sexta-feira, 12 de abril de 2024

O Astronauta

O Astronauta
O filme conta a história do astronauta Jakub Prochazka (Adam Sandler). Ele está viajando solitário rumo a um evento cósmico, uma nuvem de poeira e gás próximo ao planeta Júpiter. Sua intenção é pesquisar o complexo fenômeno. Ao chegar próximo do seu destino, ele vai se dando conta que há algo errado com sua esposa, que não se comunica mais com ele, nem manda respostas às suas tentativas de comunicação. Na realidade ela quer a separação. O pior de tudo porém acontece quando o astronauta descobre que há uma estranha criatura dentro de sua nave. Um ser que parece querer respostas sobre as próprias escolhas daquele frágil humano. 

Pois é, muita gente não gostou desse filme. Eu vou no sentido contrário à maioria. Eu gostei. É tudo uma questão de perspectiva. As pessoas estavam esperando por outro tipo de filme. Acredito que estavam esperando por uma aventura no espaço ou algo assim e acabaram encontrando um drama existencial daqueles bem pesados. Eu gostei da proposta desse roteiro. Certamente há elementos aqui que bebem de diversas fontes de filmes do passado, em particular de Solaris e 2001, mas obviamente sem a qualidade dessas obras. Diria que o filme segue nessa mesma linha, mas com um viés mais pop, mais palatável para o público de hoje em dia. E isso fica bem claro no final do filme. E olha que acabou funcionando bem.

E qual é o sentido desse filme? O interessante é que apesar de parecer ser um filme sobre uma viagem no espaço exterior, esse roteiro na verdade é uma viagem ao espaço interior do protagonista. A tal criatura que surge na nave é no fundo apenas um reflexo de seus próprios pensamentos, de sua consciência pesada pela forma errada como conduziu seu relacionamento com a esposa, que agora quer partir. Um dualismo narrativo dos mais interessantes. Nesse ponto de vista tudo parece estar em seu local adequado. Assisti ao filme com interesse e em nenhum momento me aborreci ou algo parecido. Penso que foi um passo certo de todos os envolvidos. Só não vá pensar que se trata de um outro tipo de filme. Esse é um drama introspectivo sobre relacionamentos fracassados e nada mais. 

O Astronauta (Spaceman, Estados Unidos, 2024) Direção: Johan Renck / Roteiro: Jaroslav Kalfar, Colby Day / Elenco: Adam Sandler, Carey Mulligan, Paul Dano / Sinopse: O filme conta a história de um astronauta, em uma missão próxima a Júpiter, que precisa entender como seu relacionamento com a esposa está chegando a um melancólico final. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Sendo o drama existencial que você descreve, o mais estranho em tudo isso é a presença do gaiato Adam Sandler.

    ResponderExcluir
  2. Chegou numa creta idade e está procurando fazer filmes melhores...

    ResponderExcluir