sábado, 14 de setembro de 2019

Homem-Aranha: Longe de Casa

Título no Brasil: Homem-Aranha - Longe de Casa
Título Original: Spider-Man - Far from Home
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures, Marvel Studios
Direção: Jon Watts
Roteiro: Chris McKenna, Erik Sommer
Elenco: Tom Holland, Samuel L. Jackson, Jake Gyllenhaal, Marisa Tomei, Jon Favreau, Zendaya

Sinopse:
Finalmente Peter Parker (Holland) vai tirar suas férias na Europa, ao lado de amigos da escola. Ele acredita ser o momento ideal para finalmente conquistar a garota pelo qual está apaixonado, só que a viagem, que deveria ser de diversão e relaxamento, logo se torna uma aventura com monstros e um estranho novo super-herói.

Comentários:
É o filme mais leve já feito sobre esse famoso personagem da Marvel. É quase um filme de adolescentes normais, isso se não houvesse um super-herói entre eles. O roteiro inclusive poderia muito bem ter saído de alguma revistinha em quadrinhos dos anos 60, criada por Stan Lee. É bem na levada comics. Divertido e de certa forma inofensivo, caiu no gosto do público imediatamente. Com quase 1 bilhão de dólares de bilheteria acabou se tornando o maior sucesso do Homem-Aranha nos cinemas. Só que não adianta celebrar muito pois certamente será o fim dessa (terceira) franquia do herói na tela grande. Isso tudo porque houve uma guerra de bastidores envolvendo duas empresas que detém os direitos do personagem. A Marvel tem os direitos para quadrinhos e a Sony tem os direitos para o cinema. Eles chegaram em um acordo de cavaleiros para a inclusão do personagem nos filmes dos Vingadores e depois nessa produção aqui. Só que o acordo chegou ao fim, com acusações de ambos os lados. Com isso é bem provável que o próximo filme do Homem-Aranha seja um reboot, começando do zero (de novo!). E pensar que o cabeça de teia teve seus direitos vendidos lá atrás por um preço abaixo do valor, porque a Marvel estava em crise. Hoje em dia a empresa fatura bilhões no cinema. Se arrependimento matasse...

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Homem-Aranha: Longe de Casa
    Nota: 7.5
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Quando eu era criança eu lia bastante o Homem Aranha, na verdade era um dos herói que eu mais gostava porque ele fazia pisadas enquanto socava os vilões. No cinema a parte do efeitos especiais é maravilhosa e deu vida a tudo que tínhamos que imaginar nos desenho dos quadrinhos, mas a estória, pra mim, deixa mutio a desejar. Pra começar eu nunca vi um ator se sequer parecido com o Peter Parker do gibi. Caramba, ele tinha problemas, com a Tia Mae que vivia beira do morte por causa de um problema cardíaco, o dono do jornal sempre o sacaneava, mas ele não era um bobão e sim um jovem que vivia um vida dramática, sofrida, mas era auto confiante. Na verdade muito boa pinta, era um galã, bem vestido, que gostava da Mary Jane, mãos não da forma patética que colocam no cinema; basta conferir em qualquer revista da época.
    Os únicos que são perfeito, na aparência, e nas atitudes são o J.J. Jameson, e a tia May. mas a do primeiro e do segundo filme do cinema, as outras também ficaram muito fora. Então, depois de vários filmes, desisti desse herói no cinema. Esse do seu post então, é um Homem Aranha criança, não da pra aguentar.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Uma recomendação off topic: assista, na Netflix, uma série de seis episodios chamada O Espião; você verá um Sacha Baron Cohen que você nunca imaginou que existisse, espetacular. E é uma história real e a produção foi fiel nesse quesito como se fosse um documentário, sem se-lo. Atente para a participação de Mohamed Bin Laden e seu filho Osama, ainda na faixa dos doze anos; é de arrepiar, principalmente quando sabemos hoje aonde aquilo iria dar e que em junho deste ano morreu em combate o filho do Osama Bin Laden, executado pelos Estados Unidos pelo mesmo motivo, execução essa confirmada hoje pelo Donald Trump.

    ResponderExcluir
  4. O Peter Parker aqui é bobinho, juvenil mesmo. Apaixonado por uma garota chata, antipática e nada carismática. O enredo é de revista de quadrinhos mesmo, com monstros destruindo a cidade (ou quase isso, rs). NO geral é o filme mais infanto juvenil já feito. Assim se você não gosta desse forma de mostrar o Homem-Aranha, é melhor nem assistir. E sobre a dica da série: obrigado! Vou procurar para conferir.

    ResponderExcluir