terça-feira, 16 de agosto de 2011

10 Perguntas sobre o Santo Sudário

1. O que é o Santo Sudário?
Afirma a tradição da Igreja Católica que o Santo Sudário seria o pano que cobriu o corpo de Jesus Cristo logo após sua crucificação no Calvário. Inexplicavelmente o linho mantém em sua face a imagem de um homem martirizado, com as mesmas características que ficaram imortalizadas nas mentes dos cristãos por dois mil anos.

2. O Santo Sudário é falso?
O Papa João Paulo II mandou que pesquisadores conceituados examinassem o pano durante a década de 1980. Testes de Carbono 14 foram realizados em pequenas tiras do Sudário e a data encontrada de sua origem foi determinada entre os séculos XIV e XV da era cristã. Posteriormente outros cientistas levantaram a hipótese que o teste fora mal realizado, em uma parte do Sudário que havia sido emendada por freiras católicas na Idade Média, após um incêndio que destruiu parte da relíquia.

3. O Santo Sudário pode ser verdadeiro?
Sim. Um grupo de cientistas encontraram micro pistas no pano. Restos de vegetais que eram encontrados apenas na região de Jerusalém durante o século I. Os testes que afirmavam que o Sudário seria falso foram feitos em partes periféricas, que hoje se sabe foram remendos colocados por religiosas durante o século XIV. O Sudário não pode ser examinado em seu núcleo com receios que a peça seja destruída após a retirada de amostras.

4. Como foi feito o Santo Sudário?
Nem os cientistas mais conceituados sabem como foi feita a imagem que está no Sudário. Não é uma pintura e isso já foi comprovado pois nas análises realizadas não foram encontradas amostras de tinta no pano. Se não foi pintado como a imagem foi parar no pano? Teorias conspiratórias chegam a afirmar que o próprio Leonardo da Vinci teria participado em sua criação, usando de técnicas de fotografia, muitos séculos antes de sua existência. Isso porém é apenas uma teoria sem qualquer base de comprovação. Assim a forma como foi feito o Sudário segue sendo um mistério que a ciência ainda não conseguiu explicar.

5. O Santo Sudário é historicamente correto?
Esse é um dos aspectos que mais intrigam os cientistas. O Santo Sudário é perfeito do ponto de vista histórico, em todos os menores detalhes. As marcas no corpo do homem correspondem perfeitamente às armas romanas usadas durante a ocupação do Império em Jerusalém. Além disso os ferimentos que estão na imagem são perfeitamente coerentes com os relatos do Novo Testamento. Os cientistas concordam que se o Sudário foi forjado ele o foi de forma perfeita, inclusive contando com a morte de uma pessoa em sua confecção.

6. De que são feitas as marcas presentes no Santo Sudário?
Segundo as pesquisas as marcas do Santo Sudário foram feitas com sangue humano, o que condiz com o que ele se propõe a ser: um pano mortuário usado em uma pessoa que foi morta na cruz.

7. Por que o Santo Sudário apresenta manchas escuras nas laterais?
O Santo Sudário escapou por pouco de ser destruído em um incêndio durante a idade média. O mosteiro onde se encontrava pegou fogo e apenas a coragem de monges o salvaram da destruição. Naqueles tempos o Santo Sudário era guardado em uma caixa de madeira, que também pegou fogo. Por essa razão existem as marcas escuras nas laterais do linho.

8. Qual foi a opinião expressa do Papa Bento XVI sobre o Santo Sudário?
Para o Papa Bento XVI o Santo Sudário é uma relíquia magnífica, um pano de linho que foi escrito com o sangue de um homem crucificado que corresponde totalmente ao que os Evangelhos nos dizem sobre Jesus e seus últimos momentos de paixão. Uma peça maravilhosa que serve para reavivar a fé dos homens em Deus.

9. Qual é a posição da Igreja Católica sobre o Santo Sudário?
O Santo Sudário segue sendo usado com extremo respeito em exposições públicas realizadas em espaços temporais determinados, geralmente a cada duas décadas. É um instrumento de fé, acima de tudo. Na última exposição o Santo Sudário foi visto por mais de duas milhões de pessoas. Nesse domingo (19/04/15) a Igreja Católica abre nova exposição a ser realizada na Catedral de Turim. Por motivos de preservação apenas 1 milhão de ingressos foram colocados à disposição do público, pois cientistas acreditam que a respiração humana pode prejudicar a peça de alguma forma.

10. O Papa Francisco estará presente nessa nova exposição?
Certamente. Francisco irá a Turim no dia 21 de junho, quando fará uma oração ao lado de membros do clero e seus familiares, encerrando assim a exposição pública da peça religiosa mais importante do cristianismo.

Pablo Aluísio.

Um comentário: