sexta-feira, 7 de março de 2014

O Curioso Caso de Benjamin Button

Título no Brasil: O Curioso Caso de Benjamin Button
Título Original: The Curious Case of Benjamin Button
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros, Paramount Pictures
Direção: David Fincher
Roteiro: Eric Roth
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton

Sinopse:
Benjamin Button (Brad Pitt) nasce com uma estranha síndrome, até então desconhecida da medicina e da ciência. Ao nascer ele aparenta ser uma pessoa idosa, com rugas e todos os problemas inerentes à velhice mas conforme vai crescendo e se desenvolvendo começa a ficar cada dia mais jovem, o que contradiz completamente o ciclo natural dos seres humanos. Se sua saúde é fora do comum, sua vida emocional e sentimental também sofrerá inúmeros problemas causados por essa disfunção de desenvolvimento.

Comentários:
Alguns filmes valem a pena por causa de seu argumento singular e fora dos padrões. É o caso desse muito interessante "The Curious Case of Benjamin Button". Aqui o cineasta David Fincher (de "Clube da Luta" "Zodíaco" e "A Rede Social") realizou um de seus filmes mais sui generis, quase sem ligação com o restante de sua filmografia. O enredo vai se desenrolando em tom de fábula, mostrando um homem que percorre o caminho inverso dos demais seres humanos. Ele nasce velho para morrer jovem! Nessa mudança de rumo Fincher vai explorando com muita habilidade os aspectos psicológicos e as bagagens emocionais que todos nós temos que carregar em nossas vidas. Em uma linguagem muito bem desenvolvida eles nos mostra aspectos ternos de nossa existência, que no final das contas formam aquilo que nos tornam verdadeiramente humanos. Na época do lançamento do filme muito se comentou sobre a riqueza dos efeitos digitais. De fato eles são perfeitos, alguns inclusive impressionantes e plenamente inseridos na trama, mas penso que o filme sobreviverá ao tempo não por causa deles mas sim pela proposta de enredo realmente marcante e inovadora. Um belo filme que trouxe um esquecido lirismo para o cinema atual.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Curioso Caso de Benjamin Button
    Exibição Hoje,
    23:00hs, SBT

    ResponderExcluir
  2. Pablo, esse filme é muito bom, e eu não sei se você leu o livro, se não leu te digo: o final do livro é muitíssimo mais triste que o do filme. Meu amigo, nascer velho e morrer bebê não é uma boa coisa como pode parecer, na verdade é horrível.

    ResponderExcluir
  3. Serge, eu nunca li o livro no qual esse filme se inspirou mas já ouvi maravilhas sobre ele. Confesso que quando gosto muito de um filme fico com certo receio de ler o livro que deu origem ao filme. Tenho medo de me decepcionar. Mas a curiosidade, certamente fica grande. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Pode ler sossegado Pablo, você só vai confirmar que o filme é muito bom e o grande F. Scott Fitzgerald vai oferecer um outro prazer. Não haverá os efeitos especias mas haverá o peso emocional para compensar.

    ResponderExcluir
  5. O Curioso Caso de Benjamin Button
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir