quinta-feira, 14 de março de 2019

Se a Rua Beale Falasse

O filme acabou sendo bem decepcionante. Nada do que eu estava esperando. A simples menção da Rua Beale no título me fez pensar imediatamente na música negra americana. Para quem gosta da música dos anos 50 e 60 essa associação é bem óbvia. Foi justamente nesse lugar que tivemos o berço do jazz e de tantos outros gêneros musicais importantes. Por isso pensei que o filme teria pelo menos uma rica trilha sonora de época, da primeira à última cena. Passou longe disso. O filme decepciona completamente nesse aspecto. É um drama pesado na verdade, mostrando um jovem casal de negros americanos no começo de seu relacionamento. Ela tem 19 anos de idade, ele 22. Estão apaixonados, mas não possuem qualquer tipo de estabilidade financeira para entrar em um casamento, apressado e fora de hora.

Daí começam os problemas. Ela fica grávida, ele vai preso, acusado de estuprar uma mulher latina. Com tudo contra, eles ainda assim resolvem enfrentar a situação - terrível para qualquer casal, é bom salientar. O nível de dramaticidade do filme é realmente acentuado. Não existem alívios ou situações amenas. Alivio cômico? Nem pensar. É um filme que vai soar até mesmo um pouco familiar para muitas jovens famílias brasileiras, com gravidez na adolescência, encarceramento de jovens negros, etc. Essa realidade poderia ser transportada para qualquer periferia pobre do nosso país que não haveria maiores diferenças na história. O mesmo drama social, o mesmo descaso. Seu maior problema é a duração, o que torna o filme um pouco arrastado e com bons momentos apenas pontuais. Com duração excessiva, achei tudo um tanto cansativo.

O filme concorreu a três categorias no Oscar. O diretor e roteirista Barry Jenkins foi indicado ao Oscar por melhor roteiro adaptado. Não venceu. Provavelmente sua mão pesada para o texto contribuiu para a derrota. Quem acabou vencendo foi Regina King por melhor atriz coadjuvante. Prêmio merecido? Sinceramente, não. Seu papel é relativamente pequeno e só tem uma cena mais forte, digna de nota. Provavelmente os membros da academia a escolheram por uma questão social, de valorizar o trabalho do elenco negro do filme. Não era necessário esse tipo de voto. Enfim, temos aqui um filme socialmente consciente, pesado, contando uma história importante, mas também sem muita leveza, exagerando na dose de dramaticidade.

Se a Rua Beale Falasse (If Beale Street Could Talk, Estados Unidos, 2018) Direção: Barry Jenkins / Roteiro: Barry Jenkins, James Baldwin / Elenco: KiKi Layne, Stephan James, Regina King, Teyonah Parris / Sinopse: Uma jovem negra americana se apaixona e fica grávida. Seu marido é levado para a prisão, acusado de estupro. A família então tenta ajudar a mãe de primeira viagem, que não tem recursos para criar um filho.

Pablo Aluísio.

Um comentário: