domingo, 13 de maio de 2018

Pantera Negra

A Marvel jamais imaginaria que esse filme iria fazer tanto sucesso! Pois é, em números atuais a versão cinematográfica do Pantera Negra já faturou mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo! Um número realmente espetacular sob qualquer ponto de vista. E pensar que esse filme quase não foi feito porque os produtores achavam que o Pantera Negra era um personagem muito secundário no mundo dos quadrinhos. Os executivos acreditavam que ele nem teria fãs para recuperar o investimento nas salas de cinema. Não seria melhor procurar por outro personagem com um pouquinho mais de fama?  De fato ele nunca foi do time de ponta da editora, inclusive não tendo nem publicação própria - algo que certamente mudará daqui em diante com o sucesso do filme nas bilheterias.

Deixando de lado o aspecto puramente comercial do filme, temos aqui mais um bom filme com o selo Marvel de qualidade. É curioso que um personagem que sempre foi relegado nos quadrinhos tenha um universo tão amplo e desenvolvido a ponto de ter material para os roteiristas trabalharem bem, não apenas na realização de um primeiro filme, mas de todo uma nova franquia cinematográfica que irá surgir nos próximos anos. Esse aspecto deu origem a um bom roteiro, que abre e fecha muito bem o enredo, mesclando passado e presente com criatividade e inteligência. Além do mais o estúdio teve a oportunidade de desenvolver uma direção de arte baseada na cultura africana, com todas as suas cores fortes e artesanato nativo, trazendo um visual todo próprio ao filme. Em suma, é um dos melhores trabalhos da Marvel no cinema. Só espero que o estúdio mantenha o mesmo nível daqui em diante. Nada de saturar ou banalizar essa nova franquia que nasce. Assim torcemos pelo melhor nos próximos filmes.

Pantera Negra (Black Panther, Estados Unidos, 2018) Direção: Ryan Coogler / Roteiro: Ryan Coogler, Joe Robert Cole / Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o / Sinopse: Após a morte de seu velho pai, T'Challa (Chadwick Boseman) se torna o herdeiro do manto do Pantera Negra. Também se torna o sucessor do trono, se tornando rei de Wakanda. Antes disso porém precisa provar seu valor como homem e como guerreiro, enfrentando um novo desafio, seu próprio primo que, abandonado nos Estados Unidos muitos anos atrás, retorna para reclamar seu direito ao trono de sua nação.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. Cine Action
    Pantera Negra
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Filme excelente, com um roteiro inusitado e uma estética-afro que mistura na proporção correta, tradição e tecnologia. O elenco, apesar de não ser de ponta, funciona com um entrosamento que flui perfeitamente até o fim. O diretor Ryan Coogler, que também assina o roteiro, mantém o alto nível de interesse do começo ao fim, além de garantir o equilíbrio perfeito interessante no uso do recurso do flash-back. Poucos diretores conseguem isto. Enfim, Pantera Negra, é uma verdadeira jóia do cinema moderno.

    ResponderExcluir
  3. E nunca conseguiram fazer um Fantasma decente. A estória é quase a mesma e o Fantasma era muito mais famoso.

    ResponderExcluir
  4. A Marvel acerta, mesmo quando não coloca muita fé. Telmo, a estética da cultura africana trouxe um visual e um estilo único a esse filme, não comparado a nenhum outro da Marvel. Serge, o Fantasma até hoje não ganhou uma versão cinematográfica decente. E como você mesmo salientou ele sempre foi muito mais popular nos quadrinhos do que o Pantera Negra (que nem título próprio possuía até o lançamento desse filme).

    ResponderExcluir
  5. Realmente nunca fizeram um filme decente do Fantasma. O que ganhou mais projeção, foi "O Fantasma" de 1996, protagonizado por um andrógino Billy Zane, no papel do famoso herói.

    ResponderExcluir
  6. Andrógino. Ah Pablo, como você é educado.

    ResponderExcluir
  7. Eu procuro sempre ser educado e cortês. Dessa vez quem deu o bom exemplo foi o meu amigo Telmo, como bem demonstrado em seu elegante post.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Pablo e Serge. Sempre que assisto ao trabalho do ator Billy Zone, vejo traços de androginia, principalmente na sua compleição faciale seus olhares. Não sei se essa característica é dele mesmo, ou se ele força a situação. Eu não posso chegar aqui e dizer que determinado ator é viado. Jamais escrevi uma coisa dessa em nenhum texto meu. Mas eu acho que é dele mesmo. Poucos sabem, mas Zane foi ator pornô. De repente ele trouxe esses trejeitos dessa época, quem sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telmo:

      Deixe que eu faça o serviço sujo: o Billy Zane é, como diria o seu "Peru" da Escolinha do Professor Raimundo, "moça, moçoila, mocíssima! Ou seja, em bom português, é um viado daqueles.

      Excluir