quarta-feira, 25 de junho de 2014

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Título no Brasil: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Título Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Mike Newell
Roteiro: Steve Kloves, baseado na obra de J.K. Rowling
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint

Sinopse:
Hogwarts se prepara para uma grande competição de bruxos de todas as partes do mundo. Harry Potter (Daniel Radcliffe) está ansioso para participar desse grande evento ao mesmo tempo que precisa se defender mais uma vez da presença maligna e sinistra de seu arquiinimigo Lord Voldemort (Ralph Fiennes) que parece cada vez mais fortalecido e presente pelos corredores escuros e sombrios de sua escola de magia. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Direção de Arte. 

Comentários:
Quarto filme da franquia milionária baseada nos livros de grande sucesso da autora J.K. Rowling. Esses filmes foram por bastante tempo - mais especificadamente de  2001 a  2011 - um dos alicerces financeiros da indústria do cinema americano. Todo final de ano era certo contar com uma nova parte das aventuras do bruxinho mais famoso da literatura. E nenhum deles deixou a desejar em termos de faturamento nas bilheterias, todos foram enormes sucessos de público e até mesmo, levando em conta as devidas proporções, também de crítica. A verdade é que antes mesmo de chegar nas telas de cinema, Harry Potter já tinha seu público formado. Então era apenas uma questão de se realizar obras cinematográficas bem feitas para arrecadar aquela quantia indecente de dinheiro pelo mundo afora. Além disso temos que reconhecer que a escolha do elenco foi muito feliz pois os garotos do trio central sempre foram muito carismáticos e talentosos (isso apesar de Daniel Radcliffe ter confessado recentemente que sempre teve problemas com bebidas e que muitas vezes ia trabalhar bêbado ou de ressaca). Considero "Harry Potter and the Goblet of Fire" um dos melhores da franquia, com ótimo desenvolvimento e enredo mais cativante do que muitos outros da série. A diversão, para fãs e não fãs também, certamente é garantida.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Harry Potter e o Cálice de Fogo,
    Exibição Hoje,
    22:00hs, Max HD

    ResponderExcluir
  2. O estranho nesta serie é que conforme ela avança e o elenco vai envelhecendo não os atores vão perdendo a graça, o que é mais ou menos normal, mas o engraçado é que também os seus personagens perdem a graça, principalmente a bruxinha da Emma Watson que era muito competente e poderosa nos primeiros filmes e depois vai desaparecendo e o próprio Harry Potter que se mostra uma fraude como o único sobrevivente ao ataque do bruxo do mal Waldemoth, ele só havia tido sorte de ser salvo e não por ser especial, tanto que se mostra um trapalhão em quase toda a série.

    ResponderExcluir
  3. Como diria um amigo, isso é uma questão para Darwin... ou melhor explicando... nem sempre crianças fofinhas viram adultos interessantes e a coisa fica pior com astros mirins que como sabemos são muito problemáticos pois possuem a tendência natural de virarem pequenos tiranos. Abs, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Harry Potter e o Cálice de Fogo
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir