segunda-feira, 22 de agosto de 2011

10 Perguntas Sobre Jesus Cristo

1. Qual era a altura de Jesus e como era sua aparência? Não se sabe com exatidão a resposta para esse tipo de questionamento. Os evangelhos não trazem descrições físicas de Jesus pois para seus autores era mais importante espalhar a mensagem de Jesus e não sua aparência física (considerada na antiguidade como algo sem maior importância).

2. Se não se sabe como Jesus realmente aparentava de onde surgiu essa imagem que conhecemos hoje? As mais antigas representações de Jesus na verdade não o retratavam com longos cabelos, mas sim com cabelos curtos, porém essas primeiras representações são datadas de mais de dois séculos após sua morte e não são exatas. A tradição é apontada como a que manteve viva essa imagem tradicional de Jesus. Alguns historiadores inclusive afirmam que essa imagem (nariz alongado, cabelos negros longos e olhar expressivo) na verdade foi baseada no Santo Sudário da Igreja Católica. Enfim, muitas incertezas e poucas certezas sobre como se parecia fisicamente o Messias.

3. Jesus Cristo teve irmãos?
Esse é um tema dos mais controversos. No evangelho supostos irmãos de Jesus são até nomeados, além de haver também referências a irmãs dele (cujos nomes infelizmente os Evangelhos não trazem). Seria irmãos de sangue de Jesus? Filhos de Maria e José? Ninguém sabe ao certo. Para a Igreja Católica se trata de um erro de interpretação pois a família santa seria composta apenas por Maria, José e Jesus. Para outros eles seriam filhos de José de um casamento anterior. Para alguns historiadores não seriam irmãos, mas primos, de acordo com a tradição judaica antiga.

4. Jesus era analfabeto?
De tempos em tempos surgem teses de que Jesus não era alfabetizado e que por essa razão não teria deixado nada escrito de próprio punho. Os que defendem essa teoria dizem que raras pessoas eram alfabetizadas na antiguidade, ainda mais se tratando de um membro da classe mais pobre como Jesus. É um erro. Em várias passagens do evangelho Jesus surge como alguém demonstrando cultura em relação às escrituras (algo que ele teria adquirido com estudo e leitura), além da famosa passagem onde Jesus começa a escrever na areia os pecados dos que estavam à sua volta querendo apedrejar uma pecadora. Com tudo isso é praticamente certo afirmarmos que Jesus realmente sabia ler e escrever.

5. Jesus foi casado com Maria Madalena?
Não existe qualquer evidência histórica de que Jesus tenha sido casado com Maria Madalena. A lenda popularizada pelo livro "O Código da Vinci" de Dan Brown não parece ter qualquer base na história real dos fatos. Além disso os evangelhos não dizem nada sobre Jesus ser casado, uma informação vital que teria sido escrita nos livros sagrados com absoluta certeza. Como não há nada sobre isso tudo o que restam são puras especulações vazias.

6. Onde Jesus pregava? 
Jesus pregava ao ar livre, nas praias, nas ruas, nas casas, em qualquer lugar onde houvesse alguém disposto a ouvir sua mensagem. Foi um pregador do povo e para o povo. Não interessava muito a Jesus ensinar aos sacerdotes do templo, tão orgulhosos e cheios de si, arrogantes ao extremo, considerando-se melhores do que o resto do povo. Jesus procurava os pobres, os excluídos, os miseráveis para levar sua palavra divina. Foi um homem livre, que ia e vinha de acordo com sua vontade, espalhando a mensagem de Deus a quem quisesse ouvir.

7. Como era a personalidade de Jesus?
Retratado muitas vezes com um olhar austero em quadros e pinturas, tudo leva a crer que na vida real Jesus era uma pessoa extremamente agradável, simpática, paciente e bastante comunicativa, afinal de contas ele veio ao mundo para falar sobre Deus e sua graça. Assim é bem deixar de lado a imagem de um Jesus sisudo e com cara de poucos amigos. Jesus era um homem do povo, interagia com todos, ria, participava de festas, casamentos, sempre conversando e sendo amigável com todos. Sua simpatia acabou sendo usada como arma contra ele por certos acusadores. Só para você ter uma ideia de seu jeito de ser.

8. O que Jesus pregou sobre a homossexualidade?
Não há no evangelho nenhuma palavra de Jesus sobre a questão. É curioso, mas nenhum dos evangelistas registrou qualquer palavra ou pensamento de Jesus sobre os homossexuais. Não que eles não existissem na época de Jesus, pelo contrário, havia muitos, porém realmente sobre isso os textos dos evangelhos simplesmente silenciam completamente. Se Jesus algum dia de sua vida pregou sobre o tema isso se perdeu completamente nas areias do tempo.

9. Jesus esteve na Índia?
Uma velha lenda afirma que Jesus teria viajado até a Índia nos chamados anos obscuros de sua vida (onde os evangelhos silenciam completamente sobre sua vida). Existem, é verdade, vários supostos locais onde Jesus teria vivido, em distantes reinos indianos, porém como sempre nada foi provado efetivamente. Existe inclusive um suposto túmulo atribuído a Ele numa distante província indiana. Segundo a lenda local ele teria ido viver seus últimos anos de vida lá, após ser crucificado e ressuscitado. Tudo não passa realmente de lenda.

10. Para a teologia cristã Jesus é filho de Deus ou o próprio Deus?
Essa foi uma questão teológica que durou séculos até que finalmente autoridades da Igreja Católica determinaram que Jesus era o próprio Deus encarnado entre os homens. Esse fundamento de fé foi seguido pelos evangélicos que também defendem que Jesus não era apenas o filho de Deus, mas sim o próprio Deus entre a humanidade. Essa é uma visão teológica seguida por todo o cristianismo tradicional, porém não por todas as religiões. O espiritismo, por exemplo, não defende Jesus como o divino, mas apenas como um espírito evoluído.

Pablo Aluísio.

Um comentário: