segunda-feira, 30 de junho de 2014

Minha Amada Imortal

Título no Brasil: Minha Amada Imortal
Título Original: Immortal Beloved
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Bernard Rose
Roteiro: Bernard Rose
Elenco: Gary Oldman, Jeroen Krabbé, Isabella Rossellini

Sinopse:
Mundialmente famoso e respeitado, o compositor Ludwig van Beethoven (Gary Oldman) passa por uma forte e constante crise existencial por não conseguir manter um romance com a mulher que ama, uma dama da sociedade que está indisponível para ele por questões morais e de costumes. Para superar sua desilusão amorosa Beethoven resolve então se refugir em sua música, criando algumas das maiores obras primas de todos os tempos.

Comentários:
Já que estamos falando de filmes românticos vamos relembrar esse "Immortal Beloved" que fez um belo sucesso no mercado de vídeo no Brasil quando foi lançado na década de 1990. O compositor Ludwig van Beethoven não era um sujeito fácil de conviver. A despeito de ser um dos maiores gênios musicais da humanidade era também um sujeito mal humorado, turrão e brigão. Os relatos de pessoas que conviveram com ele são bem uniformes sobre esse aspecto de sua personalidade forte e muito mercurial. Não raro tinha acessos de fúria e descontava suas frustrações e raivas com quem estivesse por perto. E quem diria, por baixo de toda essa maneira rude de ser, também se escondia um romântico inveterado. O roteiro desse filme explora justamente esse aspecto tão pouco conhecido de sua vida - tão misterioso inclusive que só foi revelado aos historiadores muitas décadas após sua morte, quando cartas foram encontradas em velhos arquivos históricos empoeirados. Isso mistifica em certa parte a tormentosa personalidade de Beethoven pois talvez tudo fosse apenas fruto de sua própria frustração amorosa. De uma maneira ou outra, temos aqui um belo filme, com ótima produção filmada na linda República Tcheca e de bônus uma atuação maravilhosa por parte de Gary Oldman no papel principal. Uma película especialmente indicada para todos os românticos incuráveis.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O mais legal deste fiilme é a parte da carrugem em que se explica como um genio se inspira para a composição de uma sinfonia.

    PS. Tem comentários no Herry Potter 4 e no The Doors.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Aliás esse filme sempre achei tão subestimado e hoje em dia anda tão esquecido... menos por nós que estamos aqui para isso mesmo, relembrar.

    PS: Obrigado por avisar, vou lá responder.

    ResponderExcluir
  3. Pablo, por favor, corrija o meu POSSEÇÃO com cedilha para POSSESSÃO com dois esses no post do The Doors. Devo estar ficando idiota, que vergonha!

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito comum acontecer Serge, inclusive comigo. Abs Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir