domingo, 4 de maio de 2014

Caçadores de Obras-Primas

Título no Brasil: Caçadores de Obras-Primas
Título Original: The Monuments Men
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures, Fox 2000 Pictures
Direção: George Clooney
Roteiro: George Clooney, Grant Heslov
Elenco: George Clooney, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett, John Goodman 

Sinopse:
Frank Stokes (George Clooney) é um militar americano encarregado de formar uma equipe de especialistas em arte para achar e recuperar as obras valiosas (pinturas, esculturas e monumentos, etc) roubadas pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Para isso esperam contar com a ajuda de Claire Simone (Cate Blanchett), curadora de artes francesas que trabalhou ao lado dos alemães durante a ocupação de Paris. Em posse de suas informações o grupo começa a rastrear o caminho para onde as obras foram enviadas. O objetivo é recuperar todas elas antes que se cumpra a ordem de Hitler de destruir tudo caso a Alemanha perca a guerra.  

Comentários:
Valeu muito a pena assistir a esse "Caçadores de Obras-Primas", isso porque ele resgata um estilo de fazer cinema que anda meio esquecido. É uma produção "Old School" que nos remete principalmente para os filmes de guerra feitos nas décadas de 1950 e 1960. Houve quem reclamasse na crítica brasileira dizendo que o filme não tinha ritmo ou pique. Ora, não é a proposta dessa película ser um filme de ação ou algo que o valha, mas sim retratar um aspecto por demais interessante ocorrido na segunda guerra quando um pequeno grupo de especialistas americanos foram atrás das obras de artes roubadas pelos nazistas. Sob esse ponto de vista o filme é realmente muito bom. Essa operação certamente não foi tão simples como é mostrada em cena - onde por questões de pura dramaturgia, os americanos foram reduzidos a apenas seis homens - mas no geral cumpre muito bem seu objetivo de mostrar o quão foram importantes na recuperação de obras de artes que pertencem à humanidade em geral e não apenas a franceses, italianos ou belgas e que naquele momento estavam sendo literalmente roubadas pelos alemães.

Basta ver o filme para se entender como a Alemanha de Hitler (que era, diga-se de passagem, um pintor frustrado) realizou a maior operação de saque e roubo de obras de arte da história. Quadros famosos de artistas consagrados foram encaixotados e levados para a Alemanha em caminhões militares. Esculturas históricas como a mostrada no filme, de Madona por Michelangelo, acabaram sendo recuperadas em velhas minas abandonadas e outros esconderijos. A intenção de Hitler era levar todas elas para um museu que seria construído em honra dele mesmo! Fez muito bem George Clooney em focar seu interesse nessa história que afinal de contas é a história de todos nós, pois aqueles objetos de artes, muitos deles saqueados de igrejas católicas milenares, representam a evolução e história da própria humanidade como um todo. No final quando a música tema surge e sobem os letreiros ficamos com aquela sensação boa de que o cinema americano ainda consegue entreter mostrando aspectos importantes da história. Não é apenas aquele tipo de cinema chiclete com heróis de quadrinhos que já estamos cansados de ver. Que venham mais filmes como esse - afinal de contas o público adulto também precisa de algo para ver nos cinemas nos fins de semana.

Pablo Aluísio.

Um comentário: