domingo, 13 de maio de 2018

Pantera Negra

A Marvel jamais imaginaria que esse filme iria fazer tanto sucesso! Pois é, em números atuais a versão cinematográfica do Pantera Negra já faturou mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo! Um número realmente espetacular sob qualquer ponto de vista. E pensar que esse filme quase não foi feito porque os produtores achavam que o Pantera Negra era um personagem muito secundário no mundo dos quadrinhos. Os executivos acreditavam que ele nem teria fãs para recuperar o investimento nas salas de cinema. Não seria melhor procurar por outro personagem com um pouquinho mais de fama?  De fato ele nunca foi do time de ponta da editora, inclusive não tendo nem publicação própria - algo que certamente mudará daqui em diante com o sucesso do filme nas bilheterias.

Deixando de lado o aspecto puramente comercial do filme, temos aqui mais um bom filme com o selo Marvel de qualidade. É curioso que um personagem que sempre foi relegado nos quadrinhos tenha um universo tão amplo e desenvolvido a ponto de ter material para os roteiristas trabalharem bem, não apenas na realização de um primeiro filme, mas de todo uma nova franquia cinematográfica que irá surgir nos próximos anos. Esse aspecto deu origem a um bom roteiro, que abre e fecha muito bem o enredo, mesclando passado e presente com criatividade e inteligência. Além do mais o estúdio teve a oportunidade de desenvolver uma direção de arte baseada na cultura africana, com todas as suas cores fortes e artesanato nativo, trazendo um visual todo próprio ao filme. Em suma, é um dos melhores trabalhos da Marvel no cinema. Só espero que o estúdio mantenha o mesmo nível daqui em diante. Nada de saturar ou banalizar essa nova franquia que nasce. Assim torcemos pelo melhor nos próximos filmes.

Pantera Negra (Black Panther, Estados Unidos, 2018) Direção: Ryan Coogler / Roteiro: Ryan Coogler, Joe Robert Cole / Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o / Sinopse: Após a morte de seu velho pai, T'Challa (Chadwick Boseman) se torna o herdeiro do manto do Pantera Negra. Também se torna o sucessor do trono, se tornando rei de Wakanda. Antes disso porém precisa provar seu valor como homem e como guerreiro, enfrentando um novo desafio, seu próprio primo que, abandonado nos Estados Unidos muitos anos atrás, retorna para reclamar seu direito ao trono de sua nação.

Pablo Aluísio.

Pantera Negra - Curiosidades

Pantera Negra - Curiosidades
1. O personagem do Pantera Negra foi criado pela dupla Stan Lee e Jack Kirby em 1966. Lee criou o conceito e os roteiros das primeiras estórias. Kirby desenhou o personagem, usando sua própria criatividade. A primeira vez que o Pantera Negra foi publicado foi numa revista do Quarteto Fantástico intitulada "The Fantastic Four #52" em julho de 1966.

2. O filme custou 200 milhões de dólares - uma produção cara. A Marvel estava porém jogando com expectativas de lucro mais baixas. Para o estúdio o filme seria um grande sucesso se recuperasse duas vezes seu orçamento nas bilheterias. Todos foram surpreendidos quando "Pantera Negra" rompeu a barreira do 1 bilhão de dólares em caixa. Um resultado comercial espetacular.

3. O filme conta com um elenco secundário (coadjuvante) todo contratado entre as grandes escolas de atuação dos Estados Unidos, em especial da universidade de Yale. Os produtores fizeram testes por quase todo o país, focando obviamente em profissionais negros para atuarem nos demais personagens do filme.A iniciativa foi aplaudida pela imprensa dos Estados Unidos.

4. O Pantera Negra surgiu quando Stan Lee tomou conhecimento dos movimentos sociais em prol da luta dos negros americanos por seus direitos civis, durante a década de 1960. Um dos grupos mais famosos era chamado justamente de Panteras Negras. Um dos símbolos desse grupo era o punho cerrado levantado. Gesto que foi repetido por atletas negros americanos em pódios nas Olimpíadas.

5. Para um filme com grande orçamento, "Pantera Negra" surpreendeu por contar com apenas dois roteiristas, Joe Robert Cole e o próprio diretor Ryan Coogler. O normal é filmes com esse tipo de produção contar com equipes de roteiristas, em números que variam de oito até doze profissionais. O diretor decidiu que isso não aconteceria em seu filme, para que o roteiro se mostrasse mais coeso, sem problemas de narração e desenvolvimento do enredo.

Pablo Aluísio. 

sábado, 12 de maio de 2018

Todo o Dinheiro do Mundo

Um filme que tem pouco a ver com o restante da filmografia assinada por Ridley Scott. Provavelmente seja o seu filme mais diferente, o que não quer dizer que figure entre os melhores. É um filme sobre o sequestro do neto de um bilionário americano chamado J. Paul Getty (Christopher Plummer). O rapaz passa férias em Roma quando é cercado por criminosos que o levam para dentro de uma velha Kombi. De lá ele é levado para o cativeiro. Em pouco tempo os sequestradores entram em contato com sua mãe pedindo 17 milhões de dólares de resgate. O problema é que ela não tem dinheiro. O avô que é magnata do ramo de petróleo não se dá bem com ela e nem com o marido, seu filho, por coisas que aconteceram no passado. Ai entra o pior de tudo: o velho é um sujeito duro, quase desalmado, que ama mais suas obras de arte e mansões do que seus parentes de sangue. Ele não está nem um pouco disposto a pagar resgate. E agora, o que pode acontecer com o jovem? Provavelmente será executado.

No geral é um filme frio. O único sinal de maior emoção vem da atriz Michelle Williams que interpreta a sofrida mãe do garoto sequestrado. Mais um papel de coitadinha em lágrima de Michelle! Desde que o marido dela, o ator Heath Ledger, morreu de uma overdose de drogas em 2008, os estúdios não sabem oferecer outro tipo de papel para a loira. Uma pena porque é boa atriz. Já em termos de atuação acontece o esperado. O filme é completamente roubado nesse quesito pelo veterano Christopher Plummer. Seu bilionário é um sujeito mais do que frio, é gélido, embora tente passar uma imagem simpática. O típico ricaço materialista que não está se importando em conservar muitos valores humanos. Enquanto o neto está sendo torturado em um cativeiro pelos sequestradores, que inclusive arrancam uma de suas orelhas para enviar pelo correio, o velho bilionário está se deliciando em comprar mais uma obra de arte da renascença! Essa inspirada interpretação valeu a Christopher Plummer mais uma indicação ao Oscar. Com 88 anos de idade ele acabou entrando para o Guiness Book como o ator mais velho a concorrer ao maior prêmio do cinema! Um reconhecimento merecido por seu trabalho de atuação nessa película.

Todo o Dinheiro do Mundo (All the Money in the World, Estados Unidos, Itália, 2017) Direção: Ridley Scott / Roteiro: David Scarpa, baseado no livro escrito por John Pearson / Elenco: Christopher Plummer, Michelle Williams, Mark Wahlberg, Romain Duris, Timothy Hutton, Charlie Plummer / Sinopse: John Paul Getty III (Charlie Plummer), o neto de um magnata do petróleo americano, é sequestrado em Roma. Os criminosos passam a exigir 17 milhões de dólares por sua vida, mas o velho bilionário não parece muito empenhado em pagar o resgate. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Christopher Plummer). Igualmente indicado na mesma categoria no Globo de Ouro, além de ser indicado também nas categorias de Melhor Atriz (Michelle Williams) e Melhor Direção (Ridley Scott).

Pablo Aluísio.

Terminal

Título no Brasil: Terminal
Título Original: Terminal
Ano de Produção: 2018
País: Inglaterra, Irlanda
Estúdio: Highland Film Group (HFG)
Direção: Vaughn Stein
Roteiro: Vaughn Stein
Elenco: Margot Robbie, Mike Myers, Simon Pegg, Dexter Fletcher, Katarina Cas, Max Irons

Sinopse:
Em uma estação de trem, completamente vazia na madrugada, uma série de personagens desfilam pela tela, entre elas a garçonete Annie (Margot Robbie), o zelador do período noturno Clinton (Mike Myers) e dois assassinos profissionais, um contratado para eliminar o outro, embora eles sigam mantendo as aparências, como se fossem uma dupla de amigos.

Comentários:
O cinema inglês tem tradição em filmes de humor negro. Esse aqui tenta seguir por essa linha, mas com resultados apenas medianos. O tom de surrealismo maluco deixa um certo desconforto. Nos minutos iniciais pode ainda funcionar, mas conforme o filme vai avançando a coisa toda, o estilo do filme, começa a aborrecer. Assisti o filme por causa da presença da atriz Margot Robbie. É curiosa a analogia que você pode fazer entre sua personagem e a Arlequina da DC. Em ambos os casos se trata de uma loira bonita, mas insana, capaz das maiores violências com um sorriso completamente crazy na face. A Robbie aqui interpreta uma garçonete que parece ser uma garota normal, a não ser por sua indisfarçável obsessão pela morte. Quando um cliente terminal com câncer chega em sua lanchonete, tarde da noite, madrugada adentro, sem nenhuma alma viva por perto, ela começa a se deliciar com os detalhes de sua doença e sua situação de suicida em potencial. Ela também surge no meio de dois criminosos, um tentando matar o outro. E no centro de tudo uma estranha figura, Mr. Franklyn, que nunca aparece. Nem se preocupe muito, tudo vai se ligar no final, mostrando que todos os personagens possuem mesmo um passado em comum - embora eles não se lembrem disso em um primeiro momento. O outro nome mais conhecido do elenco é o ator Mike Myers. Ele dá vida a um supervisor noturno da estação de trem. Mancando, puxando uma perna, ele mais parece um pobre coitado, mas não acredite muito nesses artimanhas do roteiro. Enfim, é um filme que não me agradou, mas que provavelmente vai encontrar o seu público, aquelas pessoas que gostem de algo mais diferente, estranho, surreal e... maluco!

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 11 de maio de 2018

O Zoológico de Varsóvia

A subida ao poder dos nazistas e sua subsequente expansão territorial por toda a Europa, fato que iria culminar na II Guerra Mundial, obviamente mexeu com a vida de milhões de pessoas. A maioria dessas histórias foi bem trágica, sendo que muitas delas estão sendo recuperadas pelo cinema. Todos os anos assistimos a novos filmes contando a vida de pessoas comuns que sofreram bastante com a chegada de Hitler ao topo do poder na Alemanha. Uma forma de enxergamos a situação pelos olhos dos que sofreram naquela época histórica. Aqui temos mais um fato histórico que o público em geral certamente desconhecia, mas que demonstra muito bem tudo o que aconteceu. A história se passa em Varsóvia. no ano de 1939. Antonina Zabinska (Jessica Chastain) e seu marido cuidam do Zoológico da cidade. Uma vida boa, tranquila e na paz, afinal ela sempre adorou animais em geral. Trata todos eles com o maior carinho, dando nomes a cada um. São seus filhotes queridos, como ela sempre gostava de dizer. A vida bucólica porém acaba quanto a Polônia é invadida pelas tropas do III Reich. A partir daí o que é felicidade logo se transforma em tragédia.

Os acontecimentos que se vê no filme foram baseados em fatos reais. A conhecida brutalidade dos nazistas se impõe desde os primeiros dias que suas botas atravessam os muros da cidade. Imediatamente eles transformam o Zoo em centro de estacionamento das tropas alemãs. E como de costume logo começam todas as atrocidades, principalmente contra os judeus da região. Bem, se você sabe o mínimo sobre a guerra sabe que Varsóvia ficou particularmente conhecida por causa do gueto que foi criado pelos nazistas, onde eles confinaram todos os judeus da cidade. Em péssimas condições humanitárias as famílias eram presas lá para depois serem enviadas para os campos de concentração. A Polônia em particular ficou muito conhecida por causa de Auschwitz, o maior campo de extermínio dos nazistas. Milhares de poloneses foram mortos entre seus muros. É o que a história iria chamar nos anos que viriam de Holocausto.

Esse é um aspecto amplo da questão. O roteiro desse filme porém procura contar a história particular de Antonina e de como ela conseguiu salvar vidas, usando justamente dos esconderijos de seu Zoológico. Uma jaula de tigres no subsolo ou o reduto onde os ursos viviam, tudo virou refúgio para que crianças, mulheres e homens judeus pudessem escapar da caçada do nazismo. Um filme que me surpreendeu positivamente pois mostra que pessoas comuns também podem fazer grande diferença quando é necessário, principalmente em momentos cruciais da história. No final a mensagem que realmente fica desse filme pode ser resumida naquela singela frase do Talmud que diz: "Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro!". A mais pura verdade! 

O Zoológico de Varsóvia (The Zookeeper's Wife, Inglaterra, Estados Unidos, República Tcheca, 2017) Direção: Niki Caro / Roteiro: Angela Workman, baseada no livro escrito por Diane Ackerman / Elenco: Jessica Chastain, Johan Heldenbergh, Daniel Brühl, Timothy Radford / Sinopse: Antonina Zabinska (Jessica Chastain) vive feliz ao lado do marido, trabalhando e administrando o Zoológico de Varsóvia até que tudo acaba em tragédia quando as tropas nazistas começam a ocupar o país, a Polônia, dando origem ao conflito internacional que ficaria conhecido como Segunda Grande Guerra Mundial.

Pablo Aluísio. 

Presságios de Um Crime

Em "O Silêncio dos Inocentes" o ator Anthony Hopkins interpretou o psicopata Hannibal Lecter. Extremamente inteligente, se tornava peça chave para localizar outro criminoso à solta. O FBI queria utilizar seu alto QI e conhecimento do assunto justamente para pegar esse, digamos, "colega de profissão". Nesse filme aqui as coisas se invertem um pouco. Ao invés de ser o serial killer insano, Hopkins interpreta um especialista forense, um estudioso da mente desses assassinos em série. Perceba que em Hollywood atualmente pouca coisa se cria, sendo os roteiros, na maioria das vezes, meros pratos requentados, mexidos um pouco, para não parecerem cópias tão óbvias dos filmes do passado. O Menu tem outro nome, mas no fundo são os mesmos pratos de sempre, sem o mesmo paladar.

Apesar disso o filme até que não é tão ruim. Ele é bom, na maior parte do tempo. A primeira parte quando os personagens são apresentados a coisa parece que vai dar certo. O mesmo acontece no estudo dos casos e na caçada ao criminoso. O filme só se perde mesmo quando o assassino é finalmente localizado. Na pele do astro beberrão irlandês Colin Farrell, o personagem que deveria ser a grande coisa do filme se perde. Colin simplesmente não convence, não faz o espectador acreditar que é um mestre da manipulação. Eu sempre digo que Colin Farrel só funciona em papéis mais emocionais, quando ele interpreta pessoas no limite, entre a fúria e a tragédia. Como um assassino de alto QI... olha, não deu certo! Penso que esse enredo poderia até render uma boa série, mas claro sem Farrel para atrapalhar. Já Anthony Hopkins é aquela coisa. É um daqueles veteranos que sempre funcionam na tela, não importando o que interpretem. Talento visceral faz toda a diferença do mundo.

Presságios de Um Crime (Solace, Estados Unidos, 2015) Direção: Afonso Poyart / Roteiro: Sean Bailey, Ted Griffin / Elenco: Anthony Hopkins, Colin Farrell, Jeffrey Dean Morgan, Abbie Cornish, Matt Gerald, Jose Pablo Cantillo / Sinopse: Após a morte da filha querida, o especialista Dr. John Clancy (Anthony Hopkins) decide se isolar, abandonar seu trabalho, ficando longe de criminosos e assassinos em geral, até que sua aposentadoria é interrompida bruscamente. O FBI pede sua ajuda para prender um novo serial killer que está matando pessoas inocentes. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Invocação do Mal

Quando esse filme foi lançado ninguém poderia supor que iria dar origem a uma nova franquia de sucesso nos cinemas. O curioso é que seu êxito de bilheteria foi o caso típico de propaganda boca a boca. O estúdio não apostava muito em um grande sucesso nos cinemas, por isso o marketing foi modesto. Isso não impediu que após sua carreira comercial chegar ao fim o estúdio tivesse faturado mais de 500 milhões de dólares em todo o mundo! Um resultado espetacular! Em minha opinião todo esse sucesso decorreu do fato de termos aqui um roteiro que voltou ao passado, procurando seguir o exemplo dos antigos filmes de horror, principalmente ao reviver o estilo de "O Exorcista" e outras produções de sua época. Deu muito certo. Seu clima vintage caiu no gosto do público que procurava por algo mais sutil, sem apelar tanto para a fórmula sangue e tripas que já estava mais do que saturada.

Além disso havia personagens mais do que interessantes, todos baseados em pessoas reais. O casal Ed e Lorraine Warren já era famoso nos Estados Unidos antes do filme ser lançado. Foram anos dedicados aos casos sobrenaturais, contando inclusive com a ajuda e apoio logístico da Igreja Católica. Isso trouxe bastante veracidade aos eventos que são explorados no filme. A história do casal que se muda para um velho casarão aconteceu de fato. Depois de algum tempo eles percebem que o lugar apresentava alguns problemas. O cão havia morrido de forma inexplicável, os filhos conseguia ver vultos nas sombras, sentindo a presença de espíritos. O clima de suspense vai sendo montado aos poucos, sem apelar para efeitos especiais gratuitos e vazios. É como eu afirmei, temos aqui uma volta à estética dos filmes de terror da década de 70. Por essa razão fez tanto sucesso. Além disso Lorraine é interpretada por Vera Farmiga, uma das minhas atrizes preferidas. Quem acompanha seu trabalho em "Bates Motel", por exemplo, vai adorar seu trabalho aqui no filme. Enfim, com todos os elementos colocados no lugar certo, não é de se admirar que essa produção tenha feito tanto sucesso, dando origem a uma nova linha de produções de terror. Aqui qualidade e sucesso comercial realmente andaram de mãos dadas. Se ainda não viu, não deixe de conferir onde tudo começou.

Invocação do Mal (The Conjuring, EUA, 2013) Direção: James Wan / Roteiro: Chad Hayes, Carey Hayes / Elenco: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Ron Livingston / Sinopse: Um jovem casal se muda para um velho casarão. O preço estava ótima e a propriedade, grande e espaçosa, era justamente o que eles procuravam. O problema é que a velha casa parece esconder em seus cantos escuros algum tipo de manifestação sobrenatural. Para entender o que estaria acontecendo entram em cena Ed e Lorraine Warren, especialistas em acontecimentos espirituais. Filme premiado no Fangoria Chainsaw Awards e Empire Awards, UK na categoria de Melhor Filme de Terror.

Pablo Aluísio.
 

O Quarto do Pânico

Título no Brasil: O Quarto do Pânico
Título Original: Panic Room
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: David Fincher
Roteiro: David Koepp
Elenco: Jodie Foster, Kristen Stewart, Forest Whitaker, Dwight Yoakam, Jared Leto, Patrick Bauchau

Sinopse:
Meg Altman (Jodie Foster) tenta se recuperar do fim de seu casamento. Morando ao lado da filha adolescente Sarah (Kristen Stewart), ela é surpreendida quando sua casa é invadida por três criminosos. Imediatamente ela corre para o "quarto do pânico", um lugar completamente isolado e à prova de invasões. O que ela não desconfia é que o objetivo dos invasores é entrar justamente dentro desse quarto para roubar algo que para eles é essencial.

Comentários:
Gostei bastante desse thriller de suspense. Filmes assim mostram que apesar de tudo a originalidade ainda existe em Hollywood. Palmas também para o diretor David Fincher que demonstrou ter uma grande capacidade de controlar a narrativa da primeira à última cena. Usando de recursos limitados em termos de enredo, ele conseguiu criar situações e momentos de tensão que valeram muito a pena assistir a esse filme. Também merece elogios a atuação da atriz Jodie Foster. Inicialmente vulnerável diante da situação de tensão ela aos poucos vai tomando conta da situação, invertendo a ordem entre opressor e vítima. Aliás não sei como a Jodie Foster não dirigiu ela mesma esse filme, uma vez que os direitos de filmagens foram compradas por ela. De qualquer forma acertou ao contratar David Fincher para dirigir o filme, ficando apenas como produtora executiva. O resultado dessa sociedade cinematográfica foi das melhores. Indico sem reservas. Filme indicado ao Art Directors Guild.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Desejo de Matar

O filme "Desejo de Matar" de 1974 foi um dos maiores sucessos da carreira do ator Charles Bronson. Grande sucesso de bilheteria rendeu várias continuações ao longo dos anos. Agora temos um ramake daquele clássico de ação. No lugar de Bronson entra Bruce Willis. A trama segue basicamente a mesma, com pequenas e pontuais modificações. A profissão do protagonista, por exemplo, mudou. No filme original ele era um arquiteto, agora Willis interpreta um médico. De resto tudo segue na mesma linha. Ele é o pai da família feliz, com uma bela esposa e uma filha estudiosa que está prestes a entrar na universidade. Tudo caminhando muito bem, até que a família se torna vítima da extrema violência que assola Chicago.

Três criminosos invadem a casa, fazendo de reféns mãe e filha. Eles querem dinheiro e joias que estão em um cofre. O assalto foge do controle quando a filha tenta reagir, no meio da confusão as duas são baleadas. O Dr. Paul Kersey (Bruce Willis),  considerado um homem racional e equilibrado, começa a perceber que nem sempre confiar nas forças policiais traz algum resultado. O departamento tem centenas de casos abertos, sem solução. Há poucos investigadores para tantos crimes. Os homens que mataram sua esposa estão soltos, livres para cometer outros assassinatos. Assim ele resolve fazer justiça com as próprias mãos. Com a posse de uma arma, ele começa a investigar, ir atrás dos criminosos. Quem assistiu a algum filme da série original "Desejo de Matar" sabe bem o que acontece daí para a frente. O roteiro é um dos mais emblemáticos nessa temática de justiceiro das ruas. Aliás foi copiado à exaustão por anos e anos por outras produções ao longo de todo esse tempo.

Apesar da falta de novidades, confesso que gostei do filme. Bruce Willis é uma ótima escolha para substituir Charles Bronson. Isso não apenas pelo fato dele ter estrelado filmes de ação por toda a sua carreira, mas também por convencer plenamente como um homem comum, pai de família, que entende que deverá sujar as mãos para fazer a justiça que tanto espera. Isso não aconteceria caso Stallone estrelasse o filme. Aliás o ator havia acertado com o estúdio que iria estrelar essa fita. Quando a pré produção começou a ser feita era o nome de Stallone que figurava nos cartazes promocionais do filme. Só que o ator, na última hora, resolveu pular fora. Para amigos disse que seria complicado superar Charles Bronson em um filme tão associado a ele. Com isso Bruce Willis foi contratado. Decisão bem certeira, já que o resultado ficou realmente bom. Simples e eficiente esse novo "Desejo de Matar" cumpre o que promete e não desmerece o legado de Charles Bronson.

Desejo de Matar (Death Wish, Estados Unidos, 2018) Direção: Eli Roth / Roteiro: Joe Carnahan, baseado no romance policial escrito por Brian Garfield / Elenco: Bruce Willis, Dean Norris, Elisabeth Shue, Vincent D'Onofrio / Sinopse: Após sua esposa ser morta em um assalto em sua casa, o médico e pacata pai de família Dr. Paul Kersey (Bruce Willis) começa a perceber que os criminosos ficaram soltos. A polícia de Chicago tem centenas de casos em aberto, sem solução. Falta investigadores e infra estrutura. Assim ele decide fazer justiça com as próprias mãos, indo atrás dos assassinos para eliminar um a um os bandidos.

Pablo Aluísio. 

As Panteras

Título no Brasil: As Panteras
Título Original: Charlie's Angels
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: McG
Roteiro: Ryan Rowe, Ed Solomon
Elenco: Cameron Diaz, Drew Barrymore, Lucy Liu, Bill Murray, Sam Rockwell, Kelly Lynch

Sinopse:
Três agentes, belas e boas de briga, sob o comando do misterioso Charile, entram em um caso envolvendo um perigoso software que se cair em mãos erradas poderá trazer caos e violência para uma grande cidade americana. Filme indicado ao Grammy Awards na categoria Melhor Música - Trilha Sonora ("Independent Women" de Beyoncé).

Comentários:
Eu me lembro vagamente da série original "As Panteras" nos anos 70. Ainda era muito jovem, mas me recordo bem que era uma das atrações da grade de programação da Rede Globo. isso mostra como a série foi popular naquela época. Pois bem, o tempo passou e sempre se especulou se "Charlie's Angels" iria ganhar uma versão no cinema. Até que em 2000 a espera chegou ao fim. Infelizmente para os fãs da série, tudo mudou. Tirando o fato de ter três garotas em missões impossíveis, pouca coisa se preservou. O diretor McG (que nem nome de gente tem) é uma espécie de seguidor do estilo Michael Bay de fazer cinema, ou seja, roteiro mínimo e explosões máximas. Isso estragou o conceito das panteras originais que primavam mais pelo desenvolvimento das personalidades de cada personagem. Havia além da beleza bastante charme envolvido. Aqui só tem carros, aviões e barcos explodindo, indo pelos ares. Nada sofisticado, é um filme para se assistir e se esquecer rapidamente.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 8 de maio de 2018

12 Heróis

Desconhecia totalmente essa história (que é baseada em fatos reais). Tudo começa no fatídico 11 de setembro de 2001. Dispensa maiores explicações, sabemos bem o que aconteceu em Nova Iorque. Pois bem, depois disso as forças armadas americanas se preparam para invadir o Afeganistão, berço estratégico do grupo internacional terrorista de Bin Laden. O ator Chris Hemsworth interpreta um tenente do exército que é designado para liderar um pequeno grupo de militares, de apenas 12 homens, que devem ir até o país inimigo para sondar a região, procurando colaborar com um "Senhor a guerra" afegão, um general da chamada Aliança do Norte. Esse pequeno pelotão acabou sendo o primeiro grupo de militares americanos a pisarem no solo do Afeganistão após os atentados. Ao chegar no lugar designado, eles percebem que a guerra naqueles rincões ainda era feita com recursos bem primitivos, como cavalos e armas antigas. Mesmo assim o primeiro contato se mostra promissor.

O filme assim vai avançando, misturando o choque cultural dos americanos com os afegãos e as diversas cenas de combate que são mostrados em praticamente todo o filme. Boas sequências, é bom frisar, com a paisagem desértica daquele país montanhosos, frio e violento servindo como um belo cenário para as batalhas. Claro que um roteiro como esse tem uma dose bem forte de ufanismo. Os tais heróis, os militares americanos, são retratados na tela como pessoas impecáveis, virtuosas e cheias de boas intenções. Nada de carga negativa em cena ou realismo. Nesse ponto o filme me lembrou dos antigos filmes de guerra de Hollywood, ao velho estilo, onde não havia espaço para o cinza, mas apenas para o preto e branco. Heróis eram heróis, vilões eram apenas vilões desalmados e nada mais. Em termos de questões políticas o filme não se preocupa em ir mais a fundo. Na verdade é uma fita de ação bem produzida e estrelada pelo Thor, ele mesmo, o ator Chris Hemsworth, que se não é grande coisa, pelo menos não enche nossa paciência como momentos de canastrice. Ele consegue se salvar. Existe algumas bobagens no meio do caminho, como a forma juvenil que alguns militares agem uns com os outros nos acampamentos, mas tudo é isso é algo menor. O que vale mesmo são as cenas de guerra, com os americanos montados a cavalo, lutando nas encostas montanhosas, enquanto vão escapando da artilharia do Talibã. Visto sob esse ângulo já está de bom tamanho. 

12 Heróis (12 Strong, Estados Unidos, 2018) Direção: Nicolai Fuglsig / Roteiro: Ted Tally, Peter Craig / Elenco: Chris Hemsworth, Michael Shannon, Michael Peña / Sinopse: O filme mostra a história real de um grupo de 12 militares das forças especiais do exército americano que se tornaram os primeiros ocidentais a entrarem no Afeganistão, para consolidar uma ajuda com a Aliança do Norte, logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

Pablo Aluísio. 

Os Três Patetas

Título no Brasil: Os Três Patetas
Título Original: The Three Stooges
Ano de Produção: 2012
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Bobby Farrelly, Peter Farrelly
Roteiro: Mike Cerrone, Bobby Farrelly
Elenco: Sean Hayes, Chris Diamantopoulos, Will Sasso, Jane Lynch, Sofía Vergara, Jennifer Hudson

Sinopse:
O filme conta a história real de três comediantes americanos que formam um dos grupos mais famosos de humor do cinema e da TV, Os Três Patetas. Apostando em um tipo de comédia pastelão, eles conquistaram fama e fortuna em Hollywood durante as décadas de 50 e 60.

Comentários:
Era um velho sonho dos irmãos Farrelly. Durante muitos anos eles tentaram filmar a cinebiografia dos três patetas, mas acabaram esbarrando em alguns problemas, inclusive jurídicos, envolvendo os direitos autorais do trio. Até que em 2012 eles conseguiram fazer o filme. Não é uma comédia como pode parecer à primeira vista, mas quase um drama biográfico sobre esses humoristas. Ficou bom, respeitoso e até mesmo divertido, até porque era impossível fazer um filme sobre eles que não tivesse nem um pingo de bom humor. O roteiro explora um aspecto interessante. Eles eram não apenas bons atores pois todo comediante precisa ser um bom ator, antes de tudo, como também tinham aquele timing infalível para a comédia. Assim é uma bela homenagem aos eternos Larry, Moe e Curly (o "cabeça de pudim!"). Assista e conheça um pouco mais sobre esses artistas que deixaram saudades no público de sua época.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

A Vida e Morte de Peter Sellers

Título no Brasil: A Vida e Morte de Peter Sellers
Título Original: The Life and Death of Peter Sellers
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: HBO Pictures
Direção: Stephen Hopkins
Roteiro: Christopher Markus, baseado no livro de Roger Lewis
Elenco: Geoffrey Rush, Charlize Theron, Emily Watson, John Lithgow, Miriam Margolyes, Stanley Tucci, Stephen Fry

Sinopse:
O filme mostra o lado do ator e comediante Peter Sellers que poucos chegaram a conhecer, inclusive seus maiores fãs. Ao lado do artista talentoso, de várias comédias de sucesso, havia também um homem com sérios problemas psicológicos, que afetava a todos que viviam ao seu redor.

Comentários:
Peter Sellers foi um dos comediantes mais populares dos anos 60, na TV e no cinema. A imagem pública porém pouco tinha a ver com sua vida pessoal. Esse bom filme procura mostrar o outro lado de quem fazia rir, mas que no íntimo sofria de depressão e tinha uma personalidade estranha e desconcertante. Assistindo ao filme podemos notar que Sellers na realidade era o que se chamava de "Bordeline", ou seja, um sujeito com personalidade limítrofe, entre a sanidade e a loucura. Suas atitudes e atos eram bem fora do normal. Outro aspecto que ajuda bastante nessa produção é o seu elenco, a começar por Geoffrey Rush, muito inspirado no papel principal. Ele se sai bem não apenas nas cenas de humor, mas também quando dá vida ao lado mais sinistro do ator. Charlize Theron também está ótima como a mulher de Sellers, uma modelo loiríssima chamada Britt Ekland. Com uma grande diferença de idade ela foi a última esposa de Sellers e teve que enfrentar a pior fase de sua personalidade maluca e melancólica. Enfim, um bom retrato de mais um palhaço que fazia todos rirem, mas que no escuro de seu camarim tinha muitos fantasmas pessoais a enfrentar.

Pablo Aluísio. 

Confronto no Pavilhão 99

Título no Brasil: Confronto no Pavilhão 99
Título Original: Brawl in Cell Block 99
Ano de Produção: 2017
País: Estados Unidos
Estúdio: XYZ Films
Direção: S. Craig Zahler
Roteiro: S. Craig Zahler
Elenco: Vince Vaughn, Jennifer Carpenter, Don Johnson, Dion Mucciacito, Geno Segers, Victor Almanzar

Sinopse:
Após ser preso numa operação policial o traficante Bradley Thomas (Vince Vaughn) é condenado a sete anos de prisão. Fora da cadeia deixa sua esposa grávida de seis meses. As coisas pioram ainda mais quando ele começa a ser chantageado dentro da penitenciária. Ou ele mata um prisioneiro a mando de um cartel mexicano de drogas ou então sua esposa grávida será morta pelos assassinos da quadrilha. Filme indicado no Toronto Film Festival.

Comentários:
Esse filme tem duas características que me desagradaram bastante. A primeira é que não é um filme muito bem produzido. Na verdade tudo pareceu tão falso. Como se trata de um filme que se passa na prisão esperava por algo mais bem elaborado. Isso não acontece. Os cenários são mal feitos. Quando o personagem do Vince Vaughn é enviado para uma prisão de segurança máxima tudo me pareceu irreal. As celas escuras e com paredes de pedra lembravam mais masmorras medievais do que celas de penitenciárias modernas. Além disso o uso reiterado de torturas e situações bizarras dentro da prisão aumentaram ainda mais a sensação de se estar assistindo a algo muito mal produzido. A outra coisa que me incomodou bastante foi o excesso de violência, de cenas gratuitas, como as que Vince esmaga a cabeça de seus inimigos. Cruel e nem muitas vezes bem feita, tudo acabou soando quase patético. É um filme longo (mais do que o necessário) que não passa veracidade em quase nada. No começo ainda mantive um pouco a atenção, mas depois que ele é preso e enviado para prisões a coisa toda desanda. Vince Vaughn não está bem, ficando visivelmente fora do que poderia se esperar de seu papel brutal. Interessante mesmo apenas Don Johnson que interpreta o diretor que como convém a filmes desse estilo também é um sádico violento. Enfim, temos aqui um filme que deixa a desejar, seja pelo sua produção ruim, seja pela violência pela violência, sem justificativa, quase um atentado completo ao bom gosto e ao bom senso.

Pablo Aluísio. 

domingo, 6 de maio de 2018

Titã

Título no Brasil:Titã
Título Original: The Titan
Ano de Produção: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix, Nostromo Pictures
Direção: Lennart Ruff
Roteiro: Max Hurwitz, Arash Amel
Elenco: Sam Worthington, Taylor Schilling, Tom Wilkinson, Agyness Deyn, Nathalie Emmanuel, Diego Boneta

Sinopse:
O Tenente Rick Janssen (Sam Worthington) da Marinha dos Estados Unidos decide entrar em um projeto pioneiro que enviará o primeiro homem para a distante lua de Saturno conhecida como Titã. Maior do que o planeta Mercúrio, o distante mundo é especialmente perigoso para os seres humanos pois possui uma atmosfera tóxica. Os cientistas porém acharam uma maneira de mudar o DNA dos astronautas, os tornando ideias para aquele satélite. O problema é que a mudança também acaba ocasionando muitos efeitos colaterais perigosos em todos os que passaram pelas experiências genéticas.

Comentários:
Mais uma produção original da Netflix. Mais uma produção que deixa a desejar. A premissa é interessante, não tenha dúvidas. Uma missão pretende enviar o primeiro homem para Titã, uma lua de Saturno. O problema é que seria impossível para um ser humano viver lá por causa das temperaturas congelantes e do excesso de Nitrogênio na atmosfera. Como resolver isso? Como promover uma adaptação? Simples. Mudando o próprio DNA dos astronautas que vão para lá. E ai começam todos os testes e experiências. O personagem de Sam Worthington acaba sendo um dos mais promissores nas mutações, já que seu organismo aguenta a violência das modificações em sua estrutura. Só que há um problema no meio do caminho. Os que passam pelas transformações acabam também desenvolvendo um modo de ser violento, assassino, que coloca todos em perigo. Eu pessoalmente esperava bem mais desse filme quando li a sinopse. Esperava por efeitos especiais de primeira linha (não espere por isso) ou pelo menos por uma maquiagem da criatura que fosse surpreender (e que infelizmente é outra decepção!). Além disso a tal chegada do primeiro homem em Titã quase não acontece. Praticamente 99 por cento de todo o enredo se passa nos treinamentos da missão e, é claro, nos procedimentos de mutação. Com isso o filme perde muito ritmo e decai muito em certos momentos. Não se surpreenda se começar a bocejar lá pelo meio do filme. É o tédio que se impõe, tudo misturado com decepção e um incômodo aborrecimento. O tal primeiro homem em Titã não consegue empolgar muito, nem mesmo os mais interessados no tema da conquisa do homem dos confins do universo. Em certo aspecto só conseguimos sentir sono, muito sono desse filme que não consegue suprir as expectativas de ninguém. Não foi dessa vez que acertaram.

Pablo Aluísio.