quinta-feira, 11 de abril de 2024

Sete Dias Com Marilyn

Gostei bastante do filme. A Michelle Williams está sobrenatural na pele de Marilyn Monroe. Sabe eu tinha receios que sua interpretação fosse cair no exagero ou no clichê mas isso não acontece. Ela captou muito bem a verdadeira Norma Jean. Complexa, de convivência turbulenta, fora de controle, terna e ao mesmo tempo irresponsável, dada a impulsos fora de hora. O ator Kenneth Branagh defende seu Sir Laurence Olivier com dignidade mas achei fraca sua interpretação. O Laurence era um sujeito de presença até mesmo intimidadora mas firme - no filme Branagh se limita a dar chiliques em cena, gritando com todos ao redor, algo impensável para o classudo ator original. Dois personagens centrais foram negligenciados no roteiro ao meu ver: Arthur Miller e Vivien Leigh. Miller é uma sombra, mal aparece, mal fala. Vivien Leigh também está quase sumida, me recordo agora de apenas duas cenas com ela - certamente os fãs de "E O Vento Levou" vão reclamar.

Mas nada disso tira os grandes méritos do filme. No fundo é a reconstituição totalmente curiosa do que aconteceu com aquele rapaz, Collin Clark (Eddie Redmayne), um mero terceiro assistente de direção, que acabou tirando a sorte grande ao se tornar próximo da estrela no set de filmagens. Michelle Williams captou perfeitamente a persona do mito: um quê de delicada, doce mas ao mesmo tempo totalmente imprevisível e incontrolável. Eu me senti recordando do que vi da atriz real em "Os últimos dias de Marilyn Monroe". Ela era assim na vida real, quase uma garotinha, sem muita noção das coisas que aconteciam ao redor ou do que ela representava na época (considerada a mulher mais famosa do mundo). Enfim, eu mais do que recomendo. A Michelle Williams na minha opinião foi mais sutil do que a Meryl Streep e merece levar o Oscar; A delicadeza de sua interpretação faz toda a diferença do mundo! Happy Birthday Mr President!

Sete Dias Com Marilyn (My Week With Marilyn, Estados Unidos, 2012) Direção: Simon Curtis / Roteiro: Adrian Hodges baseado no livro de Colin Clark / Elenco: Michelle Williams, Kenneth Branagh, Eddie Redmayne, Julia Ormond / Sinopse: Marilyn Monroe (Michelle Williams) chega à Inglaterra para filmar seu novo filme, "O Principe Encantado" com Laurence Olivier (Kenneth Branagh). As filmagens logo se tornam tensas por causa dos constantes atrasos e problemas da famosa atriz americana.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Gostei do filme também. Embora tudo o que eu li até agora comentasse da "turbulenta convivência" com a Marilyn, eu imaginava meio descrente do jeito que foi passado no filme. Comentaram comigo: Poxa, ela era assim lesada? Amigo, aquilo me feriu muito. Uma boa dica é assistir a esse filme e o filme O Príncipe Encantado em seguida ou vice e versa. Michelle Williams está fantástica, fez o papel como a ela foi confiado. Mas é duro ver Michelle como Marilyn. Eu como fã incondicional da Marilyn, não consigo ver ninguém no papel dela. Ninguém tem aqueles olhos, aquela boca, aquele contorno do rosto, ela é única. Parabéns pela postagem e parabéns pela foto de capa do blog, pirei!

    ResponderExcluir
  2. Não há como substituir Marilyn Monroe. Diante das circunstâncias foi o possível.

    Que bom que gostou do texto e da nossa capa do blog, Baratta - todo mês estaremos homenageando um ídolo tal como Monroe.

    Abraços
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Eu gostei de ver nesse filme a Vivien Leigh na sua fase decadente casada com o Lawrence Olivier.

    ResponderExcluir
  4. Foi complicado para ela. A juventude tinha ido embora, a beleza já não era mais a dos dias de "E O Vento Levou". E para piorar tinha a Marilyn ali ao lado do marido. Ela sofreu nessa fase de sua vida.

    ResponderExcluir