segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Oppenheimer

Oppenheimer 
Finalmente assisti a esse que foi um dos filmes mais falados, comentados e badalados de 2023. Conta a história do físico teórico J. Robert Oppenheimer em um dos momentos mais importantes de sua carreira, quando participou e coordenou o trabalho de diversos cientistas que iriam desenvolver em conjunto a primeira bomba atômica da história. O projeto Manhattan do governo dos Estados Unidos tinha como objetivo chegar naquela arma que seria tão poderosa que iria colocar um fim definitivo no conflito armado mais letal e destrutivo da história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial. E como vemos no filme tudo foi muito bem sucedido, ou melhor dizendo, alcançaram todos os objetivos demarcados inicialmente pelos planos do governo Truman.

O tema, a história do filme, já é por demais interessante. É aquele tipo de filme em que a vitória já está meio confirmada, antes mesmo da bola rolar. A questão seria apenas decidir como contar essa história. No caso do roteiro aqui o foco foi mesmo todo para o protagonista. E aqui vejo problemas. O roteiro não tem coragem suficiente para mostrar exatamente tudo sobre Oppenheimer. Seu pensamento e mentalidae socialista, por exemplo, é sutilmente varrida para debaixo do tapete. Tudo fica em cima do muro, nada é decidido, nada é devidamente explicado. Se ele era ou não um socialista convicto fica sempre no meio das nuvens de indecisão. Parece que o diretor Nolan não teve coragem suficiente para mostrar esse lado da personalidade do cientista. Em tempos tão polarizados, principalmente dentro da política dos Estados Unidos, ele temeu revelar tudo. E isso é sem dúvida um ponto negativo. 

O roteiro também segue numa montanha-russa. O filme começa meio vacilante, mas logo começa a crescer em interesse, principalmente por causa dos planejamentos da primeira bomba atômica. Só que uma vez construída e testada a grande arma de destruição em massa, o filme desce a montanha, se refletindo em uma parte final cansativa, sem rumo, que cai no marasmo. Aquelas reuniões todas, aqueles depoimentos, etc. Nolan deveria ter optado por algo mais ágil, de acordo com o ritmo que a sétima arte pede e necessita para se fazer um bom filme. 

Então é isso. É um bom filme, não deixo de reconhecer. Só que faltou um pouco mais de cuidado no ritmo e na narração dos acontecimentos e também de coragem para revelar tudo sobre o cientista em foco. Poderia ser bem melhor se Nolan não fosse tão precavido, sempre com medo de pisar em ovos. Além disso é um filme, se formos pensar bem, um tanto convencional. Se falou muito em ousadia narrativa do diretor. Bom, eu particularmente não vi nada disso. O filme é no final das contas bem quadradinho e convencional em termos narrativos e de desenvolvimento da história.

Oppenheimer (Estados Unidos, 2023) Direção: Christopher Nolan / Roteiro: Christopher Nolan, Kai Bird, Martin Sherwin / Elenco: Cillian Murphy, Robert Downey Jr, Emily Blunt, Matt Damon / Sinopse: Baseado em fatos históricos reais, o filme conta a história do cientista americano J. Robert Oppenheimer e o seu papel no desenvolvimento da primeira bomba atômica.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Bom Pablo: o cara era amigo de comunistas, namorado de uma radical comunista, o irmão estava ligado ao partido comunista, mesmo fazendo uma bomba atômica, pensava como comunista...
    Sabe aquele história, se tem pena de galinha, pés de galinha, bico de galinha e cacareja como galinha, deve ser galinha? kkkk

    ResponderExcluir
  2. E era galinha meu caro, era mesmo... rsrs

    ResponderExcluir