Título Original: The Last Don
Ano de Lançamento: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Konigsberg / Sanitsky Company
Direção: Graeme Clifford
Roteiro: Joyce Eliason
Elenco: Danny Aiello, Kirstie Alley, Joe Mantegna, Daryl Hannah, Burt Young, Penelope Ann Miller
Sinopse:
O filme conta a história do mafioso Don Domenico Clericuzio (Danny Aiello). Ele começa seu império do mundo do crime nas ruas mais pobres e violentas de New Jersey e Nova Iorque. Conforme sua quadrilha ganha poder e dinheiro ele decide algo ousado, dominar o crime organizado na costa oeste dos Estados Unidos, criando um braço de seu grupo em Las Vegas e Los Angeles, tentando ganhar dinheiro sujo em Hollywood.
Comentários:
Esse filme foi adaptado de outro livro escrito pelo consagrado Mario Puzo. Para quem não lembra ele criou a saga de "O Poderoso Chefão". O curioso é que o estúdio comprou os direitos do livro por mais de 2 milhões de dólares e depois, quando todos esperavam por um longa para o cinema, os produtores decidiram fazer um telefilme, para ser exibido na TV. Ninguém entendeu direito essa decisão. De qualquer forma o filme acabou sendo lançado em nosso país no mercado de vídeo, através do selo Playarte. Apesar de ser um telefilme, é uma bonita produção, com excelente trilha sonora. O Puzo quis com seu personagem Don Domenico Clericuzio reunir elementos de vários mafiosos da vida real em apenas um protagonista. Até que ficou interessante, mas é a tal coisa, se formos comparar com "O Poderoso Chefão" a coisa fica complicada. Parece que depois do enorme sucesso do livro anterior, ele tentou repetir o mesmo êxito comercial nas livrarias e no cinema, mas acabou se limitando, se repetindo, copiando a si mesmo, atrás do sucesso fácil. Não ficou tão bom e nem muito menos inspirado. Enfim, temos uma história até OK, mas nada memorável.
Pablo Aluísio.
Policial & Crime
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Eu tenho o livro e assisti esse filme. A coisa mais surpreendente desse livro é ficarmos sabendo que a Mafia nunca conseguiu dominar Hollywood porque é tanto dinheiro, as recompensas são tao grandes, que ninguém tem medo de ser assassinado, assim sendo as ameaças que são a forca motriz do poder da Mafia não surtem efeito e o cinema segue seu caminho sem o dominio desses facínoras. O mesmo ocorreu com Las Vegas, quando o bilionario Howard Hughes comprou tudo, a mafia foi expulsa de lá pra nunca mais retornar. As pessoas amam mais o dinheiro que suas vidas.
ResponderExcluirO último mafioso que tentou dominar Hollywood e Las Vegas foi o Bugsy. Elementos de sua história pessoal foram usados nesse livro.
ResponderExcluir