quinta-feira, 8 de maio de 2014

007 - Nunca Mais Outra Vez

Título no Brasil: 007 - Nunca Mais Outra Vez
Título Original: Never Say Never Again
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Irvin Kershner
Roteiro: Kevin McClory, Jack Whittingham
Elenco: Sean Connery, Kim Basinger, Klaus Maria Brandauer, Max von Sydow

Sinopse:
James Bond (Sean Connery) decide se aposentar do serviço secreto de sua majestade mas na última hora é surpreendido por uma chantagem internacional envolvendo a SPECTRE. Dois de seus membros, Largo (Klaus Maria Brandauer) e Blofeld (Max von Sydow) roubam ogivas nucleares e ameaçam explodir as bombas em algumas das maiores cidades da Inglaterra e Estados Unidos. O resgate? Cem milhões de dólares.

Comentários:
Um filme não oficial de James Bond que não faz parte da franquia original e que foi muito mal recebido pela crítica na época. Também pudera, Sean Connery havia dito e prometido que jamais voltaria ao personagem, isso porque queria alcançar outros voos em sua carreira. Só que em 1983 todo mundo ficou surpreendido quando o próprio Connery voltou atrás e resolver encarnar novamente (e pela última vez) o tão famoso agente 007. Só que o tempo havia passado, Sean estava ficando careca (usou uma peruca nada convincente em cena) e com vários quilinhos a mais. A trama também não é muito boa e nem inteligente transformando todo o filme em um grande desapontamento. Um prato requentado com praticamente a mesma estória de "007 Contra a Chantagem Atômica" de 1965. Curiosamente o elenco é acima da média (pelo menos no papel), inclusive com a presença do talentoso Max von Sydow e com Kim Basinger como uma das mais bonitas Bond Girls que se tem notícia. Infelizmente mesmo com tudo isso a favor nada funciona mesmo. Ruim, arrastado e sem charme "Never Say Never Again" é de fato decepcionante. Sean Connery deveria ter deixado Bond mesmo em 1971 com "007 - Os Diamantes São Eternos", afinal seu retorno só serviu mesmo para demonstrar que ele não tinha mais nada a ver com o famoso agente secreto.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. 007 - Nunca Mais Outra Vez
    Exibição Hoje,
    17:10hs, TCM

    ResponderExcluir
  2. A culpa disso foi do Kevin McClory que processou o Ian Flemming a vida toda se dizendo também o criador do personagem James Bond, Depois de anos, e de até ter participado como produtor de alguns filmes do 007 após a morte o Ian Flemming, ele se aproveitando do fracasso do 007 A Serviço de Vossa Majestade, corrompeu o Sean Connerry com muitos dólares e cometeu esse 007 Nunca Mais Outra Vez provando duas cosias: que o Sean Connery estava mais que certo quando resolveu deixar a franquia e que o Kevin McClory podia a té ter dado algumas idéias do que era o 007, mas quem definiu o personagem e o tornou icônico em todo o planeta foi o Ian Flemming e seus parceiros de produção no cinema Albert Broccoli, Harry,Saltzman,, etc..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Exato, havia planos de dar origem a uma, digamos, "franquia alternativa" mas o péssimo resultado comercial desse filme fez com que tudo fosse por água abaixo.

    ResponderExcluir
  5. O estranho é que o título original Never Say Never Again, cuja tradução literal seria Nunca Diga Nunca de Novo é grosseiro com o Sean Connery, tipico do Kevin McClory, ou seja é um pito no Sean Connery que, pra piorar, no tal filme já não convence quando Bond Girls maravilhosas ficam caídas por ele. Isso também aconteceu com o Roger Moore no último filme, mas esse era um palhaço então tudo bem.

    ResponderExcluir
  6. Certamente, quase um tapa na cara do Connery! Essa situação me lembra uma vez em que um jornalista perguntou ao John Lennon em 1980 se um dia os Beatles iriam voltar, ele respondeu: "Não vão voltar simplesmente porque não temos mais vinte e poucos anos". Há tempo para tudo e o tempo do Sean Connery como James Bond já havia passado. Afinal ele não era mais o jovial ator de quando fez os primeiros filmes da franquia. Como diria o ditado: "O Tempo é o senhor de tudo!" Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir