sábado, 27 de abril de 2024

The Beatles - With The Beatles - Parte 6

Esse segundo disco dos Beatles foi gravado em uma época que o grupo estava cumprindo uma série de obrigações contratuais. Além dos shows havia um contrato onde os Beatles tocavam na rádio BBC de Londres. Assim, para que tudo coubesse dentro dessa agenda apertada, os Beatles decidiram facilitar as coisas. E isso significava usar algumas músicas covers que eles estavam tocando na BBC em seu novo disco. Afinal essas músicas já estavam ensaiadas e os Beatles devidamente familiarizados com essas faixas, poderiam gravar tudo de forma mais rápida. No estúdio não haveria tanto problema em finalizá-las.

"Devil in Her Heart" era um cover nessa linha. Quem sugeriu a gravação foi Paul McCartney. Esse tipo de música os Beatles utilizavam em suas apresentações, pois tinha aquele jeitão de bolero, ideal para os clubes em que os Beatles se apresentavam em seus primeiros anos de carreira. Era aquele tipo de baladona usada para que todos dançassem de rostinho colado. Bem de acordo com os clubes noturnos por onde eles passavam. Tempos duros, mas também de aprendizado nesse tipo de palco. 

Se a música anterior era romântica e nostálgica, essa "Money" era puro rock ´n´roll, ideal para John Lennon desfilar sua marra de rebelde ao estilo James Dean. Com letra cortante e direta, era aquele tipo de som usado nos shows em inferninhos, quando os Beatles queriam incendiar a apresentação, colocando todos para dançar. Curiosamente "Money" acabou sendo comparada a "Twist and Shout" do primeiro disco. Realmente havia muitas semelhanças. Além de ser um rock pra cima, ainda contava com uma vocalização bem parecida com John Lennon cantando com a voz bem rouca e surrada.

"Not a Second Time" era uma original dos rapazes, com autêntico selo de originalidade da dupla Lennon e McCartney. Houve uma certa discussão dentro do estúdio sobre qual seria o melhor arranjo para a música. Nesse caso George Martin, o produtor das sessões, foi figura importante, dando dicas e contribuindo pessoalmente na seleção de instrumentos, inclusive ajudando em um belo solo no meio da música, algo que a marcou muito. Basta ouvir essas notas, seja tocada em piano ou violão, para reconhecer imediatamente a faixa. O vocal principal ficou com John Lennon, embora a música também fosse ideal para Paul McCartney, caso ele quisesse cantar a música no estúdio.

Panlo Aluísio.

8 comentários:

  1. The Beatles
    With The Beatles - Parte 6
    Panlo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Essa técnica que o John Lennon usa pra cantar Money, o Paul McCartney usa pra cantar Ok Darling e o Elvis usa em toda a apresentação com roupa de couro no Comeback, se chama Drive. Canto pra quem sabe o que está fazendo, sob pena de danificar gravemente as cordas vocais, assim como o fez o falsete com grandes vocalistas de bandas de rock da década de '70.

    ResponderExcluir
  3. Perfeita observação. E a partir de uma certa idade não dá mais, que o diga o Paul que confessou numa entrevista, de forma muito humilde, que certas músicas dos Beatles ele não consegue mais cantar nos shows. Tem que ter o talento e a técnica juntos para fazer direito.

    ResponderExcluir
  4. Pablo, acabei de ver a serie O Último Ato, que voce recomendou.
    O ator que faz a secretário de guerra do Lincoln, faz o Príncipe Philip, na meia idade, na serie The Crown. Ele é muito, mas muito, bom.

    ResponderExcluir
  5. Espero que tenha gostado da série. Sim, ele é um ótimo ator e se formos analisar bem ele é o protagonista da série e não o assassino de Lincoln. E esse ator só melhora o que já é muito bom em seu conjunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bem dito. O protagonista por merecimento e por ação. O ator que faz o assassino, que seria o protagonista, parece que não pegou o tom do personagem e se torna um chato em que eu só torcia pra ele morrer de uma vez.

      Excluir
  6. De fato. A questão é que o assassino era basicamente um fanático da causa confederada. E todo fanático é acima de tudo um chato - e um estúpido!

    ResponderExcluir