terça-feira, 23 de agosto de 2011

Abraão, o Grande Patriarca

No Velho Testamento alguns nomes se destacam nas narrações bíblicas. Um deles é justamente o do grande patriarca, Abraão. Historicamente é muito complicado determinar a época exata em que viveu, mas estudiosos acreditam que provavelmente Abraão tenha vivido entre oito a até dez séculos antes de Cristo na região da atual Turquia, seguindo depois para as terras que hoje pertencem a Israel, onde veio a morrer. Seu nome é muito associado ao fato de ter sido o patriarca dos dois maiores povos do Oriente Médio, o povo judeu e o povo árabe. Também é o pilar das três grandes religiões monoteístas da história, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Mesmo com tanto importância a ciência da arqueologia ainda não conseguiu encontrar traços de sua existência histórica. Grande parte de sua vida nos chegou através das escrituras. Dentro da Bíblia a existência de Abraão é das mais antigas. Ele seria descendente direto do primeiro homem, Adão, e também de Noé, o mesmo que teria salvo a humanidade da extinção completa por ordens de Deus ao construir sua grande arca. Por ser historicamente tão remoto não é de se estranhar que seja completamente difícil achar traços arqueológicos de sua vida.

Abraão começou a vida de forma humilde, tentando sobreviver em um tempo muito primitivo ainda - para ser ter uma ideia da antiguidade de Abraão é bom saber que nem sequer existia em sua época a cidade milenar de Jerusalém. Ele é anterior inclusive a Moisés que para Jesus parecia tão antigo e distante como os faraós do Egito são para nós atualmente. Pois bem, na época de Abraão uma das únicas maneiras de se prosperar era através do comércio das enormes caravanas que atravessavam os grandes desertos do Oriente Médio, geralmente rotas de comércio que iam e vinham do Egito antigo (o profeta Maomé do Islã também foi um mercador de caravanas pelas areias do deserto). Por essa razão a maioria dos povos dos tempos de Abraão eram nômades que não se fixavam em um lugar determinado. Esse aspecto também parece ter sido muito importante na história do grande patriarca pois ele começou a procurar por uma terra onde pudesse fundar uma nação para nela viver de forma fixa e sedentária. Ele teria sido então guiado por Deus para ir para terras distantes para construir uma grande nação para si e seus descendentes, na chamada terra de Canaã, onde Deus prometia fartura e bonança para os que lá chegassem. Essa luta para chegar nessa região move praticamente toda a existência de Abraão, a ponto dele ser considerado o grande pai da pátria judaica.

Outro aspecto muito relevante dentro da história de Abraão vem do fato dele ter sido um homem que lutou e viveu sua fé. Homem extremamente devoto e religioso teria renunciado até mesmo ao amor que sentia pelo próprio filho para cumprir a ordem de Deus que o havia ordenado que matasse o jovem em seu nome, como sacrifício. Só no último momento, quando teve seu braço segurado por um anjo, parou a execução. Esse ato de Abraão é visto dentro da religião judaica como o grande exemplo de fé inabalável em Deus, capaz de tudo para cumprir sua palavra. As escrituras afirmam que Abraão teria vivido por quase 300 anos, porém o leitor da atualidade precisa entender que na antiguidade havia outros modos de contagem do tempo e que o calendário que seguimos nos dias atuais foi elaborado por Roma e depois aperfeiçoado pela Igreja Católica. É certo porém que Abraão teve vida longa, provavelmente chegando aos 70 anos de idade, algo que na antiguidade era algo assombroso pois a expectativa de vida eram bem pequena, na faixa dos 40 anos, quando o homem já era considerado velho demais para trabalhar e viver de forma produtiva.

Outro aspecto relevante na vida de Abraão vem do fato dele ter sido um peregrino, tendo viajado e habitado por inúmeras regiões do Oriente Médio e África. Isso criou de certa maneira o contexto histórico do surgimento de Moisés. Em relação a Jesus há também um fato em comum. A esposa de Abraão era estéril, mas Deus a encheu de graças e ela deu a luz um filho, Isaque, considerado o primeiro judeu ou hebreu da história. Também foi o pai de Ismael, considerado o primeiro árabe, vindo daí sua alcunha de "O Grande Patriarca" ou o pai de muitos. Isaque teria sido filho de sua esposa Sara (a estéril que teria sido abençoada por Deus) e Ismael teria sido filho de uma concubina egípcia chamada Hagar. No fim da sua conturbada vida Abraão finalmente teria encontrado a paz e a felicidade, não apenas em relação à sua longa linhagem de filhos (a escritura nomeia oito deles, porém estudiosos acreditam que ele teria tido mais de 30 filhos com concubinas e escravas) como também nos negócios pois ele se tornou um rico e próspero dono de caravanas comerciais. Seu lugar de repouso eterno segue sendo desconhecido, sendo sua localização um dos grandes objetivos da arqueologia moderna. Afinal de contas descobrir a tumba de Abraão seria realmente um achado histórico simplesmente monumental.

Pablo Aluísio.

Um comentário: