domingo, 7 de abril de 2024

A Torre de Londres

A Torre de Londres
A Torre de Londres é um castelo situado bem no coração de Londres. Foi construído pelo Rei Normando Guilherme, o Conquistador. Ele era considerado um estrangeiro invasor daquelas terras, um viking cruel e sanguinário e para mostrar que seu poder  havido chegado para ficar, mandou erguer esse castelo. Com o tempo o lugar iria se notabilizar pelas pessoas que ali foram presas e mortas ao longo dos séculos. Também se tornou uma masmorra de torturas na era medieval e um lugar de muito sofrimento para seus prisioneiros. 

Entre os mais famosos encarcerados da Torre de Londres podemos citar dois príncipes herdeiros que seriam os legítimos sucessores do trono, mas que foram mortos dentro da Torre de Londres pelo perverso monarca Ricardo III. Ele era o tio dos dois garotos e estava exercendo a regência enquanto eles não atingiam a maioridade. Depois mudou de ideia e resolveu matar os meninos. Sem eles, era seria o rei até a sua morte. Ricardo III iria passar para a posteridade tal como retratado por William Shakespeare, ou seja, corcunda, malvado e sem alma, um verdadeiro vilão. 

Ana Bolena também foi executada na Torre de Londres a mando de Henrique VIII, seu marido. Ela não conseguia dar o tão cobiçado filho homem para o Rei. Indignado e envenenado por intrigas e boatos de que Bolena seria infiel, Henrique mandou que sua cabeça fosse cortada na Torre. Outros morreram no mesmo lugar, mortos pelo mesmo Henrique VIII, entre eles Thomas More que não aceitou o rompimento da coroa inglesa com a Igreja Católica. Como não voltou atrás, o Rei mandou cortar sua cabeça! 

Depois de séculos de torturas e execuções dos inimigos da coroa, a Torre de Londres acabou virando Zoo nos tempos em que foi administrado pelo herói de guerra Duque de Welllington, o mesmo que havia enfrentado bravamente Napoleão Bonaparte. Ele queria revitalizar o castelo e por essa razão mandou retirar todos os animais que ali viviam. Hoje a Torre de Londres é um ponto de turismo na capital inglesa. Muitos dos turistas sequer sabem das terríveis histórias que aconteceram atrás daquelas grandes torres de pedra branca. 

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Que época de gente louca. Será que ainda hoje é assim e só não ficamos sabendo?

    ResponderExcluir
  2. Em Alice no País das Maravilhas tem uma personagem, a Rainha, que manda corta as cabeças de todo mundo. Obviamente inspirada em monarcas do passado como Henrique VIII.

    ResponderExcluir