sábado, 12 de julho de 2014

21 Gramas

Título no Brasil: 21 Gramas
Título Original: 21 Grams
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Guillermo Arriaga
Elenco: Sean Penn, Benicio Del Toro, Naomi Watts

Sinopse:
O enredo de "21 Gramas" mostra a conturbada vida de três personagens centrais. No primeiro segmento temos o complicado cotidiano de uma mãe e esposa que luta contra seu passado de viciada em drogas. Também conhecemos a trajetória de um ex-condenado que tenta reconstruir sua vida abraçando a religiosidade e por fim vemos o drama de um professor de matemática que está à beira da morte por causa da espera sem fim por um transplante de coração. Filme indicado ao Oscar nas categorias Melhor Atriz (Naomi Watts) e Melhor Ator Coadjuvante (Benicio Del Toro).

Comentários:
Sempre que a indústria de cinema dos Estados Unidos abre oportunidades para cineastas estrangeiros acontece algo de bom. Nem que seja para simplesmente fugir de um certo sistema formulaico que atinge a maneira de se fazer cinema naquele país. Aqui temos o talentoso e jovem diretor mexicano Alejandro González Iñárritu trazendo novos sopros de renovação dentro do cinemão ianque. O roteiro é ao estilo mosaico, com personagens paralelos que acabam se encontrando em um denominador comum. As tais 21 Gramas do título se referem à perde de massa de um corpo humano logo após sua morte - e que para alguns seria a prova da existência da alma, que supostamente teria exatamente esse peso! Especulações à parte se trata de uma obra muito sensível, bem trabalhada, com excelentes atuações e um enredo envolvente e relevante. Com um bom domínio sobre a técnica cinematográfica, Alejandro González demonstra perfeitamente que existe vida inteligente e talentosa no cinema idealizado fora das fronteiras norte-americanas.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Grande Truque

Título no Brasil: O Grande Truque
Título Original: The Prestige
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Michael Caine

Sinopse:
A rivalidade entre dois talentosos mágicos ultrapassa todo e qualquer limite. Agora, um deles terá que enfrentar uma séria acusação de assassinato. Verdade ou apenas mais um truque desses geniais profissionais? Filme indicado ao Oscar nas categorias Melhor Direção de Arte e Fotografia. Também indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Filme e Melhor Figurino.

Comentários:
Os mágicos de hoje em dia perderam muito de seu charme original. Mais parecem metaleiros do que nobres que dominam o misterioso mundo da magia. Vide os grandes astros da categoria em Las Vegas atualmente. Esse "The Prestige" recupera um pouco essa antiga mistica! Christopher Nolan rodou o filme entre "Batman Begins" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e talvez por essa razão seus méritos tenham sido um pouco ofuscados, até porque os filmes de Batman não eram apenas produções comuns, mas eventos cinematográficos que ultrapassavam em muito a mera exibição das aventuras do homem-morcego pelas telas do mundo afora. "O Grande Truque" por sua vez se propõe a contar uma boa estória, adornado com uma maravilhosa direção de arte e um clima singular, onde realidade e fantasia se misturam muito bem. E como é bem do feitio de Nolan, os efeitos especiais são meras ferramentas em prol do enredo e dos personagens, e não a desculpa principal da existência do filme em si. Assim, já que o impacto dos filmes de Batman passou, talvez seja uma boa hora de rever com mais calma essa interessante obra do cineasta. Roteiro inteligente, boas atuações e um clima nostálgico irresistível garantem um ótimo programa para o gosto de qualquer cinéfilo.

Pablo Aluísio.

Planeta Vermelho

Título no Brasil: Planeta Vermelho
Título Original: Red Planet
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Antony Hoffman
Roteiro: Chuck Pfarrer, Chuck Pfarrer
Elenco: Val Kilmer, Carrie-Anne Moss, Tom Sizemore

Sinopse:
Depois de séculos de exploração desenfreada o planeta Terra está finalmente chegando ao fim de seu ciclo. A humanidade precisa encontrar novos caminhos e Marte, seu planeta rochoso vizinho, se torna a opção ideal. Assim uma missão é enviada ao planeta vermelho com o objetivo de tornar possível a instalação de um colônia naquele planeta. O problema é que os planos certamente não sairão como planejado.

Comentários:
Pode parecer estranho mas na virada do milênio Hollywood teve esse boom de filmes sobre Marte. Não se sabe bem a razão mas os produtores colocaram na cabeça que filmes sobre o planeta vermelho seriam a nova moda entre as produções de sucesso. Não foram! Sem exceções, todos os filmes realizados tendo como pano de fundo sobre o nosso vizinho no Cosmos deu muito errado nas bilheterias. O público em geral achou muito esquisito e até deprimente aquele céu vermelho cinza (que é de acordo com o que um hipotético visitante veria se colocasse os pés por lá). Nem é preciso explicar que a crítica de um modo em geral odiou tudo, da premissa inicial, do roteiro e de Val Kilmer, considerado um astronauta pouco convincente, mais canastrão do que nunca! Eu não seria tão cruel, acho até que é uma produção charmosa, que me faz lembrar dos antigos filmes de espaço dos anos 50. Tem coisa muito pior do que isso por aí estreando todas as semanas. Além disso considero os efeitos bem realizados e convincentes. Aqui vale também aquela regra de ouro para todos os cinéfilos: não espere por muita coisa que a diversão estará garantida.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Flores de Aço

Título no Brasil: Flores de Aço
Título Original: Steel Magnolias
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Herbert Ross
Roteiro: Robert Harling
Elenco: Shirley MacLaine, Olympia Dukakis, Sally Field, Dolly Parton, Daryl Hannah, Julia Roberts, Tom Skerritt, Sam Shepard

Sinopse:
Um salão de beleza de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos vira ponto de encontro de um grupo de amigas que passam suas horas vagas falando de si mesmas e dos outros moradores da cidade. O casamento da filha de uma delas acaba virando o ponto central de suas vidas. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Julia Roberts). Vencedor do Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Julia Roberts).

Comentários:
É o tipo de filme que eu indicaria para elas, ou então para você assistir com a namorada ou sua companheira. Ok, muitos homens não vão se animar a assistir a um filme em que um bando de mulheres ficam por quase duas horas falando sem parar, mas esse tipo de mentalidade é um pouco reducionista demais. Na verdade é aquele tipo de roteiro que se sustenta completamente na boa atuação de seu elenco (feminino em essência). Para isso o elenco conta com ótimas atrizes, todas perfeitamente inseridas em seus respectivos personagens. Como se trata de uma adaptação para o cinema de uma peça teatral muitos podem ficar entediados com a enquadração cênica de tudo, mas vejo isso como um ponto positivo e não uma desvantagem. Filmes que se apóiam em diálogos bem escritos (aparentemente banais, mas tratando de temas relevantes), associado a boas interpretações (algumas ótimas) não podem ser ignorados. Uma boa dica para hoje à noite na TV a cabo. Confira!

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Cadillac Cor-de-Rosa

Título no Brasil: Cadillac Cor-de-Rosa
Título Original: Pink Cadillac
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Buddy Van Horn
Roteiro: John Eskow
Elenco: Clint Eastwood, Bernadette Peters, Timothy Carhart

Sinopse:
Tommy Nowak (Clint Eastwood) é um agente que quase sempre é enviado para prender criminosos que ninguém no departamento quer ir atrás. Para isso ele usa de métodos pouco usuais, se disfarçando de cowboy, palhaço e qualquer outro disfarce que o ajude em seu trabalho. Sempre dirigindo seu velho Cadillac ele acaba encontrando pelo meio do caminho uma loira que irá modificar seu modo de agir.

Comentários:
Nem só de obras geniais e direções talentosas viveu Clint Eastwood. De vez em quando o ator e diretor também topou realizar fitas despretensiosas, feitas essencialmente para pura diversão onde ele atuava apenas como ator contratado, sem qualquer responsabilidade sobre o filme em geral. Esse "Pink Cadillac" foi um exemplo. Clint já era considerado um cineasta inspirado e um astro de primeira grandeza mas por um momento abdicou de sua posição privilegiada para rodar um filme sem maiores pretensões, aquele tipo de produção que visava mais o mercado de vídeo do que propriamente as salas de cinema. Eastwood também foi atraido pela possibilidade de participar de algo bem mais divertido, bem humorado, sem tanta preocupação em salvar o mundo novamente. Esses são os grandes atributos desse filme, que diga-se de passagem anda bem esquecido. Outro ponto que destaco além do estilo em si, é a boa trilha sonora incidental (que dizem foi escrita pelo próprio Clint, embora use de um pseudônimo para isso). Enfim, diversão leve e simples para fãs do eterno Dirty Harry.

Pablo Aluísio.

Na Trilha dos Assassinos

Título no Brasil: Na Trilha dos Assassinos
Título Original: Dead Bang
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: John Frankenheimer
Roteiro: Robert Foster, Jerry Beck
Elenco: Don Johnson, Penelope Ann Miller, William Forsythe

Sinopse:
Jerry Beck (Don Johnson) é um policial de Los Angeles designado para investigar a morte de um tira, que por acaso também era seu melhor amigo. As investigações acabam revelando um submundo completamente desconhecido para ele, onde prospera uma enorme rede de simpatizantes do nazismo. Agora terá que sobreviver no meio desses fanáticos extremamente perigosos.

Comentários:
Outro filme policial dos anos 80 que pouca gente se lembra. Esse assim como "Cadillac Cor-de-Rosa" também fazia a festa dos donos de locadoras pois eram fitas que sempre tinham boa aceitação entre a clientela. Também pudera, era um bom filme policial com o astro do momento, Don Johnson! Hoje em dia os mais jovens podem até mesmo se perguntar: Quem? Ora, Johnson estrelou uma das séries policiais mais populares da década de 1980, "Miami Vice", que no Brasil era exibida pelo canal SBT. Os tiras que se notabilizavam mais pelo estilo das roupas do que pelo combate ao crime, viraram ícones da cultura pop daqueles tempos. Assim Johnson, que nunca tivera uma carreira consistente no mundo do cinema, tentou emplacar na tela grande. Agora pare para pensar: ele estava tão badalado e popular por essa época que seu veículo promocional para se tornar um astro da sétima arte foi dirigido por ninguém menos do que John Frankenheimer, cineasta de grande prestígio, diretor de pequenas obras primas como "O Homem de Alcatraz", "Sob o Domínio do Mal" e a sequência de "Operação França". Nada mal para uma estrelinha da TV.

Pablo Aluísio.

Cotton Club

Título no Brasil: Cotton Club
Título Original: The Cotton Club
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Zoetrope Studios
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: William Kennedy, Francis Ford Coppola
Elenco: Richard Gere, Gregory Hines, Diane Lane

Sinopse:
As estórias, dramas, romances e decepções daqueles que fizeram a fama do Cotton Club, uma popular casa noturna de jazz localizada no bairro do Harlem em Nova Iorque. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhor Edição (Barry Malkin e Robert Q. Lovett). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Direção (Francis Ford Coppola).

Comentários:
Verdade seja dita: poucos diretores amaram mais a sétima arte do que Francis Ford Coppola. E essa não é uma frase vazia. O cineasta apostou alto em seu amor pelo cinema. Não mediu esforços e colocou toda a sua fortuna em prol da realização de filmes que sonhava realizar. Muitos deles foram fracassos comerciais monumentais que destruíram sua estabilidade financeira. Mas Coppola, tão idealista e apaixonado, não se importava em pagar esse alto preço. "The Cotton Club" faz parte da série de filmes que arruinaram o diretor do ponto de vista comercial. Ele porém amou a oportunidade de realizar esse velho sonho, quase uma homenagem ao mundo da música, tudo rodado em um universo meio mágico, quase uma fábula. Pode ter sido um fracasso comercial, mas do ponto de vista puramente artístico é uma grande obra cinematográfica. O diretor estava tão inspirado que conseguiu até mesmo arrancar uma grande interpretação do ator Richard Gere, considerado até então um canastrão inveterado. E o que dizer de Gregory Hines? Ele literalmente rouba as cenas em que aparece. Assim o que temos aqui é uma declaração de amor ao cinema e à música, pelas mãos do genial Francis Ford Coppola! Se as pessoas na época de lançamento não entenderam isso, certamente não é culpa do diretor, que sempre esteve tão a frente de seu tempo. Excelente musical.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Atrás das Linhas Inimigas 4

Título no Brasil: Atrás das Linhas Inimigas 4: Missão África
Título Original: Seal Team Eight - Behind Enemy Lines
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Roel Reiné
Roteiro: Brendan Cowles, Shane Kuhn
Elenco: Tom Sizemore, Lex Shrapnel, Anthony Oseyemi, Michael Everson

Sinopse:
Um grupo de elite das forças armadas americanas, o Seal, é enviado para a República do Congo na África, onde uma colaboradora da CIA caiu nas garras de um general rebelde e sanguinário. Eles precisam também verificar se existe no local algum campo de treinamento para terroristas internacionais. No campo de batalha descobrem que existe uma organização criminosa que ganha milhões de dólares no tráfico de minerais usados na fabricação de armas nucleares. Caberá a eles agora destruírem as minas de onde o urânio é extraído para a venda ilegal ao governo do Irã.

Comentários:
É mais um daqueles filmes que são feitos para serem lançados diretamente no mercado de DVD, no sistema de venda direta ao consumidor. Dessa forma o espectador já sabe bem o que encontrará pela frente, produção mais modesta, muita ação, pancadaria e clichês por todos os lados. O grupo Seal está na moda nos Estados Unidos porque foi justamente essa tropa de elite que executou o terrorista Bin Laden no Paquistão. O problema é que parece haver um certo exagero na capacidade desses soldados nesse roteiro. Só para se ter uma ideia, eles são capazes de feitos absurdos, como encarar toda uma cidade armada praticamente sozinhos. E o que dizer do momento em que apenas oito homens conseguem destruir todo um acampamento militar fortemente armado? São poucos homens, mas o que eles fazem em cada cena certamente deixará Rambo com inveja. Por falar nesse personagem, uma boa referência para esse filme vem justamente dos filmes de ação dos anos 80, com tudo de bom e ruim que isso possa significar. Lá pela terça parte final do filme temos uma pequena reviravolta, pena que sem maior interesse. Então é isso, nada de extraordinário, diria até banal.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dominion

Título no Brasil: Dominion
Título Original: Dominion
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Rick Jacobson, Scott Stewart 
Roteiro: Damien Ober, Dario Scardapane
Elenco: Christopher Egan, Tom Wisdom, Roxanne McKee

Sinopse:
Vinte e cinco anos após o desaparecimento de Deus, os anjos começam a colocar toda a culpa de seu sumiço nos homens, criaturas das quais eles nunca simpatizaram. O arcanjo Gabriel, no alto de seu imenso poder, decide que é chegado a hora de varrer o homem do universo. Miguel, por outro lado, entende que a decisão de Deus em criar a humanidade deve ser respeitada. Desse choque de opiniões nasce uma guerra que pretende destruir todas as nações da Terra. Apenas o "salvador" poderá colocar um fim nesse sangrento conflito. 

Comentários:
Essa é a nova série do SyFy Channel. Como quase tudo referente a esse canal não há muito o que esperar. Na verdade é a versão televisiva de parte do enredo daquele filme chamado "Legião" (que inclusive já comentei por aqui em outra oportunidade). O tema envolvendo anjos certamente vai atrair um número considerável de espectadores. O problema é que tudo é tão obtuso do ponto de vista teológico que vai ser complicado seguir em frente acompanhando os próximos episódios. Miguel se une aos humanos mas Gabriel decide que é hora de exterminar todos os homens. E onde estaria Lúcifer nesse enredo? Pelo menos em relação ao piloto nada é dito sobre ele. É complicado entender porque os roteiristas decidiram deixar o anjo rebelde das escrituras de fora da estória! Em termos de efeitos visuais até que para o universo da TV estão bem realizados. A questão é que o ator que interpreta o tal "salvador" (não é Jesus!) é tão sem carisma que fica pra lá de complicado acreditar que aquele boboca vai salvar toda a humanidade da destruição. Outra coisa: esqueça o enredo simples e básico de "Legião". Aqui decidiram escrever todo um universo novo, com muitas sub-tramas e personagens, o que atrapalha bastante o desenvolvimento desse episódio piloto. A tentativa de colocar tudo em um mundo high-tech futurista também causa bocejos. Enfim, se tiver curiosidade mesmo, assista, mas fique sabendo de antemão que não é grande coisa.

Pablo Aluísio.

domingo, 6 de julho de 2014

A Assassina

Título no Brasil: A Assassina
Título Original: Point of No Return
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: John Badham
Roteiro: Robert Getchell 
Elenco: Bridget Fonda, Gabriel Byrne, Dermot Mulroney

Sinopse:
A criminosa Maggie Hayward (Bridget Fonda) acaba sendo presa após uma longa carreira no mundo do crime, assaltando bancos e cofres. Condenada, ela corre o risco inclusive de ser punida com a pena capital, mas antes que isso aconteça o governo americano resolve aproveitar todos os seus "talentos" em prol da segurança da nação. Assim ela começa a ser treinada para se tornar uma assassina fria e de extrema eficiência para missões fantasmas promovidas pelo serviço secreto.

Comentários:
Três anos depois que Luc Besson rodou seu "La Femme Nikita" na França, os direitos do filme foram adquiridos pela Warner Bros com o objetivo de se realizar um remake nos Estados Unidos. A ideia e a premissa de termos uma assassina profissional bonita, elegante e mortal nas telas soou por demais interessante para os produtores americanos. Para o papel principal trouxeram a bela Bridget Fonda. Nos anos 90 Bridget era considerada umas das atrizes mais promissoras de Hollywood. Ela vinha da tradicional família Fonda, era talentosa, bela e carismática. Tinha realizado filmes que caíram no gosto dos mais alternativos e antenados como por exemplo "Vida de Solteiro" (filme símbolo do movimento grunge de Seattle) e "Mulher Solteira Procura..." (que mostrava que ela tinha potencial para segurar um filme praticamente sozinha). "A Assassina" poderia ser a grande chance dela virar uma estrela de primeiro time mas o filme não foi tão bem assim em termos de bilheteria (anos depois a Warner aproveitaria os direitos para promover uma bem sucedida série em seu canal a cabo). Depois disso, infelizmente, as coisas começaram a dar errado e ela, surpreendendo a muitos, simplesmente deixou a carreira em 2001, deixando tudo para trás! Uma pena que seu potencial nunca tenha sido explorado até o final. De uma maneira ou outra, ainda indico esse "Point of No Return" para quem gosta de filmes de ação e espionagem.

Pablo Aluísio.

sábado, 5 de julho de 2014

O Profissional

Título no Brasil: O Profissional
Título Original: Léon
Ano de Produção: 1994
País: França
Estúdio: Gaumont, Les Films du Dauphin
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson
Elenco: Jean Reno, Gary Oldman, Natalie Portman

Sinopse:
A jovem garota Mathilda (Natalie Portman) de apenas 12 anos acaba presenciando a morte de sua família em Nova York. Desesperada, ela acaba fugindo para o apartamento ao lado onde clama por refúgio. Lá mora o misterioso Léon (Jean Reno). Ele não interage socialmente com ninguém e procura levar uma vida sem chamar a atenção. O motivo é simples de entender, pois Léon é na realidade um assassino profissional que precisa viver nas sombras para realizar bem seu serviço. Da aproximação entre duas pessoas tão diferentes nasce uma improvável amizade. Filme indicado a sete categorias no César Awards, entre elas Melhor Direção, Ator (Reno) e Fotografia (Thierry Arbogast).

Comentários:
Não considero dos melhores filmes de Luc Besson, mas certamente é dos mais populares, inclusive no Brasil onde fez bela carreira profissional nos cinemas e depois no mercado de vídeo. O cineasta que sempre se notabilizou por realizar filmes intrigantes, com uma concepção visual que fugisse dos padrões mais comerciais do circuito, aqui optou por uma abordagem mais mainstream. Você encontrará pouca coisa de obras anteriores de Besson como o neopunk "Subway" ou o maravilhoso visual de "Imensidão Azul". Na verdade esse filme é uma espécie de irmão mais novo de outro filme do diretor sobre assassinos profissionais, o hoje cultuado "Nikita - Criada Para Matar" de 1990, que inclusive gerou uma popular série de TV nos Estados Unidos. A única diferença mais marcante entre as duas produções é que nessa Luc Besson centrou o foco muito mais no lado humano dos personagens, principalmente na complexa estrutura psicológica do assassino profissional Léon (em ótima interpretação do talentoso ator Jean Reno) e sua aproximação com Mathilda (Portman). Gary Oldman também está ótimo e Natalie Portman, ainda garotinha, já mostrava que tinha talento para dar e vender.

Pablo Aluísio.

A Cela

Título no Brasil: A Cela
Título Original: The Cell
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Tarsem Singh
Roteiro: Mark Protosevich
Elenco: Jennifer Lopez, Vince Vaughn, Vincent D'Onofrio

Sinopse:
Carl Stargher (Vincent D'Onofrio) é um maníaco e psicopata que leva suas vítimas, jovens inocentes, para uma fazenda distante e abandonada. Lá as submetem a todos os tipos de torturas. Quando finalmente é pego pelo FBI sofre um ataque apoplético e entra em coma vegetativo. O problema é que o FBI sabe que ainda há uma vítima escondida pelo criminoso mas não tem mais como saber sua exata localização agora que ele está nessa situação. Para tentar encontrar a garota o FBI busca então ajuda com a Dra Catherine Deane (Jennifer Lopez) que tentará entrar dentro da mente do assassino com o uso de uma tecnologia de última geração. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Maquiagem. Também indicado ao Saturn Award em quatro categorias incluindo Melhor Filme de Ficção e Melhor Atriz (Lopez).

Comentários:
Apesar do roteiro ser interessante (dificilmente filmes sobre Serial Killers são ruins) o que se destaca completamente nesse "The Cell" é a direção de arte, a fotografia, a maquiagem e os figurinos. A concepção de um universo próprio dentro da mente do psicopata certamente é uma das coisas mais imaginativas e bem boladas do cinema nos últimos anos, simplesmente exuberante. Na época de lançamento do filme muitos críticos acusaram o filme de ser um exercício vazio de estética, uma produção muito rica aos olhos mas muito pobre em conteúdo ou profundidade. Bem, pode até haver um fundo de verdade nesse ponto de vista, mas temos que levar em conta que muitos filmes são realizados dessa forma de modo proposital. O cineasta indiano Tarsem Singh quis intencionalmente realizar um filme que fugisse dos padrões mais convencionais. Nesse quesito acertou em cheio. Não conheço nenhum outro filme que tenha um visual parecido. O curioso é que a estética parece mesmo ser o forte de Singh, já que ele levou esse estilo para seus filmes posteriores, em especial o mais recente "Imortais". Pelo visto essa parece ser a marca registrada do diretor, filmes cujas cenas mais parecem quadros vivos de surrealismo.

Pablo Aluísio.

Missão Impossível 3

Título no Brasil: Missão Impossível 3
Título Original: Mission Impossible III
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: J.J. Abrams
Roteiro: Alex Kurtzman, Roberto Orci,
Elenco: Tom Cruise, Philip Seymour Hoffman, Michelle Monaghan, Jonathan Rhys Meyers, Keri Russell, Laurence Fishburne, Ving Rhames

Sinopse:
O agente Ethan Hunt (Tom Cruise) decide abandonar o trabalho de campo para apenas treinar novos agentes. Nessa nova fase de sua vida conhece Julia (Michelle Monaghan) a quem pretende pedir em casamento para levar uma vida normal ao seu lado. Seus planos porém vão por água abaixo quando surge no horizonte um violento traficante de armas que está disposto a impor sua visão do crime à sociedade.

Comentários:
Esse foi o filme de rompimento de Tom Cruise com a Paramount Pictures. Desde os tempos de "Top Gun" o ator vinha mantendo uma parceria de sucesso com o estúdio. Depois de um complicado processo de divórcio ele rompeu com seu antigo empresário e após o lançamento desse "Mission Impossible III" também rompeu com a Paramount. Era o fim de uma era. O filme havia custado 150 milhões de dólares, fez boa bilheteria mas mesmo assim os executivos entenderam que o retorno financeiro foi bem abaixo das expectativas. Em minha opinião a franquia "Missão Impossível" só sobrevive por causa das espetaculares cenas de ação, cada uma tentando superar a anterior em limites de exageros. Em termos de argumento é algo muito antigo, ultrapassado, dos tempos da guerra fria e que nos dias atuais faz pouco sentido. Cruise que sempre foi fã da série original apostou forte nessa linha de filmes ainda mais depois que praticamente desistiu de sua jornada de ganhar um Oscar de Melhor Ator, prêmio que ele parece admitir jamais vencerá. Depois de ser indicado por três vezes ao Oscar (por "Magnólia", "Nascido em 4 de Julho" e "Jerry Maguire") o ator parece mesmo ter desistido. O forte dessa terceira parte da franquia é o elenco de apoio, que conta com nomes do quilate de Philip Seymour Hoffman e Jonathan Rhys Meyers. No meio de tantas explosões eles certamente mantém o interesse. Vale a pena inclusive rever o filme por causa justamente de suas participações.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Vizinhos

Título no Brasil: Vizinhos
Título Original: Neighbors
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Nicholas Stoller
Roteiro: Andrew J. Cohen, Brendan O'Brien
Elenco: Seth Rogen, Rose Byrne, Zac Efron

Sinopse:
O casal Mac e Kelly Radner (Seth Rogen e Rose Byrne) estão vivendo os primeiros dias após o nascimento de seu pequeno bebê! A vida parece boa e tranquila, mas... da noite para o dia eles são surpreendidos pelos novos vizinhos, na verdade toda uma fraternidade universitária, com todo o barulho e algazarra que esses lugares costumam promover. Celebrando festas todas as noites, a vida na vizinhança começa a se tornar insuportável. Mac e Kelly então decidem colocar um ponto final naquela bagunça - o que obviamente não será nada fácil.

Comentários:
Assim que "Neighbors" acabou fiquei com saudades de "Clube dos Cafajestes". Até a ideia da festa da toga foi reciclada por aqui! De certa forma é uma espécie de "Animal House" mais quadradinho e inofensivo. Sim, há linguagem chula e vulgar e uma ou outra cena que extrapola o limite do bom gosto, mas no geral é uma comédia bem comportada, diria até conservadora, pois defende a ideologia do homem casado e resignado por seu destino enfadonho. O bizarro é que Seth Rogen até tentou mudar os rumos de sua carreira ao estrelar "O Besouro Verde" mas foi um fracasso tão grande que ele voltou ao seu personagem habitual, a do cara que apesar da idade ainda se comporta como um eterno adolescente da escola (e isso apesar de ser casado e pai de uma filhinha). E por falar em adolescentes, Zac Efron está no elenco como um chamariz justamente para elas - se bem que, como todo ídolo teen, o Zac já está ficando fora do prazo de validade. Já tive várias oportunidades de elogiar a atriz Rose Byrne, que é tão talentosa que se sai muito bem tanto em dramas como em comédias (e isso não é nada fácil). Aqui ela tem que passar por algumas cenas bem constrangedoras mas sai ilesa no final das contas. Bobagem por bobagem, todas precisam pagar algum mico em sua carreira algum dia. Para ela esse "Vizinhos" serviu muito bem aos seus propósitos. Assista sem maiores pretensões e tente se divertir no meio da bagunça desses universitários.

Pablo Aluísio.

Enigma do Espaço

Título no Brasil: Enigma do Espaço
Título Original: The Astronaut's Wife
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Rand Ravich
Roteiro: Rand Ravich
Elenco: Charlize Theron, Johnny Depp, Joe Morton

Sinopse:
O astronauta americano Spencer Armacost (Johnny Depp) quer repensar sua vida. Após participar de uma missão que quase termina em desastre ele decide abandonar sua carreira para finalmente se dedicar mais à sua família, até porque sua esposa Jillian (Charlize Theron) está esperando por seu primeiro filho. O problema é que Jillian percebe que desde que Spencer abandonou o programa espacial há algo de errado em seu comportamento e modo de ser. Ela desconfia até mesmo de sua verdadeira identidade. Será que o astronauta não é mais quem afirma ser?

Comentários:
"The Astronaut's Wife" é aquele tipo de filme que você assiste por causa do elenco e depois de alguns dias se esquece completamente do que viu. Por quê? Porque é uma obra que não marca, não finca raízes no espectador. A premissa é boa, o desenvolvimento também, mas o roteiro não consegue evitar o bocejo e a cara de sono de quem assiste. Charlize Theron está maravilhosa - se ela é linda hoje em dia imagine em 1999 quando era bem mais jovem e natural! Johnny Depp encara um personagem diferente que tenta trazer algo mais, mostrar uma certa profundidade psicológica, mas infelizmente tudo se torna em vão por causa da falta de uma maior consistência nessa trama meio sonolenta. Sua pretensão também atrapalha, se tivesse levado com mais leveza o resultado teria sido mais interessante. O enredo Sci-fi poderia render um filme ao estilo UFO dos mais interessantes, porém o diretor Rand Ravich não parece disposto a ir até as últimas consequências. Ele inclusive assina uma nova série agora em 2014, "Crisis", que até tem conseguido resenhas positivas nos Estados Unidos. É ver para crer.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Malévola

Título no Brasil: Malévola
Título Original: Maleficent
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Robert Stromberg
Roteiro: Linda Woolverton, Charles Perrault
Elenco: Angelina Jolie, Elle Fanning, Sharlto Copley

Sinopse:
Era uma vez uma terra mágica onde dois reinos conviviam pacificamente, o dos humanos e o das fadas e seres encantados da natureza. Malévola (Jolie) é uma fada de bom coração que só quer preservar a harmonia de seu mundo. Suas boas intenções porém são traídas por um ser humano, um amigo de infância que a usa para conquistar poder e riqueza. Amargurada, ela se torna então uma criatura ferida e vingativa. Para dar o troco da traição que sofreu resolve amaldiçoar a pequena Aurora (Fanning) a filha do rei, que aos 16 anos entrará em um sono eterno, até o dia em que for despertada pelo beijo de um amor verdadeiro e puro.

Comentários:
Essa foi uma produção meio controvertida, principalmente depois que parte do roteiro ficou conhecido do público. Havia certamente muitas mudanças no conto de fadas clássico de "A Bela Adormecida". De minha parte fiquei tranquilo pois afinal de contas era um filme realizado pela própria Walt Disney Pictures. Diante disso, o que poderia dar errado? Ao fim de "Maleficent" você fica com a impressão de que viraram a bela fábula pelo avesso. São tantas as mudanças que pouca coisa sobrevive do original. Como Angelina Jolie está interpretando a famosa Malévola tudo, mas tudo mesmo, é focado sobre essa personagem. De coadjuvante malvada ela virou uma espécie de fada caída, não por ser essencialmente má, mas por causa de circunstâncias de sua existência - entre elas, e a mais importante, o fato de ter sido traída por quem mais amava. De uma forma ou outra, eu confesso que acabei simpatizando com o resultado, mesmo com tantas modificações do conto de fadas que lhe deu origem. Elle Fanning como Aurora ficou uma graça e o design de produção impressiona pelo bom gosto e refinamento. Outro ponto muito positivo é que fizeram uma obra enxuta, sem exageros, com metragem de apenas 89 minutos! Nada daqueles blockbusters sem fim que ficam enchendo nossa paciência e não terminam nunca! No fundo gostaria de ter assistido algo mais fiel ao desenho "A Bela Adormecida" da minha infância, mas como diz o ditado o mundo gira e os tempos mudam. Do jeito que está não aborrece e nem irrita. Ficou de bom tamanho e as crianças certamente gostarão daquele universo mágico. Afinal de contas o filme foi feito para elas, acima de tudo. Pode ir ao cinema para levar seus filhos sem receio algum.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sem Saída

Título no Brasil: Sem Saída
Título Original: Abduction
Ano de Produção: 2011
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate
Direção: John Singleton
Roteiro: Shawn Christensen
Elenco: Taylor Lautner, Sigourney Weaver, Lily Collins, Alfred Molina

Sinopse:
Nathan (Taylor Lautner) aparente ser um jovem normal como qualquer outro de sua idade. Casualmente na escola acaba acessando um site de crianças desaparecidas e para sua surpresa encontra sua foto por lá! Ele jamais ficara sabendo que seria adotado e por isso resolve questionar a mulher que ele pensa ser sua mãe. A revelação porém se revela mais bombástica do que ele jamais pensou, uma vez que começa a ser literalmente caçado por agentes do serviço secreto norte-americano. Filme indicado ao Framboesa de Ouro na categoria Pior Ator (Taylor Lautner). Vencedor do Teen Choice Awards nas categorias de Melhor Filme de Ação e Melhor Ator (Taylor Lautner).

Comentários:
Temos aqui uma tentativa de transformar o jovem ator Taylor Lautner da Saga Crepúsculo em um novo herói de ação. Pois bem, não deu muito certo. Parece que os garotos de Twilight não conseguem emplacar comercialmente fora da franquia. É certo que são muito populares entre os adolescentes, mas no que diz respeito a outros filmes, realizados fora da popular franquia de vampiros, a coisa simplesmente não funciona. Que o diga os stars Kristen Stewart e Robert Pattinson. Kristen sofre para se livrar de Bella Swan e Pattinson tem colecionado fracassos em série. O Taylor Lautner não conseguiu se sair melhor. Tudo bem, o roteiro passa longe de ser grande coisa e o filme é muito convencional - chega ao ponto de se parecer com um telefilme desses que são exibidos nas noites de sábado na Globo - mas ele tampouco conseguer salvar tudo do desastre. Desnecessário dizer também que são inúmeros os clichês, recheando uma trama derivativa e enfadonha. A única coisa boa, se assim podemos dizer, é a presença da sempre carismática Sigourney Weaver. Ela até tenta, mas em vão, "Abduction" é de fato um beco sem saída.

Pablo Aluísio.

O Espetacular Homem-Aranha 2

Título no Brasil: O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro
Título Original: The Amazing Spider-Man 2
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Marvel Enterprises, Columbia Pictures
Direção: Marc Webb
Roteiro: Alex Kurtzman, Roberto Orci
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Paul Giamatti, Sally Field, Dane DeHaan

Sinopse:
O jovem Peter Parker (Andrew Garfield) se forma no colegial. Ele pretende agora seguir em frente com seu relacionamento com Gwen Stacy (Emma Stone) mas ela está planejando ir estudar e trabalhar na distante Inglaterra. Para complicar ainda mais sua vida, surgem dois novos vilões no horizonte, Electro (Jamie Foxx), um ser que se alimenta de energia elétrica e Green Goblin (Dane DeHaan), na verdade um antigo amigo de Parker, agora enlouquecido por uma estranha doença genética.

Comentários:
Ao custo de 200 milhões de dólares chegou finalmente nas salas de cinema do mundo inteiro essa sequência da nova franquia The Amazing Spider-Man. Falando francamente esperava bem mais, não apenas por ter gostado do primeiro filme, mas também pela tradição de que continuações pares sempre são as melhores no cinema americano. As expectativas porém não foram plenamente satisfeitas. Há claras mudanças na tônica de desenvolvimento do filme em relação ao primeiro. Se fosse resumir diria que esse é bem mais infanto-juvenil, mais fiel aos antigos desenhos animados dos anos 80. Sai a tentativa de humanizar mais o herói e entra uma infinidade de piadinhas e gracinhas ditas por ele nos momentos mais inusitados. Assim, enquanto salva um ônibus cheio de cidadãos inocentes o Homem-Aranha não perde a chance e  aproveita para fazer graça. Tudo bem que essa é uma característica do próprio personagem dos quadrinhos mas aqui exageraram um pouco na dose. Os vilões também são pouco desenvolvidos. Max Dillon (Jamie Foxx), um tímido funcionário do poderoso grupo Osborn, sofre um acidente com enguias e vira o Electro! O problema é que ele era fã do Homem-Aranha antes de sofrer a terrível mutação e depois começa a odiar o herói, sem um motivo convincente. E assim segue, com um roteiro não muito inovador e sem maiores surpresas. Nem a morte de uma personagem central parece animar o resultado final. Diria que é uma diversão apenas regular no saldo geral, e nada excepcional.

Pablo Aluísio.

Uma Noite de Crime: Anarquia

Título no Brasil: Uma Noite de Crime: Anarquia
Título Original: The Purge - Anarchy
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: James DeMonaco
Roteiro: James DeMonaco
Elenco: Kiele Sanchez, Frank Grillo, Zach Gilford

Sinopse:
Um grupo de jovens que se auto denominam anarquistas invade as ruas de uma grande cidade americana para tocar o terror - destruindo carros, lojas e o patrimônio alheio como forma de protesto contra o sistema. Indefesas, as pessoas começam a sofrer todo tipo de abusos até que um sujeito resolve se armar até os dentes para parar com toda essa insanidade!

Comentários:
Tinha tudo para ser um novo retrato da juventude sem esperanças e frustrada que prolifera nos grandes centros urbanos, até porque o tema parece ser mais atual do que nunca - inclusive se formos pensar na realidade brasileira. Infelizmente esqueçam esse tipo de expectativa. O roteiro é cheio de clichês, completamente banal e apela o tempo todo para situações que já foram exaustivamente exploradas pelo cinema comercial americano. Garotas sendo salvas no último minuto, justiça pelas próprias mãos e todo o arsenal de baboseiras que os cinéfilos mais veteranos já estão cansados e fartos de ver. Nem mesmo a direção de arte se salva, haja vista que os tais anarquistas nada mais são do que bobocas com máscaras ridículas que saem, sem qualquer justificativa plausível, cometendo violências contra quem encontra pelas ruas sujas! Completamente dispensável e uma tremenda decepção no final das contas. Melhor assistir ao noticiário brasileiro.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 1 de julho de 2014

O Segredo de Beethoven

Título no Brasil: O Segredo de Beethoven 
Título Original: Copying Beethoven
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Agnieszka Holland
Roteiro: Stephen J. Rivele, Christopher Wilkinson
Elenco: Ed Harris, Diane Kruger, Matthew Goode

Sinopse:
Viena, 1824. Nos dias que antecederam a primeira apresentação da Nona Sinfonia, Beethoven (Harris) precisa de ajuda para copiar suas partituras, então resolve dar uma chance à promissora estudante Anna Holtz, 23 anos, que é enviada para ajudá-lo. Ela espera encontrar um dos maiores gênios da história da música, mas acaba encontrando um compositor temperamental, doente e prestes a ficar completamente surdo, o que para ele se torna a maior tragédia de sua vida.

Comentários:
Outra boa dica caso você esteja em busca de filmes que tentem desvendar os aspectos mais interessantes da personalidade do gênio Ludwig van Beethoven é esse muito bem realizado "Copying Beethoven", uma produção que passou em brancas nuvens para a maioria dos cinéfilos. Esse bom roteiro procura enfocar os últimos anos na vida do compositor, mostrando o desespero que nasce ao perceber que estaria perdendo aquilo que lhe era o mais precioso, sua audição. Imaginem o drama de um maestro e criador como ele perceber que ficaria surdo em alguns anos! Essa aliás foi uma das maiores ironias de toda a história se formos parar para pensar de forma bem racional. No papel do genioso Beethoven temos um esforçado e muito aplicado Ed Harris! Sou um admirador confesso desse ator, sempre se doando completamente em todos os personagens que interpreta. Perceba que fisicamente ele pouco lembra o Beethoven da vida real mas compensa tudo isso com paixão e fúria em sua atuação. O diretor Agnieszka Holland assim entrega uma obra muito passional e relevante, não é à toa que foi indicado a inúmeros prêmios mundo afora. Um bom mergulho na vida privada e na alma do grande criador de obras primas da história da música. Vale certamente a recomendação.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Minha Amada Imortal

Título no Brasil: Minha Amada Imortal
Título Original: Immortal Beloved
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Bernard Rose
Roteiro: Bernard Rose
Elenco: Gary Oldman, Jeroen Krabbé, Isabella Rossellini

Sinopse:
Mundialmente famoso e respeitado, o compositor Ludwig van Beethoven (Gary Oldman) passa por uma forte e constante crise existencial por não conseguir manter um romance com a mulher que ama, uma dama da sociedade que está indisponível para ele por questões morais e de costumes. Para superar sua desilusão amorosa Beethoven resolve então se refugir em sua música, criando algumas das maiores obras primas de todos os tempos.

Comentários:
Já que estamos falando de filmes românticos vamos relembrar esse "Immortal Beloved" que fez um belo sucesso no mercado de vídeo no Brasil quando foi lançado na década de 1990. O compositor Ludwig van Beethoven não era um sujeito fácil de conviver. A despeito de ser um dos maiores gênios musicais da humanidade era também um sujeito mal humorado, turrão e brigão. Os relatos de pessoas que conviveram com ele são bem uniformes sobre esse aspecto de sua personalidade forte e muito mercurial. Não raro tinha acessos de fúria e descontava suas frustrações e raivas com quem estivesse por perto. E quem diria, por baixo de toda essa maneira rude de ser, também se escondia um romântico inveterado. O roteiro desse filme explora justamente esse aspecto tão pouco conhecido de sua vida - tão misterioso inclusive que só foi revelado aos historiadores muitas décadas após sua morte, quando cartas foram encontradas em velhos arquivos históricos empoeirados. Isso mistifica em certa parte a tormentosa personalidade de Beethoven pois talvez tudo fosse apenas fruto de sua própria frustração amorosa. De uma maneira ou outra, temos aqui um belo filme, com ótima produção filmada na linda República Tcheca e de bônus uma atuação maravilhosa por parte de Gary Oldman no papel principal. Uma película especialmente indicada para todos os românticos incuráveis.

Pablo Aluísio.

domingo, 29 de junho de 2014

No Limite do Amanhã

Título no Brasil: No Limite do Amanhã
Título Original: Edge of Tomorrow
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Doug Liman
Roteiro: Christopher McQuarrie, Jez Butterworth
Elenco: Tom Cruise, Emily Blunt, Bill Paxton

Sinopse:
Futuro. A Terra luta por sua própria sobrevivência após ser invadida por uma estranha raça de alienígenas. O Major Cage (Tom Cruise) é um ex-publicitário que exerce a função de relações públicas das forças armadas americanas. Seu trabalho consiste em ir em programas de TV para fazer propaganda e levantar o moral das tropas. Ele não tem a menor intenção de ir para o campo de batalha mas acaba sendo enviado para a invasão do norte da França. Lá acaba passando por uma estranha experiência que irá mudar os rumos de sua vida e de toda a humanidade.

Comentários:
Esse filme do Tom Cruise me fez lembrar muito de outro dele recentemente lançado, "Oblivion". Ambos são ficções passadas em um planeta Terra invadido por forças alienígenas. Nos dois casos os invasores são seres biológicos de origem desconhecida. Aqui eles são retratados como monstros de design bem interessante. Alguns são bem parecidos com insetos gigantes, principalmente aranhas (o que me fez recordar imediatamente de "Tropas Estelares"). Com tantas lembranças de outras produções não qualificaria essa fita de original ou nada parecido. A única novidade vem do roteiro que é do estilo fragmentado. Não sei se vocês se lembram de um antigo filme do Bill Murray chamado "Feitiço do Tempo". Lá ele acordava todas as manhãs para viver o mesmo dia, sempre! Pois bem, a premissa aqui me lembrou bastante daquela antiga comédia. O personagem de Cruise está sempre retornando ou como ele diz, em linguagem de videogame, está sempre reiniciando a vida (ou o jogo). Assim que algo lhe acontece e ele aparentemente é abatido em combate, volta para a mesma manhã do dia anterior. Superficialmente pode parecer cansativo esse tipo de coisa mas os roteiristas conseguiram fugir do tédio e do aborrecimento, injetando ritmo e agilidade às situações. Mesmo assim não vá esperando por nada muito profundo. Após ser explicado o estranho evento, o roteiro abraça de vez o estigma mais clichezado do cinema comercial americano e tudo caminha para um final bem convencional, sem maiores surpresas. Cruise está lá e irá salvar o mundo - quantas vezes você não já viu isso no cinema? Sendo bem sincero, como o filme foi bem badalado, estava esperando muito mais. Do jeito que está, é apenas ok! Um passatempo divertido, embora passe longe, bem longe, de ser uma obra prima Sci-fi.

Pablo Aluísio.

sábado, 28 de junho de 2014

Profissão De Risco

Título no Brasil: Profissão De Risco
Título Original: The Bag Man
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Studios
Direção: David Grovic
Roteiro: David Grovic, Paul Conway
Elenco: John Cusack, Rebecca Da Costa, Robert De Niro, Crispin Glover

Sinopse:
John Dragna (Robert De Niro) é um chefão mafioso de Nova Iorque que resolve contratar o assassino profissional Jack (John Cusack) para um trabalho diferente. Ele deve levar uma pequena bolsa para um distante, pequeno e isolado motel de beira de estrada para entregá-la a um enviado especial. Parece simples demais mas o alto valor prometido por Dragna pelo serviço intriga Jack, que recebe ordens expressas de jamais olhar para o conteúdo da bolsa. O serviço, tal como desconfiava, certamente não será nada fácil.

Comentários:
Um filme com uma trama interessante que infelizmente não consegue cumprir todas as promessas e potenciais. Além do roteiro curioso, cheio de mistérios (que vão se revelando aos poucos) o grande atrativo aqui é certamente o elenco. O cult John Cusack repete o personagem de assassino profissional, algo que é até recorrente em sua carreira. Robert De Niro surge em cena com figurino e cabelos esquisitos, uma mistura de Martin Scorsese com Robert Evans. A cafonice é para salientar o fato dele ser um chefe criminoso de Nova Iorque - um tipo italiano cheio de frases e diálogos ricos em cultura, mas por outro lado profundamente violento e psicopata. Outro destaque do elenco é a participação do ator Crispin Glover, o pai de Michael J. Fox na série "De Volta Para o Futuro". Fazia tempo que tinha visto o sujeito pela última vez. Continua bem talentoso. Ele aqui incorpora o único empregado do motel vagabundo, um cara que parece estar sempre chapado e ouvindo Heavy Metal no último volume. Divertido mas também sinistro. Apesar de tanta gente boa o roteiro não consegue sair das armadilhas dos clichês recorrentes em Hollywood. A reviravolta final pode até surpreender, mas depois se opta covardemente pelo caminho mais fácil e meloso. Uma pena, se tivessem ido até as últimas consequências o resultado teria sido bem melhor. Enfim, passável mas nada memorável.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

O Albergue

Título no Brasil: O Albergue
Título Original: Hostel
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Eli Roth 
Roteiro: Eli Roth
Elenco: Jay Hernandez, Derek Richardson, Eythor Gudjonsson

Sinopse:
Produzido por Quentin Tarantino o filme narra a estória de três jovens que decidem conhecer a Europa como mochileiros. Ao chegarem numa distante e isolada cidade da fria Eslováquia eles acabam caindo na armadilha de um sangrento pesadelo. Filme indicado ao prêmio de Melhor Filme de Terror da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films. Indicado a sete categorias no Fangoria Chainsaw Awards, entre eles Melhor Direção (Eli Roth). 

Comentários:
Filme extremamente violento que chocou bastante em seu lançamento nos cinemas. Eu me recordo inclusive de muitas pessoas se levantando e indo embora no meio da sessão, justamente por causa do estilo slasher elevado à nona potência da produção. Some-se a isso o rótulo que alguns críticos criaram para designar filmes como esse, "Torture Porn", e você terá uma ideia do que encontrará pela frente. De fato o enredo é dos mais simples e o que parece ser a principal motivação de tudo é mostrar mesmo ao espectador o máximo de violência possível, com muitas torturas, mutilações e assassinatos. Tudo exposto da maneira mais crua e suja possível, sem poupar muito. Existem duas versões do filme, uma bem mais visceral que saiu na Europa e outra com alguns cortes feita especialmente para o mercado americano. Os produtores resolveram fazer esses cortes pois caso contrário o filme nem sequer encontraria espaço no circuito comercial americano. Dependendo de sua capacidade de ver filmes violentos escolha uma ou outra. Eu prefiro a mais intensa, até porque se "Hostel" se propôs a isso desde o começa então que se vá até o fim.

Pablo Aluísio.

Bad Boys II

Título no Brasil: Bad Boys II
Título Original: Bad Boys II
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Michael Bay
Roteiro: George Gallo, Marianne Wibberley
Elenco: Will Smith, Martin Lawrence, Gabrielle Union

Sinopse:
Dois tiras do departamento de narcóticos de Miama, Mike Lowrey (Smith) e Marcus Bennett (Lawrence), precisam combater uma rede de tráfico de  ecstasy nas principais casas noturnas da cidade. As investigações acabam apontando para um poderoso narcotraficante instalado na cidade, um verdadeiro rei do crime.

Comentários:
É aquele tipo de filme de ação que não tem o menor pudor de se assumir como um pipocão comercial e nada mais. Também o que você iria esperar de um filme da dupla de produtores Don Simpson e Jerry Bruckheimer, e ainda por cima dirigido por Michael Bay, o rei das explosões gratuitas? Ora, nada além disso. O que salva essa franquia "Bad Boys" é a dupla central, ou melhor dizendo, o carisma desses dois atores. A trama, como era de se esperar, é bem genérica, então cabe a Will Smith e Martin Lawrence segurar o filme nas costas. Claro que para muitos Lawrence é um comediante intragável e insuportável mas aqui ele tem Smith para contrabalancear um pouco sua chatice. Nada parecido com "Vovó... Zona" ou algo desse naipe. Aliás para quem gosta desses filmes fica o aviso de que vem mais um aí pela frente. "Bad Boys III" já foi anunciado pela Sony para fechar a trilogia dessa franquia. A previsão de lançamento é para 2015. Na falta de novas ideias nada melhor do que reciclar o que já deu certo em Hollywood, mesmo que apenas do ponto de vista puramente comercial.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Crocodilo Dundee II

Título no Brasil: Crocodilo Dundee II
Título Original: 'Crocodile' Dundee II
Ano de Produção: 1988
País: Austrália, Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: John Cornell
Roteiro: Paul Hogan
Elenco: Paul Hogan, Linda Kozlowski, John Meillon

Sinopse:
Michael J. 'Crocodile' Dundee (Paul Hogan) vai até Nova Iorque por sugestão de sua namorada, a americana Sue Charlton (Linda Kozlowski). Ele, que pensava ser um caipira que morava no meio do mato, mal sabia a selva que a grande cidade iria se revelar diante de seus olhos.

Comentários:
Nos anos 80 surgiu esse curioso personagem chamado Crocodilo Dundee nas telas de cinema. Ele foi criado pelo ator australiano Paul Hogan que conseguiu o feito de cair nas graças do público americano, que achou muito divertido aquele bronco dos rincões da distante e exótica Austrália. Sucesso de bilheteria, acabou rendendo essa sequência. O roteiro tenta divertir colocando em evidência as diferenças culturais de Dundee com a rotina da grande cidade de Nova Iorque. O resultado é bem morno pois a piada logo se torna cansativa e repetitiva. A partir de certo momento, como se não houvesse mais novas ideias, tudo descamba para os mais batidos clichês do cinema americano. Nesse aspecto o primeiro filme era bem mais divertido e honesto em suas pretensões. Com isso Crocodilo Dundee sumiu tão rapidamente como apareceu. Revisto hoje em dia soa apenas como uma curiosidade dos anos 80, época em que tudo era possível, até mesmo o surgimento de um personagem exótico como esse. Se tiver vontade assista sem maiores pretensões a não ser conhecer uma diversão ligeira e passageira bem ao estilo 80´s.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Título no Brasil: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Título Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Mike Newell
Roteiro: Steve Kloves, baseado na obra de J.K. Rowling
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint

Sinopse:
Hogwarts se prepara para uma grande competição de bruxos de todas as partes do mundo. Harry Potter (Daniel Radcliffe) está ansioso para participar desse grande evento ao mesmo tempo que precisa se defender mais uma vez da presença maligna e sinistra de seu arquiinimigo Lord Voldemort (Ralph Fiennes) que parece cada vez mais fortalecido e presente pelos corredores escuros e sombrios de sua escola de magia. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Direção de Arte. 

Comentários:
Quarto filme da franquia milionária baseada nos livros de grande sucesso da autora J.K. Rowling. Esses filmes foram por bastante tempo - mais especificadamente de  2001 a  2011 - um dos alicerces financeiros da indústria do cinema americano. Todo final de ano era certo contar com uma nova parte das aventuras do bruxinho mais famoso da literatura. E nenhum deles deixou a desejar em termos de faturamento nas bilheterias, todos foram enormes sucessos de público e até mesmo, levando em conta as devidas proporções, também de crítica. A verdade é que antes mesmo de chegar nas telas de cinema, Harry Potter já tinha seu público formado. Então era apenas uma questão de se realizar obras cinematográficas bem feitas para arrecadar aquela quantia indecente de dinheiro pelo mundo afora. Além disso temos que reconhecer que a escolha do elenco foi muito feliz pois os garotos do trio central sempre foram muito carismáticos e talentosos (isso apesar de Daniel Radcliffe ter confessado recentemente que sempre teve problemas com bebidas e que muitas vezes ia trabalhar bêbado ou de ressaca). Considero "Harry Potter and the Goblet of Fire" um dos melhores da franquia, com ótimo desenvolvimento e enredo mais cativante do que muitos outros da série. A diversão, para fãs e não fãs também, certamente é garantida.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 24 de junho de 2014

O Sacramento

Título no Brasil: O Sacramento
Título Original: The Sacrament
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Arcade Pictures
Direção: Ti West
Roteiro: Ti West
Elenco: Joe Swanberg, AJ Bowen, Kentucker Audley

Sinopse:
Um grupo de jornalistas decide fazer uma reportagem sobre uma seita de evangélicos liderados por um pastor carismático chamado de "O Pai" que vive em um lugar isolado da América do Sul, no meio da selva, longe da civilização e da tecnologia do homem moderno. A comunidade parece ser um projeto de sucesso, mas debaixo de toda aquela felicidade ensaiada se esconde algo muito sinistro. Filme baseado em fatos reais.

Comentários:
Quem conhece história e leu a sinopse desse filme saberá de antemão que ele é baseado em um caso real, acontecido na Guiana durante os anos 1970. Um pastor messiânico chamado Jim Jones (1931 - 1978) decidiu levar toda a sua congregação para as selvas da América Latina. Lá fundou uma comunidade denominada Jonestown. Todos os membros de sua igreja venderam seus bens, casas e carros e deram o dinheiro para Jones. Ele então criou essa comunidade evangélica isolada do mundo exterior. O que parecia ser o paraíso na Terra (pelo menos na visão dos membros da seita) logo virou uma cilada, uma armadilha mortal. Jones promoveu um suicídio coletivo com todos os que moravam lá, crianças, jovens e idosos. O roteiro desse filme mostra praticamente a mesma história, com pequenas mudanças em certos detalhes. A linguagem escolhida foi a de falso documentário, como se o espectador estivesse vendo imagens reais captadas pelas câmeras dos jornalistas. O resultado é muito bom, acima da média nesse tipo de filme. Serve como denúncia e também como aviso, pois fanatismo religioso é de fato algo muito perigoso, um caminho que leva facilmente o fiel não para o céu, mas para o inferno.

Pablo Aluísio.

Batman (1989)

Título no Brasil: Batman
Título Original: Batman
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Tim Burton
Roteiro: Sam Hamm, baseado na obra de Bob Kane
Elenco: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger, Jack Palance 

Sinopse:
Quando criança Bruce Wayne (Keaton) presenciou a morte de seu pais por um criminoso. O acontecimento traumático acaba abalando Wayne para o resto de sua vida. Quando se torna adulto, ele resolve combater o crime assumindo a identidade de Batman, o cavaleiro das trevas. Agora, terá que enfrentar um assassino com ares de loucura, que se pinta e age como um palhaço, o Coringa (Nicholson) que deseja trazer caos e morte para Gotham City. Filme vencedor do Oscar na categoria Melhor Direção de Arte. Indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Ator (Jack Nicholson).

Comentários:
Quando a Warner anunciou que faria uma versão cinematográfica de Batman nos anos 80, muitos não acreditaram no êxito do projeto. A direção foi entregue a Tim Burton, que ninguém conhecia, um ex-animador da Disney que só havia dirigido um filme conhecido antes, a comédia "Os Fantasmas se Divertem". Para complicar ainda mais as coisas o cineasta resolveu escalar seu amigo Michael Keaton para interpretar Batman! Isso deixou os fãs furiosos pois Keaton era basicamente um comediante e não tinha qualquer semelhança com o famoso Bruce Wayne dos quadrinhos. A única boa notícia era que o maravilhoso Jack Nicholson iria interpretar o vilão Joker (Coringa). Mesmo com tanto pessimismo o fato é que "Batman" se tornou não apenas um enorme sucesso de bilheteria (superando até mesmo as previsões mais otimistas) como também um marco da adaptação de quadrinhos no cinema. O filme foi extremamente lucrativo para a Warner também fora dos cinemas pois o estúdio licenciou uma grande quantidade de produtos que venderam como nunca. E Jack Nicholson ganhou uma fortuna pois trocou um cachê fixo por uma porcentagem no lucros (estimativas afirmam que teria ganho mais de 60 milhões de dólares por essa atuação). Revisto hoje em dia "Batman" obviamente já não causa tanto impacto. Tim Burton impôs seu estilo ao personagem até nos menores detalhes. Certamente é um filme que ainda soa muito divertido e sagaz mas já sente os efeitos do tempo (principalmente em seus efeitos especiais que vão soar bem datados atualmente). Mesmo assim merece passar por uma revisão pois não restam dúvidas que depois de "Batman" de Tim Burton o cinema pipoca americano nunca mais foi o mesmo.

Pablo Aluísio.

Os Aventureiros do Bairro Proibido

Título no Brasil: Os Aventureiros do Bairro Proibido
Título Original: Big Trouble in Little China
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: John Carpenter
Roteiro: Gary Goldman, David Z. Weinstein
Elenco: Kurt Russell, Kim Cattrall, Dennis Dun

Sinopse:
Quando o caminhoneiro Jack Burton (Russell) concordou em levar seu amigo Wang Chi para pegar sua noiva no aeroporto, ele nunca esperava se envolver em uma batalha sobrenatural entre o bem e o mal. A noiva de Wang tem olhos verde-esmeralda, que fazem dela um alvo perfeito para um feiticeiro imortal chamado Lo Pan e seus três companheiros invencíveis. Lo Pan deve se casar com uma menina de olhos verdes para que ele possa recuperar a sua forma física. Agora, Jack deve salvar a noiva de Wang de Lo Pan e seus capangas, e ganhar de volta seu caminhão roubado. Mas como ele pode derrotar um inimigo como aquele?

Comentários:
Olhando para o passado chegaremos na conclusão que os filmes de ação já foram bem mais divertidos, ainda mais na década de 80 quando não havia nenhum pudor em mesclar ação com muita fantasia, tudo convivendo em uma situação de realismo fantástico. Um exemplo disso podemos encontrar aqui em "Os Aventureiros do Bairro Proibido", uma pequena jóia adolescente dirigida pelo ótimo John Carpenter. Claro que para quem viveu aquela década tudo soará nos dias de hoje basicamente como algo bem nostálgico e saudosista, mas olhando sob um lado puramente cinematográfico não podemos deixar de elogiar a coragem de Carpenter em realizar um filme assim tão despojado, que nunca se leva completamente à sério, adotando a pura diversão como objetivo principal. E pense bem, Carpenter era um diretor respeitado, um mestre de filmes de terror. Ninguém esperaria que ele se envolvesse em algo assim. Em tempos onde havia tanta pretensão, Carpenter não teve receios de assinar um filme tão despretensioso como esse. Talvez por adotar esse tipo de atitude a fita tenha se tornado tão querida pelos fãs por todos esses anos. Sem dúvida uma diversão garantida para todas as idades.

Pablo Aluísio.

Oblivion

Título no Brasil: Oblivion
Título Original: Oblivion
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Joseph Kosinski
Roteiro: Karl Gajdusek, Michael Arndt
Elenco: Tom Cruise, Morgan Freeman, Andrea Riseborough

Sinopse:
O planeta Terra é invadida por extraterrestres chamados de saqueadores. Eles pretendem roubar todos os recursos naturais da ecosfera. A humanidade reage e para isso utiliza armas nucleares que devastam cidades e países inteiros. A guerra é vencida mas o mundo se torna inabitável. Os humanos que sobreviveram são enviados a Titã, o maior satélite natural de Saturno. Jack (Tom Cruise) fica na Terra em um posto avançado fazendo manutenção em drones utilizados para combater focos de resistência inimiga. Sua missão porém irá revelar muito mais sobre a real situação em que vive!

Comentários:
No meio de tantos filmes de ficção que não mais empolgam esse "Oblivion" consegue surpreender. Temos aqui um design de produção de primeira, efeitos digitais de muito bom gosto e um roteiro inteligente, baseado numa graphic novel, com elementos que vão de "Matrix" a "Star Wars", passando até por filmes menores como "Tropas Estelares". Tem furos de lógica? Sim, infelizmente tem. Há certas coisas que não fazem o menor sentido. No enredo a Lua é destruída pelos invasores. Se isso realmente acontecesse a atmosfera e o clima na Terra seriam bem diferentes dos que vimos no filme. Não seria em absoluto aquele mar de tranquilidade! Bom, basta ler algum livro de astronomia para ver que aquela realidade não tem lógica nenhuma dentro da ciência. Mas noves fora isso, vamos combinar que é tudo muito bom mesmo, divertido, bem feito, até inovador (a nave do Cruise é um show à parte, um design que fará a alegria dos fãs de maquetes). Além disso como era de se esperar tudo é realizado com o melhor que Hollywood pode dar em termos de efeitos digitais. Cada detalhe é muito bem reproduzido. Adorei aquela torre onde o Cruise passa suas horas de descanso, com aquele piscina elevada, ao lado de uma bela mulher! Tudo é tão asséptico e clean que nos deixam desconfiados (e é para desconfiar mesmo pois o roteiro traz algumas reviravoltas que mantém o interesse até o fim). O final vai deixar alguns decepcionados, por ser meloso e otimista demais, mas em tempos onde todos os filmes de ficção são tão pessimistas sobre o futuro aquele tipo de conclusão vai soar até mesmo como original.

Pablo Aluísio.

Drácula

Dracula 1.05 - The Devil's Waltz
Dracula vai ficando cada vez mais interessante. A direção de arte está cada vez mais caprichada e os roteiros vão melhorando a cada episódio. É o que sempre digo, algumas vezes as séries começam meio sem rumo certo mas aos poucos vão acertando os ponteiros. O melhor nesse episódio é que ficamos sabendo com mais detalhes o começo da amizade entre Alexander Grayson (Jonathan Rhys Meyers) e seu fiel escudeiro, o sr. R.M. Renfield (Nonso Anozie). Enquanto a ordem tortura Renfield de forma violenta, Grayson sai pelas ruas de Londres literalmente farejando o paradeiro de seu amigo e braço direito. Também nesse episódio temos finalmente a festa de noivado de Mina Murray e Jonathan Harker, onde o conde vampiro quase perde as estribeiras ao dançar com sua amada Mina. Ela disfarça bem mas também está apaixonada por ele. E para fechar o enredo, para infelicidade do nobre vampiro, as experiências que lhe permitiriam andar a luz do dia continuam a não dar o resultado esperado. Pelo jeito o velho ser noturno continuará a caminhar por Londres apenas após o sol desaparecer no horizonte. Gostei bastante desse episódio, como disse no começo do texto, Drácula vai melhorando a cada novo programa. Torço para que siga em frente, apesar dos inúmeros problemas do ator Jonathan Rhys Meyers em sua vida pessoal.

Dracula 1.09 - Four Roses
Drácula volta ao século XIX para se vingar de todos os que lhe aprisionaram por centenas de anos. Seu alvo é a Ordem do Dragão, uma sociedade secreta formada por ricos empresários e industriais que combatem as forças do mal, caçando vampiros e seres noturnos por toda a Europa. Usando o disfarce de um milionário americano chamado Alexander Grayson, Drácula pretende destruir cada um deles, de forma implacável. Que pena que o canal NBC não irá renovar mais Drácula para a segunda temporada. Canais abertos possuem esse tipo de problema pois ficam muito à mercê da audiência que não pode sequer ser mediana. Se "Drácula" tivesse sido produzido por um canal como AMC ou Showtime certamente continuaria em frente. Bom, as sombras do cancelamento já ficam bem expostas nesse penúltimo episódio. O que vinha se desenvolvendo em um nível mais intelectual parte para a violência cada vez mais presente - procurando com isso, é claro, ganhar mais audiência. Nesse episódio em particular Drácula perde a paciência com os planos conspiratórios de Van Helsing e adota seu velho estilo de trucidar inimigos. Ao mesmo tempo resolve abrir o jogo com o amor de sua vida, a bela Lucy enquanto transforma Nina em um ser da noite como ele. Repito, apesar de ter começado meio cambaleante essa série tinha tudo para tomar ótimos rumos com o tempo. Infelizmente os crescentes problemas com drogas do ator Jonathan Rhys Meyers e a audiência apenas morna foram cruciais para o seu cancelamento definitivo. É de se lamentar mesmo pois tinha muito potencial pela frente. A última esperança talvez seja algum canal mais alternativo bancar uma segunda temporada (algo que aconteceu com, por exemplo, "Damages") embora reconheça que não vai ser nada fácil isso acontecer novamente. / Dracula 1.09 - Four Roses (EUA, 2014) Direção: Tim Fywell / Roteiro: Cole Haddon, Daniel Knauf / Elenco: Jonathan Rhys Meyers, Jessica De Gouw, Thomas Kretschmann.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

A Árvore dos Sonhos

Título no Brasil: A Árvore dos Sonhos
Título Original: The War
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jon Avnet
Roteiro: Kathy McWorter
Elenco: Elijah Wood, Kevin Costner, Mare Winningham

Sinopse:
Stephen Simmons (Kevin Costner) é um veterano da Guerra do Vietnã que ainda não conseguiu superar os traumas adquiridos no front. De volta ao lar nos Estados Unidos ele precisa enfrentar seus próprios fantasmas do passado ao mesmo tempo em que tenta criar um vínculo genuíno com seu pequeno e jovem filho. Filme vencedor do prêmio da Political Film Society na categoria Melhor Drama Social.

Comentários:
Anda meio esquecido esse pequeno drama familiar sobre amizade e superação. Na época também não teve maior repercussão ganhando apenas um lançamento discreto nas locadoras de vídeo. Apesar de sua origem modesta é bom chamar a atenção para o filme pois o roteiro é muito bem escrito, sempre optando pelo lado mais delicado e sutil da alma de seus personagens. A produção também é uma espécie de membro indireto do ciclo de filmes sobre a Guerra do Vietnã, pois mostra os problemas psicológicos que foram trazidos para casa por muitos veteranos das forças armadas. Para os fãs de Kevin Costner é interessante salientar que seu personagem apenas passeia por toda a trama, sendo que em muitos aspectos o filme gira em torno mesmo do pequeno garoto Stu Simmons (interpretado por Elijah Wood, muitos anos antes de se consagrar na saga "O Senhor dos Anéis") e seu mundo de amigos, desafetos e escola. A direção ficou a cargo do excelente Jon Avnet que já havia se destacado bastante entre a crítica por causa do extremamente bem dirigido "Tomates Verdes Fritos".

Pablo Aluísio.

O Verão de Sam

Título no Brasil: O Verão de Sam
Título Original: Summer of Sam
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Spike Lee
Roteiro: Spike Lee, Victor Colicchio
Elenco: John Leguizamo, Adrien Brody, Mira Sorvino

Sinopse:
Nova Iorque, verão de 1977. Uma série de mortes começam a acontecer na cidade. Jovens casais são mortos sem motivo aparente. A polícia desconfia que há um serial killer envolvido nos crimes. E realmente tem razão. Chamado de "O Filho de Sam", ele está à solta nas ruas e qualquer um pode se tornar sua próxima vítima.

Comentários:
Considero esse filme um dos mais interessantes da filmografia de Spike Lee. Geralmente o cineasta vira um chato quando transforma suas obras cinematográficas em meros panfletos ativistas da causa negra, mas aqui ele se limita, felizmente, a apenas contar uma boa história. O roteiro é muito inteligente pois ao invés de se concentrar na história (bem bizarra) do psicopata conhecido como "O Filho de Sam", resolve mostrar o impacto que sua presença e seus crimes causaram na população de Nova Iorque durante aquele distante ano de 1977. Spike Lee teve a idéia de realizar esse filme após assistir a um documentário exibido no canal Discovery cujo tema era bem parecido com a desse filme. Esse programa aliás ainda é exibido esporadicamente na TV a cabo brasileira e faz uma bela dobradinha com o filme de Spike, sendo que um acaba complementando o outro. Por fim cabe lembrar que Spike ficou furioso na época pelo fato do filme não ter sido indicado a nenhum prêmio da academia e nem do Globo de Ouro e pela centésima vez atribuiu isso ao racismo no meio artístico americano. Não disse que ele era um chato?

Pablo Aluísio.

sábado, 21 de junho de 2014

O Show de Truman

Título no Brasil: O Show de Truman
Título Original: The Truman Show
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Peter Weir
Roteiro: Andrew Niccol
Elenco: Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney

Sinopse:
Truman Burbank (Jim Carrey) aparenta ser um sujeito dos mais comuns. Vendedor de seguros, ele vai levando uma vida típica de um americano como qualquer outro de sua idade. O que ele não sabe é que sua vida na realidade é um reality show, assistido por milhões de telespectadores ao redor do mundo. Sua família e seus amigos na verdade são atores contratados para contracenar com Truman sem que ele nem ao menos saiba disso. Filme indicado a três Oscars nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris), Melhor Direção (Peter Weir) e Melhor Roteiro Original (Andrew Niccol). Vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator (Jim Carrey), Melhor Ator Coadjuvante (Ed Harris) e Melhor Trilha Sonora Original (Burkhard von Dallwitz e Philip Glass).

Comentários:
Mais uma grande aposta de Jim Carrey em ser levado a sério como ator. Na época ele acreditava que iria vencer o Oscar de Melhor ator por essa performance. O interessante é que se olharmos para trás vamos perceber que em seus anos de maior popularidade, Carrey tentou mudar os rumos de sua carreira, abraçando filmes mais ousados, deixando um pouco de lado as comédias escrachadas de lado, para ser reconhecido como um ator de verdade, de talento. Apesar de todas as suas boas intenções seus planos acabaram não dando em nada. Hoje em dia ele tem se voltado para as mesmas comédias bobas do começo de seu sucesso, dessa vez não para ganhar os críticos, mas sim para salvar mesmo sua carreira do desastre. Até contracenar com pinguins digitais ele já andou topando. Apesar de tudo isso temos que dar o braço a torcer pois "O Show de Truman" é de fato um bom filme, uma crítica muito precisa sobre a proliferação dos chamados reality shows e do poder de manipulação da mídia levada às últimas consequências. A crítica até gostou e resenhas elogiosas pipocaram nos principais meios de comunicação mas o público cativo de Carrey, o mesmo que lhe proporcionou polpudas bilheterias ao longo dos anos, não curtiu muito, achando que tudo soava cerebral demais e pouco engraçado. Realmente, "The Truman Show" não é uma comédia, está mais para um drama melancólico, algo que efetivamente espantou seus fãs mais antigos e fiéis.

Pablo Aluísio.