segunda-feira, 10 de março de 2014

X-Men - O Confronto Final

Título no Brasil: X-Men - O Confronto Final
Título Original: X-Men - The Last Stand
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Brett Ratner
Roteiro: Simon Kinberg, Zak Penn
Elenco: Patrick Stewart, Hugh Jackman, Halle Berry, Anna Paquin, Ben Foster, Famke Janssen

Sinopse:
Há uma nova mudança no mundo da ciência. Pesquisas demonstram que finalmente existe uma cura para os mutantes ao redor do mundo. Agora eles simplesmente poderão levar vidas normais caso queiram, mas será que todos querem mesmo que isso venha a acontecer? Essa porém não é apenas a única nova mudança na vida do professor Xavier (Patrick Stewart) e seus X-Men. Ao contrário do que todos pensavam Jean Grey (Famke Janssen) ressurge viva! Ela não havia morrido como todos pensavam. O problema é que não parece mais a mesma pessoa.

Comentários:
Esse novo filme dos personagens X-Men inovou em vários aspectos. Saiu o diretor Brian Singer, que havia feito um belo trabalho nos filmes anteriores e entrou Bratt Ratner, o que inicialmente desagradou muitos fãs. Depois o roteiro foi escrito para incorporar novos personagens na saga, entre eles o Fera (Kesley Grammer) e o Anjo (Ben Foster). Houve também uma clara preocupação em explorar ainda mais o conflito entre mutantes e pessoas normais dentro da sociedade, uma óbvia metáfora sobre o mundo em que vivemos e a forma como são tratadas as minorias. Embora o retorno de Jean Grey tenha parecido uma jogada forçada de marketing para promover o filme com a presença da personagem, sempre tão carismática, o fato é que se trata de um dos bons filmes da franquia X-Men. Tem um roteiro sem pontas soltas e bem equilibrado no desenvolvimento dos personagens em doses exatas (realizar qualquer filme com tantos personagens sempre é complicado).

Pablo Aluísio.

Trapaça

Título no Brasil: Trapaça
Título Original: American Hustle
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: David O. Russell
Roteiro: Eric Warren Singer, David O. Russell
Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Jeremy Renner

Sinopse:
Um casal de vigaristas, fingindo serem grandes investidores internacionais, caem na malha do FBI. Para não serem presos por um longo período fazem um acordo com a agência para ajudar na prisão de outros trapaceiros e estelionatários como eles. O alvo acaba sendo o prefeito de uma cidade que precisa investir pesado na construção de novos cassinos. Assim é armada toda uma farsa envolvendo um sheik árabe milionário que supostamente estaria interessado em investir na região. A trapaça porém começa a ganhar novos rumos quando a máfia italiana e vários congressistas entram na jogada visando ganhar muito dinheiro com isso.

Comentários:
Após assistir "Trapaça" cheguei na conclusão de que o filme anda muito superestimado desde o seu lançamento. Pelo que tinha lido até agora fiquei com a impressão que iria assistir uma verdadeira obra prima. Ledo engano. "Trapaça" certamente passa longe de ser um filme ruim mas também não é nada daquilo que dizem dele. Credito esse tipo de reação ao simples fato de termos hoje em dia uma ausência quase absoluta de roteiros inteligentes no mercado. Quando surge um mais bem escrito, com uma trama mais bem desenvolvida e complexa, é logo endeusado. Na verdade, apesar das inegáveis qualidades do texto, "Trapaça" é um filme meramente divertido, que brinca o tempo todo com seus personagens vigaristas mas que não consegue ser tão marcante como alguns queriam levar a crer. Entre seus méritos estão a boa reconstituição de época, com aqueles típicos exageros de figurino dos anos 70 e a trilha sonora, com vários hits daqueles tempos de discoteca. O elenco também ajuda. Christian Bale está ótimo como o sujeito careca (que usa uma peruca ridícula), gordo e trapaceiro que sempre procurou levar vantagem em tudo. Bradley Cooper também surpreende, pois está muito intenso em cada momento. Já Jennifer Lawrence, que interpreta uma mulher brega e vulgar, embora bonita, não merecia tanto sua indicação ao Oscar. Houve um certo exagero nessa nova indicação. No geral o filme tem pequenos toques que nos lembram de filmes clássicos sobre o tema como por exemplo "Um Golpe de Mestre" mas claro sem o mesmo talento. A palavra que o define realmente é essa: superestimado!

Pablo Aluísio.

Frankenstein - Entre Anjos e Demônios

Título no Brasil: Frankenstein - Entre Anjos e Demônios
Título Original: I, Frankenstein
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Hopscotch Features, Lakeshore Entertainment
Direção: Stuart Beattie
Roteiro: Stuart Beattie, Kevin Grevioux
Elenco: Aaron Eckhart, Bill Nighy, Miranda Otto

Sinopse:
Após a morte do Dr. Frankenstein, a criatura resolve enterrar o seu criador, mas no momento em que está fazendo isso é atacado por um grupo de demônios que desejam lhe capturar para levar ao seu mestre que reina nas profundezas infernais. Para salvar desse ataque surge no horizonte um outro grupo de seres alados, anjos celestiais, que habitam uma milenar igreja católica nas redondezas. Eles o levam até lá e explicam ao monstro que há uma guerra que dura milênios entre anjos de Deus e anjos decaídos, que foram expulsos do céu após uma rebelião contra a vontade divina.

Comentários:
Uma decepção essa nova aparição da criatura do Dr. Frankenstein nas telas. O roteiro tentou algo bem diferente. Ao invés de novamente adaptar o enredo clássico do livro original de Mary Shelley, partiu-se para uma adaptação de uma graphic novel que misturou a estória do monstro com a mitologia de anjos e demônios, como o próprio título nacional sugere. Assim bem no meio da guerra entre anjos caídos e arcanjos celestiais entra a criatura feita de restos humanos que novamente ganhou vida graças ao Dr. Frankenstein. A ideia não funciona. Os anjos quando atacam se transformam em Gárgulas e os demônios - um bando de sujeitos com caras de malfeitores, usando blusões negros - ao morrerem viram fagulhas de fogo! A premissa me lembrou bastante a franquia "Anjos da Noite". Se lá tínhamos uma guerra entre vampiros e lobisomens, aqui temos o eterno combate entre seres celestiais do mal e do bem. Infelizmente apesar de gostar dessa mitologia religiosa, nada, mas nada mesmo, parece funcionar. A criatura não tem dois metros de altura e nem a imagem clássica dos antigos filmes mas apenas a de uma pessoa comum, com cicatrizes atravessando o rosto, e pelo que se supõe, um corpo imortal que atravessa os séculos. No geral o diretor Stuart Beattie, roteirista da franquia "Piratas do Caribe", tentou fazer algo mais pipoca com o famoso monstro. Uma Modernização. Não deu muito certo.

Pablo Aluísio.

domingo, 9 de março de 2014

Capítulo 27

Título no Brasil: Capítulo 27
Título Original: Chapter 27
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Peace Arch Entertainment Group, Artina Films
Direção: J.P. Schaefer
Roteiro: J.P. Schaefer, Jack Jones
Elenco: Jared Leto, Mark Lindsay Chapman, Mariko Takai

Sinopse:
Mark David Chapman (Jared Leto) é um beatlemaníaco obcecado por seu grande ídolo, John Lennon. Ele resolve ir até Nova Iorque para tentar se aproximar do famoso cantor. Chegando lá acaba entrando numa crise psicótica ao perceber que Lennon vive uma vida de luxo e riqueza, bem ao contrário do que ele pensava ser. Lendo um exemplar de "O Apanhador no Campo de Centeio" ele decide comprar uma arma para matar John Lennon na porta do prédio Dakota onde morava.

Comentários:
Baseado no livro "Let Me Take You Down" o filme tenta desvendar a mente do assassino de John Lennon. Um sujeito com histórico de problemas mentais que em determinado momento não conseguiu mais separar seu mundo de delírios da realidade ao redor. Lennon que procurava levar uma vida sem maiores cautelas com sua segurança pessoal acabou virando alvo fácil da mente de uma pessoa perturbada como Chapman. Recentemente tivemos a premiação do ator Jared Leto no Oscar mas podemos bem perceber que ele na realidade já esbanjava muito talento aqui. Ele se transformou para o papel, engordou e praticamente incorporou o insano Mark Chapman, sumindo dentro de seu papel. O roteiro mostra os momentos que antecederam o assassinato de Lennon, com Chapman fazendo vigília na frente do portão principal do Dakota, esperando que Lennon lhe desse uma oportunidade pois o ex-beatle geralmente assinava autógrafos e dava certa atenção aos fãs que estavam sempre por lá. Chapman logo se enturma com alguns outros fãs dos Beatles e começa a conhecer a rotina de entradas e saídas de Lennon de seu edíficio. Um filme muito bom que conta uma das maiores tragédias da história da música. Todos sabem o final desse filme mas mesmo assim ele se torna uma peça essencial para se entender algo que até hoje parece inexplicável para muitos.

Pablo Aluísio.

sábado, 8 de março de 2014

Cabo do Medo

Título no Brasil: Cabo do Medo
Título Original: Cape Fear
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Amblin Entertainment, Tribeca Productions
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: James R. Webb, baseado na novela de John D. MacDonald
Elenco: Robert De Niro, Nick Nolte, Jessica Lange, Juliette Lewis, Robert Mitchum, Gregory Peck

Sinopse:
Max Cady (Robert De Niro) finalmente ganha a liberdade após passar anos na prisão. Ele age como um sujeito normal depois de sair da cadeia mas suas intenções logo se tornam bem claras. Ele quer vingança em relação ao advogado Sam Bowden (Nick Nolte) pois o considera um dos responsáveis por sua condenação. Para colocar seu plano em ação ele começa a jogar um terrível jogo psicológico contra Bowden e seus familiares.

Comentários:
Nunca cheguei a gostar completamente desse filme e não foi por falta de boa vontade. Sou fã declarado do cinema de Martin Scorsese. Do ator Robert De Niro nem preciso esclarecer, considero um dos grandes atores da história do cinema americano, apesar de atualmente não estar passando por um bom momento. Mesmo assim não deu para gostar mesmo. Achei uma produção sem alma, fruto única e exclusivamente do amor do diretor pelo filme original "Círculo do Medo" de 1962. Volto a repetir um pensamento que sempre me vem à mente quando me deparo com remakes: certas estórias já encontraram suas versões definitivas na sétima arte. Não adianta tentar revirar o que já foi muito bem feito no passado. Grandes filmes nunca ficam datados e por essa razão não precisam ser refeitos em hipótese nenhuma. Mas Scorsese, como sempre muito firme em suas convicções, resolveu apostar para ver no que tudo isso iria dar. O resultado é bem morno apesar da produção ter seus defensores (que em sua maioria não viram o filme origem com os grandes Robert Mitchum e Gregory Peck). De Niro surge em cena cheio de tatuagens com maneirismos de sociopata. Seu empenho é digno de aplausos mas no geral não chega a se destacar em sua filmografia. Enfim, aqui uma está mais um remake desnecessário, com a única diferença de que foi assinado por um dos grandes cineastas de nosso tempo. 

Pablo Aluísio.

X-Men - O Filme

Título no Brasil: X-Men - O Filme
Título Original: X-Men
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox Film Corporation
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Tom DeSanto, Bryan Singer
Elenco: Patrick Stewart, Hugh Jackman, Ian McKellen, Halle Berry, Anna Paquin, Rebecca Romijn

Sinopse:
Em um mundo onde os mutantes e humanos temem uns aos outros, Marie, mais conhecido como Rogue, foge de casa e pega uma carona com outro mutante, conhecido como Logan, que adotará mais tarde o codinome de Wolverine. Todos os mutantes da Terra estão na mira do Professor Charles Xavier, que desenvolve um trabalho excepcional numa escola para jovens mutantes. Pensando na segurança do casal ele envia Tempestade e Ciclope para trazê-los de volta antes que seja tarde demais. Magneto, que acredita que uma guerra se aproxima, tem um plano maligno em mente, e precisa da estranha e bela jovem Vampira para ajudá-lo.

Comentários:
Levou muito tempo para que Hollywood pudesse finalmente levar para as telas as aventuras dos X-Men. Muito populares no mundo dos quadrinhos, essa adaptação ficou anos e anos arquivada por dois motivos básicos: a disputa pelos direitos autorais entre os principais estúdios de cinema dos Estados Unidos e a consciência de que ainda não havia tecnologia suficiente para transpor tudo para o mundo real com certo realismo. Afinal de contas são muitos personagens, cada um com uma característica própria que os diferencia dos demais. Some-se a isso a dificuldade de escrever um roteiro que não menosprezasse o conhecimento dos fãs que acompanhavam as revistas há anos e anos. Bryan Singer mostrou um talento excecpcional sobre isso e mesmo com um elenco estelar, de grandes nomes, não se inibiu em realizar aquele que é até hoje considerado uma das melhores adaptações de quadrinhos que Hollywood já conseguiu produzir. Nota 10 para a direção de arte, figurinos, efeitos digitais, som e elenco. Por falar neles alguém conseguiria imaginar o Professor Charles Xavier sem Patrick Stewart ou outro ator no lugar de Hugh Jackman na pele de Wolverine? Esses e outros acertos certamente demonstram que "X-Men: O Filme" é realmente um filme bem acima da média. Imperdível.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 7 de março de 2014

O Curioso Caso de Benjamin Button

Título no Brasil: O Curioso Caso de Benjamin Button
Título Original: The Curious Case of Benjamin Button
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros, Paramount Pictures
Direção: David Fincher
Roteiro: Eric Roth
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton

Sinopse:
Benjamin Button (Brad Pitt) nasce com uma estranha síndrome, até então desconhecida da medicina e da ciência. Ao nascer ele aparenta ser uma pessoa idosa, com rugas e todos os problemas inerentes à velhice mas conforme vai crescendo e se desenvolvendo começa a ficar cada dia mais jovem, o que contradiz completamente o ciclo natural dos seres humanos. Se sua saúde é fora do comum, sua vida emocional e sentimental também sofrerá inúmeros problemas causados por essa disfunção de desenvolvimento.

Comentários:
Alguns filmes valem a pena por causa de seu argumento singular e fora dos padrões. É o caso desse muito interessante "The Curious Case of Benjamin Button". Aqui o cineasta David Fincher (de "Clube da Luta" "Zodíaco" e "A Rede Social") realizou um de seus filmes mais sui generis, quase sem ligação com o restante de sua filmografia. O enredo vai se desenrolando em tom de fábula, mostrando um homem que percorre o caminho inverso dos demais seres humanos. Ele nasce velho para morrer jovem! Nessa mudança de rumo Fincher vai explorando com muita habilidade os aspectos psicológicos e as bagagens emocionais que todos nós temos que carregar em nossas vidas. Em uma linguagem muito bem desenvolvida eles nos mostra aspectos ternos de nossa existência, que no final das contas formam aquilo que nos tornam verdadeiramente humanos. Na época do lançamento do filme muito se comentou sobre a riqueza dos efeitos digitais. De fato eles são perfeitos, alguns inclusive impressionantes e plenamente inseridos na trama, mas penso que o filme sobreviverá ao tempo não por causa deles mas sim pela proposta de enredo realmente marcante e inovadora. Um belo filme que trouxe um esquecido lirismo para o cinema atual.

Pablo Aluísio.

Anjos da Noite

Título no Brasil: Anjos da Noite
Título Original: Underworld
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Len Wiseman
Roteiro: Kevin Grevioux, Len Wiseman
Elenco: Kate Beckinsale, Scott Speedman, Shane Brolly

Sinopse:
Selene (Kate Beckinsale), uma bela guerreira vampira, acaba se envolvendo numa milenar guerra entre vampiros e lobisomens. Por ser uma criatura da noite ela acaba se alinhando ao lado dos clãs vampirescos mas não consegue deixar de lado uma indisfarçável paixão para com Michael Corvin (Scott Speedman) que nas noites de lua cheia se torna um sanguinário lobisomem.

Comentários:
Como o tempo passa rápido! Lá se vai mais de um década da estréia da franquia "Underworld" nos cinemas. Tudo começou justamente com essa produção que foi lançada sem grandes pretensões mas que acabou caindo no gosto do público americano. Há uma clara tentativa de aproximar a mitologia dos vampiros e lobisomens com as novas tendências do cinema Sci-fi ao estilo "Matrix". Até os figurinos nos lembram disso. O enredo também tem um jeitão de adaptação de quadrinhos que deixa tudo com um estilo muito pop pipoca, o que desagradou a alguns fãs mais tradicionalistas do gênero horror. Em certos momentos também lembra o mal sucedido "Van Helsing" que curiosamente não deu certo nas bilheterias mas inaugurou um novo estilo, com muitos efeitos digitais e pouco roteiro. No final das contas quem segura o filme mesmo é o carisma da atriz Kate Beckinsale que aqui contracena com o galã televisivo da série "Felicity", Scott Speedman. Os efeitos ficariam melhores nos próximos filmes mas esse aqui já tem todos os ingredientes que fizeram o sucesso da franquia nos anos seguintes. Vale a pena rever para tentar entender porque a série deu tão certo, mesmo não havendo nenhuma obra prima entre as sequências.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Heleno

Título no Brasil: Heleno
Título Original: Heleno
Ano de Produção: 2011
País: Brasil
Estúdio: Agência Nacional do Cinema (ANCINE)
Direção: José Henrique Fonseca
Roteiro: L.G. Bayão, Felipe Bragança
Elenco: Rodrigo Santoro, Angie Cepeda, Alinne Moraes

Sinopse:
Filme baseado na história real do jogador de futebol do Botafogo e da Seleção Brasileira, Heleno de Freitas (1920 / 1959). Ele brilhou na década de 1940. Bom de bola, metido a galã e conquistador, Heleno virou muito popular e famoso por suas grandes jogadas e conquistas amorosas fora de campo.

Comentários:
Heleno de Freitas é até hoje um desportista querido pelos torcedores do Botafogo e por cronistas esportivos. Virou praticamente um símbolo de uma era que já não existe mais. O filme procura mostrar parte dessa sua trajetória. Infelizmente não há nenhum final feliz para se mostrar. Heleno era dado a farras, inclusive com prostitutas e isso lhe valeu uma grave doença, a sífilis. Uma das consequências dessa enfermidade é a perda da razão e capacidade cognitiva. A doença atinge o cérebro e devasta a saúde do enfermo. Assim o jogador terminou seus dias em um sanatório carioca, abandonado e esquecido. Não é uma produção de encher os olhos, sua falta de orçamento algumas vezes se torna clara, mas mantém aquela velha tradição do cinema brasileiro em mostrar o lado mais áspero da vida de pessoas que caíram de uma forma ou outra em suas vidas. O enredo está mais para tragédia do que para esporte. Mesmo assim o filme não é muito aconselhado a quem não gosta de futebol e sua mitologia de uma forma em geral. Vale como resgate histórico de um personagem meio esquecido de nossos gramados e é só.
 
Pablo Aluísio.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Sem Escalas

Título no Brasil: Sem Escalas
Título Original: Non-Stop
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: John W. Richardson, Christopher Roach
Elenco: Liam Neeson, Julianne Moore, Scoot McNairy

Sinopse:
O agente Neil Marks (Liam Neeson) embarga em um voo entre Nova Iorque e Londres que jamais esquecerá. Assim que a viagem começa ele recebe uma série de mensagens de texto em seu celular avisando que um passageiro será assassinado a cada vinte minutos se não forem depositados cento e cinquenta milhões de dólares em uma determinada conta bancária. Inicialmente Marks acredita que tudo não passa de uma piada de humor negro ou um blefe mas conforme as mortes vão acontecendo ele inicia uma série de investigações dentro do avião para descobrir quem seria o assassino. 

Comentários:
De todos os gêneros cinematográficos acredito que o mais desgastado atualmente é a dos filmes de ação. Os roteiros não conseguem inovar, nem trazer nada de novo. Com o advento da tecnologia de computação gráfica a coisa piorou pois as cenas vão ficando cada vez mais absurdas e inverossímeis. Tudo parece se resumir a uma competição entre as produções para ver quem consegue firmar o momento mais impossível em suas sequências. O problema é que para quem é cinéfilo experiente tudo soa como algo tedioso e sem novidades. O próprio Bruce Willis resumiu tudo ao dizer que "filmes de ação andam bem chatos ultimamente". Definição perfeita. Não consigo enxergar nada de novo em produções como esse "Sem Escala". Não me empolgou e nem me trouxe nada de novo. Talvez para os mais jovens as coisas funcionem melhor, para quem já é veterano nas telas tudo vai parecer muito Déjà vu para marcar de alguma forma.

Pablo Aluísio.

Jogos Mortais 3

Título no Brasil: Jogos Mortais 3
Título Original: Saw III
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Twisted Pictures, Evolution Entertainment
Direção: Darren Lynn Bousman
Roteiro: Leigh Whannell, James Wan
Elenco: Tobin Bell, Shawnee Smith, Angus Macfadyen

Sinopse:
Jeff (Angus Macfadyen) é um homem angustiado após perder sua família em um terrível acidente de carro. Ele se torna obcecado em vingar a morte de seus parentes contra o motorista irresponsável que as causou. O Dr. Lynn Denlon (Bahar Soomekh) por sua vez tem sérios problemas em seu casamento. Frustrado, se torna um homem à beira da insanidade. Ambos se tornam alvos da psicótica Amanda (Shawnee Smith), uma admiradora de Jigsaw. Jeff é colocado em um jogo mortal de vida e morte e o Dr. Denlon é levado para um armazém abandonado onde precisa manter John Kramer - Jigsaw - vivo acima de tudo! Um colar explosivo é colocado em seu pescoço, ligado aos aparelhos que mantém Kramer vivo. O artefato será acionado caso Jigsaw morra. E que os jogos comecem...

Comentários:
Terceiro exemplar da franquia de grande sucesso "Saw". É a tal coisa, um filme como esse, com orçamento até modesto (custou meros 10 milhões de dólares) se torna facilmente lucrativo por causa da força do nome comercial dos filmes envolvendo o famoso Jigsaw (um dos melhores personagens de filmes de terror e suspense surgidos nos últimos anos, não há como negar). O interessante é que já nessa terceira parte já vamos percebendo uma certa saturação em seu argumento. Fruto provavelmente dos problemas de saúde enfrentados pelo John Kramer - Jigsaw. Um dos erros de roteiro dessa saga em minha opinião veio justamente disso. Jigsaw saiu de circulação cedo demais, fazendo com que os roteiros tivessem que se utilizar de "admiradores" do psicopata como a própria Amanda, que vemos aqui. Mesmo assim ainda conseguimos ter, apesar dos pesares, um bom produto em mãos. Não é nenhuma obra prima mas vale como elo de ligação entre as películas com a marca "Saw".

Pablo Aluísio.

Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio

Título no Brasil: Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio
Título Original: The Fast and the Furious: Tokyo Drift
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Justin Lin
Roteiro: Chris Morgan
Elenco: Lucas Black, Zachery Ty Bryan, Bow Wow, Vin Diesel

Sinopse:
Um adolescente americano chamado Sean Boswell enfrenta uma série de problemas em sua vida pessoal. É um solitário na escola, no entanto, ele desafia um rival para uma corrida de rua, um racha ilegal, mas é pego em flagrante. Para evitar que seja preso ele vai até Tóquio, onde vive seu pai, que é militar. Assim que chega na nova cidade descobre que rachas e competições com carros possantes são bem populares no submundo da cidade. Não demora a se envolver nesse tipo de "competição".

Comentários:
Um filme da franquia "Velozes e Furiosos" que peca por algo bem básico. A produção não conta com Paul Walker (que preferiu fazer bons filmes nesse ano como "A Conquista da Honra"). O estúdio também não chegou a um bom acordo sobre seu cachê. Além disso tentou-se inovar na trama, levando a série para o Japão. Há por isso uma clara diferença entre esse e os demais filmes. Há excessos de néon e luzes brilhantes por todos os lugares. O roteiro é mais raso do que o habitual e os atores japoneses não fazem grande diferença - a maioria aliás é de uma canastrice absoluta. Possa ser que os fãs desse tipo de produção venham a gostar do resultado mas eu particularmente não consegui simpatizar com a ideia por trás de tudo. A trama não é das melhores e as cenas de ação soam sem qualquer novidade relevante. No final é mais uma sequência sem grande destaque, só que rodada no Japão. Se isso vai fazer alguma diferença ou não cabe ao espectador julgar após assistir.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 4 de março de 2014

Resident Evil 2 - Apocalipse

Título no Brasil: Resident Evil 2 - Apocalipse
Título Original: Resident Evil: Apocalypse
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Constantin Film Ltd., Impact Pictures
Direção: Alexander Witt
Roteiro: Paul W.S. Anderson
Elenco: Milla Jovovich, Sienna Guillory, Eric Mabius

Sinopse:
O vírus que transforma seres humanos normais em zumbis está fora de controle em Raccoon City. O resultado é trágico, milhões são contaminados e a humanidade caminha para um desastre de proporções globais. A empresa Umbrella então resolve colocar em prática novos experimentos, transformando Alice (Milla Jovovich) em uma aberração genética, pronta para enfrentar os mortos-vivos que cruzarem seu caminho. Com as alterações genética ela se torna mais forte, sensível aos menores detalhes e extremamente habilidosa em técnicas de combate. A guerra pela sobrevivência está prestes a começar.

Comentários:
Segundo filme da franquia "Resident Evil". Como o primeiro filme fez um sucesso digno de grandes orçamentos a produção dessa segunda parte ganhou bastante em termos de efeitos visuais, cenários e figurinos. É sem dúvida bem superior ao original nesse aspecto. Milla Jovovich continua tão bela como inexpressiva como atriz, o que não fará a menor diferença para os fãs de "Resident Evil" que desejam mesmo é ver o desfile de zumbis sendo trucidados pela heroína improvável (atire a primeira pedra quem nunca achou esquisito uma gata dessas baixando a porrada em um bando de monstros comedores de cérebros!). O destaque vai para as criaturas digitais como aquelas que atacam dentro da igreja, da fuga desesperada da população tentando fugir da cidade infectada e da destruição do prédio onde Milla Jovovich dá uma de Bruce Willis em "Duro de Matar" ao descer do edíficio em chamas. Cinema pop zumbi de qualidade certamente.

Pablo Aluísio.

Forças Especiais

Título no Brasil: Forças Especiais
Título Original: Forces spéciales
Ano de Produção: 2011
País: França
Estúdio: Easy Company, StudioCanal, Canal+
Direção: Stéphane Rybojad
Roteiro: Stéphane Rybojad, Michael Cooper
Elenco: Diane Kruger, Djimon Hounsou, Benoît Magimel

Sinopse:
Um grupo de elite do exército é enviado até uma região inóspita do Paquistão para resgatar uma jornalista francesa que se torna refém de um grupo radical ligado ao Talibã, terroristas islâmicos que pregam a guerra santa contra o Ocidente. O local onde ela está aprisionada parece ser um local afastado e isolado, dominado por fanáticos. O resgate não será nada fácil.

Comentários:
Esse filme mostra bem que na atual safra do cinema francês cabe praticamente todos os estilos, até mesmo filmes de ação como esse. A fita foi considerada uma inovação e tanto para os franceses, mais acostumados com dramas existenciais e profundos. "Forças Especiais" é o extremo oposto desse tipo de cinema mais intelectualizado. De certa forma lembra muito as produções americanas de guerra, com destaque para o famoso "Falcão Negro em Perigo" de Ridley Scott. A diferença é que saem os militares americanos e entram os franceses. Outro ponto que diferencia vem da própria maneira que Stephane Rybojad resolve explorar os momentos de maior combate, priorizando o uso de câmeras em movimento (algumas vezes em excesso) e trilha sonora com rock pauleira em último volume. Quem diria que uma mulher seria tão agressiva assim? Vale como diversão e curiosidade, pois não é todo dia que vemos um filme realizado na França com esse tipo de proposta.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Oscar 2014

Oscar 2014
Foi uma festa muito agradável, com uma apresentadora com um tipo de humor bem mais leve e inofensivo (você nunca verá Ellen DeGeneres fazendo algum tipo de piada ofensiva) e que transcorreu com rara normalidade, sem sobressaltos. Em termos de números de Oscars "Gravidade" levou a melhor com sete estatuetas. Era de se esperar que como venceu na categoria Melhor Direção levasse também o prêmio de Melhor Filme mas a velha tradição da Academia em premiar dramas históricos prevaleceu. Não é de hoje que filmes de ficção possuem poucas chances nas principais categorias e se for sucesso comercial as possibilidades de vencer se tornam ainda mais raras.

Além disso como bem brincou Ellen DeGeneres era a noite de "12 anos de escravidão" pois só havia duas possibilidades para os membros da Academia, ou votavam nesse filme ou seriam considerados racistas! Piadas à parte foi um prêmio justo, assim como também foram muito justas as premiações de elenco. Na ala masculina reinou "Clube de Compras Dallas" que levou os Oscars de Ator e Ator Coadjuvante (todos incontroversos). Cate Blanchett, que poderia ser prejudicada de alguma forma por causa dos problemas pessoais de Woody Allen, também venceu de forma incontestável. O único prêmio que pode ser considerado meio inesperado foi para a jovem atriz negra Lupita Nyong'o por "12 anos de escravidão" pois nem ela parecia acreditar que havia vencido. Em suma, uma noite bonita (gostei do cenário montado no palco, com várias referências aos equipamentos usados em cinema como holofotes e máquinas de escrever dos roteiristas), gente bonita e elegante e, é claro, muito glamour que a velha Hollywood nunca perdeu.

Lista dos vencedores do Oscar 2014:

12 anos de escravidão
Melhor Filme
Melhor Atriz Coadjuvante - Lupita Nyong'o
Melhor Roteiro Adaptado - John Ridley

Gravidade
Melhor Direção - Alfonso Cuarón
Melhores Efeitos Visuais
Melhor Edição de Som
Melhor Mixagem de Som
Melhor Fotografia
Melhor Edição
Melhor Trilha Sonora Original

Clube de Compras Dallas
Melhor Ator - Matthew McConaughey
Melhor Ator Coadjuvante - Jared Leto
Melhor Maquiagem e Cabelo

O Grande Gatsby
Melhor Figurino
Melhor Design de Produção

Frozen: Uma Aventura Congelante
Melhor Animação
Melhor Canção Original - "Let it Go"

Blue Jasmine
Melhor Atriz - Cate Blanchett

Ela
Melhor Roteiro Original - Spike Jonze

Helium
Melhor Curta-metragem

The Lady in Number 6: Music Saved My Life
Melhor Documentário em curta-metragem

A Um Passo do Estrelato
Melhor Documentário em longa-metragem

Mr. Hublot
Melhor Curta-metragem de Animação

A Grande Beleza (Itália)
Melhor Filme Estrangeiro

Pablo Aluísio.

Capitão América 2 - O Soldado Invernal

Título no Brasil: Capitão América 2 - O Soldado Invernal
Título Original: Captain America: The Winter Soldier
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Marvel Studios, Sony Pictures
Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely
Elenco: Chris Evans, Frank Grillo, Robert Redford

Sinopse:
Steve Rogers (Chris Evans) ainda se esforça para se adaptar aos novos tempos. Além disso luta para encontrar seu papel nesse mundo moderno, onde as ideologias parecem perder sua força original, se tornando meras peças de oportunismo no quadro político mundial. Se os tempos são outros algo do passado acaba surgindo no caminho do Capitão América, um agente soviético dos tempos da guerra fria chamado Winter Soldier (Sebastian Stan).

Comentários:
Ficou estranho esse título nacional de "Soldado Invernal"! Não soa muito bem, além de criar confusão pois muitos vão confundir com "Soldado Infernal". Enfim, títulos nacionais bizarros não faltam. Esse "Capitão América 2" chega para manter em alta o lucro dos filmes baseados em personagens da Marvel (que nesse aspecto está dando baile nas adaptações da DC Comics). O filme, que custou a bagatela de mais de 100 milhões de dólares, está sendo esperado com ansiedade pelos fãs de quadrinhos. Para cinéfilos em geral o interesse vem da presença de Robert Redford no elenco! Quem diria que esse veterano conceituado iria se envolver em um projeto como esse? Capitão América é um representante máximo do que há de mais comercial em Hollywood atualmente. Em minha forma de ver o tão intelectualizado e cult Redford abriu uma concessão em sua carreira para valorizar um pouco mais o lado industrial da máquina de fazer filmes em Hollywood, já que algo assim em nada iria acrescentar em sua rica e brilhante filmografia. De qualquer forma sua presença já garante o interesse. O filme vai estrear nas telas americanas no dia 10 de abril. Vamos aguardar.

Pablo Aluísio.

domingo, 2 de março de 2014

Transformers

Título no Brasil: Transformers
Título Original: Transformers
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks SKG, Paramount Pictures
Direção: Michael Bay
Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman
Elenco: Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel

Sinopse:
Estranhos seres espaciais pertencentes a uma raça de máquinas resolvem invadir o planeta Terra para impor sua dominação sobre a frágil e tecnologicamente indefesa raça humana. Do lado do bem surgem os Autobots e do lado do mal os Decepticons. No meio deles um adolescente meio boboca e sua namorada gostosona completam o enredo desse sucesso comercial baseado nos famosos brinquedos dos anos 80.

Comentários:
Spielberg disponibilizou 150 milhões de dólares para a produção desse filme. Inicialmente ele iria dirigir mas depois pensou melhor e percebeu que não seria nada bom para seu prestígio de cineasta sério emprestar seu nome para algo assim tão rasteiro. Não há como negar, "Transformers" se resume a uma sucessão sem fim de cenas de computação gráfica de última geração e... nada mais. Não adianta procurar por roteiro, atuação ou relevância artística nesse tipo de filme. É cinema pipoca adolescente elevado à nona potência! Já que o negócio era explosão, Spielberg chamou o pirotécnico Michael Bay para mandar tudo pelos ares de uma vez por todas! Isso ajuda a distrair um pouco o tempo (longo demais) que esse filme leva para terminar. Ah, a beleza da Megan Fox também ajuda! Morenaça de olhos azuis e exalando sensualidade por todos os poros de seu lindo corpão, ela logo se torna outra razão para ver esse tipo de coisa. Obviamente que como atriz ela é um grande zero à esquerda mas quem se importa com isso afinal de contas? Deslique o cérebro, tape os ouvidos, abra os olhos e boa sorte!

Pablo Aluísio.

sábado, 1 de março de 2014

RoboCop

Título no Brasil: RoboCop
Título Original: RoboCop
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Columbia Pictures
Direção: José Padilha
Roteiro: Joshua Zetumer, Edward Neumeier
Elenco: Joel Kinnaman, Gary Oldman, Michael Keaton

Sinopse:
Após algumas investigações o policial Alex Murphy (Joel Kinnaman) descobre um amplo esquema de corrupção envolvendo a corporação. Como retaliação acaba sofrendo um terrível atentado a bomba ao abrir seu carro. À beira da morte, sem possibilidade de continuar vivo pelos meios convencionais a empresa OmniCorp resolve usar o que sobrou de seu corpo numa nova tecnologia inovadora que une máquina e homem em apenas um organismo. Nasce assim RoboCop, um novo conceito de policial do futuro, pronto para combater a criminalidade pelas ruas da suja e violenta Detroit.

Comentários:
Remakes são complicados, ainda mais de filmes marcantes. O primeiro RoboCop e suas sequências ainda são muito presentes na memória dos cinéfilos. Por isso quando essa nova versão foi anunciada não fiquei muito entusiasmado. Como todos sabem a direção foi entregue ao talentoso cineasta brasileiro José Padilha, que se consagrou com o excelente "Tropa de Elite". Pois bem, finalmente temos agora um diretor de cinema no primeiro time em Hollywood. Dito isso é bom deixar claro algumas coisas. O novo "RoboCop" é um competente filme de ação futurista que na minha opinião se enquadra completamente dentro do que Hollywood tem produzido nos últimos anos. Não achei nada autoral como muito foi dito por aí. Certamente Padilha inseriu pequenos aspectos de sua visão pessoal sobre o personagem, isso é inegável, mas também é fato que o filme não sai muito do que se vê na linha de produção do cinema americano atualmente.

O argumento segue sendo basicamente o mesmo, com pequenas mudanças na trama que não a descaracteriza e nem a deixa muito longe do que vimos no filme original de Paul Verhoeven. Há inclusive a inserção de trechos de reportagens televisivas ao longo de toda a estória (algo marcante e bem característica da primeira versão). Some-se a isso a mensagem subliminar contra o poder das grandes corporações empresarias americanas, algo que também estava bem presente no primeiro filme de 1987. Em termos de aspectos técnicos do filme há boas mudanças. Inicialmente o design do policial robô homenageia o estilo mostrado na franquia original. Depois RoboCop ganha um novo visual, todo negro e com um capacete high tech, com visor vermelho e elegante. Muito cool realmente. Mas será que apenas esse tipo de coisa chega a justificar a existência desse novo remake? Assim temos altos e baixos em uma película 100% Made in USA (ao contrário do que muitos críticos nacionais queriam). Passa longe da criatividade e qualidade de um "Tropa de Elite" e está, repito, na média do que Hollywood costumeiramente produz todos os anos. Se você não for ao cinema esperando uma obra prima certamente se divertirá. Agora se for atrás de algo muito autoral do diretor, com uma marca verde e amarela em cada cena, pode ir tirando o cavalinho da chuva, pois isso definitivamente você não encontrará.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Walt nos Bastidores de Mary Poppins

Título no Brasil: Walt nos Bastidores de Mary Poppins
Título Original: Saving Mr. Banks
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: John Lee Hancock
Roteiro: Kelly Marcel, Sue Smith
Elenco: Emma Thompson, Tom Hanks, Colin Farrell, Paul Giamatti, Annie Rose Buckley

Sinopse:
O filme narra as tentativas de Walt Disney (Tom Hanks) em levar para as telas o livro "Mary Poppins" da escritora P.L. Travers (Emma Thompson). Durante vinte anos Disney tentou em vão assinar um contrato com Travers para que ela cedesse os direitos autorais da obra. Até que finalmente convence a autora a ir até Los Angeles para conhecer seus estúdios, conversar com seus roteiristas e músicos, tudo com o objetivo de convencê-la a concordar com a adaptação. Assim que Disney conhece Travers pessoalmente descobre que isso definitivamente não será nada fácil!

Comentários:
Um primor de filme, assim de forma singela poderia definir esse "Saving Mr. Banks" (que ganhou o péssimo título no Brasil de "Walt nos Bastidores de Mary Poppins"). A película é especialmente indicada para cinéfilos que adoram a história do cinema e seus personagens marcantes. Walt Disney ganhou uma interpretação tão terna e carinhosa de Tom Hanks que certamente ele merecia mais uma indicação ao Oscar por esse filme. O Disney de Hanks é certamente um empresário astuto e com faro para os negócios mas também é um homem muito humano, que entende muito bem a complexidade dos sentimentos e da alma da escritora de Mary Poppins. Por falar nela foi um prazer reencontrar Emma Thompson mais uma vez em um papel realmente marcante. A atriz que havia despontado em grandes interpretações vinha com a carreira em banho-maria mas agora ressurge novamente nas telas em grande estilo. Seu trabalho é digno de aplausos, sem favor nenhum.

O roteiro explora duas linhas narrativas de forma brilhante. Na primeira acompanhamos a mal humorada, ranzinza e durona P.L. Travers (Emma Thompson) em sua viagem a Los Angeles. Assim que chega começa logo a se indispor com todos dos estúdios Disney. Nada parece lhe agradar. O fato de Mary Poppins se transformar em um musical lhe dá arrepios e qualquer tentativa de Disney em inserir cenas de animação no filme é plenamente rejeitada por ela. Mas Walt não está disposto a desistir da produção pois é uma promessa que fez há vinte anos para suas filhas. O duelo entre Disney e Travers rende ótimos momentos. A cena quando se encontram e relembram aspectos de seus passados sofridos é brilhante, digna de qualquer premiação da Academia. A lição de que devemos encerrar certos momentos tristes em nossas vidas bate fundo na alma.

A segunda linha narrativa também é excelente. Nela encontramos P.L. Travers em sua infância, ainda garotinha na Austrália. Seu pai é uma pessoa maravilhosa, muito imaginativa, que adora contar estorinhas de bruxas e dragões para as filhas. Apesar de sempre ser um sujeito sorridente e amigo ele também tem seus próprios fantasmas, como um sério problema com alcoolismo. Frustrado por ser um bancário (uma função burocrática e muito aborrecida para alguém com sua alma imaginativa) ele começa a decair cada vez mais e mais. O pai de Travers é interpretado por Colin Farrell que também está irrepreensível. Nessa segunda linha narrativa descobrimos as origens da personagem Mary Poppins e os traumas que ficaram para a vida toda na alma da escritora. Enfim, é de fato uma pequena obra prima, muito sutil e sentimental que certamente agradará aos cinéfilos que amam a sétima arte e seus deliciosos bastidores. Imperdível.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Escola da Vida

Título no Brasil: Escola da Vida
Título Original: School of Life
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: ABC
Direção: William Dear
Roteiro: Jonathan Kahn
Elenco: Ryan Reynolds, David Paymer, Kate Vernon, Andrew Robb

Sinopse:
O Sr. D (Ryan Reynolds) é contratado para ensinar na Fallbrook Middle School. Ele é um professor diferente, jovem, simpático e que procura ser amigo de seus alunos, acima de tudo. Sua excelente acolhida porém acaba despertando a inveja de um colega, um professor de biologia da escola que almeja ser escolhido como o mestre do ano. Para isso o Sr. D pode certamente lhe trazer problemas.

Comentários:
Telefilme cheio de boas intenções produzido para ser exibido pelo canal a cabo americano ABC Family. Se tem méritos deve-se ao argumento que procura valorizar esses profissionais tão desvalorizados em nossa sociedade, verdadeiros heróis anônimos que ajudam a construir um mundo melhor. Tudo bem que Ryan Reynolds não é lá muito convincente como um mestre, um verdadeiro professor, mas de qualquer forma mantém uma certa dignidade no papel. No fundo é ajudado pela garotada que interpreta os alunos da escola. Por falar neles alguns são bem carismáticos e bons atores, para surpresa geral. Enfim, não espere nenhuma obra prima, até porque nunca foi essa a intenção dos realizadores. Como entretenimento familiar porém cumpre seus objetivos plenamente.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Código Para o Inferno

Título no Brasil: Código Para o Inferno
Título Original: Mercury Rising
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Harold Becker
Roteiro: Ryne Douglas Pearson, Lawrence Konner
Elenco: Bruce Willis, Miko Hughes, Alec Baldwin

Sinopse:
Bruce Willis interpreta um agente do FBI chamado Art Jeffries. Ele não é muito bem visto dentro da agência por causa de seus métodos pouco convencionais. Por essa razão passa a ser designado para serviços que nenhum outro agente quer. Agora terá que proteger um menino autista de 9 anos, que é o alvo de assassinos depois de quebrar um código ultra secreto do governo americano.

Comentários:
"Mercury Rising" mistura elementos de vários gêneros para agradar aos fãs de Bruce Willis. Há um misterioso complô nas altas esferas do governo americano para liquidar um garotinho que desvendou um código militar secreto com extrema facilidade, o que certamente vai deixar os admiradores de teorias das conspirações eufóricos; uma amizade que nasce entre o agente do FBI (Willis) e o pequeno autista, para deixar o filme mais palatável para o público feminino e por fim, como não poderia faltar, a produção traz sua sucessão de espetaculares cenas de ação, como carros voando pelos ares, explosões e toda a pirotecnia que tanto caracterizam esse tipo de fita. "Código Para o Inferno" custou pouco mais de 60 milhões de dólares, um custo de produção até robusto, mas não satisfez os produtores nas bilheterias. Isso provavelmente foi causado pelo excesso de filmes de ação de Bruce Willis que trabalhando feito um louco causou uma certa saturação no mercado, o que era previsível. Revisto hoje em dia ele pode soar bem formulaico embora tenha lá seus momentos. Não é marcante mas também ainda não ficou completamente datado.

Pablo Aluísio.

Stigmata

Título no Brasil: Stigmata
Título Original: Stigmata
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer
Direção: Rupert Wainwright
Roteiro: Tom Lazarus
Elenco: Patricia Arquette, Gabriel Byrne, Jonathan Pryce

Sinopse:
Um jovem mulher começa a apresentar estranhos sinais, conhecidos como Stigmatas. Para investigar o caso de perto o Vaticano envia um padre especialista em manifestações sobrenaturais. Ao examinar seu corpo ele começa a desconfiar que na realidade não se trata de um milagre de luz mas sim a chegada de uma força ancestral, dos tempos de Cristo, algo maligno e extremamente perigoso.

Comentários:
Stigmata é um filme interessante porque traz para o mundo do cinema esse  estranho e curioso fenômeno em que pessoas comuns começam a manifestar as marcas da crucificação de Jesus Cristo. Principalmente nas palmas das mãos vão surgindo feridas sangrentas, exatamente como se tivessem sido atravessadas por pregos romanos usados nessas execuções horripilantes. Agora, apesar da boa partida inicial do roteiro temos que lamentar que ao invés de tratar o tema sob um ponto de vista mais realista o filme, lá pela metade de sua metragem, acaba dando uma guinada e cai na vala comum de produções enfocando possessões demoníacas. A MGM até tentou levantar alguma polêmica com o Vaticano na época do lançamento do filme, algo que obviamente traria promoção extra para a fita, mas os membros da alta cúpula da Igreja Católica, já calejados por outras discussões em relação a filmes polêmicos, resolveu ignorar as provocações. Assim "Stigmata" não consegue cumprir tudo o que promete, se tornando uma boa ideia que foi parcialmente desperdiçada em nome de sustos fáceis e soluções sensacionalistas.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Os Embalos de Sábado Continuam

Título no Brasil: Os Embalos de Sábado Continuam
Título Original: Staying Alive
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Sylvester Stallone
Roteiro: Nik Cohn, Sylvester Stallone
Elenco: John Travolta, Cynthia Rhodes, Finola Hughes

Sinopse:
Cinco anos depois da história mostrada no primeiro filme o suburbano Tony Manero (Travolta) corre atrás de seu grande sonho, se tornar dançarino profissional de uma grande companhia de dança da Broadway em Nova Iorque. Nada será fácil pois a competição é acirrada e a concorrência numerosa. Apenas os verdadeiros talentos vencerão essa disputa.

Comentários:
Conforme o próprio Sylvester Stallone explicaria, ele era um grande fã do primeiro filme. Em suas próprias palavras: "Aquele era o filme que eu gostaria de ter feito se soubesse dançar como o John Travolta". Certamente Stallone não era Travolta e por isso arranjou um jeito de convencer a Paramount a lhe dar carta branca para dirigir a sequência do grande sucesso musical dos anos 70. O roteiro seria do próprio Stallone. Ele porém queria impor sua própria visão naquele enredo. Transformou Tony Manero em um dançarino profissional, aspirante à entrar em um grande musical da Broadway. Não há como negar que o filme tenha ótimas cenas de dança, embalados com o que havia de melhor na época nesse estilo mas algo se perdeu. Stallone parece obcecado por corpos musculosos e suados de seus dançarinos em números musicais longos e muitas vezes cansativos. O que era para ser algo mais sutil se transformou em um desfile de atores e figurantes bombados - tal como o próprio Stallone. A crítica não gostou e o público, para surpresa de muitos, ignorou completamente o filme, deixando as salas de cinemas vazias. Com isso os embalos de sábado à noite ficaram definitivamente encerrados.

Pablo Aluísio.

Execução Sumária

Título no Brasil: Execução Sumária
Título Original: Instant Justice
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Craig T. Rumar Productions, Mulloway Limited
Direção: Craig T. Rumar
Roteiro: Craig T. Rumar
Elenco: Michael Paré, Tawny Kitaen, Peter Crook

Sinopse:
Scott Youngblood (Michael Paré) é um fuzileiro naval dos EUA que viaja até a  Espanha para ver sua irmã Kim, após muitos anos de separação. Mas ela está morta, e a polícia local não parece disposta a prender os criminosos que a mataram. Sozinho pelas ruas da de Madrid, Scott começa a seguir pistas, procurando pelos verdadeiros assassinos. Ele quer justiça e principalmente vingança.

Comentários:
Nos anos 80 o público estava sedento por filmes de muita ação. Não é para menos, aquela foi a década dos actions heroes como Stallone e cia. No meio de tantos candidatos a astros de action movies surgiu Michael Paré! Ele já tinha se destacado em "Ruas de Fogo" e por essa razão os produtores se convenceram que ele tinha jeito para a coisa. Um dos veículos usados para transformar Paré em astro de bilheteria foi esse "Execução Sumária". Ao contrário de todas as previsões, por se tratar de um filme de orçamento até modesto, a fita foi lançada com marketing e pompa nos cinemas, inclusive no Brasil. O roteiro era uma mera desculpa para muitas cenas de ação e pancadaria (algumas completamente sem noção). Claro que o público gostou do que viu mas a concorrência era muito forte. Assim o filme não conseguiu o retorno esperado e Michael Paré não conseguiu chegar nem perto do trono de brutamontes como Arnold Schwarzenegger. Revisto hoje em dia soa mais absurdo do que nunca mas nos anos 80, não se engane, esse era o tipo de filme de ação típico. Os saudosistas certamente gostarão de rever.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Guerra Sem Cortes

Título no Brasil: Guerra Sem Cortes
Título Original: Redacted
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Film Farm, The, HDNet Films
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Brian De Palma
Elenco: Patrick Carroll, Rob Devaney, Izzy Diaz

Sinopse:
Um esquadrão de soldados americanos está parado em um posto no Iraque, convivendo com a população local e a mídia instalada na região. Cada grupo destes é afetado pela guerra de forma distinta, e suas histórias são contadas pelas imagens criadas no momento: um soldado produz um vídeo-diário, uma equipe francesa filma um documentário, sites árabes colocam cenas de insurgentes plantando bombas, mulheres mandam mensagens para seus maridos via blogs e o You Tube revela a barbaridade existente na guerra.

Comentários:
Uma tentativa por parte do cineasta Brian de Palma em construir uma produção diferente, que procura captar o momento vivido tanto pelas tropas americanas como pelo povo dos países ocupados. O resultado é irregular, onde bons momentos são intercalados com cenas sem maior impacto, talvez por causa da edição que se mostra um pouco fora de foco, sem um caminho definido a seguir. Mesmo com esses problemas pontuais temos realmente uma obra no mínimo intrigante, mostrando o lado mais pessoal e individual da guerra, procurando fugir do exagero que a imprensa, principalmente americana, costuma construir nessas situações de conflito envolvendo o seu próprio exército.

Pablo Aluísio.

Karate Kid II - A Hora da Verdade Continua

Título no Brasil: Karate Kid II - A Hora da Verdade Continua
Título Original: The Karate Kid, Part II
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: John G. Avildsen
Roteiro: Robert Mark Kamen
Elenco: Pat Morita, Ralph Macchio, Pat E. Johnson

Sinopse:
O jovem pupilo Daniel San (Ralph Macchio) resolve acompanhar seu mestre, o Sr. Miyagi (Pat Morita), ao seu país natal, o Japão. Ele precisa voltar ao antigo lar para resolver algumas questões pessoais que estão inacabadas. Lá reencontra um antigo rival e o amor do seu passado distante.

Comentários:
Já que hoje a Sessão da Tarde vai exibir o primeiro "Karate Kid" e já comentamos sobre ele aqui no blog em outra oportunidade resolvi tecer alguns comentários sobre essa sequência. Não tive a chance de ver o original em seu lançamento mas essa continuação assisti em um cinema tradicional na minha cidade, sala de exibição essa que nem existe mais, infelizmente. Talvez por ter assistido na tela grande e ter vivenciado seu lançamento - com direito a comprar sua trilha sonora, que é ótima, em vinil -  prefiro muito mais esse do que a primeira aventura. Acho que o sucesso do anterior fez com que a Columbia caprichasse muito mais na produção, que foi rodada quase que inteiramente no Japão, na terra do Sr. Miyagi. Até Daniel tem um casinho amoroso com uma linda nativa da região. Tudo bem, o roteiro é uma mera derivação do mesmo argumento do primeiro filme mas aqui sinceramente as coisas soam melhor, a fita é bem mais redondinha mesmo. Além disso o diretor foi um especialista do cinema pop da época, o bem sucedido John G. Avildsen, que havia dirigido o grande sucesso "Rocky, um Lutador" anos antes. Eis um clássico exemplar do cinema pipoca dos anos 80. Até hoje Hollywood não conseguiu fazer nada mais pop do que isso.

Pablo Aluísio.

Fúria de Titãs

Título no Brasil: Fúria de Titãs
Título Original: Clash of the Titans
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Desmond Davis
Roteiro: Beverley Cross
Elenco: Laurence Olivier, Harry Hamlin, Claire Bloom, Maggie Smith, Ursula Andress

Sinopse:
Livre adaptação das estórias de heroísmo da mitologia grega. O Herói Teseu precisa enfrentar várias criaturas monstruosas (entre elas a terrível Medusa e o monstro dos mares Kraken) para salvar a linda e inocente princesa Andrômeda.

Comentários:
Então você gosta mesmo da nova franquia "Fúria de Titãs", não é mesmo? Pois bem meu caro cinéfilo, você precisa mesmo é ver o original realizado no começo dos anos 1980. Por quê? Simples, nada superou o charme dessa produção. Para começo de conversa o filme trazia o mito Sir Laurence Olivier no papel de Zeus (nada mais conveniente). O elenco aliás falava por sí só: a maravilhosa Maggie Smith e a eterna diva Ursula Andress estão presentes como divindades do Olimpo (Ursula provavelmente foi escalada porque o produtor desse filme era o mesmo da franquia James Bond). O atores estão todos bem. Agora, temos que dar o braço a torcer e reconhecer que "Fúria de Titãs" de 1981 será lembrado mesmo para sempre por causa do mestre Ray Harryhausen. As criaturas que ele criou para esse filme são inesquecíveis. Em uma época em que não existia computação gráfica o artesão Harryhausen conseguia dar vida à vários seres da mitologia grega. Até mesmo a corujinha mecânica - que foi reutilizada na nova franquia como uma forma de homenagear os efeitos do filme original - é marcante demais. Podem dizer o que quiserem, que tudo está datado, que o figurino é nada convincente e coisas do tipo. Quem teve o prazer de ver esse filme no cinema certamente não vai esquecer do impacto que ele causou na época. Um marco do cinema de fantasia em Hollywood.

Pablo Aluísio.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

No Rastro da Bala

Título no Brasil: No Rastro da Bala
Título Original: Running Scared
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos, Alemanha
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Wayne Kramer
Roteiro: Wayne Kramer
Elenco: Paul Walker, Cameron Bright, Chazz Palminteri

Sinopse:
Joey Gazelle (Paul Walker) é um tira que se envolve em uma grande cilada. Após uma investigação mal sucedida contra policiais corruptos, ele se envolve na morte de outro policial. Encarregado de dar sumiço na arma que matou o colega ele a coloca em um local de difícil acesso. Sem perceber porém um garoto da vizinhança acaba vendo Joey escondendo a arma do crime. Vai lá, se apodera do revólver e mata seu padrasto, um sujeito desprezível. Agora Joey precisa encontrar o garoto fugitivo para evitar que a arma caia em mãos dos investigadores do departamento de polícia.

Comentários:
A morte recente do ator Paul Walker despertou novamente o interesse em seus filmes mais antigos. Esse "Running Scared" é um dos mais interessantes. É uma produção entre Estados Unidos e Alemanha (o ator sempre foi um astro nos países localizados no norte da Europa) e não decepciona os fãs de uma boa fita de ação, mesmo que ela seja de orçamento modesto. A produção foi realizada em parte na República Tcheca. Na direção um cineasta praticamente novato, em seu primeiro filme de maior repercussão. Depois da boa recepção dessa fita ele dirigiu "Território Restrito" com Harrison Ford, em momento burocrático, e o curioso e singular "Pawn Shop Chronicles" que inclusive já comentei aqui no blog. No geral podemos dizer que o filme, se não chega a ser algo marcante, cumpre bem suas pretensões. É um enredo rápido, bem conduzido e que conta com o carisma de Paul Walker, em seu tipo habitual.

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

De Olhos Bem Fechados

Título no Brasil: De Olhos Bem Fechados
Título Original: Eyes Wide Shut
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, Frederic Raphael
Elenco: Tom Cruise, Nicole Kidman, Todd Field

Sinopse:
Dr. William Harford (Tom Cruise), um médico de Nova York, que é casado com uma curadora de arte, Alice Harford (Nicole Kidman), resolve descobrir o limite de seu relacionamento com a esposa ao experimentar a liberdade sexual e moral de um perigoso jogo de sexo, poder e sedução, numa longa noite de excessos pela cidade.

Comentários:
O último filme do mito Stanley Kubrick. Ao que tudo indica Cruise não deixaria passar a oportunidade de estrelar um filme dirigido pelo famoso cineasta, mesmo que o roteiro e o argumento não fossem lá grande coisa. Ao lado da esposa (na terceira e última atuação juntos no cinema) Cruise se despiu de vaidades, aceitando protagonizar ousadas cenas de sexo e sensualidade (para um astro de seu status, é claro). Após uma conturbada filmagem o filme foi lançado com reações adversas. Muitos não gostaram do resultado final e consideram a pior obra da filmografia do gênio Kubrick. Uma coisa porém é certa, mesmo não sendo unanimidade o filme segue como um dos mais marcantes da filmografia de Tom Cruise. Se do ponto de vista profissional o filme virou uma referência para o ator, no aspecto profissional as coisas não foram tão bem. O relacionamento com sua esposa, Nicole Kidman, se deteriorou bastante, o que causaria o rompimento definitivo entre eles pouco tempo depois. Para alguns, a atriz culpava Cruise por ele ter deixado que ela se expusesse em demasia no filme, em uma concessão descabida, supostamente dada à genialidade de Kubrick. E por falar em genialidade, o mestre Kubrick mostra aqui claros sinais de desgate, falta de novas ideias e saturação. Ele parece querer se esconder atrás da imagem de seu próprio mito mas em vão. "Eyes Wide Shut" é uma obra opaca, sem vida, que tenta desesperadamente se apoiar em cenas chocantes e escandalosas para lhe dar algum sentido artístico. Os esforços porém soam sem resultado. Se não houvesse a assinatura de Stanley Kubrick nos créditos o filme certamente seria massacrado ainda mais pela crítica em seu lançamento. Hoje seria ignorado, certamente. Não foi um canto de cisne à altura de um mito do cinema como Stanley Kubrick, infelizmente.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Juntos Pelo Acaso

Título no Brasil: Juntos Pelo Acaso
Título Original: Life as We Know It
Ano de Produção: 2010
País: Estados Unidos
Estúdio: Village Roadshow Pictures
Direção: Greg Berlanti
Roteiro: Ian Deitchman, Kristin Rusk Robinson
Elenco: Katherine Heigl, Josh Duhamel, Josh Lucas

Sinopse:
Holly Berenson (Katherine Heigl) e Eric Messer (Josh Duhamel) resolvem participar de um encontro às escuras arranjado por seus amigos, Peter e Allison que são casados​​. Nada dá certo e o encontro se transforma em um desastre. Depois que o casal sofre um acidente fatal, eles descobrem que foram nomeados como os guardiões para a filha pequena de Peter e Allison, Sophie. Afinal a garotinha é afilhada de ambos. A partir daí eles tentarão da melhor forma possível honrar os desejos de seus amigos falecidos. Mas criar uma criança definitivamente não será nada fácil. 

Comentários:
Nada mais do que uma comédia romântica que tenta transformar a atriz Katherine Heigl em estrela de primeira grandeza. Como se sabe ela foi revelada na série Grey's Anatomy e depois que largou a TV tenta se estabelecer no mundo do cinema, uma transição que nem sempre dá certo. Por enquanto tudo o que ela tem feito é uma sucessão de fitas como essa, que não estão emplacando muito bem. Também pudera, essa coisa de casal formado por duas pessoas que inicialmente não simpatizam e que depois, com a convivência, vão se afeiçoando, até se descobrirem apaixonadas, é bem saturada. Já se fazia filmes assim na década de 1930. Assim certamente você não vai encontrar absolutamente nada de novo nessa produção. De bom mesmo apenas alguns poucos momentos divertidos e engraçados que mostram que a rotina doméstica destrói mesmo qualquer sentimento mais romântico entre um casal. Enfim, para ver, consumir e jogar fora. É um autêntico cinema fast food com cerejas.

Pablo Aluísio.

Across the Universe

Título no Brasil: Across the Universe
Título Original: Across the Universe
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Revolution Studios, Gross Entertainment
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais
Elenco: Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson

Sinopse:
Across The Universe é uma história de amor que se passa na década de 1960 em meio aos anos turbulentos de protestos contra a guerra do Vietnã, a luta pela liberdade de expressão e os movimentos pelos direitos civis, tudo embalado sob a magia da música dos Beatles. Ao mesmo tempo ousado, lunático e altamente teatral, a história se move a partir de jovens estudantes que vão descobrindo a vida e amores em uma época que marcou para sempre a cultura e a política em nosso mundo.

Comentários:
Não há como negar que era uma boa ideia. Fazer um musical com as músicas dos Beatles. As letras serviriam de base para a construção de um roteiro mostrando os anseios da juventude perdida em meio a enormes transformações sociais, políticas e culturais. O próprio Paul McCartney foi convidado para a Premiere em Londres e ao final da exibição bateu palmas para o resultado (não se sabe se foi o Paul, o homem de negócios ou Paul, o músico e artista que fez isso!). Não foi uma produção barata, custou mais de 70 milhões de dólares (um orçamento mais do que generoso para musicais) e fez relativo sucesso em seu lançamento. Por mais que eu adore as canções dos Beatles não consegui ficar satisfeito com esse filme. Achei o enredo disperso, para não dizer confuso. Na realidade não há exatamente uma história passando pela tela mas meras desculpas para que as canções do grupo inglês sejam usadas em cenas esporádicas, soltas. Muitos dos momentos inclusive são bem gratuitos. As adaptações musicais também se mostraram problemáticas, há boas ideias e outras nem tanto. No saldo geral o que salva tudo mesmo é a trilha sonora. Se fossem canções menos marcantes o musical certamente seria um abacaxi. Melhor ouvir o velho vinil empoeirado dos Beatles do que perder muito tempo com isso.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Gaiola das Loucas

Título no Brasil: A Gaiola das Loucas
Título Original: The Birdcage
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Jean Poiret, Francis Veber
Elenco: Robin Williams, Nathan Lane, Gene Hackman, Dianne Wiest

Sinopse:
Armand (Robin Williams) e Albert (Nathan Lane) formam um casal gay na ensolarada e badalada Miami. Eles também são donos da boate GLS The Birdcage, onde Albert se apresenta com seu famoso número de diva transformista. A tranquilidade dos pombinhos acaba quando o filho de Armand resolve se casar com a filha de um político conservador, quadradão e religioso, o senador republicano Kevin Keeley (Gene Hackman). O auge da situação delicada acontece quando Armand é avisado que receberá o senador para um jantar em sua própria casa, quando as famílias deverão finalmente se conhecer. E agora? O que fazer com Albert e o clube "Gaiola das Loucas"?

Comentários:
Via de regra detesto remakes. Mas nesse aqui tenho que dar o braço a torcer. O filme original é de 1978, uma produção francesa chamada "La Cage Aux Folles" estrelada por Ugo Tognazzi. Pois bem o filme francês já está muito datado e sendo sincero não consegue ser tão divertido como essa refilmagem americana. O segredo dessa nova versão é seu elenco, simplesmente maravilhoso. Robin Williams como Armand é sem dúvida um grande achado mas quem rouba a cena mesmo é Nathan Lane e Gene Hackman. Lane está fenomenal. Sua cena imitando os passos de John Wayne para parecer um autêntico macho viril são de rolar de rir. Pior é quando tenta se passar por uma matrona de fina classe, também tão conservadora quanto o senador. E por falar nele é sempre algo muito gratificante ver um ator como Gene Hackman, que se notabilizou por personagens sérios em dramas pesados, se dando tão bem em uma comédia como essa. Até Dianne Wiest fazendo uma esposa reprimida agrada. Em suma, esse tive o prazer de ver no cinema, na época nem dava nada pelo filme mas foi uma grata surpresa. Divertido e muito engraçado. Alguém espera algo mais de uma comédia do que isso? Claro que não! Se ainda não viu corra para conferir.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bosch

Título no Brasil: Bosch
Título Original: Bosch
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Amazon Originals Drama
Direção: Jim McKay
Roteiro: Série criada por Michael Connelly
Elenco: Titus Welliver, Jamie Hector, Amy Aquino

Sinopse:
Harry Bosch (Titus Welliver) é um tira veterano trabalhando no departamento de homicídios da cidade de Los Angeles que após perseguir um latino no meio da noite, com muita chuva, acaba se confundindo com um movimento do sujeito e o mata à queima roupa. Denunciado, precisa responder um processo criminal que irá determinar seu futuro. Nesse ínterim recebe um novo caso para investigar, a descoberta de ossos humanos numa das colinas de Hollywood. Ao que tudo indica há sinais de que as vítimas são na verdade crianças de apenas 10 anos. Quem seria o verdadeiro assassino?

Comentários:
Nova série policial que está estreando nos Estados Unidos. Alguns seriados você consegue perceber logo de cara que serão bem promissores. Até o momento só assisti o episódio piloto de "Bosch" mas já gostei de praticamente tudo o que vi. Bom enredo, texto bem escrito e atuações bem desenvolvidas. O personagem Bosch é um achado. Durão, sempre com um cigarro acesso na boca (imaginem isso nos tempos politicamente corretos em que vivemos!) e tentando levar em frente sua carreira policial, mesmo com a constante ameaça de ser condenado por ter matado um homem numa noite escura, chuvosa, onde ele interpretou erroneamente um gesto da vítima que parecia estar sacando uma arma. Ao reagir atirou duas vezes, algo que pode custar seu distintivo e suas credenciais. A trama das ossadas de crianças encontradas em uma mata também é por demais interessante - muito provavelmente teremos algum serial killer surgindo nos próximos episódios. Enfim, apostarei em "Bosch" e vou continuar acompanhando. Espero que seja bem sucedida.

Pablo Aluísio.

O Preço de Um Resgate

Título no Brasil: O Preço de Um Resgate
Título Original: Ransom
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Ron Howard
Roteiro: Cyril Hume, Richard Maibaum
Elenco: Mel Gibson, Gary Sinise, Rene Russo

Sinopse:
Tom Mullen (Mel Gibson) é um sujeito bem sucedido no mundo dos negócios. Milionário, dono de uma grande empresa de aviação, ele tem uma vida dos sonhos. Sua tranquilidade porém é abalada com a notícia do sequestro de seu filho. Os criminosos exigem dois milhões de dólares pela vida do garoto. Desesperado, Mullen tenta ajuda das autoridades mas depois resolve agir pela sua própria maneira.

Comentários:
Quando estrelou essa fita Mel Gibson estava no topo do mundo em Hollywood. "Coração Valente", seu filme anterior, foi um êxito sem precedentes, se tornando sucesso tanto de público como de crítica. Os cachês milionários estavam na ordem do dia e ele resolveu que queria mudar um pouco os rumos dos personagens que interpretava. Assinou um polpudo contrato com a Touchstone (braço adulto do império Disney) e estrelou esse filme que tenta mesclar drama com ação em doses exatas. Conforme o próprio Gibson explicou em entrevistas durante o lançamento dessa produção ele procurava por um roteiro que unisse aspectos de sua vida pessoal (o ator é pai de sete filhos) com sua imagem mais conhecida nas telas de cinema (o herói de ação ao estilo do detetive Martin Riggs de Máquina Mortífera). O resultado está aí, Gibson é um paizão que resolve partir para a porrada quando sequestram seu filhinho. Vale destacar ainda o elenco de apoio, com Gibson dividindo a tela com Rene Russo mais uma vez e Gary Sinise, um ótimo ator, infelizmente sempre subestimado. Para quem sente saudades do velho estilo de Mel Gibson essa fita dos anos 90 cai muito bem.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O Senhor das Armas

Título no Brasil: O Senhor das Armas
Título Original: Lord of War
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos, França, Alemanha
Estúdio: Lions Gate Films
Direção: Andrew Niccol
Roteiro: Andrew Niccol 
Elenco: Nicolas Cage, Ethan Hawke, Jared Leto

Sinopse: 
Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um vendedor... mas não um vendedor comum. O que ele comercializa com seus clientes é um produto muito valorizado, de grande valor, mas igualmente letal. Orlov é um vendedor de armas pesadas, armamento de ponta, de alta tecnologia, usado para grandes conflitos. Ele transita no submundo da venda ilegal de armas. Onde os países não podem vender por questões éticas ou legais lá está Orlov, negociando com ditadores sanguinários, criminosos internacionais e grandes cartéis de drogas. Para desempenhar tal atividade ele também precisa de proteção e segurança e as tem, provenientes de grandes corporações e políticos poderosos, afinal ele é o Senhor das Armas.

Comentários:
Excelente filme. "O Senhor das Armas" é muito bem realizado, tem roteiro que não deixa pontas soltas e um ótimo argumento que traz uma boa dose de realidade sobre o mundo em que vivemos. Tudo se resume no poder da indústria bélica americana. Afinal o complexo militar dos Estados Unidos simplesmente não pode parar. Além do mercado oficial de venda de armas há todo um submundo negro onde milhões são comercializados, pois a produção tem que ser escoada, não importa de qual maneira. O personagem de Nicolas Cage transita nesse ambiente. Ele vende armamento pesado em regiões do mundo onde esse tipo de transação seria completamente ilegal. Sua posição lhe garante todos os tipos de privilégios e garantias, inclusive de políticos poderosos em altos cargos, afinal não se trata de migalhas mas de milhões de dólares. O que importa é achar um meio de vender a produção bélica, pois os negócios não podem parar! Essa é apenas uma das reflexões que o filme levanta. Basta lembrar do atual conflito da Síria para entender como tudo acontece! Afinal o governo americano não pode vender armas dentro daquela guerra civil pois algo desse tipo seria proibido pela ONU. É justamente em ambientes assim que o personagem de Cage entra. Se alguém precisa de armamento pesado e não pode comprar pelos meios oficiais, então Orlov resolverá a questão. Aliás é bom que se diga, esse foi o último grande filme estrelado por Nicolas Cage! Um ator que havia se notabilizado no começo de sua carreira estrelando filmes realmente muito bons mas que ultimamente tem surgido em produções sem a menor relevância para o mundo do cinema. Como realmente aprecio seu trabalho espero que ele reencontre, o mais breve possível, o caminho dos bons filmes.

Pablo Aluísio.