sábado, 13 de abril de 2024

A Rede Antissocial

A Rede Antissocial
O Brasil e o mundo passam por um momento complicado. E parte dessa instabilidade das democracias surgiu depois que as redes sociais se mostraram um campo fértil para as fakes news, as teorias da conspiração e a desinformação com viés político. Esse fenômeno está muito bem explicado, desde as origens, nesse excelente documentário. E tudo começou lá atrás, nos anos 1990, com a chegada da internet nos lares de milhões de pessoas mundo afora. Nesse primeiro momento, como mostrado no filme, jovens se reuniram em fóruns, sendo o mais popular o 4chan. Nem preciso dizer que foi uma revolução e tanto na comunicação. Esses jovens pioneiros usavam esses fóruns como palco de muito humor e amizade. A moçada trocava ideias sobre cultura pop, música, cinema, etc. Era um ambiente saudável, feito para fazer amizades, tanto que foi onde nasceu os conhecidos memes. 

O tempo foi passando, as pessoas foram entendendo que as redes sociais poderiam servir como uma arma, inclusive de fanatismo político e aí chegou-se no ponto em que estamos agora. As redes sociais se tornaram tóxicas ao extremo. O lugar ideal para a proliferação de pensamentos e mentalidades extremistas. O ápice é mostrado no documentário, quando as pessoas invadiram o congresso americano, quebrando tudo. Um jovem jornalista foi para o meio da multidão perguntar a razão daquele tumulto. Cada pessoa tinha uma teoria da conspiração própria e diferente para justificar. Isso mostrava muito bem o poder de fanatização das redes sociais e seu efeito no meio político, principalmente. E aqui no Brasil aconteceu a mesma coisa na praça dos 3 poderes. A internet sendo usada como gatilho psicológico para a manipulação das massas, muitas vezes incultas, sem senso crítico e nem bom senso. 

E então se chega na questão da regulamentação das redes. Até que ponto isso pode se tornar censura? Eu sou da opinião de que essa é uma questão complicada. Regra geral sou contra todo tipo de censura e regulamentação mais forte, entretanto ao mesmo tempo, admito que há um problema sério mesmo a ser enfrentado. Essas técnicas de lavagem cerebral que são usadas nessas fake news é algo criminoso mesmo e precisa ser estudado a fundo, principalmente quando atinge pessoas idosas que não sabem lidar direito com a internet, acreditando que tudo o que leem nas fakes é verdade. De qualquer forma esse documentário e seu retrospecto histórico é precioso. Mostra todo o desenvolvimento do extremismo e do fanatismo na internet. E isso tudo não deixa de ser também bem assustador. 

A Rede Antissocial: Dos Memes ao Caos (The Antisocial Network, Estados Unidos, 2024) Direção: Giorgio Angelini, Arthur Jones / Roteiro: Giorgio Angelini, Arthur Jones / Elenco: Gregg Housh, Aubrey Cottle, Jeremy Hammond, Fredrick Brennan / Sinopse: Documentário que mostra como as redes sociais, que foram inicialmente criadas como fóruns de amizade e diversão, se tornaram altamente tóxicas e terreno fértil para o extremismo e o fanatismo político violento. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil não é uma nação. É um amontoado de gente desclassificada.
    Tanto que é o único pais no mundo que sofre de cancer, uma doença autoimune, aonde o pais é atacado em suas celulas células pelo próprio povo e, de forma totalmente estúpida, prejudicando a si mesmo. Quanto se precisa ser burro pra fazer algo assim? E isso é em qualquer escala. Vou dar um exemplo: se anuncia hoje que os combustíveis vão sofrer um reajuste de 4% a partir da zero hora de hoje. Vá amanhã cedo no posto e o reajuste estará lá. Agora, é anunciado que houve uma redução nos impostos sobre o petróleo e que por isso haverá uma redução nos preços de 3% a partir da zero hora de hoje, vá ao posto amanhã e veja se o combustível baixou os 3%, nunca!.
    Sempre ha uma desculpa, que isso foi pra distribuidora, que o repasse não chegou aos postos, etc, ou seja, ficam com os descontos como aumento da margem de lucro. Ou seja, não são comerciantes que pensam no bem estar de todos, do pais, sao ladrões, vigaristas dissimulados em empresarios. É apenas um exemplo, mas isso é assim em tudo.
    Estou desanimado.
    PS. No Japão se o Banco Central anunciar que baixou meio por cento a taxa de juros, a Yakuza, a mafia japonesa, imediatamente acompanha e baixa meio por cento nos seus empréstimos, não por ser boazinha, mas porque sabe que se não o fizer estará danificando o sistema; são verdadeiros patriotas.

    ResponderExcluir
  4. Um dos maiores problemas do Brasil é a mentalidade do povo brasileiro. Outro dia assisti um vídeo de um brasileiro morando nos Estados Unidos. Ele diz que não faz mais negócios com brasileiros porque esses só querem dar um golpe, passar a perna nos outros! E os brasileiros imigrantes que moram lá são mal vistos nessa cidade americana justamente por causa disso. E uma coisa cultural (às avessas) mesmo!

    ResponderExcluir