terça-feira, 2 de abril de 2024

Contrabandistas da Fronteira

Título no Brasil: Contrabandistas da Fronteira
Título Original: The Kid from Amarillo
Ano de Produção: 1951
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Ray Nazarro
Roteiro: Barry Shipman
Elenco: Charles Starrett, Smiley Burnette, Harry Lauter

Sinopse:
Ao Agente do Tesouro Steve Ransom (Charles Starrett) é dada a missão de desmascarar Jonathan Cole (Fred Sears), chefe de uma quadrilha de contrabandistas que operam perto da fronteira México / Texas. Apesar das advertências de Steve, seu amigo trapalhão Smiley (Smiley Burnette) resolve fazer alguma investigação solitária na fazenda Cole e é feito prisioneiro. Para soltar o amigo e desbaratar de uma vez por todas o grupo de bandidos liderados por Cole, Ransom resolve assumir a identidade de Durango Kid, o justiceiro mascarado.

Comentários:
Nos anos 50 a Columbia Pictures se especializou em produzir westerns B para consumo em massa. Como era o estúdio mais modesto de Hollywood a Columbia estava sempre precisando fazer caixa rápido e no auge da popularidade dos filmes de faroeste essa era a maneira mais fácil de ter lucro, realizando westerns com orçamentos modestos (por isso eram chamados de filmes B) com garantia certa de retorno nas bilheterias. "The Kid from Amarillo" é um desses lançamentos da Columbia. Hoje em dia já poderia estar inclusive completamente esquecido se não fosse por um detalhe importante: foi dirigido pela subestimado e ótimo cineasta Ray Nazarro. O considero um injustiçado pela história do cinema americano já que era de fato um artesão da sétima arte. Geralmente pegava material inexpressivo, do tipo que o estúdio não acreditava, e transformava em filmes marcantes. Certamente continuavam a ser produções B mas com um toque todo especial que os tornavam especiais. Aqui temos mais uma chance de conhecer seu talento por trás das câmeras. Uma pequenina jóia B com o popular Durango Kid que certamente vai surpreender os fãs de westerns.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Essa palavra Amarillo me remeteu ao título de uma canção chamada Amarillo by Morning, que no Brasil ganhou uma versão cafona chamada Entre a Serpente e a Estrela "Há uma brilho de faca, onde o amor vier.."

    ResponderExcluir
  2. Essa não conheço ou simplesmente não lembro no momento...

    ResponderExcluir