quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Maria nos Evangelhos - Parte 1

Aqui nessa série de textos vamos mostrar as citações sobre Maria nos evangelhos, começando pelo Evangelho Segundo Lucas. A intenção é resgatar a importância de Maria dentro das escrituras. A primeira citação de Maria em Lucas vem no capítulo 1, versículos 26 e 27 que diz: "26 Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria.". Estamos no contexto do nascimento de Jesus e Maria surge pela primeira vez nos evangelhos. Deus envia o anjo Gabriel a uma pequenina e inexpressiva cidade da Galiléia chamada Nazaré. O povo judeu estava sob domínio da Roma Imperial e aquele lugar não tinha maior importância sob o ponto de vista militar ou econômico por parte de Roma. Embora a Judéia fosse considerada agora província romana, o fato é que não poderia haver lugar mais periférico e humilde do que aquele naquele período histórico.

Maria é apresentada como a virgem prometida em casamento a José, da casa de Davi. Infelizmente não há maiores detalhes, como por exemplo, a idade de Maria nesse momento tão crucial de sua vida ou a maneira como conheceu José. Alguns autores defendem que José seria muito mais velho do que Maria e talvez ela fosse sua segunda esposa, o que explicaria os "irmãos de Jesus" citados em determinados trechos do novo testamento. Eles seriam filhos de José em seu primeiro casamento. São meras suposições pois nada confirma esse tipo de tese. Segundo a tradição provavelmente José fosse mais velho do que Maria porém a diferença de idade entre eles se perdeu nas areias do tempo. É impossível afirmar qualquer coisa com certeza nesse sentido. Outro fato que chama a atenção é a valorização da virgindade da mulher, algo que é colocado na apresentação de Maria, confirmando sua pureza como mulher. Muito provavelmente Maria tivesse entre 16 a 17 anos, ou seja, era uma adolescente, já que essa era a faixa etária tradicional para casamento das mulheres de sua época.

Outro aspecto que parece confirmar a Maria em sua adolescência vem de suas aparições de Fátima e Lourdes, pois ela surge aos seus interlocutores como uma mulher bem jovem - mais jovem até do que vemos em imagens mais tradicionais. Deus envia então para falar com essa jovem mulher um anjo, Gabriel. Aqui ele cumpre uma das funções tradicionais dos seres angelicais, a de mensageiro, aquele enviado diretamente por Deus para passar uma mensagem extremamente importante para a humanidade. Lucas prossegue: "28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegrate, cheia de graça!- O Senhor está contigo”. 29 Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.". Agora imagine essa jovem adolescente, que está prestes a se casar com José ter em sua presença algo tão magnifico como um anjo do Senhor. Como ele se apresentou a Maria? Também não sabemos, porém pela reação de Maria perante sua presença somos levados a considerar que o anjo Gabriel se apresentou em forma humana, não tão fora do comum. Na verdade Maria fica surpresa não com sua aparência, mas com suas palavras. O anjo lhe designa como "Cheia de graça", graça de Deus, obviamente.

Gabriel então lhe passa uma mensagem espetacular como deixa claro o Evangelho de Lucas: "30 O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. 31 Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria fica completamente atordoada já que ela era virgem e não poderia estar grávida. Diante de sua perplexidade ela se dirige a Gabriel perguntando: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?”. O anjo então lhe explica: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, 37 pois para Deus nada é impossível” Depois dessa revelação espantosa temos a primeira amostra da delicada e devota personalidade de Maria ao se resignar dizendo: "“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Um exemplo perfeito e maravilhoso do amor a Deus e sua vontade.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: