terça-feira, 2 de agosto de 2011

Paulo VI e o Diabo

Durante muitos anos criou-se uma nova mentalidade sobre a existência real ou não do diabo. Para alguns mestres em teologia o diabo nada mais seria do que uma metáfora, uma alegoria do mal e não uma entidade real, mesmo que fosse tangível apenas no mundo espiritual. Para esses pensadores o mal estaria no próprio homem, como parte de sua natureza e que as escrituras assim o tinham utilizado em suas narrativas. Certamente havia o problema complicado de contornar sobre as próprias palavras do Cristo no Novo Testamento. São inúmeras as passagens em que Jesus citava nominalmente o diabo e não apenas metaforicamente como queriam fazer crer os defensores dessa teoria. Os que defendiam essa visão moderna porém afirmavam que Jesus havia citado o diabo por conveniência pois não havia como explicar algo diferente para as pessoas rudes e ignorantes de seu tempo. As possessões demoníacas passaram a ser encaradas como simples doenças mentais e rituais, como o próprio exorcismo, passaram a ser enfocados como algo medieval, primitivo e sem nenhum fundamento.

Esse tipo de ideologia começou a adentrar e se espalhar inclusive entre o clero da Igreja Católica e isso passou a ser uma preocupação do Papa Paulo VI que viu a necessidade de alertar aos católicos sobre o equívoco dessa visão. O Papa passou a entender que seria muito conveniente ao próprio Satã esse tipo de linha de pensamento, afinal o fato de não se crer mais em sua existência iria facilitar seu trabalho de espalhar o mal e o pecado entre a humanidade. Assim Paulo VI resolveu declarar e reforçar publicamente a posição da Igreja Católica sobre o tema. Em uma audiência pública realizada em 1972 no Vaticano, ao lado de vários membros do alto clero da instituição, Paulo VI deixou claro a existência de Satã e seus demônios, e explicou mais uma vez que eles eram de fato anjos caídos que tentaram usurpar a posição de Deus no Céu e desceram ao inferno por isso. Não se tratava de mitologia ou algo apenas simbólico, metafórico, mas sim real, concreto!

E não foi só, o Papa foi além, afirmando que Satã estava perigosamente se infiltrando dentro da própria Igreja, haja visto o aumento do número de problemas envolvendo seus membros. Paulo VI afirmou estar com a sensação de que "de alguma fissura a fumaça de Satanás havia entrado no templo de Deus." Depois completou: "Acreditamos que algo sobrenatural  veio ao mundo precisamente para perturbar, para sufocar os frutos do Concílio Ecumênico e impedir a missão da Igreja". O Papa reforçou que o clero católico deveria estar preparado para enfrentar esse desafio e expulsar de suas fileiras a presença do grande pai da mentira. Paulo VI se declarava bastante preocupado com os rumos que a Igreja estava tomando. Chegou a afirmar: "Mesmo na Igreja este estado de incerteza reina. Acreditava-se que depois do Concílio Vaticano II haveria um dia de sol na história da Igreja. Ele veio em vez de um dia de nuvens, de tempestade, de escuridão, de pesquisa, de incerteza. Pregamos o ecumenismo e destacamos mais e mais dos outros. Vamos cavar abismos em vez de enchê-los"

Hoje, tantos anos depois do aviso do Papa Paulo VI, podemos olhar para o que a Igreja vem passando e entender a profundidade de sua visão. Embora esteja em pleno processo de recuperação, com uma ampla limpeza de quadros promovida pelo Papa Francisco, o fato é que a Igreja sofreu muito, principalmente nos últimos anos, com escândalos de pedofilia envolvendo padres e demais membros do clero. Nesse aspecto Paulo VI foi visionário ao afirmar que sentia que a fumaça de Satã havia adentrado dentro do próprio seio da Igreja Católica. De fato entrou e maculou a vida de vários sacerdotes com o mais repulsivo dos crimes, abalando até mesmo a próprio instituição milenar de que faziam parte. Maior prova do poder de influência do anjo negro não há. Mesmo assim bons ventos já sopram no Vaticano e na Santa Igreja Católica, pois os homens podem decair em tentações mas a Igreja como instituição viverá eternamente até o fim dos dias, como o próprio Cristo profetizou ao afirmar que "Os portões do Inferno jamais prevalecerão sobre a minha Igreja".

Pablo Aluísio. 

Um comentário: