domingo, 10 de março de 2019

A Morte te dá Parabéns!

É a tal coisa, se eu fosse resumir esse filme diria que é uma espécie de "Feitiço do Tempo" versão terror. Algo aliás que é assumido pelo próprio roteiro do filme que em suas cenas finais coloca um diálogo entre dois personagens reconhecendo justamente isso, relembrando o filme de Bill Murray. A premissa é basicamente a mesma: uma pessoa acordando no mesmo dia, revivendo as mesmas situações, numa espécie de círculo vicioso temporal. No caso aqui temos uma jovem universitária, daquelas bem chatinhas, metidas, que vai acordando todos os dias no mesmo dia (parece estranho para você?). Na noite anterior ela sempre é morta por um psicopata com máscara de um garotinho, o mascote da universidade.

Funciona bem até mais ou menos a metade do filme. Depois vai se tornando cansativo, justamente porque o espectador vai assistindo o mesmo despertar pela manhã, as mesmas situações. É algo que também aconteceu no filme original, o "Feitiço do Tempo". Tem que ter um pouco de paciência para ir acompanhando, sempre prestando atenção nas pequenas variações que vão acontecendo de um dia para o outro. O elenco é todo formado por jovens desconhecidos do grande público, o que é até esperado nesse tipo de filme de terror teen. Esse também é o primeiro sucesso (sim, o filme teve boa bilheteria) do jovem cineasta Christopher Landon. Ela já havia dirigido antes apenas dois filmes mais ou menos conhecido do público que curte filmes de terror. O primeiro foi "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" (mais um dessa série popular de filmes que a cada ano vai tendo piores bilheterias) e "Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi" (uma bobagem trash). Então é basicamente isso. Está a fim de ver um filme de terror que copia a ideia de "O Feitiço do Tempo"? Então essa é a dica que deixamos para você.

A Morte te dá Parabéns! (Happy Death Day, Estados Unidos, 2017) Direção: Christopher Landon / Roteiro: Scott Lobdell / Elenco: Jessica Rothe, Israel Broussard, Ruby Modine / Sinopse: Uma jovem universitária acorda todos os dias revivendo as mesmas experiências. Ela está presa em um círculo vicioso temporal, em um dia básico onde ao final da noite ela sempre é morta por um psicopata violento. Agora ela tentará sair disso, mudando o rumo dos acontecimentos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: