quarta-feira, 3 de abril de 2024

Último Tango em Paris

Título no Brasil: Último Tango em Paris
Título Original: Ultimo tango a Parigi
Ano de Lançamento: 1972
País: Itália, França
Estúdio: Produzioni Europee Associate (PEA)
Direção: Bernardo Bertolucci
Roteiro: Bernardo Bertolucci, Franco Arcalli
Elenco: Marlon Brando, Maria Schneider, Maria Michi

Sinopse:
Um homem bem mais velho conhece uma bela jovem em Paris. O casal então começa um tórrido relacionamento sexual. Vale praticamente tudo entre eles,  sem limites, mas há claramente um óbvio distanciamento emocional entre eles. Não se conhecem de verdade e nem sabem nada um do outro. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Marlon Brando) e melhor direção (Bernardo Bertolucci). 

Comentários:
Quando Marlon Brando foi para a Europa fazer esse filme, ele estava mais do que consagrado pelo sucesso de "O Poderoso Chefão". Havia sido escolhido o melhor ator do ano, mas recusou o Oscar, o que causou um alvoroço em Hollywood. Curiosamente ele escolheu esse filme até como uma forma de rejeitar Hollywood e todo seu superficialismo cultural. E nessa produção o ator teve liberdade completa para criar seu personagem. Praticamente não havia um roteiro e nem muito menos um script. As falas de Brando que se vê em cena são pura espontaneidade. Ele apenas ia falando o que vinha em sua mente. Tudo improvisado. O diretor apenas lhe dava uma premissa básica e Brando fazia o que tinha vontade. Nunca ele havia tido tanta liberdade como ator e talvez por essa razão tenha abraçado tanto esse projeto. Muitos anos depois o próprio Brando escreveria em sua autobiografia que ele não tinha a mínima ideia da proposta daquela história. Só sabia que era arte pura. Um tipo de liberdade criativa que ele nunca havia experimentado em Hollywood e que nunca mais iria experimentar de novo pelo resto de sua carreira. Sem dúvida um filme inovador e até mesmo experimental. Talvez por isso seja tão elogiado até mesmo nos dias atuais. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Há um filme da decada de '70 que trata da dicotomia entre liberdade e libertinagem.
    Acho que quando um filme descamba para o estupro, ou, no mínimo, um abuso sexual grave, alguém não soube usar a liberdade e...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a controvérsia se houve ou não estupro na cena da manteiga segue gerando polêmica. Atualmente não acredito nessa teoria. Acho que forçaram a barra um pouco para configurar o crime. Assistindo a cena, não vejo base para a acusação.

    ResponderExcluir