quinta-feira, 3 de julho de 2014

Malévola

Título no Brasil: Malévola
Título Original: Maleficent
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Robert Stromberg
Roteiro: Linda Woolverton, Charles Perrault
Elenco: Angelina Jolie, Elle Fanning, Sharlto Copley

Sinopse:
Era uma vez uma terra mágica onde dois reinos conviviam pacificamente, o dos humanos e o das fadas e seres encantados da natureza. Malévola (Jolie) é uma fada de bom coração que só quer preservar a harmonia de seu mundo. Suas boas intenções porém são traídas por um ser humano, um amigo de infância que a usa para conquistar poder e riqueza. Amargurada, ela se torna então uma criatura ferida e vingativa. Para dar o troco da traição que sofreu resolve amaldiçoar a pequena Aurora (Fanning) a filha do rei, que aos 16 anos entrará em um sono eterno, até o dia em que for despertada pelo beijo de um amor verdadeiro e puro.

Comentários:
Essa foi uma produção meio controvertida, principalmente depois que parte do roteiro ficou conhecido do público. Havia certamente muitas mudanças no conto de fadas clássico de "A Bela Adormecida". De minha parte fiquei tranquilo pois afinal de contas era um filme realizado pela própria Walt Disney Pictures. Diante disso, o que poderia dar errado? Ao fim de "Maleficent" você fica com a impressão de que viraram a bela fábula pelo avesso. São tantas as mudanças que pouca coisa sobrevive do original. Como Angelina Jolie está interpretando a famosa Malévola tudo, mas tudo mesmo, é focado sobre essa personagem. De coadjuvante malvada ela virou uma espécie de fada caída, não por ser essencialmente má, mas por causa de circunstâncias de sua existência - entre elas, e a mais importante, o fato de ter sido traída por quem mais amava. De uma forma ou outra, eu confesso que acabei simpatizando com o resultado, mesmo com tantas modificações do conto de fadas que lhe deu origem. Elle Fanning como Aurora ficou uma graça e o design de produção impressiona pelo bom gosto e refinamento. Outro ponto muito positivo é que fizeram uma obra enxuta, sem exageros, com metragem de apenas 89 minutos! Nada daqueles blockbusters sem fim que ficam enchendo nossa paciência e não terminam nunca! No fundo gostaria de ter assistido algo mais fiel ao desenho "A Bela Adormecida" da minha infância, mas como diz o ditado o mundo gira e os tempos mudam. Do jeito que está não aborrece e nem irrita. Ficou de bom tamanho e as crianças certamente gostarão daquele universo mágico. Afinal de contas o filme foi feito para elas, acima de tudo. Pode ir ao cinema para levar seus filhos sem receio algum.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Pablo, me perdoe o fora do tópico: estou re-assistindo, pela vigésima vez, The Thomas Crown Affair com o Steve Mcqueen. Sem medo de ser chato, te imploro! Faça uma resenha deste filme cult. Você sabe como gosto das suas considerações.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por lembrar. Estou devendo há tempos esse texto, além de falar mais do grande Steve McQueen lá no blog de Cinema Clássico. Vou escrever em breve com certeza. Abs, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Pra compensar a demora, faça uma resenha bem longa.

    ResponderExcluir
  4. Tá certo... rsrsrsrsrs

    Na verdade a única coisa que até agora me impediu de falar sobre esse filme foi o fato de ainda não ter revisto ele. Faz muitos anos que vi pela última vez e uma reprise se torna necessária. Mas não se preocupe farei isso o mais breve possível. abs, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir