sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Nossa Senhora de Lourdes

Hoje os católicos em todo mundo celebram o dia de aparição de Nossa Senhora de Lourdes. Foi em 1858 que Nossa Senhora apareceu para a jovem francesa Marie-Bernard Soubirous em Lourdes, na França. O local de sua aparição se deu na gruta conhecida como Massabielle (que em português significa literalmente "rocha velha"). Era 11 de fevereiro. Marie seria canonizada pela Igreja Católica, se tornando Santa Bernadete por causa dessa experiência divina que viveu ao lado da Virgem Santíssima. Ela inclusive deixou um relato maravilhoso do acontecimento, ao qual reproduzimos a seguir: “Eu tinha ido com duas outras meninas na margem do rio Gave quando eu ouvi um som de sussurro. Olhei para as árvores e elas estavam paradas e o ruído não era delas. Então eu olhei e vi uma caverna e uma senhora vestindo um lindo vestido branco com um cinto brilhante. No topo de cada pé havia uma rosa pálida da mesma cor das contas do rosário que ela segurava. Eu queria fazer o sinal da cruz, mas eu não conseguia e minha mão ficava para baixo. Aí a senhora fez o sinal da cruz ela mesma e na segunda tentativa eu consegui fazer o sinal da cruz embora minhas mãos tremessem. Então eu comecei a dizer o rosário enquanto ela movia as contas com os dedos sem mover os lábios. Quando eu terminei a Ave-Maria, ela desapareceu."

Depois ela continua com suas lembranças: "Eu perguntei às minhas duas companheiras se elas haviam notado algo e elas responderam que não haviam visto nada. Naturalmente elas queriam saber o que eu estava fazendo e eu disse a elas que tinha visto uma senhora com um lindo vestido branco, embora eu não soubesse quem era. Disse a elas para não dizer nada sobre o assunto porque iriam dizer que era coisa de criança. Voltei no domingo ao mesmo lugar sentindo que era chamada ali. Na terceira vez que fui, a senhora reapareceu e falou comigo e me pediu para retornar todos os próximos 15 dias. Eu disse que viria e então ela disse para dizer aos padres para fazerem uma capela ali. Ela me disse também para tomar a água da fonte. Eu fui ao rio que era a única água que podia ver. Ela me fez realizar que não falava do rio Gave e sim de um pequeno fio d’água perto da caverna. Eu coloquei minhas mãos em concha e tentei pegar um pouco do líquido sem sucesso. Aí comecei a cavar com as mãos o chão para encontrar mais água e na quarta tentativa encontrei água suficiente para beber. A senhora desapareceu e fui para casa. Voltei todos os dias durante 15 dias e cada vez, exceto em uma Segunda e uma Sexta, a Senhora apareceu e disse-me para olhar para a fonte e lavar-me nela e ver se os padres poderiam fazer uma capela ali. Disse ainda que eu deveria orar pela conversão dos pecadores. Perguntei a ela, várias vezes, o que queria dizer com isto, mas ela somente sorria. Uma vez finalmente, com os braços para frente, ela olhou para o céu e disse-me que era a Imaculada Conceição. Durante 15 dias ela me disse três segredos que não era para revelar a ninguém e até hoje não os revelei”.

Importante lembrar que o Dogma da Imaculada Conceição havia sido confirmado pelo Papa, apenas quatro anos antes. Em sua mensagem Maria, mãe de Jesus, pediu pela conversão dos pecadores, pela oração dos cristãos para que todos eles se encontrassem com Deus. Também realizou milagres ao fazer brotar uma fonte de águas puras que se revelaria nos anos seguintes milagrosa. Maria foi descrita por Santa Bernadete como uma mulher delicada e luminosa, vestindo uma túnica branca, com uma faixa azul celeste na cintura. Ela também manteria uma posição de perene oração, com as mãos juntas ou cruzadas sobre seu peito. Inicialmente as autoridades da Igreja, como era de se esperar, agiram com cautela em relação às aparições. Ao longo dos séculos a Igreja Católica sempre prezou pelo cuidado antes de tornar oficial ou reconhecer qualquer tipo de aparição de Nossa Senhora. Dez anos após Maria surgir perante Marie-Bernard Soubirous a Igreja finalmente reconheceu como legítima a aparição de Nossa Senhora de Lourdes.

A partir desse ponto milhões de pessoas durante esses 160 anos foram até Lourdes em busca de graças e milagres atribuídos a Maria Santíssima. Os relatos e as curas foram documentadas e estão por toda parte. Um santuário lindo foi erguido no local das aparições e até hoje atrai milhares de pessoas todos os anos à região. E o que aconteceu com Bernadette Soubirous após todos esses eventos santos? Sua origem foi muito humilde. Seu pai era um trabalhador comum que viu sua família passar por severas privações financeiras. Bernadette nasceu e viveu em extrema pobreza. Sua família morava em um lugar insalubre e miserável. Além das privações ela também enfrentou vários problemas de saúde em sua infância como cólera e asma. A pobreza extrema atrapalhou seus estudos e ela encontrou muitas dificuldades em ter uma educação formal. Em 11 de fevereiro de 1858 sua vida mudou para sempre ao ter a primeira visão de Nossa Senhora. Entre os dias 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858 ela teve ao todo dezoito visões da Virgem Maria.

Depois das aparições ela foi interrogada e investigada não apenas por membros do clero, mas também por autoridades locais. Jamais entrou em contradição ou mentiu sobre o que teria presenciado. Sua postura sempre firme e autêntica acabaram convencendo seus interrogadores. Em 1860 ela entrou para o convento das Irmãs da Caridade de Nevers. Sete anos depois iniciou seu noviciado. Trabalhou como enfermeira do hospital da congregação de freiras do qual fazia parte. Aos 35 anos ficou muito doente, vindo a falecer em 16 de abril de 1879 na cidade de Nevers. Amada e respeitada pelo povo local seu enterro atraiu centenas de milhares de pessoas, todas determinadas a dar o último adeus para aquela bondosa freira que tinha tido o privilégio em vida de testemunhar uma das mais famosas aparições de Nossa Senhora.


Depois de seu falecimento milagres começaram a ser atribuídos a Bernadette Soubirous. Uma jovem deficiente das mãos se curou milagrosamente. A cura de uma criança com tuberculose (uma doença incurável na época) foi também creditada à intercessão dela. Por fim a cura de um aleijado veio coroar finalmente sua santidade. Em 8 de Dezembro de 1933 o Papa Pio XI canonizou Marie-Bernard Soubirous como Santa Bernadette de Lourdes. Em relação a essa santa há um outro fator importante a se destacar. Em 1909 seu corpo foi exumado pois autoridades da Igreja Católica queriam transportar seus restos mortais para um anexo no Santuário de Lourdes. Quando abriram seu caixão veio o choque para todos os presentes: o corpo de Bernadette estava incorrupto, com a aparência tal como foi enterrada no século anterior. Ela estava em perfeito estado de conservação, sem o menor sinal de decomposição como era de se esperar. Hoje o corpo da Santa (foto acima) encontra-se em visitação pública, na Igreja de Saint Gildard, em Nevers, França, onde todos os fiéis de Nossa Senhora de Lourdes podem ver com seus próprios olhos mais um dos milagres atribuídos à Virgem Maria, em todo o seu esplendor. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Pablo Aluísio.

Um comentário: