terça-feira, 17 de setembro de 2019

O Professor Aloprado 2

Título no Brasil: O Professor Aloprado 2: A Familia Klump
Título Original: Nutty Professor II - The Klumps
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Peter Segal
Roteiro: Steve Oedekerk, Eddie Murphy
Elenco: Eddie Murphy, Janet Jackson, Larry Miller, Richard Gant, Anna Maria Horsford, Melinda McGraw

Sinopse:
O professor Sherman Klump (Eddie Murphy) decide se casar, algo que não será nada fácil por causa de seus parentes e, é claro, de Buddy Love, seu alter-ego bonitão que só faz atrapalhar sua vida. Filme indicado ao Kids' Choice Awards e ao MTV Movie Awards.

Comentários:
Quem criou o personagem do Professor Aloprado foi Jerry Lewis nos anos 60. Era uma sátira em cima de Dean Martin, seu antigo companheiro de dupla. O curioso é que Eddie Murphy vinha numa série de fracassos no cinema e conseguiu seu primeiro sucesso em anos justamente por causa dessa criação de Lewis. E como o primeiro filme fez muito sucesso Eddie Murphy decidiu turbinar tudo nessa continuação - com mais personagens, mais maquiagem, mais tudo. O resultado ficou over, mas não deixou também de ser divertido. É inegável que Eddie Murphy é um comediante talentoso. Aqui ele criou toda uma família, interpretando todos os parentes, com trejeitos, vozes, tudo diferente. E o mais interessante de tudo, ele já havia mudado o próprio protagonista. Com Lewis o professor era um nerd com cara de professor de química. Eddie Murphy o transformou em um professor gordão, boa gente, mas excessivamente tímido e vulnerável. E isso abriu as portas para esse segundo filme quando ele precisa lidar com seus parentes, um pior do que o outro. Ficou muito bom. Acredito até que o Eddie Murphy deveria ter feito mais filmes dessa franquia. Seria bem melhor do que muitas bombas que ele estrelou por aí nos últimos anos.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Filhos da Máfia

Título no Brasil: Filhos da Máfia
Título Original: Knockaround Guys
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Brian Koppelman, David Levien
Roteiro: Brian Koppelman, David Levien
Elenco: John Malkovich, Dennis Hopper, Vin Diesel, Seth Green, Jennifer Baxter, Dov Tiefenbach

Sinopse:
Quatro jovens, que fazem parte de importantes famílias de mafiosos do Brooklyn, precisam se unir para recuperar uma sacola cheia de dinheiro que foi parar em uma pequena cidade de Montana. Lá eles vão precisar lidar com um xerife corrupto.

Comentários:
Vamos colocar de uma forma polida. A máfia já teve melhores momentos no cinema. Nem vou citar "Os Bons Companheiros" ou "O Poderoso Chefão" porque seria até uma covardia. Esse filme aqui tem um roteiro bem fraco que procura tirar proveito do choque cultural envolvendo quatro jovens mafiosos de Nova Iorque que vão para em um lugar remoto de Montana, uma terra cheia de caipiras. Claro, nesse meio rude eles vão ter que provar que são realmente durões. E aí Vin Diesel, bem jovem ainda e pouco conhecido, aproveita para sair no braço com alguns interioranos em um daqueles bares onde a diversão se resume a jogar sinuca, beber e arranjar brigas. O filme procura também ter um pouco de humor, mas nada muito divertido. Assisti nos tempos do VHS e não deixou saudades. É um filme de ação convencional, indo para o medíocre. Nem os dois grandes atores do elenco (John Malkovich e Dennis Hopper) conseguem melhorar o quadro geral.

Pablo Aluísio.

As Quatro Plumas

Título no Brasil: As Quatro Plumas
Título Original: The Four Feathers
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Shekhar Kapur
Roteiro: Michael Schiffer
Elenco: Heath Ledger, Kate Hudson, Wes Bentley, Daniel Caltagirone, Lucy Gordon, Alex Jennings

Sinopse:
Durante uma guerra nas colônias inglesas um oficial britânico decide abandonar o campo de batalha. Isso cria uma série de problemas pessoais e profissionais para ele pois a partir de então ele é visto como um mero covarde, recebendo quatro plumas por seu ato. Um gesto simbólico de desmerecimento.

Comentários:
Heath Ledger morreu jovem demais. Em janeiro de 2008 ele sofreu uma overdose de drogas que acabou com sua vida. Estava em um dos melhores momentos de sua carreira. Outro talento que sucumbiu ao vício. Uma pena. Esse "As Quatro Plumas" foi uma tentativa da Paramount em transformá-lo em astro. Ele ainda estava começando a se tornar conhecido e contracenava com a gracinha da Kate Hudson. É um filme de época, com todos aqueles uniformes militares pomposos e um código de ética e moral que soam completamente estranhos para as novas gerações. Apesar de ter até gostado do filme achei que o diretor indiano Shekhar Kapur não conseguiu imprimir um bom ritmo para o filme. O desenvolvimento se torna lento e pesado em algumas partes. Um pouco mais de leveza cairia muito bem. Talvez por isso o filme não tenha feito sucesso, chegando a dar prejuízo para o estúdio dentro do mercado americano. Assim apesar da boa e bonita produção, não é aquele tipo de épico marcante. É um momento de presenciar Heath Ledger tentando chegar ao topo em Hollywood e nada muito além disso. Dizem que na época ele teve um caso amoroso com Kate Hudson. Bom, se isso foi verdade então já valeu ter feito o filme...apesar de tudo.

Pablo Aluísio.

domingo, 15 de setembro de 2019

Brinquedo Assassino

Título no Brasil: Brinquedo Assassino
Título Original: Child's Play
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Picture
Direção: Lars Klevberg
Roteiro: Tyler Burton Smith, Don Mancini
Elenco: Mark Hamill, Aubrey Plaza, Tim Matheson, Brian Tyree Henry, Gabriel Bateman, David Lewis

Sinopse:
Um garoto ganha de sua mãe, empregada numa loja de brinquedos, um novo boneco Chucky. Só que ele vem com vários defeitos, o que faz com que sua programação desenvolve aspectos de pura psicopatia, colocando em risco a vida de todos os que vivem ao redor de seu novo dono.

Comentários:
Não gostei desse remake. Na verdade é um reboot da franquia "Child's Play", aquela mesma do boneco assassino Chucky. É inacreditável, mas conseguiram, mesmo depois de tantos anos, apresentar um Chucky mal feito, nada convincente. O original, criado lá nos anos 80, era sem dúvida muito mais bem realizado, com mais expressões faciais e com design mais criativo. Esse aqui é estranho, mal produzido, não desperta simpatia nenhuma. E isso partindo da premissa de que ele deveria ser um boneco de sucesso entre as crianças, fica ainda mais esquisito. O roteiro também não tem novidades. É bem feijão com arroz. A única mudança foi para pior. Ao invés de Chucky ser possuído pela alma de um assassino em um ritual de magia negra, ele é agora apenas fruto de uma sabotagem em sua programação. Tudo feito por um empregado de uma fábrica do boneco no sudeste asiático. Para se vingar de seus patrões ele desliga as diretrizes de segurança do boneco e sem elas tudo pode acontecer, o boneco se torna uma ameaça em potencial para a vida de pessoas que vão adquiri-lo numa loja nos Estados Unidos. Além disso, quando ataca, seus olhos ficam vermelhos. Que bobagem! Enfim, achei tudo muito fraco. Prefiro mil vezes o Chucky original, mesmo com todas as presepadas que fizeram com ele nas inúmeras continuações ao estilo trash de sua série de filmes. Era mais divertido, pelo menos.

Pablo Aluísio.

sábado, 14 de setembro de 2019

Homem-Aranha: Longe de Casa

Título no Brasil: Homem-Aranha - Longe de Casa
Título Original: Spider-Man - Far from Home
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures, Marvel Studios
Direção: Jon Watts
Roteiro: Chris McKenna, Erik Sommer
Elenco: Tom Holland, Samuel L. Jackson, Jake Gyllenhaal, Marisa Tomei, Jon Favreau, Zendaya

Sinopse:
Finalmente Peter Parker (Holland) vai tirar suas férias na Europa, ao lado de amigos da escola. Ele acredita ser o momento ideal para finalmente conquistar a garota pelo qual está apaixonado, só que a viagem, que deveria ser de diversão e relaxamento, logo se torna uma aventura com monstros e um estranho novo super-herói.

Comentários:
É o filme mais leve já feito sobre esse famoso personagem da Marvel. É quase um filme de adolescentes normais, isso se não houvesse um super-herói entre eles. O roteiro inclusive poderia muito bem ter saído de alguma revistinha em quadrinhos dos anos 60, criada por Stan Lee. É bem na levada comics. Divertido e de certa forma inofensivo, caiu no gosto do público imediatamente. Com quase 1 bilhão de dólares de bilheteria acabou se tornando o maior sucesso do Homem-Aranha nos cinemas. Só que não adianta celebrar muito pois certamente será o fim dessa (terceira) franquia do herói na tela grande. Isso tudo porque houve uma guerra de bastidores envolvendo duas empresas que detém os direitos do personagem. A Marvel tem os direitos para quadrinhos e a Sony tem os direitos para o cinema. Eles chegaram em um acordo de cavaleiros para a inclusão do personagem nos filmes dos Vingadores e depois nessa produção aqui. Só que o acordo chegou ao fim, com acusações de ambos os lados. Com isso é bem provável que o próximo filme do Homem-Aranha seja um reboot, começando do zero (de novo!). E pensar que o cabeça de teia teve seus direitos vendidos lá atrás por um preço abaixo do valor, porque a Marvel estava em crise. Hoje em dia a empresa fatura bilhões no cinema. Se arrependimento matasse...

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Sexta-Feira 13 - Parte 8

Título no Brasil: Sexta-Feira 13 - Parte 8 - Jason Ataca Nova York
Título Original: Friday the 13th - Part VIII - Jason Takes Manhattan
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Rob Hedden
Roteiro: Rob Hedden, Victor Miller
Elenco: Jensen Daggett, Kane Hodder, Todd Caldecott, Kane Hodder, Barbara Bingham, Alex Diakun

Sinopse:
Pelas ruas escuras de Nova Iorque uma nova onda de crimes começa a acontecer. A polícia não consegue encontrar pistas seguras, até que as investigações levam a um suspeito improvável, o infame serial killer Jason Voorhees, dado como morto inúmeras vezes.

Comentários:
Você sabe quando uma franquia de filmes está morta quando ela começa a se tornar uma paródia de si mesma. É o que aconteceu com a série de filmes da marca "Friday the 13th". O último filme digno de nota foi o sexto, isso após um quarto e quinto capítulos bem ruins. Depois disso a coisa desandou de vez. Esse aqui é bem ruim. Os roteiristas não trouxeram um pingo de originalidade, apenas mudaram o cenário. Ao invés do psicopata imortal Jason matar em Crystal Lake, ele passa a fazer suas vítimas pelas ruas de Nova Iorque. Isso mesmo, em plena  Manhattan. Não que Nova Iorque não tenha lugares sinistros, como o próprio metrô de noite, mas levar esse personagem com seu facão para uma zona urbana foi mais uma ideia idiota dos produtores. E o interessante é que por mais absurdo que tenha sido o filme gerou novamente lucro para o estúdio! Com isso o Jason ainda teria fôlego para mais dois filmes - igualmente péssimos - nos anos seguintes. Esse aqui foi o último feito nos anos 1980, década que Jason surgiu e fez sucesso entre os jovens. Era o fim mesmo de uma era.

Pablo Aluísio.

Eu, Robô

Título no Brasil: Eu, Robô
Título Original: I, Robot
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Alex Proyas
Roteiro: Jeff Vintar, Akiva Goldsman
Elenco: Will Smith, Bridget Moynahan, Bruce Greenwood, James Cromwell, Jerry Wasserman, Chi McBride

Sinopse:
No futuro, em 2035, o uso de robôs é disseminado por toda a sociedade. Eles seguem determinadas diretrizes em suas programações, entre elas a lei dos robóticos que os impedem de fazer qualquer mal aos seres humanos. Tudo começa a ficar nebuloso quando um cientista é morto e as suspeitas recaem justamente sobre um robô.

Comentários:
Isaac Asimov foi um gênio da literatura de ficção. Nesse ponto não há o que discutir. Porém trazer seus livros para o cinema nunca foi fácil. Isaac nunca escreveu pensando que suas obras um dia iriam se tornar filmes, por isso não há concessões de nenhum tipo em seus escritos. Muitos deles passam longe de serem comercialmente viáveis para o cinema. Mesmo assim os produtores insistiram e o pior, tentaram transformar suas ideias em algo bem comercial. A incompatibilidade entre esses dois mundos se tornou bem óbvio nessa adaptação. Para falar a verdade o livro original é apenas um ponto de partida bem remoto para esse filme. O desenrolar do enredo, os efeitos especiais, tudo vira apenas uma consequência disso. E por falar em efeitos especiais eles nunca me agradaram. Tive a chance de assistir esse filme no cinema, em seu lançamento original. Já na primeira exibição achei os robôs bem artificiais, sem peso, sem densidade. Pura computação gráfica. Isso fica bem claro nas cenas em que os robôs pulam de carro em carro durante uma perseguição. E olha que o filme chegou a ser indicado ao Oscar, justamente nessa categoria de efeitos visuais. Sempre achei um erro essa indicação. Assim parte do prazer de curtir o filme se esvaiu. Para Will Smith também não foi algo tão bom, já que o filme não fez o sucesso esperado. Enfim, no final o placar foi de zero a zero para todos os envolvidos.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Pacto de Justiça

Título no Brasil: Pacto de Justiça
Título Original: Open Range
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Kevin Costner
Roteiro: Craig Storper
Elenco: Kevin Costner, Robert Duvall, Diego Luna, Annette Bening, Michael Gambon, Abraham Benrubi

Sinopse:
Dois cowboys atravessam as planícies levando um grande rebanho de gado. É a mesma experiência de seus antepassados, um estilo de vida que já dura séculos. Só que agora eles precisam lidar com um xerife corrupto e um fazendeiro ganancioso que desejam evitar que eles cheguem em seu destino.

Comentários:
Depois de "Dança com Lobos" todos os cinéfilos esperaram para que Kevin Costner voltasse ao gênero western. Demorou muitos anos, mas ele retornou ao velho estilo nesse faroeste chamado "Pacto de Justiça". O roteiro foi escrito a partir do romance escrito por Lauran Paine. Tive a oportunidade de assistir no cinema. É um filme bem mais simples e despretensioso do que seu grande clássico épico do passado. Na verdade a simplicidade até mesmo me deixou surpreso, tanto que Costner, apesar de ser o astro do filme, ficou um tanto em segundo plano para o veterano Robert Duvall. Esse encarnou com perfeição a figura do velho cowboy, já cansado pela vida, mas com experiência de sobra, tudo moldado pelos anos passados. De semelhança com "Dança com Lobos" temos a atitude reverencial para com a mitologia do velho oeste americano, seus personagens e estilo de vida. Também é um filme bem bonito no aspecto visual, com tomadas da natureza de encher os olhos do espectador. Fez um sucesso modesto nas bilheterias e nem chegou perto de chamar a atenção do faroeste anterior de Costner. Esse aspecto porém em nada desmereceu esse faroeste contemporâneo que é inegavelmente muito bom.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Assassinos

Título no Brasil: Assassinos
Título Original: Assassins
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Richard Donner
Roteiro: Andy Wachowski
Elenco: Sylvester Stallone, Antonio Banderas, Julianne Moore, Muse Watson, Steve Kahan, Reed Diamond

Sinopse:
Robert Rath (Stallone) é um veterano assassino profissional que agora deseja abandonar essa "profissão" de uma vez por todas. Só que um outro assassino chamado Miguel Bain (Banderas) quer ter a fama de matar o grande hitman do passado. 

Comentários:
Filme que não fez sucesso nas bilheterias, apesar dos nomes envolvidos. Veja, fazia tempo que Sylvester Stallone queria trabalhar ao lado do diretor Richard Donner. O cineasta havia criado a franquia de grande sucesso "Máquina Mortífera", além de ter dirigido filmes do Superman e outros sucessos no cinema. Era um especialista no gênero ação. Nada mais natural de que um dira iria trabalhar ao lado de Stallone, o mais famoso astro dos action movies. Infelizmente algo deu errado. Talvez a dupla ao lado de Antonio Banderas não tenha agradado ao público. O latino estava mais associado a outros estilos de filmes. Seu vilão parece muito caricato. O roteiro também foi considerado genérico e sem novidades. Até a boa atriz Julianne Moore parece deslocada dentro do filme. O interessante é que esse enredo, se formos pensar bem, poderia fazer parte até mesmo do roteiro de um velho faroeste. Afinal eram nos antigos filmes desse gênero que havia bastante essa situação do novo pistoleiro tentando matar o pistoleiro mais veterano para assumir parte de sua fama. Nessa nova releitura, mais moderna, surgem alguns bons duelos e até uma boa fotografia, porém nada muito além disso. Olhando em retrospectiva é um dos mais medianos filmes de Richard Donner.

Pablo Aluísio.

Fuga Para a Vitória

Título no Brasil: Fuga Para a Vitória
Título Original: Victory
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Lorimar Film Entertainment
Direção: John Huston
Roteiro: Yabo Yablonsky, Djordje Milicevic
Elenco: Michael Caine, Sylvester Stallone, Max von Sydow, Pelé, Bobby Moore, Osvaldo Ardiles, Paul Van Himst,

Sinopse:
Na Segunda Guerra Mundial, um grupo de oficiais nazistas cria um evento de propaganda no qual um time nazista de estrelas jogará contra um time composto por prisioneiros de guerra aliados. Os prisioneiros concordam, planejando usar o jogo como um meio de escapar do campo.

Comentários:
"Fuga Para a Vitória" de 1981 foi um caso curioso dentro da filmografia de Sylvester Stallone. Ele abriu mão de ser o ator principal do filme para ter a oportunidade de trabalhar ao lado do grande mestre do cinema John Huston. Embora já fosse um astro de grandes bilheterias em Hollywood, Stallone não queria perder a oportunidade de ver um dos diretores de cinema mais aclamados da história trabalhando em um set de filmagem. Como mero coadjuvante, ele não teve um papel de destaque dentro do filme, isso coube a Michael Caine, mas o fato de ter ficado em segundo plano não foi visto pelo ator como algo ruim. Além disso duas outras razões o convenceram a fazer o filme: o fato de não ter a responsabilidade do sucesso da produção em seus ombros e a chance de atuar com o Rei do futebol, Pelé! No final de tudo, como ele próprio diria anos depois em entrevistas, valeu bastante a experiência. Lançado em julho de 1981 nos cinemas, "Fuga Para a Vitória" não se tornou um grande sucesso de bilheteria, mas conseguiu gerar lucro para o estúdio. Com orçamento de pouco mais de 10 milhões de dólares consegui render nos cinemas meros 27 milhões. Um bom número, mas nada comparado com os grandes sucessos que Stallone vinha colecionando em sua carreira cinematográfica.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

O Conto

Título no Brasil: O Conto
Título Original: The Tale
Ano de Produção: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: HBO Films
Direção: Jennifer Fox
Roteiro: Jennifer Fox
Elenco: Laura Dern, Isabelle Nélisse, Ellen Burstyn, Elizabeth Debicki, Jason Ritter, Common

Sinopse:
Jennifer (Laura Dern) é uma professora universitária, prestes a completar 50 anos de idade, que precisa lidar com um pesado trauma do passado. Quando ela tinha apenas 13 anos foi vítima de um pedófilo, um professor de educação física que a seduziu. Filme baseado em fatos reais.

Comentários:
O tema do filme é pesado. Envolve pedofilia e trauma psicológico. A ótima atriz Laura Dern interpreta a história da própria diretora do filme, Jennifer Fox, que resolveu escrever o roteiro baseado no abuso sexual que sofreu de um pedófilo quando ainda era menor de idade. O filme tem uma narrativa bem inteligente, trazendo vários momentos do passado da protagonista, isso feito de uma maneira bem original. Para se ter uma ideia a Jennifer adulta muitas vezes dialoga com a Jenny adolescente. Essa escreveu todas as experiências em um conto na escola. Anos depois sua mãe tem acesso ao material e fica chocada com o que lê, descobrindo finalmente que seu próprio professor a seduziu quando ela era ainda uma garotinha. E tudo aconteceu em um haras onde a filha foi aprender a cavalgar pois seu pai tinha lhe comprado um cavalo. É a velha história, com o mesmo modus operandi. O pedófilo se aproveita da ingenuidade da vitima, faz declarações de amor, a seduz, tenta ganhar a confiança da família e depois comete seus crimes. Chegou até mesmo a me lembrar daquele documentário recente sobre o Michael Jackson chamado "Leaving Neverland", pois em ambos os casos os acusados agiram da mesma maneira. Enfim, filme forte, mas ao meu ver necessário, principalmente para os pais. É bem didático em mostrar como um pedófilo poderá agir em relação aos seus filhos.

Pablo Aluísio.

Bravura Indômita

Título no Brasil: Bravura Indômita
Título Original: True Grit
Ano de Produção: 2010
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen
Elenco: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld, Josh Brolin, Barry Pepper, Dakin Matthews

Sinopse:
No velho oeste uma garotinha decide contratar por conta própria um velho xerife aposentado chamado Rooster Cogburn (Jeff Bridges). Ela quer que o veterano encontre os assassinos de seu pai. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Jeff Bridges), Melhor Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld), Melhor Direção e Melhor Roteiro (Ethan Coen, Joel Coen).

Comentários:
Caso raro de remake que deu muito certo e olha que aqui resolveram refilmar um dos grandes clássicos da filmografia do mito John Wayne. A nova versão porém tem muita qualidade, principalmente por causa da direção e de seu elenco. Jeff Bridges interpreta o velho xerife decadente Rooster Cogburn. Resmungão, com tapa-olho, sempre reclamando de tudo, mas ainda eficaz no gatilho, ele é aquele tipo de personagem que vale o filme inteiro. O interessante é que Jeff Bridges não caiu na armadilha de fazer uma imitação de John Wayne. Pelo contrário. Ele conseguiu manter as mesmas características do papel, mas trazendo também aspectos novos de sua personalidade. Já a direção ficou nas mãos dos talentosos irmãos Coen. Até hoje nunca assisti um filme ruim dessa dupla. Ter eles na direção de um filme é sinônimo de qualidade cinematográfica. Some-se tudo a uma bela produção, com reconstituição histórica perfeita e você terá o quadro completo de um excelente filme de faroeste. Um remake digno do filme original que é um clássico absoluto do western americano.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Hoffa

Título no Brasil: Hoffa - Um Homem, Uma Lenda
Título Original: Hoffa
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Danny DeVito
Roteiro: David Mamet
Elenco: Jack Nicholson, Danny DeVito, Armand Assante, J.T. Walsh, John C. Reilly, Frank Whaley

Sinopse:
O filme conta a história real do sindicalista James R. Hoffa (Jack Nicholson), uma figura controversa que se envolveu com a máfia e depois teve seu corpo desaparecido, sem deixar vestígios. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia (Stephen H. Burum) e Melhor Maquiagem (Greg Cannom, John Blake).

Comentários:
Hoffa não foi um homem admirável e nem digno de homenagens. Pesam sobre ele acusações de diversos crimes ao longo de sua vida. Isso porém não impediu do ator Danny DeVito ter se esforçado tanto para contar sua história. Nenhum estúdio de Hollywood estava disposto a investir milhões de dólares nessa produção. E o projeto só decolou mesmo depois que Jack Nicholson decidiu dar seu apoio, aceitando interpretar o próprio Hoffa no filme. Usando maquiagem que inclusive modificou seu rosto - tudo para se parecer ainda mais com o verdadeiro Hoffa - Jack Nicholson mais uma vez brilhou no quesito atuação. Só que infelizmente o público americano não se interessou em ver essa história, até porque poucas pessoas iriam mesmo se interessar pela biografia de Hoffa, um sujeito antipático, com laços com o crime organizado. Diante disso o filme fracassou nas bilheterias, pouca gente realmente assistiu. O roteiro também sofreu por pura falta de definição histórica. Até hoje, por exemplo, não se sabe o que aconteceu com Hoffa. Ele simplesmente desapareceu. Foi assassinado? Fugiu para nunca mais voltar? São perguntas que o filme tenta responder, porém tudo na base da pura teoria. Dizem que a máfia cimentou seus pés e depois o jogou na baía de Nova Iorque. Verdade ou mentira? Ninguém sabe ao certo.

Pablo Aluísio.

domingo, 8 de setembro de 2019

O Peso de um Passado

Título no Brasil: O Peso de um Passado
Título Original: Running on Empty
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Naomi Foner
Elenco: River Phoenix, Christine Lahti, Judd Hirsch, Jonas Abry, Martha Plimpton, Ed Crowley

Sinopse:
Danny Pope (River Phoenix) é um jovem filho de um casal que no passado foi acusado de atos terroristas. Eles eram ativistas que participaram de um atentado e por isso foram procurados por anos pelo FBI. Só que Danny quer ter apenas uma juventude normal, como qualquer outro rapaz de sua idade. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator (River Phoenix) e Melhor Roteiro Original.

Comentários:
River Phoenix morreu muito jovem. Com apenas 23 anos de idade ele teve uma overdose de cocaína e heroína e morreu na calçada do night club que pertencia a Johnny Depp. Foi uma morte duplamente triste, não apenas pela pouca idade dele, mas também pelo fato de que publicamente ele mantinha uma imagem de jovem avesso à drogas, amante da ecologia, etc. De qualquer maneira, mesmo sendo tão moço, ele ainda conseguiu ser indicado ao Oscar justamente por sua atuação nesse filme. O interessante é que ele usou de sua própria vida pessoal para interpretar seu personagem no filme. Tal como ele, River também havia sofrido por fazer parte de uma família nada convencional. Seus pais faziam parte de uma seita estranha, misto de religião cristã com movimento hippie. Isso fez com que ele não tivesse uma infância e adolescência normais. Aliás o cinema fez com que ele sustentasse a todos, inclusive seus irmãos mais jovens. Talvez essa pressão para alguém tão jovem tenha influenciado em seu triste fim. Não sabemos ao certo. Esse filme porém é muito bom. Assisti nos tempos do VHS e não me arrependi. Tem um roteiro muito bom e não fez, ao meu ver, o sucesso que merecia. De uma maneira ou outra serviu para mostrar o quão talentoso River Phoenix era. Pena que partiu tão cedo.

Pablo Aluísio.

O Outro Lado da Nobreza

Título no Brasil: O Outro Lado da Nobreza
Título Original: Restoration
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax
Direção: Michael Hoffman
Roteiro: Rupert Walters, baseado no romance de Rose Tremain
Elenco: Robert Downey Jr, Sam Neill, Meg Ryan, Ian McKellen, Hugh Grant, David Thewlis,

Sinopse:
Jovem médico cai nas graças do Rei Charles II durante a restauração da monarquia inglesa. Na corte vira alvo de um casamento de fachada providenciado pelo monarca que preende esconder o fato de ter uma amante dentro do palácio. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte (Eugenio Zanetti) e Melhor Figurino (James Acheson).

Comentários:
Um típico caso de filme que começa muito bem, mas que vai perdendo força ao longo de sua duração. O ator Robert Downey Jr está um pouco caricato na pele do protagonista, um médico de origem pobre que fica encantando com o luxo da corte do rei Charles II (em boa interpretação de Robert Downey Jr. Deslumbrado pelos prazeres palacianos ele cai em uma fase promíscua e bem mundana. Só que o Rei não está disposto a dar a ele tudo de graça. Assim o casa com a própria amante, para disfarçar sua própria imoralidade. O casamento é de fachada, óbvio, e o médico não pode ter qualquer tipo de relacionamento com a amante real, só que como era de esperar as coisas tomam um rumo diferente. Essa primeira parte do filme é bem interessante. Depois o enredo dá uma guinada e o personagem de Downey Jr cai bem no meio da proliferação da peste negra em Londres. Essa segunda parte já me pareceu menos interessante, com toques bem folhetinescos. A personagem de Meg Ryan surge aqui. Uma mulher abandonada pelo marido que tem problemas mentais. Sua atuação não me pareceu boa, pelo contrário, ficou nada convincente. Melhor se sai Hugh Grant como um pintor mais preocupado com as intrigas da corte do que propriamente em ser um bom artista. 

Pablo Aluísio.

sábado, 7 de setembro de 2019

Brincou com Fogo... Acabou Fisgado!

Título no Brasil: Brincou com Fogo... Acabou Fisgado!
Título Original: Continental Divide
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Michael Apted
Roteiro: Lawrence Kasdan
Elenco: John Belushi, Blair Brown, Allen Garfield, Carlin Glynn, Tony Ganios, Liam Russell

Sinopse:
Ernie Souchak (Belushi) é um jornalista de Chicago que se apaixona por uma mulher com personalidade bem diferente da dele, a pesquisadora de vida animal Nell Porter (Blair Brown). Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Blair Brown).

Comentários:
Esse filme foi o penúltimo da carreira de John Belushi. Ele queria fazar um tipo de personagem mais romântico, mais sofisticado. Nada a ver com seus personagens grotescos, glutões, que eram os preferidos do público, tanto na TV como no cinema. A mudança não agradou aos fãs e o filme fracassou nas bilheterias. As pessoas acharam chato o filme, sem graça, com Belushi fazendo um papel que para muita gente não tinha nada a ver com ele. Todo mundo sabia que ele tinha problemas com drogas e quando o filme afundou ele acabou afundando junto, exagerando muito no consumo abusivo de cocaína e heroína. Essa combinação fatal o levaria à morte apenas alguns meses depois. Lamentavelmente John Belushi foi encontrado morto após uma overdose de drogas em um hotel barato de Los Angeles. Foi o fim precoce de um dos humoristas mais engraçados da virada dos anos 70 para os 80. Essa produção mais romântica hoje em dia é considerada apenas uma piada sofisticada demais que não foi entendida, nem apreciada. Vale para ver Belushi em um papel diferente. Já que ele morreu tão cedo é uma das poucas amostras do que ele poderia fazer caso lhe dessem papéis diferentes para atuar.

Pablo Aluísio.

Corpos Ardentes

Título no Brasil: Corpos Ardentes
Título Original: Body Heat
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Lawrence Kasdan
Roteiro: Lawrence Kasdan
Elenco: William Hurt, Kathleen Turner, Richard Crenna, Ted Danson, Mickey Rourke, J.A. Preston

Sinopse:
No meio de uma forte onda de calor da Flórida, uma mulher convence seu amante, um advogado de uma cidade pequena, a assassinar seu marido rico. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria revelação feminina do ano (Kathleen Turner). Também indicado ao BAFTA Awards.

Comentários:
Fazer um filme que misture assassinato com erotismo não é uma tarefa muito fácil, mas o diretor Lawrence Kasdan conseguiu unir esses dois elementos tão díspares em um filme realmente muito bom. Eu não tive a oportunidade de ver esse filme no cinema na época porque não tinha ainda idade por causa da classificação indicativa imposta pela censura (O Brasil ainda vivia sob regime militar). Anos depois o filme finalmente foi lançado em VHS e finalmente pude conferir. Por muito tempo a crítica chamou atenção para a atriz Kathleen Turner. No auge da beleza ela trazia uma sensualidade à flor da pele que chamava a atenção. De fato ela está muito bem, principalmente por encarnar esse modelo de personagem feminina bem conhecida como "dama fatal". Aquela mulher belíssima que vai acabar destruindo sua vida. Que tal ir até o inferno por estar perdidamente apaixonado? Assista ao filme e veja esse processo de forma até bem didática. De quebra havia ainda um elenco de apoio muito bom, contando com, entre outros, Mickey Rourke, bem jovem e já chamando a atenção por seu trabalho no filme.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Nos Bastidores da Notícia

Título no Brasil: Nos Bastidores da Notícia
Título Original: Broadcast News
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: James L. Brooks
Roteiro: James L. Brooks
Elenco: William Hurt, Jack Nicholson, Albert Brooks, Holly Hunter, Joan Cusack, Robert Prosky,

Sinopse:
Em uma emissora de televisão dois jornalistas, apresentadores de jornais, começam uma briga de egos sem limites, cada um tentando aparecer e ser mais bem sucedido do que o outro. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme.

Comentários:
Filme que sempre achei muito superestimado pela crítica. OK, é uma boa visão, até mordaz e cínica, sobre os bastidores do mundo da TV, mas nada muito além disso. O filme é estrelado pelo ator William Hurt, que sempre considerei um bom profissional do ramo da atuação, mas sem carisma, frio, quase sem alma em cena. Quem acabou roubando o filme no quesito elenco foi mesmo Jack Nicholson interpretando um veterano apresentador, um sujeito irascível e nada fácil de controlar. Hoje em dia o filme perdeu parte de sua força porque ficou inegavelmente datado em certas partes. Chegou a ser indicado em seu lançamento original a várias categorias do Oscar e do Globo de Ouro, mas já naquela época eu achei tudo muito exagerado. Parece que a Academia prestou mais atenção nos nomes envolvidos do que nas qualidades cinematográficas do filme em si. É o velho lobby existente em Hollywood. Assista pela presença de Jack Nicholson, que mesmo em um papel menor, conseguiu atrair todos as atenções. Tirando ele, que realmente se sobressai, o resto é bem na média, nada espetacular ou memorável.

Pablo Aluísio.

Chinatown

Título no Brasil: Chinatown
Título Original: Chinatown
Ano de Produção: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Robert Towne
Elenco: Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston, Perry Lopez, John Hillerman, Darrell Zwerling

Sinopse:

Década de 1940. O detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) é contratado para resolver mais um caso de rotina em sua profissão, mas que na verdade esconde uma imensa rede de crimes, mortes e corrupção entre as altas esferas do poder. Filme premiado com o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original (Robert Towne).

Comentários:
Recentemente um grupo de renomados críticos de cinema dos Estados Unidos elegeu esse filme como o segundo melhor dos anos 70, ficando atrás apenas de "O Poderoso Chefão". De fato é um clássico do cinema, um dos melhores trabalhos da carreira de Jack Nicholson, aqui sendo dirigido pelo mestre Roman Polanski. O interessante é que a ideia do diretor era apenas homenagear os antigos filmes de detetives dos anos 40. Aqueles com roteiros intrigados, mulheres fatais e protagonistas que eram acima de tudo anti-heróis. O cinema noir foi uma grande fonte de inspiração para Polanski. Assim temos um filme dos anos 70 com todo o estilo dos velhos filmes de Humphrey Bogart. O roteirista Robert Towne foi muito feliz nesse aspecto porque esses filmes sempre tinham um ponto de partida banal que aos poucos ia se tornando cada vez mais complexos até que o personagem principal (geralmente um detetive particular decadente) se via envolvido numa teia enorme de crimes e corrupção, envolvendo até mesmo altas figuras da política. Jack Nicholson está perfeito como J.J. Gittes. Poderia ser um papel para Bogart, mas com o bom e velho Jack tudo fica muito bem caracterizado. Enfim, se ainda não assistiu a essa joia cinematográfica não vá mais perder seu tempo. Corra atrás que é um filme essencial e obrigatório para cinéfilos em geral. Uma verdadeira obra prima cinematográfica.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Amor à Primeira Vista

Título no Brasil: Amor à Primeira Vista
Título Original: Falling in Love
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Ulu Grosbard
Roteiro: Michael Cristofer
Elenco: Robert De Niro, Meryl Streep, Harvey Keitel, Jane Kaczmarek, George Martin, David Clennon

Sinopse:

Frank (De Niro) e Molly (Streep) se conhecem casualmente durante as compras de natal em Nova Iorque. Meses depois voltam a se reencontrar em um trem indo para o centro de Manhattan. Ambos estão em busca de uma nova paixão. O que começa com um flerte casual acaba se tornando uma bela história de amor.

Comentários:
Os fãs de cinema sempre quiseram ver um reencontro nas telas entre Robert De Niro e Meryl Streep. Eles tinham trabalhado juntos antes em "O Franco Atirador" e todo mundo queria ver o casal junto novamente na tela. Isso durou anos até que eles decidiram finalmente atender a esse desejo dos cinéfilos. O interessante é que não escolheram um drama pesado para isso, mas sim um filme mais leve, bem romântico e que se dava até mesmo ao direito de ter uma daquelas trilhas sonoras bem melosas e açucaradas, com semelhanças de enredo com "Love Story", o grande sucesso de bilheteria do começo dos anos 80. Dessa maneira temos que reconhecer que "Falling in Love" ("Apaixonado" no título original) não é um filme excepcional com excelente roteiro e direção. Nada nesse sentido. É na verdade um bom filme romântico com uma dupla central de atores excepcional, eis a principal diferença. Muitas pessoas na época pensaram que o filme seria indicado com certeza ao Oscar nas categorias de melhor ator e atriz, mas isso não aconteceu, justamente pelo fato desse filme ser bem despretensioso. Vale é claro por ver De Niro apaixonado por Streep, mas nada muito além disso. Um bom momento do cinema romântico dos anos 80 e isso é tudo.

Pablo Aluísio.

Era uma Vez na América

Título no Brasil: Era uma Vez na América
Título Original: Once Upon a Time in America
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos, Itália
Estúdio: Warner Bros
Direção: Sergio Leone
Roteiro: Leonardo Benvenuti
Elenco: Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern, Treat Williams, Tuesday Weld, Burt Young

Sinopse:
Um antigo gângster retorna para suas origens no Lower East Side de Manhattan. Ele havia deixado a região há mais de 30 anos e agora precisa lidar com todos os arrependimentos e traumas de seu passado. Roteiro baseado no livro de Harry Grey. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Direção (Sergio Leone) e Melhor Trilha Sonora Original (Ennio Morricone).

Comentários:
O mestre Sergio Leone trabalhou muito pouco nos Estados Unidos. Para o tamanho de seu talento esse aspecto deixou a desejar. Artesão do cinema, ele tinha dificuldades em lidar com o lado industrial do cinema americano. Mesmo assim o pouco que produziu na América fez história. Esse "Once Upon a Time in America" foi muito provavelmente seu projeto mais ambicioso. Leone quis contar parte da história dos imigrantes nos Estados Unidos. E o mundo do crime organizado, dos gangsters, não poderia ficar de fora. Considerado por alguns críticos da época como uma espécie de complemento ao épico "O Poderoso Chefão" o filme só não foi mais aclamado em seu lançamento original porque o público americano achou a produção pesada demais, excessivamente longa. Talvez o farto material fosse menos mais adequado para uma minissérie ou ainda dois longas. De qualquer forma o resultado ficou excepcional em minha opinião. Assisti pela primeira vez ainda nos tempos do VHS. Eu me recordo bem que o filme foi lançado em fita dupla por causa de sua longa duração. Era um item essencial nas locadoras para quem estivesse em busca de cinema de qualidade e tudo isso com a assinatura de um dos grandes diretores de todos os tempos, o incomparável Sergio Leone.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

A Menina e o Leão

Título no Brasil: A Menina e o Leão
Título Original: Mia et le lion blanc
Ano de Produção: 2018
País: França, África do Sul, Alemanha
Estúdio: Galatée Films, Outside Films
Direção: Gilles de Maistre
Roteiro: Prune de Maistre, William Davies
Elenco: Daniah De Villiers, Mélanie Laurent, Langley Kirkwood, Ryan Mac Lennan, Lionel Newton, Lillian Dube

Sinopse:
Mia é um jovem que morou toda a sua vida em Londres. Quando sua família se muda para a África do Sul ela sente saudades de seus antigos amigos de escola. Aos poucos porém ela vai se aproximando de um filhotinho de leão, um leãozinho branco que ela chama de "Charlie". A amizade entre os dois só vai se fortalecer com os anos e ela fará de tudo para protegè-lo dos caçadores africanos

Comentários:
Esse filme chegou a ser lançado no circuito comercial de cinemas no Brasil. Algo raro de acontecer em se tratando de um filme rodado e produzido na África do Sul. É uma produção com mensagem ecológica, mais voltada para um público adolescente. É meio enervante esse roteiro porque ele insiste em tratar um leão como um animal doméstico. Leões são animais selvagens e não pets. Além disso mesmo quando o animal fica adulto (e potencialmente perigoso) para a garota Mia que o trata desde filhote, o filme ainda insiste que isso não traria perigos para a jovem (o que não é verdade!). Assim o filme, apesar de suas boas intenções, erra nesse aspecto crucial. O roteiro também segue uma certa fórmula que já havia sido usada antes, só que com outro animal, em "Free Willy", ou seja, a luta de um jovem para que animais voltem para a vida selvagem, mesmo que isso vá contra até mesmo o desejo de seus familiares. O aspecto positivo vem na mensagem final, já nos letreiros, quando o filme informa que a caça de leões criados em fazendas ainda é permitido em certos países africanos. Nesse tópico sou completamente contra esse tipo de atividade. Pelo menos nessa sua lição principal está correta. No mais o estilo é bem convencional, sem maiores surpresas. Provavelmente vai virar um filme recorrente na Sessão da Tarde daqui alguns anos.

Pablo Aluísio.

Todos os Homens da Rainha

Título no Brasil: Todos os Homens da Rainha
Título Original: All the Queen's Men
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos, Alemanha, Áustria
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stefan Ruzowitzky
Roteiro: Digby Wolfe, Joseph Manduke
Elenco: Matt LeBlanc, Edward Fox, Udo Kier, Eddie Izzard, Karl Markovics, Nicolette Krebitz

Sinopse:
Um grupo de agentes britânicos, liderados por um americano, é enviado para entrar disfarçado em uma fábrica na Alemanha Nazista durante a II Guerra Mundial. Para isso todos os agentes precisam se passar por mulheres

Comentários:
O ator Matt LeBlanc (da série "Friends") tentou várias vezes a transição da TV para o cinema. Uma das tentativas foi essa comédia meio sem graça chamada "All the Queen's Men". O problema aqui é a falta de originalidade e a saturação de uma piada única. Bom, original o roteiro passa longe de ser uma vez que essa coisa de atores vestidos de mulheres já vem sendo utilizado pelo cinema há décadas. Basta lembrar do clássico de Billy Wilder "Quanto Mais Quente Melhor" para perceber bem isso. A outra questão vem da repetição. Ok, marmanjos com roupas de mulheres, tentando imitar os trejeitos femininos, pode até, quem sabe, arrancar algumas risadas, mas repetir a mesma coisa à exaustão faz tudo perder a graça, ficando apenas constrangedor. Assim é um filme para se ver apenas uma vez, dar umas risadinhas amarelas e nada mais. Nem a desculpa de que tudo seria com o objetivo de decifrar a máquina Enigma usada pelos nazistas consegue manter o interesse por muito tempo. Bem descartável mesmo.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Os Vícios de Hitler

Título no Brasil: Os Vícios de Hitler
Título Original: Hitler's Hidden Drug Habit
Ano de Produção: 2014
País: Inglaterra
Estúdio: National Geographic
Direção: Chris Durlacher
Roteiro: Chris Durlacher
Elenco: Ewan Bailey, Adolf Hitler, Bill Panagopulo, Theodor Morell, Henrik Eberle, Sarah Bailey

Sinopse:
O documentário explora os diversos problemas de saúde do ditador nazista Adolf Hitler e sua crescente dependência em drogas ministradas por seu médico particular Dr. Theodor Morell.

Comentários:
Hitler era vegetariano, só procurava comer grãos, mas mesmo assim desenvolveu uma série de doenças crônicas durante a II Guerra Mundial. Amparado por seu médico pessoal, o Dr. Theodor Morell, um misto de charlatão e oportunista, ele foi ficando cada vez mais dependente de uma infinidade de droga pesadas, conforme a sua Alemanha nazista começava a perder a guerra. O diário e os registros médicos do Morell sobreviveram ao tempo e se tornaram peças fundamentais da história do III Reich. Entre as revelações mais interessantes ficamos sabendo, por exemplo, que Hitler desenvolveu dependência de uma droga que foi considerada uma predecessora da heroína e cocaína. Isso mesmo, enquanto a propaganda nazista propunha uma juventude alemã sadia, forte, adepta de exercícios físicos, seu próprio líder afundava no vício em drogas pesadas. Outro fato curioso é a revelação que Hitler em seus últimos dias estava sofrendo do Mal de Parkinson, como bem demonstram imagens recuperadas da época e que foram excluídas da propaganda por mostrar as mãos de Hitler com os típicos tremores dessa doença. Nos Estados Unidos esse documentário também é conhecido como Nazi Junkies (Os nazistas drogados). Enfim, mais um excelente resgate histórico da National Geographic expondo detalhes sórdidos, inéditos e em alguns casos, esquecidos da história mundial.

Pablo Aluísio.

O Rei da Comédia

Título no Brasil: O Rei da Comédia
Título Original: The King of Comedy
Ano de Produção: 1982
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Paul D. Zimmerman
Elenco: Robert De Niro, Jerry Lewis, Diahnne Abbott, Sandra Bernhard, Ed Herlihy, Loretta Tupper

Sinopse:
Rupert Pupkin (De Niro) é um comediante fracassado que decide sequestrar o astro da comédia Jerry Langford (Jerry Lewis). Seu modo de agir e ser combina uma mente doentia com o desejo insano de fazer sucesso a qualquer preço. Filme indicado a Palma de Ouro do Cannes Film Festival.

Comentários:
O último grande filme da carreira de Jerry Lewis no cinema também foi o mais perturbador. Como explicaria depois o diretor Martin Scorsese esse projeto só sairia do papel mesmo depois que Lewis aceitasse a oferta de trabalhar nele. E isso era algo nada certo, nem garantido, porque o personagem dele era um tanto sombrio, sinistro até. Um comediante consagrado que tinha uma imagem pública bem diferente do seu verdadeiro ser. Para pessoas que viveram com Lewis esse seu personagem no filme era mais parecido com ele na vida real do que qualquer outra coisa. De fato ele tendia para a melancolia, para a seriedade, nada parecido com seus personagens malucos que o público via no cinema. E para completar esse quadro, nada melhor do que um Robert De Niro irreconhecível. Na época o ator não havia atuado em nada parecido na sua filmografia, o que surpreendeu muitas pessoas. Era um misto de obsessão com psicopatia, sempre com um sorriso insano na face. Chegou a assustar. Então é isso. Um dos filmes mais perturbadores dos anos 80, com dois grandes astros de Hollywood, aqui em papéis completamente incomuns. Tudo com a direção do mestre Scorsese.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

X-Men: Fênix Negra

Título no Brasil: X-Men - Fênix Negra
Título Original: Dark Phoenix
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Simon Kinberg
Roteiro: Simon Kinberg
Elenco: Sophie Turner, Jessica Chastain, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Nicholas Hoult

Sinopse:
Durante um resgate no espaço Jean Grey (Turner) é exposta a uma força do cosmos desconhecida. A partir desse momento ela muda completamente, se tornando extremamente poderosa, o que acaba colocando a Terra e os próprios membros da equipe X-Men em perigo. Filme baseado nos personagens criados por Stan Lee.

Comentários:
Criticaram bastante esse filme. Os críticos de cinema não acharam grande coisa e os fãs de quadrinhos literalmente desceram a lenha no filme. Gente chata. O filme funcionou muito bem no meu caso. O que eu procurava por aqui? Diversão e passatempo por duas horas. Acabei sendo plenamente satisfeito. O filme entrega o que promete. Não adianta procurar os mínimos detalhes em termos de diferença do cinema para os quadrinhos. São linguagens diferentes, os filmes nunca terão a fidelidade completa do que se lê nas revistas. São dois mundos diversos. Como não sou leitor de comics acabei curtindo o filme pelo que ele é, cinema pipoca em sua essência. Há um enredo bem contado, com começo, meio e fim, bons efeitos especiais, um elenco carismático e isso era basicamente tudo o que eu estava procurando. Além disso essa personagem Jean Grey é uma das mais interessantes dessa universo da Marvel. É estranha, complexa, caminha numa tênua linha entre o bem e o mal e é superpoderosa ao extremo. Ela já havia sido bem explorada na franquia original X-Men. Também gostei da atriz Sophie Turner no papel. Confesso que sou suspeito pois sempre gostei dela como Sansa Stark em "Game of Thrones". Aqui repete o bom trabalho. Então é isso. Como cinema pipoca esse novo X-Men não deixou nada a desejar. O resto é chatice de gente exigente demais.  

Pablo Aluísio.

domingo, 1 de setembro de 2019

Por Dentro da SS

Título no Brasil: Por Dentro da SS
Título Original: Inside the SS 
Ano de Produção: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: National Geographic
Direção: Serge de Sampigny
Roteiro: Serge de Sampigny
Elenco: Stefan Ashton Frank, Alexandre Tanguy, François Boulanger, Virginie Duverger, Fabrice Averlan

Sinopse:
Documentário produzido pela National Georgraphic que explora a tropa de elite nazista conhecida como Waffen SS, grupo de fanáticos nazistas responsáveis pelas maiores atrocidades cometidas durante a II Guerra Mundial.

Comentários:
Como agiam e como pensavam os membros da SS? Essa parece ser a principal pergunta que esse documentário tenta responder. E nada melhor do que entrevistar os antigos soldados nazistas SS que ainda estão vivos. Pouca gente sabe, mas a pura verdade é que apenas os líderes foram condenados ao final da II Guerra. A imensa maioria desses soldados e oficiais de elite do nazismo continuaram vivos e impunes após o final do maior conflito armado da história. Muitos inclusive passam pela tela ainda defendendo as ideias que forjaram o caráter dos membros da SS. E isso é realmente espantoso, já que eles estiveram diretamente envolvidos nos crimes contra a humanidade praticados durante o holocausto. Um deles inclusive se recusa de forma veemente a acreditar que houve realmente o assassinato em massa de judeus em Auschwitz e outros campos de concentração. Algo impressionante de se ver. Um velho veterano chega ao ponto inclusive de elogiar o famigerado Heinrich Himmler, braço direito de Hitler. Pelo que podemos sentir é que apesar da guerra ter terminado há mais de 70 anos, o ódio que serviu de cimento para o fanatismo nazista ainda continuou vivo na mente dessas pessoas. Algo escabroso de se constatar.

Pablo Aluísio.

Bastidores da Guerra

Título no Brasil: Bastidores da Guerra
Título Original: Path to War
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Avenue Pictures
Direção: John Frankenheimer
Roteiro: Daniel Giat
Elenco: Michael Gambon, Donald Sutherland, Alec Baldwin, Bruce McGill, James Frain, Felicity Huffman

Sinopse:
O filme mostra os bastidores da escalada no envolvimento das forças armadas americanas na guerra do Vietnã. O ponto de vista passa a ser a do presidente Lyndon Johnson (Michael Gambon) e de sua indecisão entre enviar mais soldados dos Estados Unidos para aquele distante país ou cancelar tudo. Filme premiado pelo Globo de Ouro.

Comentários:
O presidente Lyndon Johnson entrou para a história dos Estados Unidos como o líder que afundou o país na desastrosa guerra do Vietnã. E ele tinha muitas dúvidas antes de tomar todas aquelas decisões erradas que levaram milhares de jovens americanos à morte nas selvas tropicais do sudeste asiático. O roteiro pode soar burocrático para algumas pessoas, principalmente pela luta psicológica dos bastidores da política, dentro da Casa Branca. Porém para quem gosta de história e deseja saber mais sobre tudo o que aconteceu antes da lama do Vietnã, esse filme pode ser mesmo uma excelente opção. O ator Michael Gambon está muito bem no papel do presidente, mas em minha opinião o melhor ator do elenco é mesmo Alec Baldwin. Ele interpreta o secretário de defesa Robert McNamara, cujos conselhos levaram a América para o desastre certo. E o veterano cineasta John Frankenheimer mostra mais uma vez que não perdeu a mão para dirigir bons filmes sobre política internacional. Assista e veja como um dominó de decisões políticas equivocadas podem custar muito caro a toda uma nação.

Pablo Aluísio.

sábado, 31 de agosto de 2019

Paul McCartney: Man on the run

Terminei de ler essa biografia de Paul McCartney. Escrita por Tom Doyle, é bom saber algumas coisas antes de comprá-la. A primeira delas é que o Beatle Paul, seus anos de glória no lado do quarteto de Liverpool, são praticamente deixados de lado. Na verdade o que temos aqui é a carreira de Paul nos anos 70, logo após o fim dos Beatles. A época em que "o sonho acabou" é assim o ponto de partida do livro. Tudo bem, é a época em que Paul criou uma nova banda, os Wings, e tentou reviver tudo ao lado desses jovens músicos, porém o gosto de decepção começa logo nas primeiras páginas quando o leitor descobre isso. Não é uma biografia completa. Simples assim.

Ao lermos o livro com atenção percebemos também que esse foi um dos maiores erros dele. O Wings nunca conseguiu se acertar direito. Havia muitos problemas de relacionamentos e aquele ideia ingênua de Paul em formar um novo grupo musical só lhe trouxe problemas. Claro, houve boa música, álbuns realmente memoráveis, mas também houve brigas, processos judiciais e muita dor de cabeça que poderia ter sido evitada.

Outro ponto enfocado bem nesse livro foi o conturbado período em que Paul passou preso no Japão. Ele tinha ido naquele país fazer uma turnê, mas foi pego no aeroporto com algumas gramas de maconha na mala. Acabou ficando vários dias preso, com possibilidade de pegar uma pena longa em uma prisão japonesa. Foi a partir dessa crise que Paul decidiu mesmo acabar com os Wings, acabar com os velhos sonhos e partir finalmente para uma carreira solo, se assumindo apenas como Paul McCartney nos discos e nos shows ao vivo.

E aí vem a decepção. O livro acaba justamente nesse momento. Paul contratou novamente George Martin para trabalhar ao seu lado, o que daria origem ao maravilhoso disco "Tug of War", mas esse momento tão importante também marca o final da biografia. Para quem curte dos discos de Paul nos anos 80, pode esquecer, É uma pena. No mais vale por algumas informações interessantes da vida íntima do ex-Beatle, inclusive da sua fazenda rústica na Escócia, um lugar que não tinha nenhuma infraestrutura, mas que parecia ser o lugar preferido de Paul. Sujo de lama, cuidando de ovelhas, ele parecia se encontrar ali, naquela região distante. No meio do lamaçal, com botas altas, o Paul parecia mais feliz do que nunca! Quem diria, o Beatle Paul sempre teve mesmo uma vocação para fazendeiro!

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

Título no Brasil: Piratas do Caribe - No Fim do Mundo
Título Original: Pirates of the Caribbean At World's End
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Gore Verbinski
Roteiro: Ted Elliott, Terry Rossio
Elenco: Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Geoffrey Rush, Jonathan Pryce, Jack Davenport,

Sinopse:
O Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) volta aos sete mares, mas precisa sobreviver a uma legião de inimigos que querem vê-lo morto, traído pelas costas. Entre eles está o pirata Hector Barbossa (Geoffrey Rush) que quer colocar as mãos em Sparrow e o governador Weatherby Swann (Pryce) que deseja colocar lei e ordem no Caribe a serviço do Rei.

Comentários:
Não vá perder a conta. Esse foi o terceiro filme da franquia "Piratas do Caribe". O grande sucesso dos filmes anteriores fez com a Disney gastasse a verdadeira fortuna de 300 milhões de dólares para produzir esse blockbuster. Acabou sendo um filme mais caro do que "Titanic" que ostentava até aquele momento o título de filme mais caro da história. Uma verdadeira temeridade, até mesmo para os padrões multimilionários da indústria cinematográfica americana. Por causa desse custo absurdo o filme acabou não sendo tão lucrativo como se esperava, o que fez com que os filmes seguintes já não contassem com um orçamento tão estourado. No geral o filme não tem maiores novidades, é realmente um prato requentado (e não requintado!). Johnny Depp retomou aos maneirismos do Capitão Jack Sparrow, algo que o público em geral parece apreciar bastante. Curiosamente seu jeito de ser foi inspirado - acredite! - no roqueiro Keith Richards dos Rolling Stones. E não é que o próprio músico acabou fazendo uma pontinha divertida no filme como o pai do pirata de Depp! Ironia pouca é bobagem. Então é isso, mais um exemplar perdulário da Disney com esses piratas do cinema que foram inspirados em um brinquedo da Disneylândia. Vai entender a mente desses executivos...

Pablo Aluísio.

Cidade de Mentiras

Título no Brasil: Cidade de Mentiras
Título Original: City of Lies
Ano de Produção: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: FilmNation Entertainment, Good Films Collective
Direção: Brad Furman
Roteiro: Randall Sullivan, Christian Contreras
Elenco: Johnny Depp, Forest Whitaker, Toby Huss, Dayton Callie, Louis Herthum, Shea Whigham

Sinopse:
Filme baseado em fatos reais. Após a morte do rapper Notorious B.I.G,  o departamento de polícia de Los Angeles escala o detetive Russell Poole (Johnny Depp) para investigar o caso. O problema é que as investigações acabam revelando um esquema de corrupção envolvendo policiais e figurões do próprio departamento, criando uma grande tensão entre todos os envolvidos.

Comentários:
Até hoje não se sabe quem matou o músico Notorious B.I.G. O caso segue em aberto. O roteiro desse filme se propõe justamente a explicar esse intrigante caso de homicídio. E tudo foi baseado nas investigações do próprio detetive do caso, um sujeito que procurou pela verdade e provavelmente a encontrou, mas que para o departamento de polícia de Los Angeles não era nada conveniente que fosse revelada. E aí já sabemos o rumo desse tipo de situação. Todo tipo de pressão e acobertamento pelas próprias autoridades começou a ser montado, visando abafar mesmo o caso. O detetive que fez muito bem seu trabalho começou a se tornar uma peça que deveria ser removida ou desacreditada o mais rapidamente possível. O curioso é que sem chegar nos verdadeiros culpados, o caso já se arrasta há décadas sem solução, o que corrobora bastante a tese que o filme defende. O ator  Johnny Depp está muito bem em seu trabalho, isso a despeito dos problemas legais que enfrentou durante as filmagens. Ele foi acusado por um dos membros da equipe técnica do filme de agressão. Segundo algumas versões ele apareceu embriagado para trabalhar e agrediu esse sujeito, o que levou os produtores a terem que lidar com um processo enquanto o filme era finalizado. Mais um incidente desagradável na longa ficha de problemas de Depp. Algo lamentável que acaba minando de certa maneira a carreira desse talentoso ator.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Brinquedo Assassino 2

Título no Brasil: Brinquedo Assassino 2
Título Original: Child's Play 2
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: John Lafia
Roteiro: Don Mancini
Elenco: Brad Dourif, Alex Vincent, Jenny Agutter, Gerrit Graham, Christine Elise, Grace Zabriskie

Sinopse:
A mãe do garoto Andy é internada em um hospital psiquiátrico. Afinal quem acreditaria em um boneco assassino? Só poderia ser coisa de gente louca! Já o próprio menino Andy vai para um orfanato. Isso porém não o livra da perseguição de Chucky, agora mais violento do que nunca.

Comentários:
Chucky is Back! (Chucky está de volta!). Pois é, o sucesso do primeiro filme fez com que o estúdio retomasse os filmes de terror com o boneco diabólico. A Universal Pictures sempre teve longa tradição em filmes de terror, então foi mais do que bem-vindo o êxito comercial dessa nova franquia, dessa vez explorando o boneco Chucky, cuja voz era dublada pelo ator Brad Dourif em um excelente trabalho de caracterização. O problema é que havia uma tênue linha entre o terror e a galhofa, coisa que iria ficar bem óbvia nos filmes futuros. Aqui o diretor John Lafia ainda manteve o humor involuntário longe, mas passou longe de repetir o talento de Tom Holland que havia dirigido o primeiro filme, esse sim um cineasta que sabia manipular bem os elementos desse gênero cinematográfico. Recentemente tivemos um novo recomeço com o mais recente filme, que também passou longe de ser tão bom como o pioneiro de 1988. Pelo visto o bom e velho Chucky vai terminar mesmo em alguma gaveta, já que está mais do que saturado no mundo do cinema.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

O Assalto

Título no Brasil: O Assalto
Título Original: Heist
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Morgan Creek Entertainment
Direção: David Mamet
Roteiro: David Mamet
Elenco: Gene Hackman, Rebecca Pidgeon, Danny DeVito, Sam Rockwell, Rebecca Pidgeon, Patti LuPone

Sinopse:
Ladrão de Joias profissional, veterano e experiente, acaba entrando em conflito com seu antigo parceiro de crimes por causa de um pequeno erro que cometeu durante um dos roubos. Ele se deixou filmar por acidente por uma câmera de segurança. Ele então decide compensar o erro, trabalhando em um novo e bem elaborado roubo.

Comentários:
Esse foi um dos últimos filmes do ator Gene Hackman. Depois de uma longa carreira, onde ele trabalhou em alguns clássicos do cinema, decidiu finalmente se aposentar. E como faz falta um Gene Hackman no cinema hoje em dia. Pois é, o ator se aposentou e não deixou herdeiros. Claro, esse "Heist" não pode ser comparado aos seus grandes filmes do passado, principalmente com os que fez nos anos 70, porém é bem acima da média do que era produzido em sua época de lançamento. É um filme com um roteiro bem elaborado, apostando mais uma vez nesse verdadeiro nicho dos filmes policiais, a dos grandes assaltos. Na trama temos um ladrão de joias (lembrou de "Ladrão de Casaca" de Hitchcock?) que acaba entrando em atrito com alguns comparsas. Parece simples, mas não é. O roteiro foi escrito por David Mamet, que também dirigiu o filme. Quem conhece o trabalho dele sabe que pode ser tudo, menos banal. Gostei bastante quando vi pela primeira vez e ainda hoje recomendo. É um tipo de filme que, assim como Hackman, também faz falta nos dias atuais.

Pablo Aluísio.

A Marca do Zorro

Título no Brasil: A Marca do Zorro
Título Original: The Mark of Zorro
Ano de Produção: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Don McDougall
Roteiro: Brian Taggert, John Taintor Foote
Elenco: Frank Langella, Ricardo Montalban, Gilbert Roland, Louise Sorel, Robert Middleton, Anne Archer

Sinopse:

Don Diego de La Vega (Frank Langella) é um nobre que sensibilizado pelas injustiças que presencia resolve assumir a identidade de um justiceiro mascarado chamado Zorro. Sua presença desperta a ira das autoridades da região, em especial do Capitão Esteban (Ricardo Montalban) que fará de tudo para desmascará-lo. O povo porém passa a proteger Zorro.

Comentários:
Eu me recordo perfeitamente bem de assistir esse filme durante os anos 80, sendo exibido pela Rede Globo. Na época eu achava muito interessante ter o ator Frank Langella interpretando o Zorro porque afinal de contas eu havia adorado seu trabalho naquele excelente filme do Drácula em 1979. Pois é, ator carismático, interpretando dois personagens ícones do cinema e isso em dois filmes realmente muito bons. Além de Frank Langella esse filme ainda tinha outra atração no elenco para os cinéfilos, a presença de Ricardo Montalban como o inimigo do Zorro. Aqui não era o Sargento Garcia das cenas de humor da série de TV, mas um personagem mais sério, o Capitão Esteban, sempre disposto a prender o cavaleiro mascarado. Excelente produção, com roteiro preciso, elenco perfeito, tudo resultou até hoje em um dos melhores filmes do Zorro. O filme foi bastante reprisado ao longo dos anos na TV brasileira, mas infelizmente saiu de cena após os anos 90. Uma pena que as novas gerações não tenham tido a oportunidade de conhecer um filme tão bom e tão marcante para quem o viu na TV aberta. Em meu caso é uma peça de nostalgia dos meus anos de juventude.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Esposa de Mentirinha

Título no Brasil: Esposa de Mentirinha
Título Original: Just Go with It
Ano de Produção: 2011
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Dennis Dugan
Roteiro: Allan Loeb, Timothy Dowling
Elenco: Adam Sandler, Jennifer Aniston, Nicole Kidman, Brooklyn Decker, Nick Swardson, Bailee Madison

Sinopse:
Danny (Sandler) tem um passado de relacionamentos fracassados. Ele então acaba se apaixonando por uma jovem e para não se mostrar tão carente e desesperado inventa que é casado com sua melhor amiga, trazendo uma série de constrangimentos e desencontros em sua vida emocional.

Comentários:
Não é um bom filme, mas pelo menos é um pouco menos idiota do que a média das comédias estreladas pelo Adam Sandler. Pelo visto a presença de duas boas atrizes como Jennifer Aniston e Nicole Kidman fizeram com que o estúdio caprichasse um pouco mais em termos de roteiro do que o habitual, em se tratando de Sandler. Assim a vergonha alheia ficaria menor. E por falar nelas... a única razão para ver esse filme é justamente o elenco feminino. Em relação a  Jennifer Aniston não há tanto estranhamento em vê-la por aqui, afinal as comédias românticas estão bem de acordo com o que ela usualmente trabalha. É o nicho cinematográfico preferido de seus filmes desde que ela saiu da TV para o cinema. O que é estranho mesmo é ver Nicole Kidman nesse elenco, já que essa definitivamente não é a sua praia. O pior é que Nicole está em um papel bem secundário, nada adequado ao seu status de estrela de Hollywood. O que será que a fez embarcar nessa canoa furada? Eu particularmente não tenho a menor ideia. Então é isso, temos aqui um filme bem "Sessão da Tarde", mas com um elenco de atrizes inegavelmente acima da média.

Pablo Aluísio.

domingo, 25 de agosto de 2019

O Escorpião Rei

Título no Brasil: O Escorpião Rei
Título Original: The Scorpion King
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Chuck Russell
Roteiro: Stephen Sommers, Jonathan Hales
Elenco: Dwayne Johnson, Steven Brand, Michael Clarke Duncan, Kelly Hu, Bernard Hill, Peter Facinelli

Sinopse:
No deserto do Egito uma nova ameaça surge no horizonte. Um líder guerreiro que comanda um exército praticamente invencível. A guerra se aproxima e definirá quem finalmente vai conquistar o poder absoluto.

Comentários:
Filme fraco, apesar da ideia ser pelo menos interessante, sob o ponto de vista da cultura pulp. O curioso é que foi um filme que nasceu de outra franquia e que ironicamente deu origem a sua própria linha de filmes, em continuações cada vez mais fracas. Assim é no final das contas um mero derivado da franquia "A Múmia" que já não era grande coisa. Aqui aproveitaram um personagem secundário do primeiro filme e resolveram fazer uma nova produção apenas para ele, claro tentando também transformar o "The Rock" (Dwayne Johnson) em um novo astro dos filmes de ação. No geral tudo é muito derivativo e sem importância, apoiando-se completamente nos efeitos especiais, que são até bons, porém inferiores aos dos filmes da múmia. Curiosamente houve um Faraó no Egito Antigo que se chamava Escorpião Rei, porém pouco se sabe sobre ele. Claro que o roteiro desse filme não está nem um pouco preocupado com história, mas apenas em faturar nas bilheterias com um produto fast food. Enfim, um filme sem razão de ser que apesar disso conseguiu gerar continuações! Pois é, como gostava de dizer um antigo produtor de Hollywood, sempre é bom não subestimar o gosto ruim do público americano. Ele muitas vezes dá lucros inesperados.

Pablo Aluísio.

O Quarto dos Esquecidos

Título no Brasil: O Quarto dos Esquecidos
Título Original: The Disappointments Room
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: Relativity Media
Direção: D.J. Caruso
Roteiro: D.J. Caruso, Wentworth Miller
Elenco: Kate Beckinsale, Mel Raido, Lucas Till, Duncan Joiner, Michaela Conlin, Michael Landes

Sinopse:
A arquiteta Dana Barrow (Kate Beckinsale) e seu marido David (Mel Raido) decidem mudar de vida. Eles resolvem comprar uma antiga casa no interior. Deixando a cidade grande para trás eles começam a perceber que o lugar, há muito abandonado, está assombrado por espíritos malignos. O lugar no passado foi residência de um cruel magistrado e palco de um crime sangrento e desumano.

Comentários:
É uma história baseada em fatos reais. De maneira em geral gostei desse novo filme de terror que procura seguir o caminho das antigas fitas sobre casas mal assombradas. Todos os elementos estão presentes, inclusive o fantasma de uma garotinha que em vida vivia escondida, reclusa, por seu próprio pai, um juiz que tinha vergonha do fato da filha ser portadora de deficiência. Um sujeito orgulhoso, frio, que no fundo não passava de uma canalha. A personagem de Kate Beckinsale procura reformar a casa que comprou (que no passado pertenceu a esse juiz e sua família) e vai descobrindo novos lugares dentro do imóvel, entre eles justamente o pequeno quarto onde a menina era mantida longe dos olhos dos outros moradores da cidade. Um ambiente pesado, cheio de energias ruins e negativas. Assim o roteiro vai explorando essa situação. O filme só não é melhor porque há uma certa pressa em desenvolver todos os acontecimentos. Como foi lançado no circuito comercial os produtores optaram por dar agilidade à trama, algo nem sempre bem-vindo nesse tipo de filme, que deveria explorar muito mais as nuances e o suspense desses quartos escuros e sombrios.

Pablo Aluísio.