quinta-feira, 10 de maio de 2018

Invocação do Mal

Quando esse filme foi lançado ninguém poderia supor que iria dar origem a uma nova franquia de sucesso nos cinemas. O curioso é que seu êxito de bilheteria foi o caso típico de propaganda boca a boca. O estúdio não apostava muito em um grande sucesso nos cinemas, por isso o marketing foi modesto. Isso não impediu que após sua carreira comercial chegar ao fim o estúdio tivesse faturado mais de 500 milhões de dólares em todo o mundo! Um resultado espetacular! Em minha opinião todo esse sucesso decorreu do fato de termos aqui um roteiro que voltou ao passado, procurando seguir o exemplo dos antigos filmes de horror, principalmente ao reviver o estilo de "O Exorcista" e outras produções de sua época. Deu muito certo. Seu clima vintage caiu no gosto do público que procurava por algo mais sutil, sem apelar tanto para a fórmula sangue e tripas que já estava mais do que saturada.

Além disso havia personagens mais do que interessantes, todos baseados em pessoas reais. O casal Ed e Lorraine Warren já era famoso nos Estados Unidos antes do filme ser lançado. Foram anos dedicados aos casos sobrenaturais, contando inclusive com a ajuda e apoio logístico da Igreja Católica. Isso trouxe bastante veracidade aos eventos que são explorados no filme. A história do casal que se muda para um velho casarão aconteceu de fato. Depois de algum tempo eles percebem que o lugar apresentava alguns problemas. O cão havia morrido de forma inexplicável, os filhos conseguia ver vultos nas sombras, sentindo a presença de espíritos. O clima de suspense vai sendo montado aos poucos, sem apelar para efeitos especiais gratuitos e vazios. É como eu afirmei, temos aqui uma volta à estética dos filmes de terror da década de 70. Por essa razão fez tanto sucesso. Além disso Lorraine é interpretada por Vera Farmiga, uma das minhas atrizes preferidas. Quem acompanha seu trabalho em "Bates Motel", por exemplo, vai adorar seu trabalho aqui no filme. Enfim, com todos os elementos colocados no lugar certo, não é de se admirar que essa produção tenha feito tanto sucesso, dando origem a uma nova linha de produções de terror. Aqui qualidade e sucesso comercial realmente andaram de mãos dadas. Se ainda não viu, não deixe de conferir onde tudo começou.

Invocação do Mal (The Conjuring, EUA, 2013) Direção: James Wan / Roteiro: Chad Hayes, Carey Hayes / Elenco: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Ron Livingston / Sinopse: Um jovem casal se muda para um velho casarão. O preço estava ótima e a propriedade, grande e espaçosa, era justamente o que eles procuravam. O problema é que a velha casa parece esconder em seus cantos escuros algum tipo de manifestação sobrenatural. Para entender o que estaria acontecendo entram em cena Ed e Lorraine Warren, especialistas em acontecimentos espirituais. Filme premiado no Fangoria Chainsaw Awards e Empire Awards, UK na categoria de Melhor Filme de Terror.

Pablo Aluísio.
 

Um comentário: