domingo, 7 de abril de 2024

Henrique VIII e o rompimento com a Igreja

A mensagem reformista de Lutero chegaria às igrejas inglesas? Essa era uma dúvida recorrente na Inglaterra do século XVI. O monarca inglês, que viria a se tornar símbolo do absolutismo real, se considerava um bom católico, um fiel seguidor do Papado romano. Ele inclusive havia escrito textos de teologia reafirmando a autoridade do Papa em Roma em todas as terras e colônias de seu reino. Em 1521 o Rei Henrique VIII escreveu um ambicioso tratado em defesa da fé católica. O texto foi tão veemente que ele inclusive foi homenageado pelo Papa Leão X com o título de defensor da fé verdadeira.

Porém Henrique também tinha um outro lado. Ao mesmo tempo em que aparecia como monarca conservador e tradicional, ele mantinha uma vida persoal devassa, com muitas concubinas e mulheres. Ele era casado com a católica fervorosa Catarina de Aragão. O problema é que ela não lhe dava o tão aguardado herdeiro masculino ao trono. E ele não poderia se separar dela por causa do dogma católico da impossibilidade da dissolução matrimonial do casamento. Baseado no texto do novo evangelho em que Jesus dizia que não cabia aos homens separar aquilo que Deus uniu, o divórcio era inaceitável para a Igreja Católica.

Henrique então partiu para uma ofensiva diplomática feroz para que seu casamento fosse anulado. O Papa Clemente VII avaliou os argumentos do rei inglês e depois de algum tempo negou seu pedido. Henrique VIII ficou furioso. Afinal ele era um monarca absolutista, que tudo podia. Ninguém, nem o Papa, poderia lhe dizer não! Foi então dentro dessa crise pessoal que ele decidiu romper completamente com a Igreja. O Papa contra atacou, declarando que ele era a partir daquele momento um excomungado. A crise se espalhou por toda a Inglaterra. Como um rei que havia defendido a fé católica iria voltar atrás de seus próprios escritos? Na época havia um ditado muito popular que afirmava que "palavra de rei não volta atrás".

Só que nesse caso ela voltou. Henrique confiscou todos os bens e propriedades da Igreja Católica na Inglaterra. Ele mandou prender e matar padres e bispos que se recusavam a seguir sua autoridade. Na crise religiosa sem precedentes decidiu que iria formar uma nova igreja, não baseada nas ideias de Lutero, mas sim nas suas próprias ideias. Deu o nome dessa nova igreja de Anglicana. Os bens e igrejas que tinham sido confiscadas seriam agora dessa nova religião. Ele também proclamou que a partir daquele momento ele seria a autoridade máxima da igreja que estava criando, situação que até hoje prevalece. Ordenou que membros do clero recém nomeados iriam criar a doutrina da nova religião. E depois de todo esse caos se auto proclamou como Líder máximo de sua própria fé. Ele seria o seu próprio Papa. Seu primeiro ato como tal foi declarar nulo seu primeiro casamento. O interessante de tudo é que apesar de todo o rompimento, de todos os casamentos que viriam (seis no total) ele jamais conseguiria seu tão sonhado herdeiro masculino. A coroa iria ser passada para sua filha Elizabeth I, filha de Ana Bolena, que inclusive seria executada por ordens do Rei. Enfim, Henrique VIII rompeu com tudo e com todos, mas jamais conseguiu aquilo que mais queria.

Pablo Aluísio. 

11 comentários:

  1. História da Inglaterra
    Henrique VIII e o Rompimento com a Igreja
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Henry era um porcalhão, assassino e infame. Dizem que ate hoje seu fantasma assombra os velhos castelos onde viveu na Inglaterra. É uma alma penada vagando sem rumo para pagar seus pecados infames.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahahaha... O Erick quase me matou de rir.

      Excluir
  3. Existem imagens do tal fantasma de Henrique VIII abrindo as portas de uma estrebaria em um velho castelo. Não deixa de ser algo divertido... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Pois é; isso e a verdade das religiões. Códigos de conduta que mudam de acordo com as épocas, o aculturamemto dos povos, e das conveniências de Reis sem noção. Deus não tem nada a ver com isso.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  5. Deus passou longe desses patifes do passado.

    ResponderExcluir
  6. Estava acostumado a matar suas próprias esposas. O que dizer de Henry VIII? Era um psicopata com poderes ilimitados. Deu nisso.

    ResponderExcluir