sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

O Homem Cordial

Título no Brasil: O Homem Cordial 
Título Original: O Homem Cordial 
Ano de Lançamento: 2019
País: Brasil
Estúdio: Momento Filmes
Direção: Iberê Carvalho
Roteiro: Iberê Carvalho, Pablo Stoll
Elenco: Paulo Miklos, Theo Werneck, Bruno Fatumbi Torres, Geraldo Rodrigues, Pedro Lima

Sinopse:
Um veterano roqueiro paulista decide voltar aos palcos depois de muitos anos, mas acaba sendo hostilizado por causa de um vídeo que viraliza na internet. Ele é acusado de ter envolvimento na morte de um PM, em uma grande confusão que ocorreu no passado. 

Comentários:
De maneira em geral considerei um bom filme nacional. Tem uma boa edição e um roteiro que se segura bem em sua primeiras cenas. O problema maior que vejo aqui é que a partir de um determinado momento a história fica um pouco sem rumo, perdida, com o protagonista mergulhando na noite paulistana sem ter muito o que fazer. As coisas só voltam a melhorar quando um longo flashback surge mostrando o começo de toda a confusão envolvendo um jovem menor de idade e um PM, o que explicaria a morte do policial. No fundo o mais interessante no filme é a crítica que faz do uso da internet como ferramenta de julgamentos injustos e parciais. E sobra também críticas justas e corretas para esses justiceiros de rua, que movidos por uma mentalidade fascista, pensam estar sempre com a razão, dando soluções simplistas e violentas para questões que no fundo são bem complexas. A ignorância jamais poderá prevalecer dentro da nossa sociedade. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Filme brasileiro, mesmo quando é bom, tem um que de meia boca. Nunca é exuberante, exceto Cidade de Deus, obviamente.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente até o cinema americano está assim...

    ResponderExcluir