domingo, 14 de agosto de 2011

Os Santos Inocentes

Herodes, o Grande, Rei da Judéia, era um monarca completamente insano e brutal. Ditador perpétuo colocado no trono pelos romanos, ele não gozava da menor popularidade entre o seu povo que o via apenas como um traidor miserável que se mantinha no poder por causa do poder militar e econômico da Roma Imperial. Era um fantoche do imperador romano. Também era um herege que pouco se importava com assuntos religiosos. Seu governo de sangue e opressão era odiado pelos judeus da época. Por isso o maior medo de Herodes era ser deposto do trono pelo tão aguardado "messias" tal como estava previsto nos antigos textos escritos pelos profetas. Completamente paranóico e corroído pelo ganância de riquezas e poder, ele não pensou duas vezes antes de matar sua própria esposa, seu irmão, dois cunhados e vários tios e primos. Todos eles representavam perigo ao seu reinado segundo sua própria visão distorcida e imunda do mundo ao seu redor.

Assim quando começou a circular a história de que um messias estaria nascendo por causa do surgimento da estrela de Belém, Herodes ficou extremamente perturbado com o fato! Desesperado, mandou chamar seus magos para que consultassem as mensagens vindas das estrelas e dos corpos celestiais para que pudesse tomar alguma medida. Herodes então foi informado que as escrituras estavam sendo cumpridas, de que o Messias acabara de nascer em Belém como havia sido previsto. O futuro rei dos Judeus já estava entre nós! De forma astuta Herodes disse que queria saber a exata localização da criança pois queria lhe prestar homenagens. Uma mentira pois de fato ele queria saber onde se encontrava o messias recém-nascido para matá-lo imediatamente, pois acreditava que no futuro ele seria deposto de seus poderes justamente por essa criança abençoada.

Um anjo então foi enviado a Maria e José para lhes informar do perigo que corriam. Eles deveriam pegar o pequeno Jesus para seguirem viagem em segurança até o Egito onde estariam livres das perseguições de Herodes. O insano monarca judeu ficou furioso por não conseguir encontrar e localizar o menino Jesus. Em um ato de extrema brutalidade e insanidade mandou matar todos os meninos recém-nascidos de Belém e arredores. Não satisfeito ainda mandou assassinar todos os garotos de até dois anos de idade, como precaução caso seus magos estivessem enganados sobre a data certa do nascimento do messias. O horror do massacre e a devastação das mães e dos pais levou Mateus a citar Jeremias: “Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais”. (Mateus 2:18).

A Igreja Católica relembra a morte dessas crianças nesse dia dos Santos Inocentes. Bebês indefesos que foram martirizados pela ira de um rei louco e sedento de poder. Estão todas glorificadas na glória de Deus, enquanto Herodes, o monstro, está beijando o mármore das fossas abissais do inferno. A justiça de Deus nunca falha.

Pablo Aluísio.

Um comentário: