sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Máquinas Mortais

Esse é um projeto cinematográfico de Peter Jackson. Ele comprou os direitos autorais do livro original, escreveu o roteiro e produziu tudo em seu estúdio particular na Nova Zelândia. Tinha tudo para dirigir o filme também, porém optou por entregar a direção para Christian Rivers, que havia trabalhado ao seu lado como diretor de arte da saga "O Senhor dos Anéis". No total o filme custou mais de 100 milhões de dólares, mas até agora tem patinado nas bilheterias. No mercado americano o resultado comercial tem sido bem pífio. Talvez Jackson tenha previsto que o filme teria problemas e por isso resolveu não assinar a direção.

As referências também são bem óbvias. Nos vinte primeiros minutos lembramos claramente de "Mad Max". Afinal o enredo se passa em um mundo pós-apocalíptico. As grandes cidades já não são mais como eram antes. Ao invés de serem fixas no solo agora são móveis, se transformando em grandes máquinas de combate. Isso mesmo, parece estranho, mas Londres, por exemplo, virou uma esdrúxula maquinaria sobre rodas, destruindo e absorvendo tudo o que encontra pela frente. É obviamente uma visão distópica do mundo, com todos os exageros que você pode prever antes de entrar no cinema.

Em um filme como esse também não poderia faltar toneladas de efeitos digitais. E eles estão em cada ponto das cenas. Praticamente tudo o que você verá foi feito por computação gráfica. As máquinas, os cenários e o próprio mundo ao redor onde o filme se passa. De certo modo me lembrei imediatamente dos antigos filmes de Terry Gilliam. É aquela coisa que de tão rebuscada acaba tendo uma imagem de algo sujo, deteriorado. Acabou combinando bem com a proposta do enredo. Porém nem tudo é sujeira, fedendo a diesel saindo pelos canos envenenados das geringonças mecânicas. Há também espaço para a beleza visual, principalmente das naves que mais parecem asas deltas vindas do mundo de Avatar. No geral gostei do filme. Pode não ser especialmente criativo e nem está longe de fugir de clichês, mas entretém bem ao seu público alvo. Só resta saber se esse universo terá continuidade no cinema. Pelas fracas bilheterias acho que isso não vai acontecer.

Máquinas Mortais (Mortal Engines, Estados Unidos, Nova Zelândia, 2018) Direção: Christian Rivers / Roteiro: Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens, baseados na obra de Philip Reeve  / Elenco: Hugo Weaving, Hera Hilmar, Robert Sheehan, Stephen Lang / Sinopse: Após uma grande guerra que matou quase toda a humanidade, os sobreviventes se organizaram em grandes máquinas de guerra. Atravessando o mundo destruído eles procuram por recursos naturais e combustível para seguirem em frente com sua dominação. Enquanto isso uma jovem de passado misterioso tenta vingar a morte de sua mãe que envolveu uma pessoa importante de Londres.

Pablo Aluísio.

Sherlock & Eu

Não é bem aquele tipo de filme que eu indicaria para os admiradores do personagem Sherlock Holmes. Isso porque o roteiro subverte completamente a figura do detetive. Ao invés de ser uma mente brilhante, capaz de resolver qualquer caso criminal, aqui temos apenas uma ficção criada pelo Dr. Watson (Ben Kingsley). Isso mesmo, ele cria de sua imaginação a figura de Holmes e contrata um ator canastrão chamado Reginald Kincaid para interpretá-lo. Na realidade ele não é inteligente, muito pelo contrário, é burro como um porta. Apenas representa o tipo para o público em geral. Essa subversão de Sherlock Holmes se tornaria bem indigesta se não fosse para a tela na pele de Michael Caine.

Verdade seja dita, o filme não se sustentaria se não tivesse um ator tão carismático como ele em cena. Até porque Ben Kingsley como o Dr. Watson não tem apelo (nem dentro do enredo do filme e nem aqui fora, olhando-se tudo sob um ponto de vista puramente cinematográfico). Assim sobram algumas cenas divertidas (o roteiro se propõe a ser engraçado) ao mesmo tempo em que tenta trazer o inimigo mais tradicional de Holmes, o Prof. James Moriarty (Paul Freeman), como o vilão clássico para sustentar a frágil trama. Confesso que a caracterização de um Sherlock Holmes estúpido me incomodou várias vezes. Para quem cresceu lendo os livros e vendo os filmes do mitológico personagem detetive fica mesmo difícil de engolir essa nova abordagem, mesmo que tudo seja feito em nome do humor.

Sherlock & Eu (Without a Clue, Inglaterra, 1988) Direção: Thom Eberhardt / Roteiro: Gary Murphy, Larry Strawther / Elenco: Michael Caine, Ben Kingsley, Paul Freeman, Jeffrey Jones / Sinopse: O sumiço de formas usadas para a fabricação de papel moeda do banco central da Inglaterra leva o famoso detetive Sherlock Holmes (Michael Caine) e seu fiel companheiro Dr. Watson (Ben Kingsley) a entrarem no caso. Por trás de tudo parece haver a figura sinistra do Prof. James Moriarty (Paul Freeman). Só que nem tudo é o que aparenta ser.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

O Velho e a Arma

Durante o lançamento desse filme Robert Redford declarou em entrevista que ele seria o último que faria como ator. Dali para frente ele pensava apenas em dirigir. Como ator, segundo ele, não haveria mais nada que ele quisesse fazer. Já tinha chegado ao final da jornada. Depois da grande repercussão na mídia, ele até que se arrependeu um pouco do que disse, afirmando que quem sabe poderia algum dia fazer alguma participação especial em algum filme, mas nada que viesse a dar muito trabalho. De qualquer maneira, como protagonista, esse parece ter sido o último filme dele no cinema após uma longa e produtiva carreira.

Ele interpreta um velho ladrão de bancos. Um homem que passou a vida toda entrando e saindo da cadeia. Agora, com mais de 70 anos, ele decide formar uma nova quadrilha, só com veteranos. Usando de modos educados, tal como se fosse um verdadeiro cavalheiro, ele começa uma série de assaltos em pequenas agências bancárias do interior. Tudo feito sem violência, com calma, agindo como um verdadeiro gentleman.

Os assaltos começam a chamar a atenção da mídia que logo chama o grupo de "gangue dos velhotes". Para prender todos, um detetive é colocado no caso. O policial, interpretado por Casey Affleck, começa a se sentir humilhado por ser passado para trás por aqueles senhores da terceira idade. Tudo começa a ficar bem constrangedor, então ele se empenha ao máximo para localizar o líder e seu grupo. A pista que precisava acaba sendo dada pela filha de um deles, que entrega todas as informações que ele precisava.

É um bom filme, leve em certos aspectos, que não vai decepcionar aos fãs de Robert Redford. Claro, nunca poderia ser comparado aos clássicos do passado em sua filmografia, mas mantém o interesse e não aborrece em nenhum momento. É um filme rápido, com pouco mais de 80 minutos de duração. Apesar de ser um filme sobre ladrões de bancos, em nenhum momento há cenas de violência gratuita. Além do mais, para os cinéfilos, há um atrativo a mais. Para representar o passado do personagem de Redford algumas cenas de seus antigos filmes são inseridas, dando uma certa nostalgia dos tempos em que ele era um dos grandes galãs do cinema americano. Então é isso, se for mesmo sua despedida das telas como ator, não será um adeus melancólico ou vergonhoso. Muito pelo contrário.

O Velho e a Arma (The Old Man & the Gun, Estados Unidos, 2018) Direção: David Lowery / Roteiro: David Lowery, David Grann / Elenco: Robert Redford, Sissy Spacek, Casey Affleck, Danny Glover, Tom Waits / Sinopse: Levemente baseado em fatos reais, o filme conta a história de Forrest (Redford). Aos 74 anos de idade ele decide formar um novo bando para roubar pequenos bancos do interior. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator (Robert Redford).

Pablo Aluísio.

Os Anjos Entram em Campo

É uma produção Disney feito para a garotada que une sentimentos caros aos evangélicos americanos com o esporte dito nacional por lá, o beisebol. No enredo (bobinho) um garoto torce com paixão pelo pior time da liga. Uma equipe de beisebol que só perde, partida após partido. Até que um dia ele decide rezar e pedir a Deus que ajude aqueles jogadores. Dito e feito. O Senhor então envia um grupo de anjos (literalmente falando) para levantar a bola daquele time que só perde. Bom, deu para ver que o filme não é para todos. É mais especialmente indicado para o público infanto-juvenil, centrado em meninos de famílias religiosas.

O que vai interessar ao cinéfilo mais comum é o bom elenco de apoio, contando com atores que iriam se tornar bem populares como Matthew McConaughey. Ele inclusive não tem muito espaço a não ser interpretar um dos atléticos jogadores, mascando um chiclete atrás do outro (uma espécie de mania dos jogadores de beisebol). Fora essa curiosidade o filme vai interessar mesmo a poucos, a não ser que você adore beisebol, algo complicado de encontrar em nosso país.

Os Anjos Entram em Campo (Angels in the Outfield, Estados Unidos, 1994) Direção: William Dear / Roteiro: Dorothy Kingsley, George Wells / Elenco: Danny Glover, Christopher Lloyd, Matthew McConaughey, Adrien Brody, Brenda Fricker / Sinopse: Garotinho pede ajuda a Deus para seu time de beisebol que só faz perder, sendo o pior da temporada. Então uma ajuda divina vem em seu socorro, com anjos literalmente entrando em campo!

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A Favorita

A Rainha Anne da Inglaterra só esteve no trono por cinco anos (de 1702 a 1707) e foi considerada pelos historiadores como uma monarca fraca, que não deixou herdeiros e que era muito manipulável pelas pessoas próximas a ela. Durante seu reinado surgiram rumores e fofocas entre os empregados do palácio de que ela na verdade era lésbica e tinha um caso amoroso com uma condessa chamada Lady Sarah (Rachel Weisz). Esses boatos nunca foram confirmados completamente, mas servem de ponto central nesse novo filme, "A Favorita".

Nele encontramos a Rainha Anne (Olivia Colman) em seus últimos anos, já doente e decadente. Ela é uma mulher medrosa, carente e de pouca cultura, a ponto de não conseguir tomar nenhuma decisão importante e nem compreender direito os assuntos do Estado. Com uma personalidade tão fraca acaba sendo dominada por sua "favorita", a própria Lady Sarah que praticamente passa a reinar em seu lugar, tomando todas as decisões do império, desde o aumento de impostos, passando também pelas celebrações de paz e guerra com nações europeias. Sua posição de destaque começa a ser colocada em perigo quando surge uma nova empregada no palácio chamada Abigail (Emma Stone). Bonita e ambiciosa, começa a flertar com a Rainha, tentando seduzi-la. A partir daí começam todas as intrigas palacianas, bem típicas desse tipo de filme de época.

O roteiro explora bem o abismo que pode surgir em determinadas monarquias quando as pessoas erradas acabam subindo ao trono. O diretor Yorgos Lanthimos se destaca por não ter construído um filme de visual clássico. Ao invés disso propõe grandes planos panorâmicos, tentando aproveitar todo o rico cenário onde a história de passa. Isso é interessante por dar um grau de profundidade ao espectador, mas também distorce as imagens em alguns momentos, causando um certo desconforto visual. Outro aspecto cinematográfico digno de nota é que o diretor muitas vezes flerta com o absurdo, seja mostrando certas danças esquisitas, seja em diálogos que vão quase ao nonsense. No final somos apresentados a um filme muito interessante, embora não historicamente tão correto. É um dos mais lembrados para o próximo Oscar. Será que as previsões vão se confirmar? Veremos nas próximas semanas.

A Favorita (The Favourite, Inglaterra, Estados Unidos, Irlanda, 2018) Direção: Yorgos Lanthimos / Roteiro: Deborah Davis, Tony McNamara / Elenco: Olivia Colman, Emma Stone, Rachel Weisz, James Smith / Sinopse: Duas mulheres, a nobre Lady Sarah (Rachel Weisz) e a empregada do palácio Abigail (Emma Stone), disputam a atenção da lésbica Rainha Anne (Olivia Colman). Poder e ambição se juntam na privacidade do trono inglês. Filme premiado pelo Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Olivia Colman).

Pablo Aluísio.

28 Dias

A Sandra Bullock já foi mais simpática e carismática. Sempre quando tentou fazer algo mais sério na carreira não ficou muito bem. Esse filme se propôs a ser um tipo de alerta contra os efeitos nocivos do alcoolismo e suas consequências, mas ficou pelo meio do caminho. No enredo a atriz interpreta uma escritora bem sucedida que adora festas. Sempre que há uma balada, lá está ela, geralmente enchendo a cara, se tornando a rainha da noite. Isso vai numa rotina até que ela bate o carro, após estar dirigindo completamente embriagada. Isso é coisa séria dentro da justiça americana.

Condenada, é levada para uma clínica de reabilitação e aí começa a, digamos, parte chata do filme. Curiosamente Sandra Bullock escolheu pessoalmente uma diretora para o filme, que teve equipe quase toda feminina (aí incluída a roteirista). O problema é que a cineasta Betty Thomas era mais experiente com comédias, como "Dr. Dolittle" e "O Rei da Baixaria", então não havia mesmo o toque certo para esse tipo de filme. No geral ficou apenas como uma nota de rodapé na filmografia da senhorita Bullock. Poderia ser mais bem desenvolvido, poderia ser mais interessante, poderia explorar melhor o tema. Porém tudo ficou mesmo pelo meio do caminho das boas intenções.

28 Dias (28 Days, Estados Unidos, 2000) Direção: Betty Thomas / Roteiro: Susannah Grant / Elenco: Sandra Bullock, Viggo Mortensen, Dominic West / Sinopse: Jovem escritora (Bullock) vê sua vida mudar completamente quando, embriagada, bate o carro numa casa. Condenada na justiça, é enviada para uma clínica de recuperação de alcoolismo. A festa, que parecia não ter fim, chega ao seu final.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

O Primeiro Homem

Gostei do filme. Aliás ao assisti-lo me lembrei que sempre tive uma curiosidade em saber por que Hollywood nunca havia feito antes um filme sobre a missão Apolo 11. Até porque essa foi uma das mais históricas missões espaciais de todos os tempos. Até a malfadada Apolo 13 havia ganho um belo filme, mas sobre a chegada do primeiro homem à Lua... nada! Pois bem, esse filme então chega um pouco atrasado, mas é obviamente bem-vindo. O roteiro procura explorar alguns aspectos da missão em si, mas também foca no lado pessoal do astronauta Neil Armstrong, comandante da missão lunar. Ok, Ryan Gosling nunca foi muito parecido com o Armstrong, mas cumpriu bem seu papel, trazendo para a tela a personalidade introvertida dele. Muitos chegaram a dizer inclusive que ele tinha um autismo em leve escala, justamente por algumas atitudes que tomava. Como está morto, nunca saberemos a verdade dos fatos.

De maneira em geral gostei de tudo, inclusive do tom sóbrio que o filme tem. Esse roteiro poderia cair no ufanismo e na patriotada americana de forma muito rápida, mas felizmente não tomou esse caminho. Ao invés disso há sempre uma certa tensão que vai se espalhando entre os momentos mais vitais do filme. Diria que o roteiro só falhou um pouquinho na questão de passar ao espectador a grandeza do impacto que esse fato histórico teve em todo o mundo. Para representar esse choque há apenas uma sutil referência, quando são mostradas diversas revistas e jornais do mundo todo no alojamento de quarentena dos astronautas. O filme poderia ter explorado mais esse impacto, porém como adotou uma sobriedade bem característica isso também acabou sendo mostrado de forma sutil. Então é isso. Um bom filme, certamente válido e digno da história que conta.

O Primeiro Homem (First Man, Estados Unidos, 2018) Direção: Damien Chazelle / Roteiro: Josh Singer, James R. Hansen / Elenco: Ryan Gosling, Claire Foy, Kyle Chandler, Pablo Schreiber / Sinopse: O filme conta a história do astronauta americano Neil Armstrong, desde os primeiros testes até o momento em que ele comandou a missão espacial Apolo 11, a primeira a levar um homem até a Lua.

Pablo Aluísio.

Mestre dos Mares

Tive a oportunidade de assistir no cinema, em seu lançamento original. De fato esse sempre foi o melhor meio de conferir filmes nesse estilo, produções grandiosas, resgatando o antigo modo de fazer cinema, em sua era clássica. O roteiro foi baseado numa série de romances escritos pelo autor Patrick O'Brian. Esse escritor era apaixonado pelos grandes navios de seu tempo, criando assim uma série de romances sobre as grandes navegações. Nesse, em particular, encontramos o capitão Jack Aubrey (Russell Crowe), comandante de um navio de guerra da armada inglesa, o H.M.S. Surprise. Sua missão seria localizar embarcações francesas nas costas da América do Sul (incluindo o Brasil), destrui-las e aprisionar seus oficiais. O contexto histórico se passava durante as guerras napoleônicas, onde a conquista da hegemonia marítima era essencial. Claro que durante a navegação nada acabaria saindo conforme o planejado, levando o capitão e sua tripulação a ir parar em lugares jamais imaginados por eles ao partirem da Inglaterra.

Belo filme, uma super produção que custou mais de 150 milhões de dólares, onde o estúdio se deu ao luxo de construir uma réplica real de uma antiga nau da esquadra britânica. Visualmente o filme é mesmo de encher os olhos, com maravilhosa direção de arte, figurinos, cenários, etc. Uma produção como não se via há muitos anos. Outro ponto positivo é que o diretor Peter Weir realmente optou por uma narrativa mais lenta, mais detalhista, repetindo o estilo mais conservador de fazer bom cinema. Nada de cortes rápidos e edição insana. O filme é um exemplo perfeito de que ainda é possível fazer cinema de grande qualidade, usando para isso ferramentas e estilos de um passado distante. Ao lado de "Gladiador" pode ser considerado um dos melhores trabalhos de Russell Crowe em sua carreira.

Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (Master and Commander: The Far Side of the World, Estados Unidos, 2003) Direção: Peter Weir / Roteiro: Peter Weir, baseado na obra literária escrita por Patrick O'Brian / Elenco: Russell Crowe, Paul Bettany, James D'Arcy, Billy Boyd / Sinopse: Durante o começo do século XIX, um navio de guerra da armada inglesa parte em missão de interceptação de navios franceses, da esquadra de Napoleão Bonaparte. O destino é a distante costa ocidental da América do Sul. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Fotografia (Russell Boyd) e Melhor Edição de Som (Richard King). Também indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição e Figurino.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Mayerling

Um filme extremamente interessante, cujo roteiro foi baseado em fatos históricos reais. O protagonista é um príncipe da Casa de Habsburgo chamado Rudolf (Omar Sharif). Filho do imperador Francisco José I da Áustria (James Mason) ele está na linha de sucessão para subir ao trono. Só que a jovem alteza foge dos padrões que se esperaria dele, de sua posição dentro da monarquia. Muito ligado em ideais liberais, ele chega ao ponto de se encontrar com membros da resistência húngara, que deseja a independência de sua nação, algo que vai contra os interesses diretos de seu pai. Assim o relacionamento entre pai e filho é marcado por conflitos políticos e também pessoais.

O príncipe acaba se apaixonando por uma jovem, filha de um diplomata. Rudolf conhece Maria Vetsera (Catherine Deneuve) durante a apresentação de um balé e fica louco por ela. E qual seria o problema político envolvido nessa paixão? Muito simples, o príncipe já era casado, pai de uma filha. Um relacionamento extraconjugal seria um escândalo dentro da corte austríaca, muito católica e conservadora. Diante de mais esse deslize do filho, o imperador fica furioso e começa a fazer de tudo para que o romance chegue ao seu fim. O desfecho de toda essa novela acabaria resultando numa grande tragédia.

A morte precoce de Rudolf iria desencadear uma série de problemas históricos. Ele era o único na linha de sucessão ao trono. Sua morte até hoje é cercada de mistérios (que o filme não desenvolve, pois abraça a versão oficial) e iria ser o começo de uma série de problemas políticos que iriam eclodir na explosão da I |Guerra Mundial. O roteiro do filme porém não vai tão longe, preferindo contar a história de amor entre o príncipe e sua amante. Um detalhe curioso é que ele era o filho da imperatriz Sissi, tão conhecida dos cinéfilos por uma série de filmes clássicos. Quem a interpreta nesse filme é a diva Ava Gardner. Assim se você gosta dos filmes sobre Sissi não deixe de assistir também a essa excelente produção histórica. Afinal é um complemento aos outros filmes, mostrando Sissi numa fase mais madura de sua vida. Envelhecida e desiludida, ela é apenas um sombra da imperatriz que um dia foi. Em suma, esse é um ótimo filme histórico que explora muito bem o momento em que as velhas monarquias chegavam ao seu fim.

Mayerling (Inglaterra, França, 1968) Direção: Terence Young / Roteiro: Terence Young, baseado no romance escrito por Claude Anet e Michel Arnold / Elenco: Omar Sharif, Catherine Deneuve, Ava Gardner, James Mason / Sinopse: O imperador Francisco José I (James Mason) precisa lidar com um filho nada convencional, o príncipe Rudolf (Omar Sharif). Agora as coisas pioram pois ele se declara apaixonado pela jovem Maria Vetsera (Catherine Deneuve), mesmo sendo um homem casado e sucessor ao trono real. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em língua inglesa.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Cinema Clássico: Sophia Loren, Natalie Wood

 

O Grito da Selva

Título no Brasil: O Grito da Selva
Título Original: The Call of the Wild
Ano de Produção: 1935
País: Estados Unidos
Estúdio: 20th Century Pictures
Direção: William A. Wellman
Roteiro: Jack London, Gene Fowler
Elenco: Clark Gable, Loretta Young, Jack Oakie

Sinopse:
Jack Thornton (Clark Gable) está sempre em dificuldades financeiras. Jogador inveterado ele tenta ganhar uma nova bolada para seguir viagem rumo ao Alaska onde pretende participar da verdadeira corrida ao ouro que está sendo realizada por lá, após se espalhar a notícia que o valioso metal foi encontrado nas montanhas geladas da região. Mas ele não desiste e ao lado de um trenó guiado por cães se aventura pelos campos isolados do local. Na viagem ao lado de um ex-presidiário acaba salvando uma mulher da morte; Esse encontro certamente mudará completamente os rumos de sua vida.

Comentários:
Pelo visto não é de hoje que as distribuidoras nacionais dão títulos estúpidos para filmes americanos. Esse "The Call of the Wild" foi chamado por aqui de "O Grito da Selva" mas pasmem, não tem selva nenhuma no filme. Ele se passa praticamente todo no Alaska, região nevada e selvagem mas que não tem selva nenhuma como estupidamente sugere o nome nacional da fita. Talvez os distribuidores brasileiros quisessem enganar o público o levando a crer que iria ver um filme ao estilo de Tarzan com Clark Gable no papel principal, vai saber... Deixando essas bobagens de lado o que temos aqui é uma aventura ao velho estilo, com Gable posando de herói das neves, salvando mocinhas inocentes de lobos famintos e correndo atrás da fortuna na região mais do que hostil dos campos gelados do Alaska. É impressionante o nível técnico do cinema americano já naquela época distante, afinal estamos falando de um filme rodado há mais de 70 anos! Por causa dessa excelência podemos ver essa aventura hoje sem problema algum. O roteiro é redondinho e a aventura mostrada bem divertida. Sem dúvida um belo programa para cinéfilos que gostam de filmes clássicos.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

A Saia de Ferro

Katharine Hepburn foi uma das atrizes mais premiadas e celebradas da história de Hollywood. Isso não quer dizer que ela sempre atuou em dramas pesadas ou algo do tipo. Entre os 53 filmes em que atuou também havia espaço para produções mais leves, com foco no bom humor. É o caso desse "A Saia de Ferro", cujo próprio título é uma sátira à expressão "Cortina de Ferro" que foi criada pelo primeiro ministro inglês Winston Churchill durante a guerra fria. Era justamente essa cortina de ferro que separava os países capitalistas do ocidente e as nações comunistas do leste europeu lideradas pela União Soviética. O filme tem um roteiro que brinca justamente com isso. Katharine Hepburn interpreta uma comandante de caça MIG que decide ir para os Estados Unidos. Pilotando sua aeronave de combate ela invade o espaço aéreo americano, é interceptada e pousa na América. Imediatamente é presa, colocada sob os cuidados do tenente interpretado por Bob Hope. Só que como estamos em uma comédia romântica e não em um filme sério sobre a guerra fria, tudo desanda para um roteiro com muito bom humor, mostrando as diferenças entre a comandante russa (e seu forte sotaque) e os costumes do capitalismo americano.

O filme é bem leve, talvez até leve demais. As situações de choque cultural vão sendo explorados pelo roteiro à exaustão, o que talvez canse o espectador após 90 minutos de duração. O comediante e apresentador de TV Bob Hope nunca foi muito popular no Brasil, até porque ele fez sua carreira em programas televisivos que nunca passaram por aqui. Fica a curiosidade então de ver a grande Katharine Hepburn em sua tentativa de fazer humor com sua personagem, a dura e disciplinada capitã aviadora Vinka Kovelenko. Funciona bem no papel? Algumas vezes sim, outras não, por causa do próprio roteiro que apela muito para estereótipos dos americanos em relação aos russos. De qualquer forma, até mesmo por ela estar em um filme fora de seu habitual, tentando vencer no humor, já vale a pena conhecer.

A Saia de Ferro (The Iron Petticoat, Estados Unidos, 1956) Direção: Ralph Thomas / Roteiro: Ben Hecht / Elenco: Bob Hope, Katharine Hepburn, Noelle Middleton / Sinopse: Capitã soviética, pilotando um caça MIG, invade os céus dos Estados Unidos e é presa para força aérea daquele país. Em terra começa a se apaixonar pelo tenente que é designado para sua custódia no ocidente. Enquanto isso a KGB tenta eliminá-la, pois sendo uma heroína comunista não ficaria bem para o partido vê-la se render às delícias do capitalismo ocidental.

Pablo Aluísio. 

Os Desgraçados não Choram

Clássico noir estrelado pela atriz Joan Crawford. Ela interpreta uma dona de casa, mãe de um garoto de seis anos, que é atropelado enquanto andava de bicicleta. A morte do menino faz com que ela repense sua vida. Seu casamento vai mal, o marido é um tipo rude, grosseiro e miserável. Assim depois da morte do menino nada mais a segura nessa união falida. Ela dá um basta e vai para Nova Iorque. Na nova cidade ela começa a trabalhar como balconista. As coisas começam a dar certo e em pouco tempo ela faz novas amizades. Só que entre seus novos conhecidos se encontram membros da máfia.

Em pouco tempo ela se infiltra dentro da organização criminosa e é enviada para a costa oeste, com a finalidade de descobrir se um gângster que toma conta de um cassino na Califórnia está roubando os chefes da quadrilha. Essa parte do roteiro é obviamente baseado na história real do mafioso Bugsy Siegel, que teve inclusive uma versão de sua vida levada para o cinema, com direção e atuação de Warren Beatty. A situação que ela se coloca é perigosa, pois ao menor deslize pode ser eliminada. O filme, quando começa, mostra a polícia encontrando um corpo no deserto. Então começa um grande flashback, justamente para contar a história da personagem de Joan Crawford.

O filme tem todo aquele charme das produções ao estilo noir dos anos 50. Os cenários são escuros, com farto uso de luz e sombras em cada cena. Joan Crawford está bastante convincente como essa mulher que decide tomar as rédeas do destino em suas próprias mãos, embora com desdobramentos sequer imaginados por ela. Chegando ao ponto de assumir uma falsa identidade, com o sobrenome dos milionários Forbes, ela começa a afundar cada vez mais em sua ganância pessoal. Joan Crawford que ficou tristemente marcada por causa do livro biográfico de sua filha que a retratava como uma mulher cruel e louca, aqui mostra seu talento de atriz. Embora fosse perturbada em sua vida pessoal. na tela do cinema se mostrava uma atriz bem talentosa. Sua atuação é o grande atrativo para se assistir a esse filme nos dias de hoje.

Os Desgraçados não Choram (The Damned Don't Cry, Estados Unidos, 1950) Direção: Vincent Sherman / Roteiro: Harold Medford, Jerome Weidman / Elenco: Joan Crawford, David Brian, Steve Cochran / Sinopse: Após a morte de seu filho de seis anos, Ethel Whitehead (Joan Crawford) decide acabar seu casamento, que já vinha muito mal e parte para Nova Iorque. Assume outra identidade, passando-se a se chamar Lorna Hansen Forbes e se envolve com a máfia local.

Pablo Aluísio.

domingo, 23 de dezembro de 2018

Mortos que Matam

Grande filme. Provavelmente Vincent Price nunca esteve melhor do que aqui nessa fita de terror diferente. Ele interpreta literalmente o último homem sobre a Terra. Um vírus se espalhou pela humanidade, infectando praticamente todas as pessoas. As que não morreram imediatamente se tornaram zumbis, embora ecos de vampirismo também estejam presentes. O cientista Dr. Robert Morgan (Price) parece ter sido o último a ficar sadio, sem sinais de contaminação. Em um flashback ficamos sabendo que ele era um homem feliz, com esposa e filha adoráveis. Depois da disseminação da praga tudo acabou. Ele agora vive sozinho numa casa. Durante o dia ainda consegue andar pela cidade em busca de mantimentos, combustível e objetos necessários para sua sobrevivência. Porém ao anoitecer isso se torna impossível pois os infectados ganham as ruas, rastejando em busca de seres humanos e animais indefesos. Apenas uma estaca enfiada no coração consegue aniquilar essas criaturas. A luta pela sobrevivência é travada dia após dia, sem esperanças.

O roteiro é muito bom. Jogando inclusive com o lado mais psicológico do protagonista. Quando o filme começa ele já está há três anos isolado, vivendo completamente sozinho. A mente começa assim a torturar seus pensamentos. O filme se desenvolve muito bem e tem um desfecho que achei bem surpreendente, na cena da igreja. Com ecos de terror e também sci-fi dos anos 50, esse "Mortos que Matam" conseguiu vencer a barreira do tempo por causa de seu enredo muito original e inteligente. E quando tinha um bom material em mãos, o mestre Vincent Price brilhava com todo o seu talento.

Mortos que Matam (The Last Man on Earth, Estados Unidos, 1964) Direção: Ubaldo Ragona, Sidney Salkow / Roteiro: William F. Leicester, Richard Matheson / Elenco: Vincent Price, Franca Bettoia, Emma Danieli / Sinopse: Vincent Price interpreta o último homem na Terra. Um cientista que após a morte da família e a destruição da civilização por um vírus mortal, tenta viver um dia de cada vez, enquanto é cada vez mais cercado por zumbis infectados pela estranha doença altamente contagiosa.

Pablo Aluísio.

41ª DP: Inferno no Bronx

Título no Brasil: 41ª DP: Inferno no Bronx
Título Original: Fort Apache the Bronx
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Daniel Petrie
Roteiro: Heywood Gould, Thomas Mulhearn
Elenco: Paul Newman, Edward Asner, Ken Wahl, Danny Aiello, Rachel Ticotin, Kathleen Beller

Sinopse:
No sul do Bronx, violento bairro pobre de Nova Iorque, um policial e seus companheiros de farda tentam sobreviver um dia de cada vez nas violentas ruas da região. Roteiro baseado em fatos reais.

Comentários:
Esse filme foi lançado em VHS no Brasil durante os anos 80 e se minha memória não falha ele chegou no mercado com outro título nacional, bem mais interessante ao meu ver. Por aqui ele ficou conhecido como "Forte Apache Bronx", um nome bem mais próximo ao original inglês. Em minha concepção ficou bem melhor. Deixando esse aspecto de lado é bom frisar também que os anos 70 e os anos 80 foram o auge do gênero policial. Grandes filmes nesse estilo foram produzidos nessas décadas e nada superou depois a qualidade dessas produções. O conceito era bem mais realista e cru, tentando mesmo reproduzir no cinema as dificuldades de combate ao crime, principalmente nas grandes cidades americanas. Esse aqui sempre foi um dos mais violentos e incisivos da época. Paul Newman está excelente em seu papel, a de um sujeito que apesar de tudo contra ainda tenta remar contra a maré. Na época tentaram convencer Newman a migrar para a TV, transformando o filme numa série, porém o ator não aceitou o convite. O orgulho de astro de cinema no fim falou mais alto.

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de dezembro de 2018

Arco do Triunfo

Título no Brasil: Arco do Triunfo
Título Original: Arch of Triumph
Ano de Produção: 1948
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Lewis Milestone
Roteiro: Lewis Milestone, Harry Brown
Elenco: Ingrid Bergman, Charles Boyer, Charles Laughton

Sinopse:
No inverno de 1938, Paris está cheia de refugiados do nazismo, que vivem nas sombras negras da noite, tentando fugir da deportação do governo local. Entre eles se encontra o Dr. Ravic (Charles Boyer), que apesar de não ter licença para clinicar na França, o faz de forma clandestina, tudo para ajudar pessoas em sua situação. Por mero acaso acaba encontrando com Joan Madou (Ingrid Bergman), uma mulher que mudará os rumos de sua vida.

Comentários:
Baseado no romance de mesmo nome de Erich Maria Remarque, publicado em 1945, o filme "Arch of Triumph" tenta capturar parte do drama dos refugiados de guerra. Como se sabe muitos intelectuais, cientistas e políticos alemães não tiveram outra saída a não ser abandonar a Alemanha quando Hitler assumiu o poder absoluto em seu país. Esse enorme grupo de pessoas acabou sendo perseguido pelos serviços de inteligência alemão, onde quer que eles estivessem, até mesmo em países estrangeiros. O pior é que a França acabou também sendo ocupada por tropas nazistas, levando ao desespero parte desses imigrantes. Dirigido pelo prestigiado cineasta Lewis Milestone, o mesmo de grandes clássicos como, por exemplo, Sem Novidade no Front (1930), O Grande Motim (1962) e O Tempo Não Apaga (1946), o filme tem uma das melhores recriações do período da ocupação alemã na França. Roteiro bem escrito e elenco maravilhoso, liderado pela estrela Ingrid Bergman e pelos veteranos Charles Boyer e Charles Laughton, completam o quadro de uma bela obra da sétima arte em seu período clássico. 

Pablo Aluísio.

A Carta

Título no Brasil: A Carta
Título Original: The Letter
Ano de Produção: 1940
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: William Wyler
Roteiro: W. Somerset Maugham, Howard Koch
Elenco: Bette Davis, Herbert Marshall, James Stephenson, Frieda Inescort, Gale Sondergaard, Bruce Lester

Sinopse:
Uma americana, Leslie Crosbie (Bette Davis), esposa de um administrador de uma fazenda na distante Cingapura, atira em um nativo local, afirmando ter atirado em  legítima defesa. Depois de sua morte ela é levada a julgamento. Tudo parece confirmar sua versão dos fatos, exceto uma suposta carta reveladora que é encontrada. Teria sido mesmo apenas um crime por legítima defesa? Filme indicado a sete Oscars, incluindo Melhor Filme, Direção (William Wyler), Atriz (Bette Davis), Ator Coadjuvante (James Stephenson), Fotografia e Edição. 

Comentários:
"A Carta" foi baseada em uma antiga peça de sucesso que estreou na Broadway durante os anos 1920. Na década seguinte o texto ganhou sua primeira versão cinematográfica com Jeanne Eagels, que estava tão bem em cena que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Esse é o remake dos anos 1940, já com a diva Bette Davis no papel principal. O roteiro é primoroso (injustamente não ganhou indicação ao prêmio da Academia, talvez pelo fato do filme ter tido outras sete indicações) mas revela que atrás de toda grande atuação há sempre um bom roteiro por trás. E por falar em boas atuações o filme está repleto delas, em especial a própria Davis que era ótima para esse tipo de personagem, ao qual você não consegue descobrir se é de fato uma mocinha ou uma vilã! James Stephenson, que também foi indicado ao Oscar, brilha como um advogado de defesa bem dúbio em suas intenções. O filme foi dirigido pelo mestre William Wyler (1902 - 1981), um dos maiores cineastas de todos os tempos. Com tanto Know-how essa película se torna mesmo indispensável na coleção de todo fã de cinema clássico.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Em Roma na Primavera

Título no Brasil: Em Roma na Primavera
Título Original: The Roman Spring of Mrs. Stone
Ano de Produção: 1961
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: José Quintero
Roteiro: Gavin Lambert, baseado na obra de Tennessee Williams 
Elenco: Vivien Leigh, Warren Beatty, Coral Browne

Sinopse:
Karen Stone (Vivien Leigh) é uma atriz veterana dos palcos, cuja idade começa a atrapalhar sua carreira. Perto dos 50 anos os convites vão ficando cada vez mais raros na Broadway. Ela então decide passar suas férias em Roma mas na viagem seu marido e empresário, 20 anos mais velho do que ela, sofre um ataque cardíaco e morre. Desolada, Karen decide alugar um apartamento na cidade eterna das sete colinas. Para curar sua desilusão uma condessa italiana, muito conhecida por arranjar jovens para mulheres mais velhas solitárias, lhe apresenta Paolo di Leo (Warren Beatty). A aproximação entre ambos será dramática e de consequências imprevisíveis.

Comentários:
Depois que Vivien Leigh brilhou em "Uma Rua Chamada Pecado" no papel de Blanche em 1951, muitos esperavam que ela voltasse a interpretar nas telas algum outro texto do genial Tennessee Williams. Foi necessário dez anos para que isso voltasse a acontecer. Esse foi o penúltimo filme de Vivien Leigh, em um texto que remonta levemente aspectos de sua própria vida pessoal, afinal de contas ela, naquela altura de sua carreira, também era uma veterana em situação bem parecida com a de sua personagem Karen Stone. Sua atuação é brilhante. Muitos inclusive esperavam por uma indicação ao Oscar mas a academia caprichosamente resolveu indicar outra atriz do elenco ao prêmio, Lotte Lenya, que interpreta a condessa Magda Terribili-Gonzales. Como sempre acontecia em seus escritos, esse texto de Tennessee Williams também explora o lado mais sórdido de seus personagens. A mulher envelhecida que se deixa enganar por um garotão que só deseja o seu dinheiro, a mulher inescrupulosa que se torna uma verdadeira cafetina, apesar de usar um título de condessa e o jogo cínico e lascivo de todos os que se envolvem nessa situação. Uma produção que anda bem esquecida nos dias de hoje, injustamente aliás, pois é de extrema qualidade cinematográfica.

Pablo Aluísio.

O Amanhã Que Não Virá

Título no Brasil: O Amanhã Que Não Virá
Título Original: Kiss Tomorrow Goodbye
Ano de Produção: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Gordon Douglas
Roteiro: Harry Brown, Horace McCoy
Elenco: James Cagney, Barbara Payton, Helena Carter

Sinopse:
Ralph Cotter (James Cagney) é um prisioneiro condenado que decide fugir após uma distração dos guardas. Na fuga seu colega de cela acaba sendo morto. Isso porém não é problema para Cotter que está desesperado em ser novamente um homem livre, para dar continuidade em sua vida no crime. De volta às ruas, ele acaba se envolvendo em um roubo, mas após ser pego pelo inspetor de polícia descobre que ele pode ser corrompido por dinheiro. Isso coloca o policial nas mão de Cotter, que agora não vê mais limites para seus planos no mundo do crime.

Comentários:
James Cagney foi o mais adorado vilão do cinema americano. Baixinho, atarracado e com cara de mau, ele construiu toda a sua carreira interpretando bandidos, assassinos e gangsters, todos com raro brilhantismo. Na era de ouro do cinema clássico ele foi o mais famoso "homem mau" das telas de cinema. Aqui Cagney volta a interpretar um criminoso, um sujeito que em nenhum momento tenta se fingir de bonzinho ou ser dado a crises de consciência. Pelo contrário, seu personagem Ralph Cotter é um escroque assumido. Após gravar o inspetor de polícia negociando com ele uma propina ele começa a ter o tira nas mãos. Ao lado de um advogado também sujo (Luther Adler, em excelente atuação como Keith 'Cherokee' Mandon) ele acaba percebendo que não haverá mais limites para seus golpes no mundo da criminalidade. Como porém nada é perfeito, acaba cometendo dois erros, justamente ao se envolver com as mulheres erradas, a irmã de seu companheiro morto na fuga e a filha de um milionário e político influente. Quem conhece a carreira de James Cagney sabe que em todo filme seu personagem deveria protagonizar uma cena de extrema violência. Algumas vezes ele amassava uma fruta na cara de alguma mulher que ousasse lhe enfrentar. Aqui ele perde a cabeça após ser agredido por uma garota e lhe dá uma surra com toalhas de banho - imagine algo assim em plenos anos 1950, onde o moralismo era muito presente, inclusive em filmes. O público adorava até porque todos tinham pago para ver o lado mais perverso e cruel de Cagney e certamente saíam plenamente satisfeitos do cinema após verem cenas como essa.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

A Piscina Mortal

Título no Brasil: A Piscina Mortal
Título Original: The Drowning Pool
Ano de Produção: 1975
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stuart Rosenberg
Roteiro: Tracy Keenan Wynn, Lorenzo Semple Jr.
Elenco: Paul Newman, Joanne Woodward, Anthony Franciosa

Sinopse:
O detetive Harper (Paul Newman) é contratado por uma antiga namorada, que agora vive como rica dama da sociedade em New Orleans, para desvendar um mistério envolvendo aspectos obscuros de seu ciclo familiar e social. Seguindo pistas e descobrindo relações ilícitas, Harper acaba desvendando uma complexa rede criminosa envolvendo figurões da cidade.

Comentários:
Um raro momento em que Paul Newman voltou a interpretar o mesmo personagem em uma sequência, isso porque "The Drowning Pool" nada mais é do que uma continuação de "Harper - O Caçador de Aventuras" de 1966. O detetive Lew Harper, com todo seu jeito de sujeito malandro que consegue se sair das maiores enrascadas, pelo visto cativou mesmo Newman que retornou ao mesmo papel quase dez anos depois. Como não poderia ser diferente Newman resolveu trazer também sua esposa de longa data, Joanne Woodward, para o elenco. A Warner aliás já vinha tentando filmar esse script há muitos anos, mas sempre esbarrava na negativa de Paul Newman, já que naquela época sequências não eram tão comuns como hoje em dia. Depois de ter sido reescrito várias vezes finalmente o roteiro foi considerado satisfatório pelo ator que resolveu topar encarnar o cínico detetive mais uma vez. Nesse segundo filme - que passa bem longe de ser tão bom quanto o original - o personagem de Newman desvenda uma trama (típica de produções como essa) bem menos complicada. A cena final no grande tanque do balneário quase levou o filme a ser indicado ao Oscar na categoria Melhores Efeitos Especiais. Por fim, como mera curiosidade, esse filme foi também um dos primeiros da carreira da atriz Melanie Griffith que aqui interpreta a personagem coadjuvante Schuyler. No saldo final vale a pena assistir, embora não seja dos melhores filmes do mito Paul Newman.

Pablo Aluísio.

No Velho Chicago

Título no Brasil: No Velho Chicago
Título Original: In Old Chicago
Ano de Produção: 1937
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Henry King
Roteiro: Lamar Trotti, Sonya Levien
Elenco: Tyrone Power, Alice Faye, Don Ameche

Sinopse:
O filme narra a épica história de uma família de irlandeses que se muda para a cidade de Chicago para um recomeço em suas vidas. Após viverem anos bem duros na cidade a prosperidade começa finalmente a abençoar seus integrantes até que todos são atingidos pelo grande incêndio que praticamente destruiu toda a cidade, em um dos eventos mais terríveis da história americana. Filme indicado a seis Oscars, inclusive Melhor Filme, Direção e Roteiro. Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Alice Brady) e Melhor Assistente de Direção (Robert D. Webb).

Comentários:
"In Old Chicago" foi uma das produções mais caras da história dos estúdios Fox. Na época - década de 1930 - eles ousaram reconstruir em cenários grandiosos toda a arquitetura da velha Chicago só para depois queimar tudo em um incêndio que recriasse na tela a grande tragédia da história daquela cidade. De certa forma o roteiro, personagens e o enredo são meros panos de fundo para essa cena que até os dias de hoje causa impacto por causa da excelente reconstituição histórica. O filme de certa forma acabou se tornando o predecessor de todo um gênero cinematográfico, a do cinema catástrofe, que teria seu auge muitas décadas depois, nos anos 1970, quando se tornou realmente uma febre nas bilheterias. O cineasta Henry King teve que enfrentar tantos problemas na realização desse filme que sofreu um ataque cardíaco em plena filmagem. Como não poderia ser interrompida a filmagem continuou, sendo assumida por seu jovem assistente, Robert D. Webb, que acabaria sendo premiado com um Oscar numa categoria que já não existe mais. Assim deixamos a dica desse filme que mostra, acima de tudo, a grande excelência técnica que o cinema americano sempre teve, mesmo em seus primórdios.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Deus Sabe Quanto Amei

Uma coisa Frank Sinatra sabia fazer muito bem: escolher os roteiros certos para atuar. Um exemplo é esse "Deus Sabe Quanto Amei", filme lançado em 1958 que acabou sendo indicado em várias categorias do Oscar, Não espere ver o cantor interpretando alguma bela canção no filme. Aqui o foco é bem outro. Quando o filme começa o encontramos cochilando em uma cadeira de ônibus. Depois de uma noite de bebedeiras seus colegas de farda o colocaram em um ônibus que ia em direção à sua cidade natal. Quando ele acorda já está de volta ao velho lar, numa cidadezinha de Indiana. Chega também ao seu lado a corista e garota de farras interpretada por Shirley MacLaine. O porre foi tão grande que ele nem sequer lembra dela! Pior, agora que seu serviço militar acabou ele precisa encontrar algo com que trabalhar. Seu desejo sempre foi ser escritor, mas muito indisciplinado e dado a farras, jamais conseguiu ter sucesso na carreira. Isso apesar de ter realmente talento com as letras.

O jeito então passa a ser procurar pelo irmão, que não vê há anos. Ele se tornou um comerciante bem sucedido no ramo de joias. Os dois não se dão muito bem, por arestas não aparadas no passado. Porém nem tudo é desilusão e amargura. Dave (o personagem de Sinatra) também acaba conhecendo e se apaixonando pela professora Gwen French (Martha Hyer). Ela resiste, uma vez que o estilo de vida de Dave é tudo o que ela reprova. Completando o quadro de personagens interessantes desse bom drama temos ainda um jogador de cartas inveterado, sempre com um grande chapéu texano na cabeça, interpretado pelo sempre carismático Dean Martin. Enfim, é um drama romântico muito bom, com excelente roteiro. Com mais de duas horas de duração jamais cai no marasmo ou cansa o espectador, pelo contrário, mantém o interesse até o final. Como eu escrevi antes, Frank Sinatra sabia muito bem escolher onde trabalhar em Hollywood. Era um sujeito esperto e inteligente, disso não tenho a menor dúvida.

Deus Sabe Quanto Amei (Some Came Running, Estados Unidos, 1958) Direção: Vincente Minnelli / Roteiro: John Patrick, baseado no romance escrito por James Jones / Elenco: Frank Sinatra, Dean Martin, Shirley MacLaine, Martha Hyer, Arthur Kennedy / Sinopse: Após prestar o serviço militar, Dave Hirsh (Sinatra) está de volta à sua cidade natal. Ele precisa encontrar algo o que fazer da vida. Ele tem planos de ser um escritor, mas isso ainda não se concretizou. Acaba se apaixonando por uma professora que, mesmo gostando dele, não se entrega à nova paixão. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz (Shirley MacLaine), melhor ator coadjuvante (Arthur Kennedy), melhor atriz coadjuvante (Martha Hyer), melhor figurino (Walter Plunkett) e melhor música original ("To Love and Be Loved").

Pablo Aluísio.

Noites de Rumba

Título no Brasil: Noites de Rumba
Título Original: Las Vegas Nights
Ano de Produção: 1941
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Ralph Murphy
Roteiro: Ernest Pagano, Harry Clork
Elenco: Constance Moore, Bert Wheeler, Tommy Dorsey, Frank Sinatra, Phil Regan, Lillian Cornell

Sinopse:
Um número de vaudeville herda um prédio velho e destruído e decide tentar transformá-lo em uma nova boate da moda. Primeiro filme da carreira do cantor Frank Sinatra. Musical da Paramount Pictures.

Comentários:
Qual foi o primeiro filme de Frank Sinatra? A resposta está aqui! É esse "Noites de Rumba", onde ele apareceu como cantor da orquestra maravilhosa de Tommy Dorsey. Seu personagem nem foi creditado com um nome, afinal ele não passava de um figurante de luxo, embora cantasse em cena uma bela canção. Note o ano em que o filme foi lançado, 1941, em plena segunda guerra mundial. Sinatra teve que enfrentar acusações de que era um covarde que não foi lutar na guerra ao lado de outros patriotas. Pura besteira. De uma forma ou outra esse filme acabou sendo indicado a um Oscar. Para a primeira vez de Sinatra no cinema até que não foi uma estreia ruim.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

O Álamo

Título no Brasil: O Álamo
Título Original: The Alamo
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: John Lee Hancock
Roteiro: Leslie Bohem, Stephen Gaghan
Elenco: Dennis Quaid, Billy Bob Thornton, Jason Patric, Patrick Wilson, Emilio Echevarría

Sinopse:
Em San Antonio, no ano de 1836, um grupo de americanos encurralados no forte Álamo decide ficar e resistir ao enorme exército liderado pelo general mexicano Antonio Lopez de Santa Ana. Eles estão em menor número e com pouco armamento mas mesmo assim resolvem lutar com honra e bravura, uma atitude de coragem que entrou para a história do Texas.

Comentários:
Mais um remake, dessa vez do clássico filme dirigido por John Wayne. O enredo é o tradicional, já bem conhecido dos fãs de western em geral. Obviamente há todo aquele clima de ufanismo sempre presente quando levam essa história para as telas, pois afinal de contas esse é o tipo de enredo que exige uma certa postura de seus realizadores pois caso contrário podem mexer com um vespeiro, principalmente em relação aos texanos. Talvez por causa desse excessivo respeito esse novo filme sobre o Álamo tenha ficado muito burocrático, sem vida, sem impacto. Certo, a história é mostrada de forma muito correta, mas em minha forma de ver correção demais, sem espaço para uma visão mais original sobre tudo, só acaba rendendo muita chatice. Outro ponto que me deixou desapontado foi a escolha de certos atores para determinados personagens. Ok, gosto muito de Dennis Quaid, mas ele está muito mal na pele de Sam Houston (cujo nome batizaria a futura capital do Texas). Billy Bob Thornton como o famoso Davy Crockett também não me convenceu em nada. Aqui temos realmente um filme cujo medo de reações adversas acabou estragando o resultado final. Um pouquinho mais de ousadia cairia muito bem. Filme indicado ao Harry Awards.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O Homem Intrépido

Título no Brasil: O Homem Intrépido
Título Original: The Kansan
Ano de Produção: 1943
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: George Archainbaud
Roteiro: Harold Shumate, Frank Gruber
Elenco: Richard Dix, Jane Wyatt, Albert Dekker

Sinopse:
Durante um assalto ao banco local realizado pela infame quadrilha de Jesse James, o cowboy John Bonniwell (Richard Dix) acaba sendo ferido em um intenso tiroteio com os bandidos. Levado ao hospital da cidade acaba ficando vários dias inconsciente e quando acorda descobre, surpreso, que foi eleito pela população como o novo xerife da região. Com certo receio acaba aceitando o cargo, porém terá que bater de frente com um poderoso banqueiro, que ambiciona controlar a tudo e a todos com o poder de seu dinheiro. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Música (Gerard Carbonara).

Comentários:
"The Kansan" foi realizado bem no meio da II Guerra Mundial. Enquanto os soldados ianques lutavam na Europa e no Pacífico a vida continuava para os americanos em geral e o cinema não perdia tempo em faturar em cima da imagem do herói tipicamente norte-americano, a do cowboy. Nesse "O Homem Intrépido" o ator Richard Dix interpreta mais um xerife honesto e honrado que decide impor seu ponto de vista em uma região dominada por bandoleiros, foras-da-lei e banqueiros inescrupulosos e gananciosos. O roteiro aliás explora um aspecto muito interessante da colonização do oeste, pois muitas vezes os grupos armados de bandidos que infestavam as cidades eram bancados por cidadãos supostamente honestos e acima de qualquer suspeita! Diante disso muitos xerifes tinham que viver no fio da navalha, tentando se manter no cargo, embora cientes que havia muita corrupção nas altas esferas do poder. No elenco podemos destacar a figura da bela atriz Jane Wyatt, que apesar do nome não tinha parentesco com o mais famoso xerife de todos os tempos, Wyatt Earp. Ela traz uma certa doçura necessária a um filme repleto de sujeitos mal encarados, sujos e violentos. Assim deixamos a dica desse "The Kansan", mais um bom faroeste da década de 1940 que explora a figura sempre lendária e mitológica do xerife no velho oeste americano.

Pablo Aluísio.

Semeando a Morte no Texas

Título no Brasil: Semeando a Morte no Texas
Título Original: Seminò Morte... Lo Chiamavano il Castigo di Dio
Ano de Produção: 1972
País: Itália
Estúdio: Virginia Cinematografica
Direção: Roberto Mauri
Roteiro: Roberto Bianchi Montero, Roberto Mauri
Elenco: Brad Harris, José Torres, Vassili Karis

Sinopse:
Django (Brad Harris) acaba caindo numa armadilha. Estando no lugar errado, na hora errada, ele acaba sendo acusado de um roubo de banco. Assim é jogado na cadeia junto ao bandoleiro Spirito Santo (José Torres). Depois de algumas tentativas finalmente consegue fugir para encontrar os verdadeiros criminosos, que ao que tudo indica, contam com o apoio de pessoas importantes, inclusive de autoridades públicas que seriam os verdadeiros autores intelectuais do crime.

Comentários:
O diretor Roberto Mauri (assinando sob o pseudônimo americano de Robert Johnson) ficou conhecido pelos faroestes italianos de baixo orçamento que dirigiu. "A Vingança é o Meu Perdão" de 1968 e "Sartana no Vale dos Gaviões" de 1970 até possuem seus admiradores dentro do gênero Western Spaghetti. O problema é que a partir de determinado momento Mauri começou a diminuir ainda mais os orçamentos de seus filmes, chegando ao ponto de tudo parecer muito fraco e mal produzido na tela. A crítica italiana não perdoou isso nessa fita, chegando ao ponto de chamar o filme de "Um exercício de incompetência"! De fato há pouca coisa realmente boa nessa produção. Os diálogos são mínimos e as cenas de ação são de uma gratuidade espantosa. O simples ato de servir um whisky quente em um saloon já serve de desculpas para um tiroteio sem fim envolvendo quase duas dezenas de cowboys mal encarados e fedorentos. Pior será o pobre azarado que se deparar com uma cópia dublada em inglês pois o serviço de dublagem que realizaram foi realmente de péssima qualidade. As poucas falas mais desenvolvidas são ditas pelo vilão, Scott (Vassili Karis), que passa tempo demais explicando nos menores detalhes seus planos para liquidar Django. Há muitos ângulos distorcidos e cenas mal realizadas. De bom mesmo temos apenas uma trilha sonora pra lá de excêntrica e uma direção de arte muito boa no poster original do filme. Fora isso é de fato um faroeste bem decepcionante de modo em geral. Só recomendado para fãs radicais e hardcore do pistoleiro Django.

Pablo Aluísio.

domingo, 16 de dezembro de 2018

Marcado para Morrer

Título no Brasil: Marcado para Morrer
Título Original: Ride the Man Down
Ano de Produção: 1952
País: Estados Unidos
Estúdio: Republic Pictures
Direção: Joseph Kane
Roteiro: Mary C. McCall Jr, Luke Short
Elenco: Brian Donlevy, Rod Cameron, Ella Raines

Sinopse:
Após a morte do dono de um extenso e produtivo rancho numa nevasca, se forma uma severa disputa entre criadores de gado da região para tomar posse da propriedade. Acontece que ele morreu sem deixar herdeiros. Em uma época onde as leis de sucessão não eram muito claras, começa uma verdadeira guerra entre os fazendeiros para dominar o local. Bide Marriner (Brian Donlevy) e Red Courteen (Jim Davis) são os candidatos mais propensos para ganhar o rancho. As coisas mudam porém quando o cowboy Ray Cavanaugh (Paul Fix) mata John Evarts (James Bell), que estava administrando o rancho, atirando covardemente pelas suas costas, ficando claro a partir desse crime que a disputa será resolvida mesmo na base das armas em punho.

Comentários:
Esse western estrelado por Brian Donlevy tem um roteiro curioso que mostra um aspecto histórico na conquista do oeste americano. Acontece que a Constituição dos Estados Unidos afirmava que as terras seriam ocupadas pela posse dos colonos por sua ordem de chegada na região. Trocando em miúdos, a terra seria de quem chegasse primeiro por lá, naquelas regiões selvagens! Não havia necessariamente direito de propriedade reconhecido em cartório ou algo sequer parecido a isso. Quando um rancheiro morria sem deixar herdeiros era comum haver uma disputa sangrenta pelo rancho, principalmente se ele fosse valioso, bem localizado, com terras produtivas e boas para a criação de gado. É justamente essa a situação central do enredo desse filme. O fato porém é que a Republic Pictures tinha um complexo roteiro para filmar, mas com orçamento pequeno. Assim uma estória que daria margem a um filme com mais de duas horas e meia de duração acabou sendo condensado em meros 70 minutos de projeção. Nem preciso dizer que tudo ficou muito truncado por causa disso. Some-se a isso o fato de que muitas cenas rodadas de noite foram prejudicadas por problemas de iluminação. Mesmo assim, com esses pequenos problemas pontuais, "Ride the Man Down" ainda consegue ser um bom entretenimento, principalmente se você tiver algum interesse em história americana da colonização do velho oeste. 

Pablo Aluísio.

Os Canhões de San Sebastian

Título no Brasil: Os Canhões de San Sebastian
Título Original: La Bataille de San Sebastian
Ano de Produção: 1968
País: Itália, França, México
Estúdio: Compagnie Internationale de Productions Cinématographiques
Direção: Henri Verneuil
Roteiro: William Barby Faherty, Serge Gance
Elenco: Anthony Quinn, Anjanette Comer, Charles Bronson, Sam Jaffe

Sinopse:
Leon Alastray (Anthony Quinn) é um bandoleiro que acaba sendo confundido com um sacerdote assassinado. Ao chegar na aldeia de San Sebastian ele entende que aquele povo vive em constante medo causado pelos ataques regulares ao povoado, onde seus poucos bens e sua comida viram alvos de ladrões violentos que chegam na região, aterrorizam os moradores e depois vão embora com o produto de seu saque. Assim Leon logo decide ajudar aquelas pessoas injustiçadas a se defenderem desses bandidos, organizando um verdadeiro exército de resistência.

Comentários:
Western Spaghetti que fez muito sucesso nos cinemas durante os anos 1960. Uma produção internacional envolvendo três países, Itália, França e México, e que contou em seu elenco com dois famosos atores do cinema americano, Anthony Quinn e Charles Bronson. Isso demonstrava que a indústria de cinema italiano estava forte o suficiente para contratar atores americanos para suas películas. O curioso é que esses profissionais eram considerados, até de forma injusta, como atores de segundo escalão em Hollywood. Assim eles deixaram a Califórnia para trás e foram para a Europa, onde contaram com produções melhores para se tornarem estrelas por lá. O mesmo caminho trilhou Clint Eastwood no começo de sua carreira. Uma vez com o sucesso dessas produções, podiam retornar para Hollywood onde ganhavam um novo status, conquistado pela farta bilheteria de seus faroestes spaghettis. Anthony Quinn, por exemplo, tinha uma personalidade expansiva e extrovertida, excelente para esses filmes onde muitas vezes o exagero dava o tom de seus roteiros. Já Charles Bronson era o tipo ideal para encarnar sujeitos durões, de poucas palavras e muita ação. Uma dupla que casou perfeitamente bem em cena, a se lamentar apenas o fato de terem trabalhado poucas vezes juntos. Assim o que temos aqui é uma das produções mais ousadas do Western Spaghetti, um filme que não envelheceu tanto como era de se esperar. Uma excelente diversão para quem curte esse tipo de produção italiana com muitos tiros e pouca conversa fiada.

Pablo Aluísio.

sábado, 15 de dezembro de 2018

O Covil da Desordem

Título no Brasil: O Covil da Desordem
Título Original: Showdown at Abilene
Ano de Produção: 1956
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Charles F. Haas
Roteiro: Berne Giler, Clarence Upson Young
Elenco: Jock Mahoney, Martha Hyer, Lyle Bettger

Sinopse:
Depois de passar vários anos nas fileiras do exército confederado durante a guerra civil americana, Jim Trask (Jock Mahoney) finalmente retorna para seu lar em Abilene. As coisas por lá porém estão bem mudadas. A mulher com quem iria se casar antes da guerra está noiva de seu amigo, Dave Mosely (Lyle Bettger). Há uma guerra não declarada entre criadores de gado e fazendeiros e a região está infestada de foras da lei. Trask havia sido xerife antes da guerra, mas agora rejeita a ideia de voltar a usar a estrela de prata após tantas mortes presenciadas durante o conflito.

Comentários:
Considerei um faroeste elegante que em seu roteiro lida com a complicada volta para casa daqueles que lutaram por longos anos na Guerra Civil. Logo no caminho de volta Jim Trask (Mahoney) reencontra um velho amigo de infância, só que enquanto ele ostenta uma farda cinza confederada o outro está devidamente vestido de ianque, com o azul típico da União. Essa cena é muito bem representativa pois mostra o que de fato foi a guerra civil americana, onde no fundo irmão lutava contra irmão. Depois quando Trask finalmente chega em Abilene ele entende o preço a ser pago por sua ausência. A paixão de sua vida está comprometida com outro homem e para piorar o noivo é um amigo de infância, que inclusive perdeu sua mão por causa do próprio Trask. Impedido de lutar pela garota por causa da fidelidade de sua amizade, ele precisa se resignar nessa situação toda. Some-se a isso a complicada carga emocional que carrega após tantos anos de combate, pois acaba desenvolvendo certos traumas de guerra. O ator Jock Mahoney tinha ótima presença de cena, alto e elegante, ele acaba trazendo muita dignidade para seu papel. Em certos momentos chegou até mesmo a me lembrar de Gary Cooper. Então deixamos a recomendação desse filme que chegou a ser exibido em nossa TV aberta durante a década de 1980. Bons tempos aqueles para fãs de western em nosso país.

Pablo Aluísio.

Deus Criou o Homem e o Homem Criou o Colt

Título no Brasil: Deus Criou o Homem e o Homem Criou o Colt
Título Original: Quella Sporca Storia Nel West
Ano de Produção: 1968
País: Itália
Estúdio: Daiano Film, Leone Film
Direção: Enzo G. Castellari
Roteiro: Sergio Corbucci, Tito Carpi, Francesco Scardamaglia
Elenco: Andrea Giordana, Gilbert Roland, Horst Frank

Sinopse:
No caminho de volta da Guerra Civil, Johnny Hamilton (Andrea Giordana) é visitado em seus sonhos pelo fantasma de seu pai, que permite que ele saiba que ele foi assassinado e que lhe pede para vingá-lo. De volta ao rancho da família, Johnny descobre que não apenas o seu pai foi morto, mas que Gertrude, sua mãe, se casou com o irmão de seu falecido marido Claude. Ele é agora o proprietário da fazenda e de todos os bens do falecido. Poderia ter sido ele o verdadeiro assassino de seu pai?

Comentários:
Com o sucesso comercial dos faroestes italianos o famoso diretor Sérgio Leone também resolveu atacar de produtor. Ele se tornou acionista de uma empresa cinematográfica, a Leone Film, e começou a produzir e depois exportar essas fitas para o exterior, em especial Estados Unidos e América Latina. O retorno financeiro foi excelente, haja vista que o cineasta sabia bem o que o povão queria consumir. Os roteiros muitas vezes eram simples pretextos para bem coreografadas cenas de violência, sendo que essa muitas vezes surgia na tela não com a proposta de ser realista, mas sim estilizada, exacerbada e visualmente atraente. Isso acabou dando origem a um gênero que até hoje serve de referência e fonte de influências. O primeiro filme produzido pela empresa de Leone foi "O Herdeiro de Satanás", seguido de mais aproximadamente 30 títulos, todos bem lucrativos. Outro nome importante desse momento do cinema italiano que fez parte da realização desse filme foi o de Sergio Corbucci, que criou a estória original e assinou o roteiro (que acredite, foi inspirado no clássico "Hamlet" escrito por William Shakespeare!). No Brasil, dando sequência a tradição de títulos nacionais enormes e divertidos, a fita recebeu o nome de "Deus Criou o Homem e o Homem Criou o Colt", o que causou problemas para os donos de cinemas pois era tão grande que mal conseguia caber nas marquises de seus estabelecimentos. De qualquer forma a fita fez bastante sucesso por aqui, a ponto de ficar vários meses em exibição nos chamados cinemas de bairro, que hoje em dia já não existem mais, infelizmente. Com preços promocionais, esses filmes faziam a alegria de grande parte de nossa população de baixa renda.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A Cobiça do Ouro

Título no Brasil: A Cobiça do Ouro
Título Original: Gunmen of Abilene
Ano de Produção: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Republic Pictures
Direção: Fred C. Brannon
Roteiro: M. Coates Webster
Elenco: Allan Lane, Black Jack, Eddy Waller, Roy Barcroft 

Sinopse:
A cidade de Abilene está aterrorizada com uma onda de pistoleiros e bandoleiros que usam a região como esconderijo de seus crimes nefastos. O chefe da quadrilha é um farmacêutico local, Henry Turner (Peter Brocco), que descobriu haver muito ouro nas montanhas que circulam a cidade. Sua intenção é expulsar os moradores para colocar as mãos naquela grande riqueza mineral. Para isso porém terá que passar por cima de Rocky Lane (Allan Lane), um cowboy disposto a defender os pobres e oprimidos moradores de Abilene.

Comentários:
A Republic Pictures se notabilizou por produzir dezenas de faroestes B em ritmo industrial durante os anos 1940 e 1950. Essas fitas eram realizadas com orçamentos baratos e sem grandes estrelas no elenco, até porque eram exibidas em matinês onde o preço do ingresso também tinha a metade do valor da entrada normal. Esse western de matinê foi estrelado por Allan "Rocky" Lane, que se tornou bem famoso em sua época, principalmente para a garotada que lotava as sessões de fim de semana. Carismático, ele acabou protagonizando muitos filmes rápidos da Republic, além de seriados infanto-juvenis, que também representavam uma grande força nas bilheterias. Seus personagens íntegros e completamente honestos eram adorados pelos jovens que sonhavam também com essas grandes aventuras no velho oeste. Seu cavalo "Blackjack" ganhou também muito destaque, chegando ao ponto de ser estrela de seu próprio álbum de figurinhas. Inteligente e muito bem treinado, geralmente roubava as atenções no filmes com Allan Lane. Curiosamente o que foi produzido como divertimento barato e simples para o fim de semana acabou ganhando status de grande arte. Hoje em dia o faroeste B da época é preservado em instituições públicas americanas como o Museu de História do Kansas, onde várias dessas produções estão ao alcance do estudioso e fã de cinema. Como se pode notar, nos Estados Unidos a memória do cinema é caprichosamente bem preservada, bem ao contrário do que acontece em nosso país, infelizmente.

Pablo Aluísio.

Emboscada em Cimarron Pass

Título no Brasil: Emboscada em Cimarron Pass
Título Original: Ambush at Cimarron
Ano de Produção: 1958
País: Estados Unidos
Estúdio: Regal Films
Direção: Jodie Copelan
Roteiro: Robert A. Reeds, Robert W. Woods
Elenco: Scott Brady, Margia Dean, Clint Eastwood, Irving Bacon, Frank Gerstle, Ray Boyle

Sinopse:
Dirigido por Jodie Copelan, com Scott Brady e Margia Dean no elenco, o roteiro baseado em um livro escrito por Robert A. Reeds, contava uma história que se passava em 1867 no velho oeste americano. Clint interpretava um sujeito chamado Keith Williams. Ele era um homem que tentava sobreviver em um território distante, uma reserva Apache em guerra, onde soldados do exército americano, da União, literalmente caçavam ex-soldados confederados que tinham se tornado bandoleiros e assassinos.

Comentários:
Clint Eastwood não planejou sua carreira de ator como astro de filmes de western. As coisas simplesmente foram acontecendo. Em 1958 ele conseguiu um papel em um faroeste B chamado "Emboscada em Cimarron Pass" (Ambush at Cimarron Pass). Essa é uma produção bem difícil de se achar nos dias de hoje. É um filme pouco conhecido, obscuro, que poucos colecionadores possuem. Quase ninguém assistiu. Vale sobretudo por trazer Clint Eastwood ainda bem jovem, já no papel de cowboy, o tipo que iria consagrar sua carreira. Fora isso nada de muito relevante em termos cinematográficos. Anos depois Clint Eastwood não iria ser refinado ao se lembrar desse filme, dizendo que ele era "provavelmente o pior western que já existiu!". Sua opinião não incomodaria os produtores. Depois que Clint se tornou um astro de Hollywood, o estúdio resolveu relançar o filme nos cinemas, já durante a década de 60. Era impossível perder a chance de faturar alto com seu nome, afinal de contas era um faroeste com Clint Eastwood, que mesmo sendo ruim ainda poderia gerar um bom faturamento nas bilheterias.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A Desforra do Estranho

Bom western. Em um pequeno vilarejo chamado Arbonville, chega um estranho, um cowboy. Interpretado pelo ator Jock Mahoney, ele não diz a que veio, apenas anda pelas ruas da cidade que parece deserta. Somente a adolescente Jody (Luana Patten) aparece para trocar poucas e tímidas palavras com ele. Segundo a garota a cidade está sem ninguém porque todos estão trabalhando em um poço de petróleo localizado em um pequeno rancho próximo. O estranho cavaleiro resolve ir até lá para dar uma olhada. A propriedade pertencia a um velho índio, que desapareceu sem deixar vestígios. Com isso as pontas soltas começam a fazer sentido. O petróleo, os gananciosos membros da comunidade por lá, tudo vai se encaixando. Provavelmente os moradores assassinaram o velho nativo para colocar as mãos na fazenda, sonhando fazer fortuna com o ouro negro que jorra de suas terras.

Jock Mahoney era um sujeito alto, esbelto, com boa presença de cena. Ele nunca chegou ao primeiro time de astros de western em sua época, mas era um bom ator, muito eficiente para esse tipo de produção. Luana Patten era linda. Uma adolescente com rosto de anjo que fez muito sucesso entre o público teen. Descoberta ainda na infância pelos estúdios Disney, ela aqui tinha um de seus primeiros papéis na fase em que tinha se transformado numa verdadeira "teen angel". O roteiro do filme é muito bom, centrado mais no aspecto psicológico do que meramente na ação, na troca de tiros. O desfecho da trama também me deixou muito satisfeito. Um faroeste que era para ser mais um filme B da Universal Pictures, mas que acabou se tornando mesmo um western classe A da do estúdio.

A Desforra do Estranho (Joe Dakota, Estados Unidos, 1957) Direção: Richard Bartlett / Roteiro: Norman Jolley, William Talman / Elenco: Jock Mahoney, Luana Patten, Charles McGraw / Sinopse: Cowboy errante chega em um pequeno vilarejo do Arizona e lá descobre que um velho nativo simplesmente desapareceu, pois seu pequeno rancho se tornou alvo de cobiça dos moradores locais após a descoberta de petróleo em suas terras.

Pablo Aluísio.

Atire Para Viver e Reze Pelos Mortos

Título no Brasil: Atire Para Viver e Reze Pelos Mortos
Título Original: Prega il morto e ammazza il vivo
Ano de Produção: 1971
País: Itália
Estúdio: Castor Film
Direção: Giuseppe Vari
Roteiro: Adriano Bolzoni
Elenco: Klaus Kinski, Victoria Zinny, Paolo Casella, Dino Strano, Antonio La Raina, Fortunato Arena

Sinopse:
Após mais um grande roubo, um grupo de criminosos violentos, uma quadrilha formada por bandoleiros e pistoleiros, foge no meio do deserto, sendo seguidos por homens da lei e caçadores de recompensas. Eles precisam sobreviver no meio daquele lugar infernal para continuar sua vida de crimes em pequenas cidades do velho Oeste. 

Comentários:
Klaus Kinski tinha um rosto muito marcante, com cara de psicótico, ideal para filmes italianos de faroeste que por sí só já eram bem caricatos. Não é de se estranhar então que esse ator alemão tenha feitos tantos filmes de western spaghetti ao longo dos anos 70. Era uma escolha meio óbvia para os produtores italianos. Aqui ele interpreta um pistoleiro chamado Dan Hogan. Ao lado dos homens de sua quadrilha rouba 100 mil dólares em barras de ouro. Uma fortuna. Só que os Rangers vão atrás em perseguição a eles. No meio do caminho eles precisam atravessar um deserto realmente infernal. O objetivo é chegar do outro lado da fronteira, no México. Para isso acabam contratando um guia que conhece bem a região, só que esse homem que apenas diz se chamar John é um sujeito estranho, que pode ser tanto a salvação de Dan e seu bando, como também sua ruína, pois ele pode ser um traidor, os levando direto para uma corda de enforcamento, onde serão enforcados de forma impiedosa. Especialmente indicado para os fãs do trabalho de Klaus Kinski em seus bons anos. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Os Dois Indomáveis

Faroeste dos anos 1970 que uniu duas gerações de atores. A geração jovem era representada pelo ator Ryan O'Neal, naquela época considerado um dos jovens mais promissores de Hollywood. E representando os veteranos tínhamos dois grandes nomes do cinema americano: William Holden e Karl Malden. O universo era a dos cowboys, os trabalhadores rurais que cuidavam do gado nas grandes fazendas do velho oeste. Quando o filme começa há uma certa tensão entre os criadores de gado e os de ovelhas. Dizia-se que as ovelhas destruíam o pasto, trazendo prejuízo para os que criavam gado. Uma dessas fazendas é de propriedade de Walter Buckman (Karl Malden). Homem austero, mas justo. Muitos cowboys trabalhavam em suas terras, entre eles Ross Bodine (William Holden) e Frank Post (Ryan O'Neal). O primeiro é um veterano, há décadas trabalhando como cowboy. O segundo é um jovem, novato no trabalho. A luta diária é pesada e o salário nada bom.

Assim a dupla decide fazer algo impensado e imprudente. Eles decidem assaltar o banco da cidade. Fazem a família do gerente de refém e limpam o cofre do banco. Claro que isso desencadeia uma série de eventos contra eles. Uma equipe de perseguição é formada e parte rumo ao deserto em busca dos assaltantes. O filme tem um ritmo próprio, nada apressado. As coisas acontecem ao seu tempo. O roteiro também se preocupa muito mais em explorar a amizade entre o velho e o jovem cowboy do que qualquer outra coisa. Há cenas de ação, mas isso nem é o mais importante. Além disso há ótimas sequências, inclusive a final, aos pés do Monument Valley, cenário de tantos clássicos do western norte-americano. Então é isso, um bom filme, bem desenvolvido que termina de maneira mais trágica do que poderia se esperar.

Os Dois Indomáveis (Wild Rovers, Estados Unidos, 1971) Direção: Blake Edwards / Roteiro: Blake Edwards / Elenco: William Holden, Ryan O'Neal, Karl Malden, Tom Skerritt / Sinopse: Ross Bodine (William Holden) e Frank Post (Ryan O'Neal) são dois cowboys que trabalham na fazenda de Walter Buckman (Karl Malden). Uma noite eles decidem fazer uma loucura, roubar o banco da cidadezinha próxima. O assalto acaba dando começo a uma perseguição sem trégua pelas areias do deserto do Arizona.

Pablo Aluísio.