segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Santo André

Hoje é o dia em que a Igreja Católica celebra a memória de Santo André. Quem foi ele? André, o Apóstolo, é conhecido como o "primeiro chamado" ou seja, aquele primeiro ao qual Jesus Cristo chamou para seguir ao seu lado em sua missão. Ele era irmão de Pedro (São Pedro), o apóstolo ao qual Jesus fundou sua Igreja. O nome André vem do grego e significa "Bravura" ou "Homem de Valor". Era comum em judeus daqueles tempos a adoção de nomes helênicos por causa da influência da cultura grego-romana em sua região. Seu nome de origem, da língua aramaica, se perdeu nas sombras do tempo, segundo a visão de alguns historiadores. Em outra tradição da religião Ortodoxa, a figura de Santo André se confunde com a de Bartolomeu I, o primeiro patriarca.

Historicamente o que se sabe sobre ele com certeza foi que, além de ser irmão de Simão Pedro, era também pescador no mar da Galiléia, tendo nascido na vila de Bethsaida, em ano desconhecido. Ele era um dos homens presentes quando Cristo se aproximou do barco de Pedro o convidando a ser um "pescador de homens". Não tardou a seguir os passos do Cristo, vivendo ao seu lado até sua morte na cruz. Segundo o evangelho de João, André já tinha se tornado discípulo de João Batista antes da vinda de Cristo. Depois quando reconheceu em Jesus a figura do Messias o seguiu nas pregações pela terra santa. Na Bíblia ele é considerado um dos apóstolos mais próximos a Jesus, tendo estado na Santa Ceia e em momentos decisivos na vida do Messias.

Depois da crucificação de Jesus, André seguiu as palavras de seu mestre que mandou seus apóstolos divulgarem o evangelho pelo mundo afora. Segundo registros milenares presentes na biblioteca do Vaticano, André teria viajado por terras distantes, do Mar Negro ao rio Dnieper, indo parar em Kiev, chegando até Novgorod na atual Rússia. Segundo registros teria ainda pregado na Trácia e em Bizâncio. Talvez por sua presença em terras tão longínquas tenha se tornado posteriormente padroeiro da Ucrânia, Romênia e Rússia. Sua missão evangelizadora daria origem ao Patriarcado de Constantinopla, que futuramente daria origem à Igreja Ortodoxa.

Com a pregação também veio a perseguição das autoridades do Império Romano pois o cristianismo em seus primórdios era considerada uma fé fora da lei, que atacava os alicerces da cultura e da política de Roma. Cristãos eram considerados criminosos e geralmente condenados à pena capital. Capturado, teria sido levado até a cidade de Patras (Patrae) em Acaia, no litoral norte do Peloponeso, na Grécia. Condenado, teria sido apenado com a pena de morte na cruz, tal como ocorrera com Jesus Cristo em Jerusalém. Ao contrário da cruz romana porém, André teria sido martirizado em uma cruz em formato de "x", conhecida pelos romanos como "Crux Decussata" que pelos séculos que viriam passaria a ser denominada de "Cruz de Santo André". Supostamente o próprio André teria pedido para ser crucificado dessa forma pois sentia-se indigno de morrer como seu mestre e messias, Jesus.

Com sua morte e pelo fato de ter sido um dos doze apóstolos de Cristo, logo se tornou um dos primeiros santos canonizados pela Igreja Católica. No século III surgiu um suposto evangelho escrito por Santo André porém as autoridades da Igreja o rejeitaram por não ter a veracidade comprovada. Segundo o Papa Gelásio I o suposto evangelho apócrifo não teria sido escrito por André, mas sim por um autor de nome Leucius Charinus. Diante disso o livro foi incluído no Decretum Gelasianum, que rejeitava evangelhos de origem duvidosa ou não comprovada. Segundo a tradição os restos mortais de Santo André estão preservados na Basílica de St Andrew em Patras, na Grécia. De acordo com uma lenda, St. Regulus foi um monge em Patras que descobriu sua sepultura após receber revelações em um sonho. Séculos depois parte dos ossos encontrados foram levados de Patras para Constantinopla, por ordem do imperador romano Constantino II em torno de 357 e depositados na Igreja que homenageava o apóstolo. Sua data é celebrada no dia 30 de novembro.

Pablo Aluísio.

Um comentário: