois tem receios de virar uma solteirona, mas tudo o que ela acaba conseguindo é um emprego em tempo integral em uma empresa de marketing comandada pelos irmãos Miles e Evan Doughton. Não demorará muito para que os sentimentos entre eles aflorem.

Comentários:
Divertida comédia de costumes que contou em seu elenco com alguns dos maiores talentos da história de Hollywood. David Niven, por exemplo, era excelente para interpretar homens finos e elegantes que tinham que lidar com situações pra lá de constrangedoras. Seu humor sempre foi muito sofisticado e cheio de nuances engraçadas e ele está simplesmente hilário em sua caracterização. Shirley MacLaine não fica atrás. Bastante jovem ainda, ela dá vida a uma autêntica garota espevitada daqueles tempos. Embora não seja creditada como a principal do elenco - por causa obviamente do prestígio de David Niven - ela surpreende e rouba todas as atenções para si. Sempre considerei o cineasta Charles Walters muito eclético e talentoso. Ele conseguia realizar filmes como esse, deliciosamente ingênuos, ao mesmo tempo em que realizava obras mais complexas como o clássico western "Cimarron". Em certos aspectos essa produção me lembrou muito de outro filme seu, "Alta Sociedade", um musical visualmente muito bonito estrelado por Bing Crosby, Grace Kelly e Frank Sinatra. O feeling de ambas as produções são bem próximos. Então é isso, deixo a dica para fãs de Shirley MacLaine, sempre muito simpática e radiante nesse período de sua vida. 

Pablo Aluísio.

Uma Longa Viagem

Título no Brasil: Uma Longa Viagem
Título Original: The Railway Man
Ano de Produção: 2013
País: Inglaterra, Austrália
Estúdio: Lionsgate
Direção: Jonathan Teplitzky
Roteiro: Frank Cottrell Boyce, Andy Paterson
Elenco: Colin Firth, Nicole Kidman, Stellan Skarsgård

Sinopse:
Colin Firth interpreta Eric Lomax, um veterano da segunda guerra mundial que tenta reconstruir sua vida. Introvertido e com estranhos hobbies (como trens e horários de viagem) ele acaba conhecendo a bela Patti (Nicole Kidman) numa dessas viagens que realiza. A aproximação acaba criando um vínculo entre eles mas o relacionamento sofre por causa dos constantes ataques psicológicos que afligem Eric, por causa dos inúmeros traumas de guerra que desenvolveu por ter sido torturado quando se tornou prisioneiro dos japoneses na Birmânia.

Comentários:
Drama baseado em fatos reais cujo tema parecerá bem próximo a certas pessoas no Brasil, especialmente àquelas que foram torturadas durante o regime militar. O roteiro explora um tema que não é tão comum em filmes ultimamente, a dos traumas causados por prisioneiros de guerra que foram brutalmente torturados por japoneses. O argumento mostra um aspecto muito interessante, a das marcas psicológicas profundas que seguem com os torturados mesmo após o fim dos conflitos. As guerras passam mas os traumas ficam. Não é um drama de fácil digestão. O tema é pesado e como a história foi baseada em fatos reais nem sempre as soluções que surgem na tela serão do agrado dos espectadores. O clima é de melancolia e tristeza e os poucos momentos românticos, do envolvimento amoroso do casal Firth e Nicole Kidman, logo passam. Assim temos duas linhas narrativas, uma no presente, onde Colin Firth interpreta Eric na velhice, sofrendo de traumas psicológicos, e outra no passado onde acompanhamos Eric na guerra, como um jovem engenheiro do exército britânico que se torna prisioneiro de guerra e passa a ser usado pelas tropas japonesas na construção de uma estrada de ferro nas selvas da Birmânia. Após ser descoberto um rádio improvisado pelos prisioneiros ingleses ele passa a ser sistematicamente torturado por oficiais japoneses, todos sádicos e brutais. Em suma, um filme por demais interessante que toca em temas importantes. Mostra que a tortura deixa marcas que nem o tempo apaga.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Challenger

Em 28 de Janeiro de 1986 o ônibus espacial Challenger explodiu poucos minutos após decolar para mais uma missão. O desastre foi transmitido ao vivo para todo mundo e causou grande comoção popular, principalmente pela morte dos seis astronautas a bordo, entre eles uma professora primária  que estava no projeto como uma forma de integrar os projetos da NASA ao sistema educacional do país. Assim que o ônibus ficou em pedaços a administração do presidente Ronald Reagan iniciou uma investigação sobre as causas do acidente. Um comitê foi formado, contando com especialistas, militares e burocratas. Como opinião independente foi contactado o prêmio Nobel de física, Richard Feynman (William Hurt), provavelmente o único grande cientista do grupo. Para seu desapontamento logo que as investigações começam ele percebe que há uma clara tentativa de jogar uma cortina de fumaça em cima dos fatos reais. Um jogo de bastidores envolvendo grupos e indústrias com contratos milionários com o governo americano. O presidente da comissão (interpretado pelo sempre bom ator Brian Dennehy), parece caminhar em círculos sem real intenção de descobrir o que de fato teria acontecido, até porque a verdade certamente iria ao encontro de interesses poderosos em Washington.

Bom filme, valorizado pelo enredo mais do que interessante. Baseado em fatos reais mostra bem o choque que nasce quando a ciência ousa decifrar verdades que vão contra os interesses políticos e financeiros de pessoas poderosas. Curiosamente nos mostra uma realidade que nós, brasileiros, pensamos só existir em nosso país - sempre assolado por casos de corrupção nas altas esferas governamentais. Na investigação da explosão da Challenger também surgiu muita lama e tentativas de acobertamento sobre os reais motivos da grande tragédia. O personagem de William Hurt, um professor e cientista renomado, busca a verdade sem saber que nem sempre ela é bem vinda em certos meios. A produção é muito boa, mas não espere por nada muito empolgante. A intenção desse filme foi mesmo desvendar as sujeiras que aconteceram durante as investigações do acidente, tudo mostrado com riqueza de detalhes. Assim o espectador terá em mãos uma bela amostra do que realmente aconteceu nos bastidores, mostrando que a velha fama da NASA em ser uma agência impecável e extremamente eficiente do ponto de vista científico muitas vezes não passa de puro marketing.

Challenger (The Challenger, Estados Unidos, Inglaterra, 2013) Direção: James Hawes / Roteiro: Kate Gartside / Elenco: William Hurt, Joanne Whalley, Bruce Greenwood / Sinopse: O filme narra em detalhes tudo o que aconteceu durante as investigações da explosão do ônibus espacial Challenger, que matou seis astronautas. O professor Richard Feynman (William Hurt), membro do comitê de investigação, anseia pela verdade, mas interesses poderosos tentam camuflar o que de fato aconteceu. Filme vencedor do prêmio da Royal Television Society.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Depois da Terra

Título no Brasil: Depois da Terra
Título Original: After Earth
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: Gary Whitta, M. Night Shyamalan
Elenco: Will Smith, Jaden Smith, David Denman

Sinopse:
Mil anos no futuro o planeta Terra se tornou um lugar inabitável, destruído por anos e anos de abuso da humanidade. Os que sobreviveram agora habitam Nova Prime. Cypher Raige (Will Smith) é um general respeitado e condecorado que passa muito tempo longe de sua família. Após retornar de uma missão resolve fortalecer os laços com seu filho. Ao saírem juntos numa nave são surpreendidos por uma chuva de asteróides que os jogam em direção ao planeta Terra. Após caírem numa selva fechada terão que sobreviver para retornar ao seu lar novamente.

Comentários:
Foi bastante massacrado pela crítica americana em seu lançamento. Para se ter uma idéia foi indicado a pior filme do ano pelo Framboesa de Ouro, "vencendo" ainda nas categorias de pior ator (Jaden Smith) e pior ator coadjuvante (Will Smith). Na realidade não consegui achar tão ruim como dizem por aí. Certamente não traz maiores novidades no gênero Sci-fi e tampouco pode ser considerado original mas diverte, apenas isso. Os efeitos especiais são bem realizados e pontuais, discretos e não tomam o primeiro plano. O interessante é que o aspecto humano do roteiro, onde se desenvolve a relação entre pai e filho, não consegue marcar muito. Assim o que salva mesmo o filme "After Earth" do desastre completo é sua vocação para a aventura. Aliás o roteiro pode ser qualificado exatamente assim, não é uma ficção com ares ou pretensões de discutir questões existenciais (como "Blade Runner", por exemplo) e nem um drama familiar como quis passar o paizão Will Smith. É uma aventura, passada no futuro, em clima Sci-fi. Se você encarar dessa forma certamente irá ao menos se divertir por duas horas. Já está de bom tamanho não é mesmo?

Pablo Aluísio.

sábado, 26 de abril de 2014

O Exorcista - O Início

Título no Brasil: Exorcista - O Início
Título Original: Exorcist - The Beginning
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Morgan Creek Productions, Dominion Productions
Direção: Renny Harlin
Roteiro: William Wisher Jr, baseado na obra de William Peter Blatty
Elenco: Stellan Skarsgård, Izabella Scorupco, James D'Arcy

Sinopse:
Uma igreja católica é encontrada nas areias do deserto de uma região inóspita e desconhecida da África. A construção datada do século V intriga os pesquisadores. O Vaticano então envia o jovem Padre Francis para a região e lá ele acaba encontrando Merrin, um outro sacerdote católico que passa por uma profunda crise de fé e que agora se dedica a pesquisas arqueológicas. O que inicialmente parece ser um templo dedicado ao anjo Gabriel acaba se revelando algo mais, um lugar misterioso, de passado tenebroso, que parece esconder sua verdadeira origem diabólica.

Comentários:
Alguns filmes merecem uma segunda chance. Esse "Exorcista - O Início" foi tão malhado! Não merecia, pois acho um grande filme, sim, isso mesmo, filmaço! Além de contar os primórdios do diabo de "O Exorcista" o filme ainda conta uma bela história de perda e recuperação da fé em Deus. O padre Merrin perdeu sua fé em Deus por causa de um massacre promovido por nazistas no qual ele foi colocado na péssima posição de escolher quem iria morrer e quem iria viver entre aquelas pessoas inocentes. A crueldade, tão típica do regime nazista, deixa perplexo o religioso que clama pela presença de Deus ali. O oficial nazista então lhe diz uma frase marcante que irá abalar sua fé: "Padre, Deus não está aqui!". Depois disso Merrin vagou pelo mundo em busca de algum sentido para sua vida. Os anos passam. A arqueologia lhe trouxe algumas respostas pois era algo concreto. Então ele acaba aceitando a oferta de ir até um lugar distante na África onde uma Igreja católica de 1.500 anos foi encontrada. Dedicada ao Anjo Gabriel o lugar é completamente sinistro, sem altar, com apenas quatro estátuas enormes de anjos que parecem apontar suas lanças para um lugar central logo abaixo do tomo. É lá que Merrin irá encontrar respostas não apenas para o real significado da construção daquele local, mas também sobre a crise de fé pelo qual passa.

Achei ótimo o uso da lenda dos anjos decaídos (Lúcifer e seus comparsas) nesse roteiro. Foi um fio da meada perspicaz que acabou ligando tudo. A amostragem do passado, com cavaleiros cruzados em grandes massacres também foi muito bem inserida no roteiro. Os dois padres representam os dois lados opostos do sacerdócio, colocando em relevo a figura de um padre jovem e idealista, enviado pelo Vaticano, e a de um veterano, o próprio Merrin que está em uma crise de fé tão profunda que sequer quer mais ser chamado de padre! O filme perde um pouquinho o charme quando Sarah é finalmente possuída pelo demo mas temos que dar um desconto pois como esse foi uma produção comercial era necessário manter o interesse do público jovem. Mesmo assim as cenas do exorcismo propriamente ditas são boas e o final, com o Padre Merrin com a sua fé renovada, se dirigindo aos portões do Vaticano é muito simbólica. Fechou com chave de ouro um filme que merece ser assistido novamente. Já os críticos profissionais, aqueles mesmos que esculhambaram o filme, ora o que eles sabem? São uns bobocas com camisas pretas de bandas de rock capengas. São apenas uns bobocas pop petulantes. Ignore toda essa corja e vá assistir esse "Exorcist: The Beginning" com a mente aberta, sem preconceitos. Garanto que você vai gostar.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Reino de Fogo

Título no Brasil: Reino de Fogo
Título Original: Reign of Fire
Ano de Produção: 2002               
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Spyglass Entertainment, Touchstone Pictures
Direção: Rob Bowman
Roteiro: Gregg Chabot, Kevin Peterka
Elenco: Matthew McConaughey, Christian Bale, Izabella Scorupco

Sinopse:
O mundo está devastado desde que um lendário dragão foi acordado de seu sonho milenar. Agora, de volta aos céus, o monstro destrói tudo por onde anda. Dois homens, Quinn Abercromby (Bale) e Denton Van Zan (McConaughey), resolvem se unir para destruir a terrível ameaça. Filme indicado na categoria "Melhor Filme de Fantasia" da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films e vencedor na categoria "Melhores Efeitos Especiais" no prêmio Sitges.

Comentários:
Dragões e lobisomens não estão tendo ultimamente muita sorte no universo Sci-fi. Fitinhas B de baixo orçamento, verdadeiras porcarias estão sendo lançadas todos os anos com esses dois monstros. O que nos leva a ir atrás no passado em busca de filmes realmente bons sobre o tema. Aqui temos aquele que talvez seja o melhor filme com dragões já realizado. "Reign of Fire" é um achado, uma grande mistura de referências de vários filmes que juntos acabaram dando muito certo. Ótimos efeitos especiais, muita ação e uma trilha sonora pesada garantem grande diversão ao espectador. Some-se a isso um elenco realmente classe A e você terá de fato um filme imperdível. Esse tive a oportunidade de assistir no cinema e digo que com a potência do Dolby Stereo a coisa fica ainda mais impactante. De qualquer maneira, mesmo na telinha, funciona excepcionalmente bem. Uma grande dica para conferir hoje na sua TV a cabo. Não vá perder!

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Medo da Verdade

Título no Brasil: Medo da Verdade
Título Original: Gone Baby Gone
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax Films
Direção: Ben Affleck
Roteiro: Aaron Stockard, Ben Affleck
Elenco: Casey Affleck, Morgan Freeman, Ed Harris, Amy Ryan, John Ashton

Sinopse:
A garota Amanda McCready (Madeline O'Brien) desaparece misteriosamente. Para investigar o caso a fundo dois detetives começam a procurar por pistas mas descobrem que há muito mais sob a mera aparência de um desaparecimento comum. A solução do mistério custará caro para todos os envolvidos. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Ryan). Também indicado na mesma categoria (Atriz Coadjuvante - Amy Ryan) no Globo de Ouro.

Comentários:
Baseado na obra de Dennis Lehane, esse filme foi a estréia do ator Ben Affleck na direção. Na época de lançamento do filme ninguém deu muita bola para esse fato até porque Affleck nunca foi considerado um grande ator, então a desconfiança sobre sua capacidade de dirigir era mais do que natural. Para surpresa de muitos porém Ben se superou e mostrou jeito para a coisa - a tal ponto que hoje em dia ele é reconhecidamente um bom cineasta, embora como ator continue bem canastrão. Além de ser bem dirigido o filme também tem um bom roteiro, com trama instigante (e pasmem mais uma vez, pois o script foi escrito pelo próprio Ben Affleck!). Talvez o único ponto realmente fraco dessa produção venha do elenco.  Casey Affleck não consegue empolgar em nenhum momento e parece até mesmo sonolento em cena! Se o filme tivesse alguém mais talentoso no quesito atuação certamente teríamos uma pequena obra prima, mas não tem jeito, essa coisa de atuar não parece ser o forte da família Affleck! Mesmo assim é aquele tipo de produção que vale a recomendação, nem que seja para apreciar as belas tomadas de cena captadas na bonita - mas também cinza - Boston em Massachusetts.

Pablo Aluísio.

10.000 A.C.

Título no Brasil: 10.000 A.C.
Título Original: 10,000 BC
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros, Legendary Pictures
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Roland Emmerich, Harald Kloser
Elenco: Steven Strait, Camilla Belle, Marco Khan

Sinopse:
D'Leh (Steven Strait) vive no ano dez mil antes de Cristo. A civilização humana ainda é muito prmitiva mas alguns grupos já desenvolvem a consciência de que a união faz a força. Ao lado de um exército de guerreiros como ele, atravessa uma região selvagem repleta de feras e predadores tais como os enormes tigres dente-de-sabre. Apaixonado, luta para salvar a mulher que ama das mãos de um temido senhor da guerra.

Comentários:
O advento dos efeitos digitais de última geração abriram portas que antes seriam impossíveis de adentrar no cinema. De repente os diretores tiveram em suas mãos a oportunidade de recriarem todo um universo próprio, há muito perdido. O problema acontece quando os avanços tecnológicos não são acompanhados de criatividade e originalidade. Um exemplo temos aqui com esse "Dez Mil Anos Antes de Cristo". Sinceramente, o cineasta Roland Emmerich não consegue mudar seus cacoetes mais insuportáveis. Ele não consegue desenvolver nem minimamente qualquer personagem e se resume a ser um diretor de efeitos especiais pois seus filmes não passam disso. Ora, melhor entregar logo a direção a um programador de computador já que a função de diretor já ficou provado que ele nunca exerceu. O filme é tão vazio quanto seu argumento. O roteiro escrito pelo próprio Emmerich traz erros históricos brutais, largamente apontados em seu lançamento. Como se isso fosse importar a ele, já que realizar blockbusters sem conteúdo algum parece ter definitivamente se tornado seu estilo pessoal. Assim melhor esquecer de fato esse filme extremamente bem realizado do ponto de vista técnico mas pessimamente desenvolvido em suas ideias.

Pablo Aluísio.

Van Helsing - O Caçador de Monstros

Título no Brasil: Van Helsing - O Caçador de Monstros
Título Original: Van Helsing
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Stephen Sommers
Roteiro: Stephen Sommers
Elenco: Hugh Jackman, Kate Beckinsale, Richard Roxburgh

Sinopse:
Van Helsing (Hugh Jackman) é um especialista do Vaticano que trabalha com eventos e manifestações paranormais. Assim a Igreja Católica envia o caçador de monstros e seu aliado, Carl, para a Transilvânia. Seu objetivo é localizar e destruir o Conde Drácula que, ao que tudo indica, é uma criatura das trevas, um vampiro que se alimenta de sangue humano para continuar sua existência terrena. Chegando na região, Helsing acaba se aliando a uma princesa cigana chamada Anna Valerious (Beckinsale), que está determinada a acabar com uma antiga maldição em sua família, sendo que para isso deverá destruir o milenar vampiro.

Comentários:
Muitos detonam essa produção, chamam de porcaria cheia de efeitos digitais e oportunismo cinematográfico. Bom, talvez seja, porém não há como negar que há filmes que mesmo em sua ruindade conseguem divertir caso sejam encarados como meras diversões descompromissadas. "Van Helsing" vai bem por esse caminho. Ninguém em sã consciência vai assisti-lo pensando em encontrar alguma obra prima do cinema. Na época de seu lançamento foi criada uma expectativa tola sobre suas qualidades cinematográficas e isso gerou decepção no público. Já hoje em dia revendo em exibições nas TVs a Cabo e no PC a coisa já não aparenta mais ser tão desastrosa. Pra falar a verdade revi recentemente e olha que me diverti pra valer. Primeiro porque achei aquelas vampiras gostosonas aladas uma boa pedida, segundo porque em nenhum momento o filme em si se leva à sério. É aquele tipo de fita que você sabe que não foi realizada para ser dissecada, analisada em profundidade, nada disso, é um popcorn por excelência, para ver com os amigos da escola numa tarde sem nada pra fazer. Olhando sob esse ponto de vista (que é o certo, afinal de contas) posso dizer que "Van Helsing" diverte pacas! Pode assistir sem receio algum.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Hurricane - O Furacão

Título no Brasil: Hurricane - O Furacão
Título Original: The Hurricane
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Sam Chaiton
Elenco: Denzel Washington, Rod Steiger, Vicellous Reon Shannon, Deborah Kara Unger

Sinopse:
Rubin Carter (Denzel Washington) é um jovem negro americano que sonha em se tornar um campeão do boxe em seu país. Quando as coisas começam a dar certo em sua carreira ele é injustamente acusado pela morte de homens brancos em sua cidade natal. Levado a julgamento é condenado a uma dura e cruel pena de prisão. Baseado em fatos reais, com roteiro escrito a partir das memórias de Carter. Indicado ao Oscar de Melhor Ator (Denzel Washington). Vencedor do Globo de Ouro na categoria Melhor Ator (Denzel Washington) e indicado a Melhor Direção (Norman Jewison).

Comentários:
Ontem comentei aqui sobre o filme "Em Nome do Pai", uma produção baseada em fatos reais que contava a história de um homem que ficou por longos anos encarcerado sem ter qualquer culpa nos crimes que lhe imputavam. Pois bem, por uma dessas coincidências do destino ontem faleceu Rubin "Hurricane" Carter, outro personagem que sofreu na pele a injustiça de ser acusado e condenado por um crime que não cometeu. No caso de Carter a situação foi ainda pior pois há como um ingrediente fundamental em sua condenação o racismo, tão forte e presente ainda nos dias de hoje nos Estados Unidos, apesar de todos os esforços para mudar a mentalidade de certos setores daquela sociedade. Esse é um daqueles roteiros viscerais que todo grande ator sonha um dia cair em seu colo. Para Denzel Washington foi uma graça receber o convite para interpretar Hurricane. Afinal sua vida, repleta de momentos dramáticos e terríveis, era de fato um prato cheio para abocanhar uma grande quantidade de prêmios. De fato Denzel incorpora de forma brilhante o personagem, mudando seu modo de ser e até mesmo seu visual - ele fez um tratamento especial para mudar a textura de seu próprio cabelo. Obviamente a crítica se derreteu em elogios e Denzel foi merecidamente premiado no Globo de Ouro, chegando no Oscar como franco favorito ao prêmio mas... por uma dessas ironias dos deuses do cinema ele não conseguiu vencer! Bom, se o argumento de "Hurricane - O Furacão" era sobre injustiça então o fato de não ter levado seu Oscar acabou sendo mais do que conveniente à história que contava. A vida imitando a arte! De uma forma ou outra não deixe de assistir esse drama maravilhoso que mostra como pode ser cruel os mecanismos e meandros do sistema judiciário quando se perde os mais preciosos valores em seus julgamentos.

Pablo Aluísio.

domingo, 20 de abril de 2014

Em Nome do Pai

Título no Brasil: Em Nome do Pai
Título Original: In the Name of the Father
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jim Sheridan
Roteiro: Gerry Conlon, Terry George
Elenco: Daniel Day-Lewis, Emma Thompson, Pete Postlethwaite, Alison Crosbie

Sinopse:
O jovem irlandês Gerry (Daniel Day-Lewis) é injustamente acusado de ser membro de uma facção terrorista de seu país e é condenado a uma pesada pena de prisão perpétua pela justiça inglesa, que naquele momento estava particularmente empenhada em deter e punir os membros de grupos de libertação da Irlanda, sob dominação inglesa por séculos. Na prisão Gerry começa uma intensa luta para provar sua inocência das acusações que lhe foram impostas de forma arbitrária e completamente injustas. 

Comentários:
Maravilhoso drama baseado em fatos reais vividos pelo autor Gerry Conlon que escreveu sobre sua terrível experiência no best seller "Proved Innocent". O que temos aqui é um manifesto contra a influência política sobre o judiciário, algo que infelizmente também tem se mostrado bem presente em nosso país nos dias atuais. O personagem Gerry era um jovem completamente inocente que foi preso simplesmente para se manter um status quo político na região onde morava. Foi a forma encontrada pelo governo inglês de punir e mostrar aos irlandeses que qualquer ato de subversão seria punido com rigor. O problema básico é que ele era inocente, um fato que foi propositalmente ignorado pelas autoridades britânicas. Um completo absurdo do ponto de vista jurídico. Daniel Day-Lewis como sempre brilha em sua interpretação. Seu inspirado trabalho em cena lhe valeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator naquele ano mas infelizmente ele não levou (o que desagradou parte da crítica que apostava em seu prêmio). Emma Thompson também foi indicada de forma merecida mas também não levou. Na época muito se disse que houve influência do governo inglês para que o filme não fosse consagrado pela Academia (a produção no total foi indicada a sete estatuetas, incluindo direção, roteiro e filme mas acabou não sendo premiada em nenhum). Agora surge uma ótima oportunidade de conferir novamente esse belo filme que tanto do ponto de vista político como artístico é uma verdadeira obra prima.

Pablo Aluísio.

sábado, 19 de abril de 2014

Closer - Perto Demais

Título no Brasil: Closer - Perto Demais
Título Original: Closer
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Patrick Marber
Elenco: Natalie Portman, Jude Law, Clive Owen, Julia Roberts 

Sinopse:
O complicado relacionamento envolvendo dois casais em uma cidade moderna dos Estados Unidos nos dias atuais. O que parecia algo estável se torna explosivo quando o interesse entre eles ultrapassa as fronteiras das relações da cada casal.

Comentários:
Closer é muito bom porque mostra o natural desgaste que sofre relacionamentos amorosos com o tempo. A mulher já não é tão mais atraente como antes, os homens revelam pequenas manias que enfurecem elas e por aí vai. O destaque no elenco vai obviamente para a personagem de Natalie Portman, uma garota bonita que ganha a vida explorando seus dotes femininos. Sua imagem com a peruca rosa de stripper já entrou para a galeria de figurinos inesquecíveis da cultura pop. Junte-se a isso a excelente trilha sonora e o roteiro, muito bem escrito por sinal, e você entenderá porque Closer é considerado um dos melhores filmes sobre relacionamentos amorosos lançados nos últimos anos Além disso esse filme é basicamente sobre relacionamentos. Por isso ele é mais indicado para as mulheres porque as mulheres adoram discutir sobre seus relacionamentos (os seus e os dos outros também!). Homens gostam mesmo é de assistir TV tomando cerveja e ficar falando mal do técnico de seu time de futebol! Provavelmente 99% dos homens não gostarão de Closer porque esse filme, como eu disse, é sobre o envolvimento de duas pessoas, coisa que geralmente só interessa a uma delas, a mulher! Mesmo assim, com essa visão um pouco sarcástica demais, eu acho o filme acima da média. Claro que ajuda muito as generosas cenas de nudez parcial da Portman mas ignore isso e assista pelas qualidades cinematográficas de Closer, afinal isso é apenas a opinião de mais um homem

Pablo Aluísio.

Guerra dos Mundos

Título no Brasil: Guerra dos Mundos
Título Original: War of the Worlds
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures, DreamWorks SKG
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Josh Friedman, David Koepp
Elenco: Tom Cruise, Dakota Fanning, Tim Robbins

Sinopse:
Um pai e seus dois filhos tentam sobreviver a um evento de repercussão catastrófica: a invasão de uma raça alienígena contra a Terra! Dotados de tecnologia avançada e destrutiva os ETs chegam ao nosso planeta sedentos por recursos naturais. Para isso precisam antes eliminar toda a humanidade. Indicado ao Oscar nas categorias Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Especiais.

Comentários:
Via de regra odeio remakes e quando são de clássicos do cinema odeio ainda mais, porém nesse caso tenho que dar o braço a torcer. Essa refilmagem não ficou ruim, pelo contrário, Spielberg, como grande fã do universo Sci-fi, procurou ser respeitoso ao filme original, apenas reforçando o relacionamento entre pai e filha e claro, colocando o que havia de melhor em termos de tecnologia digital para embelezar a produção. Quando esse remake foi anunciado a primeira coisa que me veio à mente foi que não iria funcionar, pois o enredo original seria considerado inocente e bobo demais para os dias de hoje. Nos anos 50, com a paranoia anticomunista e nuclear na ordem do dia a coisa toda era muito mais bem aceita pelo público, já nos dias cínicos que correm dificilmente aconteceria a mesma simbiose entre filme e público. Bom, Spielberg não é um dos maiores gênios do cinema à toa. Ele soube muito bem amenizar os aspectos mais ultrapassados do enredo para se concentrar na tensão e no suspense. Acertou em cheio. O resultado é um caso raro de remake de ficção que realmente vale a pena ser prestigiado e o melhor, com o selo de qualidade do genial Steven Spielberg.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Orquídea Selvagem

Título no Brasil: Orquídea Selvagem
Título Original: Wild Orchid
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures, Vision PDG
Direção: Zalman King
Roteiro: Zalman King, Patricia Louisianna Knop
Elenco: Mickey Rourke, Carré Otis, Jacqueline Bisset

Sinopse:
A advogada Emily Reed (Carré Otis) vem ao Brasil para cuidar de assuntos profissionais e se vê entrando cada vez mais numa rede de sensualidade e sedução, se envolvendo perigosamente com o misterioso (mas charmoso) milionário e excêntrico americano James Wheeler (Mickey Rourke). Filme indicado ao Framboesa de Ouro nas categorias Pior Ator (Mickey Rourke) e Pior Revelação Feminina (Carré Otis).

Comentários:
Tentativa muito mal sucedida de reprisar o sucesso de “Nove Semanas e Meia de Amor”. Aqui Rourke se une ao roteirista do filme de Adrian Lyne, Zalman King, para voltar ao velho argumento de erotismo do filme anterior, só que dessa vez usando da sensualidade tropical do Brasil. A produção foi rodada principalmente na Bahia e no Rio de Janeiro, onde Rourke criou todo tipo de atrito com a imprensa local. O ator não quis falar com jornalistas e esnobou convites para vários eventos sociais. Para piorar se envolveu em brigas com alguns membros da equipe. Mickey Rourke, ao que parece, havia passado por uma cirurgia plástica mal sucedida e estava particularmente mal humorado durante as filmagens. O calor e o assédio também não ajudaram em nada. O único lado bom foi que desfrutou bastante do país, andando de moto Harley-Davidson, aproveitando as praias e as belezas naturais das locações. Também procurou ser gentil com os brasileiros que encontrava pelo caminho (pelo visto sua aversão foi única e exclusivamente contra jornalistas e não o povo em geral). A atriz cult Jacqueline Bisset também estava no elenco mas longe das cenas mais sensuais. Sua personagem não tinha a menor importância dentro do fraco roteiro e sua atuação se mostrava negligente.

Diante de tantos problemas não é de se admirar que não tenha se tornado sucesso de bilheteria. De certa forma foi até mesmo ignorado no exterior, só alcançando um pouco de repercussão aqui mesmo no Brasil, onde fez bonito nas salas de cinema e depois no mercado de vídeo VHS. Mickey Rourke sempre conseguia bons números aqui no Brasil onde seus filmes sempre eram bem recebidos pelo público. Um exemplo era o próprio “Nove Semanas e Meia de Amor” que ficou em cartaz anos a fio em São Paulo, se transformando em um verdadeiro cult movie. Já “Orquídea Selvagem” teve resultados bons mas bem mais modestos. A verdade é que o filme em si também não ajuda. O roteiro é sem foco, disperso e cheio de furos. Não há uma boa estória e o personagem de Rourke é vazio e sem propósito. Nem a bonita presença de Jacquelne Bisset salva o filme de ser o primeiro grande abacaxi da carreira de Mickey Rourke. Esse pelo menos parece ter encontrado algo de bom nas filmagens pois se apaixonou por Carré Otis, a modelo que era sua partner nas cenas mais sensuais. Anos depois se casaria com ela mas o casamento não duraria pois se divorciaria no meio de um grande escândalo envolvendo inclusive acusações de agressão doméstica contra ele. Rourke foi preso e devidamente fichado pela Polícia de Los Angeles. Enfim, histórias sobre o filme não faltam, o que falta mesmo é qualidade cinematográfica dessa produção erótica de baixa carga sensual. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Grey Gardens

Título no Brasil: Grey Gardens
Título Original: Grey Gardens
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos
Estúdio: HBO
Direção: Michael Sucsy
Roteiro: Michael Sucsy, Patricia Rozema
Elenco: Drew Barrymore, Jessica Lange, Jeanne Tripplehorn

Sinopse:
Mãe e filha vivem abandonadas em uma antiga casa caindo aos pedaços em um balneário para ricaços no Estado de Nova Iorque. Sua rotina muda com a chegada de uma equipe de documentaristas que desejam filmar a rotina e o cotidiano delas. Vencedor do Globo de Ouro de melhor filme para a TV e de melhor atriz para Drew Barrymore. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor atriz para Jessica Lange.

Comentários:
Filme muito sensível e humano que foi baseado em um documentário que mostrava a realidade de duas mulheres, mãe e filha, que viviam isoladas e abandonadas numa antiga casa em East Hampton, um balneário para ricaços no Estado de Nova Iorque. Acontece que ambas eram de famílias ricas mas que se encontravam em completa miséria após o patriarca perder tudo na quebra da bolsa em 1929. Depois de sua morte ficaram as duas completamente esquecidas e abandonadas à própria sorte na outrora elegante casa. Vivendo com o antigo glamour de um tempo passado as duas ainda mantinham aquela superioridade típica de pessoas ricas embora há muito tivessem perdido tudo. Para completar o quadro surreal ambas eram parentes da primeira-dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy. O filme mostra as filmagens do documentário original, quando elas ficaram conhecidas do grande público. O embaraço foi tão grande que Jacqueline mandou realizar uma reforma completa na casa que estava caindo aos pedaços.

Baseado em fatos reais esse telefilme é muito interessante porque é realmente de cortar o coração. Mostra a realidade das pessoas que foram abandonadas, esquecidas, colocadas de lado. Também é um belo retrato da hipocrisia humana ao mostrar a verdadeira face de certos “amigos” que conhecemos ao longo da vida. Enquanto eram ricas e poderosas mãe e filha eram constantemente visitadas por seus parentes e conhecidos. Depois que ficaram na ruína foram solenemente esquecidas, deixadas no ostracismo, vivendo no meio do lixo que se transforma a casa. Os personagens, ricos em personalidade e carisma, certamente são um presente para qualquer atriz. Aqui se sobressaem de forma sublime Drew Barrymore e Jessica Lange. Drew interpreta a filha, uma pessoa que vive em um mundo próprio, sonhando um dia se tornar uma estrela famosa na Broadway. Já Lange faz a mãe, uma pessoa idosa que constantemente puxa briga com sua filha. Jéssica Lange está maravilhosa no papel de idosa, pois seu personagem é bem mais velha do que ela própria. Drew também surpreende ao fazer a filha meio amalucada mas muito sensível e carismática. No saldo final “Grey Gardens” é muito superior a muito filme de cinema por aí. Roteiro sensível, profundo e bem estruturado que realmente mexe com o espectador. Especialmente indicado para pessoas sensíveis e emocionais.

Pablo Aluísio.

Harry & Sally - Feitos um Para o Outro

Título no Brasil: Harry & Sally - Feitos um Para o Outro
Título Original: When Harry Met Sally
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Tri Star
Direção: Rob Reiner
Roteiro: Nora Ephron
Elenco: Billy Crystal, Meg Ryan, Carrie Fisher

Sinopse:
O filme acompanha a amizade de Harry (Billy Crystal) e Sally (Meg Ryan). Passando por vários relacionamentos fracassados eles finalmente entendem após muitos anos que foram realmente feitos um para o outro.

Comentários:
Nas décadas de 80 e 90 a atriz Meg Ryan foi o maior nome das chamadas comédias românticas. Fazendo sempre o mesmo papel, basicamente da namoradinha da América, ela foi colecionando um sucesso após o outro. Bonita e simpática, com aquele jeito de paixão do colégio, ela encantou o público em geral. Um de seus maiores êxitos de bilheteria foi esse simpático “Harry & Sally” que procurava mostrar em seu enredo a amizade de um homem e uma mulher que após longos anos descobrem que são, como diz o título nacional, feitos um para o outro. Não há segredo nesse tipo de argumento. De certa forma o filme mostra que é simplesmente impossível ocorrer uma amizade sincera entre um homem e uma mulher se algum deles se sente atraído pelo outro. Embora muitas mulheres não aceitem esse tipo de pensamento a realidade dos fatos mostra justamente isso. No caso desse filme a atração é sentida desde o início por Harry (Billy Crystal, o eterno apresentador da cerimônia da Academia). Embora ele seja apaixonado por Sally, resolve com medo de perder sua amizade, esconder seus verdadeiros sentimentos. Enquanto Sally vai colecionando um relacionamento fracassado atrás do outro, Harry segue ali ao seu lado, fiel como um cãozinho de estimação. Muita gente obviamente se identificou com o roteiro, que bem escrito, jamais parte para soluções fáceis, realmente desenvolvendo muito bem os personagens principais. É no fundo uma situação até bem comum que acontece no dia a dia de várias pessoas.

O filme foi realizado pelo cineasta Rob Reiner que teve sensibilidade em deixar a estória fluir da forma mais natural possível. De certa forma repete a sensibilidade que já tinha mostrado em “Conta Comigo”, produção nostálgica que encantou a muitos na década de 80, se repete aqui. “Harry & Sally” sempre é lembrado também por causa da famosa cena do orgasmo feminino. Sally (Meg Ryan) resolve demonstrar a Harry (Billy Crystal) como é simples e fácil fingir um orgasmo. Então ali mesmo, na mesa de um restaurante, começa a imitar os sons típicos do que seria uma mulher chegando ao êxtase sexual. Simplesmente hilário e ao mesmo tempo revelador, principalmente para aqueles que pensam que são o supra sumo entre os lençóis. Ah as mulheres e suas armas de sedução! Pobres homens indefesos! Enfim fica a dica de “Harry & Sally”, uma comédia romântica deliciosa que certamente vai agradar não apenas a elas mas a eles também!

Pablo Aluísio.

Jogos de Amor em Las Vegas

Título no Brasil: Jogos de Amor em Las Vegas
Título Original: What Happens in Vegas
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Tom Vaughan
Roteiro: Dana Fox
Elenco: Cameron Diaz, Ashton Kutcher, Queen Latifah, Krysten Ritter, Zach Galifianakis

Sinopse:
O enredo conta a estória de um casal de desconhecidos que acaba se conhecendo em um casinho. Numa noite de bebedeiras em Las Vegas, a cidade do pecado, se casam. Como se não bastasse um deles ganha na loteria se tornando também milionário da noite para o dia. Não tardará para que o casal de pombinhos inconseqüentes comecem a brigar pelo dinheiro pois afinal se estavam casados a grana deve ser repartida entre eles!

Comentários:
Cameron Diaz e Ashton Kutcher são ídolos do cinema mas sinceramente será que algum dia vão realmente estrelar algum filme bom? Pergunto porque a filmografia de ambos são repletas de bombas e abacaxis sem fim. Um exemplo é esse “Jogos de Amor em Las Vegas”. Como se pode perceber é uma comédia romântica só que muito inverossímil, sem graça e com argumento absurdo e sem sentido nenhum. O enredo conta a estória de um casal de desconhecidos que acabam tendo um casinho. Numa noite de bebedeiras em Las Vegas, a cidade do pecado, acabam se casando. Como se não bastasse um deles acaba tirando a sorte grande em um dos cassinos da cidade se tornando também milionário da noite para o dia. Não tardará para que o casal de pombinhos inconseqüentes comecem a brigar pelo dinheiro pois afinal se estavam casados a grana deve ser repartida entre eles!

Não há muita salvação aqui, o filme é realmente muito boboca, totalmente sessão da tarde, sem graça e baseado num absurdo. Para ser ter uma idéia da bobagem que é o roteiro, em determinado momento do filme um juiz de direito força os dois a ficarem casados!!! Isso não existe, coisa de roteirista sem noção que não tem mais nenhuma idéia interessante na cabeça. Para piorar o filme nunca se decide se abraça a comédia pastelão ou se vira uma bobagem romântica melosa. A química entre Cameron Diaz e Ashton Kutcher é zero durante todo o filme. Também pudera, não são realmente atores de verdade mas modelos que viraram atores por conveniência. Como não há nenhum grande talento dramático em cena tudo desanda para a vergonha alheia. Enfim, “Jogos de Amor em Las Vegas” é bem ruim, no fundo não passa de filmeco e futuro candidato a passar mil vezes nas sessões da tarde da vida. Dispense sem cerimônia.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Raízes da Ambição

Título no Brasil: Raízes da Ambição
Título Original: Comes a Horseman
Ano de Produção: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Alan J. Pakula
Roteiro: Dennis Lynton Clark
Elenco: James Caan, Jane Fonda, Jason Robards, George Grizzard,  Mark Harmon

Sinopse:
Na década de 40 uma jovem fazendeira, Ella (Jane Fonda), tenta se defender de fazendeiros inescrupulosos que tencionam tomar suas terras. Como proteção contrata um cowboy (James Caan) que acaba conquistando seu coração.

Comentários:
Através das lentes do diretor Alan J. Pakula, o drama, Raízes da Ambição (Comes a Horseman - 1978) conta a história da fazendeira Ella Connors (Jane Fonda) que em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, tenta a qualquer custo defender suas terras do assédio do fazendeiro e pecuarista, Jacob Ewing (Jason Robards). Um sujeito pilantra e inescrupuloso que fará de tudo comprar todas as terras de Connors como forma de acertar contas com o passado que um dia envolveu os dois fazendeiros. Sentindo-se muito sozinha e desprotegida diante de Ewing e seus capangas, Connors contrata Frank (James Caan) um misto de cowboy e vaqueiro que chega à fazenda como seu ajudante. No entanto acabam se envolvendo amorosamente. O excelente triunvirato dos "jotas" - Jane Fonda, Jason Robards e James Caan, funciona dentro de uma simbiose praticamente perfeita. Tanto no poder da atração quanto na força e no ódio da repulsa. Fonda, no papel de uma linda e amargurada fazendeira. Robards no papel de um bandidão imoral e Caan como dublê de cowboy e amante. Juntos, os três, em atuações extraordinárias, pintam uma aquarela ressequida, árida, dramática e cruel de um ótimo filme.

Telmo Vilela Jr.