domingo, 11 de janeiro de 2026

Chuva Negra

Título no Brasil: Chuva Negra
Título Original: Black Rain
Ano de Lançamento: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Craig Bolotin, Warren Lewis
Elenco: Michael Douglas, Andy Garcia, Ken Takakura, Kate Capshaw, Yusaku Matsuda, John Spencer

Sinopse:
Dois detetives de Nova York escoltam um perigoso mafioso japonês até Osaka, mas ele consegue escapar ao chegar ao Japão. Perdidos em uma cultura que desconhecem, os policiais precisam trabalhar com a polícia local para recapturá-lo, enfrentando a violenta e hierarquizada yakuza. O choque cultural, a brutalidade do submundo criminal japonês e os códigos de honra orientais transformam a missão em uma corrida mortal.

Comentários: 
Resolvi rever, após muitos anos, esse filme policial dirigido por Ridley Scott. A minha lembrança era a de um filme com um visual muito bem caprichado, além das motos envenenadas que parecem estar por todo o enredo. Não me decepcionei. O filme envelheceu bem, apesar de alguns detalhes o tornarem um pouco datado, como a trilha sonora cheia de sintetizadores, algo tão típico dos anos 80. Só que isso não é uma falha, mas sim uma assinatura cinematográfica daquela década. Curiosamente apesar de ter visto pela última vez há uns bons 30 anos, ainda me lembrava de certas cenas marcantes, como a decapitação do personagem de Andy Garcia. Pode ter certeza que foi um choque na época e ainda hoje causa surpresa no espectador. Outra coisa que se deve valorizar nesse filme é um certo realismo na construção dos personagens. O tira interpretado por Michael Douglas é de fato um corrupto das ruas, um cara que rouba dinheiro de traficantes se eles derem mole. Assim caiu por terra aquele velho clichê dos roteiros onde o protagonista sempre era um inocente injustamente acusado de um crime. Enfim, bom filme policial. Ridley Scott sempre foi um mestre mesmo!

Pablo Aluísio. 

5 comentários:

  1. Gosto desse filme. Cenas de ação bem filmadas, ritmo ágil. Mas bem inferior ao Gangster Americano, do mesmo Scott, no qua aborda os mafiosos numa pegada mais realista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente há um claro desnível nesses dois filmes. Chuva Negra é mais comercial, feito para fazer sucesso nos cinemas durante os anos 80. Uma outra época, um outro tempo.

      Excluir
  2. Filmaço, mas completamente datado pela estética oitentista, epoca em que se achava que o Japão iria dominar o mundo; o estouro da bolha imobiliária no Japão na década de '90 os devolveu ao seu devido lugat de onde nunca mais sairam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Japão retratado é bem tecnológico, com economia pulsando, mas ao mesmo tempo há um clima de poluição, sujeira e corrupção no ar! Ridley Scott fez um retrato sufocante do Japão nesse filme.

      Excluir