sábado, 16 de março de 2019

Jekyll & Hyde

O livro original é um marco da literatura de terror. As adaptações para o cinema já renderam todos os tipos de filmes que você possa imaginar, desde pequenos clássicos até produções B horríveis. A influência dentro da cultura pop de "O Médico e o Monstro" é complicada até mesmo de rastrear. Está em inúmeros personagens, como o próprio "Hulk" da Marvel que segundo seu criador, Stan Lee, foi completamente baseado nessa estória. Assim era de se esperar que algo tão popular e influente pelo menos renderia uma boa minissérie. Pena que as expectativas não foram plenamente atendidas (pelo menos em minha opinião pessoal).

Achei bem mediana essa adaptação, a ponto inclusive de não ter me animado de ver tudo. No total apenas quatro episódios de dez, o que mostra claramente que não foi uma série que tenha me empolgado. Apesar da boa produção inglesa penso que os roteiros decepcionaram um pouco, por serem lentos demais. A série foi exibida originalmente em 2015 e até pensaram em uma improvável segunda temporada, mas antes disso foi cancelada. Pois é, nem sempre os grandes clássicos da literatura de terror dão adaptações perfeitas. O mundo das letras e o mundo das imagens são universos próprios. Segue abaixo uma pequena compilação de episódios que cheguei a assistir, antes de abandonar o barco.

Jekyll & Hyde 1.01 - The Harbinger
Apenas mediana essa nova série sobre o famoso clássico da literatura "Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde" escrito por Robert Louis Stevenson em 1886. Na verdade usaram o enredo do livro original apenas como ponto de partida. O personagem principal não é o Dr. Jekyll de Stevenson, mas sim seu filho, Robert Jekyll (Tom Bateman). A ação se passa na década de 1930 na colônia britânica da Índia. É lá que vive o jovem que foi criado por um casal de indianos. Ele herdou os problemas do pai, ou seja, quando submetido a tensão ou stress muda de personalidade, assumindo um modo de ser agressivo, ofensivo e brigão, surgindo dentro de si o infame Mr. Hyde. A obra clássica original está completamente descaracterizada nessa nova série, até porque fica claro desde o começo que esse novo programa visa conquistar o público mais jovem. Por essa razão surgem monstros (muito bem feitos por sinal) inexistentes no livro, como uma criatura chamada de Arauto, metade homem, metade cão, que profetiza a chegada de um mestre que irá destruir toda a Inglaterra. Os roteiristas criaram também um setor de inteligência do governo inglês especializado em fenômenos sobrenaturais (como se fossem Homens de Preto do século XIX). A produção é muito boa, com cenários e figurinos luxuosos. Pena que não optaram por contar ou adaptar o clássico da literatura de terror. Aqui surge algo mais desfigurado, tentando alcançar um público mais jovem e moderno, o que acabou descaracterizando praticamente tudo. Vou tentar seguir acompanhando, mesmo com um pé atrás. Possa até ser que melhore com o passar do tempo, muito embora não tenha gostado da premissa inicial. Por enquanto o que posso antecipar é que esse episódio piloto deixa um pouco a desejar. Porém como há um certo potencial vou dar o benefício da dúvida. / Jekyll & Hyde 1.01 - The Harbinger (Inglaterra, 2015) Direção: Colin Teague / Roteiro: Charlie Higson / Elenco: Tom Bateman, Donald Sumpter, Natalie Gumede.

Jekyll & Hyde 1.02 - Mr Hyde
No episódio anterior o Dr. Robert Jekyll (Tom Bateman) acaba sendo esfaqueado após uma intensa briga numa taverna. Agora ele está de volta à consciência. Para sua surpresa descobre que o ferimento cicatrizou completamente, sem lhe deixar quaisquer danos físicos. Em meio a lembranças ele se recorda que fora ajudado pelo barman, Garson (Donald Sumpter), que no passado trabalhou para a família Jekyll como assistente pessoal. Robert retorna ao bar em busca de maiores informações e consegue convencer Garson a ir com ele de volta à velha mansão de seu avô. Lá Garson resolveu revelar tudo, levando inclusive Robert e seu advogado até o antigo laboratório de seu avô, onde tudo teria começado. O velho acreditava que o ser humano na realidade trazia duas personalidades distintas em um só corpo. Tentando separá-las ele acabou criando uma poção que acabou por revelar seu pior lado, o Mr Hyde, um sujeito brigão, mal caráter, egoísta, egocêntrico e portador de todos os piores defeitos que um ser humano pode carregar consigo. Assim Robert acaba descobrindo de onde teria vindo essa sua outra personalidade que se manifesta nas horas mais impróprias. E ele também precisa ficar mais atento pois surge um estranho perseguidor em sua vida, o Capitão Dance (Enzo Cilenti). Bom episódio que vai revelando cada mais da trama. Por enquanto "Jekyll & Hyde" ainda vai demonstrando seguir uma linha mais juvenil, com monstros, etc, porém acredito que tem potencial para melhorar. Vou seguir acompanhando. Só espero que não derrape vertiginosamente em sua qualidade. / Jekyll & Hyde 1.02 - Mr Hyde (EUA, 2015) Direção: Colin Teague / Roteiro: Charlie Higson / Elenco: Tom Bateman, Donald Sumpter, Enzo Cilenti, Mohamed Adamaly, Nadika Aluwihare, Michael Ballard.

Jekyll & Hyde 1.03 - The Cutter
Essa série "Jekyll & Hyde" tem boa produção, bom elenco e uma reconstituição histórica de primeira linha. Além disso material não lhe falta já que o conhecido enredo que lhe deu origem é um dos mais celebrados do mundo Sci-fi. O que anda tão errado então? Na minha forma de ver a tentativa dos produtores em transformar a série em um produto mais comercial, voltado principalmente para o público mais adolescente, pode vir a colocar tudo a perder. Há uma série de monstros que vão surgindo do nada, bem apelativos e já não tão bem feitos, que tiram parte de graça ou do suspense que poderia vir a cada episódio. E isso tudo já vai ficando claro aqui no terceiro episódio da primeira temporada (cedo demais para esse tipo de coisa acontecer). Nessa linha de séries de terror "Jekyll & Hyde" já anda comendo poeira de programas bem melhores como "Salem" e até mesmo "The Frankenstein Chronicles". Nem vou comparar com "Penny Dreadful" porque aí já seria covardia demais. Ainda darei mais chances para melhorar, mas se continuar com esses momentos bem tolinhos realmente deixarei para trás, sem arrependimentos. / Jekyll & Hyde 1.03 - The Cutter (EUA, 2015) Direção: Colin Teague / Roteiro: Charlie Higson / Elenco:  Mohamed Adamaly, Nadika Aluwihare, Tom Bateman.

Jekyll & Hyde 1.04 - The Calyx
Sim, ainda estou insistindo em "Jekyll & Hyde". Um dos motivos - além de gostar da estória original - é sua direção de arte. Tudo é tão caprichado em termos de visual, figurinos, design, cenários, etc, que me faz seguir em frente mesmo sabendo que os roteiros não são lá grande coisa e nem que tudo esteja sendo desenvolvido muito bem. Na verdade ficou óbvio desde o começo que a produtora ITV quis criar um produto vinculado ao público mais jovem, adolescente. Não há nada de errado nisso, desde que venham a melhorar em termos de roteiro que muitas vezes são fracos demais. Nesse episódio aqui há um elemento novo na trama, um cálice que conteria o coração de um ser demoníaco do passado. O problema estaria em abrir tal artefato. Apenas uma pessoa com uma força descomunal poderia fazê-lo. Por essa razão os vilões vão atrás de Hyde. Capturam Robert Jekyll (Tom Bateman) e fazem de tudo para que ele finalmente se transforme em Hyde, passando para o seu lado, abrindo o tal cálice contendo o coração de Lord Trashy. Aqui nesse episódio há a destruição de um dos principais vilões da série, o Capitão Dance (Enzo Cilenti), o que me deixou surpreso pois pensei que ele seria o principal antagonista de Jekyll e Hyde. Enfim, temos que reconhecer que ainda falta muito para Jekyll & Hyde ser tão bom como material que lhe deu origem, mas pelo sim e pelo não vamos continuar acompanhando. / Jekyll & Hyde 1.04 - The Calyx (Inglaterra, 2015) Direção: Joss Agnew / Roteiro: Charlie Higson / Elenco: Tom Bateman, Ruby Bentall, Amy Bowden, Enzo Cilenti.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Quando as Luzes se Apagam

Esse filme de terror até chegou a fazer uma boa carreira nos cinemas. No total conseguiu faturar mais de 159 milhões de dólares nas bilheterias. Isso em um filme que custou meros 4 milhões - um lucro e tanto! Apesar disso, do bom resultado comercial, é um filme apenas mediano. O roteiro soa bastante repetitivo quando fica naquela situação de criaturas surgindo com as luzes apagadas e desaparecendo quando elas são ligadas. E aí começa a tal coisa.. Liga, desliga, liga, desliga... chega um momento em que aquilo tudo cansa! Quando essa situação surge pela quinta ou sexta vez na tela o espectador acaba perguntando a si mesmo porque os roteiristas não criaram outras situações de sustos, ficando batendo sempre na mesma tecla!

E olha que havia espaço dentro do enredo para desenvolver bons momentos de terror. A personagem principal se chama Rebecca (Teresa Palmer). Desde quando era apenas uma garotinha ela via coisas sobrenaturais, entidades do mundo espiritual, algumas delas bem aterrorizantes. O tempo passa e ela precisa conviver com isso. Um entidade em especial chamada Diana volta, agora interessada no jovem irmão de Rebecca, o que acaba criando uma situação no mínimo delicada (e perigosa). No geral o filme não me agradou muito. A intenção de sempre ser o mais comercial possível acabou estragando o lado mais artístico do filme. Quando se tenta mirar mais na bilheteria do que em bons roteiros geralmente a criatividade desaparece. Assim nem apagando as luzes para ela voltar.

Quando as Luzes se Apagam (Lights Out, Estados Unidos, 2016) Direção: David F. Sandberg / Roteiro: Eric Heisserer, David F. Sandberg / Elenco: Teresa Palmer, Gabriel Bateman, Maria Bello / Estúdio: New Line Cinema / Sinopse: Desde quando era apenas uma garotinha, Rebecca sempre teve a capacidade de ver seres do mundo sobrenatural. Agora ela precisa proteger seu jovem irmão, já que uma assombração chamada Diana parece ter muito interesse nele. Filme premiado pela Australian Cinematographers Society.

Pablo Aluísio.

Negócio Arriscado

Esse foi um dos primeiros filmes de sucesso da carreira do ator Tom Cruise. Só que não espere por algo muito especial. Na verdade é uma típica comédia dos anos 80. E isso hoje em dia significa tanto coisas boas, interessantes e nostálgicas, como também meio bobinhas, ultrapassadas pelo passar dos anos. Aqui Tom Cruise (bem jovem) interpreta um adolescente cujos pais decidem viajar. E ele fica sozinho em casa. Pronto, já pensou bem no que isso iria causar? Hoje em dia um roteiro desses, com um personagem jovem que praticamente vira um cafetão usando sua a casa dos pais como bordel iria dar o que falar, mas nos anos 80 tudo isso era visto com grande naturalidade. As comédias juvenis tinham mesmo esse tom de picardia.

Pois é, o personagem de Tom Cruise então transforma a casa em praticamente um bordel, com muitas garotas bonitas à disposição. Ele vê tudo não como uma farra inconsequente, mas sim como uma forma de ganhar dinheiro fácil e rápido, afinal sexo vende bem... e tem muitos consumidores interessados no tal produto. Então é isso. Foi uma bom cartão de visitas da carreira do Tom Cruise. Não foi o filme que iria colocar ele no topo das bilheterias, claro, mas serviu para mostrar aos produtores que aquele jovem ator tinha potencial.

Negócio Arriscado (Risky Business. Estados Unidos, 1983) Direção: Paul Brickman / Roteiro: Paul Brickman / Elenco: Tom Cruise, Rebecca De Mornay, Joe Pantoliano / Sinopse: Jovem garotão fica sozinho em casa quando seus pais viajam e decide que quer ganhar dinheiro rápido e fácil. Como? Enchendo a casa com lindas garotas á disposição.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Se a Rua Beale Falasse

O filme acabou sendo bem decepcionante. Nada do que eu estava esperando. A simples menção da Rua Beale no título me fez pensar imediatamente na música negra americana. Para quem gosta da música dos anos 50 e 60 essa associação é bem óbvia. Foi justamente nesse lugar que tivemos o berço do jazz e de tantos outros gêneros musicais importantes. Por isso pensei que o filme teria pelo menos uma rica trilha sonora de época, da primeira à última cena. Passou longe disso. O filme decepciona completamente nesse aspecto. É um drama pesado na verdade, mostrando um jovem casal de negros americanos no começo de seu relacionamento. Ela tem 19 anos de idade, ele 22. Estão apaixonados, mas não possuem qualquer tipo de estabilidade financeira para entrar em um casamento, apressado e fora de hora.

Daí começam os problemas. Ela fica grávida, ele vai preso, acusado de estuprar uma mulher latina. Com tudo contra, eles ainda assim resolvem enfrentar a situação - terrível para qualquer casal, é bom salientar. O nível de dramaticidade do filme é realmente acentuado. Não existem alívios ou situações amenas. Alivio cômico? Nem pensar. É um filme que vai soar até mesmo um pouco familiar para muitas jovens famílias brasileiras, com gravidez na adolescência, encarceramento de jovens negros, etc. Essa realidade poderia ser transportada para qualquer periferia pobre do nosso país que não haveria maiores diferenças na história. O mesmo drama social, o mesmo descaso. Seu maior problema é a duração, o que torna o filme um pouco arrastado e com bons momentos apenas pontuais. Com duração excessiva, achei tudo um tanto cansativo.

O filme concorreu a três categorias no Oscar. O diretor e roteirista Barry Jenkins foi indicado ao Oscar por melhor roteiro adaptado. Não venceu. Provavelmente sua mão pesada para o texto contribuiu para a derrota. Quem acabou vencendo foi Regina King por melhor atriz coadjuvante. Prêmio merecido? Sinceramente, não. Seu papel é relativamente pequeno e só tem uma cena mais forte, digna de nota. Provavelmente os membros da academia a escolheram por uma questão social, de valorizar o trabalho do elenco negro do filme. Não era necessário esse tipo de voto. Enfim, temos aqui um filme socialmente consciente, pesado, contando uma história importante, mas também sem muita leveza, exagerando na dose de dramaticidade.

Se a Rua Beale Falasse (If Beale Street Could Talk, Estados Unidos, 2018) Direção: Barry Jenkins / Roteiro: Barry Jenkins, James Baldwin / Elenco: KiKi Layne, Stephan James, Regina King, Teyonah Parris / Sinopse: Uma jovem negra americana se apaixona e fica grávida. Seu marido é levado para a prisão, acusado de estupro. A família então tenta ajudar a mãe de primeira viagem, que não tem recursos para criar um filho.

Pablo Aluísio.

Nunca te Vi, Sempre te Amei

A história é baseada em fatos reais e foi escrita em forma de romance pela própria autora Helene Hanff. O título nacional é equivocado. Não há um clima de romantismo ou paixão no ar entre os dois personagens principais. Ao invés disso temos uma amizade entre a escritora, aqui cliente da lojas de livros, e todos os demais empregados da pequena empresa. O nome original do filme (84 Charing Cross Road) traz justamente o endereço da livraria, afinal é um filme à moda antiga, do tempo em que as pessoas ainda se correspondiam através de cartas. Antes de virar filme esse enredo rendeu uma boa peça teatral que ficou alguns anos em cartaz em Nova Iorque e Londres. Sua origem teatral inclusive fica bem óbvia na narrativa que o roteiro imprime. Para um palco se mostra de fato ideal. Ambiente fechado, praticamente apenas dois cenários (Nova Iorque e Londres) e a força do texto declamado. Ideal para ótimos atores, principalmente os que tiveram formação nos palcos da vida.

Só que nesse duelo de interpretações quem acaba vencendo (mesmo utilizando esse termo de forma equivocada) é a americana Anne Bancroft. Sua personagem é mais rica em dramaturgia, tem mais personalidade, além de ser o principal foco de movimentação do enredo. Sempre fumando um cigarro atrás do outro, falando sem parar, com uma fina ironia na ponta da língua, ela acaba ofuscando o bom e velho Hopkins, que tem um personagem mais contido.

Aliás esse choque cultural nascido entre o modo de ser de uma nova-iorquina estressada e o estilo de vida mais pacato, educado e modesto dos ingleses forma a espinha dorsal narrativa do filme. No começo da história os ingleses ainda viviam em um sistema de racionamento muito severo. Assim qualquer presente que a escritora americana mandava - fosse um presunto ou  enlatados em geral - acabava sendo comemorados pelos empregados da loja como verdadeiras dádivas. Nada mais comum em um país que ainda estava se recuperando dos escombros da II Guerra Mundial. Enfim, é isso. Uma boa película com o charme do cinema inglês aliado ao estilo mais cru e direto dos filmes americanos. De fato uma bela combinação cinematográfica.

Nunca te Vi, Sempre te Amei (84 Charing Cross Road, Inglaterra, Estados Unidos, 1987) Direção: David Hugh Jones (como David Jones) / Roteiro: James Roose-Evans, baseado no livro de Helene Hanff / Elenco: Anthony Hopkins, Anne Bancroft,  Judi Dench, Maurice Denham / Sinopse: A história de amizade entre um vendedor inglês de livros e uma americana, leitora voraz de livros raros.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Madame Butterfly

Título no Brasil: Madame Butterfly
Título Original: M. Butterfly
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Geffen Pictures
Direção: David Cronenberg
Roteiro: David Henry Hwang
Elenco: Jeremy Irons, John Lone, Barbara Sukowa, Ian Richardson, David Neal, Annabel Leventon

Sinopse:
Durante a revolução cultural na China, em meados da década de 1960, um diplomata francês se apaixona por uma das cantoras da ópera de Pequim. O que ele nem desconfia é que ela na verdade é ele, um homem travestido de gueixa japonesa.

Comentários:
Gostei desse filme bem diferente da filmografia do diretor David Cronenberg. Como se sabe esse cineasta ficou famoso ao dirigir filmes estranhos, diferentes, com toques de terror ao estilo grotesco. Basta lembrar de "A Mosca", "Scanners - Sua Mente pode Destruir" e "Gêmeos - Mórbida Semelhança". Nada parecido com dramas românticos passados em paisagens e países exóticos do oriente. Além das bonitas paisagens o grande mérito desse filme é realmente seu elenco. Jeremy Irons dá vida a esse diplomata, muito fino e elegante, chamado René Gallimard que cai de amores por Song Liling que mais parece uma daquelas gueixas tradicionais, mas que na verdade é um homem, interpretado por John Lone. O estilo é mais sofisticado, com uso das cores fortes da China da época (com destaque para o vermelho que representa a paixão). Um bom filme, um drama que diante da mentalidade do mundo atual se mostra ainda mais pertinente.

Pablo Aluísio. 

Doutor Estranho

É uma animação feita em 2007, logo, bem antes do lançamento do filme da Marvel. A boa notícia para os fãs desse personagem é que temos aqui um roteiro muito bom. O enredo é de origens, assim você terá, em termos gerais, uma estorinha que lembra até mesmo o filme do cinema. Aqui encontramos o arrogante médico Dr. Strange trabalhando em um grande hospital. Ele não parece empenhado em ajudar ao próximo, principalmente se for um paciente pobre. Tampouco quer se envolver em casos banais. Seu modo de ser cria antipatia com os demais médicos do hospital que o consideram um arrogante boçal. Tudo muda quando Strange sofre um acidente de carro. Suas mãos são atingidas, logo as mais vitais par o exercício de sua profissão. Especialistas lhe dizem que não há volta, que ele perderá mesmo o controle de suas mãos, o impossibilitando de fazer cirurgias. Desesperado, Strange viaja pelo mundo atrás de uma cura milagrosa. Acaba encontrando algo no distante e frio Tibet.

Inicialmente descrente, acaba sendo envolvido por um estranho grupo de feiticeiros e magos, que acabam lhe ensinando uma nova forma de ver o mundo. Assim Strange se torna ele próprio um mago das artes ocultas. Sua prova de fogo vai acontecer quando tiver que enfrentar um ser poderoso e maligno que deseja destruir a vida em nosso planeta. Meu veredito: boa animação, contando inclusive com a produção executiva de Stan Lee. Esse personagem, uma espécie de Mandrake da Marvel, tem seus méritos. Nessa animação ele enfrenta diversos monstros e até mesmo uma legião de seres voadores devoradores de carne humana. A garotada certamente vai curtir.

Doutor Estranho (Doctor Strange, Estados Unidos, 2007) Direção: Patrick Archibald, Jay Oliva / Roteiro: Greg Johnson, Craig Kyle / Elenco: Bryce Johnson, Paul Nakauchi, Kevin Michael Richardson / Sinopse: Médico rico e arrogante vê sua vida virar ao avesso após sofrer um acidente que machuca suas mãos. Sua profissão assim fica em risco. Em busca de cura acaba indo parar em uma distante localidade no Tibet, onde começa a aprender uma nova filosofia de vida, com ensinamentos do uso de magia.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 12 de março de 2019

Cadáver

Não é sempre que um filme de terror consegue espaço nos cinemas brasileiros. O circuito comercial é bem competitivo e só as produções que se destacam de uma maneira ou outra andam conseguindo seu espaço nas salas de exibição. Esse novo filme intitulado no Brasil de "Cadáver" conseguiu chegar nos nossos cinemas. É um filme curto e eficiente. Claro, se você for um fã de terror do tipo veterano não vai se assustar com as cenas, mas para os mais jovens, para os adolescentes, o filme vai funcionar muito bem. Afinal consegue desenvolver bem seu suspense até o clímax.

Na estória temos uma jovem chamada Megan Reed (Shay Mitchell). Ex-policial, agora tenta um novo emprego como funcionária noturna de um necrotério. Ela deve cumprir sua jornada de trabalho no lugar, completamente sozinha, recebendo os corpos que vão chegando. Depois que os cadáveres dão entrada ela deve tirar fotos, colher digitais e levá-los até as gavetas congeladas, onde ficarão por um tempo até serem enviados para seu enterro ou cremação. Um rotina fácil de cumprir, isso se você não tiver medo de lidar com pessoas mortas.

Pois bem, logo no primeiro dia chega um cadáver de uma garota, Hannah Grace (Kirby Johnson). Ela foi morta de forma brutal, trazendo as marcas da violência por todo o corpo. Megan começa os procedimentos dentro do necrotério e não demora muito para estranhas coisas acontecerem no meio daqueles corredores escuros. Gostei do filme. Achei que o uso de sombras e do silêncio funcionou muito bem. A atriz Shay Mitchell veio da série "Maldosas" (Pretty Little Liars), o que certamente ajudou o filme a ter uma boa bilheteria. Afinal as adolescentes americanas amam a série. Já a loirinha Kirby Johnson tem talentos de contorcionista, o que caiu como uma luva para sua personagem. No geral é um bom filme de terror adolescente. Depois dele você nunca mais vai olhar para uma gaveta de necrotério da mesma maneira que antes.

Cadáver (The Possession of Hannah Grace, Estados Unidos, 2018) Direção: Diederik Van Rooijen / Roteiro: Brian Sieve / Elenco: Shay Mitchell, Kirby Johnson, Grey Damon, Nick Thune / Sinopse: Em vida, Hannah Grace (Kirby Johnson) se submeteu a um violento ritual de exorcismo. Agora, falecida, seu corpo é levado para o necrotério da cidade. A funcionária Megan Reed (Shay Mitchell) precisa lidar cm seu cadáver, mas coisas sobrenaturais começam a acontecer pelos escuros corredores do lugar.

Pablo Aluísio.

Os Franco Atiradores

Título no Brasil: Os Franco Atiradores
Título Original: Gunmen
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Laurence Mark Productions
Direção: Deran Sarafian
Roteiro: Stephen Sommers
Elenco: Christopher Lambert, Mario Van Peebles, Patrick Stewart, Denis Leary, Kadeem Hardison, Brenda Bakke

Sinopse:
Quatrocentos milhões de dólares roubados são escondidos em um porto de um país da América do Sul. Quando o irmão de Dani Servigo (Christopher Lambert) é assassinado, justamente por não contar onde estava todo o dinheiro, o próprio Dani passa a ser o alvo dos criminosos.

Comentários:
Para quem conheceu Christopher Lambert no cinema atuando em filmes como "Greystoke - A Lenda de Tarzan", "Highlander" e "Subway", foi bem decepcionante rever o ator nesse filme de ação de baixo orçamento, com produção B, que embora tenha sido lançado no Brasil nos anos 90, pouca atenção chamou dos cinéfilos. Realmente é um filme muito fraco, uma fitinha que tem um roteiro que só serve como desculpas para as cenas de tiroteio. Lambert não tem muito o que fazer. Por isso os produtores escalaram Mario Van Peebles para fazer o trabalho mais braçal do filme. Não adianta muito. A única curiosidade fica por conta da participação de Patrick Stewart como o vilão! Logo ele que em pouco tempo iria ser escalado para ser o Capitão Picard de uma nova série de Jornada nas Estrelas que estava sendo planejada nessa mesma época. Algo que definitivamente iria mudar sua carreira para sempre, o afastando de vez de filmes ruins e fracos como esse.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Os Indomáveis

“Galante e Sanguinário” é uma pequena obra prima do Western americano da década de 50 estrelada por Glenn Ford. Já tivemos inclusive a oportunidade de analisar o filme aqui em nosso blog. Agora vamos falar um pouco sobre seu remake, essa produção intitulada “Os Indomáveis”. A estória é idêntica ao filme original: Um jovem e pacífico fazendeiro chamado Dan Evans (Christian Bale, em um papel que nada lembra seu Batman) acaba sendo eleito como assistente de xerife de uma cidadezinha do velho oeste e como tal ele terá que exercer as funções inerentes ao cargo, entre elas escoltar um pistoleiro famoso, Ben Wade (Russell Crowe), até a estação de trem onde ele pagará a locomotiva das 3:10hs rumo a Yuma, cidade onde está localizado o Tribunal competente para julgá-lo.

O que parece ser uma tarefa até simples se mostrará extremamente perigosa pois Wade é líder de uma quadrilha de facínoras que fará de tudo para libertá-lo. A situação é de extremo perigo mas Evans se mostra decidido a cumprir sua obrigação para mostrar sua firmeza de caráter ao seu filho. Assim ele também provará que é um homem de bravura, muito embora nunca tenha sido um valentão de saloon em sua vida, mas apenas um homem honesto que conseguiu criar sua família com muito suor e trabalho.

Como aconteceu em “Galante e Sanguinário” temos aqui um perfeito exemplo de enredo que ficou conhecido como western psicológico. A denominação cai muito bem pois o que existe realmente entre o rancheiro e o assassino que deve escoltar é uma guerra psicológica de espera e ansiedade. Ben Wade (Crowe) é um assassino de sangue frio, acostumado a viver em situações limites como a mostrada no filme. Já Dan Evans (Christian Bale) é um homem comum, trabalhador do campo, que terá que lidar com tudo da melhor forma possível. Desse duelo de personalidades tão díspares nasce todo o conflito e a base dramática do roteiro, que aliás é extremamente bem escrito.

Também é fácil perceber que estamos na presença de um enredo que exige bastante de seus intérpretes. Nesse aspecto nem Bale e nem Crowe decepcionam. Estão muito bem em seus respectivos personagens. O destaque do elenco porém vai para Ben Foster, perfeito em sua atuação como um dos membros da gangue de Ben. Com os nervos à flor da pele, ele rouba a cena para si. Simplesmente excepcional sua atuação.  Em suma, apesar de definitivamente não gostar de remakes tenho que dar o braço a torcer para esse “Os Indomáveis” que conseguiu resgatar essa estória sem desrespeitar o filme original e nem agredir o fã de westerns clássicos. É uma boa produção, valorizada por um ótimo elenco, que revitaliza o filme de Glenn Ford. Pode assistir sem receios.

Os Indomáveis (3:10 to Yuma, EUA, 2007) Direção: James Mangold / Roteiro: Halsted Welles, Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Russell Crowe, Christian Bale, Chris Browning, Chad Brummett, Kevin Durand, Hugh Elliot, Peter Fonda, Ben Foster, Jason Henning, Henry Herman, Logan Lerman. / Sinopse: Dan Evans (Christian Bale) é um pacato e pacífico rancheiro que terá que escoltar um perigoso assassino e pistoleiro, Ben Wade (Russel Crowe), até uma estação de trem onde será levado até o Tribunal da cidade de Yuma, onde finalmente será julgado e punido por seus inúmeros crimes. Porém antes disso terá que sobreviver ao ataque da gangue de Wade que fará de tudo para libertá-lo antes que embarque na locomotiva. Remake do clássico “Galante e Sanguinário” de 1957 com Glenn Ford.

Pablo Aluísio.

O Lutador

Título no Brasil: O Lutador
Título Original: The Boxer
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos, Irlanda
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Jim Sheridan
Roteiro: Jim Sheridan, Terry George
Elenco: Daniel Day-Lewis, Emily Watson, Brian Cox, Daragh Donnelly, Frank Coughlan
  
Sinopse:
Irlanda. Danny Flynn (Daniel Day-Lewis) ganha a liberdade após ficar 14 anos preso em uma penitenciária de segurança máxima. Ele deseja agora reconstruir sua vida com os pedaços que ficaram para trás após ser condenado. O principal objetivo é ser um boxeador de sucesso. O recomeço porém não se torna fácil. Ao retornar ao antigo bairro ele descobre que tudo está mudado, inclusive as pessoas. Pior do que isso, a criminalidade volta a bater em sua porta. Com dificuldades para construir uma vida normal ele vai percebendo que as sombras do passado começam a voltar.

Comentários:
Se existe um ator que manteve um alto padrão de qualidade em sua filmografia esse foi sem dúvida Daniel Day-Lewis. Mesmo nomes consagrados da história de Hollywood aceitaram participar de filmes péssimos ao longo da carreira. Vide Robert DeNiro e Al Pacino. De Dustin Hoffman nem vou falar pois faz mais ou menos 20 anos que ele não atua em alguma produção relevante. Já Daniel Day-Lewis manteve o padrão, ano após ano. Por essa razão também ele nunca se tornou extremamente popular. Seus filmes são geralmente considerados pesados e tensos demais para o público em geral. Não importa. Não há mesmo espaço para bobagens em se tratando da obra desse ator. Esse "The Boxer" também não alivia. É um drama pesado, criado em tintas escuras, mostrando um protagonista que acabou sendo alvo de grandes injustiças na sua vida pessoal. Como se trata de um filme baseado em fatos reais não espere por amenidades ou gracinhas. É realmente um retrato da vida crua, injusta e cruel de um modo sem piedade ou generosidade. Tudo o que sobra no final das contas é realmente o frio gelado de uma cela escura. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Direção (Jim Sheridan) e Melhor Ator (Daniel Day-Lewis). Vencedor do Berlin International Film Festival na categoria de Melhor Direção.

Pablo Aluísio.

domingo, 10 de março de 2019

Lizzie

Esse é um filme bem sórdido. Já começa com uma cena de crime. Um homem rico, próspero nos negócios, é encontrado morto na sua sala de estar. O crime choca pela violência. Ele foi morto a golpes de machado na cabeça. O quadro é horrível, com sangue em todas as paredes, móveis, etc. Sua esposa também foi assassinada. Ela está no quarto de cima, também em uma cena de extrema brutalidade. Quem poderia ter cometido crimes tão horrendos? A partir desse ponto o roteiro começa um longo flashback, retroagindo no tempo seis meses.

A historia do filme, que é baseada em fatos reais, aconteceu no final do século XIX, na Nova Inglaterra. A jovem Lizzie Borden (Chloë Sevigny) é a filha do homem assassinado no começo do filme. Ela não se encaixa bem no modelo de uma mulher de sua época. Gosta de ler e de poesia, tem um temperamento mais introvertido e não parece se importar em se casar e ter filhos, como mandava a etiqueta social daqueles tempos. Isso claro cria uma tensão cada vez maior com o pai.

A chegada de uma nova empregada doméstica chamada Bridget Sullivan (Kristen Stewart) acirra ainda mais as tensões. O patrão quer abusar dela sexualmente, o que choca Lizzie. As duas acabam se tornando próximas, amigas, iniciando um relacionamento com claro teor homoerótico também. Assim as coisas vão de mal a pior até o trágico desfecho. Só que o roteiro joga com o suspense, deixando sempre em aberto a identidade do verdadeiro assassino ou assassina. Só nos momentos finais tudo é revelado ao espectador. Gostei dessa produção. Tem um bom roteiro que consegue manter o interesse. Além disso o contexto histórico repressivo é bem mais aproveitado pelo clima sufocante de crime e castigo que logo se impõe entre todos os personagens. É um filme até frio, algo que acabou sendo necessário pois seu enredo passou muito longe de ser um conto de fadas.

Lizzie (Estados Unidos, 2018) Direção: Craig William Macneill / Roteiro: Bryce Kass / Elenco: Chloë Sevigny, Kristen Stewart, Jeff Perry, Fiona Shaw, Jamey Sheridan / Sinopse: No século XIX um homem rico e influente é encontrado morto de uma forma bastante violenta. Para solucionar o caso sua história é recontada, fazendo um retorno no tempo para compreender melhor as razões do crime. Filme indicado no Sundance Film Festival na categoria de Melhor Filme - Drama (Júri Popular).

Pablo Aluísio.

A Morte te dá Parabéns!

É a tal coisa, se eu fosse resumir esse filme diria que é uma espécie de "Feitiço do Tempo" versão terror. Algo aliás que é assumido pelo próprio roteiro do filme que em suas cenas finais coloca um diálogo entre dois personagens reconhecendo justamente isso, relembrando o filme de Bill Murray. A premissa é basicamente a mesma: uma pessoa acordando no mesmo dia, revivendo as mesmas situações, numa espécie de círculo vicioso temporal. No caso aqui temos uma jovem universitária, daquelas bem chatinhas, metidas, que vai acordando todos os dias no mesmo dia (parece estranho para você?). Na noite anterior ela sempre é morta por um psicopata com máscara de um garotinho, o mascote da universidade.

Funciona bem até mais ou menos a metade do filme. Depois vai se tornando cansativo, justamente porque o espectador vai assistindo o mesmo despertar pela manhã, as mesmas situações. É algo que também aconteceu no filme original, o "Feitiço do Tempo". Tem que ter um pouco de paciência para ir acompanhando, sempre prestando atenção nas pequenas variações que vão acontecendo de um dia para o outro. O elenco é todo formado por jovens desconhecidos do grande público, o que é até esperado nesse tipo de filme de terror teen. Esse também é o primeiro sucesso (sim, o filme teve boa bilheteria) do jovem cineasta Christopher Landon. Ela já havia dirigido antes apenas dois filmes mais ou menos conhecido do público que curte filmes de terror. O primeiro foi "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" (mais um dessa série popular de filmes que a cada ano vai tendo piores bilheterias) e "Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi" (uma bobagem trash). Então é basicamente isso. Está a fim de ver um filme de terror que copia a ideia de "O Feitiço do Tempo"? Então essa é a dica que deixamos para você.

A Morte te dá Parabéns! (Happy Death Day, Estados Unidos, 2017) Direção: Christopher Landon / Roteiro: Scott Lobdell / Elenco: Jessica Rothe, Israel Broussard, Ruby Modine / Sinopse: Uma jovem universitária acorda todos os dias revivendo as mesmas experiências. Ela está presa em um círculo vicioso temporal, em um dia básico onde ao final da noite ela sempre é morta por um psicopata violento. Agora ela tentará sair disso, mudando o rumo dos acontecimentos.

Pablo Aluísio.

sábado, 9 de março de 2019

Michael Jackson: Leaving Neverland

Em resumo eu poderia dizer que esse documentário sobre Michael Jackson é simplesmente devastador para a imagem do cantor. Qualquer pessoa que tenha vivido os anos de glória de Michael sabe que ele foi um dos grandes ídolos da música, principalmente nos anos 80. Também sabe que ele foi acusado de pedofilia por garotos que eram levados para Neverland, seu rancho escondido na Califórnia. Ele foi processado e conseguiu se safar. Morreu em liberdade. Agora mais duas denúncias, vindas de dois homens que na infância teriam sido abusados sexualmente por Michael, sendo que um deles tinha apenas sete anos de idade quando tudo aconteceu!

O documentário tem quatro horas de duração e foi dividido em duas partes pela HBO. Posso dizer que os depoimentos são absurdamente críveis, cheios de detalhes sórdidos, o que os tornam até mesmo complicados de rebater. Digo com convicção que se esses dois tivessem falado  a verdade no tribunal naquela época em que Michael Jackson foi julgado ele teria morrido na cadeia. Claro, um deles ajudou Michael, mentindo em juízo, perante uma autoridade judiciária, mas isso é também explicado em sua longa admissão de culpa. De minha parte tomei tudo como verdade mesmo. Durante anos até acreditei (fazendo um pouco de força) que Michael fosse inocente, que ele era apenas um adulto bobo que queria se comportar como uma criança. Hoje em dia já não penso mais dessa forma. O conteúdo desse documentário é tão forte e convincente que vai ser muito difícil você acreditar na inocência do cantor depois de assisti-lo.

Para ficar ao lado de Michael Jackson depois de ver esse documentário vai ser preciso muito fanatismo por parte de seus fãs, quase um exercício de fé cega. Como não me enquadro de jeito nenhum nesse tipo de comportamento posso dizer que o Michael que sai das cenas de "Leaving Neverland" é de fato um monstro, um ser humano desprezível, mentiroso, manipulador, abusador de crianças e canalha. Um homem que deveria ter sido preso para passar o resto de seus dias na cadeia, pagando por seus crimes inomináveis. A reação do público em geral já começou. Muitas rádios baniram Michael de sua programação, pessoas jogaram fora seus discos e outros grupos de defesa dos direitos da criança já se manifestaram. Veio tarde esse tipo de reação, mas é sempre bem-vinda. A mancha em sua reputação é algo que, em minha opinião, já se tornou irreversível.

Leaving Neverland (Estados Unidos, 2019) Direção: Dan Reed / Roteiro: Dan Reed / Elenco:  Wade Robson, James Safechuck / Sinopse: O filme traz o depoimento de dois homens que quando crianças foram abusados sexualmente pelo cantor Michael Jackson. Além deles seus familiares e pessoas próximas contam tudo o que viveram ao lado do artista, que segundo seus relatos era um pedófilo criminoso contumaz.

Pablo Aluísio.

O Casamento do Meu Melhor Amigo

Título no Brasil: O Casamento do Meu Melhor Amigo
Título Original: My Best Friend's Wedding
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia TriStar Pictures
Direção: P.J. Hogan
Roteiro: Ronald Bass
Elenco: Julia Roberts, Dermot Mulroney, Cameron Diaz, Rupert Everett, M. Emmet Walsh, Philip Bosco
  
Sinopse:
Julianne Potter (Julia Roberts) é uma bem sucedida crítica de culinária. Sua vida vai muito bem, principalmente no aspecto profissional até que um convite a faz desmoronar emocionalmente. Seu melhor amigo quer que ela se torne sua madrinha de casamento. O problema é que Julianne o ama há anos, mesmo sem nunca ter se declarado para ele. E agora, como vai conseguir lidar com essa delicada situação?

Comentários:
Julia Roberts sempre teve muito poder e influência em Hollywood. Uma prova disso aconteceu justamente nesse filme. No geral é uma comédia romântica das mais banais, com roteiro sem novidades que aposta naquele velho problema envolvendo amizades que escondem um grande amor. Pois bem, mesmo tendo em mãos uma fita tão esquecível e descartável, Roberts conseguiu arrancar uma indicação ao Oscar para o filme (na categoria de Melhor Música - James Newton Howard). E o que dizer de uma imerecida indicação ao Globo de Ouro? Claro que algo assim iria impulsionar a bilheteria do filme pois o Oscar não é nada mais do que uma grande vitrine promocional para qualquer filme. Em razão disso Julia Roberts teve com esse romance uma das maiores bilheterias de sua carreira. Na época inclusive muitos esperavam uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante para Rupert Everett. Ele realmente está ótimo na pele de um amigo homossexual de Roberts. Pena que não conseguiu. Enfim, temos aqui mais uma comédia romântica sobre casamentos, dirigido por um mestre no assunto, pois o cineasta  P.J. Hogan já havia se destacado antes com um filme bem parecido, "O Casamento de Muriel". Pelo visto em se tratando de vestidos de noivas e buquês ele é praticamente um especialista.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Duas Rainhas

Alguns filmes já foram feitos no passado sobre o conturbado relacionamento político e pessoal entre essas duas rainhas. Elizabeth I (Margot Robbie) era a rainha da Inglaterra, protestante, incapaz de gerar um herdeiro. Nunca se casou, o que lhe valeu o título histórico de "A Rainha Virgem". Era considerada uma mulher fria, que soube conduzir bem o império britânico enquanto esteve no trono. Mary Stuart (Saoirse Ronan) era a rainha da Escócia. Após viver longos anos na França retornou para se sentar no trono escocês. Falava mais francês do que a língua do país. Causou mal estar e desconforto entre os nobres escoceses. Muitos a consideravam uma estrangeira. Também era católica, o que causava problemas com os protestantes da Escócia.

Mary tinha parentesco com Elizabeth. Elas eram primas. Mais importante do que isso, Mary era a primeira na linha de sucessão ao trono inglês caso algo acontecesse com Elizabeth. Isso acabava criando uma tensão entre as duas monarcas. O filme retrata esse aspecto, mas desde o começo foca muito mais em Mary Stuart e seus problemas na corte da Escócia, do que em Elizabeth e seu relacionamento com ela. Era um foco de tensão conviver com uma nobreza tão vil e traidora como aquela. Para piorar ainda mais esse quadro, Mary teve um filho que também estaria na linha de sucessão do trono inglês. Ao mesmo tempo Elizabeth não conseguia gerar herdeiros para a dinastia Tudor ao qual pertencia (ela era filha de Ana Bolena e Henrique VIII).

O filme em si é bem interessante, conta sua história até mesmo de forma didática. As questões históricas são colocadas na mesa sem muita cerimônia. A produção também é boa, mas nada espetacular, como se poderia esperar de um filme sobre duas rainhas poderosas. O único problema do roteiro é que ele precisou compilar em pouco mais de duas horas de filme uma história que durou mais de trinta anos. Para se ter uma ideia disso basta citar o exemplo de quando Mary Stuart finalmente cai nas mãos de Elizabeth. No filme parece que sua execução se deu em poucos dias. Na verdade durou 18 anos! Houve um longo julgamento (ignorado no filme) e depois se passou muitos anos até que ela fosse executada. Assim as coisas ficam meio atropeladas. Mesmo assim ainda é um bom filme. O conselho final porém para quem gostou da história em si é ir atrás de livros sobre as monarcas, onde aí sim o leitor poderá ter uma ideia muito mais ampla do que realmente aconteceu.

Duas Rainhas (Mary Queen of Scots, Inglaterra, Estados Unidos, 2018) Direção:  Josie Rourke / Roteiro: Beau Willimon, baseado no livro histórico "Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart" / Elenco: Saoirse Ronan, Margot Robbie, Jack Lowden, Andrew Rothney / Sinopse: O filme conta a história do complicado relacionamento político e pessoal entre as rainhas Mary Stuart da Escócia (Saoirse Ronan) e Elizabeth I da Inglaterra (Margot Robbie). Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Maquiagem e Melhor Figurino. Também indicado ao BAFTA Awards nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Margot Robbie), Melhor Maquiagem e Melhor Figurino.

Pablo Aluísio.

O Chamado

Título no Brasil: O Chamado
Título Original: The Ring
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks SKG
Direção: Gore Verbinski
Roteiro: Ehren Kruger
Elenco: Naomi Watts, Martin Henderson, Brian Cox, Jane Alexander, Lindsay Frost, Amber Tamblyn
  
Sinopse:
Depois da morte misteriosa de sua sobrinha a jornalista Rachel Keller (Naomi Watts) resolve investigar o que de fato teria acontecido. Ela descobre que inúmeras mortes sem solução parecem ter algo em comum: o contato das vítimas com uma suposta fita, mostrando um filme perturbador, com cenas estranhas, de origem desconhecida. Por mais bizarro que possa parecer todos os que morreram assistiram essa fita sete dias antes. Agora ela terá que correr contra o tempo pois seu filho também assistiu ao filme amaldiçoado. Filme premiado no Fangoria Chainsaw Awards.

Comentários:
Esse filme deu origem a uma longa franquia de filmes de terror. O último a ser lançado foi "Os Chamados" ou "O Chamado 3", filme dirigido por F. Javier Gutiérrez. Assim "The Ring" virou uma marca de sucesso nos cinemas entre os fãs de terror. Diante dessa linhagem cinematográfica se tornou uma boa ideia rever o filme original americano. Na realidade o primeiro "O Chamado" de 2002 era o remake feito nos Estados Unidos de um filme japonês chamado "Ring: O Chamado" de 1998. Todos se baseando no livro de terror escrito por Kôji Suzuki. É interessante que dentro da cultura japonesa há uma forte e frequente referência aos espíritos dos antepassados. Por essa razão também é farto o mercado de livros e filmes explorando a figura de assombrações e entidades fantasmagóricas semelhantes. O grande atrativo desse enredo vem da presença da garota Samara, morta brutalmente e jogada sem piedade dentro de um poço abandonado. Costuma-se dizer em Hollywood que todo grande filmes de terror tem sempre um personagem assustador e marcante por trás de tudo.

No caso de "The Ring" a força de sua trama vem justamente dela, de Samara, com seus cabelos molhados e imagem sinistra. Como já se tornou uma presença constante dentro do universo pop aconselho aos que gostem desse filme passar por toda a franquia, a saber: os filmes japoneses "Ring: O Chamado", "Ringu 2" e "Ring 0 - O Chamado" e os americanos "O Chamado", "O Chamado 2" e "O Chamado 3". Como se pode ver Samara ainda daria muito trabalho nas telas de cinema por todo o mundo. Já sobre esse primeiro filme o que posso dizer é que ele sobreviveu bem ao tempo. Continua bem editado, bem produzido, com excelentes cenas de suspense e terror. Só ficou meio datado mesmo no que se refere às velhas fitas VHS. Hoje em dia, para os mais jovens, aquela coisa de videocassete vai soar muito antiga e fora de moda. Já para os saudosistas pode quem sabe até mesmo se tornar um charme nostálgico. De qualquer maneira o primeiro Chamado continua muito bom. Samara segue sendo assustadora em todas as suas aparições.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 7 de março de 2019

Sua Majestade, Mrs. Brown

Assisti pela primeira vez em 1997. Ontem resolvi rever, isso pela simples razão de que ando interessado na história da Rainha Vitória. Acontece que estou acompanhando a série "Victoria" da TV britânica, então sempre surge aquele interesse na figura histórica. Esse filme já mostra a rainha em seus últimos anos, em pleno luto pela morte do marido. A corte toda se veste de preto e há um clima de tristeza no ar. A rainha também havia se retirado de sua vida pública, preferindo viver em um palácio afastado, nos arredores da Escócia. E é justamente nesse clima de pesar que chega um novo criado, um cavalariço chamado Mr. Brown.

Ele meio que desafia a rainha a sair de seu estado melancólico. Todos os dias se coloca em frente ao palácio com a bela montaria da rainha. Isso perturba Vitória em um primeiro momento, mas depois ela cede e começa a fazer passeios a cavalo diariamente. Segundo Mr. Brown apenas o ar livre vai tirar a rainha de seu estado de miserável infelicidade. Aos poucos, como era de se supor, a monarca e seu empregado vão criando uma aproximação, uma amizade sincera entre duas pessoas que se encontram em polos opostos da sociedade inglesa. Claro que isso também começa a despertar suspeitas e ciúmes dentro da nobreza. Não demora muito e as fofocas começam a ficar mais intensas. Estariam tendo um caso amoroso?

Até hoje historiadores não chegaram a uma conclusão sobre isso. O roteiro do filme por sua vez resolveu não tomar certas liberdades com o caso, o que andou bem. Não seria de bom tom mostrar um relacionamento amoroso que nunca foi comprovado, manchando de certa forma a maneira como a rainha Vitória seria retratada no cinema. Entre tantas dúvidas históricas porém emerge um belo filme, com destaque para o elenco. Judi Dench tem o porte certo de uma rainha. Basta sua presença na tela para afastar qualquer dúvida sobre isso. Uma atriz como poucas. Já Billy Connolly também não fica atrás. A suposta rudeza de seu Mr. Brown esconde uma postura de fidelidade e lealdade inquebráveis. Enfim, um belo filme que retratou muito bem a famosa rainha Vitória que deu nome a todo um século na história do império britânico.

Sua Majestade, Mrs. Brown (Mrs Brown, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos, 1997) Direção: John Madden / Roteiro: Jeremy Brock / Elenco: Judi Dench, Billy Connolly, Geoffrey Palmer / Sinopse: O filme mostra a amizade que surgiu entre a rainha Vitória e seu criado Mr. Brown. Nele ela encontrou um amigo leal a quem poderia confessar seus mais íntimos pensamentos. Filme vencedor do Globo de Ouro e do BAFTA Awards na categoria de Melhor Atriz (Judi Dench). Também indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Judi Dench), e Melhor Maquiagem.

Pablo Aluísio.

A Lente do Amor

Título no Brasil: A Lente do Amor
Título Original: Addicted to Love
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Griffin Dunne
Roteiro: Robert Gordon
Elenco: Meg Ryan, Matthew Broderick, Kelly Preston, Nesbitt Blaisdell, Maureen Stapleton, Dominick Dunne
  
Sinopse:
Dois jovens desprezados e desiludidos no amor por seus respectivos ex-namorados resolvem se unir para se vingarem deles, bolando várias situações comprometedoras para suas ex-paixões. Um deles é um astrônomo disposto a tudo para se vingar daquela que partiu seu coração. A outra é uma garota que não consegue superar o fim de seu relacionamento. O destino porém ensinará a eles que esse definitivamente não é o caminho para esquecer uma experiência ruim no campo afetivo. 

Comentários:
Nas décadas de 80 e 90 a atriz Meg Ryan foi a namoradinha da América, estrelando vários filmes como esse, comédias românticas de grande sucesso de bilheteria. Curiosamente aqui ela foi dirigida pelo ator Griffin Dunne em sua estreia na direção. De modo em geral ele conseguiu realizar até um filme redondinho e bem feito, porém suas pretensões de ser uma espécie de Woody Allen da comédia romântica não se concretizaram. Na época em que esse filme foi lançado ele foi acusado, entre outras coisas, de ter um roteiro muito bizarro por se apoiar em situações de crueldade (emocional) contra os antigos amores dos protagonistas do filme. Isso se deve exatamente pelo fato deles procuraram por vingança por terem sido abandonados. Conforme a trama vai avançando as situações vão ficando mais pesadas e em algum momento o espectador acaba se perguntando se há realmente algo a rir daquele tipo de coisa. De qualquer modo o filme - embora um pouco envelhecido prematuramente nos dias de hoje - diverte. Ele tem um viés de humor negro que nem sempre combina, porém se você for um pouco menos exigente certamente vai ao menos dar algumas risadinhas amarelas das maldades armadas pela dupla central (que convenhamos não passam de dois mal amados)!.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 6 de março de 2019

Les Innocentes

Quero deixar mais uma dica para os leitores do blog. O filme se chama Les Innocentes. No Brasil ele recebeu o título de "Agnus Dei". O filme resgata uma história real (bem triste, por sinal) de um grupo de freiras católicas polonesas que acabam sofrendo abusos sexuais por parte dos soldados russos que invadiram aquele país durante a II Guerra Mundial. Para piorar o que já era terrível muitas delas ficam grávidas de seus estupradores, tornando tudo ainda mais sofrido. Para ajudá-las surge uma jovem médica francesa que vai até o convento onde vivem e descobre o drama pela qual passam. As religiosas não possuem qualquer tipo de assistência hospitalar e temem ficar estigmatizadas perante a comunidade caso os estupros cheguem ao conhecimento do povo local. Essa parte do roteiro explora algo que ainda hoje acontece com muitas mulheres vítimas desse crime pavoroso. Com medo de ficarem marcadas para sempre muitas delas preferem o silêncio.

O título original (em português, "Os Inocentes") se refere obviamente às crianças, filhas das pobres freiras estupradas. Embora o roteiro não entre nessa questão o fato é que o filme levanta, mesmo que indiretamente, a questão do aborto envolvendo estupro. Seria correto mesmo condenar uma vida de um ser indefeso e inocente por causa dos crimes de seus pais? Afinal a criança concebida não cometeu crime algum, mas sim seu pai. É ético lhe aplicar uma pena de morte por essa razão? É algo para pensarmos com extremo cuidado.

Por fim aqui vai uma revelação (caso ainda não tenha assistido ao filme pare de ler por aqui). A madre, líder do convento, em determinado momento resolve então levar as crianças recém nascidas para o meio da floresta gelada. Ela acredita que abandonadas elas seriam salvas pela providência divina! Claro que temos aqui uma situação complicada de se lidar. Porém condenar todos aqueles bebês para a morte certa no inverno polonês também nos faz duvidar de nossa própria humanidade. Em momento tocante a própria madre confessa que havia perdido sua alma ao agir assim. Mais do que óbvio. Enfim, não deixe de assistir a essa produção francesa. Sua história tocante certamente tocará fundo em sua alma católica. Um filme triste, mas com uma bela lição de vida.

Agnus Dei (Les innocentes, França, Polônia, 2016) Direção: Anne Fontaine / Roteiro: Sabrina B. Karine, Alice Vial / Elenco: Lou de Laâge, Agata Buzek, Agata Kulesza / Sinopse: O filme resgata uma história real (bem triste, por sinal) de um grupo de freiras católicas polonesas que acabam sofrendo abusos sexuais por parte dos soldados russos que invadiram aquele país durante a II Guerra Mundial.

Pablo Aluísio.

Eclipse de uma Paixão

Título no Brasil: Eclipse de uma Paixão
Título Original: Total Eclipse
Ano de Produção: 1995
País: Inglaterra, França, Bélgica
Estúdio: Capitol Films, Le Studio Canal+
Direção: Agnieszka Holland
Roteiro: Christopher Hampton
Elenco: Leonardo DiCaprio, David Thewlis, Romane Bohringer, Dominique Blanc, Félicie Pasotti, Christopher Chaplin
  
Sinopse:
O filme resgata a juventude do poeta Arthur Rimbaud (1854 - 1891). Impulsionado por seu mentor e mestre Paul Verlaine (David Thewlis) ele começa a dar os primeiros passos em relação a sua obra, que se tornaria no futuro uma das mais importantes da história. Ao lado do escritor também surgem aspectos de sua própria vida pessoal, como sua sexualidade fora dos padrões convencionais de sua época. Filme indicado ao San Sebastián International Film Festival.

Comentários:
Esse filme acabou ganhando notoriedade pelos motivos errados. Ao invés das pessoas discutiram aspectos biográficos do imortal Rimbaud, ficou-se meses falando das ousadas cenas de homossexualidade protagonizadas pelo galã adolescente Leonardo DiCaprio! Assim grande parte dos méritos artísticos do filme foram literalmente ignoradas em prol de um debate fútil e incoerente sobre os rumos que a carreira de DiCaprio estavam tomando. Afinal, seria interessante para um ator que estava prestes a se tornar um dos maiores astros de Hollywood se expor dessa forma, em cenas tão polêmicas? Tudo bobagem. Hoje em dia, quando ninguém mais fala sobre isso, o filme ganha contornos ainda mais interessantes para entender o artista (e o homem) por trás de uma obra tão importante. Ele morreu ainda bem jovem (com apenas 37 anos) e o que mais chama atenção é que seus melhores trabalhos foram feitos quando ele era ainda bem mais jovem, quando era praticamente um adolescente. Enfim, temos aqui uma boa amostra para a vida sofrida e breve desse poeta. Basta deixar as futilidades de lado para entender um pouco de seu pensamento ímpar.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 5 de março de 2019

Nasce uma Estrela

Há muitos anos tinha assistido às duas versões mais famosas de "Nasce uma Estrela". A primeira, clássica, com Judy Garland e a segunda, dos anos 1970, com Barbra Streisand e Kris Kristofferson. Filmes bem melodramáticos que investiam bastante em lágrimas. Do meu ponto de vista isso bastava, mas eis que no ano passado surgiu essa nova versão, mais suave, com Lady Gaga e Bradley Cooper. Não tive muita vontade de ver, até que o filme se saiu excepcionalmente bem nas indicações ao Oscar, sendo indicado até mesmo na categoria de melhor filme! Assim, diante de toda essa repercussão, decide finalmente conferir, pela terceira vez, esse enredo.

O roteiro não inova muito, não tem muita originalidade, preferindo mesmo suavizar o drama que era bem forte nas versões anteriores. Ficou, digamos, bem mais soft. O romance entre um cantor decadente e uma jovem cantora promissora seguiu basicamente o mesmo caminho. Ele decai a cada dia, enquanto ela vai subindo os degraus da fama. Um relacionamento conseguiria sobreviver a esse tipo de situação, ainda mais sabendo que ambos são artistas, possuem seus egos e por profissão são vaidosos e orgulhosos? Esse tema básico foi, mais uma vez, bem suavizado. O que era explosão de personalidades nos filmes anteriores agora abre espaço para mais compaixão e compreensão entre o casal.

Dito isso, é forçoso reconhecer que Lady Gaga não é uma atriz. Ela pode enganar bem, disfarçar bastante, mas não é uma atriz de verdade. Sua indicação ao Oscar de melhor atriz foi um ato irracional por parte dos membros da academia, só justificada por sua popularidade como cantora pop. Em diversos momentos percebemos como ela está mal em cena. Em algumas cenas beira o amadorismo completo. Já Bradley Cooper adotou um estilo mais másculo, mais de acordo com o que se espera de um cantor country. Inclusive imitou o tom de voz de Sam Elliott, que interpreta seu irmão no filme. Ficou bom, gostei. No mais é isso mesmo que já escrevi. O que temos aqui é uma versão bem suave, para não assustar muito essa nova geração. O que mais me admira é que o filme acabou dando certo, mesmo tendo uma "não atriz" em um dos papéis centrais. Um feito e tanto!

Nasce uma Estrela (A Star Is Born, Estados Unidos, 2018) Direção: Bradley Cooper / Roteiro: Eric Roth, Bradley Cooper / Elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliott, Alec Baldwin / Sinopse: Um cantor country famoso se apaixona por uma cantora desconhecida e resolve ajudá-la em sua carreira. Enquanto ela começa a colecionar sucessos, ele vai decaindo a cada dia, por causa do alcoolismo e uso de drogas. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Música Original ("Shallow" de Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt).

Pablo Aluísio.

Rebobine, por Favor

Comédia muito bobinha sobre dois sujeitos que acabam desmagnetizando as fitas VHS de uma velha locadora de bairro pertencente a um homem idoso e quase aposentado (interpretado pelo veterano Danny Glover). Um deles é Jack Black, com todos aqueles exageros que já conhecemos bem. O outro é meio "pancada da cabeça", aqui sendo vivido pelo ator igualmente "pancada na cabeça" Yasiin Bey. Depois do acidente, eles precisam consertar a besteira que fizeram, mas como? Da pior maneira possível, resolvendo refilmar de forma caseira os filmes que foram apagados. A piada do filme é basicamente essa.

Assim lá vai a dupla de idiotas refilmar obras como "Os Caça-Fantasmas", "Robocop", "2001", entre outros. Tudo feito sem dinheiro, usando um ferro velho, pelas ruas do bairro. Uma coisa pavorosa de mal feita. Quando essa piada perde a graça o roteiro tenta imitar filmes como "Cinema Paradiso" para trazer um pouco de pieguice e melancolia a um roteiro que nunca se encontra. Essa é a pior parte, quase me fez desistir do filme pelo meio do caminho. É muito apelativo, no péssimo sentido da palavra. Além disso há outros problemas. Sempre que deixam Jack Black solto demais nas comédias ele estraga tudo, isso não é novidade. A única coisa que não consegui entender foi como atrizes da categoria de Sigourney Weaver e Mia Farrow aceitaram papéis tão medíocres em uma besteira desse tamanho! Tudo bem, manter a carreira ativa no cinema é uma coisa, só que passar vergonha é outra completamente diferente. Não deveriam ter feito esse papelão.

Rebobine, por Favor (Be Kind Rewind, Estados Unidos, 2008) Direção: Michel Gondry / Roteiro: Michel Gondry / Elenco: Jack Black, Yasiin Bey, Danny Glover, Sigourney Weaver, Mia Farrow / Sinopse: Dois imbecis desmagnetizam todo o acervo de uma antiga locadora de fitas VHS. A loja pertence a um velho senhor idoso e humilde. Para desfazer a besteira que fizeram eles então decidem fazer versões caseiras dos filmes que foram apagados, causando muita confusão pelo bairro.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 4 de março de 2019

Vice

Esse foi mais um a concorrer ao Oscar de melhor filme nesse ano. Dos concorrentes é talvez o menos pretensioso, mais irônico e com um claro viés progressista. Sua intenção é bem clara desde o começo. Não se trata de um cinebiografia comum, que vai contar a história do vice presidente republicano Dick Cheney de maneira convencional. Não, não se trata disso. É uma produção com clara linha política que satirizando seu protagonista, acaba tencionando destrui-lo também no processo. É bem o contrário do filme sobre o Queen. Ali o vocalista Freddie Mercury é glorificado em sua lenda. Aqui Dick Chaney é pisoteado sem dó e nem piedade.

O curioso é que apesar de tudo isso se trata de um bom filme. Veja, não é fácil tornar interessante um filme sobre um político burocrata que no final das contas sempre teve zero de carisma pessoal. Como manter a atenção do espectador nesse tipo de filme? Ora, tirando sarro e satirizando o vice presidente de George W. Bush. E o fizeram muito bem. Cheney sempre foi aquele tipo de homem que subiu os degraus do poder apenas por relações pessoais. Basicamente ele apertou as mãos certas dos políticos poderosos que depois o ajudaram a subir. Sem mérito pessoal, sem ter passado por nenhum tipo de prova que colocasse em perspectiva sua capacidade real de ocupar os cargos que ocupou ao longo da vida.

O filme começa a contar a história dele desde os tempos da universidade quando jogou uma carreira estudantil promissora para se entregar a bebedeiras sem fim. Valentão, gostava de puxar brigas em bares. Acabou sendo ajudado da esposa, que era influente e inteligente, deixando empregos menores (como eletricista de postes) para ir aos poucos servindo como assessor político de figurões. Claro que os republicanos são retratados todos como sujeitos indigestos, nada éticos. Como eu disse o roteiro tem um viés bem forte, alinhado ao partido democrata. No meio de tanta propaganda política se sobressai mesmo o ator Christian Bale. Aliás a pergunta que surge quando o filme acaba é: Onde está Bale? Sim, debaixo de uma pesada maquiagem ele simplesmente desaparece na pele de sua personagem, algo que apenas grandes atores conseguem fazer. Merecia o Oscar, certamente.

Vice (Estados Unidos, 2018) Direçao: Adam McKay / Roteiro: Adam McKay / Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell, Alison Pill  / Sinopse: O filme conta, de forma irônica, a história do vice presidente Dick Cheney. Político sem brilho ou carisma, acabou subindo na carreira por causa das relações pessoais com homens poderosos. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Maquiagem (Greg Cannom, Kate Biscoe e Patricia Dehaney). Vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator (Christian Bale), Roteiro e Direção (Adam McKay).

Pablo Aluísio.

Um Tira Acima da Lei

O filme é uma crônica da vida de um policial de Los Angeles. No passado ele foi acusado de ter matado de forma fria um acusado de estupro. Nada havia sido provado contra ele, mas o patrulheiro David Douglas Brown (Woody Harrelson) resolveu ser juiz e executor ao mesmo tempo. Sua sorte foi que a corregedoria não conseguiu juntar provas suficientes para expulsá-lo da corporação. O tempo passou e Brown volta a se envolver em um caso polêmico. Ele dá uma surra em um homem que bateu em sua viatura. Tudo em plena luz do dia, com diversas câmeras filmando. Como se isso não fosse ruim o bastante, também passa a ser acusado de um duplo homicídio envolvendo dois ladrões que tinham roubado um grupo de pessoas que jogavam cartas numa casa clandestina da cidade.

Sigourney Weaver interpreta a chefe da divisão jurídica do departamento de polícia que quer sua demissão. Ben Foster (um baita ator) é o cadeirante que vive nas ruas da cidade, ora servindo de informante para o tira, ora pedindo pequenos favores a ele em troca de informações mais atualizadas. O mundo do policial assim vai desmoronando, ao mesmo tempo em que ele também precisa cuidar da sua família disfuncional (duas filhas e duas ex-mulheres que o detestam). Em meio ao caos o veterano policial, da banda podre da polícia, vai tentando sobreviver um dia de cada vez. Eu particularmente gostei desse filme. Muita gente reclamou por ter achado o final inconclusivo e abrupto, mas creio que foi essa mesma a intenção do diretor israelense Oren Moverman. Ele queria mesmo um desfecho tão cru e sem sentido como as próprias ruas de Los Angeles, com sua criminalidade fora de controle e a lei da selva imperando entre todos.

Um Tira Acima da Lei (Rampart, Estados Unidos, 2011) Direção: Oren Moverman / Roteiro: James Ellroy, Oren Moverman / Elenco: Woody Harrelson, Ben Foster, Sigourney Weaver, Anne Heche, Steve Buscemi, Robin Wright / Sinopse: Tira veterano das ruas de Los Angeles vê sua vida desmoronar após uma série de acusações de brutalidade policial e duplo homicídio injustificado. Agora ele precisa controlar essa crise, ao mesmo tempo em que tenta reconstruir seu relacionamento com suas filhas e suas ex-esposas.

Pablo Aluísio.

domingo, 3 de março de 2019

Hellion

Depois que ficou viúvo, Hollis Wilson (Aaron Paul) precisa cuidar de seus dois jovens filhos, Jacob, o mais velho de 13 e Wes, o caçula de 7 anos. A vida porém não é fácil pois ele passa o dia inteiro trabalhando e os garotos geralmente ficam o dia inteiro andando pelas ruas onde acabam conhecendo pequenos delinquentes locais. Após Jacob (Josh Wiggins) colocar fogo em um carro durante uma partida de futebol ele é enviado para uma instituição de correção de menores infratores. O pior acontece com Wes que lhe é tirado de sua custódia pelo Estado que entende que ele não tem mais condições de criar uma criança daquela idade. A salvação do cinema americano parece mesmo vir das produções independentes. Veja o caso desse muito bom "Hellion". A história gira em torno dos problemas enfrentados por uma família após a morte da mãe. Hollis (Paul) é o pai que tenta criar os dois garotos sem muito sucesso. Seu filho Jacob só se envolve em problemas e logo se torna uma pária da vizinhança. O mais jovem, obviamente influenciado pelo irmão mais velho, corre o risco de ir pelo mesmo caminho. Antes que isso aconteça porém o Estado tira a guarda de seu pai e o envia para os cuidados de sua tia, Pam (Juliette Lewis).

Uma decisão certa para a educação do garoto, mas devastadora para aquela família completamente disfuncional e problemática. Logo um conflito se instala entre os parentes. Para piorar Hollis tem problemas com bebidas e sua depressão vai ficando cada vez maior conforme os problemas vão surgindo em cascata na sua vida. O clima ruim e de falta de esperanças acaba se tornado cada vez pior até que Jacob (sempre ele) resolve tomar uma decisão totalmente impensada e inconsequente, o que mudará o destino de todos para sempre. "Hellion" é um drama social acima da média mostrando uma realidade que infelizmente é bem comum dentro da sociedade. Cresce cada vez mais o número de famílias desestruturadas, sem condições de dar as mínimas condições de vida para a criação de seus filhos. O reflexo disso acaba sendo sentido dentro da comunidade em geral, com aumento da violência e destruição dos valores tradicionais. Esse filme abre margem para uma reflexão maior sobre o tema. Está mais do que recomendado.

Hellion (Hellion, Estados Unidos, 2014) Direção: Kat Candler / Roteiro: Kat Candler / Elenco: Aaron Paul, Juliette Lewis, Josh Wiggins, Deke Garner / Sinopse: Viúvo tenta criar seus dois filhos da melhor maneira que lhe é possível. Depois que seu filho mais velho comete um pequeno delito ao queimar um carro ele precisa lutar pela custódia do garoto que lhe tirado pelo Estado. Filme indicado ao Sundance Film Festival na categoria de Melhor Filme - Drama.

Pablo Aluísio. 

Na Batida do Coração

Título no Brasil: Na Batida do Coração
Título Original: Let It Shine
Ano de Produção: 2012
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Television
Direção: Paul Hoen
Roteiro: Eric Daniel, Don D. Scott
Elenco: Tyler James Williams, Coco Jones, Trevor Jackson
  
Sinopse:
Tudo o que Cyrus DeBarge (Tyler James Williams) sempre sonhou foi fazer sucesso com sua música. Sua personalidade porém não ajuda muito pois ele é tímido e retraído. Assim como não consegue se declarar para o amor de sua vida, como também não consegue subir em um palco para se apresentar ao vivo. Assim ele deixa seu amigo cantar e fazer sucesso por ele, algo que o deixa ao mesmo tempo orgulhoso e arrasado por não ter o reconhecimento merecido. Roteiro baseado na famosa peça Cyrano de Bergerac.

Comentários:
Comédia romântica simpática estrelada pelo ator Tyler James Williams que no Brasil ficou muito conhecido justamente por causa de seu papel na série "Todo Mundo Odeia o Chris" (Everybody Hates Chris) que fez bastante sucesso, com quatro temporadas exibidas entre 2005 a 2009. Um fato curioso marcou esse ator em relação aos brasileiros. Seus fãs do Brasil fazem tanta zoeira em seus perfis nas redes sociais que ele precisou pedir que se comportassem, pois caso contrário iria expulsar todos os que continuassem a fazer bagunça. Claro que algo como isso só serviu para inflamar ainda mais a galera, transformando a vida virtual de Tyler em uma verdadeira zona. Já em relação a esse filme aqui não há nada demais a não ser a tentativa de adaptar "Cyrano de Bergerac" para o público mais jovem, teen. Produzido pelo braço televisivo da Disney o filme tenta pegar carona na fama de Tyler, apostando em um roteiro que mistura música, romance e pequenos toques dramáticos. Nada muito sério, apenas uma maneira de parecer algo com mais conteúdo. De qualquer forma não precisa se preocupar, relaxe e curta o filme pelo que ele é: uma diversão bem despretensiosa.

Pablo Aluísio.

sábado, 2 de março de 2019

O Orfanato

No passado Laura (Rueda) viveu em um orfanato no litoral da costa espanhola. Após ser adotada por um casal ela acabou perdendo o contato com seus amiguinhos de infância. Agora, já adulta, casada e mãe de um garotinho, ela resolve voltar para o velho casarão onde funcionava esse mesmo orfanato em que ela passou seus primeiros anos. O lugar, apesar de eventuais reformas, seguia basicamente o mesmo. O que Laura não sabia é que após sua saída de lá fatos aterrorizantes aconteceram envolvendo os órfãos que ficaram para trás. Após manifestações sobrenaturais, ela entra em desespero ao descobrir que seu filho simplesmente desapareceu. Para entender o que está acontecendo Laura resolve investigar o passado do orfanato, algo que não será tão simples de desvendar.

O que me levou a conferir esse terror foi o nome do diretor Guillermo del Toro na produção do filme. Sua presença já garante no mínimo uma fita bem produzida, com roteiro interessante e direção de arte de encher os olhos. Nesses aspectos realmente não me decepcionei. A produção recria um velho orfanato espanhol, com seus ambientes escuros, lugares inóspitos e cheios de suspense. O uso das aparições de fantasmas jamais caem no gratuito, no sensacionalismo. Longe disso, tudo é muito bem desenvolvido. A trama aos poucos vai sendo desvendada, em um roteiro até mesmo sutil. O texto é inteligente e jamais apela para sustos fáceis e banais. Na realidade o tema central é não apenas a nostalgia que jamais deixa o passado ir embora para sempre como também a força do amor maternal que não recua diante de nada, nem mesmo dos inúmeros mistérios que envolvem o sobrenatural.

O elenco, inclusive as crianças que atuam no filme, é realmente muito bom, com destaque para a atriz Belén Rueda que interpreta Laura. Intercalando momentos de desespero e coragem, ela resolve ir a fundo sobre tudo o que está acontecendo, enfrentando a tudo e a todos para reencontrar seu filho desaparecido. O final do filme provavelmente vá chocar aos mais sensíveis, pois apesar da suposta ternura que envolve a decisão final de Laura, o fato é que o espectador é colocado frente a frente com um ato de dar fim a própria existência, algo realmente definitivo e diria até mesmo avassalador. O diretor J.A. Bayona (que também trabalha na série Penny Dreadful) optou de forma acertada por envolver tudo em um clima que nos remete até mesmo a um certo sentimento de fábula. A cena final retrata muito bem toda essa sua intenção. Enfim, "O Orfanato" é realmente um ótimo exemplar do excelente momento em que passa o cinema espanhol nessa linha de filmes de terror. Cada vez mais as produções ibéricas surpreendem. Por isso fique sempre de olho no que está sendo produzido nesse país. Para o fã do gênero terror não poderia haver nada melhor do que fugir um pouco das já saturadas produções americanas. Aproveite e não deixe passar esse excelente terror espanhol em branco.

O Orfanato (El Orfanato, Estados Unidos, Espanha, 2007) Estúdio: Warner Bros, Canal + / Direção:  J.A. Bayona / Roteiro: Sergio G. Sánchez / Elenco: Belén Rueda, Fernando Cayo, Roger Príncep / Sinopse:  Uma mulher adulta e mãe, decide voltar para rever o antigo orfanato onde viveu quando era criança. Acaba descobrindo uma terrível ligação entre o passado e o presente, agora envolvendo seu filho.

Pablo Aluísio.

Rain Man

Assisti nos anos 80, só agora resolvi rever. É um filme muito bom, com uma atuação primorosa da dupla principal de atores, Dustin Hoffman e Tom Cruise. O astro mais popular de Hollywood na época interpretou esse jovem brigado com o pai que tenta ganhar a vida importando carros italianos luxuosos. Só que o negócio vai de mal a pior. Durante uma viagem com a namorada é informado da morte do pai. Ele então parte para o enterro e tem duas surpresas. A primeira é que o velho não lhe deixou praticamente nada, a não ser uma coleção de roseiras e um antigo carro dos anos 40. A outra surpresa é descobrir que o grosso do dinheiro (3 milhões de dólares) foi para um irmão que ele nem sabia existir. Um homem autista que vive em uma instituição psiquiátrica.

Assim Charlie (Cruise) vai até lá e acaba conhecendo o irmão Raymond (Hoffman) que como todo autista é capaz de fazer coisas incríveis com seu cérebro (como fazer cálculos complicados) ao mesmo tempo em que não consegue cuidar de si mesmo, fazer as coisas mais simples, como cuidar de sua alimentação, suas roupas, e agir de forma normal. Claro que com suas limitações ele também não consegue se relacionar normalmente com outras pessoas. O choque entre o irmão yuppie estressadinho, que só pensa em dinheiro e o irmão autista, com todos esses problemas, embora tendo um bom coração, é o grande atrativo do roteiro desse filme.

Tudo é desenvolvido com muita sutileza, mas também usando de momentos pontuais de bom humor. Um tipo de roteiro bem balanceado, algo raro hoje em dia. "Rain Man" (nome do amigo imaginário da infância do personagem de Cruise) rendeu uma excelente bilheteria e foi premiado com o Oscar de melhor filme naquele ano. O ator Dustin Hoffman também foi premiado (justamente) e o diretor Barry Levinson também levou a estatueta para casa. Só Tom Cruise ficou de mãos abanando! Nessa época ele procurava por seu tão cobiçado Oscar, mas parece que depois de um tempo desistiu dessa busca. Hoje se limita a fazer filmes populares de ação, como a franquia "Missão Impossível" pelos quais, obviamente, nunca, jamais, será premiado. Ossos do ofício.

Rain Man (Estados Unidos, 1988) Direção: Barry Levinson / Roteiro: Barry Morrow, Ronald Bass / Elenco: Tom Cruise, Dustin Hoffman, Valeria Golino, Gerald R. Molen / Sinopse: Após a morte do pai, Charlie (Tom Cruise) descobre que ficou sem nada, que seu pai não lhe deixou nada de valioso. Todo o dinheiro - uma pequena fortuna de 3 milhões de dólares - acabou indo parar nas mãos de um irmão que ele desconhecia até então, um homem chamado Raymond (Hoffman), portador da síndrome do autismo.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Assim na Terra Como no Inferno

Scarlett (Perdita Weeks) é uma jovem estudante de história que quer prosseguir nas pesquisas de seu pai, procurando encontrar a pedra Pedra filosofal das lendas envolvendo o famoso alquimista Nicolas Flamel. Após encontrar pistas em uma escavação no Irã, ela parte em direção a Paris pois cria a firme convicção que o tal objeto místico pode ser encontrado nas catacumbas da cidade. Ao lado de outros jovens ela inicia uma expedição pelas cavernas da região, dando início a uma verdadeira aventura de desespero e medo inimagináveis.  Mais um mockumentary de terror (filmes que parecem realizados como meras filmagens amadoras, embora sejam profissionais, algo como um "falso documentário"). Particularmente ando bem cansado desse tipo de filme. Um dos maiores problemas é a falta de foco nas câmeras, as tremedeiras e os momentos em que você não consegue visualizar nada do que está acontecendo. Quando os personagens saem correndo então, é uma coisa profundamente irritante. Em prol de uma falsa realidade o espectador acaba tonto com tantas cenas confusas e caóticas.

O enredo desse filme também não ajuda muito, uma salada indigesta que mistura elementos de produções como "O Código Da Vinci", passando por momentos que copiam a franquia Indiana Jones (com direito até a um cavaleiro templário com corpo incorrupto), chegando até as raias do puro trash. A trama é uma bobagem e mistura um monte de lendas históricas diferentes sem nenhum critério. Assim que os jovens exploradores entram nas catacumbas de Paris o filme se torna simplesmente insuportável com tantos clichês e ideias batidas. Em vista disso você pode esquecer a vontade de sentir medo de verdade com o filme, pois só irá se amedrontar com o que se passa se for muito ingênuo ou impressionável. Além disso se você odeia ambientes fechados ou sofre de algum tipo de claustrofobia é melhor desistir, pois praticamente 80% da fita se passa em lugares cavernosos, com pouca ou nenhum luz. Resumindo tudo, poderia encerrar essa breve resenha dizendo que "As Above, So Below" é simplesmente chato, cansativo e enjoativo. Não vá perder seu tempo com esse terrorzinho B pois vai se arrepender.

Assim na Terra Como no Inferno (As Above, So Below, Estados Unidos, 2014)  Estúdio: Legendary Pictures / Direção: John Erick Dowdle / Roteiro: Drew Dowdle, John Erick Dowdle
Elenco: Perdita Weeks, Ben Feldman, Edwin Hodge, François Civil / Sinopse: Jovem procura por um artefato que pertenceu a um famoso alquimista do passado, mas só acaba encontrando desespero, morte e terror por onde passa.

Pablo Aluísio.